You are on page 1of 21

Tnia Franco

ALIENAO DO TRABALHO: despertencimento social e desrenraizamento em relao natureza1

Tnia Franco*

O ensaio resgata a noo de trabalho alienado, considerando o seu valor heurstico para compreender, mais profundamente, as interconexes entre os fundamentos do trabalho e os atuais desafios da crise social e ambiental. As atuais interrogaes sobre o trabalho conduzem abordagem da precarizao social, da perda de direitos, dos danos sade e ao meio ambiente, evidncias, por si s, de uma profunda alienao social. A partir de uma breve retrospectiva histrica das sociedades urbano-industriais capitalistas em que se destaca o crescente desacordo dos tempos sociais com os ciclos da natureza e com a plasticidade ou limites biopsicossociais dos indivduos , prope-se uma releitura dos quatro aspectos do conceito de alienao de Marx. As interligaes entre alienao e o conceito bourdieusiano de habitus, entre precarizao social e destruio ambiental so, por fim, sintetizadas nas noes de despertencimento social e de desenraizamento em relao Natureza, processos caractersticos da civilizao contempornea. PALAVRAS-CHAVE: trabalho alienado, trabalho e meio ambiente, trabalho e sade, precarizao do trabalho, flexibilizao e precarizao social.

TRABALHO ALIENADO, SADE E MEIO AMBIENTE: introduo


Conjurar a amnsia conceitual e terica a fim de traar precisamente as descontinuidades e as continuidades de nossas interrogaes sobre o trabalho (Mercure; Spurck, 2005, p.11).

acessrios nas anlises sociolgicas, restritos s abordagens funcionalistas e (ou) pulverizados em diferentes saberes disciplinares.
No sentido em que lhe dado por Marx, [alienao a] ao pela qual (ou estado no qual) um indivduo, um grupo, uma instituio ou uma sociedade se tornam (ou permanecem) alheios, estranhos, enfim, alienados [1] aos resultados ou produtos de sua prpria atividade (e atividade ela mesma), e/ou [2] natureza na qual vivem, e/ ou [3] a outros seres humanos, e alm de, atravs de, [1], [2] e [3] tambm [4] a si mesmos (s suas possibilidades humanas constitudas historicamente) Bottomore (2001, p.5).

Buscamos resgatar a noo de trabalho alienado, reconhecendo o valor heurstico dessa noo marxista para a construo de uma perspectiva terica que incorpore a existncia tanto dos limites biolgicos, fsicos e qumicos da natureza quanto da plasticidade e limites biopsicossociais dos indivduos como substrato As sociedades urbano-industriais efetivada realidade social e, mais especificamente, do ram, ao longo de quatro sculos, uma completa mundo do trabalho. Esses limites, frequentemen- revoluo nas atividades humanas no trabalho, te, permanecem como elementos exteriores ou ao inverterem o arranjo trabalhador instruobjeto, que prevalecia, at ento, em * Doutora em Cincias Sociais pela Universidade Federal mento da Bahia. Pesquisadora do Centro de Recursos Humadiferentes contextos culturais, sob variadas fornos/FFCH/UFBA. franctania@gmail.com Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas. Estrada de mas de constrangimentos e de dominao. NesSo Lzaro, 197. Federao, Cep: 40.210-730. Salvador, Bahia Brasil. franctania@gmail.com se arranjo artesanal, o trabalhador, mediante 1 Agradeo os comentrios e sugestes dos pareceristas e da editora, que s fizeram enriquecer a qualidade do texto e, os instrumentos ou tecnologias, atuava e modiem especial, a Luara Campos, aluna e bolsista de Iniciao ficava os objetos, imprimindo-lhes a sua ao, Cientfica do curso de Cincias Sociais/FFCH/UFBA, por sua colaborao na reviso do artigo. sua criatividade, sua vontade, seu savoir-faire.

171

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

ALIENAO DO TRABALHO ...

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

Desde o perodo da manufatura impulsionada pelo mercantilismo e do sistema fabril, a organizao das empresas subverteu essa ordem primeva atravs das relaes de dominao do capital, que inverteram o sentido do trabalho nesse arranjo. O instrumento ou tecnologia (surge como poder alheio e estranho) (sob o qual o) trabalhador (atua sobre o) objeto. Compreender essa inverso fundamental para focalizar o trabalho alienado nas sociedades capitalistas. As sucessivas revolues industriais cristalizaram tal inverso, que se materializou em tecnologias criadas e operacionalizadas sob a tica da competio e do lucro. Essa inverso com sua imanente recriao implicou rupturas importantes com as formas de civilizao anteriores e sedimentou as bases de um processo de alienao do trabalho que, no seio das sociedades urbano-industriais capitalistas atuais, tem mais traos de continuidade e aprofundamento do que rupturas em relao a seus primrdios. Tal inverso se inicia num tipo de organizao do trabalho ainda assentada sobre uma base tcnica subjetiva2 a manufatura no nascedouro da Revoluo Industrial. Com mtodos coercitivos e violentos, psicolgica e fisicamente, era garantida a submisso, bem como a adaptao de seres humanos aos desgnios da produo capitalista mediante salrios de fome, castigos corporais, multas e prises, recrutamento em asilos, workhouses, orfanatos, dentre outros (Marx, 1959; Weber, 1967). Essas coeres e esses constrangimentos, encarnados na rgida disciplina interna do sistema fabril, impuseram ritmos e intensidade do trabalho em nada compatveis com a plasticidade e os
2

limites biopsicossociais dos indivduos. Inaugurouse um novo tempo social, determinado pelo capital, forjando novos habitus (Bourdieu, 1996, 1983):
O habitus preenche uma funo que, em outra filosofia, confiamos conscincia transcendental: um corpo socializado, um corpo estruturado, um corpo que incorporou as estruturas imanentes de um mundo ou de um setor particular desse mundo, de um campo, e que estrutura tanto a percepo desse mundo como a ao nesse mundo (Bourdieu, 1996, p.144, grifos nossos).

Base subjetiva do trabalho em que o savoir-faire do trabalhador e sua destreza no manejo dos instrumentos so a base do processo de trabalho, a exemplo do trabalho artesanal e da manufatura. Distingue-se das configuraes subordinadas realmente ao capital, ulteriores, em que os trabalhadores so transformados em apndices das mquinas e equipamentos, devendo adaptar-se sua materialidade e aos ritmos impostos. Desapareceu o princpio subjetivo da diviso do trabalho, mas no a subjetividade do trabalhador. O processo de produo passou, ento, a estar assentado em bases objetivas, tornando-se passvel de anlise e mensurao, o que viabilizou e favorece o controle sobre o trabalho. Ver Marx (1959), especialmente os captulos XI a XIII.

Transpondo a noo de habitus bourdieusiano para a dimenso do trabalho eixo da sociedade salarial ocidental , podemos acentuar a percepo de mudanas em vrias dimenses da vida social. Na esteira dos novos habitus no trabalho (como ser desenvolvido adiante), proliferaram os acidentes, as mutilaes e doenas relacionadas ao trabalho desde o sculo XIX e, contemporaneamente, as epidemias de LER/Dort e os transtornos mentais. No sem razo, emergiram tambm prticas de enfrentamento em defesa da vida e da sade iniciadas pelas organizaes operrias e sindicatos de trabalhadores, expandindo-se e diversificandose com novos atores sociais. Inicialmente confinados aos muros das fbricas, os agravos se expandiram para os espaos extrafabris, pari passu s subsequentes revolues tecnolgico-industriais e aos processos de urbanizao, tornando cada vez mais complexas e interdependentes as relaes entre trabalho, sade e meio ambiente. Nesse sentido, buscamos, atravs de uma breve retrospectiva histrica, delinear as principais configuraes das sociedades capitalistas urbano-industriais, em seus aspectos micro e macrossociais relacionados ao mundo do trabalho.

O MUNDO DO TRABALHO EM RETROSPECTIVA: rupturas e continuidades A Primeira Revoluo Industrial constitui um ponto de partida privilegiado para divisar essas questes. Trata-se de um processo

172

Tnia Franco

multidimensional que inaugurou transformaes profundas e radicais nas formas de viver e trabalhar, assentadas em relaes sociais capitalistas dos homens entre si e na (com) a Natureza. Assim, grandes rupturas com as formas civilizatrias anteriores foram operadas, com destaque para trs dimenses: i) relaes sociais: configuraes societais e relaes dos homens entre si, estabelecendo novas mediaes entre indivduo e sociedade; ii) bases tecnolgicas, com o uso de fontes de energia cada vez mais potentes, mecanizao e automatizao crescentes do trabalho e da vida extratrabalho; iii) relaes entre as atividades humanas na (com) a Natureza (Franco, 2003). Sob essa perspectiva, podemos divisar trs grandes momentos das sociedades capitalistas ocidentais: i) sociedades industriais pr-fordistas; ii) sociedades fordistas fossilistas (Altvater, 1995); iii) sociedades capitalistas fossilistas flexveis. Vamos revisitar esses momentos histricos, selecionando alguns referenciais societais, tecnolgicos e das relaes entre humanidade e natureza, para focalizar as rupturas e continuidades que espelham o aprofundamento da alienao ao longo da constituio desse tipo de sociedade. Tomamos como pano de fundo as sociedades pr-capitalistas, ou seja, aquelas sociedades que, em termos gerais, eram predominantemente rurais, artesanais, tradicionais e conservadoras, nas quais o tempo social e a vida eram fortemente regidos pelos ciclos naturais, com a observncia da alternncia do dia e da noite, das estaes do ano, etc. Grande era o peso das foras da natureza sobre a vida social, assim como sua sujeio s catstrofes naturais. As foras, os limites e os ciclos naturais estavam includos nas representaes sociais, fazendo parte do imaginrio social. O ser humano fazia parte da Natureza e a ela se subordinava. Capaz de culturalizar a vida (criando prticas e leis sociais), era um ser da espcie ainda permevel ao reconhecimento e sujeio s leis naturais, no sem grandes temores. Em suma, o ser social e o ser biolgico-natural estavam amalgamados, imersos

num mundo de representaes sociais mediado, principalmente, pelo poder central das religies, do qual emanavam os valores sociais, as noes de certo e errado, os padres de conduta, o temor, etc. (Durkheim, 2008; Weber, 1967). O mundo do trabalho e da produo era dependente das foras e dos limites naturais. A tecnologia, baseada em fontes de energia limitadas e inconstantes, movia-se mediante a energia humana, animal, elica, etc., caracterizando-se, portanto, por uma produtividade e uma capacidade de consumo limitadas pelos elementos da natureza. O trabalho, predominantemente artesanal, estava orientado para a sobrevivncia e se caracterizava pela unidade entre trabalho de concepo e execuo num mesmo indivduo. No ocidente, prevalecia o trabalho em regime de servido, muito distinto do trabalho escravo nas colnias, o que j traduzia o mpeto de transitar para uma sociedade voltada para o mercado e dominada pelo princpio do lucro. A consolidao das sociedades urbano-industriais capitalistas ocidentais est assentada em vrios processos histricos interligados, dentre os quais destacamos, primeiramente, a crescente mercantilizao da vida social (o mercado, de secundrio, passa a central na arquitetura social). Essa mercantilizao se efetivou, por um lado, atravs da expulso de gente das terras (cercamento das terras e xodo rural, processo que persiste ainda hoje em vrios pases, a exemplo do Brasil), alimentando a formao e o amadurecimento do mercado de trabalho livre ao longo dos sculos (Hobsbawn, 1986; Cando, 1987; Hardman; Leonardi, 1991). Simultaneamente, ocorreu a progressiva apropriao privada dos elementos da natureza. Desde a revoluo cientfica do sculo XVII, a natureza passa a ser vista como algo a ser dominado e usado, convertido pela lgica capitalista numa coisa a ser apropriada racionalmente, sem limites (Cando, 1987; Passet, 1994; Harvey, 2004). Essa configurao societal operou uma ruptura radical e profunda com as civilizaes anteriores. Trata-se do rompimento com fundamen-

173

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

ALIENAO DO TRABALHO ...

tos milenares da relao entre natureza e sociedade, solidificando, doravante, uma razo instrumental, utilitarista, que cria uma segunda natureza (Kurz, 1997, 1992; Mszaros, 2006) e impe novos tempos vida social, ao trabalho e produo. So tempos do capital, cada vez mais velozes, em profunda contradio com os tempos naturais seja dos ciclos da Natureza, seja dos biorritmos humanos , imprimindo novos habitus (conjunto de prticas sociais) que vo sendo incorporados e naturalizados no cotidiano da vida. Desde ento, o mundo das mercadorias traga, progressivamente, recursos naturais, gente e os mais diversos produtos materiais e imateriais. As relaes mercantis permeiam a vida social e tecem a inverso das relaes sociais, ou melhor, cristalizam um processo de coisificao das relaes sociais e de personificao ou reificao das coisas. So expresses prprias da alienao do trabalho e do fetichismo da mercadoria que constituem os pilares de uma sociedade alienada e patognica.
... para este [Marx], o fetichismo no prioritariamente um fenmeno de conscincia, mas um conjunto de manifestaes de objetividade social, ou mais precisamente, de objetivao de petrificao de certas prticas sociais [...]. As mercadorias so relaes sociais que tomam a forma de objetos sociais cristalizados no que lhes serve de suporte material. Em outras palavras, um certo tipo de relaes sociais, acima da cabea dos indivduos, que produzem e reproduzem objetos sociais consistentes, resistem s volies individuais. Forma-se como que uma segunda natureza, um ambiente quase natural povoado de objetos fascinantes (a fantasmagoria da mercadoria em Marx) que quase impossvel recusar. [...] Vivese mais com os objetos sociais do que com os outros. Mais precisamente, vive-se sua relao com os outros por intermdio dos objetos sociais (Vincent, 2005, p.265-266, grifos nossos).

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

o utilitarista e de dominao do capital, materializada em novas formas e condies que se tornam emblemticas do sistema fabril. So mudanas profundas, que estabelecem as noes de tempo til e a caa aos tempos mortos, em detrimento dos tempos fisiolgicos dos trabalhadores. A disciplina e os modos operatrios, instrumentos de controle dos ritmos de trabalho, sero progressivamente aperfeioados e incorporados maquinaria e tecnologia de produo. O controle social do capital sobre o trabalho, antes exercido predominantemente atravs da violncia fsica, de prises, de multas e dos mseros salrios coercitivos, passa a ser paulatinamente refinado com a adoo de formas cada vez mais racionais de diviso do trabalho e de hierarquizao de tarefas, poder, controle, comando e concepo (menos empricas e crescentemente objeto de pesquisa cientfica). So radicais as mudanas na materialidade do processo de produo: uma concentrao indita de grande nmero de trabalhadores homens, mulheres e crianas num mesmo espao fsico, com numerosos e diversos agentes agressivos fsicos, qumicos e mecnicos, configurando ambientes insalubres de trabalho (Cando, 1987; Marx, 1959). Os ambientes intrafabris foram, desde ento, incrementados por fontes de energia cada vez mais potentes, passando pelo carvo vegetal, carvo mineral, o vapor e a energia eltrica, prosseguindo com o petrleo que perpassa as trs revolues industriais e a energia nuclear a partir da Segunda Guerra Mundial (Hobsbawn, 1995; Altvater, 1995; Freitas, 1996; Passet, 2002). As relaes de dominao no trabalho so crescentemente incorporadas materialidade da produo:
As mquinas [tecnologia] no so ferramentas neutras, fazem parte da relao social entre capital e trabalho. So rgos do crebro humano, criados pela mo humana, a cincia coisificada [...]. O trabalho intelectual, de que o capital se apropria, transforma-se em um poder do capital sobre os trabalhadores. [...] Ao invs de aumentar a liberdade e a autonomia dos trabalhadores tanto nos processo de trabalho quanto na empresa, o capital instala o que Marx denomina um

O perodo compreendido entre a Primeira Revoluo Industrial e o incio do sculo XX (at a Primeira Guerra Mundial) corresponde ao momento pr-fordista das sociedades urbano-industriais de capitalismo liberal (Hobsbawn, 1995, 1986; Cando, 1987). No plano microssocial da organizao do trabalho, prepondera a concep-

174

Tnia Franco

despotismo mesquinho e mau. Por fim, o traba- principalmente). Trata-se de uma terceirizao lho ocupa cada vez mais tempo na vida do trabalhador, tendendo a transformar a totalidade des- secundria que se tornar progressivamente reta em tempo de trabalho (Spurck, 2005, p.205- sidual no fordismo central at a dcada de 1970. 206, grifos nossos).

Aprofunda-se a dominao nas relaes de trabalho bem como a alienao do trabalho crescentemente invisibilizada pela subordinao real do trabalho ao capital (Marx, 1959, 2004a), o que abrir caminho para a intensificao do trabalho com a incessante caa aos tempos mortos e a possibilidade de reduo das extensas jornadas de trabalho. Assim:
Entre os trabalhadores e suas criaes se instala uma relao de exterioridade. Em suas representaes e em suas Weltanschauungen (vises de mundo) eles no so os sujeitos-criadores das coisas. So, ao contrrio, as coisas que so os mestres de seu destino. Vivem em uma opacidade densa, no constrangimento, e, muitas vezes, na angstia (Spurck, 2005, p.199, grifos nossos).

Trata-se das pneumoconioses que so doenas causadas pela inalao de aerossis slidos e reao tecidual do pulmo. (Algranti; Capitani; Bagatin, 1995, p.91).

175

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

O mundo do trabalho pr-fordista marcado ainda pelas longas e extenuantes jornadas de trabalho com 12, 14, 17 horas (Marx, 1959; Hobsbawn, 1986; Cando, 1987), em contradio com os ciclos fisiolgicos (que expressam limites naturais dos indivduos) e pelos salrios baixssimos (mecanismo de coero social). As relaes entre trabalho e sade se expressam pela alta frequncia de acidentes de trabalho, com mutilaes, quedas e traumatismos restritos ao espao intrafabril, alm das doenas profissionais3 decorrentes principalmente da inalao das nuvens de poeira, algodo, etc., prevalecentes nesses ambientes de trabalho. Marca esse perodo a separao entre o domiclio e o local trabalho, levando a uma crescente concentrao espacial e ao processo de urbanizao. No seio da sociedade do salariado, so gestadas e consolidadas as figuras sociais do empregador e do empregado, embora subsista a terceirizao sob a forma de trabalho domiciliar como apndice da indstria emergente (txtil,

Como ser visto adiante, a partir da crise do fordismo, voltar tona sob novas roupagens, deixando de ser acessria e passando a elemento estrutural do capitalismo flexvel. O plano macrossocial do perodo prfordista construdo a partir do mercado livre de trabalho, com a generalizao das relaes assalariadas e baixssimos salrios. A polarizao entre os extremos de pobreza e riqueza, nessa sociedade, se expressa pela forte excluso social de grandes massas humanas (ainda que assalariadas) que sobrevivem com parcos recursos em condies urbano-industriais sub-humanas de saneamento, gua e moradia (Hobsbawn, 1996; Cando, 1987). No sem razo, predominam, nessa sociedade, os padres de adoecimento e morte decorrentes da precariedade social e do trabalho, tais como as doenas infecciosas e da desnutrio (doenas da pobreza), com um peso crescente de acidentes de trabalho e das doenas profissionais. Contudo, a sociedade movida por foras sociais vivas e, desde a segunda metade do sculo XIX, so intensos os movimentos polticos e de organizaes operrias nos pases centrais. Tem incio um processo de progressivas conquistas sociais para preservar a vida, que sero consolidadas nas leis de proteo ao trabalhador: Lei do trabalho do menor, limites de durao da jornada de trabalho (10 horas e, posteriormente, 8 horas como referencial para as relaes contratuais de trabalho ou seis 6 horas para certas categorias profissionais), regulamentao das horas extras, insalubridade, periculosidade e reconhecimento legal das organizaes sindicais, dentre outras. Apesar de variaes entre os pases, essa foi uma tendncia geral a partir do final do sculo XIX. O Estado, atravs das leis trabalhistas, passou a assumir formas de regulao social que reconhecem certos limites biopsicossociais dos trabalhadores. Para alm do mundo do trabalho, os movimentos sociais impulsionaram o Estado a implementar po-

ALIENAO DO TRABALHO ...

lticas pblicas de saneamento, educao, sade, dentre outras, particularmente na Inglaterra (potncia hegemnica, bero e exportadora da Primeira Revoluo Industrial), conforme Cando (1987). Assim, no final do sculo XIX, teve incio a redefinio do papel do Estado no seio das sociedades capitalistas, com uma maior permeabilidade aos diferentes segmentos sociais (movimentos sociais e organizaes sindicais de trabalhadores), ensaiando-se os primeiros sinais de uma razo social do trabalho (noo que ser desenvolvida adiante) nas sociedades urbano-industriais capitalistas. Tiveram curso, ento, importantes transformaes no perfil demogrfico e nos padres de adoecimento e morte nessas sociedades, como veremos.

Sociedades capitalistas fossilistas fordistas O sculo XX entre a Primeira Guerra Mundial e a dcada de 1970 (Hobsbawn, 1995) o perodo de consolidao das sociedades industriais centrais fordistas e fossilistas e da construo poltica do capitalismo regulado pelo Estado. Nas primeiras dcadas, com turbulentas conjunturas at a Segunda Guerra Mundial, a face social de forte excluso, misria, crises econmicas e polticas, engendrando mobilizaes sociais organizaes sindicais e organizaes polticas de esquerda e anarquista com desdobramentos diversos. Sucedem-se a Primeira Guerra Mundial entre 1914 e 1918, em solo europeu, ampliando o mercado para a economia emergente dos EUA; a Revoluo Russa de 1917; a Crise de 1929 e a depresso de 1929-1933. Tais turbulncias culminaram, por um lado, em desfechos nazifascistas na Itlia (1923) e na Alemanha (1933), dentre outros, e, por outro, na consolidao do bloco sovitico em crescente polaridade com as sociedades capitalistas. Nos EUA, assim como nos demais pases europeus, a sada da crise significou a opo poltica por um capitalismo regulado pelo Estado (nos EUA, o governo Roosevelt, com a poltica do New Deal, e na Europa, a construo do Estado de Bem Estar

Social-EBES) (Hobsbawn, 1995). Trata-se de um momento das sociedades capitalistas centrais em que a regulao social do Estado se deu, sobretudo, por estratgicos e diferenciados incentivos fiscais, polticas trabalhistas e previdencirias, regulao macroeconmica (polticas agrcola, industrial, etc.) e polticas pblicas. A rede de proteo social (aposentadoria, seguro-desemprego, etc.) e o aumento dos gastos pblicos com gerao de emprego favoreceram a aderncia dos indivduos e das organizaes sindicais. Consolidou-se nos EUA, entre 1940 e 1972, e na Europa, entre 1950 e 1970, um capitalismo com reforma social e econmica, no seio do qual foi criado um Sistema Monetrio Internacional pelo Acordo de Bretton Woods (1944), para, em princpio, controlar os fluxos de capital e evitar as grandes crises (Filgueiras, 1997, 2000; Druck, 1999). No plano microssocial, da organizao do trabalho, o cenrio composto pelo taylorismofordismo. A organizao taylorista do trabalho est assentada na: (i) diviso entre o trabalho de concepo, planejamento, direo e controle (realizado pela gerencia cientfica) e o trabalho de execuo (pela massa de assalariados); (ii) fragmentao do trabalho, simplificao e esvaziamento do contedo do trabalho (noo de posto de trabalho e estrutura de cargos e salrios); (ii) anlise de tempos e movimentos, cronometragem e padronizao das formas de trabalhar; (iii) polticas de punio e premiao individual; sistemas de avaliao da produtividade individual; salrio por pea; estmulo competio (formas de controle e sujeio); operrio-padro (mecnica de gestos, controle de atitudes, novos hbitos, trabalhador forte, ativo e docilizado, sem conscincia crtica, sem criatividade), identificao do trabalhador com a empresa (empresa famlia); cooperao e harmonia imposta. A base tcnica do taylorismo-fordismo, crescentemente racionalizada e mecanizada, culminou nas linhas de montagem fordistas e equipamentos especializados que viabilizaram no s uma grande escala de produo (produo em

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

176

Tnia Franco

srie), mas tambm ritmos e presso cada vez mais intensos de trabalho e acelerao dos tempos sociais, incorporados e materializados nos equipamentos. Em contrapartida, estabeleceu-se, mesmo durante a Crise de 29, a norma salarial fordista, ou seja, de aumentos reais de salrio e ganhos de produtividade para os trabalhadores (Ferreira et al., 1994).
Assim, o fetichismo da mercadoria pode plenamente desenvolver-se. Os homens criam a mercadoria, o capital, etc. Em suma, criam tudo o que existe socialmente, mas essas criaes, que so seus produtos, parecem a eles criaes naturais s quais se submetem. O fetichismo no se limita produo e ao trabalho. Penetra em toda a sociedade (Spurck, 2005, p.208, grifos nossos).

Em termos macrossociais, o fordismo construiu, material e ideologicamente, a sociedade do ter, a sociedade do consumo de massa. O fordismo criou novos habitus e um jeito de viver marcado pela disciplina no trabalho, pela criao do homem fordizado (Gramsci, 1984), com mentalidade consumista, aprisionado pela noo do tempo til. A sociedade ficou impregnada pelo imperativo do lucro e pela obsesso da produtividade e consumo. Em trs dcadas, firmou-se um capitalismo com face social mais includente, com um mercado de trabalho regulamentado, com a contratualizao das relaes de trabalho (generalizao da negociao coletiva) e rede de proteo social (salrios crescentes, benefcios diretos e indiretos). No imaginrio social (e nas leis), ergueu-se um importante referencial que incorpora noes dos limites biopsicossociais nas relaes de trabalho (durao de jornada de trabalho, horas-extras, frias, seguro-sade acidentrio, aposentadoria, etc.). Operou-se a transformao do trabalho em emprego fordista, ou seja, do trabalho com o corolrio fordista de proteo social. Essa regulao assentada em pactos sociais permitiu a expanso da massa salarial e o fortalecimento do mercado interno, levando os pases centrais quase ao pleno emprego na dcada de 1960, realizando-se o ciclo virtuoso do

Em relao s doenas infecciosas, no Brasil, Barreto e Carmo (2007) apontam trs importantes tendncias nas duas ultimas dcadas: doenas transmissveis com tendncia declinante (varola, poliomielite, sarampo, ttano, raiva humana, dentre outras); doenas com quadro persistente (hepatites virais, tuberculose, malria); e doenas transmissveis emergentes e reemergentes (AIDS, dengue, clera, hantavirose, dentre outras). Vale salientar a complexidade do quadro de morbi-mortalidade no Brasil contemporneo e a diferenciao nos indicadores de sade por regies, taxas de pobreza, gnero, grupos tnicos, dentre outros.

177

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

fordismo. Nos pases europeus, foram fortalecidas as polticas pblicas de sade, educao e habitao, configurando o Estado de Bem Estar Social e conduzindo elevao generalizada do padro de vida da populao. Esse longo processo social mudou tanto o perfil demogrfico nessas sociedades com o envelhecimento da populao quanto os padres de morbi-mortalidade, pelo declnio das doenas infecciosas e o peso crescente das doenas crnico-degenerativas, tais como as doenas cardiovasculares, as neoplasias, os transtornos mentais, dentre outras (Hobsbawn, 1986; Cando, 1987; Barreto et al.,1993). No Brasil, o processo de industrializao fordista teve como caracterstica diferencial marcante a face social excludente, configurando a via do fordismo perifrico, ou seja, com grande defasagem na capacitao tecnolgica e um crescimento econmico concentrador e excludente, sem a norma salarial fordista. Com um passado escravista, um regime autoritrio e sem a formao de um Estado de Bem Estar Social, o milagre brasileiro foi feito sob a gide do estmulo ao investimento, apenas, sob forte represso poltica aos movimentos sociais (Ferreira, 1994). Sua configurao como sociedade urbano-industrial marcada por transformaes tanto no perfil demogrfico o envelhecimento da populao, a reduo das taxas de natalidade e mortalidade (Souza, 1996) quanto no quadro de morbi-mortalidade que passou a combinar o aumento das doenas crnico-degenerativas e das causadas por fatores externos (homicdios, acidentes de trnsito e suicdios) com as relacionadas ao trabalho, com um patamar ainda elevado de doenas infecciosas,4 sobretudo no tocante morbidade (Possas, 1989; Barreto et al., 1993; Monteiro, 1995; Navarro et al., 2002; Barreto; Carmo, 2007).

ALIENAO DO TRABALHO ...

Mundialmente, o taylorismo foi difundido de 1910 a 1920, no sem muitas resistncias dos trabalhadores, consolidando-se nos diversos pases, apesar dos diferentes matizes e regimes polticos (incluindo desde o fascismo italiano ao stakhanovismo sovitico). Os problemas de sade gerados com essa forma de trabalhar foram inmeros e em alta frequncia, incluindo acidentes de trabalho com mutilaes, traumatismos e adoecimentos, pela enorme intensificao do trabalho e mecanizao. Essa pgina virada na histria conduziu ao incio do controle sobre os agentes agressivos mensurveis (principalmente os fsicos, mecnicos e qumicos) e explicitao de nexos entre sade e trabalho. A organizao taylorista-fordista tornou-se a base de novos adoecimentos, dentre os quais crescentes transtornos mentais, tendo incio pesquisas com foco na organizao do trabalho e na sade mental numa perspectiva crtica (Dejours, 1987; Seligmann-Silva, 2011). Os intensos movimentos sociais da dcada de 1960 colocaram-se criticamente em relao ao way of life fordista, sociedade do ter sem o ser, levantando as questes dos valores humanos, da tica, da liberdade, da alienao e coisificao dos indivduos, da guerra, da discriminao tnica dentre outras. Em relao ao trabalho taylorista-fordista, as organizaes sindicais se colocaram contra as cadncias, os ritmos, a presso de tempo, a monotonia, a desqualificao e esvaziamento dos contedos do trabalho, e os trabalhadores resistiram com absentesmo, operaes-padro, recusa ao trabalho taylorizado, demisses voluntrias e greves. Essas organizaes foram enfraquecidas com a difuso da flexibilizao do trabalho a partir dos anos 1980 nos pases capitalistas centrais e, nos anos 1990, no Brasil. Por outro lado, necessrio considerar que a consolidao da sociedade fordista est associada: (i) concentrao e centralizao de capital; (ii) transformao de conhecimentos cientficos em fora produtiva (aplicao contnua de conhecimento, gerando tecnologia); (iii) ao uso de fontes de energia predominantemente fsseis, a partir de recursos naturais finitos e no-

renovveis, a exemplo do petrleo; (iv) extrao, em grande escala, de recursos naturais e gerao de resduos txicos; (v) a uma indita capacidade de produo e destruio em srie; (vi) ao uso e criao de inmeras substncias neurotxicas, cancergenas, teratognicas e mutagnicas; (vii) ao surgimento de novos problemas de sade que vo se manifestar a partir da dcada de 1970, seja por contaminaes lentas e crnicas, seja atravs de acidentes industriais de grande porte, ambos alcanando os espaos extra-fabris.5 As bases energticas fossilistas do fordismo com o amadurecimento, principalmente, das indstrias qumica e de petrleo, alm da posterior indstria nuclear vo romper os limites dos muros das indstrias. Trata-se de riscos industriais (efluentes lquidos, slidos e gasosos) que migram e modificam os espaos fabris e extrafabris, suporte de um padro de produo e consumo que agride cronicamente os mecanismos reguladores da Natureza e dos indivduos.

Sociedades capitalistas fossilistas flexveis: faces atuais Em meados da dcada de 1970, na esteira da crise econmica com aumento da capacidade produtiva desproporcional aos mercados, deslocamento do capital produtivo para a esfera das finanas e ciranda especulativa manifestam-se problemas sociais (distributivos e de reduo do emprego) e problemas ambientais. Assim, a crise do fordismo nos anos 19701980 evidencia tanto problemas econmicos stricto sensu (superproduo, choques petrleo, taxas de juros) quanto questes humanas e societais profundas, que remetem aos pilares dessa forma de civilizao. Num processo cumulativo, crise social e ambiental se delineiam, constituindo as duas faces de uma mesma moeda. No cenrio poltico do neoliberalismo e da
5

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

Para maiores detalhes ver Capra (1982); Thbaud-Mony (1990, 2007); Altvater (1995); Freitas (1996); Franco (1997); Freitas, Porto e Machado (2000); Jobin (2006); Rigotto (2008).

178

Tnia Franco

Como o trabalho agora submetido ao capital e neste integrado o tempo de trabalho e a jornada de trabalho tornam-se plsticos. Ademais, os trabalhadores se tornam, tambm eles, plsticos, no sentido de que se adaptam s exigncias da acumulao do capital criada por eles e que os domina. Estamos, pois, em presena de um dos fetichismos do capital, visto que os trabalhadores criaram essas coisas que os dominam. [...] Em compensao, para o capital, trata-se de uma questo de vida ou morte, a saber, impor a mais
6

Ver Chesnais (1996), Bourdieu (1998, 2001), Harvey (2004); sobre a noo de globalizao flexvel, ver Soane e Taddei (2010).

No incio dos anos 1990, os pases perifricos com um tecido social j fortemente marcado pela precariedade pr-existente trilharam os mesmos caminhos acima descritos, enfeixados nos planos de estabilizao da periferia, de entrada macia de capital especulativo (capital voltil e veloz) e reformas do Estado com a privatizao de bens pblicos e empresas pblico-estatais, com reformas estruturais e de gesto, e com a quebra dos monoplios estatais estratgicos. Sob a perspectiva do mundo do trabalho, esse processo tem conduzido desconfigurao das relaes entre capital e trabalho, descaracterizando

179

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

mundializao,6 as supostas sadas adotadas para a crise foram a liberalizao do capital, a flexibilizao do trabalho e a desregulamentao social. Elas significaram o recuo das polticas keynesianas do capitalismo administrado pelo Estado e uma redefinio do prprio papel do Estado como agente de regulao social. Na verdade, as sadas adotadas e a complacncia do Estado aprofundaram as duas faces da crise: a crise social, com o aumento da precarizao pela flexibilizao do trabalho e a regresso da regulao social e fiscalizao do Estado; e a crise ambiental, pela continuidade da depredao macia do planeta, desproporcional ao engatinhar das polticas ambientais que, alm de fragmentadas, no atingem o cerne do problema, qual seja, os prprios padres capitalistas de produo e consumo em contradio com os sistemas e tempos de autorregulao da Natureza e dos seres humanos. Vale destacar que a Terceira Revoluo Industrial microeletrnica em resposta rigidez tcnica do fordismo trouxe novas bases para reconfigurar o mundo do trabalho: a flexibilizao sob rgido controle do capital. Essa frrea flexibilizao tem viabilizado aceleraes e compresses inditas, aparentemente irrefreveis, dos tempos sociais. A velocidade dos tempos sociais est na contracorrente dos tempos naturais, inclusive dos tempos fisiolgicos humanos (biopsicossociais), fenmeno flagrante e ocultado socialmente. Desde ento, tem se aprofundado a loucura social de tentar vencer o tempo com a velocidade, alimentandose um crculo vicioso e patognico.

total disponibilidade do trabalhador para satisfazer as exigncias, sempre mutveis, do trabalho (Spurck, 2005, p.199, 204, grifos nossos).

Em contraposio s polticas keynesianas da Era de Ouro, a tnica das polticas neoliberais, desde os anos 1980, repousou na compreenso de que a regulao pelo Estado seria um entrave, ao limitar os interesses e ganhos do capital atravs da regulamentao do mercado de trabalho (relaes contratualizadas e direitos trabalhistas), da poltica tributria, alfandegria, da concorrncia (de empresas estatais) ou da poltica de subsdios para setores estratgicos e polticas sociais. Portanto, o cerne do ajuste neoliberal para sair da crise envolveu: (i) liberar o capital das amarras pela via da desregulamentao; (ii) reconfigurar o mundo do trabalho ou da produo pela flexibilizao dos salrios e desestabilizao dos empregos; (iii) anular as regras de aumento salarial com base na inflao; (iv) anular a cobertura e a extenso da seguridade social (benefcios); (v) liberar os procedimentos de demisso; (vi) destruir o emprego fordista, ou seja, o trabalho com o corolrio de proteo social; vii) recriar o trabalho precrio via terceirizao ou sub-contratao, alm de outras formas de vnculo frgil.
O capitalismo em geral e a produo capitalista em particular so criadores de instabilidade e de incerteza concernentes ao futuro, e finalmente, criam angstias existenciais (Spurck, 2005, p.202, grifos nossos).

ALIENAO DO TRABALHO ...

as figuras do empregador e do empregado. Simultaneamente, forja-se uma gama de denominaes que mesclam os sujeitos sociais colaboradores, partners, team, parceiros, associados, cooperados que vo confundir atores sociais tanto na construo das representaes e organizaes coletivas de solidariedade e resistncia, quanto na aplicao das leis trabalhistas. Abre-se o caminho para apagar da memria social os referenciais de relaes contratuais de trabalho conquistados cumulativamente desde meados do sculo XIX e consolidados na legislao trabalhista durante o fordismo. So referenciais fundamentais, na medida em que incorporam, ainda que timidamente e no seio de uma sociedade regida pela razo instrumental, o reconhecimento de limites biopsicossociais dos seres humanos, simbolizando o germe de uma razo social do trabalho. A precarizao, caracterizada por muitos autores como um processo multidimensional de fragilizao das formas de insero e dos vnculos sociais, vira uma tnica no mundo laboral que caminha pari passu com a intensificao do trabalho. Ela ocorre por mecanismos tais como o irrefreado aumento da velocidade e do ritmo do trabalho; a multifuncionalidade (com acmulo e desvio de funes, o que implode as noes de posto de trabalho, de cargos e salrios), dentre outros elementos do toyotismo (modelo japons) favorecidos pelo patamar tecnolgico da Terceira Revoluo Industrial microeletrnica. Os avanos tecnolgicos no tm sido utilizados para reduzir a jornada de trabalho e gerar emprego, particularmente desde a Terceira Revoluo Industrial. Na prtica, tem ocorrido a extenso das jornadas de trabalho, com o apagamento da noo de horas-extras e o recurso indiscriminado ao trabalho em turnos e noturno. Tem se criado o habitus de viver, consumir e trabalhar ininterruptamente, em no importa que horrios, apagando da memria social os fundamentos constitutivos da espcie humana, estruturantes dos ciclos fisiolgicos inscritos na memria biolgica de cada indivduo (alternncia das polaridades de atividade e repouso, de noite

e dia, de contrao e relaxamento, etc.). Sob a gesto pelo medo com ameaa de demisso, de desmoralizao profissional, de descartabilidade social combinada com o discurso participativo, impe-se a prtica da participao forada e controlada, que leva autoacelerao e submisso dos indivduos s metas e intensificao do trabalho. Prevalece o discurso participativo ao lado das prticas de apagamento dos vestgios e construo da mentira dentro das empresas, instituies e corporaes (Dejours, 1999). No Brasil, generalizou-se a flexibilizao do trabalho via terceirizao.7 A maioria das anlises e estudos empricos, particularmente da Sociologia do trabalho, tem demonstrado que a terceirizao foi adotada como poltica de gesto flexvel do trabalho, dentre outras, o que tem levado precarizao social. Trata-se de um processo multidimensional que atinge o trabalhador como indivduo, famlia, coletivo de trabalho e cidado , esgarando o tecido social ao fragilizar ou degradar: (i) os vnculos de trabalho e relaes contratuais; (ii) a organizao e condies de trabalho; (iii) a sade e segurana no trabalho; (iv) o reconhecimento e valorizao simblica na construo de identidade individual e coletiva; (v) a representao e organizao coletiva, fragilizando os trabalhadores como atores sociais.8

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

TRABALHO ALIENADO: quatro aspectos da abstrao dos limites humanos e da natureza As transformaes das sociedades urbanoindustriais, resumidas na periodizao apresentada, contm mudanas ininterruptas da base tcnica subjetiva do processo de trabalho para uma base objetiva crescente, atravs da mecanizao e informatizao, buscando racionalizar o controle do trabalho, impor os ritmos e tempos do capital
7

Trata-se da transferncia da atividade de um primeiro que deveria se responsabilizar pelos encargos e direitos trabalhistas que pautam as relaes entre empregado e empregador para um terceiro. Ver Carelli (2003); Druck e Franco (2007). 8 Para maiores detalhes ver Druck e Franco (2007); Franco, Druck e Seligmann-Silva (2010).

180

Tnia Franco

no processo de produo (bem como na circulao e no consumo). A vontade de neutralizar quaisquer prticas de resistncia dos assalariados e a tentativa de consagrar a empresa como o espao eficiente harmnico, sem conflitos, perfeito, exato, calculvel, previsvel, programado, programvel, eficiente e, mais recentemente, de excelncia impulsionou continuamente essa materializao da base objetiva do processo de trabalho e contemporaneamente a quebra dos direitos do trabalho e dos possveis referenciais de uma razo social do trabalho, via flexibilizao e precarizao do trabalho. Tecnologias (e no limite, a cincia) tm sido instrumentalizadas como meio de aumentar a produtividade, de garantir a competitividade e como meio de sujeio dos homens e da natureza. Ambos homens e natureza passaram a ser representados como meros recursos instrumentais sob variadas denominaes (fator humano, recursos humanos, recursos naturais, insumos, matrias-primas...), cujos biorritmos e ciclos naturais so negligenciados no equacionamento do mundo da produo e do trabalho com o do livre mercado. Essa inverso do sentido do trabalho e a busca obsessiva pela produtividade induziram uma tendncia reduo da cincia aos limites de sua aplicao como tecnologia produtiva do capital e de dominao, ameaando, contemporaneamente, a prpria autonomia da produo cientfica. Em meio s mudanas na configurao do mundo do trabalho, persiste um eixo ou fio condutor de anlise: o trabalho alienado que se aprofunda e suas consequncias em termos de sade e destruio do meio ambiente. Tais processos, com matizes culturais e polticos variados, envolveram diferenciados mecanismos de coero na organizao do trabalho, ao longo do tempo, e mltiplas expresses de resistncia, assim como de transio e adaptao aos novos habitus no trabalho criados pela inverso para o arranjo instrumento de trabalho e tecnologia trabalhador objeto. A materializao da inverso desse arran-

jo apreendida pelo conceito de subsuno real do trabalho ao capital em Marx (1959, 2004a). Na verdade, o conceito de alienao do trabalho de Marx sintetiza um longo processo histrico e tem longo alcance, permitindo focalizar as possveis consequncias dessa inverso e a perda do sentido social do trabalho para o indivduo.
Que sentido tem esse modo de trabalho, com referncia ao desenvolvimento do homem? Com esta pergunta a teoria marxista abandona o nvel da economia poltica. [...] Longe de ser uma mera atividade econmica (Erwerbstatigkeit), o trabalho a atividade existencial do homem, sua atividade livre, consciente no um meio de conservao da sua vida (Lebensmittel), mas um meio de desenvolvimento da sua natureza universal. As novas categorias vo avaliar a realidade econmica sob o ponto de vista da ao desta sobre o homem; suas faculdades, poderes e necessidades. Marx resume estas qualidades humanas quando fala da essncia universal do homem [...]. Estes termos remontam a Feuerbach e a Hegel. A verdadeira natureza do homem est na sua universalidade. [...] O homem s livre se todos os homens forem livres e existirem, como seres universais. Quando for atingida essa condio, a vida ser moldada pelas potencialidades do gnero Homem, que abarca as potencialidades [e diversidade] de todos os indivduos que contm. A preeminncia dada a esta universalidade incorpora a natureza ao autodesenvolvimento da humanidade. O homem livre se a natureza trabalho seu e sua realidade, de modo que ele a si mesmo se reconhece num mundo que ele mesmo construiu (Marcuse, 2004, p.238-239).

Com a valorizao do mundo das coisas aumenta em proporo direta a desvalorizao do mundo dos homens. O trabalho no produz s mercadorias; produz a si mesmo e ao trabalhador como uma mercadoria, e isto na proporo em que produz mercadorias em geral. Marx (1983, p.148150).

A partir dessa construo conceitual, passamos a resgatar quatro aspectos ou faces do trabalho

181

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

Compreender o trabalho alienado permite-nos entrever trs grandes rupturas fundamentais para a vida e a sade, operadas desde o sculo XVIII, como vimos: a ruptura nas relaes dos homens com a natureza, a ruptura dos laos dos homens entre si e, tambm, do homem consigo mesmo.

ALIENAO DO TRABALHO ...

alienado,9 como perspectivas para transpor e refle- se o processo de alienao que mergulhou na subtir sobre a realidade atual. jetividade humana, intencional e racionalmente, radicalizando-se a dominao, com srias consequncias para a sociabilidade e a sade, esPrimeiro aspecto: o trabalho sem arte pecialmente a sade mental (2011). Como vimos, o produto do trabalho humano foi reduzido mera condio de coisa portadora de valor, adquirindo a duplicidade de valor de uso e valor de troca. O ser humano trabalhador, criador e produtor tambm foi reduzido coisa-mercadoria especfica, que tem a capacidade de criar mais valor (para o capital) do que encerra em si mesmo. Ao longo dos ltimos sculos, a tica empresarial e as teorias da organizao confundiram o valor existencial e tico do ser humano com a noo de valor para o capital, buscando reduzi-lo e confin-lo ao universo redentor da organizao. A ideologia contempornea, que enaltece, de modo mistificador, a valorizao do ser humano na empresa e a excelncia as quais tm produzido, segundo Seligmann-Silva, o apagamento tico, a insensibilidade, a ruptura da sociabilidade e a desestabilizao da sade (SeligmannSilva, 1994, 1995, 2001, 2011) prisioneira dessa lgica redutora e originria do sculo XVIII. Contemporaneamente, a rigor, no houve ruptura quanto a esse aspecto. A flexibilizao do trabalho trouxe, sim, mudanas na aparncia dos fenmenos, o refinamento dos discursos e a ampliao dos instrumentos de controle sobre o trabalho dominado e do sequestro da subjetividade dos indivduos. Essencialmente, aprofundou9

Emergiu, assim, uma espcie de coero perfeio humana, algo que se transformou em invectiva onipotente e onipresente nas empresas. Esta invectiva se evidencia como profundamente perversa, na medida em que ignora os limites e a variabilidade dos processos fisiolgicos e mentais dos seres humanos, como a anlise dos princpios e paradoxos da excelncia permite constatar (Franco; Druck; Seligmann-Silva, 2010, p.23).

Ao lado da valorizao do ser humano, num aparente paradoxo, opera-se a banalizao da injustia social com a descartabilidade das pessoas no mundo do trabalho, a instrumentalizao do medo na gesto das empresas e a violncia psicolgica.
A injustia e o sofrimento no trabalho dominado nada tm de novo. A novidade que assusta a de que esteja se disseminando rapidamente a banalizao do mal, isto , a tolerncia em relao injustia e ao sofrimento. Dejours apontou [...] para a ntima associao que existe entre processos de natureza poltica e processos de ordem psicolgica. [...] insensibilidade tica [...] estaria generalizando-se em certos escales gerenciais que recebem misses para atingir metas de enxugamento, abstraindo a dimenso humana do que isto significa. Esta insensibilidade explicaria a indiferena e a naturalidade com que a prpria escalada do desemprego passou a ser interpretada em vrios ambientes. (Seligmann-Silva, 2011, p.26)

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

Segundo aspecto: o trabalho dominado


necessrio referir a diversidade de nfases e interpretaes dos vrios autores sobre as principais caractersticas ou aspectos do conceito de alienao de Marx. Ainda que essa discusso terica no caiba no escopo deste ensaio, vale esclarecer que, ao invs de destacarmos ou acentuarmos as discrepncias, entendemos tais diferenas como reveladoras da complexidade do conceito, dos olhares circunstanciados dos diferentes autores que abrangem um vasto perodo histrico com vistas atualidade, ou no, do conceito em face das mudanas sociais e da forma esparsa e inacabada pela qual se encontra na prpria obra de Marx; e, por fim, pela delicada rede de mediaes e complexa interligao entre os sentidos e interpretaes que tais caractersticas ou dimenses do conceito de alienao comportam. Ver Marcuse (2004); Mszaros (2006); Giddens (1990); Bottomore (2001), Spurck (2005); Antunes (2002) e Marx (1983, 2004b).

A dominao est inscrita na relao do trabalhador com o ato da produo, est inscrita e materializada no processo de trabalho. Esse segundo aspecto nos remete ao crescente controle sobre o trabalho, com a imposio do modo de trabalhar e o estabelecimento dos modos operatrios e scripts nos cenrios de trabalho, tanto na produo de mercadorias materiais, quanto imateriais (Spurck, 2005).

182

Tnia Franco

... a alienao no se mostra apenas no resultado, mas no ato da produo, dentro da atividade produtiva mesma. Como o trabalhador poderia se defrontar alheio ao produto da sua atividade se no ato mesmo da produo ele no se alienasse de si mesmo ? Pois o produto s resumo da atividade, da produo. Se por conseguinte o produto do trabalho a exteriorizao, ento a produo mesma tem que ser a exteriorizao ativa, a exteriorizao da atividade da exteriorizao. [...] Em que consiste a exteriorizao do trabalho ? Primeiro: que o trabalho exterior ao trabalhador [...] no pertence sua essncia... que, portanto, ele no se afirma, mas se nega em seu trabalho [...] mas mortifica a sua physis e arruna a sua mente. [...] O seu trabalho no portanto voluntrio, mas compulsrio, trabalho forado. Por conseguinte, no a satisfao de uma necessidade [necessidade lgica e (ou) ontolgica], mas somente um meio para satisfazer necessidades fora dele. A sua alienidade emerge com pureza no fato de que, to logo no exista coero fsica ou outra qualquer, se foge do trabalho como de uma peste. [...] // trabalho // no seu prprio [...] nele no se pertence a si mesmo, mas a um outro [...] Pertence a um outro, a perda de si mesmo. (Marx, 1983, p.152-153, grifos nossos).

retransfere o savoir faire para o trabalho, mas o faz visando apropriar-se crescentemente da sua dimenso intelectual, das suas capacidades cognitivas, procurando envolver mais forte e intensamente a subjetividade operria (Antunes, 2002, p.40).

Alm do saber operrio, que o fordismo expropriou e transferiu para a esfera da gerncia cientfica, para os nveis de elaborao, a nova face do capital, da qual o toyotismo a melhor expresso,
10

Nos EUA, destacam-se a Escola das Relaes Humanas, desenvolvida por Elton Mayo na dcada de 1930; na dcada de 1950, a Teoria de Hierarquia de Necessidades de Maslow; a Teoria X e a Teoria Y de Douglas McGregor, a Teoria da maturidade-imaturidade de Argyris e a Teoria Motivao Higiene de Herzberg. As teorias contemporneas de motivao, segundo Robbins: a Teoria ERC existncia, relacionamento e crescimento, de Clayton Aldefer; a Teoria de Necessidade de McClelland (necessidades de realizao, poder e afiliao); a Teoria de Avaliao Cognitiva (final dos anos 60); a Teoria de Determinao de Metas (final dos anos 60); a Teoria do reforo (behaviorista); a Teoria da Equidade de Pearson; a Teoria da Expectativa de Victor Vroom. Para maiores detalhes, ver Robbins (1999).

Vale referir ainda a Teoria Z de William Ouchi, e a importante Escola Scio-Tcnica, desenvolvida no Instituto de Tavistock, Inglaterra, por desmistificar o determinismo tecnolgico, reconhecer a importncia da participao sindical e preconizar mudanas de carter coletivo na organizao do trabalho, dentre outros aspectos. Para maiores detalhes ver Lemos (2001).

183

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

O trabalho prescrito tem sido revestido por uma roupagem cientfica desde o final do sculo XIX. A imposio do modo de trabalhar foi consagrada e radicalizada pelo taylorismo (the one best way), e, sucessivamente, enriquecida e refinada pelas diversas escolas de humanizao do trabalho que se consolidaram na esteira das resistncias e crticas ao taylorismo no sculo XX.10 A imposio do trabalho prescrito ser redefinida, fortemente, pelas mudanas na estratgia de dominao com a difuso das prticas participativas japonesas e a flexibilizao do trabalho.

A difuso da flexibilidade simultnea rigidez do mercado absoluto e precarizao das condies de vida e de trabalho, que viabilizam a coexistncia paradoxal de prticas participativas, ditas consensuais, com a rigidez da competitividade, a inflexibilidade do lucro e da dominao no final dos sculos XX e XXI. Desde Taylor, passando pelas escolas de humanizao do trabalho at a flexibilizao do trabalho com o toyotismo, h uma sucesso de tentativas para higienizar socialmente o processo de trabalho (expurgando conflitos, diferenas de interesses e negando a existncia de classes sociais) muito nos moldes durkheimianos de uma concepo da diviso social do trabalho harmnica e tendendo ao equilbrio. Suas contradies e aspectos aviltantes para a condio humana so vistos como exteriores organizao do trabalho capitalista (que, na ps-modernidade, no seria mais capitalista!), superveis, portanto, na medida em que a diviso do trabalho avance, engendrando a solidariedade orgnica. a tentativa de reintroduzir o sentido do trabalho a partir de seu aspecto tcnico e a-histrico, reduzindo o valor tico dos seres humanos dimenso do valor do capital, esvaziando-os ontologicamente e identificando-os com a empresa. a reestruturao epidrmica, de superfcie, que no toca nem os fundamentos nem a prtica das organizaes, que continuam a afirmar, praticar e exigir o lucro e a competio como valores mximos. Os indivduos so parte da organizao e, cumprindo o seu papel nesse todo, nesse sistema social inquestionvel , deveriam, ceteris paribus, nessa rede de relaes, na verso

ALIENAO DO TRABALHO ...

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

parsoniana, mais atualizada, realizar-se e desenvolver-se como indivduos plenos, identificados com a organizao. O sistema social, a organizao perfeita, ou, se ainda no o , deve ser continuamente aperfeioada. Na viso restrita da mecnica do relgio, atualizada no mundo do trabalho pela viso mecanicista de Taylor (da organizao como mquina), ou na viso dos organismos complexos (sistemas sociotcnicos, enfoque dos sistemas abertos, da teoria da contingncia, da ecologia organizacional), ou na metfora das organizaes como crebro, numa analogia aos sistemas hologrficos,11 os sistemas sociais no so historicizados nem contextualizados. Assim, persiste a abstrao dos limites dos indivduos e da natureza inerente lgica do mercado, do lucro e da dominao pelo capital, imposta aos sistemas informacionais e de feedbacks. No marco da globalizao e do neoliberalismo, a exacerbao da competitividade, a busca pela excelncia e a gesto pelo medo tm sido o acicate da precarizao do trabalho contemporneo. Em consequncia, os reais desafios permanecem intocados, travestidos em epifenmenos e mudanas epidrmicas, pontuais, reiteradoras do fetichismo, a exemplo do fascnio generalizado pelas inovaes tecnolgicas, a maquiagem das prticas participativas, as democracias representativas vazias, a mise-enscne do consenso, a mentira transfigurada em verdade e a insensibilidade tica (Dejours, 1999; Seligmann-Silva, 2011).

nao, por exemplo, sob discursos e projeo de cenrios de um futuro promissor para a empresa e para seus colaboradores (expresso que oculta a relao de poder embutida na subordinao capital/trabalho). A imposio dos paradigmas da excelncia acontece juntamente com a imposio do medo de discordar, j que o dilema aderir ou ser excludo. Isso d lugar a uma verdadeira coao ao fingimento pois todos precisam mostrar-se excelentes, energizados para cumprir as metas e, por conseguinte, fingir (at para si mesmos) que estas so sempre alcanveis (Franco; Druck; Seligmann-Silva, 2010, p.238).

Terceiro aspecto: a perda da razo social do trabalho Concerne s relaes dos homens entre si na esteira das relaes de apropriao ou dominao e perda da razo social do trabalho (Druck; Franco, 2007) e do homem consigo mesmo (perda de si mesmo), indissociveis, a rigor, dos demais aspectos.
Uma consequncia imediata do fato de o homem estar alienado do produto do seu trabalho, da sua atividade vital, do seu ser genrico, o homem estar alienado do homem. [...] Em geral, a proposio de que o homem est alienado do seu ser genrico significa que um homem est alienado do outro, tal como cada um deles da essncia. // ...// humana. [...] Na relao do trabalho alienado, portanto, cada homem considera o outro segundo o critrio e a relao na qual ele mesmo se encontra como trabalhador. [...] Se o produto do trabalho me alheio, [...] se a minha prpria atividade no me pertence, sendo uma atividade alheia obtida por coao, a quem pertence ento? (Marx, 1983, p.158-159, grifos nossos).

Convm destacar que, em relao essnA violncia da excelncia em geral marcada pela sutileza e imposta de modo a disfarar a domi- cia da natureza humana, Marx:
11

Muito recentemente, o crebro tem sido comparado com um sistema hologrfico, uma das maravilhas da cincia do laser. A holografia, inventada em 1948 por Dennis Gabor, usa uma cmera sem lentes para registrar informao de maneira a armazenar o todo em todas as partes. Raios de luz entrecruzados criam um modelo de interferncia que dispersa a informao que est sendo gravada num disco fotogrfico, conhecido como holograma, que pode, ento ser iluminado para recriar a informao original. (...) A holografia demonstra, de forma muito concreta, que possvel criar processos nos quais o todo pode ser contido em todas as partes, de tal forma que cada uma e todas as partes representem o todo. O neurocientista Karl Pribram da Universidade de Stanford sugeriu que o crebro funcione de acordo com os princpios hologrficos: que a memria distribuda atravs do crebro e pode assim ser reconstituda a partir de qualquer das partes. (Morgan, 1996, p.84).

... nega que o homem seja um ser essencialmente egosta, porque no aceita algo como uma natureza humana fixa (e, na realidade, no aceita nada fixo). Na viso de Marx, o homem no , por natureza, nem egosta nem altrusta. Ele se torna, por sua prpria atividade, aquilo que num determinado momento. E assim, se essa atividade for transformada, a natureza humana hoje egosta se modificar, de maneira correspondente. Nesta concepo, a essncia humana est na sociabilidade (o conjunto de relaes sociais) e no o egosmo. Uma natureza dotada de plasticidade no fixa, transformvel cujo desenvolvimento (rea-

184

Tnia Franco

lizao adequada) no pode ser a concorrncia essa condio inconsciente da humanidade que corresponde ao egosmo e ao bellum omnium contra omnes hobbesiano , mas a associao consciente (Mszaros, 2006, p.137-138).

Um sistema social baseado na competio, no mercado e na apropriao ilimitada de bens comuns sociais e de bens comuns da natureza (Seoani; Taddei, 2010) conduz perda da razo social da vida, significando a abstrao do lado social da vida humana (Mszaros, 2006, p.160) e a alienao do homem de seu ser genrico, do homem pelo homem, alienao de sua prpria essncia (sociabilidade). Trata-se de uma segunda natureza do homem, no mbito de uma sociedade alienada, embotada quanto s potencialidades da natureza humana.
Em todos os casos, a alienao surge como um divrcio entre o individual e o social, entre o natural e o autoconsciente. Segue-se, em contraposio, que numa relao humana no-alienada, o individual e o social, o natural e o autoconsciente devem estar juntos e formar uma unidade complexa. [...] O enriquecimento do sujeito fsico, sozinho, o enriquecimento da mercadoria humana, que um ser desumanizado tanto espiritual quanto corporalmente (32). A luta contra a alienao , portanto, aos olhos de Marx, uma luta para resgatar o homem de um estado no qual a expanso dos produtos e das carncias o torna escravo inventivo e continuamente calculista de desejos no humanos, requintados, no naturais e pretensiosos (Mszaros, 2006, p.160163, grifos nossos).

estava submetido. Ordem artificial por que no respeita as leis da biologia, por exemplo (fadiga, ciclos de viglia e de sono, morfologia, estaes climticas, ritmo pessoal etc.), e sim leis ditadas pelas exigncias no-naturais de uma produo maximizada. Notemos que se encontra, j a, uma preocupao com a ordem ambiental, que no ser considerada, infelizmente, pela evoluo ulterior das cincias econmicas. (Calvez, 1978 apud Aktouf, 1996, p.106)

Quarto aspecto: ser humano desenraizado Refere-se Natureza que nos envolve, nos entranha, nos contm e nos supera. Na sociedade urbano-industrial contempornea, especificamente, ocorre a desvalorizao do mundo humano e a valorizao do mundo das coisas (a coisificao da rede de relaes sociais). Vive-se num espaotempo construdo e recriado socialmente, sob a gide dessa iluso.
... diz respeito, grosseiramente, ordem de produo totalmente artificial qual o trabalhador

A coisificao da existncia produz homens desligados dos laos que os unem entre si atravs dos laos sociais, realizando a sociabilidade inerente que lhes confere sua humanidade e o ser humano desligado do ser da espcie que os une umbilicalmente natureza. Argumentamos que os homens e a natureza so e no so separveis um do outro. Pontuamos que necessrio olhar com prudncia (e lente histrica) a formulao de Marx sobre o trabalho alienado no que concerne relao homemnatureza, que ora revela uma viso antropocntrica, ora no. Assim, no nosso entender, importante reconhecer o alcance, atualidade e profundidade dessa teoria, buscando sintoniz-la naquilo que seria difcil perceber no sculo XIX, mas que os sculos XX e XXI evidenciam: os indivduos humanos a espcie humana esto imersos na natureza, dependem dela para viver, so parte dos fios de sua rede e, simultaneamente, tm o poder (histrico e tecnolgico) de toc-la como nenhuma outra espcie viva, at ento conhecida, e de transformla numa segunda natureza e at de destruir parte dela, que este planeta. Assim, sem dvida, o homem o sujeito-agente da histria, e, nesse processo, modifica a natureza incessantemente, modificando a si prprio. No entanto, antes do aparecimento da humanidade, os seres j eram seres (Damsio, 1996, p.279). Antes da humanidade, a natureza j existia sem os homens. Consequentemente, precisamos reconhecer que a natureza no redutvel espcie humana e que no deve ser recriada nossa medida. Precisamos admitir que somos, sim, os agentes da histria, das diferentes civilizaes, criadores dos tempos sociais, mas no somos deuses.

185

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

ALIENAO DO TRABALHO ...

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

Que essas afirmaes no sejam entendidas como apelos de volta a uma natureza intocada (algo impossvel), ou de lamentao quanto ao processo histrico de desencantamento do mundo (Weber, 1967; Bourdieu, 1979). No. Pensamos ser necessrio o re-encantamento do mundo, pelo reconhecimento da complexa teia da vida, sua plasticidade e limites. Ou seja, por uma comunho entre razo livre da dominao ou alienao, redimensionada e colocada pelo bom-senso em seu devido lugar e sentimento, umbilicalmente ligado tica e aos valores da dignidade e respeito humano, quilo de mais fino, sublime e delicado que confere grandeza ao esprito humano e que nos permite conviver. A persistncia do imprio de uma racionalidade inflada e instrumentalizada pelos interesses e poder de elites vorazes mantm-nos a chafurdar na pequenez humana da competio, da opresso, do darwinismo social, banalizados e afirmados como inatos e inexorveis. A grandeza e a pequenez humana so, ambas, possveis; sabemos disso no dia a dia. A natureza humana tem plasticidade, e sua transformao emancipatria e desalienante uma necessidade histrica, pelo processo ou fluxo incessante de interiorizao e exteriorizao mediado pelos habitus. Nesse sentido, precisamos recriar, re-fundar uma razo social e os tempos sociais, de modo a compatibiliz-los com os ciclos naturais que existem no macro e microcosmo (sociedade e natureza, indivduo e sociedade). Para a compreenso da importncia de focalizarmos o tempo social, so decisivas as contribuies de Bourdieu. O autor, muito claramente, coloca que
... a ordem social , antes de mais nada, um ritmo, um tempo. Conformar-se com a ordem social primordialmente respeitar os ritmos, acompanhar a medida, no andar fora de tempo. [...] Adotar ritmos desusados e itinerrios prprios significa j excluir-se do grupo (Bourdieu, 1979, p.47-48, grifos nossos).

argumentao, importante retomar o conceito de habitus de Bourdieu:


... [habitus um] modo de engendramento das prticas, condio de construo de uma cincia experimental da dialtica da interioridade e da exterioridade, isto , da interiorizao da exterioridade e da exteriorizao da interioridade. As estruturas constitutivas de um tipo particular de meio (as condies materiais de existncia caractersticas de uma condio de classe), que podem ser apreendidas empiricamente sob a forma de regularidades associadas a um meio socialmente estruturado, produzem habitus, sistemas de disposies durveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto , como princpio gerador e estruturador das prticas e das representaes que podem ser objetivamente reguladas e regulares sem ser o produto da obedincia a regras, objetivamente adaptadas a seu fim sem supor a inteno consciente dos fins e o domnio expresso das operaes necessrias para atingilos e coletivamente orquestradas, sem ser o produto da ao organizadora de um regente. [...] as prticas que o habitus produz (enquanto princpio gerador de estratgias que permitem fazer face a situaes imprevistas e sem cessar renovadas) so determinadas pela antecipao implcita de suas consequncias, isto , pelas condies passadas da produo de seu princpio de produo de modo que elas tendem a reproduzir as estruturas objetivas das quais elas so, em ltima anlise, o produto.[...] O habitus est no princpio de encadeamento das aes (1983, p.60-61, grifos nossos).

Ora, nas sociedades urbano-industriais contemporneas, a incluso na ordem social pressupe a imerso dos indivduos em tempos sociais ao avesso de seus biorritmos. Nessa linha de

Transpondo o conceito de habitus para a dimenso do trabalho, compreendemos o habitus como a construo dinmica de ajustes, adaptaes e resistncias pelos coletivos e indivduos, para viverem, no cotidiano, em sociedades estruturadas e estruturantes. Trata-se de um complexo de mltiplas mediaes. Assim, o habitus sintetiza o vrtice de tempos distintos, naturais e histricos: os tempos sociais, o tempo csmico, os tempos biolgicos e psquicos. Condensa, portanto, os nveis individuais, microssociais e macrossociais em que se plasma o tempo real vivido, presente e imaginado. As relaes dos seres humanos com a natureza so confluncias, vrtices de tempo csmico, de um tempo histrico-social, dos tempos biopsicossociais, dos biorritmos... So construes e modulaes

186

Tnia Franco

E como a relao do homem com a natureza mediada por meio de uma forma alienada de atividade produtiva, a natureza antropolgica fora do homem traz as marcas dessa alienao de forma cada vez mais acentuada, demonstrada graficamente pela intensidade da poluio que ameaa a prpria existncia da humanidade (Mszaros, 2006, p.100).
12

Ainda que no seja objeto do presente ensaio, vale destacar a argumentao crtica de Castel (2009) quanto concepo de sociedade do risco de Ulrich Beck (1998), amplamente disseminada. Castel enfatiza a necessidade de desconstruir a concepo globalizante do risco que prevalece atualmente, preconizando a distino dos riscos na sociedade contempornea (que o autor preliminarmente diferencia em trs tipos de configuraes ou constelaes riscos sociais; populaes de risco e riscos concernentes

ao meio ambiente) , ao invs de adicion-los. Os riscos so heterogneos (quanto origem, estrutura e aos efeitos). No so cumulveis, tendo em comum apenas o produzir ameaas e medo. O autor adverte que esse tipo de adio (de medos) ou de reducionismo, no nosso entender nunca foi um bom guia, seja para a reflexo, seja para a ao. O amlgama dos riscos conduz, sobretudo, confuso intelectual e impotncia prtica (Castel, 2009, p.33-37, traduo livre).

187

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

na confluncia de todos esses tempos. Os habitus so construtos humanos contnuos, que tm como referncia, consciente ou inconscientemente, essa complexa existncia, e tm o sentido de viabilizar a vida cotidiana neste turbilho de tempos entrelaados, plasmando distintos ritmos, potencialidades e limites. Os tempos sociais so construtos humanos, distintos dos tempos naturais que se nos sobrepem e que, socialmente, a humanidade insiste em ignorar e negligenciar. Os danos sade relacionados ao trabalho, assim como os danos ao meio ambiente em nossa civilizao, tm um tronco originrio comum, que revela a incompatibilidade entre estruturas cristalizadas dos padres de produo e consumo criados e os limites biopsicossociais dos seres humanos e da natureza (ritmos e ciclos fsico-qumicobiolgicos dos ecossistemas). Os habitus, construdos ou em transio, so tentativas de adaptao humana. A natureza, stricto sensu, tambm tem seus mecanismos adaptativos, mas ambos tm limites (no redutveis uns aos outros) que transcendem a ordem social ou dela escapam. A sociedade do trabalho alienado, erigida ao longo da revoluo industrial capitalista, desde h quatro sculos, tem produzido incessante e cumulativamente novos riscos ou danos, tpicos desta civilizao, e potencializado riscos ou danos prexistentes. A historicidade dos riscos e sua origem12 revelam a centralidade do trabalho alienado na vida e morte dos indivduos e na depredao do planeta nas sociedades contemporneas.

Novos problemas de sade no trabalho afloraram e constituem indicadores da discordncia entre os novos habitus no trabalho alienado e os limites biopsicossociais dos indivduos. Bourdieu aponta para a discordncia entre as estruturas e os habitus em situaes de transio entre uma economia pr-capitalista e uma economia capitalista. Ao focalizarmos o mundo do trabalho, chamamos a ateno para as possveis discordncias entre habitus no trabalho, em formao ou j formados, e as estruturas dinmicas biopsicossociais dos indivduos. A histria do sculo XIX evidenciou, sobretudo, os limites da vida humana no trabalho alienado, que originaram o campo da medicina do trabalho, e, posteriormente, o da ergonomia e o campo da sade mental. A histria do sculo XX revelou os limites da natureza, de seus mecanismos reguladores, originando as cincias do meio ambiente. Essas dimenses e questes so indissociveis, pois os homens esto umbilicalmente ligados Terra e ao cosmos. A alienao produz artificialmente uma dupla ruptura nessa ligao. O seu equacionamento encontra-se em interdependncia e o reatar destes elos, o religar, no cabe no escopo de uma civilizao ou sociedade dedicada mercadoria e dominao. A flexibilizao do trabalho mantm esse processo de inverso e o radicaliza. Assim, tanto o despertencimento social quanto o despertencimento em relao Natureza revelam o atributo inerente do capitalismo de ser um padro civilizatrio incapaz de incorporar os limites humanos e da Natureza. Trata-se de um padro civilizatrio inerentemente avesso natureza e vida humana, na medida em que sua perspectiva a dominao, o controle e a apropriao. Tocamos, aqui, nas razes e fundamentos de uma sociedade patognica cujos tempos sociais so incompatveis com os biorritmos humanos (tempos para autorregulao

ALIENAO DO TRABALHO ...

dos indivduos) e com os tempos da Natureza (ci- te, os habitus no trabalho, que impregnaram a vida clos de autorregulao dos ecossistemas). social acesa, apressada e veloz cristalizam tempos sociais incompatveis com os biorritmos dos O processo de alienao , portanto, vivenciado indivduos, cuja ruptura se expressa em muitos cotidianamente pelo trabalho, e a desalienao parte imprescindvel desse processo, a inces- adoecimentos e acidentes relacionados ao trabalho. sante rebelio da atividade contra a passividade, Esse desenraizamento em relao Naturedo ser contra o sofrimento(Holloway, 1997). a za se evidencia, tambm, na contradio entre os expresso da revolta da atividade contra a sua tempos sociais do capital e os ciclos e sistemas recondio estranhada (Antunes, 2002, p.41). guladores biolgicos. Essa contradio produz o padro predatrio das relaes entre as atividades ALIENAO DO TRABALHO: a perda da humanas e o meio ambiente. Em suma, o mundo razo social e a ruptura com a natureza. do trabalho contemporneo aprofunda e materializa todas as dimenses do trabalho alienado. Sua O processo de desfiliao social (Castel, configurao expressa a transformao do traba1998) produzido pela flexibilizao e precarizao lho alienado em trabalho patognico; de uma sodo trabalho (Appay; Thbaud-Mony, 1997; Hirata; ciedade alienada em sociedade patognica. Prteceille, 2002; Thbaud-Mony; Druck, 2007; A desalienao social passa, necessariamenDruck; Franco 2007; Bourdieu, 1998, 2001; te, pela redefinio do sentido do trabalho dos Antunes, 2002, 2007) tem se expressado, padres de trabalho, com reverso do binmio contemporaneamente, na desvalorizao da vida flexibilizao e precarizao , com o fortalecimene na descartabilidade das pessoas, na banalizao to da razo social do trabalho. Uma razo social da injustia social (Dejours, 1999), atingindo as que seja, simultaneamente, a busca do bem viver identidades individual e coletiva, a dimenso ti- dos homens entre si, na e com a natureza, ou seja, ca e a dignidade humana (Seligmann-Silva, 1995, assentada em novos padres de produo e con2001, 2010, 2011). Configura, em sntese, um pro- sumo que, ao invs de predatrios, se ajustem cesso de despertencimento social, nutrido pela natureza e a seus ciclos. alienao do trabalho, que aprofunda o processo de coisificao das relaes humanas, favorecen(Recebido para publicao em 21 de fevereiro de 2011) do a proliferao de diversas formas de violncia (Aceito em 02 de maio de 2011) social, inclusive no trabalho, sem limites de classe, gnero, etnia, idade, ramo e ocupao, etc. A precarizao do mundo do trabalho e a REFERNCIAS desregulao social em curso apontam para um processo de apagamento das noes de limites AKTOUF, O. A administrao entre a tradio e a renovao. So Paulo: Atlas, 1996. 269p. biopsicossociais inclusive ticos , cuja funo ALGRANTI, E.; CAPITANI, E.; BAGATIN, E. Sistema res proteger a vida. Esse processo consolida a per- piratrio. In: MENDES, R. (Org.) Patologia do trabalho. Rio da da razo social do mundo do trabalho e acen- de Janeiro, Ed. Atheneu, 1995. p. 89-137. ALTVATER, E. O preo da riqueza. So Paulo: Ed. da Unitua a inverso das relaes da humanidade com versidade Estadual Paulista, 1995. os limites e ciclos da Natureza. ANTUNES, R. Dimenses da precarizao estrutural do traIn: DRUCK, G.; FRANCO, T. A perda da razo Essa inverso em relao aos biorritmos e balho.do trabalho: terceirizao e precarizao. So Paulo: social ciclos naturais produziu um generalizado Boitempo, 2007. p. 13-22. despertencimento em relao Natureza e uma ______.As novas formas de acumulao do de capital e as formas contemporneas de estranhamento (alienao). Cabarreira para que o ser humano, hoje, possa se derno CRH: Centro de Recursos Humanos, Salvador, n.37, p.23-46, jul./dez., 2002. reconhecer como ser da espcie, um ser oriun______. Os sentidos do trabalho. So Paulo: Boitempo, 1999. do da natureza e dela dependente. Cotidianamen-

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

188

Tnia Franco

APPAY, B. ; THBAUD-MONY, A. Prcarisation sociale, travail et sant. Paris: IRESCO, 1997. BARRETO, M. L.; CARMO, E. H. Padres de adoecimento e de morte da populao brasileira: os renovados desafios para o Sistema nico de Sade. Cincia e Sade Coletiva, Rio de Janeiro, v.12, p.1779-1790, supl., 2007. ______.et al. Mudanas dos padres de morbi-mortalidade: uma reviso crtica das abordagens epidemiolgicas. Physis Revista Sade Coletiva. Rio de Janeiro, v.3, n.1, p. 127146, 1993. BECK, Ulrich. La sociedad del riesgo: hacia uma nueva modernidad. Barcelona: Ediciones Paids Ibrica, 1998. 303p. BOTTOMORE, T. Dicionrio do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. BOURDIEU, P. Contrafogos: tticas para enfrentar a invaso neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998. ______. Contrafogos 2: por um movimento social europeu. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. ______. Razes prticas: sobre a teoria da ao social. Campinas: Papirus, 1996. ______. Esboo de uma teoria da prtica. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu, sociologia. So Paulo: tica, 1983. p.7-36. ______. O desencantamento do mundo: estruturas econmicas e estruturas temporais. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1979. 135p. CANDO, L.B. A revoluo industrial. 3.ed. So Paulo; Campinas: Atual Ed./Unicamp, 1987. CAPRA, F. O ponto de mutao. So Paulo: Cultrix, 1982. CARELLI, R. Terceirizao e intermediao de mo-deobra: ruptura do sistema trabalhista, precarizao do trabalho e excluso social. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. CASTEL, R. As metamorfoses da questo social. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. ______. La monte des incertitudes: travail, protections, statut de lindividu. Paris: ditions Seuil, 2009. CHESNAIS, F. A mundializao do capital. So Paulo: Xam, 1996. DAMSIO, A. O erro de Descartes: emoo, razo, crebro humano. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. So Paulo: Cortez; Obor, 1987. ______. Psicodinmica do trabalho: contribuies da Escola Dejouriana anlise da relao prazer, sofrimento e trabalho. So Paulo: Atlas, 1994. ______. A banalizao da injustia social. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1999. DRUCK, G. Terceirizao: (des)fordizando a fbrica um estudo do complexo petroqumico. So Paulo: Boitempo, 1999. ______; FRANCO, T. A perda da razo social do trabalho: terceirizao e precarizao. So Paulo: Boitempo, 2007. DURKHEIM, H. Da diviso do trabalho social. 3.ed. So Paulo: WMF Martins Fontes, 2008. 483p. FERREIRA, C.G. Fordismo, crise e fordismo brasileiro. Caderno CESIT, Campinas, UNICAMP, n.13, 1994. ______. et al. Alternativas sueca, italiana e japonesa. Caderno CESIT, Campinas, UNICAMP, n.4, 1994. FILGUEIRAS, L. A desestruturao do mundo do trabalho e o mal-estar desse fim de sculo. Cadernos do

CEAS, Salvador, n.171, p.9-29, set./out., 1997. ______. Histria do plano real: fundamentos, impactos e contradies. So Paulo: Boitempo, 2000. FRANCO, T. Trabalho, riscos industriais e meio ambiente: rumo ao desenvolvimento sustentvel? Salvador: CRH/ FFCH/EDUFBA/UFBA, 1997. 242p. ______. Trabalho alienado: habitus & danos sade humana e ambientais (O trabalho entre o cu, a terra e a histria). 2003. Tese (Doutorado) Universidade Federal da Bahia. Salvador: 2003. ______; SELIGMANN-SILVA, E.; DRUCK, G. As novas relaes de trabalho, o desgaste mental do trabalhador e os transtornos mentais no trabalho precarizado. Revista Brasileira de Sade Ocupacional, So Paulo, v.35, n.122, p.229248, jul./dez.2010. FREITAS, C. M. Acidentes qumicos ampliados: incorporados a dimenso social nas anlises de riscos. 1996. Tese (Doutorado) Escola Nacional de Sade Pblica/ Fundao Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro. 1996. 243p. FREITAS, C.M.; PORTO, M.F.S.; MACHADO, J.M.H.. Acidentes industriais ampliados: desafios e perspectivas para o controle e a preveno. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2000. 316p. GIDDENS, A.. Capitalismo e moderna teoria social: uma anlise das obras de Marx, Durkheim e Weber. 3.ed. Lisboa: Ed. Presena, 1990. GLINA, D. M. R.; ROCHA, L. E. Sade mental no trabalho: da teoria prtica. So Paulo: Roca, 2010. GRAMSCI, A. Maquiavel. A poltica e o estado moderno. 5.ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1984. 444p. (cap.4: americanismo e fordismo, p.375-413). HARDMAN, F.; LEONARDI, V. Histria da indstria e do trabalho no Brasil. 2.ed. So Paulo: Ed. tica, 1991. 336 p. HARVEY, D. O novo imperialismo. So Paulo: Loyola, 2004. HIRATA, H.; PRETCEILLE, E. Trabalho, excluso e precarizao socioeconmica o debate das cincias sociais na Frana. Caderno CRH: Centro de Recursos Humanos, Salvador, n.37, p.47-80, jul./dez. 2002. HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos: o breve sculo XX (1914-1991). So Paulo: Companhia das Letras, 1995. ______. Da revoluo industrial inglesa ao imperialismo. Rio de Janeiro: Ed. Universitria, 1986.
CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

JOBIN, P Maladies industrielles et renouveau syndical au Japon. . Paris: cole de Hautes tudes en Sciences Sociales, 2006. KURZ, Robert. Os ltimos combates. 4.ed. Petrpolis-RJ: Vozes, 1997. ______. O colapso da modernizao: da derrocada do socialismo de caserna crise da economia mundial. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. LEMOS, D.V. da S. Revoluo no trabalho? O caso do repensar. 2001. 216f. Dissertao (Mestrado em Cincias Sociais) Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador: 2001. MARCUSE, Herbert. Razo e revoluo: Hegel e o advento da teoria social. 5.ed. So Paulo: Paz e Terra, 2004. MARX, K. El capital. 2.ed. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1959. T.1. ______. Manuscritos econmicos e filosficos, primeiro manuscrito. In: FERNANDES, F. (Org.). Marx/Engels histria. So Paulo: tica, 1983. p.146-180. ______. Captulo VI: indito de o capital. Rio de Janeiro: Centauro, 2004a. 170p.

189

ALIENAO DO TRABALHO ...

______. Manuscritos econmicos e filosficos, primeiro manuscrito. So Paulo: Boitempo 2004b. MERCURE, D.; SPURCK, J. O trabalho na histria do pensamento ocidental. Petrpolis, RJ: Vozes, 2005. MSZROS, I. A teoria da alienao em Marx. So Paulo: Boitempo, 2006. MONTEIRO, C. A. (Org.). Velhos e novos males da sade no Brasil: a evoluo do pas e de suas doenas. So Paulo: Hucitec/ Nupens-USP, 1995. MORGAN, G. Imagens da organizao. So Paulo: Atlas, 1996. NAVARRO, M. et al. Doenas emergentes e reemergentes, sade e ambiente. In: MINAYO, M. C.S.; MIRANDA, A. (Org.) Sade e ambiente sustentvel: estreitando ns. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2002. p.37-49. PASSET, R. A co-gesto de desenvolvimento econmico e da biosfera. Desenvolvimento e Meio Ambiente. Curitiba, Ed. UFPR/GRLD, n.1, p.47-62, 1994. ______. A iluso neoliberal. Rio de Janeiro: Record, 2002. POSSAS, C. Epidemiologia e sociedade: heterogeneidade estrutural e sade no Brasil. So Paulo: Hucitec, 1989. RIGOTTO, R. M. Desenvolvimento ambiente e sade: implicaes da (des)localizao industrial. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2008. SELIGMANN-SILVA, E. Desgaste mental no trabalho dominado. So Paulo: Cortez, 1994. ______. A sndrome da insensibilidade. In: FURTADO, T. Recursos humanos: a falncia psicolgica das organizaes. Rio de Janeiro: Editorial Ed., 1995. p. 63-87. ______. Desemprego e psicopatologia da recesso. In: BORGES, L.H.; MOULIN, M.G.B.; ARAJO, M.D. (Org.) Organizao do trabalho e sade: mltiplas relaes. Vitria: EDUFES, 2001. p. 219-254.

______. Trabalho e desgaste mental: o direito de ser dono de si mesmo. So Paulo: Cortez, 2011. SENNETT, R. A corroso do carter: consequncias pessoais do trabalho no novo capitalismo. So Paulo: Record, 1999. SEOANI, J.; TADDEI, E. Recolonizacin, bienes comunes de la naturaleza y alternativas desde los pueblos. Dilogo de los Pueblos y Grupo de Estudios sobre Amrica Latina y El Caribe (GEAL). 2010, 106 p. Disponvel em: www.dialogodelospueblos.org. SOUZA, G. A. A. de. Sucesso das geraes na Bahia: reencontro de uma totalidade esquecida. 1996. 368f. Tese (Doutorado) Instituto de Filosofia e Cincias Humanas, Universidade Federal da Bahia. Salvador: 1996. 368f. SPURCK, J. A noo de trabalho em Karl Marx. In: MERCURE, Daniel; SPURCK, Jan (Org.) O trabalho na histria do pensamento ocidental. Petrpolis, RJ: Vozes, 2005, p. 189-211. THBAUD-MONY, A.; DRUCK, G. Terceirizao: a eroso dos direitos dos trabalhadores na Frana e no Brasil. In: DRUCK, G.; FRANCO, T. A perda da razo social do trabalho: terceirizao e precarizao. So Paulo: Boitempo, 2007. ______. Travailler peut nuire gravement votre sant. Paris: ditions La Dcouverte, 2007. ______. Lenverz des socits industrielles: aproche comparative franco-brsilinne. Paris: LHarmatan, 1990. VINCENT, J.M. Jrgen Habermas e o trabalho. In: MERCURE, Daniel; SPURCK, Jan (Org.) O trabalho na histria do pensamento ocidental. Petrpolis: Vozes, 2005. p.259-273. WEBER, M. A tica protestante e o esprito do capitalismo. 9.ed. So Paulo: Pioneira, 1967.

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

190

Tnia Franco

ALIENATION OF LABOR: social uprooting and unbelonging in relation to nature Tnia Franco This essay recalls the notion of alienated labor, given its heuristic value to understand more deeply the interconnections between the fundamentals of labor and the current challenges to the social and environmental crisis. Current questions about labor lead to the approach of social precarization, loss of rights, damage to health and the environment, evidence in itself, of a profound social alienation. From a brief historical overview of urban-industrial capitalist societies which highlights the growing disagreement of social times with the cycles of nature and the plasticity or biopsychosocial limits of individuals - it is proposed to reconsider the four aspects of Marxs alienation concept. The interconnections between alienation and the Bourdieusian concept of habitus, between social precarization and environmental destruction are finally summarized in the notions of social unbelonging and uprooting in relation to nature, processes characteristic of the contemporary civilization.

ALINATIONS DU TRAVAIL: nonappartenance sociale et dracinement par rapport la nature Tnia Franco Cet essai reprend la notion de travail alin, vu sa valeur heuristique, pour mieux comprendre les interconnexions entre les principes fondamentaux du travail et les dfis actuels de la crise sociale et environnementale. Les questions quon se pose actuellement propos du travail mnent une approche de la prcarit sociale, de la perte de droits, des dommages pour la sant et pour lenvironnement, preuves en soi dune profonde alination sociale. partir dune brve rtrospective historique des socits urbaines et industrielles capitalistes qui souligne un croissant dsaccord entre les temps sociaux et les cycles de la nature ainsi quavec la plasticit ou les limites biopsychosociales des individus on propose de revoir les quatre aspects du concept dalination de Marx. Les interconnexions entre lalination et le concept dhabitus de Bourdieu, entre la prcarisation sociale et la destruction de lenvironnement, sont finalement rsumes dans les notions de nonappartenance sociale et de dracinement par rapport la Nature, processus caractristiques de la civilisation contemporaine.

KEYWORDS: alienated labor, labor and environment, MOTS-CLS: Travail alin, travail et environnement, work and health, precarization of work, travail et sant, prcarisation du travail, flexibilit flexibilization and social precarization. et prcarisation sociale.

Tnia Franco - Doutora em Cincias Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do Centro de Recursos Humanos/FFCH/UFBA no campo temtico do trabalho, sade e meio ambiente. Tem graduao em Economia, Medicina e Mestrado em Cincias Sociais pela UFBA. organizadora do livro Trabalho, riscos industriais e meio ambiente: rumo ao desenvolvimento sustentvel?, (Edufba, 1997) e co-organizadora do livro A perda da razo social do trabalho: precarizao e terceirizao. (So Paulo: Ed. Boitempo, 2007), com artigos em peridicos diversos (Revista Brasileira de Sade Ocupacional; Cincia & Sade Coletiva; Caderno CRH; RELET - Revista Latinoamericana de Estudios del Trabajo; Pistes; Laboreal).

191

CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 171-191, 2011

You might also like