You are on page 1of 6

RESUMO

Conselho Monetrio Nacional


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa O Conselho Monetrio Nacional (CMN) um conselho, criado pela Lei n 4.595, de 31 de dezembro de 1964 com poder deliberativo mximo do Sistema Financeiro Nacional; responsvel por expedir normas e diretrizes gerais para seu bom funcionamento. Existem vrias comisses que suportam o CMN. Foram criadas para poderem especificar suas reunies de forma a otimiz-las. Exemplos destas so: Comisso de crdito rural, comisso do endividamento pblico e a comisso de normas e organizao do SFN. interessante observar que essas comisses foram criadas para otimizar, melhorar, especificar e regulamentar (normatizar) setores de responsabilidade do CMN, mas so subordinados a ele. Provavelmente a comisso mais importante a Comisso Tcnica da Moeda e do Crdito (Comoc) cuja responsabilidade de regulamentar eficazmente a medida provisria 542.

Composio
constitudo pelos seguintes membros:

Ministro de Estado da Fazenda (presidente do conselho): Guido Mantega; Ministra de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto: Miriam Belchior; Presidente do Banco Central do Brasil: Alexandre Tombini; Os servios de secretaria do CMN so exercidos pelo Banco Central.

Seus integrantes so nomeados diretamente pela funo que exercem, ou seja, o presidente do CMN sempre ser o Ministro de Estado da Fazenda. Se este destituido de sua funo, automaticamente deixa de ser o presidente do CMN.

Competncias
Ao CMN compete:

Autorizar a emisso de papel moeda Fixar diretrizes e normas da poltica cambial, inclusive quanto a compra e venda de ouro e quaisquer operaes da moeda estrangeira Regular as condies de constituio, funcionamento e fiscalizao das instituies financeiras Disciplinar os instrumentos de poltica monetria e cambial

Objetivos
De acordo com o artigo 3, que se refere poltica do Conselho Monetrio Nacional, este ter como objetivo:

Adaptar o volume dos meios de pagamento s reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionrios ou deflacionrios de origem interna ou externa, as depresses econmicas e outros desequilbrios oriundos de fenmenos conjunturais Regular o valor externo da moeda e o equilbrio no balano de pagamento do Pas, tendo em vista a melhor utilizao dos recursos em moeda estrangeira

Orientar a aplicao dos recursos das instituies financeiras, quer pblicas, quer privadas, tendo em vista propiciar, nas diferentes regies do Pas, condies favorveis ao desenvolvimento harmnico da economia nacional Propiciar o aperfeioamento das instituies e dos instrumentos financeiros, com vistas maior eficincia do sistema de pagamentos e de mobilizao de recursos Zelar pela liquidez e solvncia das instituies financeiras Coordenar as polticas monetria, creditcia, oramentria, fiscal e da dvida pblica, interna e externa Autorizar emisses de papel moeda Aprovar oramentos monetrios preparados pelo Banco Central do Brasil

Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa CRSFN a sigla do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, que tem como competncia julgar, em segunda e ltima instncia, os recursos e interpostos das decises relativas a aplicao de penalidades administrativas pelo Banco Central do Brasil, Comisso de Valores Mobilirios e Secretaria de Comrcio Exterior.

Composio
O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional - CRSFN constitudo por oito Conselheiros, possuidores de conhecimentos especializados em assuntos relativos aos mercados financeiro, de cmbio, de capitais, de consrcios e de crdito rural e industrial, observada a seguinte composio:

I - Dois representantes do Ministrio da Fazenda (Minifaz); II - um representante do Banco Central do Brasil (Bacen); III - um representante da Comisso de Valores Mobilirios (CVM); IV - quatro representantes das entidades de classe dos mercados afins, por essas indicados em lista trplice.

As entidades de classe que integram o CRSFN so as seguintes:


Associao Brasileira das Empresas de Capital Aberto ABRASCA; Associao Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais ANBIMA; Comisso Nacional de Bolsas - CNB; Federao Brasileira dos Bancos - FEBRABAN; Associao Brasileira das Entidades de Crdito Imobilirio e Poupana - ABECIP; Associao Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios, Cmbio e Mercadorias ANCORD; Conselho Consultivo do Ramo Crdito da Organizao das Cooperativas Brasileiras OCB/CECO; Instituto dos Auditores Independentes do Brasil IBRACON;

Os representantes das quatro primeiras entidades tm assento no Conselho como membros-titulares e os demais, como suplentes. Tanto os Conselheiros Titulares, como os seus respectivos suplentes, so nomeados pelo Ministro da Fazenda, com mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos uma nica vez. Fazem ainda parte do Conselho de Recursos trs Procuradores da Fazenda Nacional, designados pelo Procurador-Geral da Fazenda Nacional, com atribuio de zelar pela fiel observncia da legislao aplicvel,

e um Secretrio-Executivo, nomeado pelo Ministro de Estado da Fazenda, responsvel pela execuo e coordenao dos trabalhos administrativos. Para tanto, o Banco Central do Brasil e, subsidiariamente, a Comisso de Valores Mobilirios proporcionam o respectivo apoio tcnico e administrativo. Um dos representantes do Ministrio da Fazenda o presidente do Conselho e o vice-presidente o representante designado pelo Ministrio da Fazenda dentre os quatro representantes das entidades de classe que integram o Conselho.

Banco Central do Brasil


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa O Banco Central do Brasil (BC ou BACEN e, mais atualmente, BCB) autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional, sendo vinculado ao Ministrio da Fazenda do Brasil. Assim como os outros bancos centrais do mundo, o brasileiro uma das principais autoridades monetrias do pas, sendo a principal o Conselho Monetrio Nacional - CMN. O BCB recebeu esta competncia de trs instituies diferentes: a Superintendncia da Moeda e do Crdito (SUMOC), o Banco do Brasil (BB) e o Tesouro Nacional. O Banco Central foi criado em 31 de dezembro de 1964, com a promulgao da Lei n 4.595.

Competncias
de competncia exclusiva do Banco Central do Brasil:

Emitir moeda (observao: a fabricao de correspondentes em papel moeda e moeda metlica feita pela Casa da Moeda) Executar servios de meio circulante Receber os recolhimentos compulsrios dos bancos comerciais Realizar operaes de redesconto e emprstimos de assistncia liquidez s instituies financeiras Regular a execuo dos servios de compensao de cheques e outros papeis Autorizar, normatizar, fiscalizar e intervir nas instituies financeiras Controlar o fluxo de capitais estrangeiros, garantindo o correto funcionamento do mercado cambial

Formas de ingresso
Concurso Pblico A exceo da diretoria colegiada, a nica forma de ingresso no Bacen mediante concurso de provas e ttulos. O aprovado pode ser lotado em qualquer uma das 10 praas onde h representaes do Bacen. Nomeao A diretoria colegiada do Bacen, composta por presidente e diretores, de livre nomeao pelo presidente da repblica, aps aprovao do Senado Federal. Os membros da Diretoria no tem mandato por tempo fixo, como ocorre em outros bancos centrais do mundo.

SUSEP
A SUSEP o rgo responsvel pelo controle e fiscalizao dos mercados de seguro, previdncia privada aberta, capitalizao e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, foi criada pelo Decreto-lei n 73, de 21 de novembro de 1966, que tambm instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados, do qual fazem parte o Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP, o IRB Brasil Resseguros S.A. - IRB Brasil Re, as sociedades autorizadas a operar em seguros privados e capitalizao, as entidades de previdncia privada aberta e os corretores habilitados. Com a edio da Medida Provisria n 1940-17, de 06.01.2000, o CNSP teve sua composio alterada.

Misso
" Atuar na regulao, superviso, fiscalizao e incentivo das atividades de seguros, previdncia complementar aberta e capitalizao, de forma gil, eficiente, tica e transparente, protegendo os direitos dos consumidores e os interesses da sociedade em geral. "

Composio Atual do CNSP


MINISTRO DA FAZENDA - Presidente SUPERINTENDENTE DA SUSEP - Presidente Substituto

Representante do Ministrio da Justia Representante do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social Representante do Banco Central do Brasil Representante da Comisso de Valores Mobilirios

Atribuies do CNSP
1. Fixar diretrizes e normas da poltica de seguros privados; 2. Regular a constituio, organizao, funcionamento e fiscalizao dos que exercem atividades subordinadas ao Sistema Nacional de Seguros Privados, bem como a aplicao das penalidades previstas; 3. Fixar as caractersticas gerais dos contratos de seguro, previdncia privada aberta, capitalizao e resseguro; 4. Estabelecer as diretrizes gerais das operaes de resseguro; 5. Conhecer dos recursos de deciso da SUSEP e do IRB; 6. Prescrever os critrios de constituio das Sociedades Seguradoras, de Capitalizao, Entidades de Previdncia Privada Aberta e Resseguradores, com fixao dos limites legais e tcnicos das respectivas operaes; 7. Disciplinar a corretagem do mercado e a profisso de corretor.

Atribuies da SUSEP
1. Fiscalizar a constituio, organizao, funcionamento e operao das Sociedades Seguradoras, de Capitalizao, Entidades de Previdncia Privada Aberta e Resseguradores, na qualidade de executora da poltica traada pelo CNSP; 2. Atuar no sentido de proteger a captao de poupana popular que se efetua atravs das operaes de seguro, previdncia privada aberta, de capitalizao e resseguro; 3. Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados; 4. Promover o aperfeioamento das instituies e dos instrumentos operacionais a eles vinculados, com vistas maior eficincia do Sistema Nacional de Seguros Privados e do Sistema Nacional de Capitalizao; 5. Promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdio, assegurando sua expanso e o funcionamento das entidades que neles operem; 6. Zelar pela liquidez e solvncia das sociedades que integram o mercado; 7. Disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de provises tcnicas; 8. Cumprir e fazer cumprir as deliberaes do CNSP e exercer as atividades que por este forem delegadas; 9. Prover os servios de Secretaria Executiva do CNSP.

Agncia de fomento
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa As agncias de fomento so instituies financeiras no bancrias, regulamentadas pelo Banco Central do Brasil. A instituio da figura de agncia de fomento objetiva substituir a figura de banco de desenvolvimento, buscando reduzir a participao do estado no sistema financeiro, decorrente dos acordos da Basileia. As agncias de fomento podem realizar, na Unidade da Federao onde tenham sede, as seguintes operaes e atividades, observada a regulamentao aplicvel em cada caso: I - financiamento de capitais fixo e de giro associado a projetos; II - prestao de garantias em operaes compatveis com o seu objeto social; III - prestao de servios de consultoria e de agente financeiro; IV - prestao de servios de administrador de fundos de desenvolvimento, observado a legislao especfica; V - aplicao de disponibilidades de caixa em ttulos pblicos federais, inclusive por meio de operaes compromissadas; VI - cesso de crditos;

VII - aquisio, direta ou indireta, inclusive por meio de fundos de investimento, de crditos oriundos de operaes compatveis com o seu objeto social; VIII - participao acionria, direta ou indireta, no Pas, em instituies no financeiras, observadas condies especficas: IX - swap para proteo de posies prprias; X - operaes de crdito rural; XI - financiamento para o desenvolvimento de empreendimentos de natureza profissional, comercial ou industrial, de pequeno porte, inclusive a pessoas fsicas; XII - operaes especficas de cmbio autorizadas pelo Banco Central do Brasil; XIII - operaes de arrendamento mercantil financeiro, observadas condies especficas.

Associaes de poupana e emprstimo


As associaes de poupana e emprstimo so constitudas sob a forma de sociedade civil, sendo de propriedade comum de seus associados. Suas operaes ativas so, basicamente, direcionadas ao mercado imobilirio e ao Sistema Financeiro da Habitao (SFH). As operaes passivas so constitudas de emisso de letras e cdulas hipotecrias, depsitos de cadernetas de poupana, depsitos interfinanceiros e emprstimos externos. Os depositantes dessas entidades so considerados acionistas da associao e, por isso, no recebem rendimentos, mas dividendos. Os recursos dos depositantes so, assim, classificados no patrimnio lquido da associao e no no passivo exigvel (Resoluo CMN 52, de 1967).

You might also like