You are on page 1of 9

PARA CARGO CURSO DE FORMAO PARA O CARGO DE ESPECIALISTA GEOLOGIA ESPECIALISTA EM GEOLOGIA E GEOFSICA NA DO PETRLEO E GS NATURAL - EGGP

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.


01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com os enunciados das 40 questes da Prova Objetiva, sem repetio ou falha, valendo 2,0 pontos cada; b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas na prova. 02 03 04 Verifique se esse material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO da segunda etapa do Concurso Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie, em favor prprio ou de terceiros; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs.: Por medida de segurana, o candidato s poder retirar-se da sala aps 1 (uma) hora contada a partir do incio da prova e no poder levar o Caderno de Questes, a qualquer momento.

06

07 08

09 10 11 12

Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados a partir das 14h do mesmo dia de realizao da prova, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br) e os eventuais recursos devero ser apresentados no mesmo site, obedecendo s instrues nele contidas, at o dia 25/05/2010.

ESPECIALISTA EM GEOLOGIA E GEOFSICA DO PETRLEO E GS NATURAL - EGGP

MAIO / 2010

2
ESPECIALISTA EM GEOLOGIA E GEOFSICA DO PETRLEO E GS NATURAL - EGGP

01
Dentre as provncias martimas adiante apontadas, APENAS duas delas se colocam hoje como produtoras de leo. Assinale a conjugao correta: (A) Camam Jequitinhonha (B) Cear Barreirinhas Mar (C) Cumuruxatiba Camam (D) Cear Camam (E) Barreirinhas Mar Camam

05
Considerando a Bacia de Tucano Sul, classifique as proposies a seguir como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F). ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) O Mapa Bouguer de Tucano (Sul, Central e Norte) mostra Tucano Sul como o mais expressivo baixo regional desta rea. O Campo do Querer um exemplo de acumulao dupla, no Grupo Ilhas e na Formao Candeias. Os diagramas de Von Krevelen indicam, para a bacia, predominncia do Querognio tipo III. A principal fase exploratria da bacia deu-se na dcada de 60. O Alto de Apor separa Tucano Sul de Tucano Central.

02
Considerando o grid cartogrfico adotado pela ANP, suponha um bloco exploratrio com as seguintes caractersticas: grid 30 x 30 (30 minutos x 30 minutos) rea aproximada de 2880 km escala de referncia 100.000 Neste caso, o referido bloco estaria localizado em (A) uma bacia paleozica terrestre. (B) guas profundas de uma bacia marinha. (C) guas ultraprofundas de uma bacia marinha. (D) guas rasas de uma bacia marinha. (E) uma bacia terrestre madura.

A ordem correta, de cima para baixo, (A) F V F V F (B) V F V F V (C) F V V V F (D) V F F V F (E) F V F V V

06
Considerando as bacias do Solimes e Cear, classifique as proposies a seguir como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F). ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) A trapa primordial na Bacia do Solimes propiciada por Falhas Reversas. A sub-bacia de Acara , dentre as demais sub-bacias do Cear, a mais explorada, contando com 4 campos de petrleo. A fase rifte, na Bacia do Cear, datada como Albiana. Os geradores da Bacia do Cear so os folhelhos das formaes Paracuru e Munda. Na Bacia do Solimes, o Arco de Carauari separa as sub-bacias de Jandiatuba e Juru. V F V F V V F F V F F V V F V V V F F V

03
A Bacia do Recncavo apresenta uma proeminente feio semirregional de carter transferente, com uma srie de campos alinhados, como, por exemplo, o Campo de Remanso. Esta feio o(a) (A) Falha de Salvador. (B) Alto de Dom Joo. (C) Falha da Barra. (D) Falha de Mata. (E) Alto de Apor.

04
Considerando a Bacia do Recncavo, classifique como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F) as proposies a seguir. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) O Grupo Ilhas encerra o maior volume de HC descoberto na bacia. O Campo de Miranga um excelente exemplo de acumulao no Grupo Ilhas. O Campo Riacho de So Pedro constitui exemplo de acumulao em flanco de dipiro de folhelho. As formaes Candeias e Maracangalha encerram 26% do HC descoberto na bacia. O Sistema Petrolfero Tau-gua Grande pode ser propiciado por migrao vertical descendente, sem o necessrio concurso de falhas.

A ordem correta, de cima para baixo,


(A) (B) (C) (D) (E) F V F V V

07
Os campos gigantes da rea de Marlim, na Bacia de Campos, so, em ordem decrescente, do maior para o menor, em VOIP, (A) Marlim Sul Marlim Leste Roncador Albacora Leste Marlim (B) Marlim Sul Roncador Marlim Marlim Leste Albacora Leste (C) Marlim Albacora Leste Roncador Marlim Sul Marlim Leste. (D) Roncador Marlim Marlim Sul Albacora Leste Marlim Leste (E) Roncador Marlim Leste Albacora Leste Marlim Marlim Sul

A ordem correta, de cima para baixo,


(A) (B) (C) (D) (E) V F V F V V V F F V F V F V V F F V V F V V F F V

ESPECIALISTA EM GEOLOGIA E GEOFSICA DO PETRLEO E GS NATURAL - EGGP

08
A Bacia de Campos prdiga em reservatrios produtores de leo e possui geradores bem caracterizados. Nesse contexto, classifique as afirmaes a seguir como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F). ( ( ( ) ) ) No complexo de Marlim, os principais reservatrios so os turbiditos oligomiocnicos. Os folhelhos da seo drifte so os principais geradores da Bacia de Campos. Os calcarenitos da Fm. Maca, de idade Aptiana, constituem importantes reservatrios de HC na Bacia de Campos. Basaltos fraturados so eventuais produtores de HC em Campos. Os geradores indicados como Folhelhos Jequi se inserem na fase transicional da bacia.

10
As bacias de SE/AL e Potiguar, nas suas partes terrestres, constituem duas das Bacias Maduras brasileiras, em funo do avanado estgio exploratrio e redundante acervo consolidado de conhecimentos. Nesse contexto, classifique as proposies a seguir como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F). ( ( ) ) As rochas geradoras da Bacia Potiguar so os folhelhos das formaes Pendncia e Alagamar. Os melhores reservatrios da Bacia Potiguar so os arenitos da Sequncia Drifte, que mostram permeabilidades, s vezes, superiores a 01 (um) Darcy. O Campo de Carmpolis, na sub-bacia de Sergipe, situa-se num expressivo Baixo Regional. A parte terrestre da sub-bacia de Alagoas produz predominantemente leo relativamente ao gs. A primeira descoberta de petrleo na Plataforma Continental brasileira deu-se na Bacia de Sergipe/ Alagoas, em 1968.

( ( (

) ) )

( (

) )

A ordem correta, de cima para baixo,


(A) (B) (C) (D) (E) F V F V V V F V F F F V F F V F V V V F V F V F V (A) (B) (C) (D) (E) V F V F F

A ordem correta, de cima para baixo,


F V V F V F V F V V V F F F V F F V V F

09
A Bacia do Esprito Santo, mar e terra, produtora em ambas as provncias, e foi o bero do primeiro poo perfurado na plataforma continental brasileira em junho de 1968 o 1-ESS-1-ES. Sobre esta Bacia, classifique as afirmaes a seguir como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F). ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) O limite sul, com a Bacia de Campos, se d no Alto de Vitria. A produo em mar firmou-se em patamares significativos somente a partir de 2006. Em termos de nmero de descobertas, a maior parte dos campos de petrleo est no mar. As trapas do tipo canyons prevalecem na parte martima da bacia. Os reservatrios do play da Fase Rifte consistem em arenitos Barremianos/Aptianos.

11
A Bacia do Parnaba uma das grandes sinclises paleozicas intracratnicas de interior do cenrio sedimentar brasileiro. Sobre essa Bacia, classifique as afirmaes a seguir como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F). ( ( ( ) ) ) O principal reservatrio da bacia consiste nos clsticos arenosos da Formao Cabeas. O Arco de So Francisco a separa da Bacia de Barreirinhas. O efeito trmico das rochas intrusivas considerado um dos elementos favorveis para a gerao de petrleo na bacia. Os folhelhos de Formao Long so as principais rochas geradoras da bacia. O poo 2-CP-1-MA (Capinzal) queimou gs em teste de formao na seo trissica do pacote sedimentar.

( (

) )

A ordem correta, de cima para baixo,


(A) (B) (C) (D) (E) V V F V F V F V F F F V F F V F V F V V V F V V F

A ordem correta, de cima para baixo,


(A) (B) (C) (D) (E) V V F F V F V V F V V F V V F F V F V V F F V V V

4
ESPECIALISTA EM GEOLOGIA E GEOFSICA DO PETRLEO E GS NATURAL - EGGP

12
A Bacia do Paran consiste numa imensa sinclise paleozica, com mais de um milho de quilmetros quadrados s em territrio brasileiro. Sobre essa Bacia, classifique as afirmaes a seguir como VERDADEIRAS(V) ou FALSAS(F). ( ) Os geradores da Bacia, formaes Ponta Grossa e Irati, so de idade Permiana e Devoniana, respectivamente. Alm das vulcnicas e dos folhelhos intraformacionais do Grupo Itarar, os principais selos observados das acumulaes de HC so propiciados por unidades regressivas que recobrem unidades transgressivas. A Calha Central da Bacia tem se mostrado o principal palco das descobertas subcomerciais e, tambm, do Campo de Barra Bonita. O histrico exploratrio da Bacia indica a sua vocao para leo leve. O nmero de poos exploratrios at hoje perfurados(124) equivale a ter-se perfurado 11 poos em toda a Bacia do Recncavo.

14
Os hidratos de gs so tidos, por muitos pesquisadores recentes, como a grande arma futura para suprir o progressivo decrscimo das reservas petrolferas mundiais. Sobre os hidratos de gs, classifique as proposies a seguir como VERDADEIRAS(V) ou FALSAS(F). ( ( ) ) O volume de gs liberado na decomposio dos hidratos aumenta at 164 vezes ao atingir condies de superfcie de temperatura e presso. Nas linhas ssmicas, os hidratos so facilmente reconhecidos por apresentar um tpico refletor paralelo ao fundo do mar (BSR), o qual consiste na base da acumulao. Estes compostos esto presentes no Brasil, principalmente na Bacia do Esprito Santo Mar. Os hidratos ocorrem como slido com aparncia de gelo, numa estrutura denominada clatrato. Na Amrica Latina, o Brasil ocupa a liderana em reservas provadas de gs, contando com 306,4 bilhes de metros cbicos. V F V F V F V V F V V F F V F F V V F V V F F V V

( ( (

) ) )

( (

) )

A ordem correta, de cima para baixo,


(A) (B) (C) (D) (E)

A ordem correta, de cima para baixo,


(A) (B) (C) (D) (E) F V V V F V F V F V F V F V F V F V F V V V F F F

15
Em um dado sismograma, obtido em campanha ssmica terrestre, foram registradas ondas P e S. Com relao s ondas P obtidas, pode-se dizer que elas se distinguem das outras porque (A) so ondas transversais. (B) no se propagam nos lquidos. (C) comprimem e distendem os materiais sua passagem. (D) so menos rpidas. (E) s se propagam nos lquidos.

13
A Bacia PA/MA, na margem equatorial brasileira, conta com apenas 29 poos perfurados. Sobre essa Bacia, classifique as proposies a seguir como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F). ( ( ) ) Possui um Sistema Petrolfero confirmado, tendo como gerador a Formao Travosas. Seis descobertas subcomerciais j foram estabelecidas, apenas em frente ao litoral maranhense. Os principais reservatrios esto situados no pacote Aptiano. A Bacia, como um todo, mostra um modelo unicamente compressional. Falhas de crescimento tercirias tm-se mostrado como um dos plays de maior chance de sucesso na Bacia.

16
Qual a principal propriedade medida com dados ssmicos? (A) Velocidade. (B) Impedncia acstica. (C) Densidade. (D) Tempo de trnsito. (E) Permeabilidade.

( ( (

) ) )

17
A velocidade das ondas ssmicas compressionais (ondas P) varia em funo da variao da densidade das rochas. correto afirmar que essa velocidade (A) aumenta com o aumento da densidade, com exceo das rochas gneas. (B) diminui com o aumento da densidade, com exceo das rochas metamrficas. (C) diminui com o aumento da densidade, para todos os tipos de rocha. (D) diminui com o aumento da densidade, com exceo das rochas sedimentares. (E) aumenta com o aumento da densidade, para todos os tipos de rochas.

A ordem correta, de cima para baixo,


(A) (B) (C) (D) (E) FFVFF VVVFV VVFFV VFVFV FVVFV

ESPECIALISTA EM GEOLOGIA E GEOFSICA DO PETRLEO E GS NATURAL - EGGP

18
Em um dado levantamento ssmico terrestre, as frentes de perfurao e carregamento realizam as seguintes operaes, EXCETO (A) sondagem. (B) tamponamento. (C) escorva. (D) levantamento topogrfico. (E) colocao das espoletas em curto.

23
Concludas as licitaes, so celebrados os Contratos de Concesso entre a ANP, em nome da Unio, e empresas vencedoras. A respeito dos contratos de concesso, considere as afirmativas a seguir. I - As atividades de explorao, desenvolvimento e produo de petrleo e gs natural sero exercidas mediante contratos de concesso, precedidos de licitao. II - Os contratos de concesso devero prever duas fases: a de explorao e a de produo. III - O contrato de concesso exige que as concessionrias cumpram o Programa Exploratrio Mnimo (PEM), proposto na oferta vendedora, com perodo varivel entre trs e oito anos, sendo que nessa fase, as empresas devem adquirir dados, realizar novos estudos geolgicos e geofsicos, perfurar poos exploratrios e avaliar se as eventuais descobertas so comercialmente viveis. IV - A ANP acompanha a execuo dos Contratos de Concesso, que estabelecem: os pagamentos pela ocupao (ou reteno) das reas; o pagamento dos royalties; o pagamento das participaes especiais sobre campos de grande volume de produo ou de alta rentabilidade; as condies de devoluo das reas; a vigncia, a durao do contrato e os prazos e programas de trabalho para as atividades de explorao e produo; o compromisso com a aquisio de bens e servios de fornecedores nacionais; o compromisso com a realizao do Programa Exploratrio Mnimo proposto na oferta vencedora e as responsabilidades das concessionrias, inclusive quanto a danos ao meio ambiente. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A) I, II e III, apenas (B) II e III, apenas (C) II, III e IV, apenas (D) IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

19
Os fluidos de perfurao devem ser especificados, de forma a garantir uma perfurao rpida e segura. Entre as caractersticas listadas, qual NO desejvel em um fluido de perfurao? (A) Facilitar a separao dos cascalhos na superfcie. (B) Estabilizar as paredes do poo, mecnica e quimicamente. (C) Apresentar alto grau de corroso e de abraso. (D) Ser estvel quimicamente. (E) Ser bombevel.

20
Um teste de formao serve para identificar o potencial da formao geolgica, bem como os fluidos nela contidos, ajudando a determinar a possibilidade de produo comercial de um poo. Entre as alternativas apresentadas, qual NO um resultado possvel de ser obtido com os testes de formao? (A) ndice de produtividade. (B) Ondas cisalhantes. (C) RGO de produo. (D) Permeabilidade mdia. (E) Depleo.

21
Na avaliao de formaes, utilizam-se, normalmente, perfis baseados em princpios eltricos, snicos e radioativos. So exemplos de perfis eltricos e radioativos, respectivamente, o (A) de induo e o de raios gama. (B) de densidade e o neutrnico. (C) de induo e o cliper. (D) de potencial espontneo e o de induo. (E) neutrnico e o de induo.

24
Com relao ao processo de habilitao das empresas interessadas em participar das licitaes da ANP, considere as afirmaes a seguir. I - O processo de qualificao das empresas interessadas em participar das rodadas de licitaes inclui: qualificao jurdica e fiscal, qualificao tcnica e qualificao financeira. II - No processo de qualificao tcnica, as empresas podem ser qualificadas como operadoras ou no operadoras. III - No processo de qualificao tcnica, as empresas operadoras podem ser qualificadas como A, B ou C, conforme sua experincia operacional prvia. IV - Na qualificao financeira, exigido um patrimnio lquido mnimo para que uma empresa possa ser qualificada tecnicamente na categoria A, B, C ou no operadora. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I, II, III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

22
O julgamento das ofertas apresentadas pelas empresas nas licitaes contempla (I) Bnus de assinatura, (II) Programa Exploratrio Mnimo e (III) Contedo Local, que representam, respectivamente, (A) 20%, 40% e 40% (B) 40%, 40% e 20% (C) 40%, 20% e 40% (D) 40%, 30% e 30% (E) 80%, 10% e 10%

6
ESPECIALISTA EM GEOLOGIA E GEOFSICA DO PETRLEO E GS NATURAL - EGGP

25
Considerando a Lei n 9.478/97 (Lei do Petrleo) e o quadro legal que orienta as rodadas de licitaes, considere as afirmativas a seguir. I - As Rodadas de Licitaes para Explorao, Desenvolvimento e Produo de Petrleo e Gs Natural, realizadas periodicamente pela ANP, constituem, desde a promulgao da Lei do Petrleo, o nico meio legal no Brasil para a concesso do direito de exerccio dessas atividades econmicas. II - Antes da Lei do Petrleo, o monoplio da Unio sobre essas atividades e as de refino, transporte, importao e exportao de petrleo, seus derivados e gs natural, era exercido exclusivamente pela empresa estatal Petrobras, mas, no regime legal atual, a Unio contrata, com empresas estatais e privadas, a realizao das atividades de explorao e produo de petrleo e gs natural, objeto do monoplio estatal. III - Cabe ANP, como rgo regulador do setor, promover estudos visando delimitao de blocos e, tambm, as licitaes para concesso de explorao, desenvolvimento e produo; celebrar, em nome da Unio, os contratos delas decorrentes e fiscalizar a sua execuo. IV - A Rodada Zero foi o conjunto de negociaes realizadas aps a promulgao da Lei do Petrleo, para definir a participao da Petrobras aps a abertura do mercado de petrleo. V - As licitaes realizadas pela ANP atendem aos princpios e objetivos da Poltica Energtica Nacional, expressos na Lei no 9.478/97, e, tambm, s diretrizes da Resoluo no 8 do Conselho Nacional de Poltica Energtica (CNPE). Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A) I, II, III e IV, apenas. (B) I, II, III e V, apenas. (C) I, III e IV, apenas. (D) II, III, IV e V, apenas. (E) I, II, III, IV e V.
o

27
verdadeiro, em relao aos consrcios de empresas constitudos para participar das rodadas de licitaes, EXCETO. (A) As empresas devem apresentar o contrato de consrcio durante o processo de habilitao. (B) A empresa operadora do consrcio dever ter participao mnima de 30%. (C) O compromisso de constituio do consrcio deve constar do envelope da oferta. (D) As empresas devem ser qualificadas individualmente. (E) A participao mnima de cada empresa de 5%.

28
Correspondem aos critrios de julgamento das Rodadas de Licitaes: (A) Royalties, Pagamento pela Ocupao ou Reteno de reas e Participaes Especiais. (B) Programa de Trabalho Inicial, Taxa de Participao e Contedo Local. (C) Taxa de Participao e Percentual Mnimo do excedente em leo da Unio. (D) Programa Exploratrio Mnimo, Contedo Local e Bnus de Assinatura. (E) Bnus de Assinatura, Royaties e Contedo Local.

29
So Clusulas do Contrato de Concesso, EXCETO (A) Explorao e Avaliao (B) Individualizao da Produo (C) Participaes Governamentais (D) Cesso de Direitos (E) Qualificao de empresas

30
Considerando o procedimento empregado pela SDB (Superintendncia de Definio de Blocos) na definio da atratividade dos blocos exploratrios nas rodadas de licitaes, assinale a alternativa INCORRETA. (A) A anlise geolgica das reas ofertadas realizada pela equipe da ANP, e utiliza dados pblicos e especulativos recentes. (B) So exemplos de dados que podem auxiliar na definio da atratividade dos blocos exploratrios em bacias maduras e de nova fronteira: a quantidade e o resultado dos poos perfurados, estruturao geolgica da rea, anomalia geoqumica e proximidade com campos produtores. (C) A anlise geolgica e geofsica das reas de elevado potencial indica oportunidades exploratrias possveis, e as quantifica em termos de volumes. (D) O clculo do bnus de assinatura para as reas de elevado potencial considera os volumes estimados a partir da avaliao geolgica. (E) O procedimento empregado na definio da atratividade exploratria o mesmo em todas as bacias, independente de sua classificao (bacia madura, nova fronteira e elevado potencial).

26
Marque a alternativa que NO parte do processo de habilitao de empresas. (A) Qualificao Econmico-Financeira (B) Garantia de Oferta (C) Qualificao Tcnica (D) Qualificao Jurdica (E) Manifestao de Interesse

ESPECIALISTA EM GEOLOGIA E GEOFSICA DO PETRLEO E GS NATURAL - EGGP

31
Considerando o modelo de definio de blocos adotado pela ANP, analise as afirmativas a seguir. I - Os blocos exploratrios possuem dimenses diferenciadas conforme a classificao da bacia sedimentar (madura, nova fronteira, elevado potencial) e conforme sua localizao em terra ou mar; II - O tamanho das reas de produo, em terra e no mar, varia de acordo com as dimenses da jazida ou campo; III - Conforme estabelecido na Lei do Petrleo (Lei n 9.478/97) os blocos exploratrios so limitados aos horizontes estratigrficos, o que permite ANP licitar uma mesma rea em diferentes licitaes; IV - Os blocos exploratrios localizados nas bacias martimas possuem as mesmas dimenses, independentemente da lmina dgua (guas rasas ou guas profundas). Est(o) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s): (A) I (B) I e II (C) I e III (D) II e III (E) I, II e III

33
Segundo o inciso V da Resoluo CNPE no 8/2003, a ANP deve selecionar reas para licitao, adotando eventuais excluses de reas por restries ambientais, sustentadas em manifestao conjunta da ANP, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - IBAMA e de rgos Ambientais Estaduais. Nesse sentido, as atribuies da Superintendncia de Definio de Blocos consistem em (A) adotar restries de natureza ambiental e solicitar a licena ambiental dos blocos em estudo para as rodadas. (B) contratar estudos ambientais e solicitar a licena ambiental dos blocos em estudo para as rodadas. (C) avaliar os impactos ambientais das atividades exploratrias e analisar os riscos ambientais. (D) adotar restries de natureza ambiental, considerando o conhecimento prvio e os pareceres dos rgos ambientais sobre os blocos em estudo para as rodadas. (E) contratar estudos para identificar eventuais excluses de reas por restries ambientais.

34
A Resoluo CONAMA no 369/06 dispe sobre os casos excepcionais, de utilidade pblica, interesse social ou baixo impacto ambiental, que possibilitam a interveno ou supresso de vegetao em rea de Preservao Permanente- APP. Supondo que uma equipe de geologia da Agncia est estudando a locao de um poo estratigrfico em uma rea que contm vrias restries ambientais, indique a rea em que, de acordo com a referida Resoluo, existe a possibilidade de o rgo ambiental competente autorizar essa interveno (A) Duna. (B) Vereda. (C) Manguezal. (D) Restinga. (E) Faixa marginal de rio.

32
Considerando o procedimento empregado pela SDB (Superintendncia de Definio de Blocos) na seleo e definio da atratividade dos blocos exploratrios nas rodadas de licitaes, considere as afirmativas a seguir. I - Os estudos realizados pela SDB para selecionar as reas para as rodadas de licitaes consideram (i) volumes a incorporar para atingir e manter a autosuficincia em petrleo e gs natural, (ii) volumes de recursos potencialmente recuperveis dos blocos em estudos e (iii) estudos ambientais; II - A seleo final das reas para as rodadas de licitao feita de acordo com as diretrizes do CNPE, nos termos da Resoluo CNPE n 8/2003. III - Estudos ambientais no so considerados no processo de seleo e avaliao das reas para as rodadas de licitaes. IV - Na avaliao das reas das bacias de elevado potencial so realizados estudos minuciosos que se caracterizam pelo mapeamento dos principais horizontes estratigrficos e feies estruturais; V - Nas reas de elevado potencial, a anlise utiliza dados de reas anlogas que fornecem subsdios para as estimativas de volume, como por exemplo, net pay, porosidade, saturao de gua, entre outros. Est(o) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s): (A) I, II e IV. (B) I, II, III e V. (C) I e III. (D) I, II, IV e V. (E) II e III.

35
Segundo o artigo no 231 da Constituio Federal, so reconhecidos aos ndios os direitos originrios sobre as terras que tradicionalmente ocupam, cabendo Unio demarc-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens. A esse respeito, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indgenas s podem ser efetivadas, quando ouvidas as comunidades afetadas e com autorizao do(a) (A) Congresso Nacional. (B) Conselho Nacional do Meio Ambiente. (C) Ministrio da Justia. (D) Fundao Nacional do ndio. (E) Ministrio Pblico Federal.

8
ESPECIALISTA EM GEOLOGIA E GEOFSICA DO PETRLEO E GS NATURAL - EGGP

36
Determinados projetos previstos pela Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis necessitam de uma licena ou autorizao ambiental antes de sua implementao no campo. Relacione os dados da tabela, indicando para qual(is) tipo(s) de projeto(s) h essa exigncia.
Necessidade de Licena ou Autorizao Ambiental A - Perfurao de poo estratigrfico I - Sim B - Levantamento Ssmico II - No C - Estudo de Sistemas Petrolferos
Tipo de projeto

40
Uma empresa exploradora de petrleo possui cinco projetos em sua carteira, apresentados abaixo.
Projeto P Projeto Q Projeto R Projeto S Projeto T VPL (MM R$) 150 100 120 120 300 50 50 20 60 30 Custo do projeto 50% 30% 60% 10% Chance de sucesso 40%

Esto corretas as associaes (A) A - I , B - I , C - I (B) A - I , B - I , C - II (C) A - II , B - II , C - I (D) A - II , B - II , C - II (E) A - I , B - II , C - II

Dos projetos apresentados, o mais vantajoso (A) P. (B) Q. (C) R. (D) S. (E) T.

37
Em dezembro de 2008 foi realizada pela ANP a 10 Rodada de Licitao, no edital o peso dos critrios de avaliao das ofertas utilizados para o Bnus de Assinatura, para o Programa Exploratrio Mnimo e para o Contedo Local foram, respectivamente, (A) 30%, 40% e 30% (B) 40%, 30% e 30% (C) 40%, 50% e 10% (D) 40%, 40% e 20% (E) 30%, 30% e 40%

38
Um gelogo, ao analisar um prospecto, estimou as seguintes probabilidades: gerao (100%), existncia de trapa (80%), migrao (30%) e existncia do reservatrio (100%). Qual a probabilidade de sucesso geolgico (Psg) desse prospecto? (A) 80% (B) 100% (C) 24% (D) 64% (E) 32%

39
Um gelogo precisa estimar o volume de leo a ser recuperado (VOER) de um prospecto a partir das seguintes estimativas: rea de acumulao (A) 100 km2; espessura do reservatrio (h) 100m; porosidade efetiva do reservatrio ( f ) 10%; saturao de leo (So) 60%; fator volume de formao do leo (Bo) 1,5 e fator de recuperao 40%. Sendo assim, o volume de leo a ser recuperado (VOER) ser de (A) 400 milhes de metros cbicos (B) 160 milhes de metros cbicos (C) 576 milhes de barris (D) 160 milhes de barris (E) 576 milhes de metros cbicos

ESPECIALISTA EM GEOLOGIA E GEOFSICA DO PETRLEO E GS NATURAL - EGGP

You might also like