You are on page 1of 36

ERGONOMIA

CONCEITO, OBJECTIVO
E METODOLOGIA DE ESTUDO

APLICAÇÕES DE ERGONOMIA
Serviços Sistemas Produtivos

Escritório Em casa
Módulo de Ergonomia

HISTORIAL

Módulo de Ergonomia

ERGONOMIA Sociologia do Trabalho Higiene no Trabalho Segurança no Trabalho Saúde Ocupacional Ergonomia Psicologia do Trabalho Medicina no Trabalho Módulo de Ergonomia .

CONCEITO DE ERGONOMIA ETIMOLOGICAMENTE “Ergon” Trabalho ERGONOMIA “Ciência do Trabalho” “Nomos” Leis. Regras Módulo de Ergonomia .

dados e métodos a projectos. princípios. a fim de optimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema International Ergonomic Association (2000) FORMAÇÃO CONTÍNUA DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO .RENOVAÇÃO DE CAP .CONCEITO DE ERGONOMIA Disciplina científica relacionada ao entendimento das interacções entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas e à aplicação de teorias.

procurando modelar a actividade de trabalho para garantir a qualidade operacional desse projecto Cruzamento interdisciplinar que se centra no conceito de actividade de trabalho FORMAÇÃO CONTÍNUA DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO .RENOVAÇÃO DE CAP . limitações e características humanas necessárias para o projecto de boas interfaces.CONCEITO DE ERGONOMIA DISCIPLINA CIENTÍFICA A ergonomia estuda as capacidade.

CONCEITO DE ERGONOMIA MULTIDISCIPLINAR INTERDISCIPLINAR TRANSDISCIPLINAR Módulo de Ergonomia .

integra também uma abordagem técnica: Consiste na concepção de produtos. para além de ser uma ciência.RENOVAÇÃO DE CAP . segurança e conforto na utilização e manutenção do sistema homem-máquina Tomando por referência o conhecimento de aspectos anatómicos. ambiente de trabalho e métodos de trabalho que permitam alcançar um nível óptimo de rentabilidade. psicológicos e fisiológicos do Homem. ferramentas. tarefas e funções e o ambiente FORMAÇÃO CONTÍNUA DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO .CONCEITO DE ERGONOMIA ABORDAGEM TÉCNICA A ergonomia. tende a adaptar este aos equipamentos.

equipamento e ambiente. fisiologia e psicologia na solução de problemas surgidos desse relacionamento” Segundo a Associação Portuguesa de Ergonomia “A ergonomia é a ciência que tem como objectivo a compreensão das interacções entre o Homem e os outros elementos de um sistema de trabalho” Módulo de Ergonomia .CONCEITO DE ERGONOMIA Segundo a Ergonomic Research Society “O estudo do relacionamento entre o Homem e o seu trabalho. e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia.

psicologia) Fundamento nas ciências Objectivo: Concepção do Trabalho Módulo de Ergonomia . medicina. no entanto.CONCEITO DE ERGONOMIA Existem múltiplas definições para a Ergonomia. revelam aspectos em comum: Aplicação de estudos ergonómicos Natureza multidisciplinar Uso de conhecimentos de várias disciplinas (engenharia .

OBJECTIVO DA ERGONOMIA OBJECTO Investigação Intervenção OBJECTIVO ADEQUAÇÃO DO TRABALHO AO HOMEM E NÃO DO HOMEM AO TRABALHO Módulo de Ergonomia .

FACTORES DE ESTUDO NA ERGONOMIA??? Módulo de Ergonomia .

Características sociais. Interesses. Motivações. Etc… Módulo de Ergonomia . Capacidades cognitivas.FACTORES DE ESTUDO NA ERGONOMIA Homem Características físicas gerais. Características da população (idade. Características biográficas (acidentes. sexo). recolocações). Características psicológicas. Formação e qualificação profissional.

Estrutura e dimensões. englobando equipamentos.FACTORES DE ESTUDO NA ERGONOMIA Máquina Ajudas materiais que o Homem instala e utiliza no seu trabalho. mobiliário e instalações. Etc. Matérias-primas e produtos. ferramentas. Meios e equipamentos de trabalho. Manutenção. Sinalização. Tarefas e sequências operacionais. Módulo de Ergonomia . Localização dos comandos. Fonte de alimentação.

etc Módulo de Ergonomia . Escadas. Meios de sinalização e visualização. Paredes e tectos. Pavimentos. Dimensões. Rampas de cargas e descargas. Janelas e portas. Zonas de Armazenagem. Planos de trabalho.FACTORES DE ESTUDO NA ERGONOMIA Espaço de Trabalho Vias de acesso e circulação.

Qualidade do ar interior (gases. Ambiente luminoso ( iluminância. frequência da emissão do ruído. etc. poeiras. Humidade relativa.FACTORES DE ESTUDO NA ERGONOMIA Ambiente de trabalho Ambiente físico que envolve o Homem durante o trabalho Ambiente térmico (Temperatura. tempo de exposição). Ambiente sonoro (pressão sonora. vapores. velocidade média do ar). intensidade.) Módulo de Ergonomia . luminância. direcção das vibrações). encandeamento). Ambiente vibratório (frequência. bactérias.

Trabalho nocturno. Segurança. Enriquecimento de tarefas para evitar o stress e controlar a carga psíquica e mental do trabalho. Módulo de Ergonomia . livres). Horários. Pausas. Planos de rotatividade. Trabalho por turnos. Trabalho colectivo.FACTORES DE ESTUDO NA ERGONOMIA Organização de trabalho Trabalho em equipa. Ritmos (impostos.

criando condições de trabalho adaptadas. Módulo de Ergonomia . etc.ABORDAGENS EM ERGONOMIA Ergonomia de Concepção Permite agir desde a fase inicial sobre um produto ou sobre uma situação de trabalho. simulações em computador. da segurança e do conforto. Alternativas são propostas e testadas recorrendo a modelos tridimensionais. perspectivadas no sentido da eficácia. Actuação ergonómica mais interessante do ponto de vista económico e de eficácia das soluções propostas.

que se traduzem em problemas na saúde e segurança dos trabalhadores e/ou do sistema. Do ponto de vista económico é uma abordagem dispendiosa. obtidas através de alterações nas máquinas e/ou ambiente. assim como na qualidade e quantidade da produção. mas a mais adoptada nos nossos dias. Módulo de Ergonomia . Traduz-se em melhorias no sistema Homem-MáquinaAmbiente.ABORDAGENS EM ERGONOMIA Ergonomia de Correcção Procura melhorar as condições de trabalho existentes.

contribuindo para: Definição de critérios de selecção realista. Esquemas de adaptação do Homem a ambientes ou condições de trabalho “anormais”. Módulo de Ergonomia . identificar aspectos de risco. Os trabalhadores recebem formação/treino. para possuírem comportamentos adequados às situações de trabalho que têm de realizar. etc. Abordagem no sentido de “adaptar o Homem ao Trabalho”.ABORDAGENS EM ERGONOMIA Consciencialização Intervenção ergonómica ao nível do Homem. Concepção de sistemas de treino – Programas de Ginástica Laboral.

METODOLOGIA DE ESTUDO Especialistas de Saúde Ocupacional (TSHST/THST) Trabalhadores Projectistas Melhoria eficaz das condições de trabalho FORMAÇÃO CONTÍNUA DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO .RENOVAÇÃO DE CAP .

Comparação entre diferentes PT. Registo formal de condições de trabalho. Etc. FORMAÇÃO CONTÍNUA DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO . Análise/Verificação das melhorias resultantes de melhorias realizadas num PT ou determinada tarefa.METODOLOGIA DE ESTUDO ANÁLISE ERGONÓMICA DE POSTOS DE TRABALHO Objectivos Avaliação real de situações de trabalho. Recolha de informação básica para colocação de pessoal.RENOVAÇÃO DE CAP . no mesmo ramo de actividade.

efectuada momento a momento sobre o terreno.METODOLOGIA DE ESTUDO A análise ergonómica reside numa análise realista do trabalho. partindo das exigências do trabalho Principais domínios da análise ergonómica: Actividade de Trabalho Efeitos sobre o Operador e o Sistema Sócio-Técnico FORMAÇÃO CONTÍNUA DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO .RENOVAÇÃO DE CAP .

descrever e quantificar os comportamentos observáveis: Acções exercidas directamente sobre o objecto de trabalho e/ou dispositivos técnicos.METODOLOGIA DE ESTUDO Actividade de Trabalho Permite identificar. As posturas de trabalho. A comunicação interpessoal. Os deslocamentos no envolvimento de trabalho. A recolha de informação directamente sobre o objecto de trabalho e/ou dispositivos técnicos. FORMAÇÃO CONTÍNUA DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO .RENOVAÇÃO DE CAP .

criatividade e iniciativa. etc. Competência (formação base.). cognitivas. FORMAÇÃO CONTÍNUA DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO . motoras. sensoriais. experiência e formação profissionais. ritmos biológicos. nomeadamente: Características pessoais (físicas.) e biográficas. Estado funcional momentâneo (fadiga.METODOLOGIA DE ESTUDO Efeitos sobre Operador As suas características próprias. etc. no momento em que realizam a actividade.). Aspectos relevantes da vida extra-profissional (organização do tempo extra-profissional.RENOVAÇÃO DE CAP . carga de trabalho etc. tempo gasto nos transportes de e para o local de trabalho. etc.).

áreas de deslocamento. ruído. Características dos meios materiais de trabalho dimensões. dos comandos. horários e duração do trabalho. poeiras. vibrações. calor ou frio. das máquinas. FORMAÇÃO CONTÍNUA DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO .RENOVAÇÃO DE CAP . ordens operatórias. manuseamento das ferramentas. rendimento.METODOLOGIA DE ESTUDO Elementos socio-técnicos Espaço de trabalho dimensões do posto de trabalho. modalidade de apresentação das informações. Ambientes físicos iluminação. Organização do trabalho repartição das tarefas.

psicologia. processos cognitivos e interacções FORMAÇÃO CONTÍNUA DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO . fotografias) Entrevistas/Questionários Análise de documentação sobre diversos sistemas (Avaliação de riscos. etc) Análise de comportamentos.RENOVAÇÃO DE CAP . manuais de instruções.METODOLOGIA DE ESTUDO Sendo o trabalho real o objecto principal de estudo. a análise ergonómica compreende: Observação de traços da actividade do operador (gravações de vídeo. relatórios de AT e DP Medida de factores de trabalho e dados psico-fisiológicos (antropometria. biomecânica.

RENOVAÇÃO DE CAP . após analisar a situação de trabalho. a observação global da actividade e o diagnóstico. permite a apresentação de medidas de alteração da actividade a diversos níveis: Concepção ou reformulação de produtos ou sistemas produtivos Elaboração de programas de formação Implementação de medidas específicas de SST FORMAÇÃO CONTÍNUA DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO .METODOLOGIA DE ESTUDO INTERVENÇÃO ERGONÓMICA DE POSTOS DE TRABALHO Processo dinâmico através do qual é definida uma estratégia que.

o interface operador/sistema técnico.METODOLOGIA DE ESTUDO Concepção/Reformulação Fornece informações sobre novos cenários da actividade de trabalho. funcionalidade e inteligibilidade. sob o ponto de vista ergonómico. Optimizando. FORMAÇÃO CONTÍNUA DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO . acessibilidade. serviços e/ou sistemas produtivos ao nível: Forma. Participa na concepção de produtos.RENOVAÇÃO DE CAP . dimensão. Dos suportes informacionais e respectivos fluxos de informação. disposição.

RENOVAÇÃO DE CAP .METODOLOGIA DE ESTUDO Concepção/Reformulação Desenvolve e implementa as especificações ergonómicas nos produtos e/ou serviços. tendo em vista a satisfação das necessidades dos utilizadores/clientes alvo. FORMAÇÃO CONTÍNUA DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO . Colabora na implementação de novas formas de organização do trabalho.

METODOLOGIA DE ESTUDO Programas de Formação/Informação Desenvolver. ferramentas e máquinas. Na adaptação aos postos de trabalho dos colaboradores com "handicaps" ou dificuldades. Ainda neste domínio. implementar e avaliar programas de formação/informação centrados: Na compreensão do funcionamento do sistema sócio-técnico. Na utilização segura e eficiente dos materiais.RENOVAÇÃO DE CAP . Na adaptação à utilização de novas tecnologias. promove acções de formação/informação visando a sensibilidade para a Análise e Intervenção Ergonómicas. FORMAÇÃO CONTÍNUA DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO .

no domínio da HSST. FORMAÇÃO CONTÍNUA DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO . Actividade de Trabalho. sobre: Variáveis que influenciam a situação de trabalho e impacto na Saúde e Bem-Estar do trabalhador. Projectar alterações tendentes a melhorar o funcionamento do sistema organizacional no âmbito da HSST. Promover a aplicação de normas relativas à HSST.RENOVAÇÃO DE CAP .METODOLOGIA DE ESTUDO Implementação de medidas de SST Tendo por base toda a avaliação realizada. Definir e divulgar critérios e acções para o desenvolvimento da educação e atitude de prevenção. Desenvolver estratégias de melhoria das condições de trabalho.

Variabilidade do sistema sócio-técnico.RENOVAÇÃO DE CAP .METODOLOGIA DE ESTUDO VALIDAÇÃO ERGONÓMICA DOS POSTOS DE TRABALHO Consiste na avaliação da intervenção realizada. organizacional e dos próprios trabalhadores FORMAÇÃO CONTÍNUA DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO . e reanálise da situação.

METODOLOGIA DE ESTUDO Análise Avaliação Ergonómica Validação Intervenção FORMAÇÃO CONTÍNUA DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO .RENOVAÇÃO DE CAP .

” Módulo de Ergonomia .“Luta para viver como a ergonomia gostaria que vivesses.