You are on page 1of 7

CONSTRUO DE EDIFCIOS

AULA 19 PG 1

CONSTRUO DE EDIFCIOS

Este material parte integrante da disciplina Construo de Edifcios oferecido pela UNINOVE. O acesso s atividades, as leituras interativas, os exerccios, chats, fruns de discusso e a comunicao com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente de aprendizagem on-line.

AULA 19 PG 2

CONSTRUO DE EDIFCIOS

Sumrio

AULA 19 SISTEMAS PR-MOLDADOS .......................................................................................4 Sistemas construtivos ..................................................................................................................5 Levantamento dos sistemas estruturais em concreto pr-moldado para edifcios no Brasil .....5 Concluso ...................................................................................................................................6 REFERNCIAS ...............................................................................................................................7

AULA 19 PG 3

CONSTRUO DE EDIFCIOS

AULA 19 SISTEMAS PR-MOLDADOS

Ao final desta aula o aluno ter adquirido conhecimentos sobre as obras de pr-moldados e sua forma construtiva, alm dos cuidados necessrios para a execuo dos projetos.

A utilizao do sistema construtivo pr-fabricado em concreto proporciona um grande avano nesse sentido, facilitando o gerenciamento, revelando ganhos e garantindo o controle da obra nas diversas etapas do empreendimento. Em vez da intensiva fiscalizao, o gestor passa a traar metas e acompanhar resultados. O tempo que seria necessrio para executar uma tarefa muito importante (estrutura), porm de valor relativamente menor em uma construo (de 15 a 20%), passa a ser utilizado na viabilizao do negcio, na comercializao, no marketing, nas instalaes e no acabamento. Principais benefcios do sistema pr-fabricado Possibilidade maior de focar o empreendimento, em funo dos seguintes aspectos: Melhoria na qualidade da gesto do projeto. Garantia de rapidez obra. Reduo e eliminao de diversos custos indiretos ou de difcil contabilizao. Maior confiabilidade no cumprimento do cronograma. Obra sem desperdcio, ociosidade e risco de desvios de compra. Menor estrutura administrativa. Menor suscetibilidade a variaes climticas. Reduo das horas do pessoal exposto ao risco. Garantia de qualidade. Obra limpa e menor dano possvel ao meio ambiente. Rastreabilidade do processo. Menor rotatividade da mo-de-obra. Maior organizao do canteiro de obras.

AULA 19 PG 4

CONSTRUO DE EDIFCIOS

A reduo do desperdcio um dos mais importantes conceitos atuais em gesto empresarial. A competitividade exige cada vez mais eficcia no uso dos recursos. Reduzir custos e tempo de execuo e obter ganhos de produtividade resultam em maiores retornos sobre os investimentos, qualidade de atendimento e credibilidade. Embora nenhum setor possa prescindir desses aspectos como diferencial de competitividade, o desperdcio ainda um problema gritante na rea de construo civil e exige solues urgentes, dadas as suas caractersticas e o volume dos recursos envolvidos. Estima-se que o ndice de desperdcio nesse setor, no Brasil, chegue a 30%. Uma soluo com excelentes resultados o sistema construtivo pr-fabricado, que chegou timidamente ao Brasil, depois de fazer sucesso em outros pases. Com essa tcnica, peas prfabricadas so apenas encaixadas (montagem) pelos operrios, isto , sem a preocupao de bater lajes, enfileirar tijolos, com idas e vindas de baldes de gua para misturar argamassa. O sistema reduz o prazo da construo e coloca um ponto final no desperdcio. Com a otimizao dos recursos, a obra passa a ter outro enfoque, beneficiando-se do ganho de tempo, de produtividade, reduo de gastos com o canteiro de obras e, principalmente, da gesto do fluxo de caixa e reduo dos custos indiretos. Enquanto o sistema convencional exige maior dedicao e, geralmente, preocupa-se com o incremento no custo final do projeto, o sistema pr-fabricado reduz as perdas e agrega valor ao produto final.

Sistemas construtivos
Levantamento dos sistemas estruturais em concreto pr-moldado para edifcios no Brasil
Considerando os sistemas construtivos, convm observar: Com relao estrutura, devem ser observados os fatores de fabricao e montagem. Peas de grandes dimenses facilitam a fabricao, porm dificultam o transporte. Sobre as atividades realizadas in loco, so mais eficientes os sistemas que no requerem escoramento e requerem menos mo-de-obra. Quanto aos sistemas de servios, o mais comum acomodar as instalaes por baixo do pavimento, independentemente. Os exemplos em que as instalaes so acomodadas dentro da estrutura requerem maior coordenao das atividades e dificultam a manuteno, alm de, algumas vezes. prejudicarem a velocidade do sistema.

AULA 19 PG 5

CONSTRUO DE EDIFCIOS

Nos projetos arquitetnicos, cada sistema estrutural apresenta particularidades que influem na altura do pavimento, no tamanho dos vos e na maneira como acomoda as regies de escadas e elevadores dentro do pavimento.

Acesse a plataforma de estudo para realizar leitura complementar referente aos exemplos de montagem.

Concluso
A utilizao do concreto pr-moldado uma forte tendncia na Europa e nos Estados Unidos, atestando, assim, a viabilidade econmica, tcnica e esttica do sistema. O sistema pr-fabricado foi, durante muito tempo, vtima de preconceitos, pois os arquitetos viam-no como um inibidor da liberdade de criao e acreditava-se que era restrito s obras industriais ou pequenos edifcios de baixo padro. Atualmente, observa-se que o panorama outro, e as estruturas pr-fabricadas esto presentes em todos os tipos de obra.

AULA 19 PG 6

CONSTRUO DE EDIFCIOS

REFERNCIAS
SOUZA, Roberto; MEKBEKIAN, Geraldo. Qualidade na aquisio de materiais e execuo de obras. So Paulo: PINI, 1996. AZEREDO, Hlio Alves de O edifcio at sua cobertura. 2. ed. So Paulo: Edgard Blcher, 1977. RIPPER, Ernesto. Como evitar erros na construo. 3. ed. So Paulo: PINI, 1996. DIAS, Lus Andrade de Mattos. Edificaes de Ao no Brasil. So Paulo: Ziguarte, 1993. Diviso de Edificaes do IPT. Instituto de Pesquisas Tecnolgicas; Tecnologia de edificaes. So Paulo: PINI, 1998. YAZIGI, Walid. A tcnica de edificar. 2. ed. So Paulo: PINI/SindusCon-SP, 1999. www.ibracon.org.br www.comunidadedaconstrucao.com.br www.abcp.org.br

AULA 19 PG 7

You might also like