You are on page 1of 2

PEDRO FERNANDO AROUXA CUNHA 49036

Diabetes mellitus uma doena metablica caracterizada por um aumento anormal [2] do acar ou glicose no sangue. A glicose a principal fonte de energia do organismo porm, quando em excesso, pode trazer vrias complicaes sade como por exemplo o excesso de sono no estgio inicial, problemas de cansao e problemas fsicos-tticos em efetuar as tarefas desejadas. Quando no tratada adequadamente, podem ocorrer complicaes como Ataque cardaco, derrame cerebral, insuficincia renal, problemas na viso, amputao do p e leses [3] de difcil cicatrizao, dentre outras complicaes. Embora ainda no haja uma cura definitiva para a/o diabetes (a palavra tanto pode ser feminina como masculina), h vrios tratamentos disponveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam sade e qualidade de vida para o paciente portador. Diabetes uma doena bastante comum no mundo, especialmente na Amrica do Norte e norte da Europa, acometendo cerca de 7,6% da populao adulta entre 30 e 69 anos e 0,3% das gestantes. Alteraes da tolerncia glicose so observadas em 12% dos indivduos adultos e em 7% das grvidas. Porm estima-se que cerca de 50% dos portadores de diabetes [4][5] desconhecem o diagnstico. Segundo uma projeo internacional, com o aumento do sedentarismo, obesidade e envelhecimento da populao o nmero de pessoas com diabetes [6] no mundo vai aumentar em mais de 50%, passando de 380 milhes em 2025. Sintomas [2] A trade clssica dos sintomas da diabetes: poliria (aumento do volume urinrio), polidipsia (sede aumentada e aumento de ingesto de lquidos), polifagia (apetite aumentado).
[12]

Outros sintomas importantes incluem Perda de peso Viso turva Cetoacidose diabtica

Sndrome hiperosmolar hiperglicmica no cettica.

Diagnostico Para realizar o teste confirmatrio do Diabetes o paciente deve permanecer em jejum de 8h ( permitido beber gua) antes da primeira coleta de sangue. Em seguida deve-se ingerir 75g de glicose anidra (ou 82,5g de glicose monoidratada), dissolvidas em 250-300ml de gua, em no mximo 5 minutos. Uma nova coleta de sangue feita 2 horas aps a ingesto de glicose. [12] Durante a espera o paciente no pode fumar e deve permanecer em repouso. A diabetes mellitus caracterizada pela hiperglicemia recorrente ou persistente, e [12] diagnosticada ao se demonstrar qualquer um dos itens seguintes : Nvel plasmtico de glicose em jejum de 8h maior ou igual a 126 mg/dL (7,0 mmol/l)em duas ocasies. Nvel plasmtico de glicose maior ou igual a 200 mg/dL ou 11,1 mmol/l duas horas aps ingerir uma dose de 75g de glicose anidra em duas ocasies. Nvel plasmtico de glicose aleatria em ou acima de 200 mg/dL ou 11,1 mmol/l associados a sinais e sintomas tpicos de diabetes.

PEDRO FERNANDO AROUXA CUNHA 49036

Causas
Existem inmeras causas para a Diabetes
[17]

Defeitos genticos no funcionamento da clula (beta): Transmisso autossmica dominante de incio precoce ('Maturity Onset Diabetes of the Young')
[18]

Mutaes no DNA mitocondrial

Defeitos genticos no processamento de insulina ou ao da insulina Defeitos na converso pr-insulina Mutaes de gene responsvel pela produo de insulina Mutaes de receptor da insulina
[19]

Poliendocrinopatia por mutaes do gene regulador da auto-imunidade (AIRE) Defeitos do pncreas excrino Pancreatite crnica Pancreatectomia Neoplasia do pncreas Fibrose cstica Hemocromatose Pancreatopatia fibrocalcular

Endocrinopatias

You might also like