You are on page 1of 22

93

Centro Cultural da Juventude:


um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo1
EDUARDO VICENTE* ROSANA SOARES**
RESUMO: Este trabalho se prope a discutir a cultura musical da periferia da cidade de So Paulo (Brasil) atravs da anlise das produes desenvolvidas no Centro Cultural da Juventude (CCJ), um importante espao cultural pblico localizado na Zona Norte da cidade. A inteno do texto concentrar-se na diversidade musical produzida no local ou oferecida em sua programao, entendendo que ela expressa, em grande medida, a riqueza tnica e cultural da metrpole. A escolha do CCJ como ponto de observao privilegiado dessa produo deve-se, em primeiro lugar, ao fato de que o centro um importante espao de debate e valorizao da msica independente do Brasil, organizando frequentemente shows e eventos com artistas e gneros musicais geralmente distantes do mainstream. Tambm por essa razo, o Centro possui, desde 2006, um estdio de gravao onde so produzidos gratuitamente CDs de artistas e bandas da regio. PALAVRAS-CHAVE: Msica popular brasileira; msica independente; msica em So Paulo-Brasil. ABSTRACT: This paper aims to discuss the musical culture from the suburb of So Paulo (Brazil) through the analysis of the production developed in the Youth Cultural Center (YCC), a major public cultural space located in the north of the city. Our intent is to focus on the musical diversity produced there or offered in their schedule, understanding that it expresses, in a certain way, the ethnic and cultural richness of Brazil. The Center is an important space to debate and produce the independent music in Brazil, often organizing events with artists and musical genres that are away from the Brazilian musical mainstream. The region where YCC is located has many favelas and poor neighborhoods, concentrating a significant afro-brazilian population and migrants from the poor northeast of
Uma verso preliminar deste artigo foi apresentada no Congresso Conversaes Sul-Norte da Associao Internacional de Pesquisa em Mdia e Comunicao (Durban/frica do Sul, University of KwaZulu Natal, julho de 2012). A participao no congresso teve apoio da Pr-Reitoria de PsGraduao da USP e da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo (Fapesp). * Eduardo Vicente. Doutor em Comunicao pela Universidade de So Paulo (USP). Professor do Programa de Ps-Graduao em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de So Paulo e do Departamento de Cinema, Rdio e Televiso da ECA-USP. E-mail: edduvicente@gmail.com. ** Rosana Soares. Doutora em Comunicao pela Universidade de So Paulo (USP). Professora do Programa de Ps-Graduao em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de So Paulo e do Departamento de Jornalismo e Editorao da ECA-USP. E-mail: rosanasoares@gmail.com.
1

VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

94

Brazil. Also for this reason, since 2006 the Center has a recording studio where local artists can record cds for free. KEYWORDS: Brazilian Popular Music; Independent Music; music in So Paulo-Brazil.

e histria do Centro Cultural, iremos nos concentrar na discusso sobre a msica apresentada e produzida naquele espao (como veremos, uma de suas reas de atuao mais importantes), j que o CCJ conta com um laboratrio multimdia que atende a msicos independentes da cidade. Iremos abordar especialmente quatro dos gneros musicais de maior relevncia dentro do CCJ: o samba, o reggae, o rock underground e o rap. A escolha por esses gneros tem duas justificativas principais. A primeira a de sua relevncia para a populao jovem da periferia da cidade especialmente afrodescendentes que no se faz acompanhar de uma presena mais marcante na mdia tradicional. A segunda de seu carter evidentemente hbrido, que aponta para a necessidade de se pensar a questo dos dilogos sul-norte para alm das claras limitaes estabelecidas pelo conceito de imperialismo cultural objetivo da terceira parte do artigo 2 . Enfatizamos, dessa forma, as crescentes narrativas e o potencial positivo da mdia do e no hemisfrio sul. Alm disso, apresentamos a mdia como possibilidade de empoderamento de marginalizados e estigmatizados, abordando temas como hegemonias regionais e contra hegemonias. Nesse sentido, buscamos refletir sobre os dilogos sul-norte retomando o conceito de globalizao como um processo de fracionamento e composio do mundo: A globalizao no um simples processo de homogeneizao, mas de reordenamento das diferenas e desigualdades, sem suprimi-las: por isso, a multiculturalidade um tema indissocivel dos movimentos globalizadores (GARCA CANCLINI, 1999, p. 11).
Os autores gostariam de expressar sua gratido a Karen Cunha, diretora de programao do CCJ, pelas informaes fornecidas a respeito do Centro e de sua atuao.
2

ste trabalho se prope a discutir a atuao do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), um importante espao cultural pblico localizado na zona norte da cidade de So Paulo (SP). A partir da apresentao do projeto

VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

95

So Paulo e o CCJ
So Paulo a capital do Estado de mesmo nome localizado na regio Sudeste do Brasil. Ela a maior cidade do pas e uma das dez maiores do mundo. Segundo dados de 2007
3

, a cidade possui uma populao estimada em

aproximadamente 11 milhes de habitantes, que se eleva a mais de 19 milhes se considerarmos sua regio metropolitana (a Grande So Paulo). Esta populao foi formada pelo afluxo de imigrantes,

predominantemente europeus 4 , por uma populao afrodescendente formada a partir da vinda de trabalhadores escravos da frica e por migrantes de regies mais pobres do pas, especialmente a regio Nordeste. O CCJ foi inaugurado em maro de 2006 e pertence Secretaria Municipal de Cultura de So Paulo. Segundo informaes disponibilizadas em seu site, ele
(...) o maior centro pblico dedicado aos interesses da juventude paulistana. So 8 mil metros quadrados de arquitetura moderna e arejada, reunindo biblioteca, anfiteatro, teatro de arena, sala de projetos, Internet Livre em banda larga, laboratrio de idiomas, laboratrio de pesquisas, estdio para gravaes musicais, ilhas de edio de vdeo e de udio, ateli de artes plsticas, sala de oficinas e galeria para exposies, alm de uma ampla rea de convivncia5.

O CCJ localiza-se na Zona Norte de So Paulo, uma regio carente e consideravelmente distante da rea central da cidade. Quando de sua inaugurao ele era, segundo Karen Cunha, diretora de programao do CCJ6, o nico espao cultural da regio. Por essa razo, ainda segundo Karen Cunha, uma das primeiras funes do CCJ, desde o incio, foi a de oferecer um espao de convvio e atividades culturais e de lazer que auxiliassem na reduo dos nveis de violncia da regio.

http://www.ibge.gov.br/home/download/estatistica.shtm. Entre os europeus, destacam-se especialmente os portugueses, italianos e espanhis. Entre os imigrantes no europeus h significativas colnias de japoneses, coreanos e srio-libaneses. 5 http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/ccj/. Acessado em 13/05/2012. 6 Depoimento concedido aos autores em 17/04/2012. Estaremos nos referindo a esse depoimento em todas as ocasies em que o nome de Karen Cunha for citado durante o artigo.
3 4

VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

96

Mas o mais importante, nesse momento, entender como o CCJ definiu qual seria sua estratgia para atender aos interesses da juventude paulistana. De acordo com o depoimento de Karen Cunha, uma das estratgias do CCJ foi vincular sua ao, na rea musical, promoo de gneros vinculados e um pblico jovem, mas que no recebiam maior ateno do mercado (tanto de gravadoras como de casas de shows). Nesses termos, o Centro se estabeleceu mais como um espao para a produo musical independente associada a um pblico jovem do que a um pblico necessariamente local ou perifrico. Segundo informaes divulgadas no site do Centro, o CCJ busca trs objetivos em sua ao junto aos jovens fomentar o acesso, a produo e a reflexo:
Para atingir o primeiro objetivo, o acesso, o Centro conta com uma programao completa de arte e cultura, com oficinas e cursos, mostra de cinema, exposies de arte e muito mais. J a produo o apoio do CCJ para que voc ou seu grupo tenham um espao fsico e estrutura para produo artstica e cultural. Voc pode exibir sua obra de arte, utilizar o estdio para editar um filme ou para os ensaios do grupo de dana. Por ltimo, a reflexo, um espao para o debate da importncia e qualidade dos programas e projetos (pblicos ou privados) para os jovens7.

Em relao ao acesso, Karen Cunha considera que foi crucial para o Centro, no tocante msica, a estratgia de trazer artistas internacionais consagrados para a realizao de shows. O primeiro desses nomes foi Ian MacKaye, uma figura lendria do punk/hardcore norte-americano, que se apresentou em abril de 2007. Outro show destacado por Karen Cunha foi o de Jah Shaka, artista jamaicano radicado no Reino Unido e ligado ao dub e ao reggae rastafri. Ela entende que a presena desses nomes no CCJ aumentou o respeito pelo espao, tornou-o conhecido do pblico de outras regies da cidade e despertou o interesse de artistas nacionais ligados a esses gneros musicais para se apresentarem no local. Em relao produo, o CCJ criou, ainda em 2006, um Laboratrio de Multimdias (Lab C), que dispe de quatro ambientes dedicados a produo, gravao e edio em audiovisual. At o presente, segundo informaes do CCJ,
(...) aproximadamente 700 bandas j passaram pelo Lab C, o que gerou 4,2 mil fonogramas digitais alm de quatro coletneas lanadas pelo selo do estdio, o CJ.

http://juventude.sp.gov.br/portal.php/divirta-se/centroculturaldajuventude. 12/05/2012.

Acessado

em

VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

97

O destaque dessas coletneas fica por conta do Escuta Jazz e Escuta Rap (duplo) que esgotaram rapidamente. (...) O Rap e o RocknRoll foram os estilos musicais que mais foram gravados no CCJ8.

Quanto reflexo, o CCJ promove anualmente o evento Outubro Independente: (...) um festival voltado para a reflexo e promoo da produo cultural
independente, local e mundial, que traz, durante todo o ms, shows, palestras, filmes, debates, oficinas, performances, workshops e exposies9.

A msica no CCJ
Embora destacando a diversidade musical que tem ocupado o CCJ desde sua criao10, gostaramos de nos deter agora sobre os quatro gneros que, no nosso entender, englobam boa parte da produo musical desenvolvida ou exibida no Centro, alm de serem especialmente significativos para o cenrio cultural da periferia de So Paulo: o samba, o reggae, o rock underground e o rap. Samba: embora seja mais reconhecido dentro e fora do Brasil como um gnero musical ligado cidade do Rio de Janeiro, o samba tem uma forte presena em So Paulo. A Zona Norte da cidade, local onde se localiza o CCJ, abriga por exemplo a GRESM Camisa Verde e Branco, uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade, e o Sambdromo, local onde so realizados os desfiles das escolas da cidade durante o carnaval. importante notar que depois de quase um sculo da primeira gravao de uma msica ligada ao gnero11, o termo samba atualmente designa uma imensa quantidade de subgneros ligados s mais variadas vertentes. Por isso Karen Cunha subdivide a ao do Centro entre trs vertentes do gnero: Samba de raiz: Artistas tradicionais do samba, especialmente aqueles ligados histria das Escolas de Samba do Rio, como Monarco, Ivone Lara e Velha Guarda da Portela, entre outros, sempre tiveram, segundo Karen Cunha, boa
Multimeios Seis Anos, release no publicado fornecido pelo CCJ. http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/programas-ccj/. Acessado em 12/05/2012. 10 Alm de grupos instrumentais, mais jazzsticos, o Centro recebe um nmero significativo de artistas independentes da MPB (um gnero musical tradicional do pas). Exemplos de alguns de seus trabalhos no Centro podem ser acessados em http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/category/musica/. 11 Pelo Telefone, interpretada por Baiano, em 1917, para a Casa Edison do Rio de Janeiro, considerada a primeira gravao do gnero (TINHORO, 1981, p.37).
8 9

VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

98

recepo por parte do pblico jovem do CCJ12. Pode-se dizer que estes artistas representam uma tradio do samba j bastante consagrada em termos artsticos e capaz de atrair a ateno e o respeito de um pblico amplo, que mantm o que podem ser considerados como valores de pureza, autenticidade, resistncia s influncias internacionais e modernizantes da indstria cultural.

Ritmos afrobrasileiros: Um dado curioso observado por Karen Cunha o da existncia de vrios projetos, dentro do CCJ, envolvendo ritmos afrobrasileiros anteriores ao samba e que acabaram excludos do processo de industrializao da msica popular urbana do pas. Entre estes ritmos podem ser citados o Jongo, o Samba de Bumbo e o Batuque de Umbigada13. Karen Cunha atribui esses projetos a uma atividade de pesquisa mais propriamente acadmica desenvolvida por monitores do CCJ dentro de uma perspectiva curatorial. Ressalta ainda o sucesso dessas produes junto a um pblico universitrio e no necessariamente formado por afrodescendentes. Tambm aqui, talvez seja lcito considerar que essa uma produo que se legitima por sua autenticidade nos mesmos termos propostos para o samba de raiz.

Sambarock: O sambarock (tambm conhecido como swing, sambalano) pode ser definido como um estilo de dana que mistura elementos do rock e do samba e est ligado aos bailes black promovidos por equipes de som na periferia dos grandes centros urbanos brasileiros desde o final dos anos 1960. Esses bailes, que inicialmente contavam apenas com msica gravada norteamericana (funk e soul, basicamente) foram, desde seu surgimento, um importante aspecto do processo de afirmao de uma identidade negra jovem

Vdeos de algumas dessas apresentaes podem ser acessados em: http://www.youtube.com/watch?v=4xvJFyXS6YU; http://www.youtube.com/watch?v=P1QpW8tKkDI; http://www.youtube.com/watch?v=AsIF2LEmwnQ. 13 Podem ser citados entre os artistas ligados a essas tradies que se apresentaram no CCJ os trabalhos de Sambaqui, Treme Terra (http://www.youtube.com/watch?v=K-7qiOtgwIw), Ilu Ob de Mim (http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/2007/05/14/escuta-batuques-ilu-oba-de-min/), Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene (http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/2011/11/06/orquestra-deberimbaus-do-morro-do-querosene/ e http://www.youtube.com/watch?v=Nkg9548vI20), entre outros.
12

VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

99

no Brasil. Artistas brasileiros rapidamente incorporaram a guitarra eltrica e influncias dessa msica em sua produo, sendo por sua vez incorporados ao repertrio dos bailes. Nomes como Jorge Ben (hoje conhecido como Jorge Ben Jor), um dos precursores dessa tendncia, chegaram a alcanar grande sucesso comercial no pas. No entanto, essa black music brasileira, que teve seu auge comercial nos anos 1970, tem hoje uma presena bastante reduzida no rdio e na televiso do pas. No CCJ, ao contrrio, so muitas as apresentaes de artistas e grupos ligados ao sambarock. Karen Cunha observa que o pblico que acompanha tais apresentaes, formado predominantemente por jovens afrodescendentes, tem grande preocupao com sua produo visual e com os passos de dana14. Muitas das apresentaes mesclam artistas jovens como nomes mais tradicionais do segmento15.

Reggae: O Brasil conta com uma forte produo local de reggae, impulsionada por centenas de artistas e bandas, alguns inclusive com um razovel sucesso comercial. Como j foi mencionado neste texto, a apresentao de Jah Shaka no CCJ fortaleceu o vnculo do espao com esse segmento. Segundo Karen Cunha, o Centro valoriza especialmente apresentaes de artistas de reggae da vertente dub, mais instrumental, experimental e menos valorizado comercialmente do que o reggae tradicional. De qualquer modo, todas as vertentes do reggae acabam representadas na atividade do Centro, que j gravou trabalhos de artistas locais como Guerreiros de Sio e Adonai, alm de ter recebido apresentaes de artistas nacionais e

Em relao ao cuidado visual dos jovens afrodescendentes, ligado evidentemente a questes de afirmao identitria, vale mencionar a chamada Feira Preta de So Paulo criada em 2002 que, segundo seus realizadores, constitui-se no maior encontro de cultura negra da Amrica Latina. Une cultura e comrcio de produtos tnicos em uma grande celebrao, conforme http://www.feirapreta.com.br/?page_id=1279. 15 Trechos de algumas dessas apresentaes podem ser apreciados em http://www.youtube.com/watch?v=ueR95vGyUFw, http://www.youtube.com/watch?v=dMue7bPrrz8 e http://www.youtube.com/watch?v=9fP2x8lKWY0.
14

VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

100

internacionais como Ras Haitrm, Ambulantes, Bushman, Firebug, Cidade Verde Sounds, Buguinha Dub e Dub Mastor, entre outros16.

Rock underground: A cena do rock underground de So Paulo surgiu no final da dcada de 1970 influenciada pelo surgimento do punk rock. Msicos e apreciadores da cena circulam desde essa poca pela Galeria do Rock, um edifcio localizado no centro da cidade que rene centenas de lojas de discos, roupas, tatuagens e acessrios 17 . Bandas do rock underground brasileiro, quase sempre cantando em portugus (lngua falada no Brasil), tiveram significativa presena no mercado fonogrfico nacional durantes perodos das dcadas de 1980, com o surgimento do chamado BRock; 1990, com o surgimento de bandas de Recife ligadas ao movimento Mangue Beat; e 2000, com uma maior presena de bandas voltadas a um pblico adolescente e a predominncia da temtica romntica. O CCJ acaba acolhendo bandas de praticamente todas as vertentes do rock underground brasileiro. Como alguns dos muitos exemplos, podemos citar a banda Clera, remanescente da cena punk paulistana dos anos 1970; grupos punk e hardcore atuais como Dead Fish, Garotos do Subrbio, Coliso Social e Restos de Nada; bandas ligadas ao movimento Vegan Straight Edge e mesmo artistas mais comerciais, como Pitty. Rap: O rap chega ao Brasil nos anos 1980 atravs das equipes de som que organizavam os bailes black j citados aqui. As primeiras gravaes de raps nacionais, sempre cantados em portugus,
(...) ocorreram no final dos anos 80, principalmente atravs de gravadoras independentes e das prprias equipes de som. Merecem destaque os discos Ousadia do Rap, primeira coletnea de artistas nacionais do segmento, produzida e lanada pela Kaskatas Records; O Som das Ruas, da Chic Show; Situation Rap, da Fat Records; Conscincia Black, da Zimbabwe, e Cultura de Rua, da Gravadora Eldorado (VICENTE, 2002, p. 178).

16 Vdeos de algumas dessas apresentaes podem ser encontrados em http://www.youtube.com/playlist?list=PL395C12D7592649B9. 17 A galeria (http://www.galeriadorock.com.br/blog/) tambm possui, em seu piso inferior, uma srie de lojas (especialmente de roupas) e sales de beleza voltados para os apreciadores do rap.

VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

101

No incio dos anos 1990 surgiriam as primeiras posses, nome que tambm foi adotado no Brasil para denominar as organizaes criadas com o objetivo de difundir a cultura Hip Hop18 e, ao mesmo tempo, organizar atividades polticas e comunitrias nas regies em que atuavam (PIMENTEL, 1997, p. 29). nessa verso politizada e crtica que o rap acabou obtendo maior repercusso no pas durante os anos 1990. Em So Paulo, durante aquele momento, o grupo mais importante a surgir foi o Racionais MCs, que foi o grande destaque do Video Music Brasil (VMB) da MTV brasileira de 199819. Em artigo originalmente escrito em 1999, Maria Rita Kehl afirmara sobre os Racionais: A fora dos grupos de rap no vem de sua capacidade de excluir, de colocar-se acima da massa e produzir fascnio, inveja. Vem de seu poder de incluso, da insistncia na igualdade entre artistas e pblico, todos negros, todos de origem pobre, todos vtimas da mesma discriminao e da mesma escassez de oportunidades (KEHL, 2008, p. 69). Por meio da anlise das msicas, a autora aponta a postura extrema adotada pelo lder do grupo, Mano Brown, ao no dialogar com a mdia e manter-se, supostamente, avesso indstria musical: o artista no se volta para a classe mdia branca que critica duramente, mas para os garotos pobres da mesma periferia onde nasceu e ainda vive. Desse modo, por meio da cena musical temos o estabelecimento de marcas identitrias que afirmam, de forma propositiva, um modo de estar e fazer singulares (cf. SOARES, 2011). Por alguns anos, o rap ainda manteve alguma repercusso junto mdia, principalmente atravs de trabalhos lanados por gravadoras independentes, porm, ao longo da dcada de 2000 o interesse comercial pelo gnero foi declinando. No entanto, sua presena foi sempre fundamental dentro das atividades do CCJ, tanto atravs da apresentao de inmeros artistas nacionais e internacionais como da gravao de trabalhos de artistas e grupos como Associao Livre, Edi Rock, Literatura Suburbana, Mano Ru, Odisseia das Flores (um grupo feminino), Dj
Tambm no Brasil o rap se desenvolveu dentro da cultura Hip Hop e se liga at hoje street dance e graffiti art. 19 O grupo obteve os prmios de melhor clipe de rap e Clipe do Ano pela votao popular por Dirio de um Detento, alm de realizar um aclamado show durante o evento, cf. http://vmb.mtv.uol.com.br/vmbpedia/1998 (acessado em 12/05/2012).
18

VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

102

Magro, Dj Yellow P, Mc Trexx, Mc RNT e Rimologia, alm das coletneas Festival Reviva RAP I, II e III20. Nos ltimos anos, pode-se observar uma revalorizao do rap no cenrio de So Paulo e do Brasil como um todo. Nomes como Criolo e Emicida tm alcanado desde 2011 grande repercusso e realizado shows por todo o pas. Por um lado, isso parece denotar uma mudana nas formas de apropriao da msica e da cultura de periferia por parte dos meios de comunicao. Como exemplo disso, podemos citar o programa televisivo Manos e Minas, da TV Cultura de So Paulo21, cuja existncia foi considerada por Criolo, em 2009, como algo inimaginvel cinco anos antes22, alm claro, da prpria atuao do CCJ e de outros espaos culturais pblicos e privados da cidade. Nesses espaos, pode ser percebido tambm um movimento de maior valorizao artstica do rap, especialmente de sua poesia, que passou a ser celebrada em diversos saraus e eventos realizados na cidade. Por outro lado, esse movimento tambm parece se realizar a partir de uma mudana de postura dos artistas, que parecem dispostos a alcanar um pblico mais amplo (mas sem que isso signifique, ao menos nos casos dos nomes citados, um afastamento das questes da periferia de So Paulo). A trajetria de Criolo nos parece emblemtica desse processo. Criolo fundou, em 2006, a Rinha dos MCs, um evento atualmente apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado de So Paulo que oferece um espao de apresentao para rappers free style, reunindo tanto artistas mais experientes como iniciantes. Tambm em 2006, Criolo lanou seu primeiro CD, Ainda h tempo. J nesse primeiro trabalho ele realiza uma mistura entre o rap e gneros nacionais como o samba e a MPB, o que se tornou uma marca de seu trabalho. Seu lbum mais recente, N na orelha23, de 2011, alcanou grande reconhecimento, inclusive por parte de artistas tradicionais da MPB tais como Chico Buarque e Caetano Veloso. Com este ltimo, ele se apresentou
Multimeios Seis Anos, op. cit. http://tvcultura.cmais.com.br/manoseminas. A TV Cultura uma emissora educativa de So Paulo. 22 http://www.maissoma.com/2009/12/15/perfil-criolo-doido-filosofo-do-submundo. Acessado em 10/05/2012. 23 Ambos os discos, bem como trabalhos de Emicida e outros rappers brasileiros, esto disponveis para download autorizado e gratuito no site http://www.rapnacionaldownload.com/#.
20 21

VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

103

na cerimnia de entrega do VMB de 201124, onde obteve os prmios por melhor disco (N na orelha), melhor msica (No Existe Amor em SP25) e revelao do ano. J Emicida levou os prmios de clipe do ano (Ento toma) e artista do ano. Em suas melodias, Criolo assume uma perspectiva de insero e ocupao dos espaos pblicos urbanos materializada nas rinhas realizadas nas regies mais centrais da cidade de So Paulo sem perder, entretanto, sua origem perifrica. Dos detentos isolados em presdios aos habitantes circulando pela metrpole, notamos no apenas um deslocamento geogrfico, mas tambm simblico transposies culturais que apontaremos a seguir na produo musical acima identificada e nas relaes entre globalismos e localismos sul-norte que podem ser estabelecidas a partir delas.

Dilogos norte-sul e identidade cultural: entre globalismos e localismos


Em sua obra Mundializao e cultura (1994), Renato Ortiz parte da premissa de que, desde o final do sculo XX, intensos processos de globalizao incidiram sobre as sociedades transcendendo grupos, etnias, classes e naes, caracterizando o que, poca, denominou como sociedade civil mundial (ORTIZ, 1994, p 7). Antes de nos voltarmos para as transformaes que, passadas quase duas dcadas, impactaram as produes culturais e aquilo que costumava ser pensado, de modo dicotmico, como uma oposio entre norte ou sul, hegemonia ou subalternidade, globalismo ou localismo, gostaramos de tratar, ainda que brevemente, do conceito de sociedade para estend-lo a outros pensadores e s relaes sociais contemporneas. nessa perspectiva que gostaramos de discutir a cultura musical da periferia da cidade de So Paulo por meio da anlise das produes desenvolvidas
24 25

http://www.youtube.com/watch?v=rqKEcbQmf2g. No existe amor em SP/ Um labirinto mstico onde os grafites gritam / No d pra descrever numa linda frase... / Os bares esto cheios de almas to vazias / A ganncia vibra, a vaidade excita / Devolva minha vida e morra afogada em seu prprio mar de fel / Aqui ningum vai pro cu.
VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

104

no CCJ, procurando inserir a temtica num eixo mais amplo de reflexes tericas. Esperamos, nesse momento, contribuir para o aprofundamento do debate no campo da cultura, superando antagonismos entre produtos populares, eruditos ou massivos, e inserindo-o nos complexos processos de mundializao que caracterizam a primeira dcada do sculo XXI. A perspectiva trazida pela concepo de uma sociedade global ou sociedade em rede, na expresso de Castells (1999) ao se referir s determinantes tecnolgicas e seus impactos nas relaes humanas , guarda peculiaridades em relao a outras pocas histricas. Como afirma Ianni, no horizonte da sociedade global, so outras e novas as condies sociais, econmicas, polticas e culturais nas quais se constitui e desenvolve o indivduo (IANNI, 1992, p. 11).

Consequentemente, os dilemas da cidadania, do cidado do mundo, no se limitam aos aspectos polticos, ou jurdico-polticos; envolvem tambm os sociais, econmicos e culturais. medida que caminha, o processo democrtico necessariamente compreende todos os nveis da vida social (IANNI, 1992, p. 11). Atravs desse movimento, a sociedade se vitaliza e se fortalece. Ao contrrio de vises totalizantes, vimos surgir, nos ltimos anos, um acirramento dos embates entre os modos de visibilidade e/ou invisibilidade inscritos na cultura contempornea, em que binarismos simplistas no so suficientes para refletir sobre os processos de legitimao cultural e as cada vez mais constantes transposies presentes no campo das trocas simblicas. Os mecanismos de reproduo social e sua eficcia, organizando o mundo histrico por meio de discursos que buscam atestar a ordem estabelecida (cf. BOURDIEU, 2009), so desafiados pelos diversos atores sociais por meio de diferentes usos e apropriaes. Como afirma De Certeau (1996), a relao entre estratgias e tticas imprime novas relaes de fora entre os diversos sujeitos, possibilitando deslocamentos e o contorno de outros cenrios culturais na busca por afirmaes identitrias alternativas:
Chamo de estratgia o clculo (ou a manipulao) das relaes de foras que se torna possvel a partir do momento em que um sujeito de querer e poder (uma empresa, um exrcito, uma cidade, uma instituio cientfica) pode ser isolado. A estratgia postula um lugar suscetvel de ser circunscrito como algo prprio e ser a

VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

105

base de onde se podem gerir as relaes com uma exterioridade de alvos ou ameaas (os clientes ou os concorrentes, os inimigos, o campo em torno da cidade, os objetivos e objetos de pesquisa etc.) (DE CERTEAU, 1996, p. 99).

Ao recortar o lugar de um poder e um querer prprios, as estratgias circunscrevem o campo dos possveis e os eixos a partir dos quais ordenar o campo simblico, operando no nvel das formaes discursivas (cf. FOUCAULT, 1996). As tticas, por sua vez, so determinadas pela ausncia de um prprio. Ao contrrio, trata-se de uma ao calculada em que nenhuma delimitao de fora lhe fornece a condio de autonomia. A ttica no tem por lugar seno o outro. E por isso deve jogar com o terreno que lhe imposto tal como o organiza a lei de uma fora estranha (DE CERTEAU, 1999, p. 100). Para De Certeau, por essa razo, a ttica no tem meios para se manter em si mesma, distncia, numa posio recuada, de previso e de convocao prpria: a ttica movimento dentro do campo de viso do inimigo, como dizia von Bllow, e no espao por ele controlado (DE CERTEAU, 1999, p. 100). Movimento empreendido a partir de um no lugar e na temporalidade do instante, a ttica astcia na medida em que no se atribui um projeto uno, tampouco totaliza o adversrio em um campo objetivvel: Ela opera golpe por golpe, lance por lance. Aproveita as ocasies e delas depende, sem base para estocar benefcios, aumentar a propriedade e prever sadas. O que ela ganha no se conserva. (...) Cria ali surpresas. Consegue estar onde ningum espera (DE CERTEAU, 1999, p. 100). Definida como a arte do fraco, na disputa entre estratgias e tticas vemos surgir oscilaes entre produes hegemnicas ou perifricas, pois todo sistema carrega em si suas prprias contradies: aquilo que o define e aquilo que o fratura; a norma e o desvio; a sutura e a brecha. A perspectiva que se coloca fundamental para olharmos aes como aquelas propostas pelo CCJ, em que as tenses entre gneros e artistas j consagrados ou experimentais, modos de certificao pelas mdias, expectativas antagnicas de agentes culturais, artistas e pblicos confrontam uma viso estereotipada da periferia e seus modos de representao, alm de problematizar, do ponto de vista musical, as demarcaes entre estilos nacionais ou estrangeiros. Tradio e modernidade se misturam em processos que problematizam as relaes de poder estabelecidas, bem
VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

106

como os discursos correntes (cf. CHARAUDEAU, 2006), contemplando, em maior ou menor grau, possibilidades de experimentao em termos culturais, tanto no que diz respeito produo quanto recepo. Ao faz-lo, promovem-se dilogos recprocos em que reapropriaes e ressignificaes podem ser tomadas como espaos de resistncia e subverso, para alm da submisso ou incorporao da periferia pelo centro (seja em termos geogrficos ou simblicos), tanto em termos globais como regionais ou locais, como vemos na experincia do CCJ. Trata-se, sobretudo, de um resgate do cotidiano em suas formas de diferenciao, a afirmao da identidade do local dentro de um mundo globalizado, identidade que no sinnimo de homogeneizao, mas que permite espaos de pluralidade. Como afirma Maffesoli, a heterogeneidade de prticas propicia tambm a polifonia de discursos:
importante notar que essa sociedade complexa repousa sobre um conjunto de valores que no tinham direito de cidade na vida social; quando muito estavam acantonados na ordem do privado. Alm disso, no se lhes conferia nenhuma dignidade acadmica. Esse era o caso daquilo que se relaciona com o comunitarismo, com o cotidiano, o localismo, o presente, o passional, e, evidentemente, certamente com o imaginrio, sob suas diversas modulaes. So essas banalidades que til analisar no momento em que, tendo falido as grandes causas ideolgicas, urgente voltar aos problemas essenciais da vida sem qualidade (MAFFESOLI, 1995, p. 14).

Dentro dessa perspectiva, a produo cultural presente na periferia da cidade de So Paulo no pode ser vista, como em suas origens, apenas como espao de militncia poltica ou de contestao e negao, mas como formuladora de propostas e portadora de uma determinada concepo de mundo que dialoga com gneros e estilos globais. No estaria apenas a servio de, mas teria voz prpria sem deixar de ser balizada por padres coletivos. Em uma sociedade plural e complexa, vrios saberes constituem-se mutuamente, integrando-se e desintegrandose continuamente. Nesse quadro, as intervenes culturais tambm podem ser caracterizadas como geradoras de conhecimento por meio de polticas abrangentes, visando promover aes pontuais e interagir com espaos de produo j estabelecidos. Retomando as proposies de Ortiz (1994), podemos identificar, desde o final do sculo XX, processos de globalizao da economia e de mundializao da cultura, constituindo o estdio supremo de internacionalizao e amplificao,
VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

107

em um sistema-mundo, de todos os lugares e os indivduos, embora em graus diversos. Como afirmado por Milton Santos (1993), nesse sentido, a Terra torna-se um s e nico mundo e assiste-se a uma refundio da totalidade-terra (SANTOS, 1993, p. 49), representando uma nova fase da histria humana, trazendo possibilidades concretas de reorganizao social que vm desequilibrar aquelas j existentes, forando a um repensar da prpria sociedade como um todo. Algumas caractersticas poderiam ser apontadas ao tratarmos das possibilidades de dilogos sul-norte em diversos mbitos. Dentre elas, destacamos aquelas propostas por Santos ao se referir aos modos de inscrio no espao-tempo contemporneo: a) transformao dos territrios nacionais em espaos da economia internacional; b) exacerbao das especializaes produtivas no nvel do espao; c) tenso crescente entre localidade e globalidade proporo que avana o processo de globalizao (SANTOS, 1993, p. 50). Colocam-se, assim, processos de desterritorializaes e reterritorializaes que reformulam as noes de espao no mais como espaos fsicos, mas como espaos imaginrios. Nas palavras de Ortiz, o movimento de desterritorializao no se consubstancia apenas na realizao de produtos compostos, ele est na base da formao de uma cultura internacional-popular cujo fulcro o mercado consumidor. Projetando-se para alm das fronteiras nacionais, esse tipo de cultura caracteriza uma sociedade global de consumo, modo dominante da modernidade-mundo (ORTIZ, 1994, p. 111). Criam-se, assim, smbolos e signos mundializados que vo formando comunidades imaginrias onde os indivduos passam a se identificar e reconhecer, independente de sua procedncia ou localizao. Segundo Ortiz, tais comunidades articulam uma memria internacional popular, que funcionaria como um sistema de comunicao: Por meio de referncias culturais comuns, ela estabelece a convivncia entre as pessoas (ORTIZ, 1994, p. 129), atravessando fronteiras espaciais, temporais e culturais. De acordo com Hall, quanto mais a vida social se torna mediada pelo mercado global de estilos, lugares e imagens, pelas viagens internacionais, pelas imagens da mdia e pelos sistemas de comunicao globalmente interligados, mais as identidades se tornam desvinculadas desalojadas de tempos,
VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

108

lugares, histrias e tradies especficos e parecem flutuar livremente (HALL, 2001, p. 75). De modo semelhante, podemos pensar esses lugares de memria a partir da definio de no lugares proposta por Aug: Se um lugar pode se definir como identitrio, relacional e histrico, um espao que no pode se definir nem como identitrio, nem como relacional, nem como histrico definir um no-lugar (AUG, 1994, p. 73). A hiptese por ele defendida a de que a supermodernidade seria formadora de no lugares que, ainda assim, possibilitariam modos sensrios de construo de subjetividades. Lyotard relaciona tais processos criao de comunidades de sentimentos, articulando o campo do simblico e a constituio de imaginrios sociais:
De fato, no podemos dizer que um sentimento possa receber o assentimento de todos sem mediao, i-mediatamente, sem pressupor algum tipo de comunidade de sentimento que faa com que cada um dos outros indivduos, colocado diante da mesma situao, da mesma obra, possa ao menos dispor de um mesmo julgamento sem elabor-lo conceitualmente (LYOTARD, 1993, p. 259).

Assim, principalmente em relao ao juzo esttico, existiria uma comunidade sentimental anterior a qualquer comunicao e a qualquer pragmtica, alargando as trocas possveis entre lugares e no lugares, ou entre espaos consolidados e em constituio. nesse sentido que o cotidiano assume papel crucial ao se colocar como o espao possvel para a realizao de identidades plurais e como lugar de resistncia:
O espao ganhou uma nova dimenso: a espessura, a profundidade do acontecer, graas ao nmero e diversidade enormes dos objetos, isto , fixos, de que, hoje, formado e ao nmero exponencial de aes, isto , fluxos, que o atravessam. Essa uma nova dimenso do espao, uma verdadeira quinta dimenso. O tempo do cotidiano compartilhado um plural, o tempo dentro do tempo (SANTOS, 1993, p. 21).

a partir, portanto, da complexidade da sociedade atual, da necessidade de expresso de seus grupos e da recusa ao autoritarismo que se insere a noo de pluralidade presente em aes locais, como aquelas empreendidas pelo CCJ, atualizando a noo de cidados mundiais para alm dos deslocamentos geogrficos ou da perspectiva homogeneizante da dominao global. Na concepo de Ortiz:
VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

109

Somos todos cidados do mundo, mas no no antigo sentido, de cosmopolita, de viagem. Cidados mundiais, mesmo quando no nos deslocamos, o que significa dizer que o mundo chegou at ns, penetrou nosso cotidiano. Curioso. Uma reflexo sobre a globalizao, pela sua amplitude, sugere primeira vista que ela se afaste das particularidades. Pois se o global envolve tudo, as especificidades se encontrariam perdidas na sua totalidade. Ocorre justamente o contrrio. A mundializao da cultura se revela atravs do cotidiano (ORTIZ, 1994, p. 8).

Nas palavras de Hall (1996), os novos tempos agrupam sob uma metfora nica um diferente nmero de aspectos da mudana social, aspectos esses no exatamente conectados, e que ocorrem simultaneamente em nvel local e global. No pode haver novos tempos sem novos sujeitos que tambm estejam em transformao. Hall no nega as transformaes em curso, mas sim a forma definitiva de nome-las sob um signo fechado como se estivessem nascendo a partir de uma ruptura radical em relao era moderna; no compartilha, portanto, da crena ps-moderna de que no haja mais espao para o significado, a representao, a significao e a ideologia, afirmando que, onde houver linguagem, essas relaes estaro presentes. Sob que circunstncias, ento, pode ser estabelecida uma conexo entre os diversos aspectos presentes na contemporaneidade? Hall (1996) aponta que podemos ter como exemplo dessa definio a questo do discurso. A chamada unidade do discurso de fato a articulao de diferentes partes, elementos distintos que podem ser rearticulados de formas variadas porque no possuem, obrigatoriamente, um sentido de pertena uns aos outros. Uma teoria da articulao tanto um caminho para entender como elementos ideolgicos surgem, em certas condies, para se agrupar em um discurso, quanto um caminho para perguntar como eles se tornam ou no articulados, em conjunturas especficas, para certos sujeitos. No contexto das mudanas atuais, as experincias modernas/psmodernas subvertem, enfraquecem ou fragmentam as paisagens culturais que no passado forneciam localizaes sociais, como demarcaes de etnicidade, classe, religio, nacionalidade, sexualidade, gnero (cf. HALL, 2001). Com isso, h a perda do sentido de si, por meio de um deslocamento do sujeito tanto de seu lugar social como de si mesmo. Por outro lado, considerando como mais um descentramento o retorno do sujeito, Hall afirma que o sujeito individual tem se
VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

110

tornado mais importante, assim como os sujeitos sociais coletivos como a classe, a nao ou o grupo tnico tornaram-se mais segmentados e pluralizados (HALL, 2001, p. 87). Vamos ento nos deparar com um falso dilema: com a globalizao, pode-se pensar que a identidade vai acabar de um modo ou de outro, retornando s suas razes ou desaparecendo atravs da assimilao e da homogeneizao (HALL, 2001, p. 88). Mas h outra possibilidade, especialmente se pensarmos nas experincias aqui retratadas a traduo:
Este conceito descreve aquelas formaes de identidade que atravessam e intersectam as fronteiras naturais, compostas por pessoas que foram dispersadas para sempre de sua terra natal. (...) As pessoas pertencentes a essas culturas hbridas tm sido obrigadas a renunciar ao sonho ou ambio de redescobrir qualquer tipo de pureza cultural perdida ou de absolutismo tnico. Elas esto irrevogavelmente traduzidas (HALL, 2001, p. 88).

Processos tradutrios colocam-se, portanto, no deslocamento de fronteiras e na interseo de modos e estilos de vida. Nesse sentido, de acordo com Said (1995), afirmamos que a autenticidade, quando se trata de culturas, no est pronta, disponvel; ela sempre construda e interpretada a partir de contextos especficos e realidades concretas. O autor apresenta duas definies de cultura: a primeira est relacionada s prticas autnomas dos campos social, econmico e poltico, que existem em formas estticas e tm a fruio como objetivo. Na segunda, a cultura considerada um repertrio daquilo que h de melhor na sociedade, nos campos do saber e do conhecimento. Esta definio associada, pelo autor, ideia de identidade combativa (cf. SAID, 1995), embora na maior parte do tempo as mdias trabalhem com o senso comum e consensos; entretanto, em determinados instantes, podem propor uma viso polissmica da realidade, traduzida por uma multiplicidade de abordagem e de sujeitos.

Consideraes finais
Localismos e globalismos se revelam, como vimos, enquanto conceitos imbricados um no outro, apontando para trnsitos entre as bordas dos circuitos

VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

111

estabelecidos (em termos de produo) e do pblico supostamente perifrico que pode ter acesso a esses diferentes produtos culturais (em termos de recepo). No se trata, portanto, de pressupor o que necessrio ou adequado para determinado pblico, visando conduzi-lo de modo fechado, mas de promover aes culturais operando entre repetio e inovao, regionalismos e cosmopolitismos. O circuito de reconhecimento e consolidao inclui tambm o agenciamento promovido pelas mdias, ocupando seus territrios e com elas interagindo no como sinal de adeso ou resignao, mas como certo modo de insero na indstria de maneira crtica, mantendo posicionalidades alternativas: Eu penso que a identidade cultural no fixa, sempre hbrida. Mas exatamente porque ela deriva de formaes histricas muito particulares, de histrias e repertrios de enunciao cultural muito especficos, que pode constituir uma posicionalidade um posicionamento , que ns chamamos, provisoriamente, de identidade (HALL, 1996, p. 484). Vivemos, atualmente, um momento histrico que possibilita tais mutaes, como vemos em relao presena do rap nas mdias. Tambm as identidades sociais se expandem e se retraem, se intercambiam e recombinam, constituindo-se, nessa visada, enquanto prticas sociais: A identidade surge no tanto da plenitude da identidade que j est dentro de ns como indivduos, mas de uma falta de inteireza que preenchida a partir de nosso exterior, pelas formas atravs das quais ns imaginamos ser vistos por outros (HALL, 2001, p. 39). Nesse sentido, o processo de subjetivao no est relacionado vida privada de um nico indivduo, mas ao modo como um grupo social se relaciona com as formas estabelecidas e as formas estigmatizadas de poder presentes em uma sociedade: A estigmatizao, como um aspecto da relao entre estabelecidos e outsiders, associa-se, muitas vezes, a um tipo especfico de fantasia coletiva criada pelo grupo estabelecido. Ela reflete e, ao mesmo tempo, justifica a averso o preconceito que seus membros sentem perante os que compem o grupo outsider (ELIAS, 2000, p. 35). Entretanto, a questo da alteridade e de polticas da representao do outro pode ser pensada na perspectiva da intertextualidade, buscando apontar o multiculturalismo reprimido, mesmo nos textos dominantes (SHOHAT e STAM, 2006, p. 314).
VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

112

Ainda que definidos a partir de representaes dominantes, os grupos estigmatizados exercem influncia cultural explicitada por meio de contradies e sincretismos que circulam nas mdias, como nas imagens trazidas pelo cinema. Shohat e Stam afirmam ser possvel empreender anlises de filmes nos quais as figuras de negros encontram-se silenciadas e, ainda assim, delinear sua presena, pois acreditam que reconstruindo as vozes culturais abafadas ou reduzidas a um sussurro, comea-se a ouvir outras vozes (SHOHAT e STAM, 2006: 316). Em dilogo com Hall, Silva (2000) contribui para essa perspectiva afirmando que o mesmo e o outro se articulam de forma indissocivel e mutvel, trazendo cena miditica figuras de alteridade que confirmam e confrontam as hierarquias sociais estabelecidas:
Primeiramente, a identidade no uma essncia; no um dado ou um fato seja da natureza, seja da cultura. A identidade no fixa, estvel, coerente, unificada, permanente. A identidade tampouco homognea, definitiva, acabada, idntica, transcendental. Por outro lado, podemos dizer que a identidade uma construo, um efeito, um processo de produo, uma relao, um processo performativo. A identidade instvel, contraditria, fragmentada, inconsistente, inacabada. A identidade est ligada a estruturas discursivas e narrativas. A identidade est ligada a sistemas de representao. A identidade tem estreitas conexes com relaes de poder (SILVA, 2000, p. 97).

As questes de identidade referem-se, ao mesmo tempo, quilo que est fora e quilo que est dentro de uma determinada demarcao do social. Nas palavras de Hall, uma vez que a identidade muda de acordo com a forma como o sujeito interpelado ou representado, a identificao no automtica, mas pode ser ganhada ou perdida (HALL, 2001, p. 21). O conceito de performatividade desloca, assim, a nfase na identidade da descrio como aquilo que para a ideia de tornarse, para uma concepo da identidade como movimento e transformao: Se o movimento entre fronteiras coloca em evidncia a instabilidade da identidade, nas prprias linhas de fronteira, nos limiares, nos interstcios, que sua precariedade se torna mais visvel. Aqui, mais do que a partida ou a chegada, cruzar a fronteira, estar ou permanecer na fronteira, que o acontecimento crtico (SILVA, 2000, p. 89). A cultura configura-se, assim, em seu sentido agregador de relaes sociais e subjetividades. Novas prticas sociais apontam para outros modos do ser e estar no

VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

113

mundo, numa dinmica entre excluses e incluses que moldam a identidade dos sujeitos e os trnsitos entre culturas.

Referncias
AUG, Marc. No-lugares: introduo a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994. BOBBIO, Norberto. Gramsci e a concepo da sociedade civil. In: ________. O conceito de sociedade civil. 2. ed. So Paulo: Graal, s/d. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simblicas. 6. ed. So Paulo: Perspectiva, 2009. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 5. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1999. (A era da informao: economia, sociedade e cultura; v.1) DE CERTEAU, Michel. A inveno do cotidiano. Artes de fazer. Vol. 1. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1996. ELIAS, Norbert & SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. So Paulo: Loyola, 1996. GARCA CANCLINI, Nstor. Consumidores e cidados. Conflitos multiculturais da globalizao. 4. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999. HALL, Stuart. Stuart Hall: critical dialogues in cultural studies. Londres: Routledge, 1996. ________. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. IANNI, Octavio. O cidado-mundo. In: ________. A sociedade global. So Paulo: Civilizao Brasileira, 1992. KEHL, Maria Rita. A fratria rf. O esforo civilizatrio do rap na periferia de So Paulo. In: ________. A fratria rf: conversas sobre a juventude. So Paulo: Olho dgua, 2008. LYOTARD, Jean-Franois. Algo assim como: comunicao... sem comunicao. In: PARENTE, Andr (org.). Imagem-mquina. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. MARTN BARBERO, Jess. Dos meios s mediaes. Comunicao, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

114

MAFFESOLI, Michel. A contemplao do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofcios, 1995. ORTIZ, Renato. Mundializao e cultura. So Paulo: Brasiliense, 1994. PIMENTEL, Spency. O Livro Vermelho do Hip Hop. Trabalho de Concluso de Curso (graduao em jornalismo) ECA, USP, So Paulo, 1997. SANTOS, Milton et al. (orgs.). Fim de sculo e globalizao. So Paulo: Hucitec, 1993. SANTOS, Milton. Tcnica espao tempo: globalizao e meio tcnico-cientfico informacional. So Paulo: Hucitec, 1994. SAID, Edward. Cultura e imperialismo. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. SHOHAT, Ella & STAM, Robert. Etnicidades-em-relao. In: Crtica da imagem eurocntrica. So Paulo: Cosac Naify, 2006. SILVA, Tomaz Tadeu da. A produo social da identidade e da diferena. In: Identidade e diferena: a perspectiva dos estudos culturais. Petrpolis: Vozes, 2000. SOARES, Rosana de Lima. Imaginrios e representaes: o negro na publicidade televisiva brasileira. In: BATISTA, Leandro Leonardo; LEITE, Francisco (orgs.). O negro nos espaos publicitrios brasileiros: perspectivas contemporneas em dilogo. So Paulo: ECA-USP/Cone, 2011, p. 149-162. TINHORO, Jos Ramos. Msica popular: do gramofone ao rdio e TV. So Paulo: tica, 1981. VICENTE, Eduardo. Msica e disco no Brasil: a trajetria da indstria entre as dcadas de 80 e 90. Tese (Doutorado) ECA, USP, So Paulo, 2002. ________. Segmentao e consumo:a produo fonogrfica brasileira, 19651999. In: ArtCultura, Uberlndia, v. 10, n. 16, p. 99-117, jan.-jun. 2008.

VICENTE, Eduardo e SOARES, Rosana. Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de So Paulo. Msica Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p. 93-114, jul-dez/2012.

You might also like