You are on page 1of 13

31 de Julho a 02 de Agosto de 2008

SIMULAO DE MONTE CARLO AUXILIANDO A ANLISE DE VIABILIDADE ECONMICA DE PROJETOS


eurico cavalcanti pincovsky de lima (UFPE) euricolima@hotmail.com Joana Coelho Viana (UFPE) joaninhacv@hotmail.com Natallya de Almeida Levino (UFPE) natalyta@pop.com.br Caroline Maria de Miranda Mota (UFPE) carolmm@ufpe.br

Resumo Este artigo apresenta a simulao de Monte Carlo como ferramenta de auxlio para a anlise de viabilidade econmica de projetos, mais realista e sofisticada, do modelo estudado. A simulao feita sobre o fluxo de caixa do projeto, entretaanto, as entradas e as sadas so dados estocsticos, o que facilita a leitura do comportamento do modelo em diversas situaes, no horizonte desejado. Abstract This paper presents simulation Monte Carlo as tool of aid for the analysis of economic viability of projects, more realistic and sophisticated, of the studied model. The simulation is made on the cash flow of the project, however, the entraances and the exits are stochastic data, which facilitates the reading of the behavior of the model in diverse situations, in the desired horizon.

Palavras-chaves: Projeto; Viabilidade; Monte Carlo.

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

1. INTRODUO
A avaliao de projetos de investimentos, independentemente do seu porte e do setor, leva, muitas vezes, tomada de decises em ambiente de incerteza. Da a necessidade da atuao de equipe multidisciplinar, com experincia no assunto, embora tal no constitua absoluta garantia de sucesso. Os mtodos tradicionais baseiam-se na anlise de dados ou indicadores determinsticos, em poucos cenrios, como Valor Presente Lquido - VPL, Taxa Interna de Retorno TIR, Payback, entre outros. No entanto, sabe-se que a realidade pode no ser bem captada por esses indicadores, comportando-se de forma no prevista (BRUNI et al, 98). Isto quer dizer, a complexidade e as incertezas do mercado dificultam a avaliao da eficincia de um projeto. O VPL, quando adotado como parmetro de deciso, por exemplo, avalia apenas os valores de receita e custo inseridos no fluxo de caixa, sem que haja um tratamento matemtico mais sofisticado para as possveis variaes, seja na receita, seja nos custos. Atualmente, existem tcnicas de simulao bastante exploradas nas reas de gerenciamento de risco, mas pouco difundidas entre os gerentes de projetos. Para Carvalho & Rabechini (2008) as incertezas nos projetos so muitas e minimiz-las uma tarefa que poucos gerentes sabem. Neste contexto, as tcnicas de simulao surgem como importante ferramenta para prever e minimizar incertezas de custos e tempo de projetos. Como alternativa, o Mtodo de Monte Carlo, segundo Moore & Weatherford (2005), pode ser utilizado largamente na avaliao de projetos, onde os riscos envolvidos podem ser expressos de forma simples e de fcil leitura, e as simulaes auxiliam a deciso. Assim, os indicadores deixam de ser determinsticos e passam a ser estocsticos, probabilsticos. Conhecer bem os cenrios e os riscos, assim como as alternativas, foi necessrio sempre que o homem precisou tomar decises. No entanto, as simulaes s se tornaram viveis com o advento das planilhas eletrnicas. O Mtodo de Monte Carlo, apesar de descoberto durante a II Guerra, nas pesquisas para o desenvolvimento da bomba atmica, s est sendo amplamente utilizado em razo dessas planilhas. Projetos de alta complexidade (gerao de energia, avio, jogos olmpicos, etc.), seja

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

pela sofisticada engenharia financeira, seja pelas incertezas inerentes, podem utilizar o Mtodo de Monte Carlo, como valiosa ferramenta de apoio s decises. Projetos mais simples, com baixo grau de incerteza, podem, tambm, utilizar esse mtodo. Cabe ao gerente, ou decisor, avaliar a necessidade. Este artigo apresenta as dificuldades da deciso de investimento no cenrio de gesto de projetos; descreve as caractersticas dos principais indicadores utilizados para a anlise de viabilidade econmica de um projeto, seguido de uma breve apresentao do Mtodo de Monte Carlo. Por ltimo, apresentado um estudo de caso para a comparao dos resultados de uma anlise de viabilidade feita pelo mtodo tradicional e com o auxlio do Mtodo de Monte, seguido das concluses finais.

2. DIFICULDADES PARA ANLISES NO CENRIO DE GESTO DE PROJETO


As rpidas mudanas do mercado exigem das empresas grandes esforos na adaptao de seus negcios s novas necessidades e demandas. No plano estratgico, os projetos inovadores so essenciais para o aumento da competitividade da organizao. Uma alternativa bastante promissora para uma adaptao eficiente e eficaz o gerenciamento de projetos. Segundo Carvalho & Rabechini (2008), acredita-se que esto nas atividades no rotineiras os valores essenciais a serem agregados aos produtos/servios de uma organizao. No incio da implementao de gerenciamento de projetos, uma das fases mais difceis a deciso da alta direo em investir em projetos, visto as mudanas que esta deciso pode ocasionar a organizao (CARVALHO & RABECHINI, 2008). Para profissionalizar as atividades desse gerenciamento, alm da sedimentao de tcnicas pouco exploradas, imprescindvel a sensibilizao da alta administrao da empresa. Sendo assim, a escolha do portflio de projetos de uma organizao requer um exame detalhado sobre as contribuies de cada projeto e, neste momento, uma avaliao da viabilidade do projeto fundamental para a deciso de investir. Vale, entretanto, ressaltar que a complexidade e as incertezas do mercado dificultam a avaliao da viabilidade de um projeto. Para Laurindo et al (2003) a avaliao da eficincia um tema controverso e h significativa resistncia adoo de ferramentas gerencias pelas equipes de projetos.

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

Para Moreira (2001) a melhor qualidade das informaes disponveis para a deciso geralmente leva a melhores resultados, mas por outro lado sua apurao custa mais caro para empresa. O presente trabalho sugere a utilizao da Simulao de Monte Carlo como ferramenta para auxiliar a anlise de projetos, sem adio significativa de custos, bem como sem a necessidade de profundos conhecimentos estatsticos, proporcionando ao gerente maior sofisticao e preciso das informaes.

3. PRINCIPAIS INDICADORES
A viabilidade de projetos , largamente, analisada em funo de parmetros determinsticos como o Payback, Taxa Interno de Retorno e Valor Presente Lquido, sem levar em conta o fator incerteza. Esse artigo apresenta, resumidamente, as principais caractersticas de cada um desses parmetros, bem como suas principais vantagens e desvantagens, e o Modelo de Monte Carlo, que se prope a auxiliar o processo decisrio em ambiente de incerteza. a) Payback Segundo Bruni (1998), o Payback o perodo ou prazo de retorno do capital aplicado no projeto em estudo, dados as condies propostas no Fluxo de Caixa (Entradas e Sadas). o primeiro indicador a ser verificado em uma anlise de viabilidade, pois o aprofundamento desse estudo s deve ser realizado quando o prazo indicado esteja dentro do esperado pelos investidores. O Payback pode ser expresso de duas formas: simples no considera o custo do capital durante o perodo - e descontado considera o valor do capital ao longo do tempo. Para determinao do Payback descontado necessrio arbitrar o custo de oportunidade do capital, e, para tanto, utiliza-se a denominada Taxa Mnima de Atratividade, que representa a taxa que o mercado pagaria ao Capital, caso no estivesse sendo aplicado no projeto em anlise. As vantagens e desvantagens deste indicador podem ser observadas na Tabela 01.

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

Payback Simples

Vantagens

Desvantagens

Simplicidade: j que no exige nenhuma No considera o custo do sofisticao de clculos, apenas capital no tempo, nem todos os fluxos de caixa.

sucessivas subtraes. Parmetro de liquidez e de risco: quanto menor, maior a liquidez e menor ser o risco, e vice-versa. Descontado

Considera o valor do capital ao longo do No considera todos os tempo. fluxos de caixa do projeto.

Tabela 1 Tabela de vantagens e desvantagens do Payback Fonte: BRUNI et al, 1998

b) Taxa Interna de Retorno Segundo Bruni (1998), a Taxa Interna de Retorno TIR - uma taxa de desconto do investimento que anula o Valor Presente Lquido do fluxo de caixa. Portanto, razovel aceitar projetos que apresentem a TIR superior Taxa Mnima de Atratividade (TMA). Esse indicador diretamente ligado ao VPL, e quando superior TMA, indica um VPL positivo, mais uma vez, indicando que o projeto pode ser aceito. Como premissa do mtodo de clculo da TIR, admite-se que os fluxos de caixa positivos so reinvestidos a taxa interna de retorno do projeto. Entretanto essa premissa vlida apenas quando a TIR e a TMA so iguais. A grande limitao da utilizao do mtodo da TIR quando existem resultados negativos no fluxo de caixa. A tabela 2, a seguir, apresenta as vantagens e desvantagens desse indicador.

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

Vantagens

Desvantagens

Fcil entendimento: o resultado uma No pode ser utilizado quando o fluxo de taxa de juros caixa apresenta valores negativos e requer uma anlise do fluxo de caixa incremental na seleo de projetos mutuamente

excludentes.
Tabela 2 Tabela de vantagens e desvantagens da TIR Fonte: BRUNI et al, 1998

c) Valor Presente Lquido O Valor Presente Lquido corresponde ao valor presente dos resultados esperados positivos e negativos , do fluxo de caixa, descontando-se a ao custo do capital, ou seja, TMA. Essa taxa de desconto refere-se quela em que o investidor poderia aplicar o capital com baixssimo risco (SALLES, 2004). Comumente utiliza-se a expresso livre de risco, entretanto essa uma situao hipottica, visando melhor entendimento do que representa a TMA. Esse artigo far uso da expresso baixssimo risco sempre que a idia for demonstrar situaes com remota possibilidade de ocorrer. Os projetos ou investimentos que apresentem VPL positivo so aceitveis, viveis. Entretanto, a escolha entre dois projetos, com investimentos iniciais distintos, porm ambos com VPL positivos, no simples, requer uma anlise mais requintada dos cenrios, dos riscos e do custo de oportunidade.

3.1. MONTE CARLO


uma tcnica que envolve utilizao de nmeros randomizados e probabilidade para resoluo de problemas. O termo Monte Carlo foi dado pelos pesquisadores S. Ulam e Nicholas Metropolis em homenagem a atividade mais popular de Monte Carlo, Mnaco, os jogos (GUJARATI, 2002). Segundo Corrar (1993), o Mtodo de Monte Carlo foi criado em 1940, pelos pesquisadores Von Neunann e Ulam, para solucionar problemas de blindagem em reatores nucleares.

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

A simulao de Monte Carlo um mtodo de avaliao interativa de um modelo determinstico, usando nmeros randomizados como entradas. Esse mtodo mais utilizado quando o modelo complexo, ou no-linear, ou quando envolve um nmero razovel de parmetros de incerteza. Uma simulao pode envolver mais de 10.000 avaliaes do modelo estudado, uma tarefa difcil que no passado s poderia ser realizada por super computadores. Segundo Moore & Weatherford (2005), o mtodo de Monte Carlo um dos vrios mtodos para anlise da propagao da incerteza, onde sua grande vantagem determinar como uma variao randomizada, j conhecida, ou o erro, afetam a performance ou a viabilidade do sistema que esta sendo modelado. Esse artigo se prope a aplicar a tcnica da Simulao de Monte Carlo como auxlio durante a anlise de viabilidade econmica de projetos, apresentando informaes sobre o Valor Presente Lquido mais provvel, os riscos inerentes ao projeto, bem como o grau de confiana presente na estimativa. Para realizar a simulao sero assumidas as seguintes consideraes. a) Fluxo de Caixa Livre Para o objetivo desse trabalho, estabeleceu-se o Valor Presente Lquido (VPL) como varivel-objetivo, que indicar se o projeto vivel ou no. Para determinao do VPL precisa-se conhecer o Fluxo de Caixa Livre, que, por sua vez, determinado da seguinte forma: Receita Operacional (-) Custo dos Produtos Vendidos (=) Lucro Bruto (-) Despesas Operacionais (=) Lucro Operacional (-) Despesas Financeiras (=) Lucro antes do IR/CS (-) IR/CS (=) Lucro Lquido

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

(+) Depreciao (-) Amortizao do financiamento (-) Capital de Giro (=) Fluxo de Caixa Livre b) Incertezas do Fluxo de Caixa Livre Todos os parmetros utilizados na determinao do Fluxo de Caixa Livre possui um grau de incerteza. Quando se trata de financiamento, por exemplo, especula-se a possibilidade de reduo da taxa de juros, atravs de poltica de fomento ao desenvolvimento, que, tambm, possa apresentar uma reduo nos impostos. Enfim, inmera so as possibilidades de variaes no Fluxo de Caixa. Esse artigo aborda os parmetros mais complexos, onde a presena da incerteza possui forte influncia no resultado do projeto, so eles: - Receita Operacional Segundo Rodrigues (2003), existe grande incerteza quando se pretende estimar, para um perodo igual ou superior a 10 anos, o comportamento do mercado. Existem ferramentas para elaborao de cenrios (como a anlise SWOT) que auxiliam a estimativa, no entanto no eliminam o risco. Assim, analisar os cenrios conjuntamente uma maneira mais adequada, quando se deseja obter um modelo mais realstico. Para a determinao da Receita Operacional pode-se adotar a distribuio triangular (RODRIGUES,2003). - Custo dos Produtos Vendidos Essa varivel pode ser definida como um percentual da Receita Operacional, a ser estabelecido em funo da natureza do projeto em estudo. - Despesas Operacionais Grande parte dos pesquisadores sugere a definio, para essa varivel, de uma distribuio normal. Para tanto, necessrio especificar a mdia, o limite mximo para cada perodo e o desvio-padro.

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

4. ESTUDO DE CASO
O presente trabalho analisa o caso estudado no artigo do Dr. Raimundo Nonato Rodrigues, publicado na Revista do Conselho de Contabilidade de So Paulo, n 23, de maro de 2003, comparando os resultados atravs do mtodo tradicional de anlise de projetos. O caso descreve uma empresa hipottica produtora de refrigerantes disposta a ampliar sua capacidade instalada. As informaes disponveis so especificadas nos Quadros 01 e 02: Perodo (anos) Pessimista Mais provvel 1a3 4a6 7 a 10 20.901 25.501 28.701 23.223 28.334 31.890 25.545 31.167 35.079 Otimista

Quadro 01 - Receita Operacional Bruta (valores mil)

Perodo (anos) 1a3 4a6 7 a 10

Mdia 4.614 5.992 6.822

Desvios-padro 162 389 682

Mximo 4.980 6.280 7.081

Quadro 02 - Despesa Operacional (valores mil)

Custo dos Produtos Vendidos = 70% da Receita Operacional Bruta Imposto de Renda = 35% durante todo perodo Depreciao = 10% aa Despesas Financeiras = 576 para ano 1, e 720 para os demais anos Investimentos = 4.800 Inverses Fixas e 1.200 Capital de Giro Amortizao = 5 anos

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

Taxa Mnima de Atratividade = 14% aa

a) Anlise pelo Mtodo Tradicional Pelo Mtodo Tradicional, as anlises de viabilidade econmica do projeto so realizadas para trs possveis cenrios: pessimista, mais provvel e otimista. Os resultados das anlises para cada um destes cenrios esto descritos nas Tabelas 03, 04 e 05, respectivamente.
ITENS RECEITA OPERACONAL BRUTA CUSTO DOS PRODUTOS VENDIDOS LUCRO BRUTO DESPESA OPERACIONAL LUCRO OPERACIONAL BRUTO DESPESA FINANCEIRA LUCRO ANTES DO IR IR LUCRO LQUIDO DEPRECIAO AMORTIZAO INVESTIMENTOS FLUXO DE CAIXA LQUIDO TMA ANO 0 ANO 1 ANO 2 ANO 3 20.901,00 20.901,00 20.901,00 (14.630,70) (14.630,70) (14.630,70) 6.270,30 6.270,30 6.270,30 (4.614,00) (4.614,00) (4.614,00) 1.656,30 1.656,30 1.656,30 (576,00) (720,00) (720,00) 1.080,30 936,30 936,30 (327,71) (327,71) 1.080,30 608,60 608,60 480,00 480,00 480,00 (1.200,00) (4.800,00) (1.200,00) (4.800,00) 360,30 1.088,60 (111,40) 14% ANO 4 25.501,00 (17.850,70) 7.650,30 (5.992,00) 1.658,30 (720,00) 938,30 (328,41) 609,90 480,00 (1.200,00) (110,10) ANO 5 25.501,00 (17.850,70) 7.650,30 (5.992,00) 1.658,30 (720,00) 938,30 (328,41) 609,90 480,00 (1.200,00) (110,10) ANO 6 ANO 7 ANO 8 ANO 9 ANO 10 25.501,00 28.701,00 28.701,00 28.701,00 28.701,00 (17.850,70) (20.090,70) (20.090,70) (20.090,70) (20.090,70) 7.650,30 8.610,30 8.610,30 8.610,30 8.610,30 (5.992,00) (6.882,00) (6.882,00) (6.882,00) (6.882,00) 1.658,30 1.728,30 1.728,30 1.728,30 1.728,30 (720,00) (720,00) (720,00) (720,00) (720,00) 938,30 1.008,30 1.008,30 1.008,30 1.008,30 (328,41) (352,91) (352,91) (352,91) (352,91) 609,90 655,40 655,40 655,40 655,40 480,00 480,00 480,00 480,00 480,00 (1.200,00) (1.200,00) (110,10) (64,60) 1.135,40 1.135,40 1.135,40

VPL

(R$ 2.866,43)

Tabela 03 - Fluxo de Caixa para o cenrio pessimista


ITENS RECEITA OPERACONAL BRUTA CUSTO DOS PRODUTOS VENDIDOS LUCRO BRUTO DESPESA OPERACIONAL LUCRO OPERACIONAL BRUTO DESPESA FINANCEIRA LUCRO ANTES DO IR IR LUCRO LQUIDO DEPRECIAO AMORTIZAO INVESTIMENTOS FLUXO DE CAIXA LQUIDO TMA ANO 0 ANO 1 ANO 2 ANO 3 23.233,00 23.233,00 23.233,00 (16.263,10) (16.263,10) (16.263,10) 6.969,90 6.969,90 6.969,90 (4.614,00) (4.614,00) (4.614,00) 2.355,90 2.355,90 2.355,90 (576,00) (720,00) (720,00) 1.779,90 1.635,90 1.635,90 (572,57) (572,57) 1.779,90 1.063,34 1.063,34 480,00 480,00 480,00 (1.200,00) (4.800,00) (1.200,00) (4.800,00) 1.059,90 1.543,34 343,34 14% ANO 4 28.334,00 (19.833,80) 8.500,20 (5.992,00) 2.508,20 (720,00) 1.788,20 (625,87) 1.162,33 480,00 (1.200,00) 442,33 ANO 5 28.334,00 (19.833,80) 8.500,20 (5.992,00) 2.508,20 (720,00) 1.788,20 (625,87) 1.162,33 480,00 (1.200,00) 442,33 ANO 6 ANO 7 ANO 8 ANO 9 ANO 10 28.334,00 31.890,00 31.890,00 31.890,00 31.890,00 (19.833,80) (22.323,00) (22.323,00) (22.323,00) (22.323,00) 8.500,20 9.567,00 9.567,00 9.567,00 9.567,00 (5.992,00) (6.882,00) (6.882,00) (6.882,00) (6.882,00) 2.508,20 2.685,00 2.685,00 2.685,00 2.685,00 (720,00) (720,00) (720,00) (720,00) (720,00) 1.788,20 1.965,00 1.965,00 1.965,00 1.965,00 (625,87) (687,75) (687,75) (687,75) (687,75) 1.162,33 1.277,25 1.277,25 1.277,25 1.277,25 480,00 480,00 480,00 480,00 480,00 (1.200,00) (1.200,00) 442,33 557,25 1.757,25 1.757,25 1.757,25

VPL

R$ 95,26

Tabela 04 - Fluxo de Caixa para o cenrio mais provvel

ITENS RECEITA OPERACONAL BRUTA CUSTO DOS PRODUTOS VENDIDOS LUCRO BRUTO DESPESA OPERACIONAL LUCRO OPERACIONAL BRUTO DESPESA FINANCEIRA LUCRO ANTES DO IR IR LUCRO LQUIDO DEPRECIAO AMORTIZAO INVESTIMENTOS FLUXO DE CAIXA LQUIDO TMA

ANO 0

ANO 1 ANO 2 ANO 3 25.545,00 25.545,00 25.545,00 (17.881,50) (17.881,50) (17.881,50) 7.663,50 7.663,50 7.663,50 (4.614,00) (4.614,00) (4.614,00) 3.049,50 3.049,50 3.049,50 (576,00) (720,00) (720,00) 2.473,50 2.329,50 2.329,50 (815,33) (815,33) 2.473,50 1.514,18 1.514,18 480,00 480,00 480,00 (1.200,00) (4.800,00) (1.200,00) (4.800,00) 1.753,50 1.994,18 794,18 14%

ANO 4 31.167,00 (21.816,90) 9.350,10 (5.992,00) 3.358,10 (720,00) 2.638,10 (923,34) 1.714,77 480,00 (1.200,00) 994,77

ANO 5 31.167,00 (21.816,90) 9.350,10 (5.992,00) 3.358,10 (720,00) 2.638,10 (923,34) 1.714,77 480,00 (1.200,00) 994,77

ANO 6 ANO 7 ANO 8 ANO 9 ANO 10 31.167,00 35.079,00 35.079,00 35.079,00 35.079,00 (21.816,90) (24.555,30) (24.555,30) (24.555,30) (24.555,30) 9.350,10 10.523,70 10.523,70 10.523,70 10.523,70 (5.992,00) (6.882,00) (6.882,00) (6.882,00) (6.882,00) 3.358,10 3.641,70 3.641,70 3.641,70 3.641,70 (720,00) (720,00) (720,00) (720,00) (720,00) 2.638,10 2.921,70 2.921,70 2.921,70 2.921,70 (923,34) (1.022,60) (1.022,60) (1.022,60) (1.022,60) 1.714,77 1.899,11 1.899,11 1.899,11 1.899,11 480,00 480,00 480,00 480,00 480,00 (1.200,00) (1.200,00) 994,77 1.179,11 2.379,11 2.379,11 2.379,11

VPL

R$ 3.046,06

Tabela 05 - Fluxo de Caixa para o cenrio otimista

b) Anlise pelo Mtodo de Monte Carlo

IV CNEG

10

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

Utilizando-se o Mtodo de Monte Carlo, a anlise da viabilidade econmica de um projeto realizada atravs de milhares simulaes do modelo. O resultado da anlise do caso estudado apresentado na Tabela 06.
ITENS RECEITA OPERACONAL BRUTA CUSTO DOS PRODUTOS VENDIDOS LUCRO BRUTO DESPESA OPERACIONAL LUCRO OPERACIONAL BRUTO DESPESA FINANCEIRA LUCRO ANTES DO IR IR LUCRO LQUIDO DEPRECIAO AMORTIZAO INVESTIMENTOS FLUXO DE CAIXA LQUIDO TMA ANO 0 ANO 1 ANO 2 ANO 3 23.233,00 23.233,00 23.233,00 (16.263,10) (16.263,10) (16.263,10) 6.969,90 6.969,90 6.969,90 (4.614,00) (4.614,00) (4.614,00) 2.355,90 2.355,90 2.355,90 (576,00) (720,00) (720,00) 1.779,90 1.635,90 1.635,90 (572,57) (572,57) 1.779,90 1.063,34 1.063,34 480,00 480,00 480,00 (1.200,00) (4.800,00) (1.200,00) (4.800,00) 1.059,90 1.543,34 343,34 14% ANO 4 28.334,00 (19.833,80) 8.500,20 (5.992,00) 2.508,20 (720,00) 1.788,20 (625,87) 1.162,33 480,00 (1.200,00) 442,33 ANO 5 28.334,00 (19.833,80) 8.500,20 (5.992,00) 2.508,20 (720,00) 1.788,20 (625,87) 1.162,33 480,00 (1.200,00) 442,33 ANO 6 ANO 7 ANO 8 ANO 9 ANO 10 28.334,00 31.890,00 31.890,00 31.890,00 31.890,00 (19.833,80) (22.323,00) (22.323,00) (22.323,00) (22.323,00) 8.500,20 9.567,00 9.567,00 9.567,00 9.567,00 (5.992,00) (6.882,00) (6.882,00) (6.882,00) (6.882,00) 2.508,20 2.685,00 2.685,00 2.685,00 2.685,00 (720,00) (720,00) (720,00) (720,00) (720,00) 1.788,20 1.965,00 1.965,00 1.965,00 1.965,00 (625,87) (687,75) (687,75) (687,75) (687,75) 1.162,33 1.277,25 1.277,25 1.277,25 1.277,25 480,00 480,00 480,00 480,00 480,00 (1.200,00) (1.200,00) 442,33 557,25 1.757,25 1.757,25 1.757,25

VPL

R$ 882,00

Tabela 06 Fluxo de Caixa obtido atravs das simulaes do Mtodo de Monte Carlo

4.1. ANLISE DOS RESULTADOS


Analisando os resultados apresentados pelo Mtodo Tradicional, possivelmente, o Gerente de Projetos iria optar pela no implantao do projeto, em razo do baixo retorno. Entretanto, quando analisado luz do Mtodo de Monte Carlo, a situao apresenta-se mais favorvel. Destacando que o critrio de escolha o VPL, definido, a priori, como varivel objetivo. A comparao dos resultados do VPL apresentada no Quadro 03.

Cenrio Pessimista Realista Otimista

Mtodo Tradicional R$ (2.846) mil R$ 95 mil R$ 3.046 mil

Mtodo de Monte Carlo R$ ( 1.849) mil R$ 827 mil R$ 3.797 mil

Quadro 03 Comparao de resultados dos Mtodos Tradicional e Monte Carlo.

Em primeiro lugar, a anlise feita pelo Modelo de Monte Carlo, simulou 8.000 diferentes situaes, em um nico fluxo de caixa utilizando as mesmas premissas, enquanto que pelo Mtodo Tradicional foram simuladas apenas 3, em fluxos de caixas distintos. O nvel de sofisticao dos resultados apresentados pelo Mtodo de Monte Carlo bem superior, de modo que perguntas como, qual a probabilidade de ter VPL superior a 0, ou a R$ 500 mil, ou, ainda, a R$ 1.500 mil podem ser rapidamente respondidas, conforme apontado no referido artigo.

IV CNEG

11

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

Outrossim, importante destacar que alm de conhecer o comportamento do VPL, quando analisado pelo Mtodo de Monte Carlo, em diversas situaes, possvel determinar o intervalo de confiana, atravs do Teorema do Limite Central. O que transmite uma maior segurana aos investidores, bem como ao Gerente de Projeto, para optar ou no pelo projeto. No modelo apresentado, o intervalo de confiana R$ 810 mil a R$ 844 mil, correspondendo regio com maior probabilidade de ocorrncia do VPL.

5. CONSIDERAES FINAIS
A dificuldade de avaliar a viabilidade econmica de um projeto em ambiente de incertezas um fato presente na atividade dos gestores, e, em alguns momentos, chega ao ponto de tornar a escolha por investir em determinado projeto, bastante intuitiva. A anlise largamente utilizada tanto pelas empresas, como pelos rgos de financiamento, baseada na interpretao de indicadores determinsticos, que pouco representa a realidade, principalmente, quando se trata de projetos de alta complexidade. A utilizao do Mtodo de Monte Carlo uma alternativa bastante razovel, capaz de reduzir a incerteza, sem adio significativa de custo e tempo, necessitando, apenas, conhecimentos estatsticos para leitura dos resultados. Pode-se, portanto, concluir que modelos determinsticos tendem a ser substitudos pelos probabilsticos, e o nvel de incerteza no processo de deciso reduzir. Esta reduo, por sua vez, proporcionar benefcios para o processo de tomada de deciso no gerenciamento de projetos.

6. REFERNCIAS
BRUNI, A.L.; FAM, R. & SIQUEIRA, J.O. Anlise de risco na avaliao de projetos de investimento: uma aplicao do Mtodo de Monte Carlo. So Paulo, 1998. Disponvel em <http://www.infinitaweb.com.br/albruni/academicos/bruni9802.pdf>. Acesso em 05 mar. 2008. CARVALHO, M.M. & RABECHINI Jr, R.R. Construindo Competncias para gerenciar projetos: teoria e casos. 2 edio. So Paulo: Atlas, 2008. CORRAR, L.J. O modelo econmico da empresa em condies de incerteza aplicao do Mtodo de simulao de Monte Carlo. Caderno de Estudos n 8. So Paulo: FIPECAFI, 1993.

IV CNEG

12

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

GUJARATI, D.N. Econometria bsica. 3 edio. So Paulo: Makron Books, 2002. LAURINDO, F.J.B.; CARVALHO, M.M. & SHIMIZU,T. Information Technology strategy alignment: brazilian cases. In: KANGAS, Kalle (Org). Business strategies for information technology management. Hershey, 2003. p.186-199. MOORE, J. & WEATHERFORD, L.R. Tomada de deciso em administrao com planilhas eletrnicas. 6 edio. Porto Alegre: Bookman Companhia Editora, 2006. MOREIRA, D.A. Administrao da Produo e Operaes. 5 reimp.da 1 edio de 1993. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. RODRIGUES, R.N. Avaliao de empresas em condies de risco. Revista de Contabilidade, n 23, ano VIII. So Paulo, 2003. SALLES, A.C.N. Metodologias de anlise de risco para avaliao financeira de projetos de gerao elica. Rio de Janeiro, 2004. (Mestrado Universidade Federal do Rio de Janeiro). Disponvel em <http://www.ppe.ufrj.br/ppe/production/tesis/acnsalles.pdf>. Acesso em 05 mar. 2008.

IV CNEG

13

You might also like