You are on page 1of 3

Aula 01: Introduo a Qumica Analtica.

Reaes e Equaes Inicas Tpico 01: Introduo a Qumica Analtica 2 O que devemos analisar em uma amostra?
2.1 - No primeiro questionamento temos que saber quais so as substncias presentes e quanto delas est presente na amostra. Para que isto possa se realizar foi feita a diviso da qumica analtica em dois grandes grupos.

2.2 Importncia da qumica analtica qualitativa A identificao de substncias e compostos o passo inicial para uma anlise qumica. A compreenso dos processos e equilbrios que ocorrem de fundamental importncia para um aprendizado coerente. A qumica caracteriza-se por ser uma rea do conhecimento cientfico onde seus conceitos do suporte aos procedimentos e atividades experimentais. Por isto, atividades laboratoriais com suporte terico, sobretudo a realizao de prticas laboratoriais so de fundamental importncia na formao dos qumicos. Alguns conceitos bsicos de reaes cido-base, reaes de precipitao e reaes de oxi-reduo sero abordados nesta disciplina. A identificao de ons em minerais, efluentes industriais, ligas metlicas e fluidos biolgicos so algumas das atividades que podero ser desenvolvidas medida que os conceitos forem abordados.

Tpico 02: Reaes e Equaes Inicas 1- Introduo


As equaes qumicas representam as reaes qumicas, esta representao deve se aproximar o mais fielmente possvel da verdadeira reao que se processa, necessitamos, portanto da reao inica essencial, ou seja, a reao que realmente ocorre retirando destas os ons expectadores, para que saibamos disto necessrio antes consultarmos a tabela de solubilidade e a partir da escrever as reaes. As reaes inicas so eficientes e rpidas, dependem basicamente da coliso entre ons.

So evidenciadas pela mudana de cor, odor, evoluo de gases, desprendimento ou absoro de calor, formao de precipitado, variao de pH, condutividade,etc. As reaes mais comuns so: 1. 2. 3. 4.
cido-base, Precipitao, Formao de complexos Oxi-reduo.

2 Eletrlitos
So compostos que podem conduzir energia eltrica em soluo, estes podem ser: Eletrlitos fortes So aqueles que quando em gua se ionizam totalmente. Eletrlitos fracos So aqueles que quando em gua se ionizam pouco. 2.1 - Regras para se escrever uma equao qumica 1 Eletrlitos fortes em soluo devem ser escritos nas suas formas inicas. Ex. cido clordrico (H+ + Cl-), hidrxido de sdio (Na+ + OH-), nitrato de clcio (Ca2+ + 2NO3-), sulfato de sdio (2Na+ + SO4=). 2 So escritos nas formas moleculares 1- Todos os slidos presentes ou formados na reao. Ag+ + Cl- AgCl(s) 2- Todos os gases presentes ou formados na reao. 2H+ + S= H2S(g) 3- Todos os eletrlitos fracos solveis. Ex. cido ciandrico (HCN), cido actico (CH3COOH) 4- Todos no eletrlitos Ex. uria (CO (NH2)2)

2.2 - Regras para determinao do nmero de oxidao

1- O n de oxidao de um elemento no combinado zero. Ex. Fe, Na 2- O n de oxidao de um ction igual a sua carga. Ex. Ba+2 +2, Al+3 +3, Na +1 +1 3- O n de oxidao do oxignio combinado -2, exceto nos perxidos (-1) e nos super- xidos (-1/2). Ex. H2O -2, H2O2 -1, NaO2 -1/2 4- O n de oxidao do hidrognio combinado +1, exceto nos hidretos (-1). Ex. H2O +1, LiH -1, CaH2 -1 5- A soma do nox dos elementos que compe o on deve ser igual a carga definitiva do on. Ex. PO43- P +5, CrO4= Cr +6, MnO4- Mn+7 6- Para uma molcula a soma total deve ser zero. 2.3 Reao inica essencial A representao final da reao deve ser feita levando-se em considerao apenas os ons que participam diretamente da reao, os ons que servem apenas para contrabalanar carga so chamados de ons expectadores e devem ser eliminados na representao final. Para que possamos realizar isto necessitamos antes conhecer a solubilidade dos compostos, para tanto temos a tabela de solubilidade (ver material de apoio), onde se segue a seguinte regra: Se o composto for considerado solvel, representamos na forma inica, se o composto no for solvel, escrevemos na forma molecular. A tabela de solubilidade torna-se til, pois prediz com certo grau de confiabilidade que compostos possivelmente sero formados quando os reagentes estiverem em soluo aquosa. Exemplo de obteno de reao inica essencial 2.4 Exemplos de como obter a representao de uma reao inica essencial 1 Nitrato de prata e cloreto de magnsio 1 passo: Representao das formas moleculares dos reagente e possveis produtos

You might also like