1º Simulado ESAF (AFC-CGU

)

Direito Constitucional

20 Questões

Obs.: Todas as questões deste simulado foram extraídas de provas passadas da ESAF.

www.olaamigos.com.br

Página 1 de 4

sendo a delegabilidade uma das características fundamentais desse poder. uma vez que é nas leis constitucionais que se materializa a decisão política fundamental do Estado. o estudo do Estado em sua perspectiva de realidade jurídica e de realidade social. A limitação do poder estatal foi um dos grandes desideratos do liberalismo. 8. por expressa previsão constitucional. 3. de validade das normas constitucionais positivas. No caso brasileiro. A concepção de constituição. defendida por Konrad Hesse. ainda. o qual exalta a garantia dos direitos do homem como razão de ser do Estado. os fatores históricos. não tem pontos em comum com a 7.olaamigos. Um dos objetos do Direito Constitucional Comparado é o estudo das normas jurídicas 4. correspondente a uma nação ou comunidade históricocultural. pelo que se torna inconcebível. O poder político ou poder estatal é o instrumento de que se vale o Estado moderno para 5. podendo abranger. políticos e sociais presentes na sociedade não concorrem para a força normativa da constituição. A constituição em sentido político pode ser entendida como a fundamentação lógico-política 9. O Estado moderno de tipo europeu. nesta perspectiva materializante. por isso mesmo. positivadas nos textos das Constituições de um mesmo Estado. a constituição é dimensionada como decisão global e fundamental proveniente da unidade política. pode constantemente interferir no texto formal. Na concepção de constituição em seu sentido político.br Página 2 de 4 . quando do seu surgimento. a idéia de rigidez de todas as regras. a titularidade da soberania. tinha como características próprias: ser um Estado nacional. coordenar e impor regras e limites à sociedade civil. há uma identidade entre o conceito de constituição e o conceito de leis constitucionais. formulada por Carl Schmmitt. uma vez que. a qual. para Konrad Hesse. concepção de constituição defendida por Ferdinand Lassale. 2. www. 6.DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Para Ferdinand Lassalle. em diferentes momentos histórico-temporais. é do 10. possuir soberania e ter por uma de suas bases o poder religioso.com. Estado brasileiro. O objeto da teoria geral do Estado é o estudo da construção jurídica do Estado.

São constitucionais as normas que dizem respeito aos limites. Sob o ponto de vista jurídico. e atribuições respectivas dos poderes políticos. consagrada após o sucesso da Revolução Francesa. a soberania.11. dependendo de desenvolvimento legislativo para produzirem todos os seus efeitos. a Constituição se confundiria com o conteúdo 18. refere-se ao poder político manifestado por meio 13.com. status de Constituição 19. 15. as cartas de franquia e os contratos de colonização. O Estado. A Lei Orgânica do Distrito Federal. os forais.br Página 3 de 4 . tem entre seus antecedentes históricos os pactos. As demais disposições que estejam na Constituição podem ser alteradas pelo quórum exigido para a aprovação das leis ordinárias. normas não autoaplicáveis. serviços e relações de autoridade. à população. de suas normas. Estadual. segundo a doutrina. Segundo a melhor doutrina. ao governo. em sua concepção contemporânea. no campo interno. e aos direitos fundamentais. se apoia na regra da rigidez decorrente da maior dificuldade para modificação da Constituição do que para a alteração das demais normas jurídicas. A idéia de uma Constituição escrita. constitui um atributo do Estado. a supremacia da Constituição sob os aspectos formal e material 17. disporá sobre competências legislativas reservadas aos municípios. os princípios básicos relativos ao território. manifestando-se. www. sendo pacífico na doutrina quais seriam as matérias consideradas como de conteúdo constitucional e que deveriam integrar obrigatoriamente o texto positivado. como o poder supremo de que dispõe o Estado para subordinar as demais vontades e excluir a competição de qualquer outro poder similar. de órgãos. em sua maioria. 14. Em sua concepção materialista ou substancial. As normas que preveem direitos fundamentais de abstenção do Estado são. A Constituição contém normas fundamentais da ordenação estatal que servem para regular 16.olaamigos. superiores às demais normas concebidas pelo poder constituinte originário. embora tenha. visto como Estado-comunidade. 12. Os princípios da Constituição que se classificam como cláusulas pétreas são hierarquicamente 20. à finalidade do Estado e suas relações recíprocas.

O preenchimento deve ser feito com caneta esferográfica transparente preta ou azul. 3. A marcação na folha não pode ser rasurada. Para cada item só é permitida a marcação de uma resposta.CARTÃO DE RESPOSTAS 1.br Página 4 de 4 .com. Cada campo deve ser preenchido completamente. 1 C E 11 C E C E C E 2 C E 12 C E 3 C E 13 C E 4 C E 14 C E 5 C E 15 C E 6 C E 16 C E 7 C E 17 C E 8 C E 18 C E 9 C E 19 C E 10 20 www. 2. 4.olaamigos.