Loja Teosófica Raja Yoga

Rua Mituto Mizumoto, 301 – Liberdade – São Paulo – SP Reunião as sextas-feiras – 20h:00min

Palestra : Xamanismo, Expansão de
Consciência e as plantas de poder.

Facilitador : Irmão Carlos Adriano

SP – Inverno/2011

Tópicos a serem abordados nos trabalhos de hoje:

•Xamanismo (Xãmas, Escolas Xâmanicas e Rituais); •E.A.C (Estados Alterados de Consciência); •Legislação atual sobre o consumo e tráfico de Drogas no Brasil; •Plantas de Poder e Plantas Medicinais.

Facilitador : Irmão Carlos Adriano

SP – Inverno/2011

Oração Indígena
Ó, Grande Espírito, cuja voz ouço nos ventos, e cujo alento dá origem a toda a vida, ouça-me, sou pequeno e fraco, necessito de Sua força e sabedoria. Deixa-me andar na beleza. Faze meus olhos contemplarem sempre o vermelho e o púrpura do Pôr do Sol. Faze com que minhas mãos respeitem as coisas que criaste, e que meus ouvidos sejam aguçados para ouvir a Tua voz. Faze-me sábio para que eu possa compreender as coisas que ensinaste ao meu povo. Deixa-me aprender as lições que escondeste em cada folha, em cada rocha. Busco força, não para ser maior que o meu irmão, mas para vencer o maior inimigo: eu mesmo. Faze-me sempre pronto para chegar a Ti, com as mãos limpas e olhar firme, a fim de que, quando a vida se apague, como se apaga o poente, o meu espírito possa chegar a Ti sem se envergonhar.

Não acredite em nada apenas porque a maioria concordou que é a verdade. Kalama Sutra 17:49) . Não acredite em mim. Não se apresse em acreditar em nada só porque um professor famoso que disse. Você deveria testar qualquer coisa que as pessoas dizem através de sua própria experiência antes de aceitar ou rejeitar algo.. o Buddha. mesmo se estiver escrito nas escrituras sagradas. "Não se apresse em acreditar em nada.Não se apresse em acreditar.." Siddartha Gautama.

a serviço da comunidade. dos sonhos ou das visões. Ganesha. Clique na foto para saber mais sobre o Deus Ganesha.. o primeiro Xamã iniciado que se tem conhecimento. .Os Xamãs são aqueles que venceram a morte através da doença. Historicamente.. como curas ou mudanças climáticas. a função do Xamã é interceder junto ao mundo espiritual para efetuar mudanças no mundo físico. atingindo um conhecimento experimental de sua própria imortalidade.

religiosas e filosóficas (metafísica). . envolvendo cura. Xamanismo é o conjunto mais antigo de praticas e técnicas para se entrar em contato com o mundo espiritual. transe. foram sendo passadas até os dias de hoje. É um conjunto de ensinamentos milenares que. de seres míticos. através da tradição de tribos indígenas do mundo todo. supostas metamorfoses e contato direto entre corpos e espíritos de outros xamãs. que visa o reencontro do homem com os ensinamentos e fluxo da natureza e com seu próprio mundo interior. dos mortos e etc… É uma filosofia de vida muito antiga.Xamanismo… algumas definições: É um termo genericamente usado em referência a práticas mágicas. de animais.

Fogo.Xamanismo – Origens e Característica: Tem sua origem no período paleolítico (2. Água. por exemplo. .5 milhões de anos A. todavia sem raízes históricas ou geográficas. Ciclos. os Esquimós e nossos irmãos indígenas aqui do Brasil. Plantas. A palavra Xamanismo é de origem Siberiana ( A Sibéria é localizada na Rússia e parte norte do Cazaquistão) Sua principal característica é que seus ensinamentos são baseados na observação da natureza e seus sinais: sol.C) . Vento. Ar. Animais.. Terra.. lua. muitas vezes separados por continentes e oceanos como. E a semelhança existente na essência das práticas de povos muito distantes entre si. etc.

.Xamanismo – Objetivos: Basicamente é o de reconectar o Ser com sua sabedoria interior. curas e prevenção de distúrbios e doenças. força e sabedoria para lidar com questões generalizadas . A cura está dentro de cada um". ativação das habilidades de coragem. conexão com seres espirituais. harmonização plena do ser. conscientização do aspecto espiritual de cada um e de sua inter-relação com a Natureza e com o planeta a que pertence. O conceito básico da cura Xamânica é que " Ninguém cura o outro. ancoragem do poder pessoal. limpeza e harmonização de ambientes. limpeza dos corpos físico e sutis.

bem como tradições. sem perder sua essência. conhecido também como xamanismo urbano. Esta escola tem com objetivo resgatar os rituais xâmanicos do passado. . são combinados com o Xamanismo tradicional.Xamanismo – As Duas “Escolas” Atuais: 1) O Xamanismo tradicional que segue as tradições nativas. Onde “Seguimentos” mais recentes . tais como a Filosofia Oriental e o Cristianismo. de forma a adaptá-los a vida moderna. 2) O Neo-Xamanismo.

Neo-Xamanismo – Imagens - .

amor. prosperidade. A repetição dos rituais aumenta cada vez mais nossa conexão com o objeto do ritual. um santo ou qualquer outra coisa como cura. podendo ser este objeto Deus. compaixão. tornando possível o crescimento de nossa energia vital e conexão com um determinado objeto. . etc.Rituais de cunho Espiritual – São ações realizadas com uma intenção.

pedras.Rituais Xâmanicos Nos rituais Xâmanicos utiliza-se do trabalho com: ervas. . rituais. cristais.). ar. mental e espiritual. fogo. entre outras coisas. ritmos. danças e movimentos corporais. terra. argila. contato sagradas com natureza e seres espirituais.. emocional. direções sagradas. elementos básicos da natureza (água.. jornadas xâmanicas. cirurgias espirituais e técnicas de cura e purificação dos corpos físico. etc. plantas sagradas.

(Nota: Em um estado de Pavor e ou Nervosismo pleno este impulso eletroquímico pode chegar a 60 por segundo) Alfa: Pulsa de 07 a 14 ciclos por segundo. não estamos nem dormindo. Clariaudiência. Cientificamente falando. É o estado de Vigília plena. Percepção de qual estado e realidade a mente se encontra”. suportados pelo tempo e espaço. onde podemos agir e reagir de maneira rápida. Clarividência. Psicografia e etc… . este “Sentir” da vibração é o que chamamos percepção da Consciência. É neste estado que ocorrem os processos de Telepatia. projetos e etc. Há uma sensação de Paz. É o estado que antecede ao dormir. com isto. É a terceira dimensão. numa maior ou menor frequencia. Não há dimensão de tempo/espaço neste estado. nosso cérebro pulsa. nem acordados de fato. possuindo 04 níveis: Beta: Pulsa de 14 a 28 ciclos por segundo. Ele é o ideal para as programações mentais de desejos.Estados Alterados de Consciência (EAC): “No Universo tudo é vibração .

é o estado de Samadhi. No caminho do Yoga. insconsciente coletivo e etc. acesso as “vidas passadas”. Delta: Pulsa de 0. de forma Consciente. É o estado quem refazemos a energia do nosso dia-a. microsegundos nele. . E como este estado não esta sujeito ao tempo e espaço.dia. É o estado de sono profundo. podem fazer parecer que um sonho dura uma eternidade. bem como a bilocação. estar no estado Delta. Pesquisas apontam que durante uma noite de sono não ficamos mais do que 05 minutos neste estado.5 a 03 ciclos por segundo. É neste estado em que se pode ocorrer a saída Consciente para o Corpo Astral (quando se é treinado).Estados Alterados de Consciência (EAC): Teta: Pulsa de 03 a 07 ciclos por segundo. Na passagem de Alfa profundo para Teta é que ocorrem os sonhos. que é caracterizado pela total ausência de Consciência.

uma simples figura é o suficiente para iniciar uma transição de Estado de Consciência… .As vezes.

É considerado CRIME DE MENOR PODER OFENSIVO. “caput”. mas não legalização da droga (ou descriminalização substancial). e § 1º da nova Lei Antitóxicos diz que: Art. 28. 28) aboliu o caráter "criminoso" da posse de drogas para consumo pessoal. portanto. transportar ou trouxer consigo. um ato contrário ao Direito).343/2006 (art.medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. Esse fato deixou de ser legalmente considerado "crime" (embora continue sendo um ilícito. O artigo 28. Houve. . drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas: I .Antes de adentrarmos no tema específico de plantas de poder vejamos alguns aspectos legais que envolvem o tema: A Lei 11. guardar. tiver em depósito. onde se é elaborado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).advertência sobre os efeitos das drogas II .prestação de serviços à comunidade III . descriminalização "formal". Quem adquirir. para consumo pessoal.

reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1. vender. ter em depósito. 33) CAPÍTULO II (DOS CRIMES -TRÁFICO) Importar. guardar. expor à venda.343/2006 (art. fabricar. ENTRE OUTRAS : MACONHA . exportar. adquirir. remeter. produzir. entregar a consumo ou fornecer drogas. COCAÍNA E COGULEMOS ALUCINÓGENOS. trazer consigo.Lei 11. transportar. . sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena .500 (mil e quinhentos) dias-multa.oferecer. ainda que gratuitamente. ministrar. preparar. prescrever. E AQUI SE ENQUADRAM COMO DROGAS.

retirou em 23/11/2006 a ayahuasca da lista de drogas alucinógenas. A ayahuaska já havia sido excluída desta lista em caráter provisório desde setembro de 1987. o CONAD (Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas) do Brasil. O cadastramento das entidades que utilizam a Ayahuasca é facultativo . tendo vetado o seu comércio e propagandas além de coibir seu uso em conjunto com outras drogas e em eventos de turismo.AYAHUASKA (Aspecto legal) Após 18 anos de estudos. Em 26 de janeiro de 2010 o Governo Brasileiro dispôs a regulamentação de seu uso para fins religiosos.

Para o Xamanismo todas as plantas se encaixam em uma das categorias abaixo: PLANTAS MEDICINAIS PLANTAS DE PODER PLANTAS DE PODER MESTRAS OU PROFESSORAS .

Lembrando sempre que. quando mal utilizadas . normalmente para atuar em um orgão específico do Corpo. Possuem apenas um elemental (masculino e ou feminino) Agem pela sua quimíca e são voltadas . medicinais. Como é o caso se aplicadas para alterar os Estados de Consciência. fazem mal ao organismo.PLANTAS MEDICINAIS: Estas são a grande maioria do reino Vegetal. São utilizadas para fins curativos. .

A FOLHA DA COCA E A FLOR DE PAPOULA SÃO PLANTAS DE PODER OU MEDICINAIS? A MACONHA.A MACONHA . . A FOLHA DE COCA E A FLOR DE PAPOULA SÃO CONSIDERADAS PLANTAS MEDICINAIS… Nota: Há seguimentos que consideram a maconha como planta de poder.

tanto é que em algumas tribos a Maconha é conhecida como: “Planta que te prende”. como uma pomada.MACONHA (cannabis sativa). E por possuir um elemental feminino. possui elemental apenas feminino. Causando danos danos ao chacra sacral. O uso correto dessa planta medicinal é a extração do óleo de sua raiz e sua aplicação. podendo levar a à impotência sexual. ingerida como chá ou bolo. há uma divisão de opiniões na classe médica quanto a sua recomendação. Se a maconha for tragada (pitada). graves danos fisiológicos (e também no Corpo Energético). Para pacientes em estado terminal (AIDS e Câncer). ela irá causar. a maconha afeta com muito mais rapidez o homem que a mulher. . em curto prazo. provocando cada vez mais no homem usuário um desinteresse pelo sexo feminino. na superfície da pele. além da dependência.

Não havendo níveis seguro do seu uso. por isto quando utilizada na forma de cocaína ( e seus derivados) fulmina de forma mais rápida a mulher do que o Homem. Para os viajantes as áreas do Peru. a sede. tanto fisiologicamente. é oferecida como forma de aliviar a pressão da altitude do País. .Folha de Coca (Erythroxilum coca). o cansaço e para não sentir dor e nem frio. A COCAÍNA. além de ser ilegal na grande maioria dos países. leva seu usuário a permanecer mais focado ainda na matéria. quanto espiritualmente é comprovada seu poder de destruição no ser humano.todavia com a ilusão que esta adentrando a níveis maiores de Consciência. Seu padrão vibratório grosseiro. possui um elemental masculino. como chá e ou sendo mascada pelos índios do Peru e Bolívia com a finalidade religiosa e ritualística e também para diminuir a fome. A folha de Coca é utilizada ainda hoje.

Roseanne. o retrato de um rosto que definha . aos 29 anos na primeira foto e aos 37 na última: de prisão em prisão.

c) Sempre que necessário gera a limpeza física e energética do corpo. Você precisa. O Sentir a Intuição se tornam mais evidentes na vida de quem a usa Ex. se valer da bagagem espiritual que já possui para poder caminhar.Plantas de poder: Possuem a capacidade de promover a ampliação da consciência e a conexão com o mundo espiritual. de Planta de Poder (que não lhe guia): Cogumelos que nascem no Guano. Mas elas não lhe guiam. b) Não causa dependência de quem a usa e ou danos físicos. Têm como característica: a) Possui elementais masculinos e femininos. e) Gera uma maior sensibilidade. d) Gera o alinhamento dos Chakras. . neste caso. não lhe guiam no plano Astral. Apenas lhe dão acesso direto ao plano Astral (estado TETA com Consciência).

WACHUMA (Trichocereus Pachanoi) O Wachuma ou San Pedro é um cacto originário da região dos Andes. A substância ativa encontrada é a mescalina. Chile. o espírito da planta entra em contato com o xamã ensinando-o a expulsar a enfermidade. exemplos: PEYOTE (Lophophora williamsii) O peyote é um cacto originário da América Central e é muito utilizado pelas tribos indígenas do México e dos Estados Unidos. . Perú. Esta planta é utilizada em rituais de cura e nos remete a experiências visionárias. onde o xamã é levado a ter a visão da cura do enfermo. é utilizada pela Igreja Nativa Americana em seus cultos sagrados.Plantas de poder. Planta utilizada para cura e experiências visionárias e adivinhatórias. Equador e Colômbia. Sua substância ativa é a mescalina. Bolívia.

Por isso são professoras! A ayahuasca é a rainha das plantas de poder nesta era em que vivemos. da preparação de ambas nasce a Bebida Sagrada conhecida como Ayahuasca ou "Vinho das Almas".Plantas de poder Mestras ou Professoras: Têm a capacidade de promover a ampliação da consciência. a conexão com o mundo espiritual e ainda lhe guiam por este mundo e lhes ensinam muito. Plantas originárias da América do Sul. (clique aqui para conhecer as 10 Plantas Mestras mais poderosas) . encontradas em toda a região amazônica. Utilizada para busca de auto-conhecimento e cura por pajés. São as plantas mestras professoras mais poderosas do xamanismo. CHACRONA (Psichotria viridis) e JAGUBE (Banisteria caapi) Sua substância ativa é o DMT (N-dimetiltriptamina). xamãs e curandeiros.

ele pode se manifestar. Algumas pessoas acreditam que se há algum desequilíbrio mental. principalmente. é importante sempre observar a energia do local e. ou em alguma doutrina. da pessoa que vai ministrar a planta. Muito cuidado com isto! d) Com que freqüência devo usá-las? Antropólogos fizeram estudos e sugerem o uso em intervalos de 15 dias. mas devem ser ministradas por iniciados ou profundos conhecedores da medicina. (E o que pode ocorrer é a pessoa se meter com alguém que não uso sabe lidar com a planta e depois não ter a orientação adequada para lidar com as mudanças e expansões perceptivas). trabalho individual. outros acreditam que tais desequilíbrios podem ser curados com o uso da medicina. medicina b) Seu uso pode desencadear desequilíbrio mental? Deve ser verificado caso a caso. Em caso de dúvida não faça uso.E finalizando… Perguntas que sempre ficam: a) O uso das plantas de poder Mestras é restrito a iniciados? Depende da cultura. E NUNCA SE ESQUEÇA DE VERIFICAR SE O USO É PERMITIDO POR LEI OU NÃO. BEM COMO SEU ESTADO DE SAÚDE FÍSICA E MENTAL! (ASSISTA O CASO GLAUCO QUE ESTA NO VIDEO ANEXO A ESTE) . c) Como e onde usar as plantas de poder? Seja em grupo. Geralmente não está restrito a iniciados.

Muito Obrigado! NAMASTÊ ! Luz Divina em vosso caminho! .

Reverência e agradecimentos a todos aqueles que estiveram aqui antes de nós.. Sem eles .. nada disto poderia ser possível. Irmão Carlos Adriano . aos que sacrificaram suas vidas nos transmitindo conhecimento e fragmentos da Grande Verdade.Fornecendo-nos lampejos de Luz em nossa caminhada Iniciática. Seu Servidor.

cultura. Goenka (Centro de Meditação Vipassana) Membros da Loja Teosófica Raja Yoga Membros da ARLS Fraternidade de São João.br/site/2010/01/28/ayahuasca/ Agradecimentos especiais a estes que tem trazido Luz de conhecimento e Amor.asp?p=65 http://www.br/Universo/WebHome http://pt.xamanismo.br/adonai/pagina.netfenix.org http://www.Ficha técnica: • Fontes de consulta: Livros: O Santo Daime Revelado (Drogas . Fraudes e Mentiras) – Escritor Gedeon dos Lakotas – Editora Rosa Vermelha • • • • • • Sites da Internet: http://www.xamanismoancestral.369 Irmão Emiliano Dias Linhares (“dos Lakotas – Céu de Nossa Senhora da Conceição”) Irmão Shiva Shankara (Espaço Celi Shakti) .br/ http://www. mas de muitos outros estudantes: Professor João Pessoa – Estúdio de Yoga Shiva Point Professora Juliana Araújo (Krishna Priyah) – Humaniversidade Mestre Otávio Leal (Dhyan Prem) .com.Humaniversidade Professor Marcos Rojo e equipe (Pós Graduação -FMU) Mestre Satya N. não só em meu caminho. no.gov.com.com.wikipedia.