You are on page 1of 30

INTRODUO

De onde vem o nome Enfermeiro : A palavra Enfermeira/o se compe de duas palavras do latim: nutrix, que significa Me, e do verbo nutrire, que tem como significados criar e nutrir. Essas duas palavras, adaptadas ao ingls do sculo XIX, acabaram se transformando na palavra NURSE que, traduzida para o portugus, significa Enfermeira.

A profisso tem sua origem milenar e data da poca em que ser enfermeiro era uma referncia a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.

A enfermagem foi desenvolvida atravs dos sculos, em estreita relao com a histria da civilizao, na maior parte da histria existiu de maneira intuitiva e sem embasamento cientfico. Assim, as bases cientficas ligadas evoluo da medicina nem sempre correspondem ao progresso da enfermagem.

De acordo com Lima (1994) enfermagem uma cincia humana, de pessoas e de experincias com campo de conhecimento, fundamentaes e prticas do cuidar dos seres humanos que abrangem estado de sade aos estados de doena, mediada por transaes pessoais, profissionais,cientficos, estticas, ticas e polticas.

A Enfermagem a arte e cincia do Cuidar, necessria a todos os povos e a todas as naes, imprescindvel em poca de paz ou em guerra e indispensvel preservao da sade e da vida dos seres humanos em todos os nveis, classes ou condies sociais (GEOVANINI et al 2005 , p. 10).

ANA (American Nurses Association) define a Enfermagem como "uma cincia e uma arte, levando em considerao que o objetivo principal do trabalho o de cuidar dos

problemas reais de sade, por meio de aes interdependentes com suporte tcnicocientfico, bem como reconhecer o papel significativo do enfermeiro de educar para sade, ter habilidades em prever doenas e o cuidado individual e nico do paciente".

Diante destes conceitos atuais, percebe-se que de haver no profissional de enfermagem, trs elementos considerados bsicos para a profisso: esprito de servio (ou ideal), habilidade (arte) e cincia.

Quando ainda no havia cincia, era o esprito de servio que realizava, j embrionariamente, aquilo que ainda hoje constitui alguns dos objetivos da enfermagem: dar conforto fsico e moral aos doentes, afastar dele os perigos, ajudlo a alcanar a cura. A arte foi se formando em seguida, de mistura com supersties e conhecimentos empricos. S mais tarde veio a verdadeira cincia com sua Institucionalizao no sculo XIX, a Enfermagem passa a atuar, quando Florence Nightingale convidada pelo Ministro da Guerra da Inglaterra para trabalhar junto aos soldados feridos em combate na Guerra da Crimia (BRASIL, 2009).

Durante sculos, a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a sade e o bem-estar do ser humano.

S no Brasil, so mais de 100 mil enfermeiros, alm de tcnicos e auxiliares de enfermagem, que somam cerca de 900 mil profissionais em todo pas. Essas variaes de cargos fazem com que mais profissionais se juntem ao setor e a novas possibilidades de trabalho nesta rea.

Evoluo da Assistncia em Sade (Bases Histricas)

No perodo Pr-Cristo as doenas eram tidas como um castigo de Deus ou resultavam do poder do demnio. Por isso os sacerdotes ou feiticeiras acumulavam funes de mdico, farmacutico e enfermeiro. O tratamento consistia em aplacar as divindades por meio de sacrifcios e afastar os maus espritos. Usavam-se: massagens, banho de gua fria ou quente, purgativos, substncias provocadoras de nuseas. Tudo isso com o objetivo de tornar o corpo humano to desagradvel, que os maus espritos resolvessem abandon-lo. Mais tarde o sacerdote que adquiria conhecimento prtico sobre as plantas medicinais e o modo de prepar-las, era chamado sacerdote-mdico; esse comeou ento a ensinar e delegar o preparo e a administrao dos medicamentos aos assistentes, que exerciam as funes de farmacuticos e enfermeiros. Alguns papiros, inscries, monumentos, livros de orientaes poltica e religiosas, runas de aquedutos e outras descobertas nos permitem formar uma idia do tratamento dos doentes nesse perodo:

Egito O povo egpcio foi o que nos legou os mais remotos documentos sobre Medicina. Eles procuravam unir prticas religiosas aos conhecimentos cientficos. Em seus documentos, incluem a descrio de doenas, operaes e drogas. Um dos mais antigos desses documentos o Manuscrito de Imhotep, primeiro autor que menciona o crebro e seu controle sobre o corpo. J classificavam o corao como o centro da circulao, embora no soubessem como essa se processava. Havia a escola de medicina, onde se formava o sacerdote-mdico, esse tinha o direito de usar o turbante de Osiris uma das mais altas dignidades e vestir o manto branco dos sbios. Reconheciam o ato respiratrio como o mais importante. As receitas mdicas deviam ser tomadas acompanhadas da recitao de frmulas religiosas. Praticava-se o hipnotismo, a interpretao de sonhos; acreditava-se na influncia dos astros sobre a sade. As leis religiosas e civis recomendava a hospitalidade e o auxlio aos desamparados, por outro lado, a religio proibia

a disseco do corpo humano, estabelecendo assim barreiras ao progresso cientfico. A introduo da medicina grega na escola de Alexandria, onde a disseco foi permitida, deu nova orientao aos conhecimentos mdicos no Egito.

ndia Documentos do sculo VI a.C. nos dizem que os hindus conheciam: ligamentos, msculos, nervos, plexos, vasos linfticos, antdotos para alguns tipos de envenenamento e o processo digestivo. Realizavam alguns tipos de procedimentos, tais como: suturas, amputaes, trepanaes e corrigiam fraturas. Todo esse progresso na medicina e na enfermagem, deu-se graas ao Budismo, cujas doutrinas de bondade incentivavam a busca de conhecimento para que fosse proporcionado assistncia inteligente aos desamparados. Os hindus tornaram-se conhecidos pela construo de hospitais. Nos hospitais eram usados msicos e narradores de histrias para distrair os pacientes. Foram os nicos, na poca, que citaram enfermeiros e exigiam deles qualidades morais e conhecimentos cientficos. Os hindus exigiam que seus enfermeiros tivessem: conhecimento do preparo das drogas e de sua administrao, inteligncia, dedicao, pureza de corpo e esprito. Eles afirmavam que: O mdico, as drogas, o enfermeiro e o paciente constituem um agregado de quatro. Devendo-se conhecer as qualidades de cada um na contribuio para a cura. O bramanismo fez decair a medicina e a enfermagem, pelo exagerado respeito ao corpo humano o ensino prtico era quase nulo, sendo proibia a dissecao de cadveres e o derramamento de sangue. Os estudantes faziam operaes simuladas em folhas, cascas de rvores, frutas e bonecos de argila. As doenas eram consideradas castigo destinada aos culpados, de determinados crimes, por exemplo: o ladro de cavalos era destinado a ficar manco, o de luz a ficar cego. J os defeitos congnitos eram considerados castigos pelos pecados dos pais.

Os hindus, ainda assim, apresentavam um bom grau de adiantamento, eles pressentiam ser possvel a preveno de doenas, afirmavam que era melhor prevenir do que remediar. Palestina Moiss, o grande legislador do povo hebreu, prescreveu preceitos de higiene, tais prescries um dos maiores sanitaristas de todos os tempos. Ensinou ainda o exame do doente, diagnstico, desinfeco e afastamento de objetos contaminados para lugar inacessvel. Os enfermos, quando viajantes, eram favorecidos com hospedagem gratuita. Assria e Babilnia Entre os assrios e babilnios existiam penalidades para mdicos

incompetentes, tais como: amputao das mos, indenizao, etc. A medicina era baseada na magia acreditava-se que sete demnios eram os causadores das doenas. Os sacerdotes-mdicos vendiam talisms com oraes usadas contra os ataques dos demnios. Nos documentos assrios e babilnicos no h meno de hospitais, nem de enfermeiros. Conheciam a lepra e sua cura dependia de milagres de Deus, como no episdio bblico do banho no rio Jordo. Vai, lava-te sete vezes no Rio Jordo e tua carne ficar limpa.(II Reis: 5, 10-11). China Os mdicos chineses que se destacavam eram adorados como deuses. O cuidado era funo sacerdotal. Por isso os templos chineses eram rodeados de jardins onde se cultivavam plantas medicinais. As doenas eram classificadas da seguinte maneira: benignas, mdias e graves. Os sacerdotes eram divididos em trs categorias que correspondiam ao grau da doena da qual se ocupava. As doenas benignas tinham teraputica bastante rudimentar e nem sempre lgica, por exemplo: o remdio para clica era a ingesto de uma pitada de cinzas de papel dourado, previamente queimado diante do altar dos mortos da famlia. Os chineses conheciam algumas doenas: varola e sfilis. Mencionam operaes de lbio leporino. E descrevem tratamentos: anemias, indicavam ferro e fgado; verminoses, tratavam com determinadas razes; sfilis,

prescreviam mercrio; doenas da pele, aplicavam o arsnico. Anestesia: pio. Construram alguns hospitais de isolamento e casas de repouso. A cirurgia no evoluiu devido a proibio da dissecao de cadveres, pouco a pouco, a medicina chinesa se tornou astrolgica. Grcia Hipcrates foi to importante que se divide a medicina grega em dois perodos: antes e depois de Hipcrates. Perodo pr-Hipocrtico: As primeiras teorias gregas se prendiam mitologia. Apolo, o deus sol, era ainda o deus da sade e da medicina. Asclepios, seu filho, mdico, ele era cultuado por quem exercia a medicina, os Asclepades (sacedortes-mdicos). Usavam sedativos, fortificantes e hemostticos, faziam ataduras e retiravam corpos estranhos, tambm tinham estabelecimentos (Xenodquia) para tratamento dos doentes. Os sacerdotes-mdicos

interpretavam as prescries de Asclepios, dadas por meio dos sonhos do paciente. O tratamento geralmente consistia em: banhos, massagens, sangrias, dietas, sol, ar puro, gua pura mineral. Dava-se valor beleza fsica, cultural e a hospitalidade, contribuindo para o progresso da Medicina e da Enfermagem. O excesso de respeito pelo corpo atrasou os estudos anatmicos. O nascimento e a morte eram considerados impuros, causando desprezo pela obstetrcia e abandono de doentes graves. Hipcrates - A medicina tornou-se cientfica, graas a Hipcrates, que deixou de lado a crena de que as doenas eram causadas por maus espritos. Hipcrates considerado o Pai da Medicina. Observava o doente, fazia diagnstico, prognstico e a teraputica. Reconheceu doenas, tais como: tuberculose, malria, histeria, neurose, luxaes e fraturas. Para Hipcrates, a Natureza o melhor mdico, assim o seu princpio fundamental na teraputica consistia em no contrariar a natureza, mas auxili-la a reagir. Tratamentos usados: massagens, banhos, ginsticas, dietas, sangrias, ventosas, vomitrios, purgativos e calmantes, ervas medicinais e

medicamentos minerais. Roma

Os romanos eram um povo essencialmente guerreiro, desta forma, a medicina no teve prestgio em Roma, era considerada uma profisso indigna do cidado romano. Por isso durante muito tempo foi exercida por escravos ou estrangeiros, enquanto seus cidados eram destinados a tornarem-se bons guerreiro, audazes e vigorosos. A enfermagem era tambm confiada aos escravos. Roma distinguiu-se pela limpeza das ruas, ventilao das casas, gua pura e abundante e redes de esgoto. Os mortos eram sepultados fora da cidade, na via pia. S na era crist que houve algum desenvolvimento da medicina dos romanos, assim mesmo, sob influncia do povo grego. Cristianismo O cristianismo foi a maior revoluo social de todos os tempos. Influiu positivamente atravs da reforma dos indivduos e da famlia. Os cristos praticavam uma tal caridade, que movia os pagos: Vede como eles se amam. Desde o incio do cristianismo os pobres e enfermos foram objeto de cuidados especiais por parte da Igreja. Pedro, o apstolo, ordenou diconos para socorrerem os necessitados. As diaconisas prestavam igual assistncia s mulheres. Os cristos at ento perseguidos, receberam no ano 335 pelo Edito de Milo, do imperador Constantino, a liberao para que a Igreja exercesse suas obras assistenciais e atividades religiosas. Houve uma profunda modificao na assistncia aos doentes os enfermos eram recolhidos s diaconias, que podiam ser casas particulares, ou hospitais organizados para assistncia a todo tipo de necessitados. Aps o Edito, estimulou-se a fundao de hospitais cristos. Alm disso, mulheres crists transformaram seus palcios em casas de caridade. Neste perodo h vrias pessoas que se dedicaram a caridade e ao cuidado dos necessitados.

Diaconisas

Foram um grupo de mulheres nobres que prestavam cuidados aos doentes em seus domiclios.

Matronas

Tambm eram mulheres nobres que abdicaram da sua vida social para cuidar dos doentes em seus prprios palcios, servindo de abrigos. As matronas foram consideradas santas pela prtica de caridade ao cuidarem dos enfermos. Santa Helena considerada a primeira matrona romana.

Santa Marcela transformou o seu palcio em um mosteiro para mulheres, que foi considerado o primeiro mosteiro cristo de Roma. Tambm foi considerada a primeira enfermeira educadora.

Santa Fabola fundou o primeiro hospital cristo de Roma em seu palcio.

Uma das formas de dar alvio aos soldados foi a criao de escolas de enfermagem, que preparavam homens e mulheres para prestar socorro nos campos de guerra. Vale lembrar que neste perodo os cuidados aos doentes eram funo exclusiva da Igreja, assim a baixa de esprito cristo repercutia sempre sobre a quantidade e a qualidade das pessoas a servio dos enfermos. Escasseavam tambm os donativos particulares, o que obrigava os hospitais a restries seriamente prejudiciais: alimentao escassa, falta de roupa e de leitos (houve hospitais que at utilizaram grandes leitos, onde eram colocados seis doentes de uma vez). Na Idade Mdia, a Igreja Catlica exercia grande influncia na sociedade. As Cruzadas, organizadas pela Igreja Catlica com o intuito de livrar Jerusalm do domnio muulmano, teve grande influncia na enfermagem. Como o nmero de feridos era muito grande durante as Cruzadas, a igreja comeou a construir hospitais onde os monges-militares eram responsveis por cuidar de ferimentos e doenas. No somente os soldados eram atendidos, bem como peregrinos doentes. Entre esses peregrinos havia mulheres, o que levou necessidade de construir hospitais para elas. Surgiu ento o hospital de So Joo de Jerusalm para os homens, e o de Santa Madalena para as mulheres. A enfermagem herdou caractersticas importantes das Cruzadas que existem at hoje, como a disciplina e hierarquia praticada pelos militares. Vale salientar que durante o perodo das Cruzadas, a enfermagem era exercida praticamente pelos homens. Uma fase crtica na enfermagem (Esse perodo ficou conhecido como Perodo Negro da Enfermagem), foi a poca da Reforma Protestante, em que a Alemanha e a Inglaterra, renunciaram ao Catolicismo e decretaram respectivamente, o Luteranismo e o Anglicanismo como religio oficial. Diante disso, expulsaram dos hospitais as religiosas que se dedicavam aos doentes. No dispondo de meios para substitu-las, foram obrigados a fechar grande nmero de hospitais. Em outros

casos, foram obrigados a recrutar pessoal remunerado, o servio era pesado e a remunerao escassa. Assim, o pessoal que se apresentava era o mais baixo na escala social, e de duvidosa moralidade. Nessas condies, os doentes, enquanto tivessem algum para cuid-los em suas prprias casas, recusavam-se a ir para um hospital. As prticas de sade ps monsticas evidenciam a evoluo das aes de sade e, em especial, do exerccio da Enfermagem no contexto dos movimentos Renascentistas e da Reforma Protestante. Corresponde ao perodo que vai do final do sculo XIII ao incio do sculo XVI. A retomada da cincia, o progresso social e intelectual da Renascena e a evoluo das universidades no constituram fator de crescimento para a Enfermagem. Enclausurada nos hospitais religiosos,

permaneceu emprica e desarticulada durante muito tempo, vindo desagregar-se ainda mais a partir dos movimentos de Reforma Religiosa e das conturbaes da Santa Inquisio. O hospital, j negligenciado, passa a ser um insalubre depsito de doentes, onde homens, mulheres e crianas utilizam as mesmas dependncias, amontoados em leitos coletivos. Sob explorao deliberada, considerada um servio domstico, pela queda dos padres morais que a sustentava, a prtica de enfermagem tornou-se indigna e sem atrativos para as mulheres de casta social elevada. Esta fase tempestuosa, que significou uma grave crise para a Enfermagem, permaneceu por muito tempo e apenas no limiar da revoluo capitalista que alguns movimentos reformadores, que partiram, principalmente, de iniciativas religiosas e sociais, tentam melhorar as condies do pessoal a servio dos hospitais. As prticas de sade no mundo moderno analisam as aes de sade e , em especial, as de Enfermagem, sob a tica do sistema poltico-econmico da sociedade capitalista. Ressaltam o surgimento da Enfermagem como atividade profissional institucionalizada. Esta anlise inicia-se com a Revoluo Industrial no sculo XVI e culmina com o surgimento da Enfermagem moderna na Inglaterra, no sculo XIX.

Precursores da Enfermagem Moderna

Na mesma poca em que a enfermagem caia em franca decadncia, a cincia mdica fazia conquistas notveis, o que veio favorecer a reorganizao dos hospitais, esta reorganizao da Instituio Hospitalar e o posicionamento do mdico como principal responsvel por esta reordenao, trouxe mais tarde reflexos para Enfermagem, ajudando-a ressurgir da fase sombria em que esteve submersa at ento. Naquela poca, devido a predominncia de doenas infecto-contagiosas e a falta de pessoas preparadas para cuidar dos doentes, os ricos continuavam a ser tratados em suas prprias casas, enquanto os pobres, alm de no terem esta alternativa, tornavam-se objeto de instruo e experincias que resultariam num maior conhecimento sobre as doenas em benefcio da classe abastada. Neste contexto pode-se destacar: Frana: Assim como nas demais regies, a misria era grande, havia precria assistncia aos doentes pobres, nos quais crescia o sentimento de amargura e revolta. So Vicente de Paulo, sacerdote, filho de camponeses pobres, interessou-se de tal modo pelo povo que veio a ser o fundador de instituies de caridade, que elevaram a enfermagem a um nvel jamais alcanado anteriormente e que possibilitou a adaptao aos progressos posteriores da profisso. Ele criou a Confraria da Caridade, reunindo onze senhoras, lhes props fundar uma associao para socorrer os doentes da parquia, depois de orient-las trs meses, lhes deu os estatutos da Confraria. Muitas senhoras da alta sociedade que se alistaram nas Confrarias doavam recursos, mas tinham dificuldades em servir os pobres em domiclio pois, embora muitas fossem caridosas, o alastramento da peste assustava os maridos; assim, apesar das grades esmolas recebidas, faltava pessoal para sua distribuio e para atendimento aos doentes. Procurando solucionar a questo e oferecer um trabalho completo, S. Vicente busca jovens camponesas que tivessem desejo de se dedicar ao servio dos doentes e pobres, elas foram chamadas Irms de Caridade. Essas irms deveriam saber ler e escrever, elas aprendiam os rudimentos da arte de enfermagem ento em uso. Tinham um programa de tica, visando o adequado relacionamento com mdicos e doentes. Quem oferecia os esclarecimentos cientficos necessrios s Irms eram os mdicos.

Ordens Catlicas Inglesas: Na Irlanda, fundou-se em 1813 a Congregao das Irms de Caridade irlandesas, a fundadora enviou algumas Irms para fazerem estgio em Paris.

Tentativas Protestantes: A falta de Irms nos pases Protestantes levou os governos a tomaram a seu cargo os hospitais. No tendo pessoal interessado em trabalhar com os doentes, utilizava a mo de obra de mulheres do mais baixo nvel social. O tipo comum da enfermeira era: bbada, desordeira, prostitutas. Os doentes corriam perigo pelo abandono em que eram deixados, pela misria material e moral, as quais eram expostos. Por isso, apenas os mais abandonados eram levados contra a vontade a esses lugares de horror (que eram os hospitais).

Alemanha: Alguns mdicos tentaram estruturar pequenas escolas anexas aos hospitais, chegando a preparar livros para os estudantes. S ento verificaram que as nicas interessadas eram analfabetas.

neste cenrio que a Enfermagem passa a atuar, quando Florence Nightingale convidada pelo Ministro da Guerra da Inglaterra para trabalhar junto aos soldados feridos em combate na Guerra da Crimia.

Perodo Florence Nightingale

Nascida a 12 de maio de 1820, em Florena, Itlia, era filha de ingleses. Possua inteligncia incomum, tenacidade de propsitos, determinao e perseverana o que lhe permitia dialogar com polticos e oficiais do Exrcito, fazendo prevalecer suas idias. Dominava com facilidade o ingls, o francs, o alemo, o italiano alm do grego e latim. No desejo de realizar-se como enfermeira, passo o inverno de 1844 em Roma, estudando as atividades das Irmandades Catlicas. Em 1849 faz uma viagem ao Egito e decide-se servir a Deus, trabalhando em Kaiserswert, Alemanha, entre as diaconisas. Decidida a seguir sua vocao, procura completar seus conhecimentos que julga ainda insuficientes. Visita o Hospital de Dublin dirigido pelas Irms de Misericrdia, Ordem Catlica de Enfermeiras, fundada 20 anos antes. Conhece as Irms de Caridade de So Vicente de Paulo, na Maison de la Providence em Paris. Aos poucos vai se preparando para a sua grande misso.

Em 1854, a Inglaterra, a Frana e a Turquia declaram guerra Rssia: a Guerra da Crimia. Os soldados ingleses acham-se no maior abandono. A mortalidade entre os hospitalizados era de 40%. Florence partiu para Scutari com 38 voluntrias entre religiosas e leigas vindas de diferentes hospitais. Algumas das enfermeiras foram despedidas por incapacidade de adaptao e principalmente por indisciplina. Florence incomparvel: estende sua atuao desde a organizao do trabalho, at os mais simples servios como a limpeza do cho. Aos poucos, os soldados e oficiais um a um comeam a curvar-se e a enaltecer esta incomum Miss Nightingale. A mortalidade decresce de 42% para 0,2%. Os soldados fazem dela o seu anjo da guarda e ela ser imortalizada como a Dama da Lmpada porque, de lanterna na mo, percorre as enfermarias, atendendo os doentes. Durante a guerra contraiu uma doena (no se sabe se febre da Crimia ou se tifo) e ao retornar da Crimia, em 1856, apesar das sequelas causadas pela doena dedica-se com ardor, a trabalhos intelectuais. Pelos trabalhos na Crimia, recebeu um prmio do Governo Ingls e, graas a este prmio, conseguiu iniciar o que para ela a nica maneira de mudar os destinos da Enfermagem uma Escola de Enfermagem em 1859. Aps a guerra, Florence fundou uma escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, que passou a servir de modelo para as demais escolas que foram fundadas posteriormente. A disciplina rigorosa, do tipo militar, era uma das caractersticas da escola Nightingale, bem como a exigncia de qualidades morais das candidatas. O curso, de um ano de durao, consistia em aulas dirias ministradas por mdicos. Nas primeiras escolas de Enfermagem o mdico foi, de fato, a nica pessoa qualificada para ensinar. A ele cabia ento decidir quais das suas funes poderia colocar nas mos das enfermeiras. Florence morreu a 13 de agosto de 1910, deixando florescente o ensino de Enfermagem. Assim a Enfermagem surge no mais como uma atividade emprica, desvinculada do saber especializado, mas como uma ocupao assalariada que vem atender a necessidade de mo-de-obra nos hospitais, constituindo-se como uma prtica social institucionalizada e especfica. Juramento da Florence:

Primeiras Escolas de Enfermagem

Apesar das dificuldades que as pioneiras da Enfermagem tiveram que enfrentar, devido incompreenso dos valores necessrios ao desempenho da profisso, as escolas se espalharam pelo mundo, a partir da Inglaterra. Nos Estados Unidos a primeira Escola foi criada em 1873. Em 1877 as primeiras enfermeiras diplomadas comeam a prestar servios a domiclio em New York. As escolas deveriam funcionar de acordo com a filosofia da Escola de Florence Nightingale, baseada em quatro ideais: 1. O treinamento de enfermeiras deveria ser considerado to importante quanto qualquer outra forma de ensino e ser mantido pelo dinheiro pblico. 2. As escolas de treinamento deveriam ter uma estreita associao com os hospitais, mas manter sua independncia financeira e

administrativa.

3. O ensino de enfermagem deveria ser feito por enfermeiras profissionais, e no por qualquer pessoa no envolvida com a enfermagem. 4. As estudantes deveriam, durante o perodo de treinamento, ter residncia disposio, que lhes oferecesse ambiente confortvel e agradvel, prximo ao hospital. H ainda mais trs pontos essenciais no Sistema Nightingale de Ensino: 1 Direo da escola por uma enfermeira. 2 Mais ensino metdico, em vez de apenas ocasional. 3 Seleo de candidatos do ponto de vista fsico, moral, intelectual e aptido profissional.

Histria da Enfermagem no Brasil Perodo colonial A organizao da Enfermagem na Sociedade Brasileira compreende desde o perodo colonial at o final do sculo XIX e analisa a organizao da Enfermagem no contexto da sociedade brasileira em formao. Desde o princpio da colonizao foi includa a abertura das Casas de Misericrdia, que tiveram origem em Portugal.

A primeira Casa de Misericrdia foi fundada na Vila de Santos, em 1543. Em seguida, ainda no sculo XVI, surgiram as do Rio de Janeiro, Vitria, Olinda e Ilhus. Mais tarde Porto Alegre e Curitiba, esta inaugurada em 1880, com a presena de D.Pedro II e Dona Tereza Cristina.

No que diz respeito sade do nosso povo, merece destaque o Padre Jos de Anchieta. Ele no se limitou ao ensino de cincias e catequeses; foi alm: atendia aos necessitados do povo, exercendo atividades de mdico e enfermeiro. Em seus escritos encontramos estudos de valor sobre o Brasil, seus primitivos habitantes, clima e as doenas mais comuns.

A teraputica empregada era base de ervas medicinais minuciosamente descritas. Supe-se que os Jesuitas faziam a superviso do servio que era prestado por pessoas treinadas por eles. No h registro a respeito.

Outra figura de destaque Frei Fabiano de Cristo, que durante 40 anos exerceu atividades de enfermeiro no Convento de Santo Antonio do Rio de Janeiro, (Sc. XVIII).

Os escravos tiveram papel relevante, pois auxiliavam os religiosos no cuidado aos doentes.

Por iniciativa do comerciante Romo de Mattos Duarte, em 1738 foi criada no Rio de Janeiro a Casa da Roda, localizada no prprio Hospital Geral da Santa Casa, tinha esse nome porque uma roda de madeira foi colocada sua porta, onde as mes que no podiam sustentar seus filhos, ou menores abandonados da poca, ali eram colocados para serem assistidos. A Casa da Roda funcionou no Hospital Geral at

1821. Logo depois o nome da instituio passou a ser Casa dos Expostos e foi transferida para uma habitao no bairro de Santa Teresa, onde permaneceu at 1850.

Somente em 1822, o Brasil tomou as primeiras medidas de proteo maternidade que se conhecem na legislao mundial, graas a atuao de Jos Bonifcio Andrada e Silva. A primeira sala de partos funcionava na Casa dos Expostos em 1822. Em 1832 organizou-se o ensino mdico e foi criada a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. A escola de parteiras da Faculdade de Medicina diplomou no ano seguinte a clebre Madame Durocher, a primeira parteira formada no Brasil.

No comeo do sculo XX, grande nmero de teses mdicas foram apresentadas sobre Higiene Infantil e Escolar, demonstrando os resultados obtidos e abrindo horizontes a novas realizaes. Esse progresso da medicina, entretanto, no teve influncia imediata sobre a Enfermagem.

Assim sendo, na enfermagem brasileira do tempo do Imprio, raros nomes se destacaram e, entre eles, merece especial meno o de Ana Neri.

Ana Neri

Aos 13 de dezembro de 1814, nasceu Ana Justina Ferreira, na Cidade de Cachoeira, na Provncia da Bahia. Casou-se com Isidoro Antonio Neri, enviuvando aos 30 anos.

De seus trs filhos, um era mdico militar e um oficial do exrcito, todos so convocados a servir a Ptria durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), sob a presidncia de Solano Lopes. O mais jovem, aluno do 6 ano de Medicina, oferece seus servios mdicos em prol dos brasileiros.

Ana Neri no resiste separao da famlia e escreve ao Presidente da Provncia, colocando-se disposio de sua Ptria. Em 15 de agosto parte para os campos de

batalha, onde dois de seus irmos tambm lutavam. Improvisa hospitais e no mede esforos no atendimento aos feridos.

Aps cinco anos, retorna ao Brasil, acolhida com carinho e louvor, recebe uma coroa de louros e Victor Meireles pinta sua imagem, que colocada no Edifcio do Pao Municipal.

O governo Imperial lhe concede uma penso, alm de medalhas humanitrias e de campanha. Faleceu no Rio de Janeiro a 20 de maio de 1880.

A primeira Escola de Enfermagem fundada no Brasil recebeu o seu nome. Ana Neri como Florence Nightingale, rompeu com os preconceitos da poca que faziam da mulher prisioneira do lar.

Desenvolvimento da Educao em Enfermagem no Brasil (Sculo XIX)

Ao final do sculo XIX, apesar de o Brasil ainda ser um imenso territrio com um contingente populacional pouco elevado e disperso, um processo de urbanizao lento e progressivo j se fazia sentir nas cidades que possuam reas de mercado mais intensas, como So Paulo e Rio de Janeiro.

As doenas infectocontagiosas, trazidas pelos europeus e pelos escravos africanos, comeam a propagar-se rpida e progressivamente.

A questo sade passa a constituir um problema econmico-social. Para deter esta escalada que ameaava a expanso comercial brasileira, o governo, sob presses externas, assume a assistncia sade atravs da criao de servios pblicos, da vigilncia e do controle mais eficaz sobre os portos, inclusive estabelecendo quarentena Revitaliza, atravs da reforma Oswaldo Cruz introduzida em 1904, a Diretoria-Geral de Sade Pblica, incorporando novos elementos estrutura sanitria, como o Servio de Profilaxia da Febre Amarela, a Inspetoria de Isolamento e Desinfeco e o Instituto Soroterpico Federal, que posteriormente veio se transformar no Instituto Oswaldo Cruz.

A Cruz Vermelha Brasileira foi organizada e instalada no Brasil em fins de 1908, tendo como primeiro presidente Oswaldo Cruz. Destacou-se a Cruz Vermelha Brasileira por sua atuao durante a I Guerra Mundial (1914-1918). Fundaram-se filiais nos Estados.

Durante a epidemia de gripe espanhola (1918), colaborou na organizao de postos de socorro, hospitalizando doentes e enviando socorristas a diversas instituies hospitalares e a domiclio. Atuou tambm socorrendo vtimas das inundaes, nos Estados de Sergipe e Bahia, e as das secas do Nordeste. Muitas das socorristas dedicaram-se ativamente formao de voluntrias, continuando suas atividades aps o trmino do conflito.

No desenvolvimento das organizaes sanitrias no Brasil, aparecem dois grandes mdicos: Oswaldo Cruz, responsvel pela criao da medicina preventiva entre ns e Carlos Chagas, pela sua contribuio enfermagem em Sade Pblica.

Em 2 de janeiro de 1920, pelo Decreto 3.987, numa tentativa de reorganizao dos servios de sade, foi criado o Departamento Nacional de Sade Pblica, rgo que, durante anos, exerceu ao normativa e executiva das atividades de Sade Pblica no Brasil. No setor de Profilaxia da Tuberculose, iniciou-se o servio de visitadores. No ano seguinte, pensou-se em estender essa assistncia ao setor de doenas venreas e outras doenas transmissveis.

Por iniciativa de Carlos Chagas, ento diretor do Departamento, e com a cooperao da Fundao Rockfeller, chegou ao Rio, em 1921, um grupo de enfermeiras visitadoras iniciou um curso intensivo. Fundada a Escola Ana Nri, as primeiras alunas foram logo contratadas pelo Departamento Nacional de Sade Pblica.

Teve incio ento um trabalho de educao sanitria nos setores de profilaxia da tuberculose e higiene infantil, estendendo-se depois, higiene pr-natal e visitao aos portadores de doenas transmissveis.

Primeiras Escolas de Enfermagem no Brasil Escola de Enfermagem Alfredo Pinto A formao de pessoal de Enfermagem para atender inicialmente aos hospitais civis e militares e posteriormente, s atividades de sade pblica principiou com a criao, pelo governo, da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, no Rio de Janeiro, junto ao Hospital Nacional de Alienados do Ministrio dos Negcios do Interior. Esta escola, que de fato a primeira escola de Enfermagem brasileira, foi criada pelo Decreto Federal n 791, de 27 de setembro de 1890, e denomina-se hoje Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, pertencendo Universidade do Rio de Janeiro UNI-RIO.

Esta escola a mais antiga do Brasil, data de 1890, foi reformada por Decreto de 23 de maio de 1939. O curso passou a trs anos de durao e era dirigida por enfermeiras diplomadas. Foi reorganizada por Maria Pamphiro, uma das pioneiras da Escola Ana Nri.

Escola da Cruz Vermelha do Rio de Janeiro

Comeou em 1916 com um curso de socorrista, para atender s necessidades prementes da 1 Guerra Mundial. Logo foi evidenciada a necessidade de formar profissionais da rea. Funcionavam dois cursos : um era para profissionais (que desenvolveu-se somente aps a fundao da Escola Ana Nri) e o outro para voluntrios. Os diplomas expedidos pela escola eram registrados inicialmente no Ministrio da Guerra e considerados oficiais. Esta escola encerrou suas atividades.

Escola Ana Nri

A primeira diretora foi Miss Clara Louise Kienninger, senhora de grande capacidade e virtude, que soube ganhar o corao das primeiras alunas. Com habilidade fora do comum, adaptou-se aos costumes brasileiros. Os cursos tiveram incio em 19 de fevereiro de 1923, com 14 alunas. Instalou-se pequeno internato prximo ao Hospital So Francisco de Assis, onde seriam feitos os primeiros estgios. Em 1923, durante

um surto de varola, enfermeiras e alunas dedicaram-se ao combate doena. Enquanto nas epidemias anteriores o ndice de mortalidade atingia 50%, desta vez baixou para 15%. A primeira turma de Enfermeiras diplomou-se em 19 de julho de 1925.

Destacam-se desta turma as Enfermeiras Lais Netto dos Reys, Olga Salinas Lacrte, Maria de Castro Pamphiro e Zulema Castro, que obtiveram bolsa de estudos nos Estados Unidos. A primeira diretora brasileira da Escola Ana Nri foi Raquel Haddock Lobo, nascida a 18 de junho de 1891. Foi a pioneira da Enfermagem moderna no Brasil. Esteve na Europa durante a Primeira Grande Guerra, incorporouse Cruz Vermelha Francesa, onde se preparou para os primeiros trabalhos. Destacou-se no servio de guerra de tal maneira que foi condecorada pelo governo francs. De volta ao Brasil, continuou a trabalhar como Enfermeira, servindo na Santa Casa de Campanha, ao lado de uma Filha de Caridade, sua antiga mestra. Realizou estudos de Administrao, especializou-se em doenas transmissveis. Em 1930 comeou a publicao da revista Anais de Enfermagem. Em julho de 1931 assumiu a direo da escola, trabalho de muita relevncia para a Enfermagem brasileira. Faleceu em 25 de setembro de 1933.

Escola de Enfermagem Carlos Chagas

Por Decreto n 10.925, de 7 de junho de 1933 e iniciativa de Dr. Ernani Agrcola, diretor da Sade Pblica de Minas Gerais, foi criado pelo Estado a Escola de Enfermagem Carlos Chagas, a primeira a funcionar fora da Capital da Repblica. A organizao e direo dessa Escola coube a Las Netto dos Reys, sendo inaugurada em 19 de julho do mesmo ano. A Escola Carlos Chagas, alm de pioneira entre as escolas estaduais, foi a primeira a diplomar religiosas no Brasil. Escola de Enfermagem Luisa de Marsillac

Fundada e dirigida por Irm Matilde Nina, Filha de Caridade, a Escola de Enfermagem Luisa de Marillac representou um avano na Enfermagem Nacional, pois abria largamente suas portas, no s s jovens estudantes seculares, como tambm s religiosas de todas as Congregaes. a mais antiga escola de

religiosas no Brasil e faz parte da Unio Social Camiliana, instituio de carter confessional da Provncia Camiliana Brasileira.

Escola Paulista de Enfermagem

Fundada em 1939 pelas Franciscanas Missionrias de Maria, foi a pioneira da renovao da enfermagem na Capital paulista, acolhendo tambm religiosas de outras Congregaes. Uma das importantes contribuies dessa escola foi o incio dos Cursos de Ps-graduao em Enfermagem Obsttrica. Esse curso que deu origem a tantos outros, atualmente ministrados em vrias escolas do pas.

Escola de Enfermagem da USP

Fundada com a colaborao da Fundao de Servios de Sade Pblica (FSESP) em 1944, faz parte da Universidade de So Paulo. Sua primeira diretora foi Edith Franckel, que tambm prestara servios como Superintendente do Servio de Enfermeiras do Departamento de Sade. A primeira turma diplomou-se em 1946. A Escola ministrou cursos de formao de Professores e Administrao de Enfermagem com a durao de um ano. Acrescentou no seu currculo o Curso de Habilitao em Obstetrcia, e Enfermagem Mdico-Cirrgica.

Entidades de Classe (ABEN / Sistema COFEN/CORENs) Associao Brasileira de Enfermagem ABEn Sociedade civil sem fins lucrativos, que congrega enfermeiras e tcnicos em enfermagem, fundada em agosto de 1926, sob a denominao de Associao Nacional de Enfermeiras Diplomadas Brasileiras. uma entidade de direito privado, de carter cientfico e assistencial regida pelas disposies do Estatuto, Regulamento Geral ou Regimento Especial Em 1929, no Canad, na Cidade de Montreal, a Associao Brasileira de Enfermagem, foi admitida no Conselho Internacional de Enfermeiras (I.C.N). Por um espao de tempo a associao ficou inativa. Em 1944, um grupo de enfermeiras resolveu reergu-la com o nome Associao Brasileira de Enfermeiras Diplomadas. Seus estatutos foram aprovados em 18 de setembro de 1945. Foram criadas Sees Estaduais, Coordenadorias de Comisses. Ficou estabelecido que em qualquer Estado onde houvesse 7 (sete) enfermeiras diplomadas, poderia ser formada uma Seo. Em 1955, esse nmero foi elevado a 10 (dez). Em 1952, a Associao foi considerada de Utilidade Pblica pelo Decreto n 31.416/52 Em 21 de agosto de 1964, foi mudada a denominao para Associao Brasileira de Enfermagem ABEn. Atualmente a ABEn, com sede em Braslia, funciona atravs de Sees formadas nos Estados, e no Distrito Federal, as quais, por sua vez, podero subdividir-se em Distritos formados nos Municpios das Unidades Federativas da Unio.

Finalidades da ABEn
o

Congregar os enfermeiros e tcnicos em Enfermagem, incentivar o esprito de unio e solidariedade entre as classes;

Promover o desenvolvimento tcnico, cientfico e profissional dos integrantes de Enfermagem do Pas.

Promover

integrao

demais

entidades

representativas

da

Enfermagem, na defesa dos interesses da profisso. Estrutura

ABEn constituda pelos seguintes rgos, com jurisdio nacional:

a) Assemblia de delegados

b) Conselho Nacional da ABEn (CONABEn) c) Diretoria Central d) Conselho Fiscal

Realizaes da ABEn

- Congresso Brasileiro em Enfermagem

Uma das formas eficazes que a ABEn utiliza para beneficiar a classe dos enfermeiros, reunindo enfermeiros de todo o pas nos Congressos para fortalecer a unio entre os profissionais, aprofundar a formao profissional e incentivar o esprito de colaborao e o intercmbio de conhecimentos.

- Revista Brasileira de Enfermagem

A Revista Brasileira de Enfermagem rgo Oficial, publicado bimestralmente e constitui grande valor para a classe, pois trata de assuntos relacionados sade, profisso e desenvolvimento da cincia. A idia da publicao da Revista surgiu em 1929, quando Edith Magalhes Franckel, Raquel Haddock Lobo e Zaira Cintra Vidal participaram do Congresso do I.C.N. em Montreal, Canad. Numa das reunies de redatoras da Revista, Miss Clayton considerou indispensvel ao desenvolvimento profissional a publicao de um peridico da rea. Em maio de 1932 foi publicado o 1 nmero com o nome de "Anais de Enfermagem", que permaneceu at 1954. No VII Congresso Brasileiro de Enfermagem foi sugerida e aceita a troca do nome para "REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM"- ABEn (REBen). Diversas publicaes esto sendo levadas a efeito: Manuais, Livros didticos, Boletim Informativo, Resumo de Teses, Jornal de Enfermagem. Mais informaes, acesse: www.abennacional.org.br

Sistema COFEN/CORENS Histrico Criao Em 12 de julho de 1973, atravs da Lei 5.905, foram criados os Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, constituindo em seu conjunto Autarquias Federais, vinculadas ao Ministrio do Trabalho e Previdncia Social. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais so rgos disciplinadores do exerccio da Profisso de Enfermeiros , e Tcnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem Em cada estado existe um Conselho Regional os quais esto subordinados ao Conselho Federal, que sediado no Rio de Janeiro e com escritrio Federal em Braslia. Direo Os Conselhos Regionais de Enfermagem, so dirigidos pelos prprios inscritos, que formam uma chapa e concorrem a eleies. O mandato dos membros do COFEN/CORENs honorfico e tem durao de trs anos, com direito apenas a uma reeleio. A formao do plenrio do COFEN composta pelos profissionais que so eleitos pelos Presidentes dos CORENs. Receita A manuteno dos Sistema COFEN/CORENs feita atravs da arrecadao de taxas emolumentos por servios prestados, anuidades, doaes , legados e outros, dos profissionais inscritos nos CORENs. Finalidade O objetivo primordial zelar pela qualidade dos profissionais de

Enfermagem, pelo respeito ao Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem e cumprimento da Lei do Exerccio Profissional. O Sistema COFEN/CORENs encontra-se representado em 27 Estados Brasileiros, sendo este filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros em Genebra. Competncias Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) rgo normativo e de deciso superior:
o

normatizar e expedir instrues, para uniformidade de procedimento e bom funcionamento dos Conselhos Regionais; esclarecer dvidas apresentadas pelos CORENs; apreciar decises dos CORENs, homologando, suprindo ou anulando atos praticados por este;

o o

aprovar contas e propostas oramentria de autarquia, remetendo-as aos rgos competentes;

promover estudos e campanhas para aperfeioamento profissional;

exercer as demais atribuies que lhe forem conferidas por lei.

Conselho Regional de Enfermagem (COREN) rgo de execuo, deciso e normatizao suplementar:


o o

deliberar sobre inscries no Conselho e seu cancelamento; disciplinar e fiscalizar o exerccio profissional, observando as diretrizes gerais do COFEN;

o o

executar as instrues e resolues do COFEN; expedir carteira e cdula de identidade profissional, indispensvel ao exerccio da profisso, a qual tem validade em todo territrio nacional;

fiscalizar e decidir os assuntos referentes tica Profissional impondo as penalidades cabveis;

elaborar a proposta oramentria anual e o projeto de seu regimento interno, submetendo-os a aprovao do COFEN;

o o

zelar pelo conceito da profisso e dos que a exercem; propor ao COFEN medidas visando a melhoria do Exerccio Profissional;

eleger sua diretoria e seus delegados eleitores a nvel central e regional;

exercer as demais atribuies que lhe forem conferidas pela Lei 5.905/73 e pelo COFEN.

Sistema de Disciplina e Fiscalizao O Sistema de Disciplina e Fiscalizao do Exerccio Profissional da Enfermagem, institudo por lei, desenvolve suas atividades segundo as normas baixadas por Resolues do COFEN. O Sistema constitudo dos seguintes objetivos: rea disciplinar normativa estabelecendo critrios de orientao e aconselhamento, para o exerccio de Enfermagem, baixando normas visando o exerccio da profisso, bem como atividade na rea de Enfermagem nas empresas, consultrios de Enfermagem, observando as peculiaridades atinentes classe e a conjuntura de sade do pas. rea disciplinar corretiva instaurando processo em casos de infraes ao Cdigo de tica do Profissionais de Enfermagem, cometidas pelos profissionais inscritos e, no caso de empresa, processos administrativos, dando prosseguimento aos respectivos julgamentos e aplicaes das

penalidades cabveis; encaminhando s reparties competentes os casos de alada destas. rea fiscalizatria realizando atos e procedimentos para prevenir a ocorrncia de infraes legislao que regulamenta o exerccio da Enfermagem; inspecionando e examinando os locais pblicos e privados, onde a Enfermagem exercida, anotando as irregularidades e infraes verificadas, orientando para sua correo e colhendo dados para a instaurao dos processos de competncia do COREN e encaminhando s reparties competentes, representaes.

SMBOLOS DA ENFERMAGEM

Resoluo COFEN-218/1999

(Aprova o Regulamento que disciplina sobre Juramento, Smbolo, Cores e Pedra utilizados na Enfermagem)

Aprova o Regulamento que disciplina sobre Juramento, Smbolo, Cores e Pedra utilizados na Enfermagem. O Conselho Federal de Enfermagem-COFEN, no uso de suas atribuies legais e estatutrias; CONSIDERANDO os estudos e subsdios contidos o PAD-COFEN N 50/98, sobre " padronizao de Juramento, Pedra, Cor, e Smbolos a serem utilizados nas Solenidades de Formaturas ou representativas da Profisso ", pelo Grupo de Trabalho constitudo atravs da Portaria COFEN-49/98; CONSIDERANDO as diversas consultas sobre o tema, que constantemente so efetuadas; CONSIDERANDO inexistir legislao, normatizando a matria;

CONSIDERANDO deliberao do Plenrio em sua Reunio Ordinria de n 273; realizada em 28.04.99. Resolve: Art. 1- Aprovar o regulamento anexo que dispe sobre o Juramento a ser proferido nas Solenidades de Formatura dos Cursos de Enfermagem, bem como a pedra, a cor e o Braso ou marca que representar a Enfermagem, em anis e outros acessrios que venham a ser utilizados em nome da Profisso.

Art. 2- Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. REGULAMENTO APROVADO PELA RESOLUO 218/99 I - SIMBOLOGIA APLICADA ENFERMAGEM: Os significados dados aos smbolos utilizados na Enfermagem, so os seguintes: Lmpada: caminho, ambiente; Cobra: magia, alquimia; Cobra + cruz: cincia; Seringa: tcnica Cor verde: paz, tranqilidade, cura, sade - Pedra Smbolo da Enfermagem: Esmeralda - Cor que representa a Enfermagem: Verde Esmeralda - Smbolo: lmpada, conforme modelo apresentado - Braso ou Marca de anis ou acessrios:

Tcnico e Auxiliar de Enfermagem: Enfermeiro: lmpada e cobra + cruz lmpada e seringa

Bibliografia:

TURKIEWICZ, Maria. Histria da Enfermagem. Paran, ETECLA, 1995. GEOVANINI, Telma; (et.ali.) Histria da Enfermagem : verses e Interpretaes. Rio de Janeiro, Revinter, 1995.

BRASIL, Leis, etc. Lei 5.905, de 12 de julho de 1973. Dispe sobre a criao dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem e d outras providncias. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 13 de jul. 1973. Seo I, p. 6.825.

CONSELHO Enfermagem.

FEDERAL

DE

ENFERMAGEM.

Documentos

Bsicos

de

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SO PAULO. COREN- SP: A nova face da sua histria. So Paulo, 1996.

ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP

You might also like