You are on page 1of 5

"Dormia, a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída, em tenebrosas transações" Procurador-geral

da República, Roberto Gurgel, citando "Vai passar", de Chico Buarque "Senhor procurador-geral, a tua piscina está cheia de ratos, mas as tuas ideias não correspondem aos fatos" Defensor Luís Maximiliano Leal Telesca Mota, usando "O tempo não para", de Cazuza "Você que inventou esse Estado, inventou de inventar, toda escuridão. Você que inventou o pecado, esqueceu-se de inventar o perdão. Apesar de você, amanhã há de ser outro dia" Advogado Leonardo Isaac Yarochewski, lembrando "Apesar de você", de Chico Buarque "Eu não vou citar aqui nenhum poeta, nenhum músico. Eu vou citar o Rabino Nilton Bonder, que escreveu o livro "O segredo judaico para a solução de problemas" Wellington Valente, advogado de João Magno, durante sustentação oral no STF

"O senhor é revisor. Me causa espécie vê-lo se pronunciar pelo desmembramento quando poderia tê-lo feito há 6 ou 8 meses (...). É deslealdade" Do ministro do STF Joaquim Barbosa para o colega Ricardo Lewandowski "Acho que é um termo um pouco forte o que Vossa Excelência está usando, e já está prenunciando que este julgamento será muito tumultuado"

Resposta do ministro Ricardo Lewandowski ao relator Joaquim Barbosa
"Não vamos descambar para o lado pessoal" Presidente do STF, Carlos Ayres Britto, acalmando os ânimos dos ministros

"Foi, sem dúvida, o mais atrevido e escandaloso caso de corrupção e desvio de dinheiro público flagrado no Brasil. Como tenho destacado, maculou-se gravemente a República" Roberto Gurgel, procurador-geral da República, ao ler a acusação "Nada, absolutamente nada, acontecia sem consentimento de José Dirceu" Gurgel, sobre a participação do ex-ministro "Delúbio Soares era o elo entre o núcleo político, comandando por José Dirceu, e o núcleo operacional e financeiro, comandado por Marcos Valério" Gurgel, identificando o papel dos principais acusados no esquema criminoso

"As acusações são fruto de criação mental do acusador" Marcelo Leonardo, defensor de Marcos Valério “A prova é pífia, é esgarçada, é rala" Arnaldo Malheiros Filho, advogado de Delúbio Soares

no entender da defesa. todos os advogados mostraram que a peça de acusação é pífia. um homem inocente e honesto que teve o nome arrastado na lama de um processo criminal pela irresponsabilidade de alguns. nenhum argumento. em hipóstese alguma. pegou trechos tomados na fase de inquérito sem o crivo do contraditório. que defende João Claudio Genú "Os textos produzidos pelo Ministério Público estão cheios de furos e esparadrapos. Não há. para dar versão na sua história. Não há uma conduta aqui que prove os crimes. As provas não são robustas. defensor do ex-deputado José Borba "Se este tribunal perceber. advogado do ex-deputado Pedro Henry "A acusação do Ministério Público é vista. Chega ao final o calvário que foi suportado por um homem inocente" Luiz Fernando Pacheco. defensor de Henrique Pizzolato "O procurador-geral criou uma ficção e. destruído. as provas são anêmicas" Mártires Coelho. teve preguiça mental de ler os autos" Paulo Sérgio Abreu e Silva. o rosto estampado em todos os jornais como . a vida pessoal comprometida. que sustentou essa denúncia. advogado de José Roberto Salgado "Essa acusação é um ilusionismo jurídico. que defende João Paulo Cunha "Não há. O meu cliente não é promíscuo e nem corrupto" Marthius Sávio Cavalcante Lobato. O que o Ministério Público chama de provas robustas não passam de palavras de efeito. porque o então procurador-geral da República não sabe redigir uma denúncia" Paulo Sérgio Abreu e Silva."A denúncia é fantasmagórica. Não merece sequer ser considerada" Wellington Valente. sem dúvida nenhuma. que eu tenho para mim como ruim e fraca. defensor de Rogério Tolentino "O artigo 155 do Código de Processo Penal foi degolado. lavagem de dinheiro" Alberto Toron. nenhuma circunstância que incrimine o meu cliente" José Oliveira Lima. Fez isso para que sua versão tivesse o mínimo de credibilidade a sua fantasiosa redação" José Antonio Duarte Alvares. advogado de João Magno "Marcos Valério não é troféu ou personagem a ser sacrificado em altar midiático" Marcelo Leonardo. não se sustenta" Márcio Thomaz Bastos. que defende Geiza Dias "Essa acusação é uma construção mental que não tem sentido. advogado de José Genoino "Há 7 anos que ele tenta provar que não tem nenhuma relação com os fatos. aniquilado. Teve sua vida profissional aniquilada. pelos olhos da defesa. como uma areia movediça" Maurício Maranhão de Oliveira. advogado de José Dirceu "Algum auxiliar do eminente procurador. defensor de Marcos Valério "Ele é. nenhuma prova.

que defende João Magno "Vossa Excelência que. que conseguiu fazer um bom teatro. ele operou. para quitar dívidas de campanhas]" João dos Santos Gomes Filho. defensor de Delúbio Soares "Isso é caixa dois (. O dinheiro veio do PT. que defende Breno Fischberg "Que ele operou um caixa dois. que defende o Bispo Rodrigues "Ninguém disse para o Romeu Queiroz: 'Olha. advogado de Ramon Hollerbach "Roberto Jefferson é um homem eloquente. a prova destruiu" José Oliveira Lima. segundo o advogado. E isso ele não nega" Arnaldo Malheiros Filho. Um jeito agradável de ser" Itapuã Prestes Messias. Não. mas não veio do valerioduto. tem até uma aparência agradável. Ela não teve dolo de lavar dinheiro. não. Porque todas as acusações que ele fez contra Dirceu.. Tinha uma aparência de origem sadia" Ronaldo Garcia Dias. senhores ministros" Paulo Sérgio Abreu e Silva. Mas isso se explica de maneira contábil.. um homem envolvido no maior escândalo de corrupção do país" Guilherme Alfredo de Moraes Nostre. gentil.. esse dinheiro veio do subterrâneo'. Ela não sabia" Luís Maximiliano Leal Telesca Mota. e mantém a confiança de seus clientes" Castellar Modesto Guimarães Filho. é ilícito. com destinação diferente da imaginada pela acusação" Mascarenhas Braga.. Lembra até um pouco o jeito do Jô Soares. Que é ilícito. inclusive. um belo orador. defensor de Anita Leocádia "É necessário que o autor da lavagem de dinheiro tenha consciência de que atua para ocultar bens ou valores e que saiba que a origem e procedência desses valores é ilícita. João Magno não tinha obrigação de investigar a origem do dinheiro sacado" Sebastião Tadeu Reis.) é perigoso mais tarde (. advogado do ex-deputado petista Paulo Rocha "Os valores por ela recebidos foram usados para pagar contas de campanha. que defende José Dirceu "É reconhecido e aplaudido como publicitário e homem de criação. defensor do ex-deputado Romeu Queiroz "Está fartamente comprovado nos autos o destino que ele deu para o dinheiro [recebido de Valério. veio do Partido dos Trabalhadores. advogado de Cristiano Paz . defensor de Emerson Palmieri "Ex-funcionários sempre dizem que o Ramon Hollerbach é a melhor pessoa do mundo" Hermes Guerrero. advogado de Rogério Tolentino "Carlos Rodrigues nunca negou receber esse dinheiro.) porque pode dar uma ação penal lá na frente.um mensaleiro.

se ele for um bom locutor de corrida de cavalo. então mata. que defende João Paulo Cunha "Defender um inocente é mais difícil do que defender um culpado. ele vai levar pelo menos. são os autos" Délio Lins e Silva Júnior. O que acontece é que sua irmã. trabalhava no terceiro ou quatro escalão" Paulo Sérgio Abreu e Silva. Até na novela das oito. direito penal do inimigo. defensor de Simone Vasconcelos "O José Dirceu foi acusado por um veículo de ter matado a Odete Roitman e só faltou dizer que matou o Bin Laden. lá no fundo. Queima porque é bruxa. advogado do ex-deputado mineiro João Magno "Só para este juiz começar a ler o processo. defensor de Geiza Dias "É muito melhor assistir na televisão do que estar aqui" Ronaldo Garcia Dias. ao insistir no pedido de intervalo durante leitura da acusação "Eu queria dizer mais coisas. o culpado entende que se a pena for correta. É preciso que a opinião pública tenha cuidado com alguns veículos" Sebastião Tadeu Reis. a Carminha disse que ia processar a Rita por bando ou quadrilha" Leonardo Isaac Yarochewski. que defende Kátia Rabello "Jacinto Lamas era um zero à esquerda em termos políticos. É judeu. foi presidente do PT. É o direito penal do terror. Mata porque é judeu. é besteira" Marcelo Luiz Ávila de Bessa. Porque é bruxa é que queima. mais de seis meses para poder entender o que é que se passa" Cezar Peluso. Porque. deve estar até me vendo e vai me perdoar. Ela era uma funcionária mequetrefe. que havia sido preparada pelo pai para ser banqueira. E quem diz isso não sou eu. advogado de Valdemar Costa Neto "Nós temos um longo caminho pela frente" Ayres Britto. da corretora Natimar . advogado de Jacinto Lamas "Ela está me ouvindo agora. Geisa cumpria ordens. direito penal nazista. Foi petista. advogado de José Genoino "Ela é bailarina. então tem de ir pra cadeia" Luiz Fernando Pacheco. Ela é uma artista. mas o tempo me come" Alberto Toron. presidente do STF "Talvez não tenhamos fôlego fisiológico" Marco Aurélio Mello. falece em um desastre de helicóptero" José Carlos Dias. porque é bonito falar. isso já estará bom" Haman Tabosa. advogado de Carlos Alberto Quaglia. tinha uma escola de dança para crianças."Virou moda. defensor do ex-deputado Romeu Queiroz "Se só tem no Brasil e não é jabuticaba. ministro do STF. argumentando contra o desmembramento da ação "Responsabilidade objetiva nos remete à Idade Média.

defensor de Antônio Lamas "É claro que Vossa Excelência [o procurador-geral] não poderia afirmar que o presidente da República fosse um pateta. O procuradorgeral deixou de fora" Também de Luiz Corrêa Barbosa. defensor de Valdemar Costa Neto "Por que o senhor Luiz Inácio Lula da Silva não foi denunciado? (.. defensor de Roberto Jefferson "[Lula] É safo. Eu acredito que o presidente Lula realmente não sabia de nada. o presidente da República. Não quero dizer que ele deveria figurar neste processo.) E eu só trouxe isso porque. nesse país. advogado do ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas . o pau só quebra nas costas do pequeno. Mas quem seria o maior beneficiário do esquema? O chefe da Nação.. O cacetete só rola nas costas do humilde" Délio Fortes Lins e Silva. Os auxiliares obedeceram o patrão e o patrão ficou de fora. e não só sabia como ordenou. é doutor honoris causa. o presidente Lula" Délio Lins e Silva Júnior. Que sob suas barbas isto estivesse acontecendo e que ele não sabia de nada" Luiz Corrêa Barbosa. insistindo na participação de Lula no mensalão "Vou falar aqui do presidente Lula."Ninguém aqui pretende ser absolvido e colocar uma medalha no peito" Marcelo Luiz Ávila de Bessa. Aqueles ministros eram apenas executivos dele.