You are on page 1of 5

ESTGIOS DA DESLEALDADE

Tornar-se desleal um processo, a deslealdade no acontece da noite para o dia, uma seqncia lenta e por isso torna-se quase imperceptvel. A prpria pessoa envolvida nem sente acontecer, o prprio lder no consegue na maioria das vezes visualizar o problema. APRENDA A DETECTAR A DESLEALDADE necessrio ao lder/liderado conhecer os estgios em que a deslealdade se apresenta, primeiro porque isso ir lhe auxiliar a identificar qualquer tendncia dentro de si mesmo. Segundo porque tambm proporcionar a percepo da presena da deslealdade em qualquer componente do grupo, e a grande vantagem disso tudo que os conhecimentos aqui adquiridos podero ser aplicados em qualquer rea de suas vidas, Ento mos a obra.

1 ESTGIO: O ESPRITO IDEPENDENTE Esse tipo to sutil que a maioria das pessoas no o reconhece do seu costume mostrar atitudes independentes, tornando-se quase autnomo. As regras da igreja no mais o controla faz parte dela, mas procura fazer sempre o oposto. Ex.: O pastor fala irmos sexta-feira vamos jejuar, o esprito independente diz vou fazer quando quiser. Lideres e pessoas com responsabilidade na igreja que so guiados por esprito independente, geralmente s querem participar de reunies e eventos que julgam por si mesmo importantes. REFLETINDO: No h nada contra a independncia, pessoas com essa qualidade so especiais, o que estamos tratando aqui e que se pertencemos a nossa igreja, devemos agir como um todo e juntos buscar o melhor para o grupo. Se voc exibe um estgio de independncia dentro de sua denominao, acredite: Voc est se tornando desleal. Obs: H uma normalidade em aplicar nossa independncia ligando-a a desculpa de que nosso pastor no tem viso.

INTERESSANTE: Pessoas independentes fazem o que querem fazer, vemos o exemplo de Joabe que matou Absalo quando o Rei Davi havia dito para lhe poupar a vida (2Sm 18.14). Pessoas independentes no vo embora, observe que Joabe nunca deixou o acampamento de Davi, pessoas assim ficam por perto sempre fazendo o que querem. (tem potencial, mas so difceis de trabalhar). 2 ESTGIO: OFENSA JESUS disse a respeito: Neste tempo, muitos sero escandalizados, e trair-se-o uns aos outros e uns aos outros se aborrecero. (Mt 24.10). Preste ateno ao que foi dito pelo Mestre, aps a ofensa vem a traio, temos que tratar das pessoas ofendidas para que no se abra uma porta mais larga que a porta da traio. O lder precisa ter ateno quanto a pessoas ofendidas, tratando suas feridas para evitar que surja um separatista em potencial, vindo a causar uma ramificao nada agradvel na igreja. REFLETINDO: Feridas e ofensas conduzem pessoas a estrada da deslealdade.

3 ESTGIO: PASSIVIDADE A pessoa depois de ferida torna-se passiva. No se envolve em muita coisa, tende a ficar observando paisagem, sem preocupao com a obra e sem qualquer conceito de responsabilidade, indiferente. No participam de nada que surja na igreja, NO QUERO MAIS PROBLEMA NESTA IGREJA, AGORA SO QUERO FICAR NO MEU CANTO. Maldito aquele que fizer a obra do Senhor fraudulentamente e maldito que preserva sua espada do sangue. (Jeremias 48.10). Veja que Deus espera que voc se envolva quando voc tem algo a contribuir, a passividade perigosa e Para se tornar crtico basta no estar envolvido.

RACIOCINE: VOCE EST FELIZ falamos de uma pessoa com potencial mas intencionalmente desvinculada, pessoas assim na maioria das vezes tem tempo para ter um sentimento faccioso. (que tem atitude partidria;
sectrio; parcial; sedicioso)

3 ESTGIO: CRTICO Uma pessoa desleal no fica passiva sempre; to logo, a tendncia e ela ir ao estgio critico. Tanto tempo sem comprometer-se com a obra, a leva ao processo observador; encontra falhas na pregao, nos louvores e em quase todas as coisas que presencia. Miri se tornou critica de Moiss, acompanhou sua liderana desde o Egito mas depois comeou a enxergar falhas no lder, at seus problemas conjugais foram expostos.E falaram Miri e Aro contra Moiss (Nm 12). OBS: Atmosfera crtica no ajuda ningum, vamos reprimir esse clima em nossa igreja. Lembre-se o valor das coisas dependem do ponto de vista que voc olha, se olhar com crtica ver apenas imperfeies, mas se olhar com amor ver algo de esperana para o futuro.

5 ESTGIO: POLTICO Quando a pessoa torna-se poltica o natural ela tentar envolver outras pessoas, formar partidos isso leva muitas vezes ela a mentir, para agradar a todos quanto arrebatar, dissemina assim suas idias levando o povo a crer que so melhores do que a do pastor. veja o diagrama abaixo:

Ofensa

passividade

crtica

poltico

REFLETINDO: em relao ao estgio poltico o senhor nos instrue: No me exercito em grandes assuntos nem coisas muito elevadas para mim (Salmo 131.1) 6 ESTGIO: ENGANO Uma coisa certa, pessoas que se rebelam esto grosseiramente enganadas. Pois do contrrio, no tomariam atitudes que tomam que acabam por decretar sua prpria destruio. Muitas pessoas rebeldes enganam-se ao pensar que so maiores que seus lideres. As vezes um filho do ministrio pode se levantar para fazer coisas maiores do que seu mestre, Jesus mesmo aprovou isso: Aquele que cr em mim tambm far as obras que eu fao e as far maiores (Joo 14.12). O problema acontece quando permitimos que pensamentos facciosos nos levem a achar que nosso trabalho no Senhor e melhor do que o do nosso lder, criando um sentimento de disputa que sem percebermos nos leva ao pensamento de desejar fracasso ao nosso pastor s pra que nossos projetos se mostrem. H fatos que no nos torna maior do que ningum, a obra do Senhor no se iluda com sua posio ministerial, afinal voc ainda voc e JESUS...bem:

No o servo maior do que o seu Senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou (Joo 13.16) Infelizmente quando crescemos no ministrio queremos imaginar que somos maiores do que aquele que estava antes de ns. No despreze os conhecimentos do seu lder s pelo fato de crescer um pouco espiritualmente, afinal h muito o que aprender. Lcifer foi designado por DEUS, mas parece que ele esqueceu o fato mais importante. Tu eras querubim ungido...eu te estabeleci. (Ezequiel 28.14). A me de todo engano quando o amotinado pensa que pode destruir seu professor e pai. Pensa que tem entulho o suficiente para bloquear aquele que tem sido uma beno pra sua vida. O que ele deve fazer colocar o joelho no cho e contemplar que do Senhor a terra e a sua plenitude, seja parte desse reino abenoado ao invs de querer ser o dono dele.

7 ESTGIO: REBELIO ESCANCARADA Esse o estgio que o insurgente enganado luta abertamente contra a autoridade do Pastor. Isso ocorre porque ele desenvolve confiana ao longo dos tempos em que o processo caminha, afinal foi adquirido um falso apoio psicolgico por algumas pessoas que se amotinaram juntamente com ele, lembre-se lcifer recebeu suporte de mais de uma tera parte dos anjos. O rebelde j analisou os mritos e demritos da pessoa contra quem vai se levantar agora s expor o que est em seu corao e tirar a mscara.

8 ESTGIO: PENA DE MORTE O fim de todos os rebeldes sempre o mesmo: pena de morte. A rebelio e essencialmente uma coisa diablica. A bblia no ensina que rebelio e como bruxaria. Porque a rebelio e como o pecado da feitiaria (1Samuel 15.23) Deus no suporta a rebelio em qualquer forma ou feitio. No se envolva em nenhum tipo de rebelio. Por isso h muitos crentes que no conseguem se firmar diante de Deus, tem at boa vontade mas esto em paralelo envolvidos em grupos tendenciosos que a nica coisa que sabem fazer e maldizer a liderana e criticar seus mestres. Sem tomar cuidado esto caminhando para o fim de tudo, ficando mortos espiritualmente, caminhando para o abismo.

PR. Sidney Gis Deus a minha meta! OTEMEB 02-273/11

You might also like