You are on page 1of 28

Propagao

A propagao tem como objetivo estudar como a energia transportada ao longo do meio . Este pode ser guiado ou no guiado.

Mecanismos de Propagao
Existem trs tipos de mecanismos bsicos de propagao: reflexo, difrao e refrao. Todos esses tipos de mecanismos so encontrados tanto em ambientes fechados como em abertos. Reflexo: resulta em uma onda eletromagntica refletida em uma superfcie com as mesmas caractersticas da onda incidente inicial, mas defasada por um ngulo .

Mecanismos de Propagao
Refrao: uma parte da onda incidente refletida e outra parte atravessa a superfcie do obstculo. A intensidade da onda refratada igual diferena entre onda incidente e onda refletida.

Mecanismos de Propagao
Lei de Snell-Descartes: relaciona os ngulos de incidncia e refrao com os ndices de refrao.
Define-se como a razo entre o seno do ngulo de incidncia (1) e o seno do ngulo de refrao (2) constante e esta constante igual ao ndice de refrao relativo n21, para um dado comprimento de onda.

Exemplo 1: Encontre o ngulo de refrao na interface ar (n=1) gua(n=1,3) para um ngulo de incidncia 1=30.

Mecanismos de Propagao
Quando um raio de luz atravessa uma fronteira entre dois materiais com diferentes ndices de refrao ocorre tanto reflexo quanto refrao

Mecanismos de Propagao
Difrao: o fenmeno que ocorre quando uma onda incide em
um obstculo e consegue ultrapass-lo, contornando-o ou penetrando em sua abertura (sem ser por refrao), e recompondo-se mais frente. Esse fenmeno permite a recepo dos sinais de rdio e TV nas grandes cidades, apesar das edificaes.

Interferncia na Propagao
Interferncia:
o fenmeno de duas ou mais ondas tentando ocupar o mesmo espao. A resultante simplesmente a soma algbrica das ondas, que pode ser construtiva ou destrutiva. O estudo da interferncia das ondas de grande valia telecomunicaes, uma vez que este fenmeno um dos responsveis pelas limitaes no trfego de informaes. Exemplo: Quando escutamos msica em nosso lar, percebemos que certos locais no recinto melhor para se ouvir a msica do que outros. Isto por causa que nestes pontos as ondas que saem dos dois alto-falantes sofrem interferncia construtiva. Ao contrrio, o locais onde o som est ruim de ouvir causado pela interferncia destrutiva das ondas.

Composio da Atmosfera: trs camadas.


1 - Troposfera:
Camada adjacente superfcie terrestre e se estende at uma altitude de 11 Km. composta de gases, como oxignio, nitrognio e o dixido de carbono. Camada transparente radiao solar, cuja temperatura decresce com a altitude. Nessa camada o principal efeito na propagao das ondas de rdio o da refrao, que atua na trajetria das ondas com o aumento da velocidade de propagao devido elevao da altitude.

Composio da Atmosfera: trs camadas.


2 - Estratosfera:
Camada seguinte troposfera que estende de 11 Km at cerca de 50 Km com temperatura constante de - 50C. uma camada estvel para propagao de sinais de rdio, embora possua pouco interesse para as telecomunicaes.

Composio da Atmosfera: trs camadas. Ionosfera:


Altitudes superiores a 50Km. Acontece em trs ou quatro camadas distintas. utilizada nas faixas de VLF, LF, MF e HF. Camada D: a regio mais baixa. Geralmente acontece durante o dia. Ela absorve as ondas de rdio em algumas freqncias, impedindo a propagao ionosfrica de longa distncia. Camada E: Cerca de 80 Km acima da superfcie, tambm existe principalmente durante o dia. Pode prover comunicaes de rdio de mdio alcance em certas freqncias.

10

Composio da Atmosfera: trs camadas.


Ionosfera:
Camada F1: formada a cerca de 200 Km de altitude e F2 em 300Km.Acontece geralmente durante o dia. As vezes esta camada pode servir de refletora a determinadas freqncias., mas normalmente a energia eletromagntica que atravessa a camada E tambm atravessa esta, acabando por se refletir na camada F2. Camada F2: Existindo entre os 200 e os 400 Km. Esta camada representa o principal meio de reflexo ionosfrica para comunicae sem ondas curtas a distncias muito elevadas, distncia esta que pode variar ao longo do dia, com a poca do ano e ainda com o ciclo solar.

11

Tipos de propagao atmosfrica


Existem trs grandes tipos de propagao, dependendo do trajeto das ondas: (1) - troposfrica; (2) - ionosfrica; (3) - Terreste (no propriamente propagao atmosfrica). Os trs caminhos possveis para as ondas se propagarem:

12

Tipos de propagao atmosfrica

13

Tipos de propagao atmosfrica


Ondas de Superfcie
A onda de superfcie representa a parcela do campo irradiado que se propaga ao longo do contorno da terra, como se estivesse acompanhando uma estrutura fsica que a confinasse na regio. Para baixas freqncias este tipo de propagao se combina com as ondas ionosfricas, resultando numa condio para cobertura local e para cobertura em longas distncias (em alguns casos a cobertura pode assumir distncias intercontinentais). Ocorrem para freqncias inferiores a 3MHz.

14

Tipos de propagao atmosfrica


Ondas de Superfcie

15

Tipos de propagao atmosfrica


Ondas de Diretas e Refletidas
As ondas diretas e refletidas so consideradas ondas espaciais, que se propagam acima da superfcie terrestre.

A onda direta aquela que se propaga entre a antena transmissora e a antena receptora sem nenhuma interferncia de obstculos que possam alterar sua amplitude ou sua direo de propagao. O enlace atendido por este tipo de propagao denominado de enlace em visada direta ou de comunicao em linha de visada.
A presena de obstculos e da prpria superfcie terrestre pode resultar em ondas refletidas. A onda refletida pode ser considerada um problema em comunicao via rdio por gerar mltiplos percursos. A Onda refletida mais significativa nos enlaces em VHF, UHF e SHF.
16

Tipos de propagao atmosfrica


Ondas de Diretas e Refletidas

17

Tipos de propagao atmosfrica


Ondas Ionosfricas
A ionosfera provoca reflexo da onda eletromagntica em baixas freqncias (prximas de 2MHz). Neste caso, as ondas so refletidas na base da ionosfera resultando em saltos menores e menores distncias de enlaces. Para freqncias mais elevadas (prximas de 50MHz) a onda eletromagntica penetra na ionosfera e sofre refraes sucessivas at a reflexo e retorno a superfcie terrestre. Nesta condio as distncias alcanadas so muito superiores. Os enlaces de comunicao utilizando ondas ionosfricas alcanam distncias de at 4000Km em condies favorveis. Como a ionosfera bastante afetada pelas condies geoclimticas, as variaes de nvel nestes enlaces so freqentes e chamadas de desvanecimento.
18

Tipos de propagao atmosfrica


Ondas Ionosfricas
Propagao das Ondas eletromagnticas atravs de reflexo ionosfrica para faixa de 2MHz a 50MHz.

19

Tipos de propagao atmosfrica


Ondas Troposfricas
Os enlaces que utilizam ondas troposfricas so chamados de enlaces por tropodifuso. As freqncias mais adequadas para implementao deste tipo de enlace esto entre 1GHz e 2GHz. Elevadas atenuaes na implementao dos enlaces exigindo potncias de transmisso elevadas e rdios receptores bem sensveis. Para viabilizar enlaces perenes necessrio que a regio geogrfica oferea taxas pluviomtricas mais elevadas e constantes ao longo do ano. No Brasil este tipo de enlace obtm maiores desempenhos na regio norte. Devido a baixa confiabilidade (em funo da sazionalidade geoclimtica) estes enlaces foram substitudos por enlaces via satlite.
20

Tipos de propagao atmosfrica


Ondas Troposfricas

21

Diviso do Espectro de Rdio

22

Diviso do Espectro de Rdio

23

Diviso do Espectro de Rdio

24

Diviso do Espectro de Rdio

25

Diviso do Espectro de Rdio

26

Diviso do Espectro de Rdio

27

Diviso do Espectro de Rdio


Exerccio: As diversas faixas de freqncia do espectro eletromagntico recebem denominaes tais como VHF, LF, MF, EHF, VLF, UHF, SHF, HF, ELF. Sobre estas faixas de freqncia correto afirmar que a: (A) ELF tem a capacidade de penetrar a grandes profundidades no mar e no solo. (B) EHF usada para comunicaes a longa distncia atravs de propagao ionosfrica. (C) SHF compreende comprimentos de onda que vo de 3 km a 30 km. (D) LF compreende comprimentos de onda que vo de 30 m a 300 m. (E) HF sofre grande atenuao por vapor dgua e outros gases da atmosfera.
28

You might also like