You are on page 1of 7

www.casa.com.

br/cursodedecoracao2012

aula 2

PoR Dcio NavaRRo

Novos revestimentos
o arquiteto Dcio Navarro levou a revista caSa cLaUDia a um passeio por boutiques de revestimentos, home centers e cemitrios de azulejos. Uma tima notcia: os pisos e azulejos esto cada vez mais fceis de instalar e pedindo menos manuteno. Todos os revestimentos mostrados por Dcio Navarro no vdeo da aula, esto em uma galeria de fotos, com preos e onde encontrar: http://abr.io/revestimentos-manutencao

Patrocnio

Realizao

Novos revestimentos
aula 2 por Dcio Navarro

Gerao avanada do cimento queimado

a princpio um revestimento popular, o cimento queimado nos ltimos anos ganhou status de piso clean. Sua aparncia neutra e rusticidade delicada dialogam perfeitamente com a decorao moderna. Mas, no d para negar: por mais bem feito que seja com o tempo ele trinca e a cada trs meses preciso renovar a camada de cera protetora. Para facilitar a vida, j existem no mercado materiais que preservam s o lado bom desse revestimento. Entre eles, esto os porcelanatos retificados que imitam o visual do cimento queimado. Em peas de 80 x 80 cm e 60 x 60 cm, pedem rejuntes mais finos e em menor quantidade. Na limpeza, basta um pano mido. outra novidade o cimento queimado polimrico. Ele segue os mesmos princpios de instalao em piso e parede do produto original, mas devido composio da massa, est imune a manchas e rachaduras, podendo cobrir grandes extenses sem necessidade de junta de dilatao. Evite apenas no cho do boxe do banheiro.

Com peas de 60 x 60 cm, o piso de porcelanato no padro cimento queimado tem poucas emendas, parecendo uma superfcie nica. Na base da lareira, o acabamento sinttico imita canjiquinha.

Novos revestimentos
aula 2 por Dcio Navarro

Madeiras que no do trabalho

Raspar, encerar, evitar umidade... Esses so apenas alguns dos cuidados que se deve ter com os pisos de madeira. Quem quer simplificar o dia a dia sem abrir mo do aconchego do revestimento pode optar pelos pisos cimentcios, que reproduzem tbuas de demolio. ideal para varandas e jardins, trata-se de um produto de espessura grossa, que chega cru na

D para jurar que madeira, porm trata-se de um piso cimentcio, que reproduz os veios e ranhuras das tbuas de demolio.

obra e deve ser encerado no tom desejado. Tambm copiando madeira de demolio, os pisos de resina vm prontos para instalar. Para reas internas e externas, eles tm feito sucesso inclusive no cho do banheiro, graas ao seu conforto ttil. H ainda os porcelanatos padro madeira, que, superprticos, vo bem em pisos e paredes da casa toda, at dentro do boxe do chuveiro.

Novos revestimentos
aula 2 por Dcio Navarro

Paredes cheias de charme

os materiais a seguir tm como maior atrativo a facilidade de colocao, que dispensa quebraquebra. Em poucas horas, possvel dar cara nova e surpreendente aos ambientes. como so produtos de visual impactante, a dica us-los com parcimnia, vestindo uma nica parede ou criando faixas na alvenaria.

Painis 3D
indicao de uso: hall de entrada, cabeceira da cama, escritrio e quarto de beb. os painis de MDF com pintura de resina plstica a base de garrafas PET, so placas de 1,10 x 2,70 m com belos desenhos grficos em relevo. Quem vende se incumbe da instalao, que comea por cobrir a parede, no importa o seu acabamento, com uma chapa de madeira, fixada por velcros, sobre a qual o painel colado. Na hora de mudar, s levar a estrutura para a casa nova.

Papis autoadesivos
Essa nova safra de papis de parede dispensa a cola convencional, pois possui pelcula colante na parte posterior. So produtos vinlicos de Pvc em padres lisos e estampados, alm dos que imitam lminas metlicas. Por serem impermeveis, esses ltimos deixam a cozinha atraente quando instalados sobre a bancada da pia, combinando com os eletrodomsticos de ao inox. vm em placas de 30 x 30 cm e pedem paredes regularizadas.

Painel de MDF com pintura de resina plstica a base de garrafas PET. Composto por placas de 1,10 x 2,70 m, fixado sobre chapa de madeira, que pode ser retirada e recolada sobre outra parede.

Para incrementar a parede da lareira, optou-se pelo prtico papel de parede de PVC. Os rolos so autoadesivos, fceis de instalar at por quem no tem intimidade com reforma.

Novos revestimentos
aula 2 por Dcio Navarro

Pedra mineira sinttica


Muito em alta, o corte canjiquinha dessa pedra (colocao em filetes) faz sucesso em paredes internas e externas, mas d um trabalho para instalar. Requer tempo e mo de obra especializada. a boa nova que agora j existem placas de 30 x 30 cm, feitas a base de p de cimento e garrafas PET, que imitam com perfeio o revestimento. as peas se encaixam umas as outras e devem ter acabamento com rejunte baixo para disfarar as emendas.

Tijolinhos de mentira
Nem sempre se d a sorte de descascar a parede e ver surgir belos tijolos antigos. Se este for o seu caso, saiba que voc pode forrar a alvenaria com peas de cimento idnticas a tijolos de demolio. com espessura de apenas 1 cm, na cor do barro ou com acabamento que simula caiao, elas devem ser assentadas com argamassa comum de rejunte.

Feito a base de p de cimento e garrafas PET, este revestimento copia pedra mineira com corte canjiquinha. So placas de 30 x 30 cm, com borda irregular, que se encaixam umas as outras.

No canto do computador, a parede de tijolinhos caiados chama a ateno. Na verdade, so peas de cimento, com espessura de apenas 1 cm, que imitam com perfeio tijolos de demolio.

Novos revestimentos
aula 2 por Dcio Navarro

Vasculhando o passado

os cemitrios de azulejos so territrio frtil para quem procura personalizar paredes e frontes de pias e balces. oferecendo milhares de peas avulsas, refugos de construes antigas, essas lojas possibilitam criar paginaes alegres, clssicas e at totalmente descompromissadas. o segredo do bom resultado montar um conjunto harmonioso, agrupando por cor ou por padro (grfico, floral, etc...). Escolha azulejos do mesmo tamanho, se a espessura variar entre eles, corrija na massa de assentamento. Faa o estudo no balco de atendimento, montando a composio sem pressa, at chegar ao

Na parede da pia deste apartamento, o arquiteto Dcio Navarro criou um patchwork de ladrilhos hidrulicos. Para render a bela composio, ele misturou peas lisas e decoradas e grandes e pequenas. A cor mestra o laranja.

visual desejado. Fotografe e pea para o vendedor numerar as bolachas na ordem de seu esquema. isso facilitar quando for instalar no local. voc pode fazer o mesmo com ladrilhos hidrulicos.

Novos revestimentos
aula 2 por Dcio Navarro

O imbatvel porcelanato

Desde a dcada de 1990, quando entrou com tudo no mercado nacional, o porcelanato est entre os revestimentos de piso mais procurados. Resistente, bonito e fcil de manter, ao longo do tempo ele foi ganhando novos formatos e tamanhos. Hoje, pode ser encontrado nas medidas 45 x 45 cm, 60 x 60 cm, 80 x 80 cm e 90 x 90 cm. Em ambientes pequenos, como lavabos, prefira os menores, pois geram menos perda. J espaos acima de 6 m, devem receber as peas maiores, o que possibilita poucas emendas, passando a ideia de piso nico. os porcelanatos retificados, graas aos cantos vivos, permitem rejuntes discretos, de no mximo 1 mm, o que faz toda a diferena no acabamento. Em cozinhas integradas com a sala, a tendncia aponta para os produtos de tons mate. De aparncia opaca, eles acompanham o brilho rebaixado do piso de madeira do living.

Com os novos porcelanatos que imitam madeira de demolio, as tbuas proibidas em reas molhadas agora podem ir at para dentro dos boxes de chuveiro. As peas que vestem esta parede tm 80 x 20 cm.

Coordenao e reportagem: Maria Helena Pugliesi Produo e edio: Cristiane Komesu Agradecimentos s lojas Differenza, C&C, Emme Due, Pisos e Azulejos Antigos.

You might also like