Módulo Viabilidade - DF
Manual do Usuário

A reserva de nome será realizada para todas as Regiões Administrativas do DF. Tem como saída. São coletados: dados do endereço. analisado pela Junta Comercial. II . cuja análise é feita pela Região Administrativa. A viabilidade locacional. atividade econômica e nome.da descrição oficial do endereço de seu interesse e da possibilidade de exercício da atividade desejada no local escolhido. a possibilidade de exercício da atividade no endereço informado e a utilização do nome. será feita apenas para Brasília e Taguatinga.da possibilidade de uso do nome empresarial de seu interesse.Consulta de Viabilidade . neste momento. Na Consulta de Viabilidade é coletada algumas informações para que o interessado seja informado dos seguintes aspectos: I .DF Descrição: A Consulta de viabilidade é um formulário eletrônico responsável por coletar as informações do empreendedor referentes ao empreendimento. .

Coleta e análise de Nome Empresarial 1. solicitados pelo requerente na Consulta de Viabilidade.1 . No sistema administrativo. Logo. • Visualizar e processar as análises de nome das Viabilidades cadastradas pelos requerentes. o requerente informa: • • • Objeto social do empreendimento. protocolo ou região administrativa da Viabilidade.Coleta de nomes A fim de minimizar as dificuldades do requerente no preenchimento dos dados na consulta de Viabilidade. a coleta de nomes foi simplificada para um direcionamento mais preciso para o cidadão e processamento correto. o analista (funcionário designado para realizar a análise de nome) seleciona uma opção de nome entre aquelas solicitadas pelo requerente e faz a análise da solicitação do nome de acordo com os critérios estabelecidos.1 . nome empresarial. . No sistema administrativo de análise de nome. Três opções de nomes.2 Análise de Nome Caixa de entrada para análise de nome A análise dos nomes. é feita de forma bem simples. o analista pode ainda: • Realizar filtros de análise de nome pelos seguintes critérios: nome e CPF do requerente. Nome e CPF dos sócios físicos do empreendimento 1.

.2 .1 .2 Análise da Viabilidade locacional Caixa de entrada para análise da viabilidade locacional Análise de endereço disponibilizada pelo sistema Consulta de Viabilidade por meio de caixa de serviços às Regiões Administrativas. 1. Coleta e análise de Viabilidade Locacional 1.Coleta de endereço e Atividades Econômicas Empreendedor faz a solicitação de Consulta da viabilidade do endereço do empreendimento através de formulário especifico no Módulo de Consulta de Viabilidade. O sistema apresenta o formulário para preenchimento e emite uma resposta informando se a atividade econômica poderá ser exercida no local pretendido e a lista dos documentos e taxas exigidos pela Prefeitura.

A partir desta página é possível realizar o cadastro ou acesso ao portal. .A partir do site da Junta Comercial do Distrito Federal será possível realizar a Consulta de Viabilidade.

Para o cadastro de novo usuário é necessário o preenchimento dos campos abaixo: .

clique em concluir. .Depois de preencher os dados.

. clique em Viabilidade.Ao acessar o portal de Serviços Disponíveis.

. Consulta Viabilidade e Cancelar Viabilidade.Três opções estarão disponíveis: Nova Viabilidade.

. clique em Nova Viabilidade.Para o preenchimento da Consulta de Viabilidade.

Selecione o tipo de evento. .

Selecione a Natureza Jurídica e o Enquadramento. .

Informe o CEP do local que deseja realizar a Consulta de Viabilidade Locacional e clique em pesquisar. .

. A reserva de nome será realizada para todas as RAs. Selecione a Região Administrativa que será realizada a viabilidade.Depois da confirmação do CEP o endereço pretendido será apresentado . apenas para Brasília e Taguatinga. neste momento. a viabilidade locacional.

Preencha a descrição do Objeto Social da empresa e as três opções de nome empresarial. .

Deve-se selecionar o Tipo de Unidade do Empreendimento: Produtiva ou Auxiliar. a área total e a utilizada pelo empreendimento. digitar o índice cadastral do IPTU (não é obrigatório). .Nesta tela é possível adicionar os complementos ao endereço.

Os sócios acrescentados aparecerão no campo logo abaixo. clique em Adicionar Sócio. . A cada sócio que se deseja acrescentar.Preencha o nome e CPF de cada sócio.

Para adicionar as atividades do empreendimento. . o CNAE deverá ser digitado e pesquisado.

aparecerá a descrição do código consultado.Logo depois da pesquisa. . clique em Selecionar. Desta forma é possível adicionar quantos CNAEs forem desejados. Se estiver de acordo com o que buscava.

Depois de selecionar todos os CNAEs do empreendimento. selecione o principal clicando em Definir Como Principal. .

.Com o CNAE principal selecionado. responda se a atividade será exercida no local.

.Assim que clicar em concluir. será apresentado um resumo com todas as informações prestadas na Consulta de Viabilidade.

.As informações devem ser analisadas e o termo de uso confirmado. Com isso a consulta estará concluída.

.Será gerado um número de protocolo que acompanhará a Viabilidade para eventuais consultas e/ou cancelamento.

Para acompanhar o andamento da Consulta de Viabilidade. clique em Consultar Viabilidade. .

O status da consulta será exibido. .Digite o número do Protocolo e clique em Pesquisar.

por qualquer um dos órgãos e. se desejar realizar outra. deixando-o livre para a próxima viabilidade. . Esse procedimento retirará a reserva de nome.Sempre que a Consulta de Viabilidade for negada. é necessário Cancelar a Consulta.

pesquisar e solicitar o cancelamento.Deve-se preencher o número da Consulta de Viabilidade. .