You are on page 1of 10

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

FACULDADE ENGENHARIA E ARQUITETURA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUO MECNICA

SISTEMA INFORMATIZADO DE CONTROLE DE IMPLEMENTOS

Disciplina: Sistemas de Informao Professor: Wu Xiao Bing Acadmicos: Edson F. Gehlen e Joni R. Stumm

Carazinho, Junho de 2012

1 Introduo: O presente trabalho foi elaborado com base nas informaes obtidas em sala de aula, as quais serviram de parmetro para o desenvolvimento de um sistema de lanamento, que permite ainda fazer buscas de produtos, editar e excluir as informaes cadastradas no sistema. Foi criada uma situao onde simulamos uma empresa fictcia de comrcio de implementos agrcolas que ir fazer uso deste software que tem por finalidade, facilitar pesquisas e tambm verificar o atual estoque da empresa.

2 Problema:

Desenvolver um sistema para Cadastro, lanamentos, pesquisas e buscas de Mquinas Agrcolas.

3 Objetivo: Disponibilizar um programa de lanamentos, para uma Revenda de Mquinas Agrcolas, onde o mesmo deve permitir o preenchimento de clulas com as caractersticas de cada equipamento, tais como, cdigo, nome, cor, data de incluso no estoque e valor de venda. Essa melhoria visa reduzir o tempo em pesquisas e consequentemente a reduo de custos.

4 Justificativa: A proposta visa implementar uma melhoria no sistema de cadastros, lanamentos, pesquisas e buscas dos produtos adquiridos e vendidos pela empresa, substituindo o sistema atual de fichas que preenchido manualmente. 5- Anlise: Entrada: Cdigo do implemento Nome do implemento Cor Data de incluso Valor de Venda Processamento: Cadastro dos cdigos Cadastro do nome do implemento Cadastrado da cor do implemento Cadastro da data de incluso Cadastro do valor de venda Sada: Realizar busca por nome do implemento Realizar busca por cor de implemento Obs.: O programa ainda permite excluir e editar campos anteriormente preenchidos. O campo cdigo no poder ser editado.

6 Desenvolvimento:

Fluxograma:

COLABORADOR

CADASTR A

PRODUTO

POSSUI

CDIGO

NOME

BUSCA

COR

DATA DE INCLUSO

VALOR DE VENDA

Obs.: Alm das opes acima citadas, o programa disponibiliza ao colaborador as opes de Editar/Excluir as informaes lanadas no sistema (exceto editar o cdigo).

Estrutura do HTML:

Entrar no Link abaixo pelo Firefox/ Mozila Os HTMLs do sistema so constitudos pelas pginas abaixo: Pagina Inicial (index) Link: http://usuarios.upf.br/~78978/index.php A figura abaixo indica a pgina inicial. Nesta pgina o usurio poder selecionar as seguintes opes: - Cadastro de Implementos; - Busca de Implementos;

Figura 01: Pgina inicial (index)

Entrada

Link: http://usuarios.upf.br/~78978/cadastro_produto.php Cadastramento de Produto: Esta pgina permite ao usurio fazer o cadastramento de produtos, conforme as opes abaixo discriminadas. - Cdigo do implemento: Na clula cdigo do Implemento dever ser digitado um cdigo, que servir para identificar o produto; - Nome do equipamento: Na clula nome do equipamento, dever ser digitado a denominao de cada implemento, onde essa caracterstica ir identificar o produto; - Cor do implemento: Cada implemento cadastrado ter uma cor; - Data de incluso do implemento: Ser lanada a data da incluso do implemento; - Valor de venda do implemento: Ser digitado o valor de venda do implemento;

Figura 02: Pgina de cadastramento

6- Resultado/ Anlise:

Aps o lanamento das informaes no sistema, conforme indicado na figura 02, o programa permitir fazer as seguintes operaes: Buscas: realizar buscas atravs do nome ou cor de cada implemento; Editar: essa opo permite ao colaborador editar as caractersticas de um implemento que tenha sofrido alterao (a opo cdigo no poder ser alterada); Excluir: realizar a excluso dos dados lanados, quando uma mquina for vendida. Link: http://usuarios.upf.br/~78978/buscar.php

Figura 03: Pgina de pesquisa (busca)

Banco de dados:

As Figuras 04 e 05 referem-se s tabelas do banco de dados, as quais foram criadas em php. Essas tabelas relacionam as informaes cadastradas nos campos que esto na pgina inicial (Figura 02) e tambm, so nessas tabelas que sero buscadas as informaes lanadas no sistema (lanadas na pgina em HTML figura 03).

Link: http://inf.upf.br/phpmyadmin/ Usurio: 78978 Senha: 78978

N 01 02 03 04 05

NOME Cdigo Nome do Implemento Cor Data de incluso Valor de venda

IMPLEMENTO TIPO OBSERVAO Int (11) Chave primrio Varchar (50) Nome do implemento Varchar (50) Cor caracterstica ou predominante Date Data de lanamento do implemento Varchar (20) Valor que o implemento est oferecido

Figura 04: Tabela php da estrutura do programa

Figura 05: Tabela com as informaes lanadas no sistema

Os arquivos php e html foram desenvolvidos no software Edit Plus, e para enviar os arquivos para o servidor da UPF foi utilizado o programa WS_FTP LE.

7 Concluso:

Com a realizao deste trabalho conclumos que possvel elaborar vrios sistemas utilizando as ferramentas de php e HTML. A interao desses dois programas possibilita construir mtodos eficientes de controle, registro, buscas, enfim, sistemas bastante teis para o armazenamento de dados, e que vem a facilitar as tarefas do dia a dia.

You might also like