You are on page 1of 5

COOPERATIVISMO

HISTRICO
O cooperativismo surgiu formalmente em 1844, na Inglaterra, com a experincia daqueles que passaram histria como os "Pioneiros de Rochdale". Nessa pequena cidade - hoje um bairro de Manchester - 28 trabalhadores (teceles, em sua maioria), criaram um armazm que fornecia produtos a eles mesmos com preos abaixo dos praticados no mercado. A idia espalhou-se rapidamente: em 1881, j existiam aproximadamente mil cooperativas de consumo no mundo, com cerca de 550 mil associados. As primeiras iniciativas cooperativistas no Brasil surgiram pouco tempo depois. Em 1889, foi criada a Sociedade Cooperativa Econmica dos Funcionrios Pblicos de Ouro Preto, em Minas Gerais. A exemplo da experincia inglesa pioneira, a primeira cooperativa brasileira tambm era do ramo de consumo. Ainda no sculo XIX, foram criadas as primeiras organizaes integrantes do ramo que se tornaria destaque no mbito do cooperativismo brasileiro: o agropecurio. A primeira experincia foi a Societ Cooperativa delle Convenzioni Agricoli, fundada em Veranpolis, Rio Grande do Sul, em 1892. De fato, como consequncia da onda migratria europia, o cooperativismo brasileiro desenvolveu-se muito fortemente na regio sul do pas, principalmente a partir do incio do sculo XX, com forte influncia do "modelo alemo" que, entre outras caractersticas, defendia a educao direcionada a estimular a solidariedade e a unio de todos para a defesa de interesses comuns. A Lei do Cooperativismo (Lei n 5.764), em vigor, foi aprovada em 16 de dezembro de 1971, e detalha a classificao, a constituio e o funcionamento das empresas cooperativas. Essa legislao caracteriza as cooperativas como "sociedades de pessoas, com forma e natureza jurdica prprias, de natureza civil, no sujeitas falncia, constitudas para prestar servios aos associados". Em 1988, pela primeira vez a Constituio Federal abordou o tema do cooperativismo, vedando a interferncia estatal no funcionamento das cooperativas, assegurando adequado tratamento tributrio ao ato cooperativo e determinando ao Estado apoiar e estimular o cooperativismo e outras formas de associativismo.

PRINCPIOS
As cooperativas devem atuar de acordo com os sete princpios internacionais do cooperativismo, definidos pela Associao Cooperativa Internacional - ACI. So eles: Adeso voluntria e livre As cooperativas so organizaes voluntrias abertas, sem discriminao social, de gnero, racial, poltica ou religiosa. Gesto democrtica e livre As cooperativas so organizaes democrticas controladas pelos seus membros que participam, ativamente, na formulao das suas polticas e na tomada de decises. Homens e mulheres, eleitos como representantes dos demais membros, so responsveis perante os mesmos. Participao econmica dos membros Os membros contribuem para o capital das cooperativas e controlam-no democraticamente. Parte desse capital de propriedade comum da cooperativa. Os membros destinam as sobras aos seguintes propsitos: desenvolvimento das cooperativas, possibilitando a formao de reservas; retorno aos scios na proporo de suas transaes com as cooperativas; e apoio a outras atividades aprovadas pelos membros. Autonomia e independncia As cooperativas so organizaes autnomas, de ajuda mtua controladas pelos seus membros. Educao, formao e informao As cooperativas promovem a educao e a formao dos seus membros, representantes eleitos administradores e funcionrios, de forma que estes possam contribuir eficazmente para o seu desenvolvimento. Intercooperao As cooperativas atendem seus membros de forma mais eficaz e fortalecem o movimento cooperativo trabalhando juntas atravs de estruturas locais, nacionais, regionais e internacionais.

Interesse pela comunidade As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentvel das suas comunidades atravs de polticas aprovadas pelos membros.

COMO SE ASSOCIAR A UMA COOPERATIVA A associao a uma cooperativa livre a qualquer indivduo, desde que este preencha os requisitos do estatuto da organizao. A nica ressalva refere-se a pessoas que atuem no mesmo campo econmico da cooperativa em questo. De acordo com a Lei do Cooperativismo (Lei N 5764/71), tambm deve ser observada a capacidade civil e penal do candidato.
Participao e Benefcios do Cooperado

A caracterstica essencial da cooperativa ser uma organizao democrtica inserida no mercado, onde comercializa produtos e servios. Ser associado significa ser dono e usurio ao mesmo tempo e, portanto, se fortalecer na relao com compradores e fornecedores, e estreitar os laos de parceria com outros produtores, prestadores de servio ou consumidores que atuam no mesmo setor. Uma das caractersticas mais marcantes do cooperativismo o princpio que garante um sistema de deciso igualitrio nas assemblias gerais a todos os participantes da associao, independentemente do valor integralizado de capital, qual seja um voto por cabea. O chamado Ato Cooperativo, por sua vez, consiste em um dos benefcios mais importantes comuns a todas as cooperativas. Trata-se das transaes praticadas entre as cooperativas e seus associados, entre estes e aquelas e por cooperativas entre si, para a consecuo de seus objetivos sociais.
O Ato Cooperativo no implica operao de mercado, nem contrato de compra e venda de produto ou mercadoria. Por isso, no h incidncia, nos seus resultados positivos, de Imposto de Renda ou outras contribuies sobre o lucro. Outros benefcios, bem como deveres dos associados, esto especificados no estatuto de cada sociedade cooperativa, variando consideravelmente em cada caso.

Procedimentos Bsicos
Procedimentos Bsicos para a Constituio de uma Cooperativa
Os procedimentos geralmente recomendados para a constituio de uma copperativa so: 1) Reunio de um grupo de pessoas interessadas em criar a cooperativa. Nesta reunio deve-se: determinar os objetivos da cooperativa, escolher uma comisso para tratar das providncias necessrias constituio da cooperativa e eleger um coordenador desta comisso.

2) Realizar reunies com todos os interessados em participar da cooperativa, a fim de verificar as condies mnimas necessrias para que a cooperativa seja vivel, observando o maior nmero de varveis scio-econmicas implicadas.

3) A Comisso deve procurar uma entidade representativa do Cooperativismo (OCB da respectiva Unidade Federativa, Unisol Brasil ou UNICAFES ver seo Quem Quem no Cooperativismo Brasileiro - ou uma consultoria especializada para solicitar as orientaes necessrias constituio da cooperativa.

4) A Comisso elabora uma proposta de Estatuto da Cooperativa.

5) A Comisso distribui para os interessados uma cpia da proposta de Estatuto, para que todos a estudem, e realiza reunies com todas as pessoas interessadas para discusso de todos os itens da proposta de Estatuto.

6) A Comisso convoca todas as pessoas interessadas para Assembleia Geral de Constituio (Fundao) da Cooperativa, em hora e local determinados, com antecedncia, afixando o aviso de convocao em locais freqentados pelos interessados.

7) Realizao da Assembleia Geral de Constituio da Cooperativa, com a participao de todos os interessados (mnimo 20 pessoas) para: discusso e aprovao do Estatuto; eleio dos membros da Diretoria e do Conselho Fiscal; subscrio e integralizao das quotas-partes de capital; lavratura da Ata da Assemblia; realizao dos registros Legais na Junta Comercial da respectiva Unidade da Federao e na entidade representativa escolhida.

ESTRUTURA DAS COOPERATIVAS No Brasil, a Lei do Cooperativismo estabelece que as cooperativas devem ter Assembleias Gerais, diferenciando as de carter ordinrio e as extraordinrias, alm do Conselho de Administrao ou Diretoria e do Conselho Fiscal. A Assembleia Geral o rgo decisrio mximo da cooperativa. Suas deliberaes atravs do sistema um voto por cabea - vinculam a todos, em termos de responsabilidades e direitos, ainda que haja ausentes ou discordantes. As assembleias ordinrias devem ocorrer nos trs primeiros meses aps o trmino do exerccio social (geralmente at o final de maro), onde o Conselho de Administrao deve, entre outras coisas, relatar sobre a gesto, apresentar o balano e o demonstrativo das sobras ou perdas apuradas, alm do parecer do Conselho Fiscal. As extraordinrias ocorrem sempre que julgado necessrio, podendo deliberar sobre quaisquer interesses da cooperativa, mas tm competncia exclusiva para decidir sobre pontos fundamentais como mudanas no estatuto, fuso, incorporao ou desmembramento, objeto da sociedade, dissoluo voluntria e sobre a nomeao e as contas do liquidante. O Conselho de Administrao ou Diretoria, por sua vez, constitudo por membros cooperados eleitos pela Assembleia Geral, com mandato mximo de quatro anos e renovao obrigatria de no mnimo 1/3 (um tero) do seu nmero total por eleio. O rgo executivo o responsvel pela administrao financeira, negociao de contratos, divulgao de produtos e/ou servios, negociaes comerciais etc.

J ao Conselho Fiscal compete auditar a administrao da cooperativa em suas aes e contratos. composto pela eleio de 3 membros efetivos e 3 suplentes, dentre os cooperados, com a possibilidade de reeleio de apenas 1/3 (um tero) dos componentes. A estrutura das cooperativas inclui ainda dois fundos obrigatrios: o Fundo de Reserva, que recebe 10% das sobras lquidas do exerccio social, e o Fundo de Assistncia Tcnica, Educacional e Social (FATES), que recebe 5% das mesmas sobras lquidas. Estes fundos so chamados de indivisveis, pois pertencem cooperativa, no aos cooperados.
Obs.: De acordo com as necessidades especficas de cada sociedade cooperativa, a lei faculta a criao de outros rgos e fundos que, porventura, os membros julguem convenientes.

LEGISLAO

Constituio da Repblica Federativa do Brasil (1988), e o Captulo 1 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos art. 5, item XVIII. Cdigo Civil, artigos 1093 a 1096. Lei n 5.764, de 16 de dezembro de 1971, em vigor, que define a Poltica Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurdico das sociedades cooperativas e d outras providncias.

Medida Provisria n 2.168-40, de 24 de agosto de 2001, que dispe sobre o Programa de Revitalizao de Cooperativas de Produo Agropecuria - RECOOP, autoriza a criao do Servio Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - SESCOOP, e d outras providncias.

Decreto 3.017, de 6 de abril de 1999, que aprova o Regimento do Servio Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

NMEROS DO COOPERATIVISMO
No Brasil, entre os anos de 2000 e 2009 o nmero total de cooperativas cresceu 23%, passando de 5.903 cooperativas para 7.261, enquanto o nmero de cooperados saltou de 4,6 para 8,2 milhes.

Dados de dezembro de 2009 indicam 7.261 empresas filiadas Organizao das Cooperativas Brasileiras OCB. O ramo agropecurio e o do trabalho representam, respectivamente, 22,24% e 19,39% do nmero total de cooperativas, seguidos por crdito e transporte, ambos com 15,15% das cooperativas, conforme tabela abaixo:

Cooperativas brasileiras por ramo e participao.


Ramo de Atividade
Agropecurio

Cooperativas

Associados

Empregos

1.615

22,24

942.147

138.829

Ramo de Atividade
Trabalho Crdito Transporte Sade Educacional Habitacional Produo Infraestrutura Consumo Mineral Turismo e Lazer Especial TOTAIS
Fonte:OCB 2009

Cooperativas
1.408 1.100 1.100 871 304 253 226 154 128 58 29 15 7.261

%
19,39 15,15 15,15 12,00 4,19 3,48 3,11 2,12 1,76 0,80 0,40 0,21 100

Associados
260.891 3.497.735 107.109 225.980 55.838 108.695 11.396 715.800 2.304.830 20.031 1.489 469 8.252.410

Empregos
4.243 42.802 8.660 55.709 3.716 1.406 2.936 6.045 9.702 103 30 9 274.190

No perodo 2002-2008 a evoluo do faturamento das cooperativas brasileiras mostrou crescimento de 75,50%, passando de US$ 23,38 bilhes para US$ 47,18 bilhes.

Fonte: http://www.mdic.gov.br/sistemas_web/aprendex/cooperativismo/index/conteudo/id/309

You might also like