You are on page 1of 7

Estudo Bblico Est Escrito

13-Brincando com a Morte


O que acontece dez minutos aps a morte? O que h do outro lado dessa porta misteriosa? Dizem que algumas pessoas voltaram contando o que existe alm da vida. Ser que elas tm convico do que dizem? Ser que no estamos brincando com a morte? Existe hoje uma verdadeira epidemia de filmes e peas sobre a morte. O interesse atual na morte est prximo da obsesso. O interesse pela morte est na moda. H manuais sobre como morrer e a morte considerada por muitos uma conquista! Vinte e sete alunos de um colgio estadual construram um esquife de pinho e o entregaram ao colgio como um memorial. O esquife continua dentro da sala de aula e os alunos deitam-se dentro dele para meditar. "A morte linda", dizem, "ela natural como uma rosa que desabrocha e em seguida murcha, e a jogada fora." Mas o que h de romntico em se jogar fora uma rosa murcha? No existe nada de bonito na morte. Ela cruel; um inimigo e no um amigo; uma porta fechada e no uma linda passagem. Ela transformou o nosso planeta no cemitrio do Universo, um lugar onde todos morrem. Graas a Deus, h esperana e conforto em Sua Palavra a respeito desse assunto. O que precisamos da verdade sobre a perda de nossos entes queridos e da alegre notcia de que o dia da ressurreio vai chegar. Antes, porm, precisamos entender por que existe essa desconcertante confuso. Ser que todo esse apego com a morte no est levando a um apego com o autor da morte, aquele que transformou a Terra num cemitrio? Desde que foi banido do Cu, Satans sabe que dever sofrer a morte irreversvel. Por isso ele est determinado, se possvel, a levar toda a raa humana consigo para a destruio. Satans e seus ajudantes pintam a morte como algo lindo, como algo que no deve ser temido de modo algum. Afinal, de que outro modo poderia atrair suas vtimas? Essa foi a sua estratgia no Jardim do den. Deus alertou nossos primeiros pais de que a desobedincia poderia resultar em morte. Mas Satans falou a Eva atravs da serpente: "Certamente no morrereis." Gnesis (VT) 3:4. Essa afirmao de Satans significa: "Voc no pode morrer. Na verdade, estar vivo em outro lugar, em um outro estado de existncia. Portanto, viva

como quiser." No mago de todas as suas jogadas permanece a sua mentira original: voc no morrer. Porque essa jogada d to bom resultado? A resposta muito simples. Se ele puder convencer voc de que os mortos no esto de fato mortos, ficar fcil convenc-lo de que os mortos podem se comunicar. E, se voc acreditar nisso, uma encenao bem feita dar a ele uma linha direta a sua mente. Satans e seus ajudantes, os anjos cados, so mestres do disfarce. Eles tm levado milhes de pessoas solitrias s sesses espritas, onde so facilmente convencidas de que esto em contato com os queridos que j se foram; e milhes, por no possurem o conhecimento da Palavra de Deus, acreditam nessa manifestao sobrenatural. Jesus nos alertou sobre os enganos do final dos tempos: "Porque surgiro falsos cristos e falsos profetas, e faro to grandes sinais e prodgios que, se possvel fora, enganariam at os escolhidos." So Mateus (NT) 24:24. Satans e seus ajudantes raramente usam a abordagem direta para tornar sua identidade conhecida. Eles preferem usar um disfarce: "Porque tais falsos apstolos so obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apstolos de Cristo. E no maravilha, porque o prprio Satans se transfigura em anjo de luz." II Corntios (NT) 11:13 e 14. Quando O Exorcista estava fazendo grande sucesso, as pessoas que acabavam de assistir a esse filme diziam: "Satans mesmo uma criatura horrvel." Ele adora que as pessoas digam isso, pois se elas acham que ele um monstro horrvel com cascos e chifres, ento estaro totalmente despreparadas quando ele aparecer para elas disfarado em anjo de luz. Ou, pior ainda, como uma pessoa amada que tenha falecido. Esse o problema: milhes simplesmente no tm estudado a Palavra de Deus e ainda questionam a sua autoridade. O Bispo Pike no cria na vida aps a morte. Mas suas convices foram facilmente abaladas quando uma poro de fenmenos estarrecedores o atraiu como um m para o ocultismo. A tragdia que deu incio a esse processo foi o suicdio de seu filho Jim. A morte repentina do filho trouxe-lhe grande tristeza, especialmente porque havia envolvimento com drogas. Depois da tragdia, o Bispo Pike apareceu na televiso em Toronto, Canad, ao lado do mdiun esprita Arthur Ford. Durante o programa, Ford entrou em transe e convenceu-o de que estava em contato com seu filho Jim. Sem f na Bblia, ele era uma presa fcil; estava to fascinado com o jogo do mundo dos espritos, que no percebia nenhum sinal vermelho frente.

Algum tempo depois, em Los Angeles, o Bispo foi entrevistado, quando promovia seu novo livro: O Outro lado. Joe Pyne ouviu o que ele tinha a dizer, com muita ateno. Finalmente, voltou-se para seu convidado e perguntou pausadamente: "Bispo, a Bblia no diz em algum lugar que os mortos nada sabem?" Obviamente acuado, Pike respondeu: "Eu no sei." Em seguida pegou um lpis e disse: "Vou consultar isso em casa." A seguir, quando Joe Pyne abriu o programa para as perguntas do auditrio, um rapaz se apresentou e comeou a falar: "Eu s quero dizer onde est o versculo que o Bispo no conhece; fica em Eclesiastes (VT) 9:5. Ento ele citou a passagem corretamente: "Porque os vivos sabem que ho de morrer, mas o mortos no sabem coisa nenhuma..." O Bispo no achou importante aprender a posio da Bblia sobre o assunto. Essa nica passagem teria impedido que ele continuasse sendo enganado. Isso vlido para ns tambm. A Bblia Viva traduz Eclesiastes 9:5 assim: "Pois os vivos pelo menos sabem que morrero! Mas os mortos nada sabem." A Palavra de Deus afirma que os mortos, bons ou maus, simplesmente esto dormindo em suas sepulturas, onde permanecero at a ressurreio. Quando Lzaro morreu, Jesus disse que ele dormia. "Lzaro, o nosso amigo, dorme, mas vou para despert-lo." So Joo (NT) 11:11. No versculo 14, Jesus disse-lhes claramente: "Lzaro est morto." E note que Lzaro, quando foi chamado do seu tmulo depois de quatro dias, no tinha nenhuma histria para contar sobre onde ele tinha estado durante todo aquele tempo. Evidentemente, ele no tinha ido a parte alguma. O apstolo Pedro, no dia do Pentecostes, disse que Davi no tinha ido para o Cu, mesmo depois de sculos da sua morte. Atos (NT) 2:29 e 34. Vamos deixar que a Palavra de Deus esclarea mais ainda esse assunto. "E o p volte terra, como o era, e o esprito volte Deus, que o deu." Eclesiastes (VT) 12:7. Foi isso que voc aprendeu, ou pensava que alguns dos espritos subiam e outros desciam? Que esprito esse que retorna para Deus? "Porque, assim como o corpo sem o esprito est morto, assim tambm a f sem obras morta." So Tiago (NT) 2:26. O esprito que mantm o corpo vivo. Ento, o que esse esprito que mantm o corpo com vida? A palavra "esprito", no original hebraico do Velho Testamento "ruach"; o mesmo que "pneuma", no original grego do Novo Testamento e significa "sopro". Dessa palavra, tiramos nossos populares pneus e cmaras cheias de ar. Esprito ou "pneuma" simplesmente quer dizer ar ou sopro. Quando falta o esprito, a traduo correta "morte", pois um corpo sem "ar" est morto. As duas palavras, "sopro" e "esprito", so sinnimas nas Escrituras.

"E formou o Senhor Deus o homem do p da terra, e soprou em seus narizes o flego de vida; e o homem foi feito alma vivente" Gnesis (VT) 2:7. Observe o Criador em ao: "e formou o Senhor Deus o homem do p da terra". Deitado no cho, completo em cada detalhe, o homem acaba de sair das mos do Criador, pronto para viver, amar e agir, mas ainda no est vivo. "E soprou em seus narizes o flego da vida; e o homem foi feito alma vivente." No lhe foi dada uma alma, mas tornou-se uma alma vivente, um ser, uma pessoa vivente. O flego de Deus que foi colocado nas narinas do homem, o flego ou esprito, separa-se do corpo na morte e volta para Deus. O corpo retorna ao p. Agora, esse esprito, o flego, no consegue pensar, no consegue adorar, nem cantar; esse esprito volta para Deus, quer a pessoa seja santa ou pecadora. O homem simplesmente deixa de ser uma alma vivente, um ser vivente, at o doador da vida reunir os dois (corpo e esprito) na ressurreio. As ilustraes tm seus pontos fracos, mas, a despeito disso, iremos us-las. Imagine algumas tbuas e pregos, que usamos para montar uma pequena caixa. Assim, j no temos mais s tbuas e pregos - temos uma caixa. De onde veio essa caixa? No veio de lugar algum. apenas o resultado da unio das tbuas e pregos. Vamos supor que no queremos mais a caixa. Assim, arrancamos os pregos e os colocamos de um lado e as tbuas de outro. Para onde foi a caixa? Para lugar nenhum, ela simplesmente deixou de existir como caixa. Os pregos ainda existem, as tbuas existem, mas no pode haver caixa enquanto os dois no forem unidos de novo. Da mesma maneira, Deus formou o homem de dois elementos: o p da terra e o sopro da vida. Como resultado da unio desses dois elementos, o homem se tornou alma vivente. Quando ele morre, os dois se separam, mas no vo a parte alguma; simplesmente perdem seu estado de conscincia at a ressurreio, quando o corpo e o flego sero de novo unidos. Duas perguntas nos ajudaro a tirar as dvidas da mente. Eis a primeira delas: Voc cr na ressurreio? As Escrituras ensinam que ela ocorrer no ltimo dia, quando Jesus retornar. Mas por que a necessidade dessa ressurreio no ltimo dia, se j recebemos a nossa recompensa ou castigo quando morremos? Certamente no iramos descer do Cu, ou subir do inferno e entrar em nosso corpo outra vez. Agora a segunda pergunta: Voc cr no julgamento? " claro", dir voc, porque a Palavra de Deus diz: "Porquanto estabeleceu um dia em que h de julgar o mundo com justia, por meio de um varo que destinou." Atos 17:31. So Mateus descreve a distribuio das recompensas para os bons e os maus, quando Jesus retornar. Portanto, eis a pergunta: Por que um julgamento no final dos tempos, se ns j temos a recompensa ou castigo quando morremos?

Se uma pessoa estava sendo queimada no inferno por 212 anos, voc acha que Deus mandaria algum busc-la para o julgamento? "No se turbe o vosso corao; credes em Deus, crede tambm em Mim. Na casa de Meu Pai h muitas moradas; se no fosse assim, Eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vs tambm." So Joo (NT) 14:1 a 3. Se j estivssemos no Cu, qual seria o propsito de Jesus retornar? Nenhum, a Bblia no ensina esse tipo de confuso! Voc pode pensar: E o ladro na cruz? Jesus no disse ao ladro que estaria com ele no paraso naquele mesmo dia. Vamos ler So Lucas (NT) 23:43. "Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estars Comigo no paraso." E algum diz: "Sim, desse jeito que eu sempre entendi... isto , at hoje! Parece haver um problema aqui, no parece? Esse nico versculo contradiz todo o resto da Bblia? A morte por crucificao era um processo longo e lento. As vtimas geralmente resistiam diversos dias. Por isso, Pilatos ficou surpreso por Jesus ter morrido to rpido. Ele no morreu da crucificao. Ele morreu de corao partido. Examine agora So Joo 20:17: "Disse-lhe Jesus: No Me detenhas, porque ainda no subi para Meu Pai, mas vai para Meus irmos e dize-lhes que Eu subo para Meu Pai e vosso Pai, Meu Deus e vosso Deus." No domingo de manh, Maria foi ao tmulo. Ela procurou, mas no conseguiu encontrar o seu Senhor. No entanto, havia algum em p nas sombras daquele jardim. Ela pensou que fosse o jardineiro. "Onde foi que voc O colocou?", perguntou ela. E Jesus disse simplesmente: "Maria". Na mesma hora, ela se lanou aos Seus ps e tentou abra-Lo, mas Jesus a conteve com a mo e disse: "No toque em Mim pois Eu ainda no subi para o Meu Pai." O prprio Jesus, no domingo pela manh, ainda no tinha ido para o paraso, como poderia ter estado l na noite de sexta? No h provas de que Jesus tenha estado em algum reino naquela sexta-feira escura. Mas o ladro viu muito alm, nos corredores do tempo, at o dia em que Jesus iria receber o reino que por direito Lhe pertencia. E ele disse: "Lembra-te de mim quando entrares em Teu reino." Aquela foi a nica expresso de f que chegou aos Seus ouvidos enquanto Ele estava pendurado na cruz. E Jesus respondeu: "Eu te digo hoje, estars Comigo no paraso." Hoje, quando at os Meus discpulos Me esqueceram e fugiram; hoje, quando parece que jamais terei um reino; hoje, quando d a impresso que jamais poderei

salvar algum; dou a certeza, a garantia. Eu digo a voc hoje: "Voc estar Comigo no paraso." Conclumos que a morte no significa ir para o Cu, para o fogo do inferno ou para o purgatrio, nem para o mundo dos espritos. A morte significa apenas a cessao da vida at a ressurreio. O apstolo Paulo descreve assim a ressurreio: "Porque o mesmo Senhor descer do cu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitaro primeiro. Depois ns, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." I Tessalonicensses (NT) 4:16 e 17. Que dia! Que esperana! Para aqueles que faleceram, no haver sensao do passar do tempo na sepultura. O prximo passo para eles ser ver Jesus voltando. Ele vem triunfalmente para o planeta que uma vez O rejeitou, O aoitou e O crucificou, mas um planeta que Ele no consegue esquecer, e quando se aproxima desta Terra, Ele grita com voz de trovo: "Acordem, vocs que dormem no p da terra, venham para a vida eterna". Nosso Senhor nos oferece a realidade, no brincadeiras. Ele nos diz agora o que Ele disse a algum h muito tempo: "Eu sou a ressurreio e a vida. Quem cr em mim, ainda que esteja morto, viver." So Joo 11:25. No existe nada de bonito na morte. Ela cruel; uma porta fechada e no uma linda passagem. No mago de todas as jogadas de Satans,permanece a sua mentira original: voc no morrer. Esse o problema: milhes simplesmente no tm estudado a Palavra de Deus e ainda questionam a sua autoridade. A Palavra de Deus afirma que os mortosesto dormindo em suas sepulturas, onde permanecero at a ressurreio. A morte significa apenas a cessao da vida at a ressurreio.

1. Jesus se refere a morte como um sono? S.Joo 11:11 Sim No

2. A morte significa apenas a cessao da vida at a ressurreio? Sim No

3. Complete o texto de Gnesis 2:7: "E formou o Senhor Deus o homem do p da terra, e em seus narizes o flego da vida; e o homem foi feito alma vivente."

4. Complete o texto de I Tessalonicenses 4:16-17: "Porque o mesmo Senhor descer do cu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressucitaro . Depois ns os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor."

You might also like