You are on page 1of 6

Comisso Interna de Preveno de Acidentes de Trabalho ( CIPA )

INFORMAES GERAIS SOBRE AS CIPAS A Comisso Interna de Preveno de Acidentes de Trabalho/CIPA,visa a proteo da sade dos trabalhadores dentro das empresas. A constituio de rgos dessa natureza dentro das empresas foi determinada pela ocorrncia significativa e crescente de acidentes e doenas tpicas do trabalho em todos os pases que se industrializaram. A participao dos trabalhadores nesses rgos tem variados a depender do nvel de democracia e da organizao, fora e poder de representao da classe trabalhadora em cada pas. No Brasil, esta participao, prevista na CLT, se restringe a CIPA, onde os trabalhadores formalmente ocupam metade de sua composio aps eleies diretas e anuais. O que CIPA? A Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA) um instrumento que os trabalhadores dispem para tratar da preveno de acidentes do trabalho, das condies do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua sade e segurana. A CIPA regulamentada pela Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministrio do Trabalho. Qual objetivo da CIPA? O objetivo bsico da CIPA fazer com que empregadores e empregados trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. Confira a seguir quais as principais atribuies de uma CIPA, requisitos para sua formao e modo de funcionamento. Como a CIPA formada? A organizao da CIPA obrigatria nos locais de trabalho seja qual for sua caracterstica - comercial, industrial, bancria, com ou sem fins lucrativos, filantrpica ou educativa e empresas pblicas - desde que tenham o mnimo legal de empregados regidos pela CLT conforme o quadro 1 da NR-5. A CIPA composta por representantes titulares do empregador e dos empregados e seu nmero de participantes deve obedecer as propores mnimas na NR05. Quanto ao registro da CIPA? A empresa deve solicitar ao rgo do Ministrio do Trabalho o registro da CIPA atravs de requerimento, juntando cpias das atas de eleio,

instalao e posse com o calendrio anual das reunies ordinrias e o livro de atas com o termo de abertura e as atas acima mencionadas transcritas. O requerimento e as cpias das atas datilografadas devem ser em duas vias, sendo que uma via ser devolvida protocolada pelo agente fiscalizador. O registro deve ser feito no prazo mximo de dez dias aps a data da eleio. Comunicada a DRT, uma cpia protocolada deve ser enviada ao setor responsvel pela segurana do trabalho na empresa. Aps ter sido registrada na DRT, a CIPA no pode ter o seu nmero de representantes reduzidos nem pode ser desativada antes do trmino do mandato, ainda que haja reduo de empregados na empresa. Do processo eleitoral? Os representantes do empregador so designados pelo prprio, enquanto que os dos empregados so eleitos em votao secreta representando, obrigatoriamente, os setores de maior risco de acidentes e com maior nmero de funcionrios. A votao deve ser realizada em horrio normal de expediente e tem que contar com a participao de, no mnimo, a metade mais um do nmero de funcionrias de cada setor. A lista de votao assinada pelos eleitores deve ser arquivada por um perodo mnimo de trs anos na empresa. A lei confere a DRT, como rgo de fiscalizao competente, o poder de anular uma eleio quando for constatado qualquer tipo de irregularidade na sua realizao. Os candidatos mais votados assumem a condio de membros titulares. Em caso de empate, assume o candidato que tiver maior tempo de trabalho na empresa. Os demais candidatos assumem a condio de suplentes, de acordo com a ordem decrescente de votos recebidos. Os candidatos votados no eleitos como titulares ou suplentes devem ser relacionados na ata da eleio, em ordem decrescente de votos, possibilitando uma futura nomeao. A CIPA deve contar com tantos suplentes quantos forem os titulares sendo que estes no podero ser reconduzidos por mais de dois mandatos consecutivos. Como composta a CIPA? A estrutura da CIPA composta pelos seguintes cargos: Presidente (indicado pelo empregador); Vice-presidente (nomeado pelos representantes dos empregados, entre os seus titulares); Secretrio e suplente (escolhidos de comum acordo pelos representantes do empregador e dos empregados). Qual o rgo responsvel pelo acompanhamento da CIPA? Cabe ao Ministrio do Trabalho, atravs das Delegacias Regionais do Trabalho (DRTS) fiscalizar a organizao das CIPAS. A empresa que no cumprir a lei ser autuada por infrao ao disposto no artigo 163 da CLT, sujeitando-se multa prevista no artigo 201 desta mesma legislao.

Qual o Mandato da CIPA? O mandato dos membros titulares da CIPA de um ano e aqueles que faltarem a quatro reunies ordinrias sem justificativa perdero o cargo, sendo substitudos pelos suplentes. No vlida, como justificativa, a alegao de ausncia por motivo de trabalho. Os representantes dos empregados titulares da CIPA no podem sofrer demisso arbitrria entendendo-se como tal a que no se fundamentar em motivo disciplinar, tcnico ou econmico. Esta garantia no emprego assegurada ao cipeiro desde o momento em que o empregador tomar conhecimento da sua inscrio de candidatos s eleies da CIPA e prolonga-se at um ano aps o trmino do mandato. Os cipeiros no podem tambm ser transferidos para outra localidade a no ser que concordem expressamente. A reeleio deve ser convocada pelo empregador, com um prazo mnimo de 45 dias antes do trmino do mandato e realizada com antecedncia de 30 dias em relao ao trmino do atual mandato. Os membros da CIPA eleitos e designados para um novo mandato sero empossados automaticamente no primeiro dia aps o trmino do mandato anterior. Quais as atribuies da CIPA? Investigar e analisar os acidentes ocorridos na empresa. Sugerir as medidas de preveno de acidentes julgadas necessrias por iniciativa prpria ou sugesto de outros empregados e encaminh-las ao presidente e ao departamento de segurana da empresa. Promover a divulgao e zelar pela observncia das normas de segurana, ou ainda, de regulamentos e instrumentos de servio emitidos pelo empregador. Promover anualmente a Semana Interna de Preveno de Acidentes (SIPAT). Sugerir a realizao de cursos, palestras ou treinamentos, quanto engenharia de segurana do trabalho, quando julgar necessrio ao melhor desempenho dos empregados. Registrar nos livros prprios as atas de reunies ordinrias e extraordinrias e enviar cpia ao departamento de segurana. Preencher ficha de informaes sobre situao da segurana na empresa e atividades da CIPA e enviar para o Ministrio do Trabalho. Preencher ficha de anlise de acidentes. Deve ser enviada cpia de ambas as fichas ao departamento de segurana da empresa. O modelo destas fichas pode ser encontrado em qualquer DRT. Elaborar anualmente o Mapa de Riscos da empresa.

Qual tarefa dos cipeiros eleitos? O presidente da CIPA deve coordenar todas as atribuies citadas anteriormente. Ele deve presidir as reunies e responsvel pela convocao dos cipeiros. Pode determinar tarefas aos membros da comisso, isoladamente ou em grupos de trabalho. Alm disso, deve promover o bom relacionamento da CIPA com o departamento de segurana e com os demais setores da empresa. O vice-presidente, por sua vez, deve executar as atribuies que lhe forem delegadas e substituir o presidente em suas faltas ocasionais. Ao secretrio da CIPA, cabe elaborar as atas de eleies, da posse e das reunies e manter o arquivo e o fluxo de correspondncia atualizada. Os demais membros da CIPA devem participar das reunies, investigar e analisar os acidentes ocorridos, sugerindo medidas preventivas e realizar inspees nos locais de trabalho. Alm disso, tm a obrigao de promover a divulgao de princpios e normas de segurana junto aos demais trabalhadores e atuar como porta-vozes dos problemas de segurana comunicados pelos empregados. Para o empregador a tarefa simples: deve prestigiar integralmente a CIPA. O que so SIPATs - Semana Interna de Preveno de Acidentes? Uma das principais atribuies das CIPAS promover anualmente a Semana Interna de Preveno de Acidentes (SIPAT). A maioria das empresas opta pela realizao das SIPATs no segundo semestre pelo fato de se possuir um maior nmero de informaes sobre as condies de segurana, como por exemplo as estatsticas de acidentes do ano anterior. Pelo menos 30 dias antes da realizao da Semana, uma comisso deve ser criada para elaborar a programao a ser desenvolvida. Simulaes, competies esportivas e peas de teatro so algumas das prticas que vem sendo utilizadas nas empresas para realizar SIPATs criativas e realmente participativas. Mapa de riscos O Dirio Oficial da Unio de 20 de agosto de 1992 publicou uma portaria do Departamento Nacional de Segurana e Sade do Trabalhador (DNSST) implantando a obrigatoriedade da elaborao de mapas de riscos pelas Comisses Internas de Preveno de Acidentes (CIPAS) nas empresas. Essa portaria entrou em vigor em dezembro ltimo. O mapa um levantamento dos pontos de risco nos diferentes setores das empresas. Trata-se de identificar situaes e locais potencialmente perigosos. A partir de uma planta baixa de cada seo so levantados todos os tipos de riscos, classificando-os por grau de perigo: pequeno, mdio e grande. Estes tipos so agrupados em cinco grupos classificados pelas cores vermelho, verde, marrom, amarelo e azul. Cada grupo corresponde a um tipo de agente: qumico, fsico, biolgico, ergonmico e mecnico. A idia que os funcionrios de uma seo faam a seleo apontando aos cipeiros os principais problemas da respectiva unidade. Na planta da seo, exatamente no local onde se encontra o risco (uma mquina, por exemplo)

deve ser colocado o crculo no tamanho avaliado pela CIPA e na cor correspondente ao grau de risco. O mapa deve ser colocado em um local visvel para alertar aos trabalhadores sobre os perigos existentes naquela rea. Os riscos sero simbolizados por crculos de trs tamanhos distintos: pequeno, com dimetro de 2,5 cm; mdio, com dimetro de 5 cm; e grande, com dimetro de 10 cm. A empresa receber o levantamento e ter 30 dias para analisar e negociar com os membros da CIPA ou do Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho (SESMT), se houver, prazos para providenciar as alteraes propostas. Caso estes prazos sejam descumpridos, a CIPA dever comunicar a Delegacia Regional do Trabalho.

You might also like