PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS VII SEMANA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA EXTENSÃO E SUSTENTABILIDADE REGIONAL NO SÉCULO

XXI: TECENDO DIÁLOGOS E CONSTRUINDO NOVOS CENÁRIOS. PERÍODO: 23 a 26 de outubro de 2012 Campus I da UEPB ASSUNTO: CHAMADA DE TRABALHOS 1ª CIRCULAR

A Comissão Organizadora da VII Semana de Extensão torna público à Comunidade Universitária da UEPB a Circular da VII Semana com o tema: “Extensão e Sustentabilidade Regional no Seculo XXI: Tecendo diálogos e construindo novos cenários”

1. Público-Alvo para submissão de trabalhos: − Professores, técnicos administrativos e discentes da UEPB, envolvidos com atividades extensionistas devidamente cadastrados na PROEAC.

2. Objetivos: 2.1. Possibilitar caminhos para construção das diversas formas de sustentabilidade regional; 2.2. dar visibilidade às experiências extensionistas vivenciadas no âmbito da Universidade e da comunidade; 2.3. promover a ampla reflexão da extensão enquanto lugar de produção do conhecimento e instância de formação do aluno; 2.4. possibilitar as condições necessárias para a socialização das experiências de extensão desenvolvidas no âmbito da UEPB; 2.5. contribuir para o fortalecimento da dimensão extensionistas do tripé indissociável, ensino, pesquisa e extensão.

3. Estrutura do Evento: - Mesas redondas; - comunicação oral; - mini curso; - pôsters; - feira de extensão - apresentações culturais.

4. Critérios para submissão de trabalhos: 4.1. Os resumos deverão ser enviados pelo sistema SEMEX de 17 de agosto a 16 de setembro de 2012. 4.2. Os resumos serão julgados pela comissão científica. 4.3. O resultado dos trabalhos aprovados será divulgado na página do Evento, no dia 1º de outubro de 2012. 4.4. Cada inscrito poderá apresentar até 4 (quatro) trabalhos, identificando a área temática. 4.5. Cada trabalho enviado deverá identificar Coordenador (es) do Programa/Projeto, um autor e até cinco co-autores.

5. Critérios para apresentação de comunicação oral: 5.1. Cada sessão de comunicação oral terá um coordenador que encaminhará as apresentações e discussões. Esta deverá ser realizada no período máximo de 15 minutos, sendo o tempo controlado pelo coordenador de sala, bem, como o encaminhamento das discussões. Sugere-se que as discussões sejam realizadas no final das apresentações; 5.2. as comunicações orais deverão contemplar atividades extensionistas devidamente cadastradas na PROEAC e em execução.

6. Áreas Temáticas: As áreas temáticas do evento serão definidas conforme orientação do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão ( FORPROEX): 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Comunicação Cultura Direitos Humanos Educação Meio Ambiente Saúde Tecnologia de Produção Trabalhos ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) )

1. Comunicação e Extensão Universitária: Rádios Comunitários; fotografia; jornal comunitário; áudio-visual e outros. 2. Cultural e Extensão Universitária: culturas populares; teatro; arte; lazer a serviço da comunidade; práticas culturais; história; memória e patrimônio. 3. Direitos Humanos e Justiça: atendimento às demandas sociais; promoção de cidadania; assistência jurídica e outros. 4. Educação e Extensão Universitária: educação ambiental; formação; inclusão social; esporte e lazer; práticas de ensino; informática e sociedade; práticas educativas e outros. 5. Meio Ambiente: a Extensão Universitária e as questões ambientais; recursos hídricos; resíduos sólidos e outros. 6. Saúde: assistência à saúde; saúde da família; ações educativas em saúde; atenção a 3ª idade, infância e juventude; metodologia de intervenção; farmácia; medicamentos e outros. 7. Tecnologia e Produção: difusão e divulgação de conhecimentos tecnológicos e científicos e processos de produção e outros. 8. Trabalhos e Extensão Universitária: geração de renda e outros.

7. Normas para envio de resumos: O resumo deve ser elaborado de acordo com modelo em anexo.

8. Instruções para elaboração de poster: - Os pôsters deverão contemplar o(s) nome(s) do coordenador(es) e no máximo 05 discentes envolvidos em Programas e Projetos de Extensão, em andamento ou concluído. - Os pôsters devem ser confeccionados em fonte Times New Roman, tamanho 24 (mínimo para o texto), o título (fonte 54) deve ser destacado em negrito, os nomes dos aurores e campus de origem (fonte 44) devem vir logo abaixo do título. - Os pôsters são de responsabilidade dos proponentes e deverão ter as seguintes dimensões: 120cm de altura por 90cm de largura. - As exposições dos pôsters ocorrerão de acordo com a área, local e horário pré-determinado.

9. Instruções gerais da VII Semana de Extensão da UEPB – 2012: 9.1. O sistema de inscrição é realizado por meio eletrônico. As instruções gerais devem ser lidas para evitar posteriores irregularidades nas inscrições. 9.2. Solicitamos atenção no preenchimento correto de todos os campos de inscrição, em especial nos campos “área temática”, “nome” e “título do trabalho” para evitar posteriores problemas quanto à emissão dos certificados. O preenchimento correto no campo

“E-mail” também é de suma importância para o estabelecimento do vínculo de informações. 9.3. Para submissão do texto do trabalho será necessário anexar o arquivo, contendo o resumo do trabalho. 9.4. Cada trabalho, além do autor principal, poderá ter, no máximo 5 co-autores. Será emitido um certificado por trabalho, contendo o nome do apresentador em destaque e o (s) de co-autor(es). 9.5. As inscrições para comunicação oral e pôsters sendo aprovadas e comprovadas as presenças (folha de presença) terão direito ao certificado de participação do evento. 9.6. Os resumos constarão nos anais eletrônicos, disponibilizamos na página do evento.

10. Informações gerais: - Telefones da PROEAC: (83) 3315-3401 / 3315-3402 / 3315-3403 - Dúvidas serão esclarecidas pelo e-mail: proeac@uepb.edu.br

ANEXO I
Modelo de Resumo (Painéis e Comunicação Oral)

VII SEMANA DE EXTENSÃO DA UEPB EXTENSÃO E SUSTENTABILIDADE REGIONAL NO SÉCULO XXI: TECENDO DIÁLOGOS E CONSTRUINDO NOVOS CENÁRIOS (Espaço simples)

TÍTULO DO TRABALHO (Espaço duplo)

Coordenador (es) e-mail Primeiro Autor (e-mail) Segundo Co-Autor (e-mail) Terceiro Co-Autor (e-mail) Quarto Co-Autor (e-mail) Quinto Co-Autor (e-mail)

O Resumo Simples deverá conter: − Introdução. − Objetivos. − Metodologia. − Resultados e Discussão. − Considerações finais. − Palavras - Chave (3).

O texto deve ser digitado com fonte Arial, tamanho 12, espaço simples entre linha, margens superiores e esquerda 3cm, inferior e direita 2cm, sem parágrafo, sem referências, sem notas, sem figuras e deve conter de 1.000 a 2.500 caracteres com espaço.

ANEXO II

Instruções gerais para envio do trabalho completo Após aprovação do resumo pela comissão científica, quer seja para apresentação na modalidade de comunicação oral ou pôster, os autores que fizerem a opção de enviar o trabalho completo para compor os anais do evento, terão até às 23 horas e 59 minutos do dia 8 de outubro de 2012 (horário de Brasília) para enviá-lo obedecendo as normas abaixo: a) O trabalho completo será recebido por formulário on-line, sistema SEMEX, na área específica do trabalho; b) O artigo deverá ser digitado no programa Microsoft WORD 2007 ou inferior, para Windows, utilizando formato do papel A4, o texto deverá ter entre sete a dez laudas, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm, fonte ARIAL tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento justificado. c) O título do trabalho deverá ser escrito em letras maiúsculas em negrito e centralizado. Na linha seguinte em recuo direito, escrever o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas. d) Logo abaixo deverá constar o resumo do Artigo contendo de 1000 a 1500 caracteres com espaço, incluindo três palavras-chave que devem estar escritas na linha seguinte ao texto, separadas entre si por ponto e vírgula. e) O texto do artigo deverá conter Introdução, desenvolvimento do trabalho, podendo ser incluídas: tabelas, gráficos, fotos, diagramas etc., considerações finais, finalizando com as referências segundo as normas da ABNT.

Maria Aparecida Barbosa Carneiro Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários