You are on page 1of 7

Plano de negcios

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Gois Campus Jata 2010

O plano de negcios
Alunos: Alexandre Morais Silva

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Gois Campus Jata 2010

Sumrio
Sumrio..................................................................................................................................3 Introduo...............................................................................................................................4 1.Plano de Negcios ..............................................................................................................4 1.1O tamanho do plano de negcios e o uso de software para a sua elaborao..................4 1.2O plano de negcios como ferramenta de venda..............................................................5 1.3O plano de negcios como ferramenta de gerenciamento...............................................6 2.Concluso............................................................................................................................6 3.Referncia...........................................................................................................................7

Introduo
O presente trabalho tem por finalidade apresentar os principais pontos ao se elaborar um plano de negcios.

1.Plano de Negcios
Dentro do empreendedorismo podemos pontuar que o plano de negcios business plan um documento como a finalidade de formalizar uma ideia que vir a ser um possvel negcio ou a descrio de um empreendimento e o seu modelo de negcios Dornellas 2008. Dentro da elaborao de um plano de negcios devemos focar na competncia tcnica e administrativa da sua equipe, uma boa pesquisa e estudo de mercado, projees financeiras, pesquisas de possveis concorrentes, pesquisa de aceitabilidade do produto e como anda a sade financeira da empresa. Dessa forma levantando slidos subsdios para sustentar essa ideia, assim dando transparncia aos seus leitores (investidores, clientes, fornecedores etc.). Que dessa forma sabero onde seus investimentos sero aplicados e quais as garantias os investidores tero sobre o seu investimento.

1.1

O tamanho do plano de negcios e o uso de software para a sua elaborao.


No existe um tamanho ideal para um plano de negcios, mas o que

realmente importante ao elabora-lo que o mesmo seja focado em seus leitores. Caso o plano seja direcionado a um parceiro ou investidor ser interessante que o mesmo tenha anlise de mercado, oportunidades de lucros, sade financeira da empresa e quando ser o retorno de investimento. Existem algumas mtricas que podem lhe nortear ao elaborar o seu primeiro plano de negcios:

Plano de negcios completo: usualmente utilizado para levantar uma grande quantidade em capital de risco (investidores, bancos e instituies financeiras) ou quando se necessrio mostrar uma viso detalhada do negcio. Pode variar de 15 a 40 pginas sem os anexos.

Plano de negcios resumido: usado para mostrar detalhes de forma resumida a um investidor onde o principal objetivo lhe

chamar a ateno para que posteriormente ele venha a ver o plano de negcios completo. Deve possuir informaes especficas para essa viso e pode ter uma quantidade resumida de pginas de dez a quinze.

Plano de negcios operacional: usado dentro da empresa para nortear os objetivos dos gestores as vises estratgicas traadas dentro do plano de negcios. Pode ser de tamanho varivel e depende da sua aplicao.

Outro ponto importante que existem diversos modelos de planos de negcios e cabe ao empreendedor escolher um que se encaixe melhor as suas necessidades, podendo ser bem detalhado ou mais sucinto. Existem alguns softwares que geram automaticamente os planos de negcios mediante as informaes inseridas. Essas ferramentas se toram bem interessantes para a montagem de informaes financeiras, onde basta que o empreendedor entre com as informaes que a aplicao ir gerar os resumos financeiros. Outro ponto importante a ser lembrando que ao se apresentar um plano de negcios de grande importncia tem uma apresentao formal do mesmo. Slides que demonstrem de forma resumida quais os principais pontos dentro do plano de negcios.

1.2

O plano de negcios como ferramenta de venda

Podemos dizer que o principal foco do plano de negcios vender a sua ideia, ou a ideia apresentada em seu plano de negcios. Partindo desse ponto o empreendedor ir nortear a sua viso de vender a sua ideia aos seus possveis investidores. Dessa forma o empreendedor dever possui uma abordagem que poder ser uma apresentao resumida da sua ideia de forma rpida e persuasiva. Podemos observar que o plano de negcios completo demandaria um bom tempo para ser analisado e tal tempo nem sempre disponvel por grandes investidores, dessa forma muito importante para vender a sua ideia que o empreendedor tenha uma verso resumida. Assim ele poder abordar de forma rpida vrios investidores aproveitando oportunidades que talvez no tivesse se o mesmo no possusse a verso resumida. Dessa forma necessrio que o empreendedor tenha uma verso do seu sumrio executivo bem detalhado e uma mais sucinta com a finalidade de envia-la a

possveis investidores, que juntamente com a sua apresentao fundamentada em seu plano de negcios lhe dar subsdios para expor a sua ideia. Dessa forma ele poder apresentar a sua ideia de forma resumida ou detalhada sempre abordando pontos chaves dentro de seu plano de negcios.

1.3

O plano de negcios como ferramenta de gerenciamento

O plano de negcios dentro da empresa deve ser uma ferramenta que ir auxiliar os gestores nas diversas atividades dentro da empresa. No adiantaria de nada um plano de negcios engavetado ou guardado a sete chaves. O mesmo deve ser utilizado no dia a dia para ver se as metas e objetivos definidos no plano de negcios esto realmente sendo executadas ou realizadas. Para que tais metas sejam atingidas dentro da empresa muito importante a sua conferncia, para isso podemos usar painis com grficos de estimativas e rendimentos de forma grfica, para que tais informaes sejam visveis a todos.

1.4

Concursos de plano de negcios

Uma tendncia que vem se popularizando dentro dos cursos de graduao ps-graduao de administrao de empresas e empreendedorismo o concurso de planos de negcios. Onde os alunos iro submeter o seu plano de negcios a uma comisso avaliadora, que ir julga-los e premiar os ganhadores pelo melhor plano de negcios. Todas as grandes universidades Amricas tm concursos com prmios em dinheiro para os melhores planos de negcios. Sendo que muitos dos ganhadores deles podero se tornar empresas start-ups. No Brasil a ideia tambm tem sido utilizada e a Fundao Getlio Vargas tem um concurso de plano de negcios.

2. Concluso
Podemos observar que existem diversos modelos de planos de negcios e que o empreendedor deve escolher o modelo atenda as suas necessidades. No existe uma forma padro ou um tamanho mnimo ou mximo ao produzir um plano de negcios o que realmente importante que o mesmo seja focado em seus leitores. Outro detalhe importante que o empreendedor deve ter uma verso resumida a fim de ser apresentada de forma rpida, objetiva. O plano de negcios alm de formalizar uma ideia tem a

funo de ser utilizado com uma das principais ferramentas de gesto da empresa.

3.Referncia
DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negcios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

You might also like