You are on page 1of 3

FLÚOR

ELEMENTO: Flúor é um elemento químico, símbolo F, de número atômico 9 (9 prótons e 9 elétrons) de massa atómica 19 u, situado no grupo dos halogênios (grupo 17 ou VIIA) da tabela periódica dos elementos.

CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA: Z=9 F Flúor : 1s² 2s² 2p5 Os halogênios apresentam configuração eletrônica terminada em ns2 np5 e existem sob a forma de moléculas diatômicas. O flúor tem valência de -1,ao contrario dos demais elementos da família Cl, Br e I podem apresentar valências elevadas, com números de oxidação +3, +5 e +7 . HISTÓRICO: O flúor foi descoberto em 1771 por Scheele, mas sua existência só foi confirmada em 1801. Do latim fluor (fluxo. O principal mineral, a fluorita, foi usado como fluxo em metalurgia). O elemento é altamente reativo e várias experiências para isolá-lo resultaram em acidentes. Foi isolado em 1866 por Henri Moissan, químico francês, após 74 anos de tentativas de outros pesquisadores. Por isso, Moissan recebeu o prêmio Nobel de química em 1906. OCORRÊNCIA NATURAL: O mineral mais característico do flúor é a fluorita (CaF2), mas ele ainda integra outros minerais como criolita (3 NaF . AlF3) e as apatitas. Além disso está presente, em pequenas quantidades, na água do mar e nos ossos, unhas e dentes dos animais. Produção :Obtido pela eletrólise do ácido fluorídrico (HF) com fluoreto ácido de potássio (KHF2). É basicamente o processo original usado por Moissan.

PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: “O flúor é o elemento mais eletronegativo e reativo.” O gás obtido é venenoso, de coloração levemente amarelo-esverdeada e cheiro irritante, sendo conservado em cilindros sob pressão. Sua utilização exige cuidado: um jato de flúor sob

formando o HF. formando fluoretos. muitos metais e diversas outras substâncias.A eletronegatividade do flúor é alta devido ao seu pequeno raio atômico. pois consegue corroer o vidro. Possui ainda a propriedade de deslocar o oxigênio dos óxidos. ELETRONEGATIVIDADE Propriedade atômicas Massa atômica Raio atômico (calculado) Raio covalente Raio de Van der Waals Configuração eletrônica Elétrons (por nível de energia) Estado(s) de oxidação Estrutura cristalina 18.2552 kJ/mol . O flúor pode substituir também o oxigênio de ácidos. análogo ao oxiácido H2SiO3. como o H2SiF6.pressão inflama instantaneamente a matéria orgânica.9984032(5) u 50(42) pm 71 pm 147 pm [He] 2s2 2p5 2. combinando-se até mesmo com o carbono finamente dividido. O HF quando puro e seco não ataca o vidro. numa reação tão exotérmica que esses dois gases podem ser utilizados como combustível-propulsor para mísseis potentes. O flúor é o mais reativo de todos os elementos químicos conhecidos.03 K 0. Com o hidrogênio forma o ácido fluorídrico. 7 (ver imagem) -1 (ácido forte) cúbico Propriedades físicas Estado da matéria Ponto de fusão Ponto de ebulição Entalpia de fusão gasoso 53.53 K 85. formando fluorácidos. A afinidade do flúor pelo hidrogênio é tão grande que ele consegue decompor a água para se unir a ele. mas o ácido fluorídrico deve ser acondicionado em tubos de plástico.

20×10-6m3/mol Diversos Eletronegatividade (Pauling) Calor específico Condutividade térmica 3.Entalpia de vaporização Volume molar 3. Compostos hidrocarbonados com cloro e flúor formam gases usados em equipamentos de refrigeração (CFC.Em certos aparelhos de alta tensão é usado o hexafluoreto de enxofre. . Usado tambem de proteção contra cáries em cremes dentais. na forma de fluoreto de sódio (NaF). que serve como isolante. pois ajudam a prevenir as cáries dentárias. em desuso devido ao efeito nocivo para a camada de ozônio da atmosfera).2698 kJ/mol 11.98 824 J/(kg·K) 0. sob forte pressão. O gás freon (CCl2F2) é empregado nos aparelhos de refrigeração e em aerosóis.0279 W/(m·K) UTILIZAÇÃO: O ácido fluorídrico é empregado na fabricação de vidros despolidos e o flúor elementar é adicionado em pequenas quantidades na água dos reservatórios urbanos.