1

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO ROSICLER BELTRAME CALEFFI

A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA VIDA DAS PESSOAS

Rondonópolis 2008

Marilucia Ricieri e Luiz Claudio Perini Rondonópolis 2008 . para a disciplina de Gestão de Pessoas e da Informação.2 ROSICLER BELTRAME CALEFFI A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA VIDA DAS PESSOAS Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração á Universidade Norte do Paraná UNOPAR. Profs.

a agilidade. rádio. o lado positivo. fantasiar e que algumas pessoas estão usando para traçar o perfil da pessoa! É preciso entender o papel profissional. que pessoas usam como meio de extravasar ou simplesmente brincar. e-mail. skype. O ser humano é provido de dois lados – o positivo e o negativo – e deve demonstrar e ter presente nas ações cotidianas. às vezes desrespeitando o Regulamento Interno da empresa. Mas o que estamos vendo no mercado é uma falta de limite de pessoas. de programas de comunicação (msn. sem conflito e visando o melhor resultado ao negócio. interação entre pessoas. Celular. A relação ganha X ganha deve ser o pensamento constante dos profissionais envolvidos. são usados de forma inadequada. De outro lado vemos programas do tipo orkut. mas é preciso saber administrar na realidade do trabalho. quando instalam. principalmente quando há necessidade de identificação do perfil para uma seleção ou promoção. que deixam de exercer o seu papel profissional na empresa para conversar com amigos e família. com ou sem autorização. icq). icq. Aproveitar uma ferramenta de comunicação eficiente pode gerar negócios. com assertividade. redução de custo. ganhar tempo. deveria ter sua função de agilidade. com agilidade e maior grau de acerto. pois sem isto a equipe de trabalho deixa de existir e os conflitos e desmotivação surgem. orkut. e contra os resultados da empresa em que atuam. É preciso saber respeitar a individualidade das pessoas. Sabemos que feitos com a intenção de colaborar com a gestão e operacionalização. rapidez. msn. Vemos a ação de pessoas que agem contra o bem estar. Pessoas e Profissionais tem papel diferenciado. em algumas situações. falando com a família e amigo traz desgaste a equipe de trabalho e indica ausência de profissionalismo e falta de resultado para a empresa. skype. Aspectos negativos todos nós temos. dentre outros. e entender que ser profissional é diferente de ser pessoa.3 A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA VIDA DAS PESSOAS Empresas precisam de respostas rápidas. ou simplesmente uma avaliação do profissional. Partindo desse pressuposto é que observamos como as pessoas estão lidando com os inúmeros equipamentos e ferramentas que aparecem nas empresas e na internet. pesquisa. . Ficar namorando. reduzir custos com ligações.

as pessoas executam atividades. O profissional tem que agir buscando resultado para empresas.4 Ser profissional significa agir em prol da empresa em que trabalha. pois as pessoas é que geram negócios. pessoas é que fazem certo ou errado. de resultado. Ser profissional significa agir em busca de um resultado para uma empresa e para você mesmo. uma tarefa. responsabilidade por uma atitude. Todos os espaços devem ser bem usados adequadamente. Raquel. O importante é que os dois lados estejam satisfeitos e concretizando objetivos. portanto.lexdus. Acessado em 01/09/2008. é ter em mente e na ação que todo e qualquer tempo do horário de trabalho tem que ser usado para geração de negócio. Respeite o seu colega de trabalho como gostaria de ser respeitado. Desta forma o tempo livre é necessário para criar novas ações. . precisa ter horas de lazer. Disponível em: http://www. Trabalhar significa pensar em como gerar resultado ao negócio.br/artigo. Cuidado para manter o seu espaço preservado assim como o do outro. até mesmo com outro estilo de vida. um projeto. mas este é pessoa. Saiba diferenciar o seu papel profissional e pessoal. que são fora do ambiente de trabalho. A Influência da Tecnologia na Vida das Pessoas. Ser pessoa é muito importante para um negócio. Procure repensar um pouco no seu estilo e forma de agir profissionalmente.com. Quem decide é a pessoa e não a empresa. não horas! Trabalho significa pensar. ação. inovação. FONTE: KUSSAMA. Óbvio que momentos de descontração existem.asp?art_codigo=28. Busque a sua felicidade e a da empresa significa lucro. projetos para a empresa. descontração. Valorizar pessoas de forma alguma significa deixar o outro agir sem assertividade. mas momentos.

dessa forma. as empresas aprendem a conviver com as ferramentas eletrônicas de comunicação que podem aumentar ou diminuir a produtividade no trabalho.5 QUESTÕES SOBRE O TEXTO: 1) Analisando o fragmento do texto. a agilidade. Vemos a ação de pessoas que agem contra o bem estar. e contra os resultados da empresa em que atuam”. bem como sobre as conseqüências disso na sua atuação profissional. segundo a atividade desenvolvida pela empresa. instalar programas que bloqueiam ou rastreiam os acessos aos sites indesejados como o icq. não percebem que esse fato está sendo prejudicial ao rendimento das suas tarefas. As empresas estão acompanhando a evolução da tecnologia e disponibilizando aos seus funcionários um mundo de informações ao alcance dos olhos. Cabe aos gestores de pessoas da organização atuar com firmeza no sentido de conscientizar sobre a perda da produtividade e rendimento no trabalho. em algumas situações. esse fato pode ou não ser prejudicial a empresa. Verifica-se. são usados de forma inadequada. que cabe aos gestores encontrar a alternativa mais adequada para a solução do problema. ou. Não obstante. em último caso. por exemplo. Sobre isso. tendo em vista o grau de estresse do trabalhador. o lado positivo. msn ou skype. pois. Deslumbrados com essas inovações e facilidades os trabalhadores acabam buscando as facilidades e comodidades da internet para facilitar suas vidas e trazer um pouco de lazer ao mesmo tempo em que trabalham. com agilidade e maior grau de acerto. Mazocato (2008) revela que aos poucos. como devem atuar os gestores de pessoas da organização para solucionar esse problema? “O ser humano é provido de dois lados – o positivo e o negativo – e deve demonstrar e ter presente nas ações cotidianas. reduzindo a produtividade e o desempenho no trabalho. Sabemos que feitos com a intenção de colaborar com a gestão e operacionalização. Partindo desse pressuposto é que observamos como as pessoas estão lidando com os inúmeros equipamentos e ferramentas que aparecem nas empresas e na internet. Existem pesquisas que comprovam esses dados e que vão além. como demonstra o site Mazocato (2008) o hábito de usar as ferramentas eletrônicas é tão forte que 64% dos funcionários brasileiros prefeririam deixar de tomar café da manhã a abrir mão do acesso à internet para fins pessoais no ambiente corporativo. .

• Quando o ambiente que rodeia a organização é estável e suficiente. Por outro lado. obedece a critérios burocráticos sem questionar e é totalmente subordinado às tarefas e aos superiores. não ocorrendo à troca de interação. transferir conhecimentos. a competência envolve o bom senso. recursos. • Quando a precisão é fulcral. para a comunidade onde vive e para o próprio trabalhador. p. segundo Vasconcelos (2008. Não basta o trabalhador ser “competente” para uma determinada tarefa. o cenário do ambiente interno apresentado retrata uma organização que atua mais na visão mecanicista ou holística? Justifique sua resposta. o comportamento. habilidades. segundo Alvim (2008. • Quando a componente humana da “máquina” é obediente e age como esperado. 1) apresenta êxito nas seguintes situações: • Há uma tarefa simples e directa para realizar. integrar. De acordo com a visão mecanicista o indivíduo atua com um índice de mecanicidade e repetitividade maior. como na perspectiva do grupo e da organização”. ou seja. que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. O trabalho mecanicista. É possível perceber a importância da utilização das competências ao exercício adequado da função. • Quando se deseja produzir repetidamente o mesmo resultado. a ética. 3) Analisando o texto da Raquel Kussama.6 2) Resgatando o conceito de competência apresentado por Fleury (2004): “um saber agir responsável e reconhecido. Percebe-se nessa situação apresentada no texto a utilização das competências necessárias para o exercício adequado da função? Por quê? Justifique sua resposta. que buscava sintetizar unidades em . p. tudo o que agregue valor para a empresa. surgiu a visão holística. que implica mobilizar. 12) “o conjunto de experiências profissionais. pois a competência não envolve somente o fato de saber fazer uma determinada tarefa organizacional com eficácia. mas envolve também. valências e heurísticas dos recursos humanos tanto na perspectiva do indivíduo.

sabemos que a Internet fornece uma gama muito grande de oportunidades a qual a empresa pode utilizar. entre outros. Justifique a sua resposta dando preferencialmente um exemplo. Diante do exposto. contaminar os computadores através da rede.7 totalidade. Um exemplo claro sobre os riscos oferecidos pela internet está relacionado aos vírus que podem ser adquiridos. que normalmente podem ser relacionados a visões parciais abrangendo suas estratégias. Explique cada um deles exemplificando-os. sintética de todos os elementos da empresa. Orkut.. 5) Tendo com base a situação exposta acima. como um todo.] a se ter uma "imagem única". Nela são consideras novas formas de se perceber a realidade com destaque para o pensamento sistêmico. Infosecurity “adobre: controle de acesso a internet”. isto é. ela poderá optar por conscientizar os trabalhadores sobre o uso adequado ou inadequado dessas ferramentas. 1). Controle de horas de uso da Internet = Aumento Produtividade)”. bem como as suas conseqüências no desempenho e continuidade de atuação na empresa. Caso a empresa resolva ser mais maleável com seus funcionários. p. uso do live MSN/Messenger. percebe-se no texto de Raquel Kussama uma ambiente de visão holística. atividades. cultura organizacional. a visão holística de uma empresa equivale a: [. bem como . recursos e organização (estrutura da empresa. nota-se o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação atuando na organização tanto de forma positiva como de forma negativa. qualificação do pessoal.. como os anunciados pelos seguintes sites: Smart Union (2008) “Controle de acesso à internet com login/senha e relatório de acessos (Como Bloquear Sites Pornográficos. assim como suas interrelações). aquele que exige dos indivíduos um pensamento mais abrangente sobre o todo superando significativamente as partes. uma vez que procura uma abordagem do Homem. Para Rozenfeld (2008. Cite pelo menos 2 riscos que a Internet oferece para as empresas. 4) Ainda de acordo com o texto acima. informações. porém ela também traz vários riscos para a empresa. Para que as empresas possam ter controle sobre os acessos a internet elas precisam instalar programas. No seu ponto de vista o que poderia ser feito para o uso correto da Internet na empresa.

o que pode trazer grandes prejuízos aos empresários. . eles continuam eminentes e freqüentes. Outro exemplo importante refere-se a invasão dos computadores por Hackers. tais como senhas e números de contas bancárias. Esses casos são observados dioturnamente na mídia. alteram os programas e copiam arquivos. os quais invadem o sistema.8 se espalharem até os clientes da empresa aborrecendo-os. muito embora existam programas de segurança que impeçam esses riscos.

H. Acesso em: 18 set. 2008. ROZENFELD.pt/~jvasco/jlusoespapresent.smartunion.numa. Funcionários quase sob controle. Acesso em: 19 set.1996. Disponível em: <http://www.html>. 2008.com.ufp.asp>.com. Disponível em: < student. Adobre: Controle de acesso a internet.terra.br/Controle_Acesso_Internet_ Smart_Union.org. MAZOCATO.. 2008. Disponível em: <http://www. Acesso em: 19 set. Disponível em: < http://www2. MANUFATURA CLASSE MUNDIAL: MITOS E REALIDADE . 2008. Reflexões sobre a Manufatura Integrada por Computador (CIM).dei.istf.br/conhecimentos /conhecimentos_port/pag_conhec/visao_holistica.São Paulo . Disponível em: <http://amanha.com. José Braga de.9 REFERÊNCIAS ALVIM. VASCONCELOS.br/edicoes/227/especial. Acesso em: 19 set.br/vb/autenticacao-e-controle-de-acesso/10602-controle-deacesso-internet. Controle de acesso a internet com login/senha e relatório de acessos. Acesso em: 19 set.asp>. (1996).uc. Acesso em: 19 set. Disponível em: <http://www. INFOSECURITY. .pdf>.pt/~alvim/PG/resumo. 2008. 2008.doc>. António Pedro Brites de Andrade de Melo. Sistemas de Informação de Memória Organizacional. SMART UNION. A visão mecanicista das organizações.html>. Patrícia.