You are on page 1of 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
6 Srie Administrao de Recursos Humanos
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA Gislaine Milena Casula Magrini


Faculdade Annhanguera de Bauru

Administrao - 6 Srie - Administrao de Recursos Humanos

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Ter iniciativa, criatividade, determinao, vontade poltica e administrativa, vontade de aprender, abertura s mudanas e conscincia da qualidade e das implicaes ticas do seu exerccio profissional. Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experincia cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuao profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptvel.

Produo Acadmica

Relatrios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1, 2 e 3. Elaborao de Plano de Ao na Etapa 4.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de at cinco componentes, sob a orientao do tutor presencial, que far o acompanhamento das atividades nos encontros em sala de aula, na unidade. Essas equipes, que sero mantidas durante todas as etapas, devero entregar seus nomes, RAs e e-mails ao tutor presencial.

Padronizao (Word)
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com os seguintes parmetros: Usar as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: logo oficial da Anhanguera Educacional Uniderp; nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do tutor a distncia da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Gislaine Milena Casula Magrini

Administrao - 6 Srie - Administrao de Recursos Humanos

Pg. 3 de 3

DESAFIO
A equipe dever elaborar um Plano de Ao, a fim de apresentar estratgias para uma boa relao com os empregados, para que o Gestor de Pessoas consiga ser assertivo no Gerir Pessoas dentro das organizaes.
Vivemos em um mundo de constantes mudanas e, sem dvida, a tecnologia a maior delas, o que pode ser avaliado pelos computadores que cabem na palma da mo, celulares multifuncionais, robs e mais uma lista sem fim que d tecnologia lugar de destaque. (VERGARA, Sylvia Constant. Mtodos de pesquisa em administrao. So Paulo: Atlas, 2005).

Mediante todas essas mudanas, como fica o papel do Gestor de Pessoas dentro da organizao? Frente a tantas transformaes, a tarefa mais difcil para um Gestor a de lidar com seus colaboradores. Este desafio importante para que voc construa novas dimenses para sua formao profissional e amplie seu conhecimento, desenvolvendo habilidades necessrias para promoo de estratgias de qualidade e produtividade dentro das mudanas constantes.

Objetivo do Desafio
Produo de um Plano de Ao com estratgias para uma boa relao com os empregados.

ETAPA 1
Esta atividade importante para desenvolver a habilidade do trabalho em equipe, e o entendimento terico-prtico sobre as mudanas ocorridas dentro das organizaes e os modelos de Gesto de Pessoas. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Reunir-se e definir Gesto de Pessoas e as mudanas organizacionais. Para isso, pesquisar em livros no acervo da biblioteca do Polo Presencial, alm de acessar e ler:

As definies disponveis em: <http://www.slideshare.net/martinssoul/gestao-depessoas-presentation>. Acesso em: 23 maio 2012. O Resumo da Introduo Moderna Gesto de Pessoas. Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OTgyODc5MjItZjA3NC00Z TdjLTkxMjItMDc1NjdlMGU0Mzc0&hl=en>. Acesso em: 23 maio 2012.

Passo 2 (Individual) 1 Assistir, atentamente, ao trecho do filme Tempos Modernos (Modern Times), EUA, 1936. Direo: Charles Chaplin, que trata do ltimo filme mudo de Chaplin, focalizando a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 1930, imediatamente aps a crise de 1929, quando a

Gislaine Milena Casula Magrini

Administrao - 6 Srie - Administrao de Recursos Humanos

Pg. 4 de 4

depresso atingiu toda a sociedade norte-americana, levando grande parte da populao ao desemprego. 2 Ler o contexto histrico do filme Tempos Modernos disponvel em:

<https://docs.google.com/document/edit?id=1s1wSupW964fwG3QxX4IH0bolcoO AqH5__b3jd2gaezE&hl=en#>. Acesso em: 23 maio 2012.

Passo 3 (Equipe) Elaborar um relatrio, de at duas pginas, retratando um paralelo entre o filme Tempos Modernos, assistido no Passo 2, e A Moderna Gesto de Pessoas, leitura do Passo 1. Reservar o material desenvolvido nesta etapa para auxili-los na elaborao do Plano de Ao.

ETAPA 2
Esta atividade importante para se ter um contato com uma organizao e conseguir alinhar teoria prtica dentro do mercado de trabalho. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler, em equipe, o seguinte artigo:

Recrutamento e Seleo de Pessoal: o que a Anlise do Comportamento tem a dizer? Disponvel em: <https://docs.google.com/leaf?id=0Bx_5PbrqB6B8ODIyOGY0MjUtN2U4MC00MD A0LTllMDgtMDUzMmI0NWY5ZTYy&hl=en>. Acesso em: 23 maio 2012.

Passo 2 (Equipe) 1 Identificar uma organizao na qual o grupo possa desenvolver a atividade proposta. Como sugesto, a organizao escolhida pode ser o local de trabalho de um dos integrantes da equipe. Fazer o primeiro contato para buscar a autorizao da empresa.

Passo 3 (Equipe) 1 Elaborar um questionrio diretivo e aplic-lo ao Gestor, a fim de identificar qual o modelo de gesto utilizado na organizao, desde a forma de recrutamento e seleo at a avaliao de desempenho dos colaboradores.

1.1 Para entender melhor sobre o modelo de Avaliao de Desempenho, ler o artigo indicado a seguir:

O que Avaliao de Desempenho. Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MjQyZTNiYWYtNzBiMS00 ZDgyLWE4MmYtM2M3OGVjNGQ4OGY4&hl=en>. Acesso em: 23 maio 2012.

Gislaine Milena Casula Magrini

Administrao - 6 Srie - Administrao de Recursos Humanos

Pg. 5 de 5

Passo 4 (Equipe) Elaborar um relatrio, a partir de todas as informaes obtidas, com um breve levantamento do histrico da empresa (nome, localizao, segmento em que atua, porte/tamanho, misso e valores, o pblico-alvo, quantidade de funcionrios e nome e cargo do contato que respondeu s perguntas). O relatrio deve ter, no mximo, cinco pginas, e deve ser elaborado de acordo com o Item Padronizao desta ATPS. Reservar o material desenvolvido nesta etapa para auxili-los na elaborao do Plano de Ao.

ETAPA 3
Esta atividade ser importante para que a equipe consiga desenvolver a habilidade de anlise de dados de uma empresa, pois iro identificar quais fatores esto sendo positivos ou negativos nas aes de Gesto de Pessoas dentro de uma organizao. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Ler o texto indicado a seguir. Focalizar sua leitura nos pontos principais que contribuam com a tarefa.

Programa de Incentivo. Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OWNhY2E3YzAtOWM5NC 00YTA3LTgyNjgtZGY0Y2JhZTcwM2Mw&hl=en>. Acesso em: 23 maio 2012.

Passo 2 (Equipe) Reunir-se para iniciar o planejamento do Plano de Ao que a equipe ir apresentar empresa. Para isso, importante a leitura do texto a seguir indicado:

Modelo de Plano de Projeto orientado pelo Escopo. Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OWMyNmYzZDAtMTBlN C00Nzk0LWExYzctOWM1ZTI2MmViYWZi&hl=en>. Acesso em: 23 maio 2012.

Passo 3 (Individual) Ler o artigo indicado a seguir, para entender melhor o que Planejamento Estratgico.

Modelo de gesto integrando planejamento estratgico, sistemas de avaliao de desempenho e gerenciamento de processos (MEIO - Modelo de Estratgia, Indicadores e Operaes). Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8NDRmZmNlZDAtZDc4NS 00OGQ2LThlNmUtMTc3OTczMzg2OWQz&hl=en>. Acesso em: 23 maio 2012.

Gislaine Milena Casula Magrini

Administrao - 6 Srie - Administrao de Recursos Humanos

Pg. 6 de 6

Passo 4 (Equipe) Desenvolver o incio do Plano de Ao, contendo informaes dos textos lidos e a anlise da situao da empresa, do dia a dia com os colaboradores. Esse material dever ter, no mximo, seis pginas, e ser produzido de acordo com o Item Padronizao desta ATPS. Reservar o material desenvolvido nesta etapa para auxili-los na elaborao do Plano de Ao.

ETAPA 4
Esta atividade importante para se entender como funcionam as relaes com empregados e conseguir inserir-se em seu dia a dia. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (AlunoEquipe) Fazer um breve estudo, para complementar o que j foi visto sobre o assunto Relaes com Empregados, lendo o artigo indicado a seguir:

Relao entre empregado e empregador. Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MmIxZGRhNzEtMDBiNi00 NzliLWJkZGYtMzlkZGY1MTVmMDY2&hl=en>. Acesso em: 23 maio 2012.

Passo 2 (Individual) Ler o artigo indicado a seguir. Focalizar a leitura pensando nas estratgias de melhorias que a equipe recomendar para a empresa no Plano de Ao.

Higiene e Segurana do Trabalho. Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MTYzMmJmYmQtNmI3M C00YzIxLTk0YTktNDhkNmNhMWY4NjE3&hl=en>. Acesso em: 23 maio 2012.

Passo 3 (Equipe) 1 Reunir todo o material que o grupo levantou a respeito da empresa, e concluir a elaborao do Plano de Ao, que deve conter, no mnimo, quatro estratgias que o Gestor possa utilizar para auxili-lo em seu dia a dia com seus colaboradores, com referencial terico que justifique as sugestes.

1.1 Criar o Plano de Ao, em arquivo nico, formato .doc, com o mnimo de oito pginas e o mximo de quinze pginas (incluindo capa), observando a formatao indicada no item Padronizao desta ATPS. 1.2 Para elaborao do Plano de Ao, necessrio abordar os seguintes elementos: Desdobramento de atividades e tarefas (detalhamento das aes em pacotes de trabalho);
Gislaine Milena Casula Magrini

Administrao - 6 Srie - Administrao de Recursos Humanos

Pg. 7 de 7

Estimativa de prazos (determinao de tempos e prazos para aes, atividades e tarefas); Estimativa de custos e recursos (determinao de custos e recursos fsicos e humanos requeridos para a execuo das diversas tarefas); Rede de Tarefas (mapa do projeto, contendo sequncia e interdependncia de todas as tarefas, com identificao das tarefas crticas); Cronograma (linha de tempo do projeto, com detalhamento de incio e fim de atividades e tarefas, atribuio de responsveis, etc.) 1.3 Cabe ressaltar que, o Plano de Ao de um projeto um documento estruturado que deve responder a questes do tipo: Como ser realizado este projeto? Que aes, atividades e tarefas sero realizadas? Que recursos sero empregados? Quanto tempo ser necessrio para cada ao, atividade ou tarefa? Quais sero os responsveis por sua execuo? Quanto custar o projeto?

Passo 4 (Individual/Equipe) Postar o Plano de Ao individualmente no ambiente virtual, para a avaliao e validao da nota pelo tutor a distncia, em arquivo nico, com extenso .doc.

Critrios de Avaliao

Cumprimento das etapas da ATPS. Coerncia e aplicabilidade do Plano de Ao.

Gislaine Milena Casula Magrini

You might also like