You are on page 1of 28

UNIVERSIDADE COMUNITARIA REGIONAL DE CHAPEC Curso de Licenciatura em Fsica

Jocenir Boita Marilu Ftima Rhoden Valmorbida

EXPERIMENTAO A PARTIR DAS EXPERINCIAS QUE MUDARAM A HISTRIA DA FSICA

Chapec SC, 2007

JOCENIR BOITA MARILU FIMA RHODEN VALMORBIDA

EXPERIMENTAO A PARTIR DAS EXPERINCIAS QUE MUDARAM A HISTRIA DA FSICA

Monografia

apresentada

unochapec

como parte dos requisitos para obteno do grau de licenciado em Fsica. Orientador (a): Neila Salete Rupolo

Chapec SC, Dez. 2007

SUMRIO 1. INTRODUO...................................................................................................4 1.1 Problema de pesquisa:................................................................................5 1.2 Questes de pesquisa:................................................................................5 2.OBJETIVOS:........................................................................................................6 2.1 Objetivo geral:............................................................................................6 2.2 Objetivo Especfico :....................................................................................6 ........................................................................................................................6 3. JUSTIFICATIVA..................................................................................................7 4. REFERENCIAL TERICO..................................................................................10 4.1 Ensino de Fsica: O panorama atual..........................................................10 4.2 O Ensino de Fsica e os Parmetros Curriculares Nacionais .....................13 4.3 A Proposta Curricular Catarinense para o ensino de Fsica .......................16 4.4 O conhecimento como construo histrica..............................................18 4.5 Por que refazer em aula os Grandes Experimentos Que Mudaram a Histria da Fsica?...........................................................................................19 4.6 Os Grandes Experimentos Que Mudaram a Histria da Fsica (Ser desenvolvido na Pesquisa)..............................................................................21 5. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS ..............................................................24 Pretende articular as seguintes categorias de anlise: o conhecimento como construo histrica, e a experimentao com materiais alternativos................24 6. CRONOGRAMA................................................................................................25 7. ORAMENTO .................................................................................................26 7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS......................................................................27

1. INTRODUO

A Fsica moderna e a Fsica clssica tm para os professores uma atrao excepcional, no que diz respeito experimentao. Este interesse no pode ser satisfeito simplesmente mostrando-lhes figuras sobre experimentos ou somente resolues de frmulas matemticas inseridas dentro da Fsica; preciso responder a curiosidades dos alunos; estimular sua tendncia natural a perguntar sobre cada detalhe que preenche o cotidiano a sua volta e o seu desejo de experimentar cada resposta. Estas caractersticas tendem a diminuir medida que o aluno vai se desenvolvendo, mas compete aos professores mant-las viva com o auxlio de metodologia diversificada dentro de sala de aula. A tecnologia que provm da Fsica deveria ocupar um lugar privilegiado em nossa vida, j que os seus processos esto intimamente relacionados com o futuro social. A tecnologia, deve livrar o homem do medo, da superstio e dos preconceitos para facilitar a vida em todos os sentidos. Os homens podem, por meio do conhecimento cientfico, adquirir novas formas de pensamento. A responsabilidade dos professores deve ser a de preparar seres integralmente capazes de desenvolver todas as suas aptides, desenvolvendo a excelncia de uma educao numa sociedade como a nossa, para no depender de uma elite restrita mas contar com a possibilidade de

engajamento de muitos dos que hoje esto na escola bsica.

Considerando esses aspectos, surge a importncia de trazer a contextualizao histrica de alguns conceitos dos campos da Fsica e apresentar experimentalmente, atravs de experimentos clssicos que possibilitaram uma mudana de paradigma em relao ao que se tinha como modelo de cincia em cada poca. Os experimentos possibilitam a estudar os fenmenos naturais, esclarecendo as possveis dvidas dos alunos em relao ao cotidiano em que esto inseridos. Levando em considerao esses aspectos anteriores prope-se o seguinte problema de pesquisa que vem a seguir:

1.1 Problema de pesquisa:

De que forma a reproduo em sala de aula, de experincias clssicas que causaram uma mudana de paradigma em cada campo da Fsica (mecnica, termodinmica, tica, eletromagnetismo e Fsica moderna), podem contribuir para melhorar o ensino da Fsica ?

1.2 Questes de pesquisa:

Quais os experimentos realizados em cada campo da Fsica (mecnica, termodinmica, tica,

eletromagnetismo e Fsica moderna), que causaram uma mudana de paradigma?


Qual o papel da Experimentao no ensino da Fsica? Qual a importncia de conhecer essas questes para o ensino da Fsica? Qual a mudana conceitual dessas experincias para a Fsica? Qual a importncia da contextualizao histrica dos conceitos ensinados? Como apresentar essas contribuies para aos alunos do ensino mdio de modo a contribuir

para melhorar o ensino da Fsica.

2.OBJETIVOS:

2.1 Objetivo geral:

Construir uma proposta de trabalho, a partir de experimentos clssicos que originaram mudanas significativas no campo da Fsica, que possibilitaram a melhoria do processo de ensinoaprendizagem nessa rea.

2.2 Objetivo Especfico :

Estudar e selecionar em cada campo da Fsica quais os experimentos que causaram mudana

de paradigma;

Conhecer o papel da experimentao no ensino de Fsica; Compreender qual a importncia de conhecer essas questes para a aprendizagem de Fsica; Compreender qual a mudana conceitual dessas experincias para a Fsica; Contextualizar historicamente os conceitos fsicos envolvidos nas experincias clssicas e

compreender a importncia dessa contextualizao;

Analisar essas contribuies para os alunos do ensino mdio, para melhorar a aprendizagem

em Fsica.

3. JUSTIFICATIVA

No decorrer da histria, a Fsica veio acumulando conhecimentos que hoje devem ser apresentados nas escolas. Na maioria das vezes os professores se preocupam com a relao de conceitos considerados centrais, delimitando cada contedo do campo da Fsica a ser ensinado, sem a preocupao no sentido de conduzir os contedos. Assim eles acabam por definir a programao do que pretende ensinar, mas sem pensar na questo do por que se ensinar tais conceitos. Ao longo da histria da Fsica vrias contribuies para o desenvolvimento desse campo da cincia ocorreram a partir de experimentos que embora sem a pretenso causaram uma mudana de paradigma para a Fsica. Esses experimentos quase sempre so citados em livros didticos, porm no so refeitos pelos professores. A possibilidade de refaz-los alm de ser uma alternativa metodolgica para ensinar conceitos no ensino mdio, tambm pode colocar em evidncia o carter histrico do desenvolvimento dos conceitos em Fsica. Todos sabemos que necessrio melhorar o ensino para garantir a aprendizagem dos contedos e proporcionar algumas habilidades possveis de serem desenvolvidas a partir da Fsica. Para isso necessrio compreender que os contedos no tm um fim em si mesmo. Eles devem ser entendidos como ferramentas para compreenso de mundo e mais, para interferir no mundo de uma forma humanista e abrangente, to abrangente quanto ao perfil de cidado que se quer ajudar a construir, possibilitando aos alunos, entender com a ajuda da Fsica muito das coisas que acontecem ao seu redor. Para os Parmetros Curriculares Nacionais:
Trata-se de construir uma viso da Fsica voltada para a formao de um cidado contemporneo, atuante e solidrio, com instrumentos para compreender, intervir e participar na realidade. (2002, p.20)

A Fsica portanto, pode ter um papel importante na vida das pessoas, tanto em relao aos conceitos, como suas aplicaes tecnolgicas oriundas da termodinmica, das mquinas trmicas, usinas termonucleares, Fsica Quntica e a nanotecnologia, envolvendo o que principalmente norteia e enche de curiosidade os jovens que freqentam o ensino mdio de hoje em dia.

A situao atual do ensino de Fsica no ensino mdio requer que se d significado aos conceitos, dando a eles um contexto para que os alunos possam compreend-los e utiliz-los como ferramenta para interferir na realidade em que vivem, podendo melhor-la. Sabe-se que uma forma de fazer isso resgatando a histria e criando espao para a experimentao. Por isso a partir das experincias clssicas, pretende-se resgatar os aspectos histricos em que foram desenvolvidas, e ao mesmo tempo exercitar a experimentao que muito significativa para a aprendizagem em Fsica. Assim esse trabalho prope desenvolver uma alternativa para ensinar e aprender Fsica no ensino mdio. Uma das justificativas desse projeto de pesquisa que o Projeto Poltico Pedaggico (PPP) do curso de Graduao Licenciatura em Fsica da UNOCHAPEC, prev que seus acadmicos, construam ou desenvolvam a competncia de Criar, adaptar ou improvisar materiais didticopedaggicos para serem utilizados em atividades experimentais nas aulas de Fsica em escolas que no possuem tais recursos (2002, p.78). Esse projeto vem a contribuir para a construo dessas competncias pois propem pesquisar e desenvolver os principais experimentos que causaram mudanas culturais econmicas e sociais, para que possam ser utilizados como recursos didticos para melhorar a aprendizagem e integrar o mtodo experimental, por esse motivo entende-se que ele relevante.

4. REFERENCIAL TERICO

4.1 Ensino de Fsica: O panorama atual

Falar de ensino de Fsica, falar sobre o passado, o futuro e da atualidade. retratar como foi o ensino, e analisar qual foi o impacto que ele causou nos estudantes do ensino mdio. Dessa forma pretende-se apresentar o panorama atual do ensino, comeando por uma retrospectiva . O ensino de Fsica no Brasil possui uma relao muito forte com o ensino de Fsica em nvel internacional. Uma avaliao do ensino de Fsica em nvel mdio teve incio nos Estados Unidos junto ao curso de Fsica do PSSC (Physical Science Study Committee). Foi atravs de um projeto que buscava suporte para renovar o currculo de Fsica no ensino mdio tendo incio no ano de 1956, devido a uma grande insatisfao com o ensino de Fsica da poca, que correspondia s escolas secundrias norteamericanas. Essa insatisfao tinha origem em grande parte pelos Fsicos da poca. A primeira edio do PSSC (Physical Science Study Committee) foi publicada em 1960, pela D.C.Heath & Co, foram livros at ento considerados bons, mas que possibilitaram uma mudana de paradigma, em relao ao ensino de Fsica no Brasil. Nessa poca surgiu tambm o projeto de ensino de Fsica criada pela universidade de So Paulo, esses projetos possuam um vasto conhecimento de como ensinar Fsica, usando experimentos, demonstraes, projetos e histria da Fsica, mas no durou muito tempo porque no inclua conhecimentos sobre como os alunos conseguem aprender Fsica. De acordo com Moreira:

(...) os projetos foram muito claros em dizer como se deveria ensinar Fsica (experimentos, demonstraes, projetos, hands on, histria da Fsica,...), mas pouco ou nada disseram sobre como aprender-se-ia esta mesma Fsica. Ensino e Aprendizagem so inter dependentes; por melhor que sejam os materiais instrucionais, do ponto de vista de quem os elabora, a aprendizagem no uma conseqncia natural. (MOREIRA, 2000, p. 94)

Portanto, isso acabou ficando em desuso por no ter uma concepo de aprendizagem. Provavelmente naquele tempo os professores entendessem que a aprendizagem fosse uma conseqncia natural do ensino. S mais tarde os professores comearam a se interessar pelas questes do ensino e da aprendizagem. No Brasil as pesquisas em ensino de Fsica comearam nos anos setenta apresentando o estudo das concepes alternativas que continuam at os dias atuais. Com o passar dos anos at o presente momento ficaram algumas contribuies que marcaram o ensino de Fsica, como por exemplo, o ensino de Fsica relacionada ao cotidiano, a utilizao de equipamentos e experimentos feitos com materiais alternativos de baixo custo, envolvendo a sociedade atravs de suas tecnologias, histria e filosofia da cincia, Fsica moderna com sua marca mais recente chamada de Fsica Quntica e as tecnologias provenientes desse novo e atual modelo de cincia. Cada uma das contribuies individualmente restrita, mas importante utilizar-se de todas, diversificando a metodologia e no a entende-las como uma receita infalvel deixando-as fora ou seguindo a risca cada uma delas. Para Moreira,

Creio que cada uma destas vertentes tem seu valor,mas tambm suas limitaes e, at mesmo, prejuzos para o ensino da Fsica, na medida que forem exclusivas. Julgo que um erro ensinar Fsica sob um nico enfoque, por mais atraente e moderno que seja. (MOREIRA,200, p.95)

As metodologias para ensinar

Fsica, parece ter tomado na atualidade um rumo

contraditrio ao rumo apresentado por algumas correntes de aprendizagem, acabando por privilegiar o ensino atravs de um sistema excessivamente matematizado onde a Fsica se resume apresentao

de frmulas. Nas aulas os conceitos de Fsica so apresentados como um conhecimento pronto e por isso as aulas se tornam montonas. A principal dificuldade encontrada pelos professores tal vez seja a de mediar o processo de ensino de tal maneira que os alunos possam dar significado a informaes que recebem. De acordo com Ausbel:
Sabe-se que a aprendizagem ocorre quando novos significados so adquiridos e atribudos pelo aprendiz, atravs de um processo de interiorizao de novas idias,com conceitos ou proposies relevantes j existentes em sua estrutura cognitiva. (AUSBEL apud MOREIRA, 1981, p. 95 ).

O papel da escola possui uma importncia grande na formao de opinies e deve vincular ao mximo a realidade do aluno mas, de maneira que ele obtenha um novo entendimento sobre essa realidade. Diante dos problemas globais atuais como as concentraes de renda, diviso de classes sociais, corrupo e outros, necessrio que o professor se sinta comprometido com a transformao social e humana e se mantenha na luta para a construo de alunos formadores de opinies. A preocupao com o ensino de Fsica tende a encontrar sadas na medida que professores e alunos buscam incorporar saberes que so oriundos, da vivncia tanto dos professores quanto dos alunos. Um dos desafios da escola nos dias atuais manter o aluno dentro dela e priorizando contedos que possibilitem ao aluno interpretar criticamente o mundo que vive. De acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais:
No se trata de apresentar ao jovem a Fsica para que ele simplesmente seja informado de sua existncia, mas para que esse conhecimento se transforme em uma ferramenta a mais em suas formas de pensar e agir (2002, p.61).

Nesse sentido a Fsica, se bem trabalhada por professores e alunos, ganha uma importncia muito grande pois a partir da atitude de compreender a natureza, tambm pode aprender com ela e se tornar um cidado ecologicamente esclarecido para intervir e melhorar a vida na Terra. De acordo com (Gaspar, 2000, p. 10) medida que o ser humano aprofunda seu conhecimento da natureza, torna-se necessrio tambm aprimorar o saber cientfico, o que exige contnua atualizao e reformulao dessa forma de conhecimento.

Apesar das dificuldades encontradas para ensinar Fsica no ensino mdio atualmente, h algumas novas possibilidades surgindo. A partir dos Parmetros Curriculares Nacionais e da Proposta Curricular de Santa Catarina.

4.2 O Ensino de Fsica e os Parmetros Curriculares Nacionais

A Fsica segundo os Parmetros Curriculares Nacionais deve ser apresentada como um conjunto de competncias especfica para entender os fenmenos naturais, que ajudem a entender o que acontece a sua volta at questes relativas a um universo distante que partem de leis, definies e modelos por elas construdos. O reconhecimento da Fsica se d atravs de um processo construdo ao longo da histria, cheia de contribuies de outras reas como a filosofia e a matemtica. No ensino mdio a Fsica deve desenvolver nos estudantes a competncia de investigar comeando por questes bem bsicas do seu cotidiano. De acordo com as Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio:
Assim, o que a Fsica deve buscar no ensino mdio assegurar que a competncia investigativa resgate o esprito questionador, o desejo de conhecer o mundo em que se habita. No apenas de forma pragmtica, como aplicao imediata, mas expandindo a compreenso de mundo, a fim de propor novas questes e, talvez, encontrar solues (2006, p. 53).

As competncias e habilidades estabelecidas pelos Parmetros Curriculares Nacionais exigem um aprendizado com qualidade, no que diz respeito representao e comunicao.

Estabelece que os alunos devem conhecer smbolos, cdigos e nomenclaturas de cincia e tecnologia para reconhecer atravs de uma forma oral e escrita, smbolos da linguagem cientifica, identificar esse tipo de linguagem em produtos comercializados e adquiridos pelos alunos no dia-a-dia, perceber o uso da Fsica em sala de aula como aplicaes do mundo que os cercam. Os Parmetros Curriculares Nacionais tambm prope que seja desenvolvido nos alunos a habilidade de trabalhar com situaes-problema e a criao de estratgia ou mtodos para resolv-la,

bem como identificar invariantes notveis em fenmenos Fsicos como por exemplo, mudana de temperatura, usar instrumentos de medidas podendo relacionar com escalas de grandeza, transformar unidades, usar notaes cientficas . De acordo com os PCNs:
Assim, h competncias relacionadas principalmente com a investigao e compreenso dos fenmenos fsicos, enquanto h outras que dizem respeito utilizao da linguagem fsica e de sua comunicao, ou, finalmente, que tenham a ver com sua contextualizao histrico e social (2002, p. 62).

Outra recomendao dos Parmetros Curriculares Nacionais que seja trabalhada

contextualizao histrica dos conceitos ensinados, evidenciando que o conhecimento cientfico e tecnolgico tem uma construo humana permitindo entender que os avanos criaram novas

condies de vida e ao mesmo tempo criaram novas necessidades. De acordo com os PCNs:
Temos que compreender o conhecimento cientfico e o tecnolgico como resultado de uma construo humana, inserida em um processo histrico e social (2002, p. 67).

Isso ajuda a compreender que muitas tecnologias foram desenvolvidas a partir

do

conhecimento Fsico, tendo como exemplo a fabricao do Laser. Tambm o contrrio possvel, onde a tecnologia antecedeu o conhecimento cientfico tendo como exemplo as mquinas trmicas. A anlise da construo do conhecimento como processo histrico mostra que houve mudanas na maneira como se entende o mundo. Na histria do progresso cientfico, varias mudanas aconteceram e representaram uma ruptura com o passado, proporcionando uma nova compreenso da natureza, da sociedade ou da tecnologia. Isso significa que com a evoluo cientfica tivemos que mudar nossos pontos de referncia, ou seja, ocorreram paradigma. Para os Parmetros Curriculares Nacionais:
dessa forma que se pode garantir a construo do conhecimento pelo prprio aluno, desenvolvendo a curiosidade e o hbito de indagar, evitando a aquisio do conhecimento cientfico como uma verdade estabelecida e inquestionvel (2002, p.84).

mudanas de

necessrio, tambm, falar das contribuies da Fsica para o desenvolvimento tecnolgico da atualidade. A tecnologia ocupa um lugar importante em relao vida humana tendo uma grande

utilidade no cotidiano das pessoas, possibilitando as pessoas a interao com outras reas do saber podendo adquirir informaes de vrios campos da cincia, por exemplo, na medicina com o conhecimento sobre tomografias, uma fonte de raios X, e um pouco sobre ressonncia magntica, partindo para o lado da informtica e para o ramo das telecomunicaes possvel notar que at mesmo nas ruas pessoas comuns fazem grande uso de celulares, de computadores como fonte de comunicao. Todas essas tecnologias so envolvidas em conceitos da Fsica e no est distante do aluno do ensino mdio, e grande parte dos alunos acaba no percebendo a presena da Fsica em grande parte das tecnologias que os cercam, nem mesmo os grandes passos que a Fsica conseguiu atravs dos tempos, unindo conhecimento cientfico com o tecnolgico. Apesar da cincia e a tecnologia avanarem a cada dia, preciso estabelecer como aluno um debate sobre a questo tica dos fatos, reconhecendo que a cincia e a tecnologia trazem benefcios para a vida humana mas tambm podem trazer perigos. Diversas competncias e habilidades so apontadas pelos Parmetros Curriculares Nacionais para os alunos de ensino mdio. Para isso sugerem mudar o enfoque terico que as aulas vm tendo, comeando pelo tradicional ensino de mecnica permitindo ao aluno adquirir competncias para lidar com aspectos prticos, concretos, macroscpicos e mais facilmente perceptveis, proporcionando uma compreenso de leis, princpios e aspectos de conservao. O calor possibilita entender fontes de energia, propriedades de diferentes materiais, o entendimento de variaes climticas, aquecimento global, conhecido tambm como efeito estufa. O ensino de acstica deve enfocar a veiculao da informao atravs de som, imagem envolvendo a tica, permite uma interdisciplinaridade com as outras reas da cincia, tendo como exemplo a msica, partindo do conhecimento de artes cnicas. J a compreenso de fenmenos eltricos e magnticos permite lidar com questes que os cercam, deixando fcil a compreenso dos mesmos. A Fsica moderna deve ser apresentada no ensino mdio. O modelo de constituio da

matria, pode auxiliar no entendimento do uso de radiaes, entendendo o mundo das partculas e um pouco do que acontece no mundo microscpico. Tambm necessrio compreender um pouco sobre a natureza cosmolgica, tentando entender um pouco sobre as possveis teorias que abrangem uma explicao coerente relacionado origem do universo. Como se pode ver h novas orientaes para ensinar, concebendo a aprendizagem como um processo que o prprio aluno constri, nas interaes com seus colegas, professores ou outros mediadores. No apenas os Parmetros curriculares Nacionais sinalizam isso. A proposta Curricular de Santa Catarina tambm o faz.

4.3 A Proposta Curricular Catarinense para o ensino de Fsica

Do ponto de vista da Proposta Curricular de Santa Catarina, o ser humano entendido como social e histrico, quer dizer que o homem adquire e constri seus conhecimentos ao longo de sua vida socializando-os e construindo sua histria. A Proposta Curricular de Santa Catarina pressupem que a Fsica deva tratar de situaes do cotidiano do aluno para que ele perceba sua funcionalidade prtica, ultrapassando o limite da informao e que contribua para a formao do conhecimento. O aluno como ser humano constitui sua histria ao longo de sua vida, adquire novos conhecimentos e muda seus conceitos em relao natureza, a sociedade e ao mundo. A forma como o ensino vem sendo praticado atualmente no significativa, coerente com a necessidade cidad do nosso tempo. De acordo com a referida proposta este ensino:
Alm de levar a uma mediocrizao do aprendizado, automatizando aes pedaggicas, tal ensino nem sequer serve adequadamente preparao para o ensino superior, pois a postura de memorizao sem compreenso, conduz ao esvaziamento do sentido das frmulas matemticas que expressam leis fundamentais ou procedimentos cientficos, conduz em fim

a um falso aprendizado (1998, p.142).

De acordo com a mesma proposta o conhecimento considerado patrimnio coletivo, isso significa dizer que todos devam ter acesso ao conhecimento cientfico, a tecnologia, a cultura, garantindo tambm que todos tenham as mesmas condies de aprender, resgatando a conscincia para o desenvolvimento da humanidade. A Fsica atribui enorme importncia no desenvolvimento do ser humano, capacitando-o a conhecer e interpretar sua realidade. A Fsica pode ser vista como uma teoria que facilita a interpretao do mundo, buscando solues para construir novos conhecimentos. Esses conhecimentos contribuem para a formao de uma sociedade atuante, formando cidados capazes de pensar criticamente e de aprender ao longo da vida, interagindo com o meio. Uma das tarefas da Fsica explicar a natureza e mostrar como alguns conceitos evoluram com o passar dos anos, possibilitando mudanas de paradigma, ou seja, mudanas nos pontos de referncia, em relao natureza, a sociedade e ao mundo. Por isso, a Fsica pode ser vista como uma teoria que facilita a interpretao e a aprendizagem dos conceitos. A Fsica explica a realidade cotidiana sem precisar de recursos tecnolgicos sofisticados. A Proposta Curricular Catarinense, prev que o ensino de Fsica deva partir de temas da vida diria, fazendo com que o aluno perceba a importncia de conhecer a disciplina para que ela possa contribuir no seu desenvolvimento social e cultural. O ensino na rea de Fsica tende a tornar-se mais interessante a partir do conhecimento da histria, da evoluo das teorias, dos conceitos, que puderam explicar ou dar significado aos fatos privilegiando diferentes formas de garantir a construo do conhecimento. Essa atitude importante por que desfaz o mito de que a Fsica um conhecimento elaborado por poucos iluminados para outros poucos mais inteligentes. A Proposta Catarinense sugere que o ensino de Fsica no primeiro ano do ensino mdio seja iniciado a partir da Mecnica tratando dos movimentos e operaes das mquinas e veculos, como tambm da construo dessas mquinas e suas ferramentas. J na Termodinmica, pode ser trabalhada

sobre a radiao solar, combusto dos motores e sobre os ciclos atmosfricos. Na tica, alguns assuntos que chamam a ateno dos alunos como o estudo sobre as lentes de telescpios, de culos, de microscpios, processo de fabricao de fotografias, imagens da tela de TV, funcionamento do olho humano, estudo das lentes e como atuam sobre os defeitos da viso. Por ltimo no eletromagnetismo, estudando sobre motores eltricos, geradores e processamento de informaes. Dessa forma a Proposta Curricular catarinense pretende a partir dos contedos relacionar a vida diria do aluno, mas superando a sua viso inicial, para que ele possa entender esses fenmenos baseados mais na cincia e menos nas aparncias.

4.4 O conhecimento como construo histrica

Contextualizando historicamente o desenvolvimento da cincia foi possvel compreender a origem e a evoluo do pensamento. O conhecimento produzido modificado e aperfeioado ao longo da histria. Por isso dizemos que ele um produto histrico. A escrita, por exemplo, uma das mais importantes criaes da cultura humana contribui at os dias de hoje para a evoluo da humanidade, mas foi sendo modificada ao longo do tempo, agregando contribuies de outros pensadores. A Fsica tambm uma cincia que se modificou, enriqueceu a cultura humana e possibilitou o desenvolvimento da sociedade, compreendendo que o conhecimento se faz num processo histrico e cultural. O uso que fazemos atualmente da palavra cincia tomou um rumo importante a partir do sculo XIX, tendo como pretenso descrever e explicar o sistema do mundo e sua totalidade. Assim Issac Newton foi o percussor da Fsica clssica, mas muitos trabalharam sobre suas idias at elas tomarem a forma que tm hoje. Isso ocorreu com outros conhecimentos como a idia das mquinas trmicas, da termodinmica, da teoria da relatividade de Einstein, o princpio da incerteza de Heisenberg. At hoje a maioria das pessoas acham que essas criaes foram concebidas e

apresentadas como acabadas por esses ilustres pensadores. A participao da histria nessas e em outras questes muito importante, principalmente para desmistificar a questo de que a Fsica uma cincia pronta e consider-la como um processo construdo com a participao de muitos. Qualquer sujeito pode contribuir para ampliar o campo da Fsica atualmente. No necessrio ter uma mente brilhante. Conhecer que questes como as que levaram Isaac Newton no partiram exatamente dele mesmo, mas sim de pessoas que se empenharam muito para que ele pudesse dar continuidade nos trabalhos que por grandes pensadores foram iniciados, e entender que a cincia no seu todo no se constri do dia para a noite, mas sim atravs de um processo contnuo mas no linear, semelhante ao da educao, no sendo como um produto acabado, mas sim um processo. A histria apresenta situaes que demonstram mudanas significativas nos referenciais que orientam as concepes de mundo em cada poca. Por exemplo, na Fsica, questes que por muito tempo pensavam-se estar certas sem ningum as question-las, mas devido a algumas persistncias de vrios cientistas de diferentes pocas, conseguiram mudar a forma com se pensava em determinadas pocas, causando assim uma mudana de paradigma, ou seja mudando a forma com que pessoas viam o mundo. por esse motivo que atualmente, por exemplo, no utilizamos mais o sistema geocntrico para nos localizarmos no universo. E isso acontece nos dias de hoje quase que freqentemente por pessoas que ousam acreditar que a Fsica um campo aberto e em movimento.

4.5 Por que refazer em aula os Grandes Experimentos Que Mudaram a Histria da Fsica?

O ensino de Fsica no Brasil tem sido muitas vezes realizado usando apenas como recurso, o livro didtico, sendo que muitos textos ou contedos apresentados nestes livros como um produto acabado, sem explicitar os processos como eles foram desenvolvidos. Quanto s atividades experimentais, quando elas so feitas, quase sempre so desprovidas

de contexto histrico. H experimentos to importantes que quando foram feitos pela primeira vez mudaram os rumos da Fsica. Esses experimentos so citados nos livros didticos, porm no so refeitos pelos professores. A possibilidade de refaz-los alm de ser uma alternativa metodolgica para ensinar conceitos no ensino mdio, tambm pode colocar em evidncia o carter histrico do desenvolvimento dos conceitos em Fsica. Experincias tm demonstrado que o envolvimento e a participao do aluno em atividades experimentais colaboram para uma aprendizagem mais eficiente dos conceitos, tornando maiores as possibilidades do aluno transferir certos conceitos para situaes por ele vivenciadas. A ausncia de laboratrio , na maioria das vezes, suficiente para justificar a ausncia da atividade experimental no Ensino Mdio. Vale a pena mencionar que instrumentos complexos de um laboratrio no so os nicos meios atravs dos quais se desenvolve uma prtica cientfica. Trabalhos de investigao podem ser desenvolvidos, mesmo que no haja laboratrios sofisticados e nem materiais convencionais. Muitos podem ser realizados em classe, em um pequeno espao, com material improvisado, com a vantagem de ser de fcil reposio em caso de estragos, alm de permitir que todos os alunos manuseiem os instrumentos. Um outro aspecto que se deseja esclarecer quanto a natureza das aulas experimentais. Estas, quando existem, na maioria das vezes no passam de demonstraes. No constituem um momento onde tambm pode surgir o novo e nem relacionam a fsica da experincia com a fsica das leis, princpios e frmulas. importante dizer que sendo a Matemtica uma forma de linguagem da Fsica, necessrio que a experimentao contribua para estabelecer nexo entre o conhecimento fsico e o conhecimento lgico matemtico. Com este projeto, deseja-se ao mesmo tempo, refazer as experincias

importantes na histria da Fsica, enfatizando o carter histrico da construo do conhecimento fsico e, faz-las com materiais alternativos que possam ser usados em aulas de Fsica do Ensino Mdio. Isso contribuir para que no futuro exerccio docente, seja possvel no apenas construir os equipamentos, mas

tambm a partir deles desenvolver com os alunos experimentaes que vo alm de simples demonstraes e relacionem o conhecimento fsico ao lgico matemtico. Para tanto, juntamente com cada experincia histrica construda com material de baixo custo, pretende-se elaborar um roteiro que proponha atividades para relacionar os fenmenos observados na experimentao com a fsica das leis , princpios e frmulas uma vez que estes conhecimentos so complementares.

4.6 Os Grandes Experimentos Que Mudaram a Histria da Fsica (Ser desenvolvido na Pesquisa) A Fsica em si possui uma histria continua no que diz respeito aos grandes experimentos que mudaram o rumo da Fsica em cada poca de nossa humanidade. Na antiguidade Greco-romana foi dado inicio a uma autntica mquina trmica, concebida por Bizncio (sculo III a.C.) e dando continuidade a seus trabalhos, seguindo na mesma linha de pensamento Hero de Alexandria (sculo I a.C.). Os fenmenos que aconteciam nesta Antiguidade Helnica constituam-se da expanso do ar aquecido, da contrao do ar esfriado e a outros fenmenos termo - pneumticos. Esses dois grandes gnios da antiguidade Greco-romana conceberam engenhocas movidas pela expanso do ar quente, Hero nos deixou um modelo de mquina que abre e fecha as portas

de um templo, quando o fogo sagrado aceso em um altar (fig. 1). Os princpios de funcionamento dessa mquina um pouco curiosa, por ser uma legitima mquina trmica que em nada difere, no que diz respeito aos princpios e etapas de sua operao, da mquina de Savary, do final do sculo XVIII a primeira a operar comercialmente para uso na produo econmica. Atravs dessa busca pelos experimentos que marcaram a histria da Fsica, comeamos pela mquina de Hero, um experimento que funcione com o mesmo principio de sua antiga inveno constituda de uma esfera de ao inox sendo o seu interior oco, tendo na parte externa trs orifcios. Sendo dois dos orifcios constitudos para a passagem do vapor de gua, e um para abastecer a esfera com gua. A esfera est acoplada entre duas agulhas extremamente finas, para haver o mnimo de atrito possvel. As agulhas esto presas em um suporte de madeira de forma quadriculada a fim de deixar a esfera na vertical. Uma chama de uma lamparina usada para esquentar e fazer evaporar a gua de dentro da esfera, atravs dos dois orifcios, causando o giro contnuo da esfera. Demonstrando dessa forma que atravs da termodinmica foi possvel a criao de maquinas trmicas, que auxiliaram no dia-a-dia a vida das pessoas desta poca. Isto exposto atravs da figura original deste equipamento que montamos: (mostrar a foto da experincia tirada com uma cmara de boa resoluo). A teoria Fsica que transmitida atravs deste experimento, pode ser trabalhada no ensino mdio partindo do prprio experimento. Fazer com que o aluno entenda atravs do experimento que aquilo que est acontecendo apenas um processo de transformao de energia, que envolve diferentes comportamentos de diferentes corpos. O mais importante que o aluno consiga relacionar o ocorrido na experincia com o seu cotidiano, e que ele consiga olhar

para determinados fenmenos naturais que acontecem ao seu redor, tanto aquilo que acontece em sua prpria casa, e perceber que as teorias Fsicas so apenas resultados simplificados daquilo que acontece na natureza, e que so interpretadas em muito das vezes em uma possvel quantificao matemtica. Dentre os vrios acontecimentos da termodinmica no poderamos deixar de expor o experimento marcante na histria da Fsica. Aquilo que abriu grandes estudos relacionados a escalas termomtricas. O termoscpio continuar a partir daqui........

5. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

O presente trabalho ser de cunho terico-experimental. Adotar uma abordagem investigativa e pretende apontar as grandes experincias que mudaram o rumo da histria da Fsica. Pretende tambm, reconstruir essas experincias adaptando-as para serem utilizadas nas aulas de fsica do ensino mdio. Pretende articular as seguintes categorias de anlise: o conhecimento como construo histrica, e a experimentao com materiais alternativos. Etapa 1. Estudo terico para contextualizar o ensino da Fsica e as suas perspectivas. Etapa 2: Estudo terico para localizar as experincias que representaram uma mudana de paradigma Etapa 3 Construo de equipamentos com materiais alternativos necessrios a reproduo dos experimentos. Etapa 4. Organizao de roteiros para orientar a preparao e execuo das aulas com os experimentos.

6. CRONOGRAMA

ATIVIDADES

MESES

Estudo terico para contextualizar o ensino Fevereiro e maro da Fsica Estudo terico para identificar quais foram Abril s experincias que mudaram os rumos da Fsica. Construo de equipamentos com materiais alternativos Organizao de roteiros Apresentao banca Maio Junho Julho

7. ORAMENTO Itens de Despesa Encadernaes Despesas com marcenaria Despesas com tornearia, esquadria Valores de Despesa R$ 40,00 100,00 100,00

Materiais de construo( pregos, cinta pltica, grampos, 80,00 brocas) hidrulicos, eltricos, cola quente 80,00 Despesas com fotocpias, impresses e CDs de dados Aquisio de livros TOTAL 100,00 500,00

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASIL. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros Curriculares Nacionais para o ensino mdio. Braslia: SEMT/MEC, 1999. Cincias da natureza, matemtica e suas tecnologias / Secretaria de Educao Bsica. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2006. 135 p. (Orientaes Curriculares para o ensino mdio; volume 2) GASPAR, Alberto. Fsica 1. So Paulo: tica, 2000. MOREIRA, Marco Antnio. Revista brasileira de ensino de Fsica. Braslia: v. 22, n. 1, p. 94 - 99, Maro, 2000. PTIO: Revista pedaggica. Porto Alegre: Artmed, ano x, n. 39, ago/out. 2006. Disponvel em: http.//www.revistapatio.com.Br Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educao e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educao Infantil, Ensino

Fundamental e Mdio: Disciplinas Curriculares. Florianpolis: COGEN, 1998.

8. BIBLIOGRAFIA QUE SER CONSULTADA AUSUBEL, D. P. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Internacional, 1981. KUHN, Thomas S. A estrutura das Revolues Cientficas. So Paulo: Perspectiva, 2000. HENRY, John. A revoluo Cientfica e as Origens da Cincia Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. RIVAL, Michel. Os Grandes Experimentos Cientficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. DIMITRUK, Hilda Beatriz. Cadernos Metodolgicos: diretrizes do trabalho cientfico. 6a. ed. rev. Ampl. e atual. Chapec: Argos, 2004. EISBERG, Robert; RESNICK, Robert. Fsica Quntica. Rio de Janeiro: Elsevier, 1979. 23 reimpresso. CHASSOT, Attico. A Cincia atravs dos tempos. So Paulo: Moderna, 1994.

You might also like