You are on page 1of 50

NDICE

DEDICATRIA_________________________________________________________________________________________________ 5 INTRODUO _________________________________________________________________________________________________ 7 EXEMPLOS _____________________________________________________________________________________________________ 8 NO EXISTEM CULPADOS PARTE I ________________________________________________________________________ 8 O PROBLEMA DA SIMPLIFICAO ______________________________________________________________________ 11 A ALEATORIEDADE ________________________________________________________________________________________ 12 NO EXISTEM MRITOS __________________________________________________________________________________ 13 BOLINHAS E MAIS BOLINHAS ____________________________________________________________________________ 15 UNIVERSO E A ENERGIA___________________________________________________________________________________ 16 O DEMONIO DE LA PLACE ________________________________________________________________________________ 19 A FARSA DO LIVRE ARBITRIO ____________________________________________________________________________ 20 A CORRENTE ________________________________________________________________________________________________ 21 ONDE EST O ABISMO? ___________________________________________________________________________________ 22 COMO OS COMPUTADORES _______________________________________________________________________________ 23 PAPEL NO CHO ____________________________________________________________________________________________ 24 O PERDO ___________________________________________________________________________________________________ 25 O GATO _______________________________________________________________________________________________________ 25 O DESTINO __________________________________________________________________________________________________ 27 A ENGRENAGEM E O GRANDE RELGIO ________________________________________________________________ 28 FUGINDO _____________________________________________________________________________________________________ 28 PODERIA SER DIFERENTE? _______________________________________________________________________________ 29 CAIXA DE AREIA ____________________________________________________________________________________________ 31 ACIMA DO PESO ____________________________________________________________________________________________ 31 DIALOGO I ___________________________________________________________________________________________________ 33 SOFRIMENTO _______________________________________________________________________________________________ 36

MUDANA, POSSVEL? __________________________________________________________________________________ 36 VIVENDO SEM O LIVRE ARBITRIO ______________________________________________________________________ 38 E AGORA? ____________________________________________________________________________________________________ 39 DIALOGO II __________________________________________________________________________________________________ 41 DIALOGO III _________________________________________________________________________________________________ 42 DIALOGO IV _________________________________________________________________________________________________ 44 DIFERENA DESTE LIVRO PARA UM LIVRO DE AUTO AJUDA ______________________________________ 49 CONSIDERAES FINAIS __________________________________________________________________________________ 49

DEDICAT RIA

H uma razo pela qual este livro foi escrito. Tambm h uma razo pela qual tudo isso fez sentido. Quando todas as ideias estavam desconexas e perdidas sem coeso, algum me ajudou a unir cada fragmento e tornar a ideia deste livro possvel. Dedico este livro a minha esposa Daniela Tamy, por acreditar em mim todo o tempo, desde o inicio at o fim deste projeto, mesmo quando eu duvidava disso por completo.

"O LIVRE ARBITRIO MUITO CRUEL. COLOCA A CULPA EM QUEM NO TEM E O MRITO ONDE NO EXITE."

INT RODUO

Voc j se perguntou por que o cu azul ou o porqu das estrelas brilharem? Provavelmente voc j foi muito mais curioso do que hoje. Se pudssemos voltar no tempo e observar quando ramos pequenos e tudo era novidade, veramos olhos brilhando quando algo novo aparecia. Tudo era novo e mgico. Porm, com o passar do tempo, tudo pra de ser novidade e aquela curiosidade latente acaba. Mas e se essa curiosidade no tivesse ido embora, se ela ainda estivesse ali, em busca do simples porque das coisas, o que mudaria na sua vida? Quando nos tornamos adultos, a curiosidade acaba se direcionando para outras coisas e os acontecimentos simples da nossa vida acabam passando sem uma anlise mais profunda e verdadeira. Tudo fica muito simples ou muito complicado. Este livro tem o objetivo de mostrar que o mundo muito mais complexo do que naturalmente percebemos e, que procurar respostas pode nos mostrar uma realidade totalmente nova nas relaes com as pessoas e com o universo. O que eu pretendo mostrar no algo novo, mas de uma forma nova e incrivelmente intrigante. algo que muito provavelmente ir tirar o sono dos que procuram respostas e no se acomodam com as simples explicaes que nos so dadas. Ao ler este livro, tente abrir a sua mente. Me critique a vontade, mas somente depois de entender o meu ponto de vista. O objetivo sempre crescermos juntos, nunca o contrrio. Boa sorte! A procura pela certeza e pela verdade a nica forma de enxergarmos a iluso na qual estamos todos mergulhados.

EXEMPLOS

Muitas das explicaes neste livro so fornecidas em exemplos. Na verdade, acredito que tudo deveria ser feito desta forma. Quando estudamos um livro de clculo ou de fsica, sempre temos a parte terica em primeiro lugar seguido dos clculos em exemplos. Isto muito coerente, e muito mais complicado. Uma abordagem diferente, porem mais eficaz para se absorver um conhecimento seria inverter esta ordem e tornar o exemplo a base, e a explicao, um auxiliar. baseado nisso que os exemplos recheiam este livro, facilitando muito ao leitor entender a ideia principal de cada capitulo. Como tenho formao acadmica na engenharia, muito destes exemplos utilizam a fsica e os fenmenos fsicos para a explicao.

NO EXIST EM CULPADOS PART E I

Eles no existem, no importa o quanto voc procure, no encontrar um nico culpado neste mundo. Quando me refiro a culpados, no estou me referindo na culpa legal perante a justia e ao cdigo de conduta de uma determinada sociedade, mas a culpa genuna como origem de uma escolha. Se procurarmos o significado no Michaelis, encontraremos: Culpa: 1. Ato repreensvel ou criminoso. 2. Responsabilidade por um ato ou omisso repreensveis ou criminosos: "Culpa toda violao de um dever jurdico".

3 Consequncia de se ter feito o que no se devia fazer. 4 Delito, crime. 5 Causa de um mal. 6 Pecado. No h o que falar sobre a culpa legal, cometer um crime ser sempre uma violao das regras da sociedade. Um dos significados da palavra culpado seria a responsabilidade por um ato ou omisso. Mas de onde nasceria esta responsabilidade e de que forma ela teria se originado? Antes que eu possa mostrar e provar a teoria deste livro, vamos verificar como tudo est intimamente ligado em uma corrente de acontecimentos. Todo o universo e todas as coisas que acontecem nele so passveis de uma explicao. O fato de no conseguirmos explic-lo no significa que esta explicao no exista. Partindo-se deste conceito, tudo passvel de explicao. Existe uma teoria criada para este livro denominada A teoria dos Sete Porqus. Esta teoria nasceu da necessidade de verificar a profundidade de um entendimento sobre um determinado assunto. Um exemplo desta teoria na prtica seria o seguinte: Imagine um garoto olhando o seu pai trabalhando em uma determinada atividade. Em algum instante o pai do garoto esbarra em uma rgua que estava em cima da mesa provocando a sua queda. O garoto que prestava ateno se indaga e pergunta: Porque a rgua caiu papai?. A resposta provavelmente seria: Por causa da gravidade. Vamos supor que o pai do menino seja um engenheiro, para facilitar um pouco... No bastando aquela explicao, o garoto volta a se indagar: Mas porqu?. O pai agora parecia desconcertado com a pergunta, mas volta a responder:

Porque tudo que tem massa exerce atrao pela outra massa. Como a massa da terra muito grande, ela acaba vencendo j que tem uma inrcia muito maior e os objetos vo em sua direo. Ao terminar sua resposta, observa o rostinho de seu filho tentando conjecturar todas aquelas informaes complicadas. Ainda era muito novo para entender toda aquela explicao. Segundos depois, surpreendido por mais um daquelas indagaes: -- Mas Porqu?. Poderia ser brincadeira, mas o olhar de indagao do garoto no deixou dvidas, ele queria mais, mas como responder? A pergunta foi to fundo nos fenmenos fsicos do universo que para responder novamente deveria ser proposta teorias de comportamento da matria ainda no comprovadas e a complicao seria enorme, e isto em apenas trs porqus. A teoria proposta dos Sete porqus define que, caso algum responda a Sete porqus consecutivos, ser uma prova do seu conhecimento apurado sobre determinado assunto.

O PROBLEMA DA SIMPLIF ICAO

Existe um problema quando se simplifica algo. Ela acaba excluindo e generalizando todos os demais aspectos que esto no entorno do assunto. Quando nos habituamos a simplificar, perdemos a possibilidade de realmente entender e o que est acontecendo. O simples fato de ligar uma luz em um interruptor na parede pode parecer algo banal em uma anlise simplista ou verdadeiramente complexo se nos aprofundarmos em tudo o que acontece nesta ao de ligar a luz. Se algum perguntar por que a luz teria acendido, uma das respostas seria simplesmente que o interruptor foi ligado e a luz acendeu. Esta explicao simplista o suficiente para muitos. No foi explicado nada por trs de todo o fenmeno eltrico, da gerao da energia que seria fornecido para que ela acendesse ou toda a fsica na conduo dos eltrons pelos fios. Ao acender uma lmpada, um universo de acontecimentos ocorrem ali quase que instantaneamente e tudo isso passa despercebido. Claro que no devemos nos indagar nesta profundidade sempre que acendemos uma simples lmpada, pois no faremos mais nada a no ser estudar e estudar. Este exemplo serve apenas para mostrar o quando perdemos quando simplificamos um determinado assunto, um determinado fenmeno.

A ALEATORIEDADE

Quando pensamos em algo aleatrio, intuitivamente vem a idia de um acontecimento sem nenhuma ligao, algo espontneo, independente. aleatrio 1. Que depende de acontecimento incerto. 2. Sujeito s incertezas do acaso. 3. Diz-se duma grandeza que pode tomar um certo nmero de valores, a cada um dos quais se liga uma probabilidade.

Na realidade, o aleatrio depende de algo incerto, que no pode ser observado de uma forma precisa. esta definio que precisaremos rever. Imagine que algum chegue at voc e pea para que diga um nmero entre 0 e 1000 aleatoriamente. Voc iria dizer, por exemplo, o primeiro nmero que aparecer na sua mente. Depois de dada a resposta, digamos 127, esta pessoa perguntaria como voc teria escolhido este nmero? Qualquer um diria prontamente que a escolha foi aleatria, mas no no sentido de que o resultado teria sido originado de uma causa incerta, que no pudesse ser determinada, mas que seria um resultado qualquer, independente, escolhido ao acaso, um resultado livre. Se pararmos para analisar e tentssemos entender o porqu da escolha deste numero, entraramos em definies, suposies, estudos cientficos complicadssimos para definirmos o que realmente aconteceu no seu crebro no momento desta definio. Todas as reaes qumicas que aconteciam, todas as memrias, traumas, gostos, etc. interagindo e definindo o resultado. Independente da complexidade existe uma razo, um motivo pelo qual a escolha do nmero teria acontecido. Foi realmente uma escolha aleatria, mas que

teve um motivo real e muito complexo, de origem muito indefinida. Mesmo sendo complexo esta escolha passvel de explicao, embora seja muito difcil encontr-la. Agora se aplicarmos essa forma de pensamento a todas as reaes humanas?

NO EXIST EM MRIT OS

Da mesma forma que a culpa, o mrito est legitimado em uma iluso.

Imagine uma fbrica de bolas de borracha. Esta fbrica produz bolas de vrias cores e tambm de vrios tamanhos. Uma das caractersticas destas bolas o quanto de energia elas perdem ao chocarem contra o solo em uma queda livre.

Um dos testes nesta fbrica consiste em soltar esta bolinha de uma determinada altura e medir qual foi altura alcanada em seu retorno. Hipoteticamente, se no houvesse perda da energia na coliso com o solo, energia esta armazenada durante o aumento de velocidade enquanto cai, a altura inicial seria igual altura final.

A bolinha que conseguir guardar mais desta energia durante este choque contra o solo acabar atingindo uma altura maior (menor perda de energia).Nos testes, uma bolinha singular alcanou uma altura final maior que todas as outras.

Todos os funcionrios foram ver, admirados com o desempenho desta bolinha. Era realmente superior s outras. Indagados, os especialistas estudaram o que teria gerado essa superioridade e acabaram por descobrir que uma determinada quantidade de um elemento qumico teria criado uma estrutura molecular X, conferindo uma maior elasticidade borracha no qual esta era feita.

A bola no final foi fixada a uma moldura e utilizada como referncia para novos processos qumicos de fabricao que conferissem mesma qualidade as demais.

Observando a histria acima, existe uma relao muito semelhante com os dolos e seus mritos. Se analisarmos o que faz algum um vencedor, por exemplo, um nadador excepcional, veremos que o resultado final foi uma conjuntura positiva de bitipo, gentica, educao e treinamento.

Bitipo, pois a forma do corpo, as formas das mos influenciaram em um maior rendimento. A gentica influenciou de forma favorvel como tambm a educao, com uma disciplina diferenciada e valores de um vencedor, maximizando cada uma das qualidades do individuo. O mrito seria um resultado inevitvel que apenas se consumou. No teria como ser diferente, pois seria um resultado da somatria de todos estes fatores. Como outro exemplo, poderamos analisar um escritor famoso, ou de uma modelo, onde o sucesso ser uma somatria de atributos de seu corpo, como a altura, a beleza, etc. Analisando cada um individualmente entenderamos que seria inevitvel tal sucesso. No digo que no devemos admirar tais pessoas singulares, pelo contrrio, sero como a bola de borracha fixada na moldura, mas entenderamos que o mrito que conhecemos apenas um resultado inevitvel e que o merecedor dele no teve escolhas livres sobre isso. Muitos sabem que a criana evolui e se aprimora na direo do elogio dos pais. Se esta criana se sobressasse nesta direo, diramos que ele teria mrito sobre o seu feito, mas se parssemos para analisar, entenderamos que o mrito foi uma resposta a uma reao e que aconteceria inevitavelmente.

BOLINHAS E MAIS BOLINHAS

Imagine uma sala com inmeros objetos espalhados. Caixas de madeira, cadeira, computador, mesas, etc. Agora imagine que joguemos 1000 bolinhas nela. Cada bolinha teria um tamanho, cor, elasticidade, viscosidade, rugosidade, peso, resistividade trmica, composio qumica, composio de sua estrutura fsica e outros atributos que as definem. Imagine-as caindo, se chocando uma com as outras e com os objetos da sala. Algumas derrubam canetas sobre a mesa, outras acabam presas em algum recipiente ou em algum espao entre os objetos. Depois deste caos, tudo cessa e permanece esttico. Agora vamos a uma pequena localidade da sala. L encontramos uma bolinha em uma determinada posio, presa entre dois livros. Se existisse uma forma de rever este acontecimento, como se tivssemos gravado tudo em um vdeo, poderamos dizer precisamente como ela foi parar ali. Precisaramos talvez da alguma ajuda de softwares de simulao fsica, que hoje algo muito comum e de fcil acesso para entender precisamente como ela foi parar ali. Poderamos explicar fisicamente, mediante a posse das propriedades da bolinha, como caractersticas energticas iniciais no seu lanamento. Teramos tambm a capacidade de, conhecendo os mecanismos que regem os acontecimentos na sala, dizer antes do lanamento onde ela estaria. Teramos controle absoluto dos fenmenos fsicos que regem aquela sala, aquele microuniverso. Porm, e se cada bolinha fosse uma pessoa? A nica diferena seria a complexidade das variveis. A partir do momento em que se pode prever algum acontecimento, este no pode ser dito como livre. A bolinha no teve liberdade durante sua trajetria pois seu fim teve uma explicao e poderia ser previsto. O mesmo acontece com as pessoas.

A partir do momento em que se pode explicar um comportamento com base na sua origem, encontrar um padro comportamental, no se existe mais a liberdade e tudo passa a ser uma reproduo, uma transformao das aes em reaes. Quando fazemos aqueles testes comportamentais encontrados na internet, muitos deles realmente definem a forma como agimos apenas solicitando algumas respostas. Esto ento definindo um padro de comportamento. Da mesma forma que a fsica define um padro de comportamento para um objeto em queda livre, como uma pedra sendo jogada de um penhasco, ela encontra um resultado a partir das variveis que existem naquele sistema como a velocidade do vento, gravidade, atrito com o ar, etc. Seria totalmente estranho, para qualquer um dizer que aquela pedra teria escolha para cair ou no, ou para mudar seu trajeto. Ser que realmente somos to dirigentes da pedra jogada do penhasco?

UNIVERSO E A ENERGIA

Energia fsica a capacidade de realizar trabalho. a moeda que faz com que o universo funcione. Para se realizar algum trabalho como ligar algum equipamento ou movimentar um automvel, precisamos desta energia. Porem possuir tal energia no o que o universo almeja. Ter energia uma situao incmoda e liber-la a inteno do universo. Desta forma, tudo sempre ir tender a um nvel de menor energia, de maior estabilidade. por este motivo que um copo de leite quente perde temperatura conforme o passar do tempo. Uma maior temperatura um resultado de uma maior agitao dos tomos daquela substncia. Uma menor temperatura significaria um nvel menor de agitao. mais fcil permanecer sentado do que ficar em p, ir de carro ao invs de ir andando para o trabalho. Todas as reaes neste universo s acontecem por este motivo, pela reduo da energia que ali existe.

Ento tudo que possvel, s ocorre devido a uma reduo da energia do sistema. Esta uma explicao para o porqu dos fios do seu fone de ouvido sempre embolarem e gerarem ns. A superfcie do fio do fone tem uma energia como outra superfcie qualquer. Esta energia conhecida como energia de interface. Para entendermos como pode existir energia ali basta imaginar toda a energia gasta para a fabricao daquele fio, desde o derretimento da borracha, com o aquecimento at a energia mecnica para dar a forma ao fio. Quando uma superfcie do fone encontra com outra, teremos um ponto onde no existir, aparentemente, uma interface, pois teremos uma continuidade do mesmo material, no caso, da borracha. Quando o fio do fone fica embolado, ocorre uma diminuio das interfaces e tambm uma diminuio nesta energia. Apresenta ento menor energia um bolinho do fio do fone do que o mesmo fio esticado. Um outro exemplo seria o da bolha de sabo. Ningum nunca viu uma bolha de sabo quadrada. Isto se d pelo mesmo motivo: diminuio da energia. Uma bolha quadrada tem mais rea de interface do que uma bolha esfrica. Podemos ento levar este contexto ao ser humano e ao seu comportamento e principalmente suas escolhas. Quando se faz uma escolha, esta feita de forma parecida com este principio energtico. Vamos a um exemplo: Imagine duas pessoas distintas. Uma seria o esteretipo japons estudando para passar no vestibular. Temos um segundo esteretipo de um adolescente com a mesma idade sem a mesma preocupao com os estudos, apenas curtindo o tempo de adolescente. Vamos propor para cada um deles, por uma semana fazer exatamente o que o outro faz. Uma inverso de papeis. O japons ficaria a semana inteira no sof vendo televiso, ou seja, gastando menos energia (realizando menos trabalho) e o outro estudando 6 horas por dia, gastado muita energia.

Se, ao final do dia perguntssemos como se sente o japons, descansando no sof, ele muito provavelmente responder que se sente mal, perdendo tempo vendo televiso enquanto poderia estar estudando. Este seria um paradoxo, onde, mesmo gastando menos energia, no estaramos definindo uma escolha a ser tomada. Mas qual seria a relao entre energia e a escolha? Se analisssemos um pouco mais profundamente, a infelicidade representa um gasto energtico muito maior do que a felicidade. Ento poderamos at fazer uma conjectura entre o gasto de energia e a felicidade: Quanto mais feliz, menos energia, quanto mais se triste, muito mais energia gasta. A partir do ponto em que tomamos uma deciso, estamos tomando a deciso mais energeticamente favorvel, levando-se em considerao tudo o que a pessoa , todas as suas experincias, todas as suas caractersticas genticas, traumas, educao, momento histrico, etc. Mesmo que isto represente fisicamente um gasto energtico fsico maior. Ento, mesmo o japons gastando uma menor quantidade de energia fsica, ficar sem exercer o que d sentido ou o deixa feliz representa um gasto de energia muito maior. Estou ento fazendo uma analogia entre a energia fsica e a uma energia fictcia representando as decises de cada pessoa. Sofrer representa um gasto energtico muito grande. Qualquer escolha s acontece porque possvel, como uma reao qumica s ocorre quando temos as condies para isso. Quando o japons escolhe estudar o dia todo, no est fazendo uma escolha livre, mas apenas executando uma resposta a tudo o que ele como pessoa e seus valores. Poderamos facilmente prever a sua escolha sabendo um pouco sobre ele, como tambm preveramos, com alto grau de preciso saber qual seria a escolha do outro adolescente.

Existe tambm aquele caso onde se escolhe o sofrimento, como quando algum leva adiante um relacionamento que apenas traz sofrimento. Promover a separao

seria muito mais difcil e assim, energeticamente desfavorvel, independente do motivo pelo qual essa dificuldade tenha se originado, como medo de ficar sozinho, traumas da infncia, etc.

O DEMONIO DE LA PLAC E

O Demnio de Laplace foi um experimento intelectual concebido pelo fsico Pierre Simon Laplace (Beaumont En-Auge, 23 de maro de 1749 Paris, 5 de maro de 1827). Este Demnio teria a posse de todas as variveis que determinam o estado do universo em um instante do tempo. Desta forma ele pode prever o seu estado em qualquer instante do tempo. Para Laplace, conhecer todas as variveis seria definir todo o resto. O grande problema est em saber todas estas variveis e as suas relaes em um estado totalmente dinmico. A complexidade se torna to absurda que se um Demnio as possusse, poderia fazer o que quisesse com a realidade. Se um psiclogo tiver posse de uma anlise comportamental de uma pessoa, ela poder, com um bom grau de preciso definir os seus comportamentos, medos, desejos, etc. o que acontece com o testes de aptido profissional. Respondendo a dezenas de perguntas, possvel saber a melhor orientao para a pessoa. Esta uma prova que se conhecendo algumas destas variveis, se definem os comportamentos futuros. Se possvel definir os comportamentos com antecedncia, como pode uma escolha ser livre?

A FARSA DO LIVRE ARB IT RIO

Est , definitivamente, a maior farsa da humanidade. a partir dela que se simplifica todo o comportamento humano. No momento que achamos que temos tal liberdade, acreditamos que todos os demais as tem. No momento seguinte, ao encontrarmos qualquer postura diferente em uma pessoa, apenas assumimos uma postura defensiva e muito simplificada do fato. Acreditar no livre arbtrio como acreditar que a ponta de um iceberg o define como um todo, sem nunca colocar a cabea para debaixo da linha dgua. Qualquer escolha que tomemos ser sempre um resultado, uma somatria de todas as nossas caractersticas e de todas as experincias, tudo isso em conjunto. Somos ento um aglomerado de tudo o que nos construiu e significou algo para as nossas vidas, consciente ou inconscientemente. Poderamos at nos separar, pedao a pedao cada parte referente ao que somos; uma parte do pai, outra da me, outra dos amigos, outra da gentica, etc. Ento, que pedao de voc estaria realmente lendo este livro? Com certeza todos estes pedaos juntos. Tomemos por exemplo gmeos tomando uma bronca igual do pai por uma travessura. Aquela bronca nunca ser igualmente reconhecida por cada um, por cada crebro. Isso porque um universo de situaes acontece no momento da bronca e um universo diferente ocorreu para cada um at aquele momento. Mesmo Gmeos, com aparentemente a mesma criao tem resultados totalmente diferente nas mesmas situaes. Vale salientar que mesmos os gmeos idnticos no so 100% geneticamente iguais. A escolha existe, pois apenas uma tomada de deciso, mas a escolha livre, esta sim nunca existiu. Ela est na verdade to amarrada a tudo o que o individuo que se apresentar como um resultado desta amarrao.

Aceitar que no existe nenhuma escolha livre o mais prximo possvel de se pode chegar liberdade, por mais contraditrio que isso possa parecer. Quando nos deparamos com a necessidade de fazer uma escolha, no existe meios ou formas de anular tudo pelo qual passamos, tudo o que sentimos, todos os nossos medos, nossos desejos, o que sentimos, etc.

A CORRENT E

Uma analogia que pode ser feita para melhor explicar a nossa incapacidade de escolher livremente qualquer opo seria comparar a nossa vida e o nosso tempo com a produo de uma corrente. Imagine que ao nascer, seja fixada uma corrente na sua nuca ligada ao cho. Esta corrente o acompanhar por toda a sua vida e com o passar do tempo seu comprimento aumente, representando assim os seus anos. Para cada pessoa existe uma corrente e cada corrente nica. Para uns ela pesada e enferrujada, para outros leve, como se feita de plstico. Conforme evolumos, a corrente vai se modificando: Para alguns, ornamentos so presos a ela, para outros, uma capa de plstico a protege. Para cada pessoa existir uma forma para esta corrente e nela representar tudo o que a pessoa , tudo pelo qual passou, etc. Quando, em determinado momento uma escolha deve ser feita, quem far a escolha no ser voc, mas sim esta corrente. A corrente escolher e no ser nunca algo livre, mas sim uma consequncia de sua existncia. As caractersticas iniciais dessa corrente so definidas pelas caractersticas genticas de cada pessoa. Quando escolhemos algo, tudo o que vivemos e tudo pelo qual passamos vo atuar na escolha em si. Se escolhemos um sabor de sorvete, existe uma razo para aquilo. Se no conseguimos fazer determinada atividade ou muitas vezes optar pelo que certo, isto apenas uma resposta de toda a manifestao desta corrente.

Na verdade no existe tal liberdade e nossas escolhas esto literalmente acorrentadas.

ONDE EST O ABISMO?

Existe um abismo entre compreender que as pessoas so uma resposta ao meio, gentica e a todo resto e a assimilar isso com a falsidade das escolhas. As pessoas simplesmente no conseguem compreender e a aceitar, isto porque tal conceito um pouco perturbador. A partir do momento que aceitamos o fato de que no existem culpados, ficamos a princpio vulnerveis a vida e ao que pode acontecer. Quando utilizamos esta teoria para confrontar a realidade e afirmar que no existem mritos nem culpados, todos se assustam e no conseguem compreender que no existe escolha livre em nenhuma parte deste universo. Est escrito na Bblia, uma frase dita por Jesus na saga de sua crucificao: Perdoai-os pai, pois eles no sabem o que fazem. Esta uma prova do que estou falando. Acredito que o amor de Cristo no venha simplesmente de um amor absoluto, mas sim de uma viso muito precisa da realidade. Jesus sabia que as pessoas eram o melhor que podiam ser. Ao dizer a frase acima, se os inquisidores soubessem quem era Jesus, nunca o teriam tratado desta forma, mas o fizeram por ignorncia. Afirmar que eles tiveram escolhas sobre isso, que ali dependia simplesmente o livre arbtrio de cada um uma iluso, pois no tenho dvida que se, hipoteticamente, pegassem o homem mais santo e o colocasse na mesma situao de criao, gentica e todas as demais situaes pelas quais tais inquisidores teriam vivido este santo teria a mesma atitude. Poderamos talvez nos indagar quanto santidade em si, a relao com o lado espiritual e no que isso teria influenciado toda esta existncia, mas entraramos em um assunto muito mais complexo. Cada ser humano o melhor que pode ser.

COMO OS COMPUT ADORES

Imagine a seguinte cena: Voc est utilizando o seu computador. Esta utilizando o editor de texto para fazer o trabalho da faculdade. Resolve baixar um aplicativo qualquer para uma determinada funcionalidade e depois de algum tempo o computador comea a apresentar problemas. Travamentos acontecem e voc comea a ficar nervoso. Depois de algum tempo sem entender o que est acontecendo e sem conseguir resolver o problema voc da um murro no teclado, um murro que faz algumas teclas saltarem no ar. As teclas caem sobre a mesa fazendo aquele barulhinho caracterstico de plstico sobre a madeira. Ento voc , que j leu este livro, permanece olhando para o monitor e se sente meio incomodado. Isto exatamente o que acontece hoje. O computador uma maquina programada. Ela simplesmente apresentou um resultado de uma situao. Utilizando o computador fica claro que ele no teria como apresentar uma reao diferente, ele travou talvez por causa do aplicativo baixado ou por uma incompatibilidade de hardware ou por um defeito de fabricao em um componente eletrnico, mas a maquina simplesmente um resultado. Mesmo assim ela levou um murro. Somos exatamente como o computador, programados a interpretar o mundo de determinada forma e obrigados a executar o que temos de valor internamente. Somos inevitavelmente um produto e no temos como fugir do que somos. Independente disso iremos esmurrar pessoas e seremos esmurrados porque ningum as entende como um resultado, e ningum vai entende-lo como um resultado tambm.

PAPEL NO CHO

H muito tempo tive a experincia de conviver com duas pessoas diferentes. Ambas com uma mania que sempre me incomodou: o habito de jogar lixo na rua. Sempre que isto acontecia, eu, incomodado com a falta de educao acabava chamando a ateno pela falta de educao. O que aconteceu ento foi que uma delas depois disso parou de jogar o lixo no meio da rua e a outra no. Embora as duas soubessem que jogar lixo na rua era errado, somente uma delas parou com tal atitude. Na poca simplesmente considerei uma como mal educada e a outra como uma pessoa bem educada, mas o que realmente aconteceu? Como pode algum fazer algo mesmo sabendo que est agindo errado? Uma resposta provvel se baseia no valor que cada individuo d a algo ou a alguma coisa. Para a pessoa que parou e considerou meu apelo para parar de jogar lixo na rua, este apelo teve um valor muito maior do que para a outra pessoa. No existiu mrito na pessoa educada de parar de jogar lixo como no existiu uma culpa para quem no parou de jogar. Ambas estavam reagindo conforme a corrente de acontecimentos que as definem. Ambas so apenas um resultado desta corrente, nem mais, nem menos. Culpar a pessoa que continuou a sujar as ruas o mesmo que culpar um extremista homem bomba por um atentado, que cresceu com aqueles valores muito antes de se conhecer como gente.

O PERDO

A inexistncia de uma culpa acarreta seguramente na inexistncia do perdo. Se no existe culpa ou culpados no nada h ser perdoado. Perdoar ou pedir perdo tambm no ser uma escolha, mas sim uma possibilidade. Desculpem pelo paradoxo, mas este inevitvel. Perdoar algum no algo que temos controle; se algum perdoa ou perdoado isto acontece simplesmente porque foi possvel perdoar ou ser perdoado. Esta possibilidade foi adquirida pela existncia da pessoa at aquele momento. Ento s se perdoa o que possvel perdoar e s so perdoados os possveis de perdo.

O GATO

Uma vez ocorreu um fato curioso comigo que gostaria de compartilhar neste livro. Ocorreu quando estava voltando para casa e fui at o carro que se encontrava em um estacionamento na cidade. O estacionamento era subterrneo. Como era grande, demorei algum tempo procurando o guich onde validaria meu ticket. Estava acompanhado de minha esposa e neste meio tempo nos deparamos com um gatinho filhote saindo debaixo dos carros estacionados. O gatinho estava sujo do leo, cheio de sarna. Como temos paixo por este tipo de animal, ficamos paralisados, sem saber o que fazer, pois j tnhamos 4 gatos em casa. Depois de passado alguns minutos de indeciso, pegamos o gato e levamos para o veterinrio. J sabamos que ficaramos com o bichano. Cuidamos do gatinho e tratamos ele da melhor forma possvel e somamos ele aos outros 4 gatos de casa.

Quando contvamos este acontecimento para os amigos e ao veterinrio, surgia uma certa admirao pelo fato de termos tirado um animal daquela situao, um ato verdadeiramente altrusta, mas algo no encaixava. Depois de um tempo analisando este ocorrido ficou claro para mim algumas coisas: No fizemos aquilo pelo animal, fizemos por ns mesmos, ou seja, foi um ato totalmente egosta, mascarado no sentido altrusta. Explicando mais detalhadamente, quando encontramos o felino naquelas condies nos sentimos mal com a situao e abandon-lo seria muito difcil, desgastante, energeticamente desfavorvel. Embora parecesse que estvamos apenas olhando a situao do animal, estvamos na verdade inconscientemente tentando tirar aquele sentimento ruim que estvamos sentindo com aquela situao. Tomamos o caminho de menor energia. O animal teve muitos ganhos com isso pois agora tratado da melhor forma possvel, mas isto foi resultado de um ato egosta. Este raciocnio leva a seguinte concluso: Todo Ato Altrusta egosta. Quando algum faz algo altrusta, embora acredite que est fazendo isto pela pessoa, est na verdade tomando o caminho mais fcil, pois ver algum naquela situao causa tristeza e dor. Dessa forma, totalmente verdade que ao ajudar algum, voc est se ajudando.

01 - Nome: Mia. A gatinha deste captulo.

O DEST INO

Sempre fui categrico ao dizer que o destino no poderia existir. Imaginar que nossa vida inteira estaria previamente traada me deixava louco, porem, diante desta realidade na qual eu apresento, no existe como negar que o destino existe e inquebrvel. Como somos um resultado de tudo e tudo um resultado de todo o resto, todas as nossas escolhas j foram feitas. Tudo acaba sendo uma questo de tempo. Einstein disse uma vez o seguinte: "...for us physicists believe the separation between past, present, and future is only an illusion, although a convincing one." A traduo seria algo como: para ns, fsicos, acreditamos que a separao entre futuro, passado e presente apenas uma iluso, apesar de muito convincente". O tempo foi criado para nos ajudar a compreender os acontecimentos de forma sistemtica, mas ser que realmente existe? Se supormos que o tempo uma iluso e que tudo na verdade um ponto e no uma linha, fica mais fcil conjecturar que todas as nossas escolhas j foram tomadas. Porm, nosso crebro s consegue compreender e processar tudo isso gerando esta linha que corresponderia ao tempo, mas isto no passa de suposies abstratas e tentativas de entender de alguma forma a realidade.

A ENGRENAGEM E O GRA NDE RELGIO

As pessoas so como engrenagens. Os acontecimentos so como os mecanismos que conectam todas estas engrenagens formando um imenso relgio. Seria como se desmontssemos um daqueles relgios analgicos antigos, com inmeras peas, cada uma se movimentando como consequncia do movimento das outras peas, cada uma com seu papel. Quando algo acontece, intuitivo imaginarmos as pessoas como uma nica engrenagem, capaz de livre movimento, mas se pensarmos mais profundamente vamos verificar que esta engrenagem foi somente uma resposta de todo o relgio e nunca teve uma escolha livre para seu movimento. Estamos to profundamente ligados a estes acontecimentos que no percebemos toda esta amarrao.

FUGINDO

Uma vez conheci uma pessoa que no gostava de comer tomate. Disse ento a ela que no tinha liberdade para escolher entre comer ou no o tomate, j que come-lo seria algo desagradvel. Para a minha surpresa, no dia seguinte ele me informou que foi a um restaurante e comeu um tomate, fazendo com que eu estivesse errado, tendo assim exercido o livre arbtrio. Embora ele acreditasse que assim o tivesse feito, tinha na verdade apenas percorrido o caminho mais fcil, embora odiasse comer tomate. Explicando de outra forma, aps ter colocado em prova algo em que ele creditava, seu crebro encontrou uma forma de lidar com aquela situao. No teria comido tomate nenhum sem este evento inicial. Comer o tomate foi um resultado do

desconforto com a ideia de no possuirmos livre arbtrio. Foi apenas mais um resultado como tudo neste mundo.

PODERIA SER DIFERENTE?

Nada poderia ser diferente do que . Como tudo um resultado de acontecimentos anteriores, no existe como mudar o rumo dos eventos. Imagine que um jovem causa um acidente aps dirigir embriagado pelas ruas da cidade. No acidente uma das vtimas chega a morrer. Seria possvel ento que este acidente no tivesse ocorrido? A resposta no. No seria possvel e eu explico: Antes de tudo, vamos dar nome aos envolvidos para aprofundar o conhecimento nos fatos que hipoteticamente teriam gerado o acidente. Carlos seria o nosso jovem irresponsvel que dirigia embriagado. Na noite do acidente, Carlos se divertia em um bar do lado da faculdade. Para Carlos, era errado beber e dirigir, mas mesmo assim ele estava bebendo. Mas o que levou Carlos a beber? Carlos estava com os amigos no bar, com a sua turma. Todos estavam bebendo. Existiam algumas garotas ali que tambm estavam no mesmo ritmo dos rapazes. Tudo era envolvente e ele precisava de aprovao. Precisava das garotas e da sincronia social na faculdade, afinal no beber significaria no fazer parte da turma e seria necessrio uma posio firme de Carlos para ir contra a este fluxo. Carlos no tinha esta posio firme, no tinha sido ensinado assim. Tinha medo de ficar sozinho, deslocado, sem amigos. Durante a infncia tinha passado muito tempo sendo tratado com indiferena pelos colegas de classe por ser um garoto mirradinho, branquelo e com um andar meio desengonado, mas agora ele fazia parte de algo, existia contexto ali.

Mesmo sendo errado, Carlos estava bebendo. Na sua cabea, naquele monte de sentimentos, beber no parecia ser um problema to grande, afinal todos faziam. Carlos voltou para casa e causou o acidente. Como Carlos poderia ter evitado isto? No podia. No existia escolha livre a ser feita, mas apenas um resultado de tudo o que Carlos era, de tudo o que ele sentia, de tudo o que importava, etc. Saber que algo errado no significa que este algo ser respeitado. Imagine a seguinte cena: Voc est olhando para uma paisagem, uma cachoeira. Observa ali tambm alguns passarinhos construindo seu ninho em alguma rvore. Permanece olhando por algum tempo quando algum te pergunta se naquele cenrio algum dos envolvidos teria livre arbtrio. Certamente responderia que no, afinal nenhum deles tem razo, a razo humana, ou seja, nenhum deles iria se perguntar do seu contexto naquele mundo e do porque daquelas coisas. A simples razo de algo acontecer define a prpria inevitabilidade dos acontecimentos, melhor dizendo, se algo acontece porque no poderia ter sido diferente. Se a pessoa que tivesse feito a primeira pergunta fizesse uma nova: Poderia aquele passarinho ter escolhido outro galho para o seu ninho? Ser que realmente a razo possibilita a escolha livre? Ser que o fato de sermos humanos torna realmente possvel esta liberdade? Somos to diferente dos animais a ponto de sermos realmente livres?

CAIXA DE AREIA

O conceito de liberdade algo curioso. quase como respirar. to profundo no ser humano que se perde no entendimento. como o gato e a caixa de areia. Um gatinho, mesmo sem nenhum ensinamento automaticamente ir na caixa de areia, far um buraquinho, far suas necessidades e ir cobrir no final. Esta instruo est em seu crebro de forma to profunda que simplesmente executada.O conceito de livre arbtrio funciona de forma parecida. algo to profundo que a sua existncia absurdamente clara, bvia para todas as pessoas. algo instintivo. Mesmo sem saber logicamente o porque, todos acreditam profundamente. Estou tentando dizer ao gato que usar a caixinha de areia no faz o menor sentido. Imagine o gato me olhando sem entender nada enquanto eu falo isso. assim que acontece quando digo que o livre arbtrio no faz o menor sentido. Ningum consegue me mostrar o porque eu estaria errado mas a maioria no consegue acreditar.

ACIMA DO PESO

H algum tempo, quando me deparava com algum acima do peso em um fast food, por exemplo, ficava incomodado. No entendia como algum acima do peso simplesmente no se atentava ao fato de que aquilo agravaria a sua situao. Pra mim era apenas uma escolha livre e ainda costumava dizer que, se realmente existisse fora de vontade, aquilo no aconteceria. Mal sabia eu do que realmente acontecia por trs das aparncias. Somente uma anlise mais inteligente revelaria o que passa algum acima do peso, que tenta se enquadrar nos padres da sociedade. Se algum est acima do peso, isto s acontece porque no poderia ser diferente.

Mas ento, porque algum acima do peso ignora este fato e acaba se alimentando muitas vezes pior do que pessoas dentro do peso considerado saudvel? Quando tentamos responder a este tipo de pergunta, abrimos um leque de possibilidades, o que certamente complica as coisas, mas tambm abre a possibilidade para se entender o que realmente acontece. Imagine a situao onde uma garota, acima do peso, fazendo regime pela trigsima vez acaba por no resistir a uma torta na geladeira. Mesmo tentando respeitar o regime, o deslize acontece. Agora v mais fundo e tente sentir o mesmo sentimento, a mesma angustia, ao desejo que se sobrepe a fora de vontade. Tenho absoluta certeza que se colocasse qualquer um nas mesmas situaes, o resultado seria o mesmo. A mesma vontade de comer, aos mesmos traumas, as mesmas decepes e mesma gentica, como tambm a mesma educao alimentar. O resultado seria inevitavelmente o mesmo e no poderia ser outro. Uma vez ouvi uma histria onde algum, para provar que era possvel parar de fumar e que s dependia da fora de vontade resolve comear a fumar por um tempo para depois passar pelo processo de desintoxicao da droga. Obtendo ento sucesso, ele conclui que parar de fumar depende apenas da fora de vontade, afinal, ele tinha provado. O grande problema disso foi apenas desconsiderar o fato de que ele era totalmente diferente das outras pessoas e que o vicio nunca ter a mesma influencia em duas pessoas diferentes. Estudos hoje mostram que existe uma gentica mais favorvel ao vicio do que outras. Conseguir ou no parar de fumar no vai depender de nenhuma fora de vontade, mas sim de ser possvel ou no. Muitos conseguem parar somente depois de algumas tentativas, porem alguns ao fracassar no tentam novamente. Tentar novamente ou no uma caracterstica da pessoa herdada por todo os resultados de sua vida, por toda corrente de acontecimentos.

Conseguir resistir ou no nunca ter a ver com a fora de vontade, mas sim ao que possvel resistir, como um resultado ao que a pessoa . Quando algum compactua com a corrupo, por exemplo, est apenas mostrando o que como um resultado. Algum s desonesto porque o valor da honestidade no est presente de forma a prevalecer. Isto poderia acontecer pela falta de bons exemplos enquanto se formava o carter ou milhares de outros fatores que o definiram. DIALOGO I

Certa vez estava viajando com um amigo a trabalho. Durante esta viagem comeamos a conversar sobre a teoria deste livro e fui indagado sobre um fato que havia ocorrido a pouco tempo. Uma mulher havia matado seu animal de estimao sem saber que estava sendo filmada. O vdeo teve grande repercusso na mdia e teve como justificativa o fato do cachorro ter feito xixi no tapete. O dialogo foi algo como: -- Mas o cachorro no teve culpa. Ele no sabia o que estava acontecendo. -- Exatamente. E a pessoa que matou o cachorro, apesar de saber o que estava fazendo, tambm no teve culpa. -- Mas como isso? Ela poderia no ter matado o animal. -- Ela podia? Ento porque matou? -- Como assim? -- Voc teria matado o animal? -- Claro que no, nunca! -- Porque? -- Porque eu nunca mataria um animal. Eu gosto de animais.

-- E Ela no? -- No. -- Porque? -- Porque ela o matou. -- Ento s se mata o que no gostamos? Quando voc no gosta de um animal voc mata ele? -- No... -- Certo, mas porque? Porque voc no mataria e ela sim? -- Porque eu no conseguiria fazer isso. -- Perfeito. Mas porque voc no conseguiria e ela conseguiu. .... -- Porque somos diferentes. -- Exato. E porque vocs so diferentes? -- Porque tivemos criaes diferentes. -- Sim, e porque? -- Pais diferentes? -- Isso ai. Voc est explicando o comportamento que ela teve. Est mapeando e resolvendo de maneira simplificada a pessoa como um resultado. Voc no mataria um animal mas ela sim. -- Mas ela poderia ter pensado antes de fazer isso? Ela sabia que era errado. -- Poderia? Quando algum joga papel no cho, sabe que est fazendo algo errado, mas mesmo assim continua jogando. -- Sim, mas eu no jogo. -- Porque voc no joga?

-- Porque sei que errado. -- Sim, e praticamente todo mundo que joga tambm sabe. Ento a pergunta seria, se os dois sabem que errado jogar, porque voc no joga e o outro joga? --.....Porque me ensinaram assim. -- Perfeito, porque passaram isso pra voc como valor. Algum que voc admirava quando era criana mostrou isso e voc estava apto naquele momento a aceitar e incorporar isso como um valor. No outro caso, isso muito provavelmente no ocorreu. -- Mas e se ela tiver um gnio ruim? -- Pior ainda. Imagina voc nascer com algo que te empurra para um determinado comportamento. A pessoa j nasceria com uma tendncia, ela seria uma vitima desta caracterstica. Teria menos culpa ainda. Uma outra forma de entender o que estou falando seria observar um vulco entrando em erupo. O vulco no tem livre arbtrio, certo? Afinal ele no est vivo. Desta forma ele no teria como escolher entrar ou no em erupo, pois isso seria um resultado da temperatura, acmulo de gs e do aumento da presso at um ponto critico instvel. Quando colocamos uma situao que ocorreu com uma pessoa, o cenrio acima seria exatamente da mesma forma. Ter inteligncia e conscincia de estar vivo no lhe dar livre arbtrio, porque tudo o que sentimos e damos valor vai definir a nossa escolha, as nossas reaes e nossos comportamentos. por isso que muitas vezes agimos de uma forma contrria ao que sabemos ser o certo. A inteligncia do ser humano s torna as coisas mais complicadas.

SOFRIMENTO

No final das contas o que vai importar o quanto sofremos por sermos o que somos. Infelizmente no teremos como escapar disso. Se algum encontra a felicidade, isto s foi possvel porque para aquela pessoa, ou melhor, para aquele resultado foi possvel ser feliz. Se algum muda para encontrar a felicidade, isto depender somente da possibilidade desta pessoa em mudar. Existem muitos casos de mulheres que, mesmo apanhando do marido e sendo infelizes, simplesmente aturam a situao e vivem toda a vida daquele jeito. No teria como ser diferente. Mas porque algum continuaria com uma relao destas, repletas de sofrimento? Simples, porque a corrente no permite. Para a pessoa que vive nesta situao, tomar uma reao algo to complicado, teria um gasto de energia to grande, que aceitar e continuar se tornam a nica opo. No podemos interferir de forma verdadeira no resultado de nossas intenes ou de nossas vontades. Iremos sim obedecer rigorosamente o que somos e a felicidade estar mais ligada com a sorte de existir em uma condio mais favorvel a ela. Assim a felicidade no depender de voc, mas do que possvel para voc como um resultado que proporciona a felicidade.

MUDANA, POSSVEL?

A mudana totalmente possvel para qualquer um, mas depender da possibilidade desta de acontecer. O que eu quero dizer que no depender da pessoa mudar, mas sim da sua corrente permitir isso. Vou mostrar isto com um exemplo pessoal.

Nunca dei muita ateno para os estudos e sempre fui relaxado com estas minhas obrigaes. Ao entrar na faculdade de engenharia, me deparei com a dificuldade do curso e acabei por reprovar um semestre. No gostei muito de ter reprovado, mas no fundo eu no tinha verdadeiramente me preocupado, afinal sabia que podia contar com meus pais para continuar com os estudos e tambm sabia que no seria muito cobrado por isso. Meu pai, ao ficar sabendo achou estranho mas acabou aceitando, ja que a faculdade tinha reputao pela sua dificuldade. No semestre seguinte, voltei a repetir. Tinha ficado chateado, mas nada grave, afinal era comum se repetir no curso de engenharia, pensava eu. Foi ento que um evento, um nico evento mudou a forma como eu iria encarar o mundo. No mais que 30 minutos me mudaram to profundamente e de forma permanente. Meu pai tinha sido ento comunicado de minha repetncia no jantar. Ao saber que novamente tinha perdido mais um semestre, aos prantos ele me diz: -- Porque filho? No fala dos seus problemas comigo e te dou todo apoio, agora fico sabendo que novamente repetiu? to difcil pagar a sua faculdade e simplesmente leva as coisas desta forma? Foi algo parecido o que ele me disse, mas aquela imagem dele na mesa de jantar, chorando, magoado me marcou to profundamente que nunca mais encarei os estudos da mesma forma. Hoje sou reconhecido e at admirado pela minha determinao e fora de vontade. Claro que no existe nenhum mrito nas minhas realizaes profissionais, pois tudo o que fao apenas um resultado de toda essa cadeia de acontecimentos, mas o que eu quero mostrar que mudar totalmente possvel se existir o evento certo, se a mensagem certa para o crebro for enviada. Se, muito provavelmente meu pai ficasse furioso e me colocasse de castigo no teria o mesmo peso e eficcia que teve a sua reao. Eu s mudei porque foi possvel pra mim mudar naquelas condies. Eu s mudei porque foi possvel para meu pai ter aquela reao emocional e isto s foi possvel porque meu pai um produto que permitiu tal comportamento.

Ele foi uma reao. Eu fui uma reao seguinte e todo o resto foram apenas sucesses de reaes, em uma cadeia extremamente lgica, mas invisvel para quase todas as pessoas.

VIVENDO SEM O LIVRE ARBITRIO

Mas como seria viver sem o livre arbtrio? Eu realmente no teria como prever como seria viver sem esta falsa liberdade para as mentes na qual esta ideia poderia ser entendida. Se for da mesma forma como eu me sinto, digo que muito bom, quase maravilhoso. Eu no fao mais cobrana aos outros pois sei que so o melhor que podem ser. No me cobro quando erro pois sei que no poderia ser diferente. No me torno metido ou prepotente quando alcano bons resultados pois sei que aquilo somente um resultado como outro qualquer. O curioso de tudo isso foi que ao descobrir que esta liberdade de escolha no tem como existir me libertei de todas as cobranas e expectativas. De outra forma, essa falta de liberdade me libertou. Sou livre pois sei que ningum tem liberdade. Simplesmente passo a apreciar a vida como se estivesse no meio do oceano, subindo e descendo com as marolas, apenas seguindo o fluxo. Isto no quer dizer que eu fico parado esperando as coisas acontecerem, na verdade, nada mudou neste aspecto. O que mudaram foram as cobranas, as mgoas, a tristeza. Passei a aproveitar a vida de uma forma diferente e muito mais tranquila.

E AGORA?

Existem alguns possveis resultados depois deste livro ter sido lido. Algumas pessoas iro refutar completamente esta ideia, mesmo sem ter argumentos verdadeiros que quebrem a sequncia lgica apresentada. Outro grupo de pessoas vai acreditar e aceitar esta ideia como verdade. Um terceiro grupo vai ficar atordoado e ir enlouquecer, infelizmente. Entender ou no, aceitar ou no o que aqui est escrito novamente no ser uma escolha, mas sim uma possibilidade e a pergunta a ser feita neste momento seria: possvel para voc aceitar e compreender essa realidade?. Algum religioso ir muito provavelmente achar estas ideias totalmente loucas e at hereges; outros mais abertos podero aceita-las; para os desequilibrados poder ser a energia de ativao para algumas loucuras, mesmo este no sendo nunca o propsito deste livro. Reconhecendo que somos um produto, um resultado, reconheceremos que os outros tambm so. Desta maneira iremos verdadeiramente perceber que no existem culpados e que cada um o melhor que pode ser. As cobranas diminuiriam tanto com os outros como com ns mesmos. Ao cometermos um erro saberamos que isto seria um resultado e no nos martirizaramos tanto. O grande problema reside no fato de que poderamos achar mais um motivo para a acomodao, pois j que somos produtos, no poderamos ser responsvel pelos nossos erros. Novamente isto no seria uma escolha, e sim uma possibilidade de compreender algum fato. Ficar louco ou utilizar bem uma nova viso do mundo no depender de uma livre escolha, mas sim da possibilidade de lidar e reconhecer isto. Outra forma de encarar tudo isso seria o seguinte: Imagine um tcnico de televises experiente, com anos de atividade chegando em casa, sentando na poltrona e ligando o controle remoto. Ele passa a noite em frente ao aparelho e o dia concertando, vendo seu funcionamento. No porque o tcnico entende como o

televisor funciona que ele para de ser divertido. Claro que este entendimento a que me refiro seria a forma como eu vejo o mundo, melhor, a forma como eu consigo ver o mundo. Outro problema seria que esta ideia coloca em xeque o que estamos fazendo aqui neste mundo. Se formos resultado atrs de resultado e se realmente no temos essa tal liberdade, o que poderamos esperar da vida? Seriamos unicamente um algoritmo complicadssimo em execuo dentro de algum computador? Hoje podemos simular de forma muito mais simples um crebro em funcionamento. J existem muitos simuladores digitais da vida humana. Como garantir que no seriamos um algoritmo em processamento em modo virtual? O que realmente livraria a humanidade deste fato, ou melhor, porque seriamos diferente? A religio certamente complementa estas lacunas, dando explicaes para que no fiquemos loucos com estas ideias, mas o quanto disso realmente verdade? Acreditar em algo simplesmente por f no garante a sua autenticidade. At hoje ningum provou de forma categrica esta parte religiosa. claro que temos muito indcios destes fatos e muito provavelmente seja verdade, porque independente de sermos um algoritmo natural complicadssimo, ainda estamos em alguma espcie de programa em execuo, independente do modo que chamamos este programa. Imagine um daqueles jogos, como o THE SIMS, onde se pode simular a vida real no computador. Teramos ento um software por trs das imagens executando as aes e interagindo com o usurio. No computador, teramos um conjunto de peas que possibilitariam daquele programa ser executado. Enquanto o programa executa, todo o sistema funciona. Porem, alm dos conhecidos BUGS gerados por falhas na programao do software em questo, teramos os BUGS do equipamento em si, ou melhor, dos componentes eletrnicos destes equipamentos. Tais componentes so compostos de microprocessadores, componentes eletrnicos sujeitos a falhas e diferenas na fabricao, alm de um mau projeto destas peas.

Como

programa

em

funcionamento

interpretaria

uma

falha

destes

equipamentos, como um defeito em um componente eltrico? Como um esprito? A simples passagem de corrente eltrica pelo sistema gera um campo magntico, como um im que repercute por toda a mquina, gerando outros comportamentos diversos. Teramos tambm a oscilao da energia eltrica. Como se comportaria tal sistema em picos de tenso, no caso de quedas de energia? O que quero dizer seria o seguinte: Se podemos simular o que garante que no sejamos uma simulao? O que garante simplesmente a ideia de se ter um inicio, ou seja, algum que simulou primeiro. Quem teria ento simulado primeiramente? Infelizmente responder a esta pergunta seria como esperar que um dos programas em execuo compreendesse a sua existncia e a existncia, digamos, do processador do computador. Isso nunca aconteceria?

DIALOGO II

Certa vez tive o seguinte dialogo com uma amiga que comeou da seguinte forma: -- A nica forma de exercer o livre arbtrio quando algum comete o suicdio. -- mesmo? Mas o que leva algum a cometer o suicdio e outra no? Ou melhor, voc tiraria a sua vida? -- Nunca! -- Porque? -- Porque isso seria covardia. -- Ento, o que leva algum a ser covarde.

-- Eu no sei, a criao? -- Ento estaria me dizendo que o fato de algum ser covarde e cometer o suicdio seria um resultado da criao? -- Talvez. -- Ento como poderia ser livre a escolha de tirar a prpria vida se isto seria um resultado da criao? Onde estaria a liberdade se a escolha foi promovida por uma resposta desta criao? -- ... Mas no depende s da criao, porque muitos dos que se suicidam tem irmos e eles no fazem isso quando tem problemas -- Certo. Ento porque um irmo seria covarde e o outro no? -- No sei... talvez tivesse nascido com ele? -- Pode ser. Ento estaramos dizendo que ele seria covarde j ao nascer e assim o suicdio seria um resultado de algo que j nasceu com ele. Onde estaria a liberdade se o que gerou o suicdio foi algo que j nasceu com a pessoa? -- ... No sei.

DIALOGO III

--Eu li a resenha do seu livro e voc no me convenceu. --Srio? mas o que voc no concordou? --Sempre temos escolhas. Qualquer um pode optar por qualquer coisa na sua vida. -- mesmo? ento se encontrarmos um mendigo e perguntarmos se ele quer estudar e sair daquela vida, ele poderia sair? -- Certamente, se tivesse fora de vontade!

-- Mas o que leva algum a ter fora de vontade e outra no? -- Eu no sei. -- Poderia ser a criao? -- Sim. -- Ento a falta de vontade seria um resultado da criao? -- A pessoa no somente um resultado da criao e da gentica dela. -- E seria o que mais? --No sei, uma coisa inexplicvel. -- Como assim? Como se existisse um fator "X" que definisse esse livre arbtrio? -- Exatamente. -- Ento a diferena entre algum com e sem fora de vontade seria este X? -- Sim, pode ser. -- Ento ter ou no fora de vontade seria um resultado deste fator, certo? Ento a escolha foi feita pelo fator? -- No, sempre podemos escolher, independente da nossa criao. algo que sempre podemos fazer independente de tudo. -- Ento este fator X seria o prprio livre arbtrio? -- Exatamente! -- Mas ele teria vindo de onde? -- Eu no sei. Tem coisas que so inexplicveis. -- No conseguir explicar no significa que no tenha explicao. Se voc acredita que isso seja possvel, ento no conseguir entender esta idia que estou tentando te mostrar, no importa o quanto eu tente.

Entender ou no qualquer assunto ou ideia no depender da pessoa que est tentando compreender, mas sim do que for possvel dela como um produto reconhecer tal informao como verdadeiro ou sensato.

DIALOGO IV

Tive um dilogo interessante com um amigo meu enquanto dava carona para ele at o trabalho:

-- Teve um padre na minha cidade que foi acusado de pedofilia. -- mesmo, e ai, o que aconteceu? -- O pessoal queria linchar o velho que fugiu. Uma pena, deviam ter pego ele! -- mesmo? porque? -- Como assim porque? ele um padre oras, devia cuidar das pessoas e no fazer isso. -- Entendo. E porque voc acha que ele fez isso? -- Porque um monstro. -- Hum...e porque ele um mostro? -- Como assim? acabei de dizer, olha o que ele fez! -- Eu sei. O que eu estou perguntando , porque ele um monstro e no o que prova que ele um monstro. -- No fao ideia. Aonde quer chegar. -- Eu quero te mostrar que ele no tem culpa! -- Est de brincadeira n?

-- Vamos apostar? Quem ganhar paga o almoo. -- Feito! -- Ento me responda, porque ele um monstro? -- Ok! Ele um monstro porque algo tornou ele um monstro. -- Certo, estou perguntando o que seria este algo. -- No tenho como saber. -- Claro, mas eu quero que voc tente encontrar as causas possveis pra isso. -- Ele pode ter sido abusado por outro padre. -- Pode ser. Ento ele teria sido vitima de um padre antes. O que ele fez depois teria sido resultado disso? -- Pode ser. -- Ento se voc tivesse sido abusado por um padre, faria a mesma coisa? -- No, nunca! -- Porque? Voc foi? Sabe como ? -- Est louco? (Risos) Claro que no! -- Ento no teria como afirmar, certo? -- Mas tem uma falha no seu raciocnio. Muito das crianas abusadas se tornam adultos normais. -- Claro que sim, ainda bem. Mas quantas delas se tornam padre? E quantas delas realmente crescem normal? Afinal ningum sabe dos segredos de ningum. -- Ento voc quer me dizer que se essa criana abusada virar padre ela far o mesmo? -- possvel, mas no tem como garantir. O que estou te mostrando que, imaginando que esta criana se torne padre e que tenha que conviver com a

abstinncia sexual, que algo extremamente complicado, e que esteja rodeado de crianas o tempo todo.... provvel. -- aonde quer chegar? -- Estou dizendo que ele no teria como no ter feito o que fez, pois o que ele fez tem uma explicao. Seria como o resultado de uma equao, tudo o que ele mais o que ele passou mais suas caractersticas genticas definiram o resultado. -- Mas uma pessoa no s isso. Tem muito mais coisas envolvidas. E o lado espiritual? -- Claro, mas como isso mudaria o resultado? -- Eu no sei, mas digamos que o padre esteja, sei l, atormentado por espritos. -- Caramba, mas vou refazer a pergunta, o que isso mudaria? Se ele estiver com estas interferncias que repercutiram neste fim, voc estaria novamente explicando o que gerou a ao final. Em outras palavras, se no houvesse esta interferncia ele no teria feito o que fez, talvez. -- Sim, mas ele foi fraco, ele poderia ter pensado antes de fazer o que fez. -- Claro que sim, e tenho certeza que ele pensou. Mas voc est simplificando e se colocando no lugar do padre. Voc no faria isso porque no o padre, no est em abstinncia, no tem nenhum trauma, etc. Estou pedindo pra que voc me explique porque aconteceu o fato. Se o problema ento foi fraqueza, porque ele era fraco? -- Nossa, est ficando complicado... -- Sim, tudo bem analisado fica complicado. Ento resumindo, o padre fez o que fez porque foi abusado e estava em abstinncia sendo influenciado por espritos e por fim no foi forte suficiente. Praticamente um filme de terror (risos). O que leva algum a ser forte ou fraco? -- Ok. Eu entendi aonde quer chegar. Como tudo tem uma explicao, como tudo tem um porque, tudo vai ser um resultado e ele no teria culpa pois um resultado.

-- Exatamente, me surpreendeu agora! -- Mas alguma coisa no se encaixa, e o carma? -- Pior ainda. Uma ao m teria uma consequncia m para a pessoa nesta ou em outra vida, mas esta primeira ao seria um resultado do que a pessoa . Ento o carma seria mais um resultado. A consequncia deste carma mal ser um resultado do que o originou e a cadeia continua. No sei se existe carma, mas se existir no fugir disso, ainda ser um resultado sobre outro. -- Mas essa sua forma de pensar no pode ser quebrada, porque mesmo o mundo espiritual seria um resultado. -- Exatamente. -- E o consciente coletivo? Tambm? -- Me explique porque no? Ele seria gerado por inmeros resultados das nossas mentes, seria igualmente um resultado. -- Hum... -- Dessa forma, no existe como o padre no ter feito o que fez. Nem o mundo espiritual, nem o carma podem simplesmente existir por si s. preciso um porque para cada coisa e isso define tudo como um resultado. -- Mas ser que tudo tem explicao? -- No saber como explicar no significa que no tenha explicao. Se voc partir do ponto que existem fatos sem explicao, tudo ser possvel e voc no chegar a lugar algum. -- Mas cara, todo mundo acredita dessa forma, eu nunca ouvi nada assim. -- Que nada, essa linha de raciocnio conhecida como determinismo, mas poucos acreditam que seja assim. Na verdade, eu acho que o conceito de livre arbtrio seja algo to natural como respirar. -- Livre arbtrio? mas o que tem isso?

-- No conseguiu ver? Se tudo um resultado, o livre arbtrio no passa de uma farsa. A partir do momento que podemos explicar uma escolha ela no ser livre. O padre no teve como escolher, no teve livre arbtrio, ele foi compelido a fazer o que fez por ser o que . -- Cara, isso no faz sentido. Como podemos no ter livre arbtrio? -- Me d um exemplo de livre arbtrio que tenha feito. -- Fcil, a um ms eu terminei com a minha namorada, e eu podia ter continuado com ela. -- Podia? porque voc terminou? -- Bem...Principalmente por causa do cimes dela, em excesso. Mas eu poderia continuar ou no, e decidi por no continuar. -- Certo, mas porque? Porque no continuou? -- Porque estava um inferno daquele jeito. -- Ento digamos que sua namorada seja uma chama de uma vela e continuar com ela fosse como permanecer com o dedo na chama, teria a escolha de permanecer com o dedo nela? -- Eu poderia ficar com o dedo ali. -- Poderia? mas porque no ficou? -- Porque eu no aguentei. -- Porque no aguentou? -- Sei l, difcil dizer, porque eu sou assim, porque eu sou um resultado (risos). -- Ganhei o almoo? -- Infelizmente...

DIFERENA DEST E LIVR O PARA UM LIVRO DE A UT O AJUDA

A grande diferena deste livro para um de auto ajuda que aqui eu explico exatamente o porque do livro de auto ajuda teria ou no dado resultado. Quando lemos um livro de auto ajuda achando que o livre arbtrio existe, o peso do fracasso acaba com a possibilidade do sucesso. Ao compreender que somos um resultado a possibilidade de mudana muito maior, pois acabamos com o peso do fracasso. Pense: No existe fracasso para um resultado inevitvel. Mudar muito mais fcil e simples sem a cobrana do fracasso. Ento pode-se enxergar este livro como uma forma de potencializar os livros de auto ajuda.

CONSIDERAES FINAIS

No existe verdade absoluta e o exerccio de procur-la o que deveria motivar muitos nesse mundo incrvel. Escrevi este livro com o intuito de ajudar e isso foi o que me motivou. Este texto j foi inteiramente publicado em um blog, mas resolvi coloc-lo em um livro, pois este sempre foi um desafio pessoal. absolutamente possvel que tudo o que escrevi esteja totalmente errado, mas acredito que mesmo correndo este risco seja vlida a tentativa de compreender a realidade de uma forma diferente da comum. Esta forma de pensamento libertadora, pois cria uma redoma para no nos magoarmos com as pessoas, sabendo que so o melhor que podem ser. No nos cobramos pelo que no podemos fazer. O problema que livrar a nossa responsabilidade de tudo pode ter consequncias que eu ainda desconheo.

Espero que, assim como eu, todos sempre procurem por respostas. Estas minhas respostas de como funcionaria o mundo so um resultado da minha impossibilidade de interpret-lo de outra forma. Adoraria enxergar tal mundo da mesma forma que os demais, mas simplesmente pra mim no faz o menor sentido. No final das contas eu tenho somente uma certeza, da que somos e seremos sempre o melhor que podemos ser.

You might also like