You are on page 1of 3

Primeira Lista de Exerccios de Arquitetura Naval e Offshore Prof.

Andr Carvalho 1) O Centro de flutuao : a) O centroide do volume submerso b) Ponto de aplicao do empuxo c) Centroide da linha de flutuao d) Ponto em que as foras hidrostticas atuam. 2) Para calcular o volume submerso de um navio: a) Integra-se as meias bocas da quilha ate a linha dgua b) Integra-se as meias bocas longitudinalmente na linha dgua c) Integra-se as balizas longitudinalmente 3) Com relao aos coeficientes de forma de uma embarcao de: i) Comprimento: 150m ii) Boca: 30m iii) Calado de projeto: 5m iv) Peso especfico da gua do mar: 1,025 ton/m3 v) Deslocamento do navio: 18450 toneladas vi) rea da seo mestra: 142,5 m2 Responda:

a) Volume deslocado do navio b) Coeficiente de bloco

c) Coeficiente de seo mestra d) Coeficiente prismtico

4) Referente rebocadores, identifique o tipo de propulso de cada uma das figuras abaixo:

a)

b)

c)

5) Nomeie as reas dimenses lineares da seo do navio:

6) Em um documento do navio pode-se encontrar a seguinte tabela: a) Qual o nome deste documento? b) Este navio chegou ao porto de Suape com o calado de 4,4 metros, carregou 9,5 toneladas, entre carga e viveres sem adicionar ou remover lastro. Qual o calado que ele saiu do porto? c) Qual o deslocamento do navio leve em toneladas? d) Com quantas toneladas de carga, viveres, lastro e combustvel o navio saiu do porto?

7) Classificando embarcaes quanto ao tipo de sustentao, quais so as trs classes e de um exemplo de cada uma delas.

8) Uma determinada barcaa de medidas descritas abaixo se encontrava em gua doce (=1,0ton/m3) recebeu a ordem para navegar para outro porto de gua salgada (=1,025ton/m3): a) Qual a borda livre da embarcao antes de partir para a viagem? b) Qual a variao de calado quando a barcaa chegou ao porto de destino?

9) Os clculos para a determinao da Arqueao Bruta e da Arqueao Lquida da embarcao so realizados de acordo com Normas de Autoridade Martima para Embarcaes Empregadas na Navegao em Mar Aberto NORMAM01 - Captulo 08 - Seo I. Aps utilizao de mtodos numricos verificou-se que o volume do casco abaixo do convs principal de uma embarcao de pesca foi de 80000m3 e o volume do casario foi calculado em 20000m3. Qual a Arqueao bruta e liquida da embarcao? (dados: pontal = 4,0m; calado: 3,0m; 50000 m3 de espaos nos tanques; cinco tripulantes).

You might also like