Habilidades do gerente de projetos O PMBOK® apresenta um gráfico como representação das habilidades mais importantes de um gerente de projetos.

1) Conhecimentos e habilidades em gerenciamento geral são as bases para a criação das habilidades de gerenciamento de projetos e envolvem todos os aspectos de gerência de um empreendimento: a) Finanças, comercial, pesquisa e desenvolvimento, produção e logística b) Planejamentos estratégico, tático e operacional c) Estrutura organizacional e administração de pessoal d) Supervisão de pessoal 2) Entendimento do ambiente do projeto a) Ambiente cultural e social b) Ambiente internacional e político c) Ambiente físico 3) Habilidades interpessoais a) Liderança – Existe uma diferença fundamental entre liderar e gerenciar. Enquanto gerenciar consiste em atender às necessidades das partes interessadas e cumprir as exigências da organização em relação à execução do projeto e à administração de pessoal. Liderar consiste em estabelecer uma direção e conseguir com que pessoas de origem, perfil e habilidades diferentes trabalhem em conjunto para que uma meta comum seja atingida. Um líder nato não se tornará gerente necessariamente, nem o contrário. Todavia, um bom gerente de projeto deverá aliar características dos dois perfis. b) Motivação – Consiste em estimular as pessoas para que estas melhorem seus desempenhos e removam os obstáculos que as impedem de crescer e também, mudar. Para tal, o líder deve incentivar, recompensar e elogiar seus funcionários. O poder de ação do líder sobre a motivação dos funcionários é limitado, pois a motivação é própria de cada pessoa. c) Negociação – É um curso de ação que visa alcançar acordo entre duas partes, quanto à definição das necessidades do projeto, mudanças no planejamento, assinalamentos, responsabilidades e recursos. d) Influência na organização – Consiste em conseguir que coisas sejam realizadas. Requer conhecimento sobre as estruturas organizacionais formal e informal. Envolve duas dimensões: o poder, atribuído de maneira formal ou informal, e a
1/2

normas e regulamentos da área de aplicação. 4) Conjunto de conhecimentos em GP. interpessoais.formal (relatórios) e informal . externos.política. técnicos. O gerente de projeto decide quem será o receptor da comunicação. A análise das causas do problema é apenas um dos passos para a tomada de decisão.interna ou externa (cliente. com qual frequência deverá acontecer e qual o meio / formato da mesma. escolha da melhor solução e implementação. que consiste em habilmente fazer com que partes com interesses diferentes ajam em função de um interesse coletivo. A comunicação pode ser: .. 2/2 .. mídia. 5) Conhecimento.vertical e horizontal A literatura especializada em gerenciamento de projetos documenta que entre 70% e 80% do esforço total do gerente de projetos são utilizados na comunicação com as diversas partes interessadas no projeto. riscos e oportunidades em potencial. público) . assim como problemas. completa e compreensível (devendo-se levar em consideração o receptor da comunicação).escrita ou oral . gerenciais. Na análise do problema. Os outros passos são: análise das alternativas. f) g) Gerenciamento de conflitos. A informação deve ser clara. e) Resolução de problemas – É o conjunto de duas ações diferentes: a análise do problema e a tomada de decisão. Comunicação – Consiste em reportar o progresso do projeto. deve-se identificar possíveis causas e sintomas que podem ser internos.