You are on page 1of 5

Introduo

Empreendedorismo o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam transformao de ideias em oportunidades, e a perfeita implementao destas oportunidades leva criao de negcios de sucesso. O Brasil vem h algum tempo preocupando-se com a criao de pequenas empresas duradouras e a necessidade de diminuir o desaparecimento desses empreendimentos mais que justifica a necessidade de se entender o funcionamento do processo empreendedor

(VALENCIANO&BARBOZA,2005). O trabalho em equipe constitui uma tarefa que implica muita dedicao e empenho. So opinies e atitudes diferentes que procuram se harmonizar para alcanar determinado objetivo em comum. Na atualidade,segundo LEITE & OLIVEIRA 2007, para ser empreendedor fundamental ter boas idias e recursos humanos qualificados para que a possibilidade de mudar de uma sociedade industrial para uma sociedade do conhecimento seja possvel. O desafio de ser diferente vem aliado a necessidade de construir uma economia mais empreendedora e um desenvolvimento mais sustentvel que garanta qualidade de vida aos diretamente ligados a ela. VALENCIANO & BARBOZA (2005) destacam tambm que ser empreendedor amar o que faz. Os empreendedores so pessoas singulares que realizam suas atribuies com empenho e dedicao, buscando sempre aprimorar o que vem sendo feito. Afinal, um mercado altamente competitivo exige um controle de qualidade alto, exige pessoas que transformem pequenas oportunidades em grandes negcios e uqe procurem deixar legados. Empreendedores so individuos simples mas ativos. So pessoas que buscam construir um amanh mais produtivo, ousado eque procuram usar suas experiencias

anteriores de forma cosntrutiva. Contudo, no se pode criar sem um planejamento prvio, sem norteamento da direo a ser tomada e dos riscos a serem assumidos. E para isso existem os planos de negcios. Esse plano de negcios ser o alicerce para todo o projeto empreendedor. a forma segura de alcanar o sucesso e a realizao profissional. O plano de negcios elaborado seguindo algumas etapas que se resumem ao esforo coletivo de uma equipe empenhada na criao de um produto ou resultado exclusivo. Segundo o guia do PMBOK (Project Management Body of Knowledge), os projetos devem conter um incio e um fim definidos, ou seja, so temporrios mas devem ser tambm planejados, executados e controlados por pessoas com recursos limitados (http://www.pmi.org/PMBOK-Guide-and-Standards.aspx). Toda regio tem suas particularidades, e isso deve ser notvel em pases com as dimenses que o Brasil possui. O fato que a soma de razes histricas, estrutura fundiria e monocultura aucareira definem a caracterstica bsica do Nordeste: a de regio do atraso, dos piores indicadores sociais (taxas de analfabetismo, de mortalidade infantil etc.) e que, a despeito da industrializao e do surgimento de importantes plos de crescimento, no resolveu satisfatoriamente o problema de desenvolver alternativas econmicas no Semi-rido capazes de reduzir significativamente os efeitos da adversidade climtica (ARAJO ET AL, 1997). Assim a realidade no interior de Alagoas onde foi escolhida a cidade de Batalha para ser implementado nosso projeto empreendedor. O municpio de Batalha fica s margens do rio So Francisco. Segundo uma lenda, o nome Batalha foi dado foi dado devido a uma luta entre soldados da polcia estadual e fanticos seguidores de um leigo que dominava o local atravs da religio. Cortando toda a regio h o Rio Ipanema, sendo este o principal acidente geogrfico de Batalha.

Ao norte de Batalha fica a cidade de Major Izidoro, ao sul, Belo Monte, ao leste, Jaramataia e Traipu, e a oeste Jacar dos Homens. Sua vegetao formada por cerrado e catinga, e seu clima muito quente com estao chuvosa no inverno, o seu perodo de chuva comea em maro e estende-se at setembro. O intenso calor do dia contrastado com o frio da noite, lembrando mesmo um clima de deserto. O Rio Ipanema em pocas de pouca chuva praticamente desaparece. Praticamente toda a base da economia do municpio consiste na agropecuria. A cidade fica situada na bacia leiteira alagoana, sendo considerada o plo da regio. O maior empregador da cidade era o CAMILA, cooperativa que agregava os produtores rurais da regio e de vrias cidades vizinhas. Porm, em 23 de janeiro de 2009 o CAMILA fechou as portas, deixando empregados buscando outras atividades para sua sobrevivncia. A Unidade Antnio Vieira Filho a nica unidade hospitalar da regio, esta possui capacidade para apenas 32 leitos. Para complementar o atendimento mdico, Batalha tambm conta com a Clnica Municipal, que possui um pequeno nmero de especialidades, fisioterapia, nutrio, psicologia e cardiologia. Batalha conta tambm com dois laboratrios de anlises clnicas, Laboratrio de Anlises Clnicas Amorim Ltda. e Laboratrio Nossa Senhora da Penha. Assim sendo, o presente trabalho mostra as etapas de construo de um projeto empreendedor na rea da sade, procurando aliar a teoria com a prtica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

VALENCIANO,L.H.

&

BARBOZA,R.J.

In:

CONCEITOS

DE

EMPREENDENDORISMO. Rev. Cientfica Eletrnica de Administrao, Ano V,n09, dez. De 2005.

LEITE,A.& OLIVEIRA,F. In: EMPREENDENDORISMO E NOVAS TENDNCIAS. Estudo EDIT Value Empresa Jnior,Universidade do Minho-Portugal,2007.

ARAUJO, Tarcisio Patricio de; SOUZA, Aldemir do Vale and LIMA, Roberto Alves de. Nordeste: economia e mercado de trabalho. Estud. av. [online]. 1997, vol.11, n.29 [cited 2012-10-11], pp. 55-77 . Available from:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340141997000100004&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0103-

4014. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141997000100004.

You might also like