You are on page 1of 4

REVISO BIBLIOGRFICA: NINTENDO WII NA REABILITAO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR ACIDENTE VASCULAR ENCEFLICO.

INTRODUO

A mudana no perfil demogrfico dos pases desenvolvidos, ocasionado pelo aumento acentuado da longevidade, evidencia o aumento das doenas crnico-degenerativas e dentre estas as cerebrovasculares. (BARCALA, 2011). A incapacidade motora imposta e a interferncia na qualidade de vida so as grandes problemticas aos acometidos pelo Acidente Vascular Enceflico (AVE) (GONALVES, 2008). O AVE, segundo a National Stroke Association (NSA), tem a sua incidncia diretamente proporcional com o avano da idade. Dentre os indivduos acometidos pelo AVE, entre 50 e 70% recuperam a independncia funcional e, aps seis meses, cerca de 50% apresentam hemiplegias, que a paralisia parcial do corpo, constituindo assim a principal necessidade de incluir-se a fisioterapia no tratamento desse paciente. A presena do fisioterapeuta junto ao paciente vtima de Acidente Vascular Enceflico fundamental, destinando-se a minimizar as sequelas decorrentes da disfuno e recuperar o mximo possvel das funes perdidas, estimulando assim, a neuroplasticidade (ABDALLA, et al. 2010). A proposta do tratamento funcional com o software Nintendo Wii, um pacote de jogos domsticos, tornar a vida do jogador mais saudvel, oferecendo atividades que estimulam a realizao de exerccios aerbicos, condicionamento muscular, equilbrio e fora (ABDALLA, et al. 2010).

[CS1] Comentrio: Sugiro substituir por usurio. [CS2] Comentrio: Deve ser includo o objetivo do estudo.

MATERIAIS E MTODOS

Este estudo uma reviso bibliogrfica, as fontes de pesquisa utilizadas foram livros didticos de fisioterapia e neurocincias, e as bases de dados disponveis na internet: Biblioteca Virtual Scielo, Google Acadmico, Biblioteca Virtual em Sade, Peridicos Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertaes. Para a busca nessas bases de dados foram utilizadas as palavras-chave Nintendo wii, Fisioterapia e Acidente Vascular Enceflico. A busca totalizou 26 publicaes. Em relao aos critrios de excluso, foram excludos os artigos cientficos que no se relacionavam utilizao do Nintendo Wii pela rea da sade, e que estivessem fora do perodo de publicao de 2000 a 2011. A anlise dos artigos foi realizada de maneira qualitativa, ou seja, foram interpretados os sentidos das ideias centrais dos artigos.

RESULTADOS E DISCUSSO

Foram encontrados 26 itens entre artigos, teses, dissertaes e livros que abordam sobre a Fisioterapia, o Nintendo Wii e Acidente Vascular Enceflico, porm apenas 17 se enquadravam nos critrios de incluso. As incapacidades sensoriais e cognitivas causadas pelo AVE levam a um impacto significativo no indivduo, o que interfere nas atividades de vida diria (FALCO, 2004). Estas dificuldades no dia-a-dia do paciente precisam ser trabalhadas sob a luz e ajustamento deste, da doena e do ambiente externo, para que ele possa atingir melhor qualidade de vida (CHAVES, 2000). A evoluo tecnolgica computacional tem introduzido recursos como o Software Nintendo Wii em atividades relacionadas rea da Sade para a reabilitao fsica de pacientes neurolgicos, que podem desfrutar de um atendimento ldico e motivador em suas sesses (DIAS et al., 2009). De acordo com Burgani (2011), o jogo possui atividades como:

treino de fora muscular, exerccios aerbicos e jogos de equilbrio, onde os fatores de motivao esto ligados a um feedback que o paciente recebe do jogo. Os resultados do estudo sugerem que o Nintendo Wii um sistema simples sob o ponto de vista da aplicabilidade e possui uma relao custo-benefcio favorvel (SOUSA, 2011). A partir de achados de SOUSA (2010), compreende-se que a utilizao do Wii melhora a percepo visual, a mobilidade funcional e o ajuste postural. A utilizao da realidade virtual em jogos interativos estimula movimentos especficos na recuperao motora de pacientes aps AVE. Abdalla (2010) ainda afirma que desta forma adiciona-se ao tratamento convencional um fator motivacional com a adoo de um jogo especfico que auxilie o paciente a realizar os movimentos fisioterpicos desejados.

CONCLUSO

Foram encontrados poucos registros na literatura sobre estudos referentes ao ambiente virtual para o tratamento de pacientes com disfunes neurolgicas. Portanto, a partir dos materiais disponveis, foi observado que os efeitos da realidade virtual Nintendo Wii sobre os pacientes em recuperao motora estudados so as correes da postura e do equilbrio, o aumento da capacidade de locomoo, da amplitude de movimento dos membros superiores e inferiores, alm da motivao do paciente no seu desenvolvimento com os jogos virtuais. Estes achados corroboram com os resultados deste estudo, sugerindo que a realidade virtual Nintendo Wii se mostra benfica para indivduos com afeces neurolgicas, o que estimula a realizao de futuras pesquisas cientficas utilizando o Nintendo Wii.

PALAVRAS - CHAVE: Fisioterapia, Jogos, Acidente Vascular Enceflico, Reabilitao.

EIXO: Mdia complexidade

REFERNCIAS
[CS3] Comentrio:

ABDALLA, T. C., PRUDENTE, C. O., MARTINS, M. F., & SOUZA, J. D. Anlise da evoluo do equilbrio em p de crianas com paralisia cerebral submetidas a reabilitao virtual,terapia aqutica e fisioterapia tradicional. Revista Movimenta ISSN , vol.(numero) 181 186, 2010. ALOUCHE, S.R; CARDOSO DE S, C.S. In: Perracini, M.R.; Fl, C.M. Fisioterapia: Teoria prtica e Clnica. Funcionalidade e envelhecimento. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2009. BARCALA, L., & FERNANDA COLELLA, M. C. Anlise do equilbrio em pacientes hemiparticos aps o treino com o programa Wii Fit. Fisioterapia e movimento. Vol. (nmero), 337 343, 2011.

[CS4] Comentrio: Acrescentar nmero e volume da revista

[CS5] Comentrio: Acrescentar volume e nmero

BONINI-ROCHA, A.C.; TIMM, M.I.; CHIARAMONTE, M.; ZARO, M.; RASIA-FILHO, A.A.; WOLFF, D.; AYRES, E.P.; PETERSEN, R.D. Metodologia para observao e quantificao de sinais de EEG relativos a evidncias cognitivas de \aprendizagem motora. Cincias & Cognio. v.13 (, n.2), p.27-50, 2008. BONINI-ROCHA, A.C.; TIMM, M.I.; CHIARAMONTE, M.; ZARO, M.; WOLFF, D.Observao das evidncias cognitivas de aprendizagem motora no desempenho de jovens violonistas monitoradas por eletroencefalograma: um estudo piloto. Cincias & Cognio. v.14, n.1, p.103-120, 2009.

BURGANI, A. D. Videogame interativo e envelhecimento:. Revista portal de Dilvulgao Vol. (numero) ,p. 21 25, 2011. CARR, J.H; SHEPERD, R.B. Reabilitao neurolgica: otimizando o desempenho motor. 1ed. So Paulo: Manole, 2008.

[CS6] Comentrio: Volume e numero

CHAVES, E.C; CADE, N.V. Entreterimento e sua relao com ansiedade e com a depresso em mulheres com hipertenso. Rer. Bras. Ter. Comport. Cogn., v.4, n.1, p. 1-11, jun. 2002. DIAS, R. D., SAMPAIO, I. L., & TADDEO, L. D. Fisioterapia x wii: a introduo do ldico no processo de reabilitao de pacientes em tratamento fisioterpico. Revista espao acadmico,v.11, n.123, p.155-160, 2009.
Formatado: Fonte: (Padro) Calibri, 11 pt, Verificar ortografia e gramtica

DOUGLAS, C. R. Tratado de Fisiologia Aplicado a Cincias Mdicas. 6 edio. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. FALCO, I. V. et al. Acidente vascular cerebral precoce: implicaes para adultos em idade produtiva atendidos pelo Sistema nico de Sade. Rer. Bras. de Psiq., v 21, n.1, p. 19-28, 2000. GONALVES, V.P. Software de aprendizagem e controle motor para avaliao de indivduos hemiparticos: validade e confiabilidade. Dissertao de mestrado em Cincias do movimento humano. Santa Catarina, UDESC: 2008.

Formatado: Normal, esquerda

National Stroke Association: Publications, 2001.

Information

Bulletin.

Denver,

CO,

NSA
[CS7] Comentrio: Rever o tamanho da fonte.

SCHIAVINATO, A. M., BALDAN, C., MELATTO, L., & LIMA, L. S. Influncia do Wii Fit no equilbrio de paciente com disfuno cerebelar:. Santana de parnaba, Revista Physiotherapy v.28, n.1, p.50-52, 2010. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DOENAS CEREBELARES. Primeiro consenso brasileiro do tratamento da fase aguda do acidente vascular cerebral. So Paulo, set, 2001. SOUSA, F. H. Uma reviso bibliogrfica sobre a utilizao do Nintendo Wii como instrumento teraputico e seus fatores de risco. Revista espao acadmico , 155 - 160, 2011.
Formatado: Fonte: (Padro) Calibri, 11 pt, Verificar ortografia e gramtica

TIMM, M.I.; BONINI-ROCHA, A.C.; CHIARAMONTE, M.; ZARO, M.; SCHNAID, F. A virada computacional da filosofia e sua influncia na pesquisa educacional.Cincia & Cognio. v.10, n.2, p.20, 2007.

Formatado: Normal, esquerda

PARECER Resumo bastante atual e com boa estrutura de escrita. Na seo introduo: sugiro incluir ao final da introduo o objetivo do estudo Seo de mtodos: bem estruturado e claro, sugiro informar como a busca foi realizada com os termos (isoladamente, ou conjuntamente) Na seo resultados e concluso: apresentados de forma clara e objetiva. Rever o formato das referncias bibliogrficas colocando-as num nico padro e com todos os elementos de citao. PARECER: Pelas consideraes acima, assim como por tratar-se de um tema bastante atual e ainda escasso apresento parecer de aprovao para PUBLICAO COM REFORMULAO.

Formatado: Fonte: Negrito

Sugiro apresentao ORAL

Formatado: Fonte: Negrito

You might also like