You are on page 1of 16

Animais Peonhentos

So animais que, por meio de um mecanismo de caa e defesa, so capazes de injetar em suas presas uma substncia txica produzida em seus corpos, diretamente de glndulas especializadas (dente, ferro, aguilho) por onde passa o veneno. Esses animais agem por instinto de sobrevivncia. Ao se sentirem ameaados, imobilizam o agressor e fogem para um local seguro. Temidos pelo homem, os animais peonhentos esto presentes tanto em meios rurais, quanto urbanos. Eles so responsveis por provocarem inmeros acidentes domsticos, em variadas regies brasileiras, com ndices crescentes ano aps ano.Cobras, aranhas, escorpies, lacraias, taturanas, vespas,formigas, abelhas e marimbondos so exemplos dessa categoria. Para que no se crie um medo inconsciente desses animais, necessrio um maior conhecimento a respeito do assunto.

Primeiramente, fundamental diferenci-los dos animais apenas venenosos. Sapos e borboletas possuem um mecanismo que age passivamente, ou seja, preciso a interferncia do predador para que o seu veneno na maioria dos casos presente na pele, seja ativado. Veja um exemplo: uma serpente, ao tentar engolir um sapo, ir sofrer uma irritao em sua mucosa bocal causada pelo veneno expelido pela presa. J os peonhentos so aqueles que agem ativamente, tendo uma ferramenta para inocular o veneno em sua presa ou predador. Acompanhe outro exemplo: um escorpio se defender de um animal maior ao ferro-lo com seu aguilho.

Outro detalhe importantssimo de se salientar: esses animais agem por instinto de defesa. Geralmente, a maior parte dos acidentes ocorre por descuido ou imprudncia humana. Ao colocar o p no sapato sem olhar em seu interior, uma pessoa pode comprimir um animal que estaria alojado ali dentro, aumentando as possibilidades de uma picada como reao. Provocar queimadas nos entulhos de um terreno, pisotear e encurral-lo oferecem riscos sua vida. No controlar a quantidade de baratas, moscas e pequenos roedores, propcios alimentos dos animais peonhentos, aumentam a incidncia de seu aparecimento, tornando-se um dos principais fatores dos ndices de leses causadas por eles.

Quando no so prestados os cuidados necessrios em um acidente causado por animal peonhento, a situao da vtima pode se agravar. Crianas, idosos ou pessoas com o organismo debilitado esto mais propensas a esses casos. Portanto, alm de saber informaes sobre como evitar acidentes com

animais peonhentos e agir nos primeiros socorros, fundamental saber como proceder na hora de levar a pessoa ferida ao hospital, para a aplicao do soro antiofdico. Cobras Peonhentas

Rpteis vertebrados de corpo alongado coberto por escamas. As espcies venenosas possuem glndulas na cabea e na boca capazes de produzir substncias txicas. Quando assustadas, as cobras tomam atitudes diversas: em geral, as venenosas ficam enrodilhadas, prontas para o bote, e se afastam lentamente. Algumas no venenosas so extremamente rpidas, dando vrios botes na pessoa e se afastam velozmente. Outras, alm de morder, abocanham o local e dificilmente soltam, sendo necessrio abrir a boca do animal e afastar os maxilares do local mordido para evitar dilacerao. Outras maneiras de diferenci-las:

Venenosas: Cabea chata, triangular, bem destacada e com escamas pequenas, semelhantes s do corpo.
Olhos pequenos, pupila em fenda vertical e fosseta loreal (quadradinho preto) entre os olhos e as narinas. Escamas alongadas, pontudas, dando-nos a impresso de aspereza quando tocadas. Cauda curta e bruscamente afinada. Uma exceo a esta regra a Jibia, pois apesar de possuir algumas caractersticas de uma cobra peonhenta, esta no possui veneno.

No venenosas: Cabea estreita, alongada, mal destacada e com placas no lugar de escamas. Olhos
grandes, pupila circular e ausncia de fosseta loreal. Escamas achatadas, dando impresso de lisas e escorregadias quando tocadas. Cauda longa e gradualmente afinada. Aqui a exceo fica por conta da cobra Coral que, apesar de ter caractersticas de uma cobra no peonhenta, venenosa. Espcies venenosas:

Cascavel, Boicininga ou Maracamboia: encontrada em todo o Brasil, exceto na Floresta Amaznica. Possui chocalho na cauda. Causam o envenenamento chamado crotlico. Vivem em reas abertas, quentes e secas.

Jararaca, Caiara, Jararacuu, Urutu, Patrona, Malha de Sapo ou Cotiara: Encontrada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, So Paulo, Paran, Rio de Janeiro, Esprito Santo, leste do Mato Grosso, sul da Bahia e algumas reas de Minas Gerais. Algumas alcanam mais de um metro de comprimento. Causam o envenenamento chamado botrpico. Vivem em locais midos.

Surucucu, Jaca ou Surucutinga:

Encontrada nas florestas litorneas do Rio de Janeiro e vale amaznico. Seu comprimento pode alcanar mais de 4 metros, tornando-se a maior serpente peonhenta da Amrica. Causa o envenenamento chamado laqutico.

Coral verdadeira ou Ibiboboca:

Encontrada em todo o Brasil. Colorao formada por anis vermelhos, pretos, brancos ou amarelados. Pouco se diferencia da falsa coral, sendo recomendvel que pessoas sem conhecimentos especficos no tentem identific-las. Causam o envenenamento chamado elapdico. Vivem sob folhas, troncos ou galerias no solo. Aranhas Peonhentas

Os aracndeo (quatro pares de pernas em um corpo dividido em duas partes) so animais que se alojam em ambientes domiciliares ou nas proximidades. Os ferres esto presentes nas quelceras (apndices articulados que servem para apanhar a presa), localizadas em seu corpo. Alimentam-se principalmente de insetos, como grilos e baratas. Existem alguns gneros que merecem ateno. So eles:

Aranha armadeira, da banana ou macaca

Encontram-se exemplares, principalmente, na regio sudeste do Brasil. So reconhecidas por sua cor cinza ou castanho escuro, patas e corpo com pelos curtos e vermelhos. Chegam a atingir 17 cm de comprimento quando adultas, incluindo as patas. Quando ameaadas, assumem uma postura de ataque, apoiando-se nas patas traseiras e mantendo as duas dianteiras elevadas, prontas para o bote; e a isso se deve o nome armadeira. De hbitos vespertinos e noturnos, geralmente so encontradas em locais escuros, cachos de bananas, sapatos e folhagens. No faz teia.

Aranha marrom Presente na regio sul do Brasil. De cor amarelada, essa aranha atinge cerca de 3 a 4 cm. De hbitos noturnos, vive em pilhas de tijolos, telhas, beiras de barrancos e tambm no interior de residncias. Sua teia assemelha-se a flocos de algodo.

Aranha de grama De cor cinza ou marrom, a aranha de grama possui pelos vermelhos perto dos ferres, com uma mancha escura em forma de flecha sobre o corpo. encontrada em residncias e gramados.

Aranha caranguejeira

Encontradas na regio norte e regio sul do Brasil. Atingem grandes dimenses, podendo chegar a 9 cm s de corpo. Seu pelo em contato com a pele humana produz irritao. Seus ferres so grandes, e a ferroada bastante dolorosa. Seu veneno no oferece risco de morte ao homem, sendo dispensvel a aplicao de soro.

Aranha viva-negra

Muito encontradas em litorais, so de cor preta e possuem manchas ou uma forma de ampulheta de colorao vermelha na regio do abdmen. O nome viva-negra d-se devido ao fato das fmeas comerem os machos aps a cpula. As fmeas da viva negra chegam a ter apenas de 2,5 a 3 cm e os machos podem ser de 3 a 4 vezes menores que esse tamanho. Vivem em teias nas vegetaes rasteiras, arbustos, barrancos e jardins. Muitos acreditam que a viva-negra a aranha mais peonhenta do mundo, mas apesar de sua forte peonha, no Brasil existem dois gneros mais perigosos, que so a aranha marrom e a armadeira, sendo esta ltima a mais venenosa. Geralmente no possuem comportamento agressivo, mas picam quando so atacadas ou se sentem ameaadas. Escorpies, Lacraias e Lagartas

Escorpies

Classificados como aracndeos, os escorpies so animais invertebrados artrpodes que apresentam o corpo dividido em tronco e cauda. Geralmente, so animais discretos que, durante o dia, se alojam em esconderijos como tronco de rvores,

pilhas de madeira ou tijolos, cercas, sob pedras, cupinzeiros, entulhos, mato, lixo, frestas nas paredes, sadas de esgoto, ralos, caixas de gordura, sapatos e tolhas, e durante a noite saem para caar. Seu ferro chama-se aguilho e est localizado na ponta da cauda. Conseguem sobreviver at dois anos sem se alimentar. Em relao alimentao, ingerem preferencialmente grilos, baratas e moscas. Segundo alguns estudos, os escorpies foram os primeiros artrpodes que dominaram o ambiente terrestre e atualmente tem-se conhecimento de aproximadamente 1600 espcies no mundo.

Existem dois gneros da espcie que merecem ateno. So eles:

Escorpio amarelo: encontrado nas regies nordeste, regio sul e regio sudeste, precisamente em Santa Catarina, Minas Gerais, nas regies do Vale do Paraba, Rio Preto e na capital do Estado de So Paulo. Com tronco de cor escura e patas e cauda amarelos, pode atingir at 7 cm de comprimento. De hbitos noturnos, facilmente encontrado em ambientes urbanos, vivendo em terrenos baldios e antigas construes.

Escorpio marrom: Encontrado nos mesmos locais que o escorpio amarelo, incluindo Mato Grosso e Santa Catarina. Em So Paulo sua presena bastante comum nas regies do Morumbi, Pacaembu e ao longo do Rio Pinheiros. Sua cor varia de marrom-escuro a marrom-avermelhado com manchas escuras. Vivem em campos, matas ralas e fendas de barrancos.

Lacraias
Quilpodes (corpo dividido em cabea e tronco, formado por inmeros segmentos com pares de pernas articuladas em cada um deles). Podem ser encontradas em qualquer lugar, inclusive em

ambientes midos sob folhas, pedras e troncos podres. So caadores noturnos, se escondendo durante o dia em hortas, entulhos, vasos, xaxins e sob tijolos. Seus exemplares chegam a medir 23 cm. Seus ferres ficam localizados na parte debaixo da cabea. As lacraias se alimentam de insetos, lagartixas, camundongos e filhotes de aves. Seu veneno no muito txico, ou seja, os acidentes causados pela picada no homem so de baixssima gravidade. Quando ameaadas, levantam a cauda.

Lagartas

As lagartas, tambm conhecidas como taturanas, so as formas larvais da mariposa. Os megalopigdeos, que so aquelas lagartas peludas, geralmente no so animais agressivos e podem medir de 1 a 8 cm de comprimento. Possuem pelos longos e sedosos de diversas cores que funcionam como verdadeiros camufladores das verdadeiras cerdas pontiagudas e urticantes, onde ficam as glndulas de veneno. Ao encostar-se em uma lagarta (em um tronco de rvore,

por exemplo), e consequentemente em suas cerdas pontiagudas, o veneno contido nos espinhos

injetado na pessoa. Dentre as diversas espcies na natureza, a Lonomia no possui pelos, mas cerdas urticantes em forma de espinhos verdes distribudos por todo o dorso, sendo esta a mais perigosa, podendo causar graves acidentes e at a morte. So encontradas em rvores (troncos, folhas e gravetos). Sintomas de Picada

Principais sintomas ao ser picado por um animal peonhento: Sintomas da picada de aranha:

Armadeira: Dor intensa no local da picada, salivao, nuseas, sudorese (suor excessivo) e tremores. Marrom: Dor da picada semelhante queimadura de cigarro, edema local de difcil cicatrizao (inchao provocado pelo acmulo de lquidos) e necrose (morte parcial ou integral do tecido que constitui a pele), mal-estar geral, nuseas, febre e urina de cor escura. Viva-negra: Angstia, agitao, excitao, confuso mental, dores e contraes musculares, rigidez do abdmen, alteraes na presso e nos batimentos cardacos, sudorese. Caranguejeira: Dor no local da picada e irritao na pele. Sintomas da picada de cobra:

Jararaca: Inchao, hemorragia no local da picada ou na gengiva e dor local. Cascavel: O local da picada no apresenta leso evidente, apenas uma sensao de formigamento. A vtima apresenta dificuldade em abrir os olhos, com aspecto sonolento, viso turva ou dupla, dor muscular generalizada e urina avermelhada. Coral verdadeira: Pequena reao no local da picada, viso dupla, plpebras cadas, falta de ar e dificuldade para engolir. Surucucu: Inchao, hemorragia e dor no local da picada, diarreia e alterao dos batimentos cardacos. Sintomas da picada de escorpio:

Dor moderada a muito intensa no local da picada, sudorese, hipotermia (reduo da temperatura corporal),

aumento da presso sangunea, nuseas, salivao, tremores, convulses, alteraes cardacas, insuficincia respiratria e vmitos. Sintomas da picada de abelha: As reaes podem ser tanto txicas como alrgicas. As manifestaes txicas em decorrncia da picada de abelha so: dor, edema e eritema (colorao avermelhada). Quando acontece da vtima sofrer muitas picadas, pode ocorrer manifestao sistmica, devido maior quantidade de veneno inoculada. Nesse caso, pode haver coceira, vermelhido, calor generalizado, hipotenso, taquicardia, dor de cabea, nusea, dentre outros sintomas. Em casos mais graves, pode haver estado de choque, forte insuficincia respiratria einsuficincia renal. J as manifestaes alrgicas geralmente causam um edema que dura por vrios dias, tendo como outras reaes a cianose, urticria generalizada, broncoespasmos, choque anafiltico, presso baixa, colapso, perda da conscincia e incontinncia urinria e fecal. Sintomas da picada de lacraia: Dor intensa, inchao e pequena ferida no local da picada, febre, calafrios, tremores e sudorese. Sintomas de contato com lagarta ou taturana: Geralmente, os acidentes envolvendo as lagartas ocorrem com o contato do indivduo com o animal. No so todas as lagartas que possuem veneno, sendo somente as lagartas de mariposas que podem causar acidentes, e os sintomas so: forte dor e queimao local, inchao e vermelhido discretos. As do gnero Lonomia podem causar hemorragias, sangramento na gengiva, aparecimento de sangue na urina e complicaes como insuficincia renal e necrose da pele. Primeiros Socorros

Os primeiros socorros visam auxiliar no rpido atendimento e maior qualidade na recuperao da vtima:

No fazer suco do veneno; No espremer o local da picada; No dar nada alcolico, querosene ou fumo para o acidentado; No fazer torniquete, impedindo a circulao do sangue: isso pode causar gangrena ou necrose local; No cortar ou queimar o local da ferida; No fazer aplicao de folhas, p de caf ou terra sobre a ferida, sob o risco de infeco; Manter a pessoa em repouso, evitando o seu movimento para que no favorea a absoro do veneno; Manter, se possvel, a regio picada erguida; Localizar a marca da picada e limpar o local com gua e sabo ou soro fisiolgico; Cobrir o local com um pano limpo; Remover anis, pulseiras e outros objetos que possam prender a circulao sangunea, em caso de inchao do membro afetado; Levar a pessoa imediatamente para o pronto-socorro mais prximo ou ligar para o servio de emergncia; Tentar identificar que tipo de animal atacou a vtima, observando cor, tamanho e caractersticas dele; Se possvel, levar o animal causador do acidente para identificao; No caso de acidentes causados por escorpies, aranha-armadeira e viva-negra, recomenda-se fazer compressas mornas no local e analgsicos para alvio da dor. Tratamento de Picada

Soroterapia o tratamento indicado para a picada de grande parte dos animais peonhentos, seno todos. Esse mtodo consiste na aplicao de um soro formado por um concentrado de anticorpos (clulas que cumprem o papel de defesa do organismo) no paciente, com o objetivo de combater um agente txico especfico como venenos ou toxinas. Com base em estudos cientficos, para cada tipo de veneno existe um soro especfico, preparado com a mesma toxina do animal peonhento que causou o acidente.

Como produzido o soro?

Primeiramente, so extrados venenos dos animais peonhentos mais causadores de acidentes como cobras, aranhas e escorpies;

Em seguida, esse veneno passa por um tratamento e inoculado em cavalos, pois respondem com facilidade ao estmulo da substncia e, pelo seu grande porte, produzem uma grande quantidade de sangue rico em anticorpos; Retira-se uma amostra do sangue do cavalo para medir a o nvel de anticorpos produzidos; Atingido o nvel desejado, colhe-se uma amostra maior de sangue do animal, purifica-se e concentra-se a parte lquida sangunea (plasma) para obteno dos anticorpos em soro que passa por testes sucessivos de controle de qualidade; As hemcias (glbulos vermelhos do sangue) so devolvidas aos cavalos, que so cuidados por veterinrios, tm alimentao rica e balanceada, alm de usufrurem de um perodo de descanso aps cada imunizao; Curiosidade: Para maior praticidade e facilidade no armazenamento, o soro antiofdico est sendo produzido em p. Contra o veneno de serpentes, esse veneno possui uma estabilidade maior, no precisando ser mantido em temperaturas muito baixas, aumentando sua validade;

Quando animais so picados, o soro para uso humano no deve ser aplicado neles. O Ministrio da Agricultura controla a produo de soros especficos em laboratrios particulares.

O Instituto Butantan o rgo responsvel pelo desenvolvimento de 600 mil ampolas de soros por ano, atendendo s exigncias de controle de qualidade e bio-segurana da Organizao Mundial de Sade. Ao encontrar um animal peonhento, prefervel no mat-lo. Recomenda-se o manejo e recolhimento desse animal e o envio para o Instituto. Com o veneno colhido, fabrica-se o soro respectivo. J oMinistrio da Sade mantm soros disponveis em todo o territrio nacional. Ele produz, em mdia, um milho de ampolas da substncia, atendendo tambm s necessidades dos demais pases do continente. Alguns soros ou tratamentos especficos: Para picada de Cobra:

Jararaca: Soro Antibotrpico ou Antibotrpico-laqutico; Cascavel: Soro Anticrotlico; Surucucu: Soro Antilaqutico ou Antibotrpico-laqutico; Coral: Soro Antilapdico. Para picada de Aranha:

Armadeira e Marrom: Soro Antiaracndico; Caranguejeira: O soro antiofdico no necessrio. Para picada de Escorpio: Se necessrio, tratamento com soro especfico chamado Antiescorpinico. Para picada de Lacraia: Aplicar compressas quentes no local, fazer uso de analgsicos e anestsicos sem adrenalina no local. Para picada da Taturana Lonomia: Soro Anilonomia.
Como evitar acidentes

Atitudes que evitam o aparecimento de animais peonhentos:

No acumular entulho, lixo domstico, ferro velho, telhas e tijolos, mantendo limpo quintais, jardins e terrenos baldios; Ao aparar a grama, recolher as folhas cadas; O lixo deve sempre ser mantido fechado em sacos plsticos; Andar sempre calado; Ao trabalhar com construo, usar luva de raspa de couro para proteo; No usar inseticida contra o animal; Jamais introduzir a mo em frestas ou buracos no cho, como tocas de tatus e cupinzeiros; Olhar por onde caminha atenciosamente e em locais onde se deseja apanhar pequenos objetos ou animais; Fazer a limpeza de locais com vasta folhagem, usando botas, luvas e calas compridas; Os jardins devem ser limpos, a grama aparada e as plantas ornamentais e trepadeiras devem ser afastadas das casas e podadas para que os galhos no toquem o cho;

Matagais e montes de folhas mais ou menos secas merecem ateno redobrada; Muros e calamentos devem ser cuidados para que no apresentem frestas onde a umidade se acumule e os animais possam se esconder; Por telas nas janelas, vedar ralos de pia, tanque, cho e soleiras de portas com saquinhos de areia ou frisos de borracha; Combater a infestao de baratas e roedores; No tentar diferenciar cobras venenosas das no venenosas. Somente um especialista pode verificar a diferena entre as duas;

No manusear animais peonhentos vivos ou mortos; Evitar o amontoamento de sapatos, roupas e utenslios domsticos; Manter beros e camas afastados da parede; Evitar lenis que toquem o cho; Bater colches antes de us-los; Limpar constantemente ralos de banheiros, cozinhas, caixas de gordura e esgoto, mantendo fechados quando no em uso;

Mudar periodicamente de lugar materiais de construo sem uso, lembrando de proteger as mos com luvas; Evitar queimar terrenos baldios, pois desalojam os escorpies e outros animais; Roupas, calados e toalhas devem sempre ser examinados antes de usados; Importantssimo preservar os predadores naturais dos escorpies: corujas, macacos, sapos, galinhas e gansos; Acidentes com animais peonhentos no so muito frequentes, mas ao se deparar com os mesmos, mantenha a calma. Estatsticas de acidentes

De acordo com dados do Estado de So Paulo (Julho de 2010), osacidentes com animais peonhentos crescem quase que 33% em seis anos no Brasil. O Ministrio da Sade, com base em uma anlise de dados, encontrou, em 2003, 68.219 notificaes contra 90.558 em 2009. Veja a quantidade de acidentes provocados por: Escorpies 45.721 Serpentes 22.763

Aranhas 18.687 Lagartas 3.387

Estatsticas mostram que a relao de acidentes por animais peonhentos de trs casos em homens contra dois casos em mulheres. Apontam tambm que trs quartos dos casos so considerados de leve gravidade, sendo apenas 3% dos casos considerados graves. Os acidentes por animais peonhentos, em especial os acidentes ofdicos (ou seja, relacionados serpentes), foram includos na lista de doenas tropicais negligenciadas pela Organizao Mundial da Sade; tais acidentes acontecem em sua maioria com populaes carentes moradoras de reas rurais. A partir de uma avaliao de dados, a vigilncia epidemiolgica pode identificar o quantitativo de soros antiveneno que sero distribudos posteriormente s Unidades Federadas e definem pontos estratgicos de vigilncia, alm de proporcionar uma melhor estrutura s unidades de atendimento s vtimas e elaborar planos de controle de tais animais. De forma geral, as cobras so os animais peonhentos mais conhecidos e temidos. Entretanto, animais pequenos, como os escorpies, aranhas e lagartas, podem ser to perigosos quanto as cobras peonhentas. Especialistas afirmam que uma das melhores formas de se prevenir de acidentes com tais animais, conhecendo seus hbitos. Tais acidentes foram responsveis por 309 mortes no Brasil em 2009. Em geral, as chuvas so o principal fator do aumento desses ndices. Uma das hipteses est relacionada com os alagamentos, pois os animais so obrigados a sair de seus esconderijos naturais. Cursos de capacitao tcnica para manejo de cobras, escorpies e etc., so desenvolvidos pelo Ministrio da Sade. Realizados em quatro estados brasileiros com maior ndice de acidentes com escorpies (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paran e Par), em 2010 a rea tcnica distribuiu s Secretarias Estaduais da Sade, 100 mil cartazes com orientaes sobre educao ambiental e preveno de acidentes com escorpies.
Criao de Cobras e Aranhas

Apesar da aparente periculosidade envolvendo tais animais e suas formas pouco amigveis, muitas pessoas dispensam a criao dos cachorros e gatos para terem como seus bichos de estimao, animais como cobras e aranhas.

Por serem animais silvestres, ou seja, pertencerem s espcies nativas e grande parte terem suas vidas ou parte delas em ambiente naturais, sua comercializao controlada pelo IBAMA. Estes animais podem ser criados se possurem origem legal, ou seja, se forem adquiridos de criadouros comerciais registrados no IBAMA e tal origem puder ser comprovada. Apesar dos altos nveis de preocupao diretamente ligados ao controle desses animais, h pessoas que os valorizam como bichos de estimao. Entretanto, a prtica de manter em casa animais silvestres cuja criao no esteja regulamentada, crime ambiental. A multa estipulada individualmente por animal apreendido pode variar de R$ 3.500,00 a R$ 5.500,00. Das cobras no peonhentas, a Jibia a mais criada no Brasil, apesar de tambm fazer muito sucesso no exterior. Da mesma famlia da pton e da sucuri, a jibia em geral um animal dcil e de fcil manuseio. Podendo chegar a 2 metros na fase adulta, encontrada na Mata Atlntica, mangues, cerrado, caatinga e Floresta Amaznica.

Apesar de parecerem um tanto preguiosas, as jibias so caadoras vorazes. Aproximam-se da presa em silncio e do o bote de forma rpida e certeira, iniciando a constrio, que o ato de apertar a presa atravs de seus msculos, causando assim a morte por parada respiratria. importante ressaltar que, caso a cobra venha a morder e inicie o processo de constrio, jamais deve-se tentar abrir sua boca ou puxar sua cabea, pois essa ao causar um dano muito maior. O ideal que se pingue algumas gotas de lcool em sua boca, pois o mesmo queimar sua mucosa, fazendo com que a cobra solte imediatamente o que estava mordendo.

Em se tratando das aranhas, a preferida entre esses exticos criadores a caranguejeira. E os motivos mais citados para a escolha: so maiores, vivem mais, so animais diferentes e sua picada no letal. Clandestinamente vendidas, as tarntulas so encontradas por preos que podem variar entre R$ 60,00 e R$ 500,00. A criao simples: vivem em aqurios com terra no fundo, se alimentam uma vez por ms de baratas e grilos vivos e saciam sua sede com um pote de gua. Porm, socializar esse animal uma tarefa difcil, aumentando os riscos de inesperadas picadas.

You might also like