You are on page 1of 52

Planejando Propriedades e Paisagens

Apresentao
Esta publicao parte integrante do projeto Planejando Propriedades e Paisagens, executado pela Apremavi no municpio de Atalanta, com o apoio da Fundao O Boticrio de Proteo Natureza e da Fundao Interamericana. O projeto tem como objetivo desenvolver e implantar modelos de propriedades rurais sustentveis, visando a conservao da Mata Atlntica, a melhoria da qualidade de vida e o incremento de renda, atravs da adoo e difuso de alternativas econmicas ambientalmente sustentveis em propriedades rurais. Atravs da experincia acumulada em 18 anos pela Apremavi, em atividades de recuperao de matas ciliares e reas degradadas, enriquecimento de florestas secundrias e agricultura orgnica, o que se pretende oferecer assessoramento ambiental e capacitao para tcnicos e proprietrios rurais. Atravs do planejamento de propriedades e paisagens pretende-se crias novas oportunidades de melhoria das condies de vida da populao e tambm da proteo do meio ambiente. Nesta publicao so apresentados dados sobre a Mata Atlntica no Brasil, em Santa Catarina e em Atalanta, sua importncia, um resumo do processo de destruio e tambm as vrias metodologias e maneiras que podem ser aplicadas na sua recuperao e no incremento econmico das propriedades.

Planejando Propriedades e Paisagens


Produo Apremavi Organizao Miriam Prochnow Textos Leandro Rosa Casanova Miriam Prochnow Rainer Prochnow Fotografia Miriam Prochnow Wigold B. Schaffer Fotos antigas Arquivo Apremavi Projeto Grfico e Diagramao Fbio Pili Ilustraes Hermes Gustmann Reviso de texto Mariana Queiroz


Apremavi Rua XV de novembro, 118 sala 27 89160-000 Rio do Sul SC Fone-fax: (47) 521-026 Email: info@apremavi.com.br Homepage: www.apremavi.com.br Viveiro Jardim das Florestas Estrada Geral Alto Dona Luiza 88410-000 Atalanta SC Fone: (47) 55-0119
Apoio

Parcerias Prefeitura Municipal de Atalanta Epagri TNC Setembro de 2005.

PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

Sumrio
6 8 10 12 14 18 20 22 24 26 28 30 32 34 35 36 36 38 40 42 44 46 48 50
A Mata Atlntica e sua importncia As Diferentes Matas da Mata Atlntica A Mata Atlntica em Santa Catarina O Vale do Itaja Atalanta O Planejamento de Propriedades e Paisagens Planejando a Propriedade para deix-la Legal Planejando a Paisagem para deix-la Legal A propriedade legal ao Vivo e em Cores A floresta primria e as florestas secundrias reas Protegidas Reserva Legal reas de Preservao Permanente Reserva Particular do Patrimnio Natural Corredores Ecolgicos Como fazer Recuperao de reas de Preservao Permanente, em especial as Matas Ciliares Sistemas agroflorestais SAFs Enriquecimento de florestas secundrias Plantio de rvores nativas com fins econmicos Plantio de rvores exticas Agricultura orgnica Turismo rural e ecolgico ou agroecoturismo Bibliografia

A Mata Atlntica e sua importncia


Quando os primeiros europeus chegaram ao Brasil, em 1500, a Mata Atlntica cobria 15% do territrio nacional, rea equivalente a 1.06.421 km. A Mata Atlntica composta por um conjunto de ecossistemas que incluem as faixas litorneas ao longo da costa Atlntica, com seus manguezais e restingas, florestas de baixada e de encosta da Serra do Mar, florestas Atualmente, a Mata Atlntica est reduzida a aproximadamente 7,84% de sua rea original, restando cerca de 102.000 km. o segundo Bioma mais ameaado de extino do mundo, perdendo apenas para as quase extintas florestas da ilha de Madagascar, na costa da frica. interioranas, as matas de araucrias e os campos de altitude, alcanando a Argentina e Paraguai nas regies Sul e Sudeste. Sua regio de ocorrncia original abrangia integral ou parcialmente atuais 17 Estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Cear, Esprito Santo, Gois, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraba, Pernambuco, Piau, Paran, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e So Paulo.

Mesmo reduzida e muito fragmentada, a Mata Atlntica ainda abriga mais de 20 mil espcies de plantas, das quais 8 mil so endmicas, ou seja, espcies que no existem em nenhum outro lugar do Planeta. a floresta mais rica do mundo em diversidade de rvores. No sul da Bahia foram encontradas 454 espcies em um s hectare. Estima-se que no Bioma existam 1,6 milhes de espcies de animais, incluindo os insetos. No caso dos mamferos, por

exemplo, esto catalogadas 261 espcies, das quais 7 so endmicas (que no existem em nenhum outro lugar do mundo), contra 5 espcies catalogadas na Amaznia, apesar desta ser quatro vezes maior do que a rea original da Mata Atlntica. Existem 620 espcies de aves, das quais 181 so endmicas. Os anfbios somam 280 espcies, sendo 25 endmicas, enquanto os rpteis somam 200 espcies, das quais 60 so endmicas. Cerca de 120 milhes de pessoas vivem na rea do Bioma da Mata Atlntica, o que significa que a qualidade de vida de aproximadamente 70% da populao brasileira depende da preservao dos remanescentes, os quais mantm nascentes e fontes, regulando o fluxo dos mananciais dgua que abastecem as cidades e comunidades do interior, ajudam a regular o clima, a temperatura, a umidade, as chuvas, asseguram a fertilidade do solo e protegem escarpas e encostas de morros.

PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

Cerca de 120 milhes de pessoas vivem na rea do Bioma da Mata Atlntica.

As Diferentes Matas da Mata Atlntica

Floresta Ombrfila Densa


Mata sempre verde, com o teto da floresta de at 15m, com rvores emergentes de at 40m de altura. Densa vegetao arbustiva. As bromlias, orqudeas, cactos e samambaias tambm so muito abundantes. Nas reas mais midas, s vezes temporariamente encharcadas, antes da degradao pelo homem ocorriam figueiras, jerivs e palmitos. Estende-se do Cear ao Rio Grande do Sul, localizada principalmente nas encostas da Serra do Mar, da Serra Geral e em ilhas situadas no litoral entre os Estados do Paran e do Rio de Janeiro.

Floresta Ombrfila Mista


Conhecida como Mata de Araucrias, pois o Pinheiro Brasileiro (Araucaria angustifolia) constitui o andar superior da floresta, com sub-bosque bastante denso. Antes da interferncia humana, essa formao ocorria em grandes propores nas regies dos planaltos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paran, e em macios descontnuos, nas partes mais elevadas de So Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.

Floresta Estacional
(Decidual e Semidecidual)
Mata com rvores de 25m a 0m, com a presena de espcies que derrubam as folhas durante o inverno. Considervel ocorrncia de epfitas e samambaias nos locais mais midos, e grande quantidade de cips (trepadeiras). Ocorriam, antes da degradao pelo homem, a leste das Florestas Ombrfilas da encosta atlntica, entrando pelo Planalto Brasileiro at as margens do Rio Paran.
8 PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

Floresta Ombrfila Aberta


considerada um tipo de transio da Floresta Ombrfila Densa, ocorrendo em ambientes com caractersticas climticas mais secas. encontrada, por exemplo, na Bahia, Esprito Santo e Alagoas.

Brejos Interioranos
So reas de clima diferenciado, no interior do semirido, tambm conhecidas regionalmente como serras midas, por ocuparem primitivamente a maior parte dos tabuleiros e das encostas orientais do Nordeste.

Campos de Altitude
Ocorrem em elevaes superiores a 1800m e em linhas de cumeadas localizadas. A vegetao caracterstica formada por comunidades de gramneas, em certos lugares interrompidas por pequenas charnecas. Freqentemente, nas maiores altitudes, ocorrem topos planos ou picos rochosos.

Manguezais
Formao que ocorre ao longo dos esturios, em funo da gua salobra produzida pelo encontro da gua doce dos rios com a gua do mar. uma vegetao muito caracterstica por possuir apenas sete espcies de rvores, mas abriga uma diversidade de microalgas pelo menos dez vezes maior. Essa floresta invisvel capaz de ocupar, com cerca de 200 mil representantes, um nico centmetro quadrado de raiz de mangue.

Restinga
Ocupa grandes extenses do litoral, sobre dunas e plancies costeiras. Inicia-se junto praia, com gramneas e vegetao rasteira, e torna-se gradativamente mais variada e desenvolvida medida que avana para o interior, podendo tambm apresentar brejos com densa vegetao aqutica. Abriga muitos cactos, orqudeas e bromlias. Essa formao encontrase hoje muito devastada pela urbanizao.

A Mata Atlntica em Santa Catarina


O Estado de Santa Catarina, localizado no sul do Brasil, tem uma extenso territorial de 95.985 km2 e, segundo o Censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Estatstica e Geografia IBGE, uma populao total de 5.56.60 habitantes, assim distribudos: aproximadamente 21,% (1.18.429 habitantes) na rea rural e 78,7% (4.217.91 habitantes) na rea urbana. O Estado de Santa Catarina est totalmente inserido no Bioma da Mata Atlntica e, at o incio do sculo passado, menos de 5% de suas florestas haviam sido destrudas. Hoje restam apenas 17,46%, rea equivalente a 1.662.000 hectares, dos quais 280.000 podem ser considerados florestas primrias, enquanto os outros 1.82.000 so florestas secundrias. recursos naturais do Estado, representaram um fator de estabilidade atividade agrcola catarinense. Contudo, com a globalizao da economia, o aumento da competitividade e tambm com o agravamento da degradao ambiental, esse sistema tornou-se vulnervel.

O Estado de Santa Catarina est totalmente inserido no Bioma da Mata Atlntica.


A agropecuria apresenta um papel de destaque na economia catarinense, pois boa parte do setor industrial e de servios do Estado tem na agricultura a base do seu processo produtivo. Santa Catarina apresenta suas atividades agropecurias assentadas predominantemente na agricultura familiar diversificada. Mais de 90% dos imveis rurais do Estado caracterizam-se por propriedades de at 50 hectares, com mo-deobra familiar e produo de, no mnimo, trs atividades agropecurias e seus produtos. Por muitos anos essas caractersticas, aliadas riqueza dos
10 PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

O Estado , hoje, o terceiro com maior nmero de hectares de Mata Atlntica no pas. Outro elemento importante o fato de estar havendo significativa regenerao natural de florestas. Entre 1985 e 1995, foram desmatados 165.709 hectares de florestas e outros 12.71 hectares de manguezais e restingas em Santa Catarina. Os setores que mais contriburam para esse

desmatamento foram a fumicultura, os assentamentos de reforma agrria, os reflorestamentos sem planejamento ambiental, a explorao madeireira, a especulao imobiliria e a pecuria. J a partir de 1990, um fato novo comea tambm a ser observado. J no acontecem apenas desmatamentos, mas tambm regenerao natural e espontnea de florestas. Segundo o Atlas

dos Remanescentes Florestais e Ecossistemas Associados no Domnio da Mata Atlntica (SOS, INPE, ISA), entre 1990 e 1995, aproximadamente 70.000 hectares passaram do estgio inicial para o mdio ou avanado de regenerao no Estado. O problema que o desmatamento de florestas primrias ricas em biodiversidade continua, e a regenerao muito mais pobre em espcies.

Desmatamento, seguido de queimada, Passos Maia - SC, junho de 2005 Desmatamentos como este continuam acontecendo no Estado, colocando em risco a qualidade de vida e a manuteno da biodiversidade.

11

O Vale do Itaja
A bacia hidrogrfica do Rio ItajaAu, tambm denominada Vale do Itaja, abrange 15.000 km2 do Estado de Santa Catarina, onde esto localizadas 52 cidades, com aproximadamente 800 mil habitantes (20% da populao do Estado). O rio Itaja-Au formado pela juno dos rios Itaja do Sul e Itaja do Oeste, no municpio de Rio do Sul, recebendo ainda as guas do Itaja do Norte em Ibirama e Itaja Mirim na cidade de Itaja. Essa importante bacia hidrogrfica, formada por milhares de pequenos afluentes, lana suas guas no Oceano O Vale do Itaja foi colonizado, a partir de Blumenau, principalmente por agricultores alemes e italianos e, em menor proporo, por poloneses e portugueses. Vindos da Europa na dcada de 1850 e acostumados a clima, vegetao e solo totalmente diferentes, instalaram-se s margens do rio ItajaAu. No interior da densa e bela floresta, viviam milhares de ndios das tribos Xokleng, Kaingang e Guarani. Tanto a floresta quanto os ndios foram considerados obstO modelo agrcola adotado na regio desde a poca da colonizao, baseado no desmatamento com posterior queimada, sem respeito s reas de preservao permanente e nenhum controle de eroso e, a partir da segunda metade do sculo XX, com a introduo dos adubos qumicos e agrotxicos, reduziu drasticamente a cobertura florestal, a fertilidade dos solos e a quantidade e qualidade das guas. Atlntico, na divisa das cidades de Itaja com Navegantes. culos aos objetivos e ao modelo de desenvolvimento almejado pelos imigrantes europeus.

12

PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

At a dcada de 1980, a indstria madeireira exerceu forte papel na economia da regio, sendo a principal responsvel pela devastao das espcies nobres das florestas. A agricultura, especialmente a

na regio, passaram a ocorrer cada vez com mais freqncia. Isso pode ser explicado pela diminuio da infiltrao da gua no solo e o assoreamento dos rios, resultado direto da falta de

cobertura florestal especialmente matas ciliares, do no controle de eroso e da construo de estradas e cidades. Como conseqncia direta da poluio das guas e dos desmatamentos, especialmente de matas ciliares, comearam a surgir pragas como a dos borrachudos (Similium pertinax), insetos hematfagos, que atingem nveis insuportveis em alguns municpios do Vale. Entretanto, mesmo com estes problemas, o Vale do Itaja uma regio que ainda apresenta belssimas paisagens e onde podem ser desenvolvidas muitas atividades relacionadas ao meio ambiente.

O Vale do Itaja foi colonizado, a partir de Blumenau, principalmente por agricultores alemes e italianos e, em menor proporo, por poloneses e portugueses.

fumicultura, foi, e de certa forma continua sendo, grande responsvel pela destruio das florestas da regio. J o Alto Vale do Itaja foi colonizado a partir do sculo XX, e em menos de 100 anos de crescimento econmico foram destrudas aproximadamente 80% das florestas da regio, reduzindo vrias espcies de animais e extinguindo outras localmente, como a ona-pintada e a anta. Cidade de Rio do Sul - SC As enchentes, fenmeno secular
1

Atalanta
O municpio de Atalanta situase na poro centro-leste de Santa Catarina. Apresenta uma rea aproximada de 90 km2. Est ligado ao municpio de Agrolndia pela rodovia SC426, que leva BR 470 e, aos demais municpios Ituporanga, Petrolndia e Agronmica, por estradas municipais. Encontra-se a 200 km da capital do Estado e faz parte da Bacia Hidrogrfica do Rio Itaja Au, tendo como principal rio do municpio o Dona Luiza. A altitude varia de 480 metros a nordeste, na divisa com o municpio de Ituporanga, at 900 metros a sudoeste, na Serra do Pitoco. Atalanta tem sua histria ligada do municpio de Ituporanga, do qual era distrito, na poca conhecida como Serra do Pitoco por conta da serra que termina abruptamente, existente no municpio. Sua colonizao teve incio em 1925 e a elevao categoria de municpio deu-se em 1964. De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE de 1991, Atalanta apresentava uma populao de .702 habitantes. J no Censo de 1996 a populao total era de .658 habitantes, e no ano de 2000 a populao passou a ser de .429 habitantes. Percebe-se um declnio populacional de 1,19% de 1991 para 1996 e de 7,7% de 1991 para 2000. No diagnstico scio-ambiental realizado pela prefeitura, no ano de 2002, Atalanta apresentou uma populao total de .28 habitantes, sendo 1.210 habitantes (7,7%) ocupantes da rea urbana e 2.028 habitantes (62,6%) ocupantes da rea rural, Em 1991, 980 habitantes (26,47%) ocupavam a rea urbana e 2.722 (7,5%) a rea rural. J em 2000, 1.1 habitantes (,04%) ocupavam a rea urbana e 2.296 (66,96%) a rea rural. Atravs da anlise desses dados pode-se perceber que ocorreu migrao na rea rural. Esse fato reflete diretamente nos aspectos econmicos do municpio, visto que sua economia essencialmente agrcola. Dados do Relatrio do Seminrio Regional Interno sobre a situao da Agricultura no Alto Vale do Itaja, realizado em 1997, mostram nitidamente que a estrutura fundiria do municpio de Atalanta caracteriza-se pela presena, em grande maioria, de pequenos e mdios proprietrios, sendo raros os casos de um nico proprietrio com um grande nmero de confirmando os dados do IBGE que indicam o xodo rural.

14

PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

Serra do Pitoco

terrenos para produo agrcola. A grande maioria das propriedades tem entre 10 e 50 hectares. Esses dados evidenciam a importncia de se pensar um planejamento de melhor aproveitamento e uso das propriedades desses agricultores, seja para que haja um incremento de renda para o proprietrio, seja para melhorar a qualidade de vida destas pessoas e, futuramente, do municpio como um todo. O modelo agrcola foi baseado na cultura e tecnologias que os imigrantes traziam consigo da Europa. Uma das prticas agrcolas mais comuns da poca da colonizao era a derrubada de mata com posterior queimada ou coivara, que facilitava muito a implantao das culturas agrcolas, e, alm disso, entendia-se
15

que a cinza resultante tinha a funo de adubo. No incio da colonizao, as propriedades caracterizavam-se pela diversificao e pela manufatura domsticas, em decorrncia das condies de pioneirismo e de isolamento a que estavam submetidos os primeiros habitantes. Esse fato, associado ao pequeno tamanho da propriedade, fazia com que as terras fossem cultivadas at quase a exausto, para garantir a subsistncia da famlia. Aps um perodo de pousio de alguns anos, as capoeiras resultantes do processo natural de regenerao eram novamente derrubadas e queimadas, para serem cultivadas novamente. O extrativismo da madeira, e de algumas espcies para produo de essncias (leo de sassafrs), representou um dos primeiros ciclos econmicos da regio, perdurando at a dcada de 70, quando, por absoluta falta de matria-prima, a maioria das madeireiras pequenas comeou a falir e outras se transferiram para outras regies ou outros Estados, inclusive da Amaznia. O fim do ciclo da madeira Esse conjunto de problemas fez com que algumas pessoas comee a exausto cada vez maior dos solos coincidiram com a chegada da Revoluo Verde, que trouxe a mecanizao e os insumos qumicos (adubos solveis e venenos) para a agricultura. Os primeiros 10 anos da agricultura moderna resultaram em aumentos significativos de produtividade e, por outro lado, aceleraram ainda mais a degradao dos solos, especialmente atravs da eroso. assem a perceber que deviam comear a mudar as prticas na agricultura, passando a adotar tcnicas de controle de eroso, parar de desmatar e, inclusive, comear a reflorestar. Os primeiros reflorestamentos feitos no municpio, no incio da dcada de 70, foram com espcies exticas, principalmente pinus e eucaliptos. A partir de meados da dcada de 80, com o surgimento da Apremavi, comea-se a discutir o reflorestamento com espcies nativas e tambm a recuperao das matas ciliares e proteo de nascentes. Em maio de 1998 o municpio de Atalanta foi destaque, em mbito nacional, numa reportagem do programa Globo Reprter, como municpio de ndice de desmatamento zero entre os anos de 1990 e 1995. Os dados utilizados pela Rede Globo foram fornecidos pela Fundao SOS Mata Atlntica, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Instituto Socioambiental (ISA). H que se
16 PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

ressaltar que o levantamento que gerou esses dados foi feito a partir de imagens de satlite na escala 1:250.000, a qual no detecta pequenos desmatamentos, tais como aqueles que so feitos para atender as necessidades de lenha para a secagem do fumo. Esses pequenos desmatamentos (aproximadamente 0,5 ha/ano por propriedade onde se cultiva fumo) tm um efeito formiguinha, mas devastador sobre as florestas secundrias nas pequenas propriedades. A fumicultura entra nesse contexto como um dos principais protagonistas, visto que a maior procura por parte das empresas fumageiras pelo fumo do tipo Virgnea. Esse tipo de fumo requer secagem em estufas de alvenaria, dotadas de um forno alimentado com lenha, cuja queima gera o calor necessrio secagem do produto. A maior parte da lenha utilizada nesses fornos ainda proveniente de florestas secundrias da Mata Atlntica. Apesar da existncia de leis ambientais, em especial as voltadas

ao uso e conservao das florestas (Lei n 4.771 de 15/09/65, Cdigo Florestal e Decreto 750/9 da Mata Atlntica), ainda prtica comum no meio agrcola a no manuteno da reserva legal e a ocupao das reas de

na conscientizao e mudana de atitude por parte da sociedade como um todo. Alm disso, como o municpio caracterizado por pequenas propriedades, muitos proprietrios retiraram a faixa de vegetao que cerca os rios para o gado poder beber gua, o que explica a grande quantidade de rios e crregos sem proteo. Um estudo realizado na Comunidade de Alto Dona Luiza, em 1997, comprovou que apenas 47% do entorno dos rios possua mata ciliar. Um estudo em todo o municpio tambm demonstrou que, em 1978, 65% das matas ciliares estavam preservadas, contra apenas 50% no ano de 2.000, ou seja, houve uma reduo de 15% em 22 anos de ocupao do solo. J os reflorestamentos de mata ciliar, iniciados na dcada de

preservao permanente. Esses fatos vm reforar a necessidade da implantao de projetos que visem recuperao e manuteno de reas de preservao ambiental, que possam resultar

1980, conseguiram recuperar 5% da rea anteriormente destruda. Vale lembrar que a rea total do territrio do municpio de Atalanta onde deveria haver vegetao ciliar de 28%.

Atalanta tem sido pioneira na implantao de projetos ambientais, como a recuperao de matas ciliares (ao lado), reciclagem de lixo, turismo ecolgico, agricultura orgnica e criao de unidades de conservao, como o Parque Mata Atlntica (pg 28). Atalanta foi elevada condio de Capital Ecolgica de Santa Catarina, atravs de Lei Estadual de agosto de 2004.

17

O Planejamento de Propriedades e Paisagens


As unidades de conservao existentes em Santa Catarina cobrem apenas 2% do territrio, rea insuficiente para garantir a conservao da biodiversidade nas florestas do Estado. A maior parte dos remanescentes florestais encontra-se em propriedades privadas, inclusive em pequenas propriedades, visto que a estrutura fundiria do Estado caracteriza-se O planejamento agrcola, em geral, leva em considerao somente aspectos fsicos do ambiente, como solo, clima e relevo e aspectos de mercado, de forma pontual e desconectada. Aliar o planejamento de propriedades com o de paisagens supe que sejam considerados os aspectos ecolgicos no planejamento, relacionando-se, assim, a estrutura dos

por apresentar mais de 90% das propriedades rurais de pequeno porte, ou seja, menores do 50 hectares. Isso aumenta a responsabilidade dos proprietrios e os torna importantes parceiros na preservao da Mata Atlntica. O desenvolvimento de modelos de propriedades que levem em conta o processo produtivo e a conservao dos ecossistemas de extrema importncia para permitir o uso sustentado dos recursos naturais de uma regio.
18 PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

ecossistemas naturais e as suas funes ambientais (servios ambientais) com os sistemas produtivos das propriedades rurais. A dinmica do planejamento de propriedades e paisagens deve seguir duas escalas de trabalho, uma em nvel de propriedade, e outra em nvel de municpio. Em nvel de propriedade, so oferecidas ao proprietrio orientaes sobre a recomposio de APPs e reservas legais, enriquecimento de florestas

secundrias, implantao de reflorestamentos com espcies nativas de valor econmico, sistemas agroflorestais, agricultura ecolgica e implantao de microcorredores ecolgicos. Em nvel municipal, importante o levantamento da paisagem do municpio de Atalanta, considerando-se os seguintes dados: fragmentos de habitats existen-

tes; condies ecolgicas destes fragmentos; tamanho mdio dos fragmentos; distncia mdia entre os fragmentos; ameaas integridade dos fragmentos; tipos de relevos, uso do solo e a existncia de corredores ecolgicos. As atividades de planejamento de propriedades e paisagens esto fundamentadas nas experincias desenvolvidas pela Apremavi nos

ltimos dezoito anos de trabalho, em especial na Comunidade de Alto Dona Luiza, em Atalanta, onde foram desenvolvidas algumas propriedades modelo, que servem de base para difuso e replicabilidade para outras comunidades do municpio.

A maior parte dos remanescentes florestais de Santa Catarina encontra-se em propriedades privadas parceiras na preservao da Mata Atlntica.

19

Planejando a Propriedade para deix-la Legal


Legal porque cumpre a legislao ambiental e Legal porque um lugar bom de se viver

Plantio de rvores Exticas O reflorestamento com rvores exticas deve ser feito fora das reas de Preservao Permanente.

Apicultura e SAFs A apicultura e os sistemas agroflorestais so timas alternativas para a produo familiar.

Reserva Legal Na regio da Mata APPs Matas ciliares, encostas e topos de morros so APPs - reas de Preservao Permanente - e no devem ser desmatadas. Se foram desmatadas no passado, devem ser recuperadas. Atlntica todas as propriedades devem ter uma reserva legal de 20%.

Plantio de rvores Nativas O reflorestamento com rvores nativas, para corte no futuro, deve ser feito fora das reas de Preservao Permanente.

Piscicultura, Agricultura e Pecuria Essas atividades produtivas no devem ser realizadas em reas de Preservao Permanente.

Construes e Estradas Devem ser feitas em lugares RPPN Toda propriedade ou parte dela pode ser transformada em Reserva Particular do Patrimnio Natural, colaborando ainda mais com a preservao. seguros, fora das reas de Preservao Permanente e sempre que possvel respeitando curvas de nvel.

Planejando a Paisagem para deix-la Legal


O desmatamento da Reserva Legal deixa o proprietrio sem produtos florestais, acaba com os corredores ecolgicos e prejudica os animais.

O meio ambiente no tem fronteiras e no observa os limites e confrontaes das propriedades. O ar, os rios, os animais e at as sementes das rvores ultrapassam as fronteiras das propriedades sem pedir licena.

O desmatamento das reas de Preservao Permanente prejudica o ciclo da gua e diminui a biodiversidade de plantas e animais As queimadas prejudicam os animais e as plantas, empobrecem o solo e poluem o ar.

22

PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

Nenhuma propriedade est isolada no mundo. Todos tm vizinhos e juntos formam comunidades. Se todos cumprirem a lei, todos sairo ganhando e o meio ambiente tambm.

O Turismo rural e ecolgico ou agroecoturismo deve respeitar as reas de Preservao Permanente.

Corredores Ecolgicos de fauna e flora.

A destruio da Mata Ciliar acaba com os corredores ecolgicos.

A poluio do rio atinge os vizinhos que moram abaixo.

2

A propriedade legal ao Vivo e em Cores


A propriedade abaixo localiza-se na comunidade de Alto Dona Luiza. Tem uma rea de 12,5 hectares e pode ser utilizada como um exemplo do que possvel fazer numa pequena propriedade para manter o equilbrio ambiental e incrementar o rendimento econmico.

2 5 4 3 6

24

PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

RPPN - Reserva Particular do Patrimnio Nacional

Reserva Legal

Apicultura

Micro Corredores

Sistemas Agroflorestais

Agricultura Orgnica e Pecuria

Agricultura e plantio de exticas e nativas

Piscicultura e recuperao de Mata Ciliar

25

A floresta primria e as florestas secundrias


A floresta primria, tambm conhecida como floresta clmax ou mata virgem, a floresta intocada ou aquela em que a ao humana no provocou significativas alteraes das suas caractersticas originais de estrutura e de espcies. A Mata Atlntica primria caracteriza-se pela grande diversidade biolgica, pela presena de rvores altas e grossas, pelo equilbrio entre as espcies pioneiras, secundrias e climticas, pela presena de grande nmero de bromlias, orqudeas, cactos e outras plantas ornamentais em cima das rvores. As florestas secundrias so aquelas resultantes de um processo natural de regenerao da vegetao, em reas onde no passado houve corte raso da floresta primria. Nesses casos, quase sempre as terras foram temporariamente usadas para agricultura ou pastagem e a floresta ressurge espontaneamente aps o abandono destas atividades. Tambm so consideradas secundrias as florestas muito descaracterizadas por explorao madeireira irracional ou por causas naturais, mesmo que nunca tenha havido corte raso e que ainda ocorram rvores remanescentes da vegetao primria. A grande maioria dos remanescentes de Mata Atlntica ainda existentes nas pequenas e mdias propriedades agrcolas composta de florestas secundrias em diferentes estgios de desenvolvimento:

Floresta Primria

26

Capoeirinha ou estgio inicial de regenerao


A capoeirinha surge logo aps o abandono de uma rea agrcola ou de uma pastagem. Esse estgio geralmente vai at seis anos, podendo em alguns casos durar at dez anos em funo do grau de degradao do solo ou da escassez de sementes. Nas capoeirinhas geralmente existem grandes quantidades de capins e samambaias de cho. Predominam tambm grandes quantidades de exemplares de rvores pioneiras de poucas espcies, a exemplo das vassouras e vassourinhas. A altura mdia das rvores em geral no passa dos 4 metros e o dimetro de 8 centmetros.

Capoeira ou estgio mdio de regenerao


A vegetao em regenerao natural geralmente alcana o estgio mdio depois dos seis anos de idade, durante at os 15 anos. Nesse estgio, as rvores atingem altura mdia de 12 metros e dimetro de 15 centmetros. Nas capoeiras a diversidade biolgica aumenta, mas ainda h predominncia de espcies de rvores pioneiras, como as capororocas, ings e aroeiras. A presena de capins e samambaias diminui, mas em muitos casos resta grande presena de cips e taquaras. Nas regies com altitude inferior a 600 metros do nvel do mar os palmiteiros comeam a aparecer.

Capoeiro ou estgio avanado de regenerao


Inicia-se geralmente depois dos 15 anos de regenerao natural da vegetao, podendo levar de 60 a 200 anos para alcanar novamente o estgio semelhante floresta primria. A diversidade biolgica aumenta gradualmente medida que o tempo passa e desde que existam remanescentes primrios para fornecer sementes. A altura mdia das rvores superior a 12 metros e o dimetro mdio superior a 14 centmetros. Nesse estgio os capins e samambaias de cho no so mais caractersticos. Comeam a emergir espcies de rvores nobres, como canelas, cedros, sapucaias e imbuias. Nas regies abaixo de 600 metros do nvel do mar os palmiteiros aparecem com freqncia. Os cips e taquaras passam a crescem em equilbrio com as rvores.
27

reas Protegidas
As reas Protegidas so criadas para garantir a sobrevivncia de todas as espcies de animais e plantas, a chamada biodiversidade, e tambm para proteger locais de grande beleza cnica, como montanhas, serras, cachoeiras, canyons, rios ou lagos. Alm de permitir a sobrevivncia dos animais e plantas, essas Existem reas protegidas particulares devido impossibilidade reas contribuem para regular o clima, abastecer os mananciais de gua e proporcionar qualidade de vida s populaes humanas. No Brasil, existem dois tipos de reas protegidas: as pblicas e as privadas ou particulares. de criao de reservas pblicas em todos os lugares e tambm porque existem certas reas que devem sempre ser protegidas independentemente de sua localizao, como por exemplo as margens de rios, nascentes e topos de morros. Nesse sentido, os dois tipos de reas protegidas so complementares.

As pblicas
As reas protegidas pblicas so chamadas de unidades de conservao e so divididas em diferentes categorias, de acordo com seus objetivos. As categorias e os objetivos esto definidos na Lei n 9.985, de 18-07-2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC). Entre os objetivos, destacam-se: a manuteno da diversidade biolgica e dos recursos genticos; a proteo das espcies ameaadas de extino; a preservao e restaurao da diversidade de ecossistemas naturais e degradados; a promoo do desenvolvimento sustentvel a partir dos recursos naturais; a valorizao econmica e social da diversidade biolgica; a proteo de paisagens naturais pouco alteradas e de notvel beleza cnica; a proteo e recuperao dos recursos hdricos; a promoo da educao ambiental e do ecoturismo; o incentivo pesquisa cientfica; e a proteo dos recursos naturais necessrios sobrevivncia das populaes tradicionais.
28 PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

A Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC) instituiu duas categorias de unidades de conservao: Unidades de Proteo Integral e Unidades de Uso Sustentvel.

Parque Municipal Mata Atlntica em Atalanta.

Unidades de Proteo Integral


Entende-se por proteo integral a manuteno dos ecossistemas livres de alteraes causadas por interferncia humana, admitindo apenas o uso indireto dos seus atributos naturais. Nesse grupo incluem-se as Estaes Ecolgicas, Reservas Biolgicas, Parques Nacionais, Monumentos Naturais e Refgios de Vida Silvestre.

O Parque Estadual da Pedra Furada um exemplo de Unidade de Proteo Integral.

Unidades de Uso Sustentvel


Entende-se como uso sustentvel a explorao do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renovveis e dos processos ecolgicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecolgicos, de forma socialmente justa e economicamente vivel. Nesse grupo esto as reas de Proteo Ambiental (APA), reas de Relevante Interesse Ecolgico (ARIE), Florestas Nacionais (FLONA), Reservas Extrativistas (RESEX), Reservas de Fauna e Reservas de Desenvolvimento Sustentvel. A criao de unidades de conservao uma ferramenta muito importante para a conservao da biodiversidade. Apesar disso, um percentual ainda muito pequeno da Mata Atlntica est sob essa proteo.
29

A Arie - rea de Relevante Interesse Ecolgico - da Serra da Abelha uma das Unidades de Uso Sustentvel do Estado de Santa Catarina.

As particulares
Segundo a Constituio Federal, a conservao e preservao da natureza obrigao conjunta do poder pblico e dos cidados: Art. 225 - Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Isso tambm alcana as florestas existentes nas propriedades privadas, as quais, segundo o Art. 1 do Cdigo Florestal Brasileiro (Lei n 4.771, de 1509-1965), so bens de interesse comum a todos os habitantes do Pas. Segundo o Cdigo Florestal, todas as propriedades privadas devem manter uma rea de Reserva Legal e preservar as reas de Preservao Permanente. Alm da Reserva Legal e das reas de Preservao Permanente, que todos os proprietrios tm a obrigao de preservar, os proprietrios podem, por vontade prpria, criar Reservas Particulares do Patrimnio Natural (RPPN). Art. 1 - As florestas existentes no territrio nacional e as demais formas de vegetao, reconhecidas de utilidade s terras que revestem, so bens de interesse comum a todos os habitantes do Pas, exercendo-se os direitos de propriedade com as limitaes que a legislao em geral e especialmente esta Lei estabelecem.

Reserva Legal
a rea de cada propriedade particular onde no permitido o desmatamento (corte raso), mas que pode ser utilizada em forma de manejo sustentado. A Reserva Legal uma rea necessria ao uso sustentvel dos recursos naturais, conservao e reabilitao dos processos ecolgicos, conservao da biodiversidade e ao abrigo da fauna e flora nativas. Nas regies Sul, Sudeste e Nordeste, onde ocorre a Mata Atlntica, a Reserva Legal de 20% de cada propriedade; na Amaznia de 80% para as reas onde ocorre floresta e de 5% onde ocorre o cerrado. A Reserva Legal permanente e deve ser averbada em cartrio, margem do registro do imvel. H algumas situaes em que os proprietrios que j esto utilizando todo o imvel para fins agrcolas ou pecurios podem compensar a Reserva Legal em outras propriedades. A lei permite que a compensao da Reserva Legal seja feita em outra rea, prpria ou de terceiros, de igual valor ecolgico, localizada na mesma microbacia e dentro do mesmo Estado, desde que observado o percentual mnimo exigido para aquela regio. A compensao uma alternativa que pode ser adotada de forma conjunta por diversos proprietrios de uma microbacia. Permite a criao de reas contnuas e maiores de Reserva Legal e possibilita melhores condies para a sobrevivncia da fauna e flora e para a proteo de mananciais.

0

PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

A Reserva Legal uma rea necessria ao uso sustentvel dos recursos naturais, conservao e reabilitao dos processos ecolgicos, conservao da biodiversidade e ao abrigo da fauna e flora nativas.

1

reas de Preservao Permanente


So reas de grande importncia ecolgica e social, que tm a funo de preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico da fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populaes humanas. O Artigo 2 do Cdigo Florestal considera de preservao permanente as seguintes reas, cobertas ou no por vegetao nativa, localizadas nas reas rurais e urbanas: a) ao longo de cada lado dos rios ou de outro qualquer curso de gua, em faixa marginal, cuja largura mnima dever ser: - de 0 metros para os cursos de gua de menos de 10 metros de largura; - de 50 metros para os cursos de gua que tenham de 10 a 50 metros de largura; - de 100 metros para os cursos de gua que tenham de 50 a 200 metros de largura; - de 200 metros para os cursos de gua que tenham de 200 a 600 metros de largura; - de 500 metros para os cursos de gua que tenham largura superior a 600 metros; b) ao redor das lagoas, lagos ou reservatrios de gua naturais ou artificiais; c) nas nascentes, ainda que intermitentes, e nos chamados olhos de gua, qualquer que seja a situao topogrfica, num raio mnimo de 50 metros de largura; d) no topo de morros, montes, montanhas e serras; e) nas encostas ou parte destas com declividade superior a 45, equivalente a 100% na linha de maior declive; f) nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues; g) nas bordas dos tabuleiros ou chapadas, a partir da linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 metros em projees horizontais; h) em altitudes superiores a 1.800 metros, qualquer que seja a vegetao.

2

PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

Tm a funo de preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico da fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populaes humanas.



Reserva Particular do Patrimnio Natural

Na RPPN podem ser desenvolvidas atividades de pesquisa cientfica, ecoturismo, recreao e educao ambiental.
As Reservas Particulares do Patrimnio Natural (RPPNs) so reservas privadas que tm como objetivo preservar reas de importncia ecolgica ou paisagstica. So criadas por iniciativa do proprietrio, que solicita ao rgo ambiental o reconhecimento de parte ou do total do seu imvel como RPPN. A RPPN perptua e tambm deve ser averbada no cartrio, margem do registro do imvel. Diferente da Reserva Legal, onde pode ser feito uso sustentvel dos recursos naturais, inclusive de recursos madeireiros, na RPPN s podem ser desenvolvidas atividades de pesquisa cientfica, ecoturismo, recreao e educao ambiental. A rea transformada em RPPN torna-se isenta do Imposto Territorial Rural (ITR) e o proprietrio pode solicitar auxlio do poder pblico para elaborar um plano de manejo, proteo e gesto da rea. Os proprietrios tambm no precisam pagar ITR sobre as reservas legais e reas de preservao permanente, conforme dispe a Lei n 9.9, de 19 de dezembro de 1996.

4

PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

Corredores Ecolgicos
Corredores Ecolgicos so reas que unem os remanescentes florestais, possibilitando o livre trnsito de animais e a disperso de sementes das espcies vegetais. Isso permite o fluxo gnico entre as espcies da fauna e flora e a conservao da biodiversidade. Tambm garantem a conservao dos recursos hdricos e do solo, alm de contribuir para o equilbrio do clima e da paisagem. Os corredores podem unir unidades de conservao, reservas particulares, reservas legais, reas de preservao permanente ou quaisquer outras reas de florestas naturais. O conceito de corredor ecolgico novo no Brasil, mas sua aplicao de extrema importncia para a recuperao e preservao da Mata Atlntica, j que os remanescentes esto espalhados por milhares de pequenos e mdios fragmentos florestais. Esses fragmentos so ilhas de biodiversidade que guardam as informaes biolgicas necessrias para a restaurao dos diversos ecossistemas que integram o Bioma. Neste sentido, sempre que no existe ligao entre um fragmento florestal e outro, importante que seja A aplicao correta do Cdigo Florestal quanto manuteno ou recuperao das reas de preservao permanente e reservas legais permite que se faa um planejamento da paisagem por microbacia ou por municpio, mantendo todas as florestas interligadas. O planejamento da paisagem pode ser feito de maneira participativa entre os proprietrios, autoridades pblicas e organizaes no governamentais. estabelecido um corredor entre estes fragmentos e que a rea seja recuperada com o plantio de espcies nativas ou atravs da regenerao natural. Os corredores ecolgicos podem ser criados para estabelecer ou para manter a ligao de grandes fragmentos florestais, como as unidades de conservao, e tambm para ligar pequenos fragmentos dentro de uma mesma propriedade ou microbacia. Um meio fcil de criar corredores atravs da manuteno ou da recuperao das matas ciliares, consideradas reas de preservao permanente, que ultrapassam as fronteiras das propriedades e dos municpios. Atravs das matas ciliares possvel estabelecer conexo com as reservas legais e outras reas florestais dentro das propriedades.

5

Como fazer
Recuperao de reas de Preservao Permanente, em especial as Matas Ciliares
As florestas, em especial as que margeiam os rios e nascentes, desempenham um papel fundamental no equilbrio dos ecossistemas e proporcionam qualidade de vida s pessoas. Entretanto, historicamente, a colonizao comeou exatamente com a ocupao dessas terras, quer seja pelo acesso ou por serem reas consideradas mais frteis para as prticas agrcolas. So bem visveis os efeitos negativos nos rios que no possuem cobertura florestal. Nos perodos de estiagem corre pouca gua em seus leitos. Em contrapartida, nas pocas das chuvas ocorrem enchentes e enxurradas. Podemos ento dizer que as florestas desempenham um efeito esponja, absorvendo e liberando aos poucos as guas das chuvas, alimentando o lenol fretico e, por conseqncia, os cursos dgua. As reas existentes ao redor das nascentes e na beira dos rios recebem um nome especial: so chamadas de Matas Ciliares e, como vimos anteriormente, possuem importante funo na garantia da manuteno da qualidade e quantidade da gua. Existem tambm outras modalidades de reas de preservao permanente, que so os topos de morros e as encostas, cuja preservao e recuperao tambm muito importante.
6 PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

Vista area mostrando o desmatamento das matas ciliares.

Para revertermos o atual processo de degradao em que se encontram as APPs, em especial as matas ciliares, podemos lanar mo de duas estratgias:

ser constatado em mdio prazo o aparecimento de uma pequena mata que desempenhar as funes de proteo das guas. 2 a recomposio da floresta

1 o abandono das reas, mediante isolamento (construo de cercas) este procedimento s eficaz se prximo s reas abandonadas existirem matas nativas, que sero fontes de sementes para a disperso natural. Caso existam essas condies, poder

atravs do plantio com mudas nativas. Nesse caso poderemos acelerar o processo de recuperao em alguns anos. No plantio das mudas importante observar a diversificao de espcies, para que se obtenha no futuro uma boa diversidade.

A recuperao das matas ciliares pode ser conciliada com a agricultura nos dois primeiros anos.

Exemplo de rea degradada antes e depois do processo de recuperao.

Matas ciliares so reas de vegetao existentes ao redor das nascentes e na beira dos rios.

Na recuperao das APPs importante observar as seguintes recomendaes: Isolamento da rea; Usar espcies nativas e adaptadas regio; Aproximadamente 50% das espcies florestais devem ser de rpido crescimento (pioneiras); Diversificar ao mximo as espcies, utilizando frutferas e ornamentais; Proceder ao replantio das mudas mortas a partir dos 6 meses; Realizar limpezas de manuteno das mudas (coroamento), no mnimo duas vezes ao ano, durante os  primeiros anos. Atravs dessas pequenas, simples e eficazes aes ser possvel reverter a atual degradao daquele que o mais precioso e vital recurso que a natureza nos oferece: a gua.
7

Como fazer
Sistemas Agroflorestais
Podemos entender sistemas agroflorestais como formas de uso e manejo da terra, nas quais rvores ou arbustos so utilizados em conjunto com a agricultura e/ou com animais numa mesma rea, de maneira simultnea ou numa seqncia de tempo. Eles devem incluir pelo menos uma espcie florestal arbrea ou arbustiva, a qual pode ser combinada com uma ou mais espcies agrcolas e/ ou animais, isso porque esta espcie florestal fornece produtos teis ao produtor, alm de preencher um papel importante na manuteno da fertilidade dos solos. Os SAFs so a imitao da cobertura vegetal da floresta, sendo o aspecto diversificao a essncia e seu fundamento. Essa perspectiva favorece a recuperao da produtividade de solos degradados atravs de espcies arbreas implantadas, que adubam naturalmente o solo, reduzindo a utilizao de insumos externos e, com isso, os custos de produo e Sistemas silvi-agrcolas - combinao de rvores ou arbustos com espcies agrcolas. Sistemas silvipastoris - combinao de rvores ou arbustos com plantas forrageiras herbceas e animais. Sistemas agrossilvipastoris - criao ou manejo de animais em consrcios silvi-agrcolas. Vrias so as tcnicas possveis de se usar nos SAFs. Dentre as principais destacam-se: quebra-ventos, abrigos de proteo, cercas-vivas, Taungya (plantio peridico de rvores e culturas agrcolas), alias (rvores permanentes nas curvas de nvel), quintais agroflorestais, agroflorestas no sucessionais (rvores associadas com cultivos agrcolas) e a agroflorestas sucessionais.
8 PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

aumentando a eficincia econmica da unidade produtiva. Alm disso, a maior diversificao representa mais produtos comercializveis, favorecendo uma gerao de renda mais harmnica no tempo. Esse contexto muito adequado para a pequena produo familiar. Os sistemas agroflorestais podem ser classificados em:

Os principais benefcios dos SAFs so:


Aspectos biolgicos 1) Otimizao na utilizao do espao da propriedade pelo aproveitamento dos diferentes estratos verticais (vegetao rasteira, arbustos, rvores altas), resultando em maior produo de biomassa (quantidade de matria orgnica gerada pelas plantas). Aspectos Econmicos e Sociais: 1) Fornecimento de uma maior variedade de produtos e/ou servios da mesma rea de terra. Esses produtos podem ser: alimentos, lenha, adubo verde, plantas medicinais e ornamentais, sombra, quebra-ventos e embelezamento da paisagem.

Maior diversificao representa mais produtos comercializveis, favorecendo uma gerao de renda tambm maior.

2) Melhoramento das caractersticas qumicas, fsicas e biolgicas do solo. Isso ocorre graas decomposio e incorporao da matria orgnica e penetrao das razes das rvores no solo. Os diferentes comprimentos de razes existentes no solo, com a presena de rvores, auxiliam tambm na reduo potencial da eroso. ) A produo total obtida de uma mistura de rvores e culturas agrcolas ou criaes de animais freqentemente maior que a produzida nas monoculturas. 2) Promove uma distribuio mais uniforme do servio 4) Maior facilidade em se adaptar a um manejo agroecolgico, medida que a diversidade de espcies torna todo o sistema mais vigoroso, dispensando o uso de agrotxicos e fertilizantes sintticos. 5) Reduo do risco de perda total da cultura principal, j que os possveis ataques de pragas e doenas so distribudos entre vrias espcies de plantas, diminuindo os danos cultura de maior valor comercial. 6) Permite o uso econmico da sombra. O rebanho bovino e culturas como o palmito, a banana e a erva mate se beneficiam da sombra de outras rvores. 4) A associao de culturas anuais (como gros) ou de ciclo curto (como hortalias) juntamente com as rvores reduz os custos de implantao do sistema agroflorestal. No longo prazo, o custo tambm minimizado quando as rvores comeam a gerar produtos comercializveis, como madeira e frutas, por exemplo.
9

e da receita gerada, devido a um trabalho contnuo e obteno de diversas colheitas. ) A diversidade de produtos colhidos reduz dois tipos de risco: o de impacto econmico derivado da flutuao de preos no mercado e o de perda total da colheita, quando se tem uma nica cultura.

Como fazer
Enriquecimento de florestas secundrias
O enriquecimento de florestas secundrias uma idia pioneira da Apremavi e tem sido utilizado como uma forma de acelerar os processos naturais de regenerao destas florestas que se encontram presentes na maioria das propriedades rurais do municpio de Atalanta e da Mata Atlntica. Enriquecer florestas secundrias aumentar, atravs do plantio, a quantidade de espcies de rvores e outras plantas em determinada rea, contribuindo para o incremento da biodiversidade e para a acelerao na regenerao da floresta. O enriquecimento das florestas secundrias, alm de trazer vantagens com relao ao incremento da biodiversidade e acelerao da regenerao da floresta, pode trazer tambm inmeras vantagens, como o retorno econmico atravs da retirada de lenha e uso de espcies como o palmito e a erva-mate. Um resultado de curto prazo a produo de at 60 mst de lenha por hectare. Essa lenha resultante do processo de melhoria da qualidade da floresta, ou seja, a retirada de rvores tortas, danificadas ou mortas. Essa retirada de lenha pode ser repetida a cada cinco anos, como resultado do incremento O enriquecimento de florestas secundrias, em um primeiro momento prev a realizao de corte seletivo de cips, samambaias e taquaras, a fim de proporcionar condies para posterior corte seletivo de rvores. Preferencialmente, o corte de rvores de espcies pioneiras, rvores secas, quebradas e aquelas que ocorrem em toias. Na seqncia so plantadas rvores de acordo com o interesse futuro para a floresta. Como resultados de mdio prazo das atividades de enriquecimento de florestas secundrias, existem vrias espcies a serem aproveitadas, entre elas o palmito, a erva-mate, a espinheira santa, bem como rvores nobres como a araucria, cedro, canafstula e outras. O modelo a ser utilizado em cada propriedade depender das caractersticas da regio. A gerao de renda pode ser incrementada com a cultura da erva-mate, onde podem ser plantadas at 8 plantas por ha em espaamento de  x 4, com produo mdia de 15 kg por planta, e colheita a cada 2 anos. O palmiteiro deve ser plantado em espaamento 2 x 2 e ideal realizar manejo com definio de ciclos de corte e reposio. Espcies madeirveis, como a araucria e o cedro, podem ser plantadas com densidade em torno de 200 plantas por ha. da floresta. Mesmo que esse montante no seja vendido, ele representa a produo de uma matria-prima importante para a manuteno de uma propriedade agrcola.

Na pgina ao lado, temos um exemplo do potencial do palmito, que pode inclusive ser associado com espcies exticas quando for o caso. A erva mate tambm tem grande potencial na regio.

40

PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

41

Como fazer
Plantio de rvores nativas com fins econmicos
O desenvolvimento da silvicultura tem demonstrado que plantar rvores um bom negcio, gerando uma boa alternativa de renda a pequenos proprietrios. As principais espcies cultivadas so exticas, como o Pinus e o Eucalipto, mas atualmente j so observadas algumas iniciativas com relao ao plantio de espcies nativas para fins econmicos. A madeira um produto que ser cada vez mais valorizada no mercado e o plantio de espcies florestais nativas com potencial madeireiro se justifica no sentido de agregar maior valor econmico em funo da qualidade da madeira. Se considerarmos que o ciclo final de algumas espcies exticas pode chegar at 0 anos, nesse perodo possvel utilizarmos economicamente algumas espcies nativas. Como exemplo podemos destacar araucria, angico, baguau, cedro, canafstula, louro-pardo, entre outras. importante planejar o plantio com relao a qual espcies utilizar, espaamento entre plantas e os futuros tratos silviculturais, tais como desrama e desbastes para garantir uma melhor qualidade e incremento no produto final. Um bom planejamento no plantio de rvores nativas deve incluir espcies com as quais o agricultor possa ter, j no mdio prazo, algum retorno. importante para o sucesso do plantio incluir rvores de rpido
42 PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

A araucria uma das espcies nativas de maior potencial para fins econmicos e seu plantio deve ser estimulado.

crescimento, uma vez que so fundamentais para o desenvolvimento de espcies de ciclo um pouco mais longo, bem como pela capacidade rpida de gerar produtos. Espcies pioneiras podem fornecer lenha para suprir as necessidades energticas na propriedade. Em regies de clima mais frio a bracatinga tem se destacado como uma espcie importante, tanto na capacidade indutora como planta pioneira nos reflorestamentos, bem como primeira fornecedora de produtos madeireiros (lenha e toras para serraria). Na montagem do modelo necessrio definir uma sistemtica, a fim de facilitar a colheita florestal no futuro, como, por exemplo, plantar linhas com espcies pioneiras intercaladas com outras espcies de ciclo um pouco mais longo. Isso se justifica pela facilidade de operacionalizao do corte das espcies pioneiras para fins energticos. importante tambm lembrarmos que as florestas nativas no possuem simplesmente potencialidades econmicas madeireiras. As florestas nos prestam outros servios importantes, como a regulao da disponibilidade da gua, manuteno da biodiversidade, promovem o equilbrio dos ecossistemas, o seqestro de carbono, e so estes os motivos pelos quais no podemos deixar de lado, nesse processo, o plantio de espcies frutferas nativas que servem de alimento fauna. Podemos apelidar esse plantio diversificado com nativas dentro dessa modelagem como: faixas de biodiversidade.
4

A Bracatinga e a Canafistula tambm so excelentes espcies para plantio.

Como fazer
Plantio de rvores exticas
Os plantios florestais com espcies exticas tiveram grande incentivo no Brasil na dcada de 70, sendo que grandes empresas do setor de base florestal foram as principais responsveis pelo desenvolvimento da silvicultura em nosso pas. As principais espcies introduzidas e atualmente mais cultivadas so o Pinus elliottii, Pinus taeda e algumas espcies do gnero Eucalyptus. Os plantios com essas espcies tm como objetivos principais a produo de celulose e o fornecimento de matria-prima para o setor moveleiro. grande tambm o nmero de atividades industriais, ou at mesmo na agricultura, que geram uma demanda bastante significativa por energia, e o eucalipto uma espcie extica que tem demonstrado grandes potencialidades para suprir esta demanda energtica. H alguns anos atrs, o plantio com Pinus e Eucalyptus era quase que exclusivamente realizado por grandes empresas; o interesse por parte de proprietrios rurais era pequeno, at mesmo pelo fato dos agricultores no terem uma tradio silvicultural. Nos dias atuais, a silvicultura com plantios de exticas tem conquistado uma grande parcela de proprietrios rurais, que esto vislumbrando a viabilidade econmica da

44

PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

atividade. Grandes empresas do setor esto formalizando parcerias atravs de fomento florestal com agricultores e proprietrios de terras em geral. O atual panorama da situao florestal aponta o plantio de Pinus e Eucalyptus como uma oportunidade economicamente atrativa em virtude da demanda por produtos florestais. importante salientar que os plantios florestais com exticas devem ter uma ateno em termos de tratos silviculturais adequados, pois assim as rvores ganharo qualidade, o que ir contribuir para uma melhor gerao de renda ao propriet-

rio. Desbastes e desramas no momento certo garantiro um melhor incremento volumtrico e, conseqentemente, qualidade superior na madeira serrada, o que ideal para a indstria moveleira. Geralmente o retorno com os plantios florestais ocorre em mdio e longo prazo, sendo, portanto, justificvel o adequado manejo para uma boa agregao no valor do produto final. Um aspecto muito importante, que deve ser observado no momento da implantao dos plantios florestais com exticas, no plantar em APPs, principalmente em beira de rios, nascentes e reas muito ngremes, pois so reas onde, de acordo com a legislao florestal, as florestas, mesmo que plantadas, no podem ser cortadas. Da mesma forma devem ser observados os 20% de reserva legal, que devem ser mantidos com vegetao nativa. Alm disso, importante tambm fazer o controle da reproduo e disperso natural de espcies exticas, j que algumas delas se reproduzem com muita facilidade, colonizando reas que deveriam estar com florestas nativas ou at mesmo com agricultura.

Geralmente o retorno com os plantios florestais ocorre em mdio e longo prazo, sendo, portanto, justificvel o adequado manejo para uma boa agregao no valor do produto final.

45

Como fazer
Agricultura orgnica

A opo por uma produo agroecolgica extrapola o foco de apenas no usar agrotxicos, mas sim de ser um modo de vida integrado com a natureza, reaproveitando os recursos naturais de forma a preserv-los, procurando alternativas que tornem a propriedade sustentvel, no apenas em um primeiro momento, mas tambm para as futuras geraes que a utilizaro. Realizando um comparativo entre um produtor convencional e um produtor agroecolgico, pode-se perceber no s um incremento significativo na renda por hectare de plantao, como tambm aspectos agregados no quantificados, principalmente no que diz respeito sade dos agricultores e produtos obtidos a partir do aproveitamento de hortalias que aparentemente no esto em condies de venda, mas que podem ser beneficiadas e trans46

formadas em produtos como gelias, extrato de tomate etc. Alm disso, hoje uma propriedade agroecolgica organizada e produtiva serve como atrativo para visitas e sadas a campo de cursos de graduao que, de forma direta ou

indireta, tambm geram renda para os proprietrios. De forma direta, quando o agricultor cobra uma taxa de visita (ingresso) por pessoa para a visitao, e indireta, com a venda de seus produtos aps a visita que tem se mostrado como fator bastante interessante.

PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

A base para o sucesso do sistema orgnico um solo sadio, bem estruturado, frtil, com bom teor de hmus, gua e ar, boa atividade biolgica e cobertura permanente do solo, pois o solo e no o adubo que deve nutrir as plantas. Utiliza-se tambm a reciclagem de resduos slidos, adubos verdes e restos de culturas, rochas minerais, manejo e controle biolgico de insetos, mantendo-se assim a sanidade e fertilidade do solo, para suprir as plantas de nutrientes e controlar os insetos-praga, molstias e ervas invasoras. uma tecnologia de processo, em contraposio tecnologia de produtos (agricultura convencional), gerando independncia, poder de deciso, conhecimento e controle dos meios de produo, produzindo e reciclando seus insumos. Na agricultura orgnica no so usados compostos sintticos como fertilizantes, pesticidas, reguladores de crescimento e aditivos alimentares para os animais.

Como princpios fundamentais da agricultura orgnica, destacam-se: harmonia ecolgica, diversificao, reciclagem da matria orgnica, certificao da produo e formas alternativas de comrcio.

Como princpios fundamentais da agricultura orgnica, destacam-se: harmonia ecolgica, diversificao, reciclagem da matria orgnica, certificao da produo e formas alternativas de comrcio. Algumas vantagens destacam-se na agricultura orgnica: a diversificao implica em menores riscos de produo e mercado; produto final diferenciado, maior qualidade, melhor conservao, mais
Na agricultura orgnica o uso de compostos e adubos naturais fundamental.

nutritivos, livres de contaminao, permitindo uma melhor comercializao; sustentabilidade agroeconmica: preos mais estveis e mais elevados devido ao baixo custo, reduo da intermediao e melhor cotao; vantagens ambientais: reduo e eliminao de poluentes, aumento da fertilidade, conservao do solo, fauna e flora; melhor sade: eliminao dos produtos agrotxicos para os agricultores e consumidores.
47

Como fazer
Turismo rural e ecolgico ou agroecoturismo

O turismo rural e ecolgico uma categoria de turismo que ultimamente tem se destacado como uma atividade bastante atraente em termos de gerao de renda. O interessante desse tipo de turismo que os investimentos para implement-los, em alguns casos, no so muito altos. O requisito essencial para o desenvolvimento do turismo rural e ecolgico a existncia de belas paisagens e o cuidado com o embelezamento local, bem

como a produo de produtos diferenciados, sejam artesanais ou naturais. Esse turismo representa um grande potencial de desenvolvimento para as pequenas cidades. O simples fornecimento de servios como pousadas, pesque-pagues, cavalgadas, entre outros, so atrativos para os turistas e abrem possibilidades de gerao de renda, que vo desde a venda de produtos da indstria caseira,

tais como: gelias, doces, sucos, embutidos, queijo etc., at artesanato. Planejar a propriedade e a paisagem o primeiro passo para o incio de um empreendimento que deseje trabalhar com o turismo rural. O que agradvel aos olhos produz sensaes de bem estar e este bem estar com qualidade de vida que a maior parte dos adeptos ao turismo rural e ecolgico procuram.

48

PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

Nas condies atuais, principalmente nas grandes cidades, tem-se observado uma elevao no nvel de stress da populao, e so vrios os fatores que contribuem para este mal da civilizao moderna. Podemos exemplificar problemas como: congestionamentos no trnsito, violncia, insegurana das pessoas, poluio, entre outros. Assim, fcil entendermos porque as pessoas das grandes cidades se encantam com coisas simples do meio rural, e isto tudo se resume em: tranqilidade, bem estar, segurana, qualidade de vida, um bom bate-papo com novos amigos, entretenimento e lazer. Os proprietrios rurais das pequenas comunidades e municpios precisam acreditar um pouco mais que essa atividade tem um grande potencial. Uma vez quebrada essa barreira, as pequenas cidades agrcolas tero grandes chances de tornar o turismo rural em um forte atrativo para visitantes.

ouro do um toque especial ao embelezamento do local, no esquecendo das trepadeiras como a primavera, que em suas variantes de cores tornam o cenrio belssimo. A esttica do paisagismo leva em considerao a harmonia do local. Muitos amantes do turismo rural adoram realizar a observao de pssaros e apreciar seus belos cantos, e para isso a utilizao de espcies nativas frutferas fundamental. Aras, pitanga, guabirobas, entre outras espcies da nossa flora nativa, devem ser usadas para esta finalidade. Os amantes da pescaria, freqentadores de pesquepagues, necessitam de locais tranqilos e que lhes ofeream bem estar, portanto, rvores frondosas geradoras de boa sombra no podem faltar. De forma alguma deve-se adotar o sistema de alimentar os peixes com dejetos sunos ou bovinos. Outro potencial so os remanescentes florestais da

Tudo pode comear com o embelezamento da paisagem local na propriedade. Uma das melhores formas plantar pequenos arbustos e flores ao longo dos caminhos e estradas, alm do plantio de rvores que possuem exuberantes floraes. rvores como o ip-amarelo, ip-roxo, caroba, ripo e chuva-de-

propriedade, com suas nascentes, rios e cachoeiras. Cada lugar pode ser valorizado com a implantao de trilhas ecolgicas. A casa da propriedade tambm pode ser adaptada de forma simples para receber os visitantes, sendo que um outro atrativo muito forte exatamente a boa comida caseira feita na roa.

49

Bibliografia
________Atlas da evoluo dos remanescentes florestais e ecossistemas associados no domnio da Mata Atlntica perodo 1990 a 1995. So Paulo: Fundao SOS Mata Atlntica, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Instituto Socioambiental, 1998. BEZERRA, R. G. Anlise econmica dos sistemas agroflorestais do Projeto RECA (Captulo 2). Disponvel em: <http://www.ufac.br/dep/dec/rogerio/RECA%20e%20Sistemas%20Agroflorestais.doc> Acesso em: 20 ago. 2005. DUBOIS, J. C. L.; VIANA, V. M.; ANDERSON, A. B. Manual agroflorestal para a Amaznia (Vol. 1). Rio de Janeiro, RJ: REBRAF, 1996. 228 p. Grupo de Agricultura Orgnica Amaranthus. A produo orgnica. Disponvel em: <http://www.agroecologia. com.br/amaranthus/prod_organica.htm> Acesso em: 18 ago. 2005. HADLICH, E.C. O Uso do Solo nas reas de Mata Ciliar nas Bacias Hidrogrficas dos Rios Dona Luza e Ribeiro Matilde no Municpio de Atalanta. Tese de Mestrado. Florianpolis. USFC, 2002. MEDEIROS, J.D & OUTROS. Floresta com Araucrias: um smbolo da Mata Atlntica a ser salvo da extino. Rio do Sul. Apremavi: 2004. Natural Rural. O que agricultura orgnica. Disponvel em <http://www.naturalrural.com.br/ agricultura_organica.asp> Acesso em: 18 ago. 2005. OSTERROHT, M. von. SAFs versus sustentabilidade. Agroecologia-hoje, Ano , n. 15, p. 4, jul./ago. 2002. PASCHOAL, Adilson D. Produo orgnica de alimentos: agricultura sustentvel para os sculos XX e XXI. Piracicaba/SP: Edio do autor. 1994 Planeta Orgnico. Sistemas agroflorestais: realizando o casamento entre agricultura e florestas. Disponvel em: <http://www.planetaorganico.com.br/agroflorst2.htm> Acesso em: 02 abr. 2005 PENTEADO, Silvio Roberto. Agricultura orgnica. Disponvel em: <http://www.agrorganica.com.br/ agrorganica. htm> Acesso em: 20 fev. 2002. RIBASKI, J.; MONTOYA, L. J.; RODIGHERI, H. R. Sistemas Agroflorestais: aspectos ambientais e scio-econmicos. Disponvel em: <http://www.planetaorganico.com.br/TrabRibaski.htm> Acesso em: 20 ago. 2005. SCHAFFER, W.B. & PROCHNOW, M (org.) A Mata Atlntica e Voc: como preservar, recuperar e se beneficiar da mais ameaada floresta brasileira. Braslia: Apremavi, 2002.

50

PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

Apoio

Parceria Prefeitura Municipal de Atalanta Epagri TNC

Realizao

APREMAVI - Associao de Preservao do Meio Ambiente do Alto Vale do Itaja Escritrio: Rua XV de Novembro, 118, sala 27 CEP 89160-000 Rio do Sul (SC), Brasil Fone / Fax: (47) 521-026 Email: info@apremavi.com.br Internet: www.apremavi.com.br
52 PLANEJANDO PROPRIEDADES E PAISAGENS . APREMAVI

You might also like