You are on page 1of 5

APOSTILA GEOMETRIA ESPACIAL PROF LILIANE A Geometria Espacial estuda basicamente os slidos geomtricos.

SLIDOS GEOMTRICOS : Denominam-se slidos geomtricos as figuras geomtricas do espao. Entre os slidos geomtricos, destacamos, pelo seu interesse, os poliedros e os corpos redondos. POLIEDROS Denomina-se poliedro o slido limitado por polgonos planos que tm, dois a dois, um lado comum. POLIEDROS REGULARES Na Geometria Plana, dizemos que um polgono regular quando todos os seus lados so congruentes e todos os seus ngulos so congruentes. ESTUDO DO PRISMA A reunio da parte do prisma convexo ilimitado, compreendida entre os planos de duas seces paralelas e distintas, e estas, determinam o prisma convexo limitado. SUPERFCIE Superfcie Lateral a reunio das faces laterais do prisma. A rea desta superfcie e chamada rea lateral. Superfcie Total a reunio da superfcie lateral do prisma com as suas bases. A rea desta superfcie chamada rea total. A distncia entre os planos e que contm as bases a altura h do prisma. CLASSIFICAO Prisma reto Um prisma reto se suas arestas laterais forem perpendiculares aos planos da base. Prisma Oblquo - Um prisma oblquo se as suas arestas laterais forem oblquas em relao aos planos das bases. Prisma Regular Um prisma regular quando reto e tem como base polgonos regulares.

ELEMENTOS Considerando o prisma representado acima: Os polgonos ABCDE e ABCCE so chamados bases do prisma, so polgonos congruentes e esto situados em planos paralelos. Estes planos ( e ) so os planos das bases. REAS E VOLUMES DE UM PRISMA RETO

rea da Base = Ab = rea da figura que forma a base rea Lateral = Al= ab . h . n rea Total = At= 2. Ab + Al Volume = V= Ab . h PARALELEPPEDO

ESTUDO DA PIRMIDE um poliedro convexo tal que uma face um polgono convexo e as demais faces so tringulos tendo um vrtice em comum. O polgono (ABCDEF) a base a pirmide e os tringulos (VAB), (VBC) (VFA)... so suas faces laterais. ELEMENTOS

D medida da diagonal do paraleleppedo d medida da diagonal de uma face a, b e c dimenses do paraleleppedo.

ELEMENTOS Considerando a pirmide representada a seguir, o ponto V o vrtice os segmentos AB, BC..., FA so as arestas da base Os segmentos VA, VB ...VF, so as arestas laterais A distncia do vrtice V ao plano e que contm a base(A,B,C..F) a altura da pirmide, cuja medida h.

CUBO Todas as faces iguais (hexaedro)

APTEMA DE UMA PIRMIDE REGULAR o segmento cujas extremidades so o vrtice e o ponto mdio de uma aresta da base.

Os slidos de revoluo ou de rotao so obtidos pelo giro de figuras planas em torno de um eixo. Os principais so: CILINDRO, CONE e .ESFERA. CILINDRO um slido gerado pela rotao completa de um retngulo em torno de um de seus lados, O cilindro de revoluo tambm chamado de cilindro circular reto .

Numa pirmide regular destacamos, tambm, as seguintes relaes mtricas:

g= geratriz r= raio h=altura o aptema A pode ser chamado de m em algumas frmulas. O aptema da base de m L aresta lateral CILINDRO EQUILTERO aquele cilindro cuja a altura igual ao dimetro da base.

REAS DA PIRMIDE Ab= depende da figura da base Al = Al= ab . m . n 2 AT = Ab + Al m= h + m

REA E VOLUME

ESTUDOS DOS SLIDOS DE REVOLUO

CONE DE REVOLUO

CONE um slido gerado pela rotao completa de um tringulo retngulo em torno de um dos catetos. O cone de revoluo e tambm chamado de cone circular reto.

um slido gerado pela rotao completa de um semi-crculo em torno do seu dimetro.

REA E VOLUME DE UMA ESFERA CONE EQULTERO aquele cuja a geratriz igual ao dimetro da base.

FUSO ESFRICO (rea) a parte da superfcie esfrica compreendida entre dois semi-crculos mximos com o mesmo dimetro. CUNHA ESFRICA (volume) o slido limitado por dois semi-crculos e pela superfcie do fuso.

EQUAES BSICAS

ESFERA

2. Setor circular

You might also like