You are on page 1of 6

HISTÓRIA DA IGREJA ANTIGA E MEDIEVAL

Caderno de Atividades e Interatividades

2012 – Batatais (SP) Trabalho realizado pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (SP) Curso: Licenciatura em Teologia Disciplina: História da Igreja Antiga e Medieval Versão: fev.300-000 cead@claretiano.br Fone: (16) 3660-1777 – Fax: (16) 3660-1780 – 0800 941 0006 www.edu. Vitor Pedro Calixto dos Santos. a transmissão total ou parcial por qualquer forma e/ou qualquer meio (eletrônico ou mecânico.br . É proibida a reprodução. Pe.© Ação Educacional Claretiana./2012 Caderno de Atividades e Interatividades elaborado pelo Prof.edu. incluindo fotocópia.Bairro: Castelo Batatais SP – CEP 14. Este caderno é parte integrante da disciplina História da Igreja Antiga e Medieval. gravação e distribuição na web). ou o arquivamento em qualquer sistema de banco de dados sem a permissão por escrito do autor e da Ação Educacional Claretiana. Todos os direitos reservados. 466 . Centro Universitário Claretiano Rua Dom Bosco.claretiano.

haverá uma atividade intermediária que será desenvolvida em uma aula presencial (veja Guia Acadêmico. Lembre-se de que é importante ficar atento aos prazos estipulados.Caderno de Atividades e Interatividades CAI 1. A sua participação é de fundamental importância para o desenvolvimento dos conhecimentos apreendidos durante a disciplina. . você encontra as atividades e as interatividades referentes a cada unidade que deverão ser realizadas a distância e entregues na Sala de Aula Virtual. InTroDUção Neste encarte. e sua nota será acrescida à avaliação continuada presencial. Tópico Como será minha avaliação?). Essa atividade será especificada na aula intermediária da disciplina. Além disso. você terá uma nota final à altura de seus esforços. ao cumpri-los. pois.

Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos.4 © História da Igreja Antiga e Medieval Na Sala de Aula Virtual – SAV. 3) Comente sobre a evolução dogmática e o conflito com as heresias da época. bem como nas atividades e interatividades. com seus colegas: 1) O que mais lhe chamou a atenção na história da Igreja nascente? 2) De que maneira o grupo dos seguidores de Jesus se constitui em uma religião reconhecida pelo Estado? Discuta os pontos positivos e negativos desta evolução histórica. será disponibilizado para você um quadro com instruções referentes ao modo como deverá proceder nesta disciplina. possibilitar um melhor aproveitamento em seus estudos. DESCrIção DoS EXErCÍCIoS UNIDADE 1 – HISTÓRIA DA IGREJA ANTIGA: TEMAS INTRODUTÓRIOS E COMUNIDADE PRIMITIVA UNIDADE 2 – ORGANIZAÇÃO DO CRISTIANISMO ANTIGO E HERESIAS UNIDADE 3 – AS PERSEGUIÇÕES ROMANAS AO CRISTIANISMO E A ALIANÇA COM O ESTADO Interatividade Responda as seguintes questões e discuta-as. com isso. no Fórum. 2. O intuito é facilitar a visualização de informações importantes e. ferramenta Cronograma. 4) Qual foi o papel de Constantino e dos outros imperadores para a expansão do Cristianismo? Centro Universitário Claretiano . entre em contato com o seu coordenador de curso ou com o seu tutor a distância.

o Cisma do Oriente. o desenvolvimento teológico na Idade Antiga e Média. as Cruzadas e outros. ISLAMISMO E CRUZADAS (ORDENS MILITARES) Interatividade De acordo com o que você estudou nas Unidades 4 e 5.© Caderno de Atividades e Interatividades 5 5) Como você considera a aliança Igreja-Estado naquele tempo? E hoje? UNIDADE 4 – CARACTERÍSTICAS DO MUNDO MEDIEVAL. as heresias. QUEDA DE ROMA E ASCENSÃO DO CRISTIANISMO UNIDADE 5 – A CRISTANDADE MEDIEVAL. . Neste trabalho você deverá abordar. CISMA DO ORIENTE (1054). um dos grandes temas estudados durante o curso: a Igreja dos primórdios. a expansão da Igreja depois da paz constantiniana. TCD – TRAbALHO DE CONCLUSÃO DE DISCIPLINA Elabore um TCD (Trabalho de Conclusão de Disciplina). discuta com seu tutor e colegas as seguintes questões: 1) Como se organizou e se articulou a Cristandade Medieval? 2) O que foi e o que ocasionou o Cisma do Oriente (1054)? 3) Qual foi o papel do Islamismo e das Cruzadas (ordens militares) durante a Idade Média? 4) Comente ainda o que mais lhe chamou a atenção sobre a atuação da Igreja durante a Idade Média. o período das perseguições. seguindo as orientações de seu tutor com o seguinte tema: A Igreja na Idade Antiga e Medieval: uma leitura temática. após breve introdução geral sobre o sentido do estudo da história da Igreja nesses dois períodos. chamada Idade das Trevas.

uma atividade bem realizada ajuda a relacionar o tema proposto nesta disciplina com outros cursos e a estabelecer contatos e acréscimos. CONSIDERAÇÕES O estudo da disciplina História da Igreja Antiga e Medieval baseou-se em uma prática reflexiva. Desse modo. As atividades representaram. 3. pois representou um momento em que você pôde exercitar o seu senso crítico. folha de rosto. a pesquisa bibliográfica e o hábito do questionamento. o limite de 8 a 12 laudas (A4) e os itens a seguir: 1) Elementos pré-textuais: capa. a realização das atividades e das interatividades propostas foi muito importante. Centro Universitário Claretiano .6 © História da Igreja Antiga e Medieval Você deverá postar este TCD no Portfólio em arquivo Word. desenvolvimento e conclusão. assim como partilhar as descobertas. 3) Elementos pós-textuais: referências. que engloba a leitura. Elas foram propostas para que você pudesse relacionar a sua experiência e os seus conhecimentos a respeito do assunto. favorecendo uma visão mais completa dos conteúdos abordados e sua relação com as outras áreas de conhecimento. ainda. observando-se as normas da ABNT. instrumentos para avaliar o quanto você conhece sobre o assunto em questão e como isso foi entendido dentro do contexto global do curso. 2) Elementos textuais: introdução. Como você pôde perceber.