You are on page 1of 13

Questão 01

)
Em seu livro “Diálogos sobre os dois Principais Sistemas do Mundo”, Galileu, através de seu personagem Salviati, refuta um dos principais argumentos aristotélicos sobre o movimento da Terra, defendido pelo personagem Simplício, que diz: “Se de fato a Terra tivesse um movimento diurno de rotação, uma torre do alto da qual se deixasse cair uma pedra, sendo transportada pela Terra em sua rotação, já se teria deslocado de muitas centenas de jardas para leste durante o tempo de queda da pedra, e a pedra deveria atingir o solo a essa distância da base da torre”. Seguindo o argumento de Simplício, poder-se-ia concluir que a Terra não gira, pois a pedra sempre cai atingindo o ponto verticalmente abaixo de onde foi solta. Entretanto, a argumentação de Simplício está equivocada, pois sabe-se que a Terra tem movimento de rotação, isto é, ela gira, e que a pedra cai no ponto abaixo do qual foi solta porque a) sua velocidade de queda depende da velocidade linear da Terra. b) sua velocidade angular é igual à velocidade angular da Terra. c) sua aceleração angular é igual à aceleração da gravidade.

d) sua aceleração linear depende da aceleração linear da Terra.
Questão 02) S o b r e e q u i l í b r i o m e c â n i c o , a s s i n a l e o q u e fo r c o r r e t o . 0 1 . Q u a n d o u m c o r p o s e e n c o n t r a e m e q u i l í b r i o m e c â n i c o s o b a a ç ã o d e a pe n a s t r ê s f o r ç a s , e l a s s ã o c o p l a n a r e s e c o n c o r r e n t e s. 0 2 . Q u a n d o o m o m e n t o r e s u l t a n t e de u m s i s t e m a d e fo r ç a s e m r e l a ç ã o a u m p o n t o é n u l o, i s t o s i g n i f i c a q u e a r e s u l t a n t e d e s s e s i s t e m a é n u l a o u q u e o s e u s u p o r t e p a s sa p e l o ponto considerado. 0 4 . U m c o r p o e n c o n t r a - s e e m e q u i l í b r i o m e c â n i c o q u a n d o a s o m a ve t o r i a l d a s fo r ç a s q u e agem sobre ele é nula. 0 8 . A c o n d i ç ã o p a r a q u e u m c o r p o s e e n c o n t re e m e q u i l í b r i o m e c â n i c o é q ue e l e e s t e j a em repouso. 1 6 . A r e s u l t a n t e d a s f o r ç a s q u e a ge m s o b r e u m c o r p o e m e q u i l í b r i o é n u l a .

Questão 03) Qual é a marcação do dinamômetro abaixo? Adote g = 10 m/s 2 a) 0 N b) 50 N c) 100 N d) 150 N e) 200 N Questão 04) O equilíbrio é uma situação física comum no nosso cotidiano. Os engenheiros, por exemplo, ao elaborarem muitos de seus projetos, estão constantemente atentos para atender adequadamente às condições necessárias e suficientes para que o equilíbrio ocorra. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que apresenta um corpo em equilíbrio.

a) Um brinquedo em movimento circular uniforme, preso a uma corda. b) Um satélite em órbita em torno da Terra. c) Um livro no ponto mais alto da trajetória, quando lançado verticalmente para cima por um aluno. d) Uma bola que se movimenta em uma trajetória parabólica, após ter sido chutada pelo goleiro em um jogo de futebol. e) Um elevador em movimento vertical com velocidade constante. Questão 05) Na atualidade, têm-se difundido exercícios de alongamento e respiração conhecidos como Pilates. Algumas das atividades são realizadas em aparelhos específicos, muitos dos quais empregam molas em seu funcionamento. O gráfico abaixo revela a intensidade de força F que age sobre as molas, devido à deformação (x). No instrumento para exercícios com as pernas, a mola se comporta segundo a curva A, ao passo que, em outro, para exercitar os braços, a mola se comporta segundo a curva B.

a) Supondo que, para o exercício com as pernas, sejam necessárias molas “mais firmes”, ao passo que, para os braços, utilizem-se molas “mais maleáveis”, avalie se a forma como elas estão empregadas nos respectivos instrumentos está correta ou não e explique sua resposta. b) Para uma pessoa distender 50 cm a mola usada no exercício com as pernas, que força deverá aplicar? Questão 06) “Top Spin” é uma das jogadas do tênis na qual o tenista, usando a raquete, aplica à bola um movimento de rotação (que ocorre em torno do seu próprio eixo) sobreposto ao movimento de translação, conforme esquematizado na figura abaixo:

Figura: Representação da jogada top spin Com base nos conhecimentos de mecânica, representação da figura, é correto afirmar que e considerando a

a) a trajetória do centro de massa da bola pode ser descrita por uma espiral, devido à composição dos movimentos de translação e de rotação. b) a bola alcançará uma distância maior devido ao seu movimento de rotação. c) a força que a raquete aplica à bola é a mesma que a bola aplica à raquete, porém em sentido contrário. d) a energia cinética adquirida no movimento ascendente da bola é transformada em energia potencial no movimento descendente. e) o torque aplicado à bola pela raquete resulta no seu movimento de translação. Questão 07) Quanto às leis de Newton, suas aplicações e consequências, considere as afirmações seguintes. I. Se um corpo está sob a ação de duas forças de mesma intensidade, então, ele deve estar em equilíbrio. II. Se o motor de um barco exerce sobre a água de um rio uma força de mesma intensidade que a correnteza exerce sobre o barco no sentido oposto, ele deve permanecer em repouso em relação à margem. III. Ao subir o trecho de serra da rodovia dos Imigrantes, um veículo recebe, da pista, uma força perpendicular ao seu movimento, de intensidade menor que o seu peso. É correto apenas o que se afirma em a) I. b) II.

c) III. d) I e II. e) I e III. Questão 08) Para proteção e conforto, os tênis modernos são equipados com amortecedores constituídos de molas. Um determinado modelo, que possui três molas idênticas, sofre uma deformação de 4 mm ao ser calçado por uma pessoa de 84 kg. Considerando-se que essa pessoa permaneça parada, a constante elástica de uma das molas será, em kN/m, de Dado: g = 10 m/s 2 a) 35,0 b) 70,0 c) 105,0 d) 157,5 e) 210,0 Questão 09) Três blocos, 1, 2 e 3, de massas respectivamente iguais a m 1 , m 2 e m 3 , encontram-se sobre um plano horizontal, podendo se deslocar sem atrito. Os blocos estão sob ação da aceleração da gravidade g e de uma força F , como mostra a figura.

Determine a aceleração do sistema e a força F 2 3 que o bloco 2 exerce sobre o bloco 3, em função de F, m 1 , m 2 e m 3 . Questão 10) Uma caixa encontra-se sobre um plano horizontal e sobre ela uma força constante de intensidade F atua horizontalmente da esquerda para a direita, garantindo-lhe um movimento retilíneo e uniforme.

Com base nas leis de Newton, analise:

I. Uma pessoa, dentro da caixa e impedida de ver o exterior, teria dificuldade em afirmar que a caixa possui movimento relativamente ao plano horizontal. II. A força resultante sobre a caixa é um vetor horizontal, que possui sentido da esquerda para a direita e intensidade igual a F . III. O componente do par ação/reação correspondente à força F é outra força que atua sobre a caixa, horizontalmente, com a mesma intensidade de F , porém de sentido da direita para a esquerda. Está correto o contido em a) I, apenas. b) III, apenas. c) I e II, apenas. b) III, apenas. e) I, II e III. Questão 11) A Figura 2 mostra dois blocos de massa m A e m B conectados por um fio inextensível e de massa desprezível, que passa por duas polias também de massa desprezível. O bloco de massa m A está sobre um plano inclinado que forma um ângulo α com a horizontal e sustenta o bloco de massa m B .

Assinale a alternativa que apresenta o valor de m B capaz de fazer com que o sistema permaneça em equilíbrio, desprezando todas as forças de atrito. a) m B = m A cos(α) b) m B = m A sen(α) c) m B = 2m A d) m B = 2m A sen(α) e) m B = 2m A cos(α)

Questão 12)

A figura representa um corpo de massa de 40,0kg, sobre um plano inclinado, que forma um ângulo de 30 o com a horizontal. Considerando-se sen 30 o = 0,5, cos 30 o = 0,86, g = 10,0m/s 2 e a existência de atrito entre as superfícies de coeficiente dinâmico igual  a 0,2, é correto afirmar que o valor de F , em newtons, para que o bloco suba o plano com velocidade constante, é igual a a) 68,8 b) 131,2 c) 200,0 d) 268,8 e) 368,8 TEXTO: 1 - Comum à questão: 13

Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos sobre as leis que regem a natureza. Interprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores não enunciados. Em caso de respostas numéricas, admita exatidão com um desvio inferior a 5 %. A aceleração da gravidade será considerada como g = 10 m/s². Questão 13) A mecânica clássica, também conhecida como mecânica newtoniana, fundamenta-se em princípios que podem ser sintetizados em um conjunto de três afirmações conhecidas como as leis de Newton do movimento. Pode-se afirmar que 00. se o motor de uma espaçonave que se move no espaço sideral suficientemente afastada de qualquer influência gravitacional deixar de funcionar, a espaçonave diminui sua velocidade e fica em repouso.

01. 02.

as forças de ação e reação agem em corpos diferentes. massa é a propriedade de um corpo que determina a sua resistência a uma mudança de movimento. 03. se um corpo está se dirigindo para o norte, podemos concluir que podem existir várias forças sobre o objeto, mas a maior deve estar direcionada para o norte. 04. se a resultante das forças que atuam sobre um corpo é nula, pode-se concluir que este se encontra em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. TEXTO: 2 - Comum à questão: 14

Presente na memória da infância de todos, o algodão doce é o resultado da solidificação de fios muito finos de açúcar derretido.

O algodão doce é produzido com o auxílio de uma “engenhoca” muito simples. Nela, uma pequena porção de açúcar é colocada em uma peça cilíndrica em forma de copo. Um resistor produz aquecimento, enquanto um motor faz o copo girar. Quando assume finalmente a forma líquida, o açúcar pode escapar por um dos inúmeros furos que o copo contém em sua lateral. Em contato com o ar mais frio, o filete de açúcar derretido transforma-se em um fino fio que, recolhido, assume a forma do chumaço tão conhecido. Questão 14) De acordo com os princípios da mecânica newtoniana e tendo como referência o chão sobre o qual a máquina é apoiada, é correto afirmar que a) cada filete de açúcar derretido é empurrado para fora do recipiente em alta rotação, devido unicamente à ação de uma força centrípeta. b) cada filete de açúcar derretido é empurrado para fora do recipiente em alta rotação, devido unicamente à ação de uma força centrífuga.

c) cada filete de açúcar derretido é empurrado para fora do recipiente em alta rotação, devido à ação conjunta de uma força centrípeta proveniente do recipiente e de uma força centrífuga proveniente do açúcar derretido. d) o que comanda a saída do filete de açúcar derretido é a tendência de qualquer corpo de se mover em linha reta, quando a força responsável pelo movimento circular deixa de agir. e) o que comanda a saída do filete de açúcar derretido é a tensão superficial do fio de açúcar derretido, que sempre está puxando mais açúcar derretido para fora do copo cilíndrico. TEXTO: 3 - Comum às questões: 15, 16

A figura abaixo representa o plano inclinado ABFE, inserido em um paralelepípedo retângulo ABCDEFGH de base horizontal, com 6 m de altura CF , 8 m de comprimento BC e 15 m de largura AB , em repouso, apoiado no solo.

Questão 15) Considere o deslocamento em movimento retilíneo de um corpo P 1 de M até N e de um corpo P 2 de A até F. Admita as seguintes informações: – P 1 e P 2 são corpos idênticos; – F 1 e F 2 são, respectivamente, as componentes dos pesos de P 1 e P 2 ao longo das respectivas trajetórias; – M e N são, respectivamente, os pontos médios das arestas AB e EF. Considerando esses dados, a razão a)
17 6 F1 F2

equivale a:

b) c) d)

4 3 15 3 13 2

Questão 16) Admita um outro corpo de massa igual a 20 kg que desliza com atrito, em movimento retilíneo, do ponto F ao ponto B, com velocidade constante. A força de atrito, em newtons, entre a superfície deste corpo e o plano inclinado é cerca de: a) 50 b) 100 c) 120 d) 200 TEXTO: 4 - Comum à questão: 17

Acidentes de trânsito causam milhares de mortes todos os anos nas estradas do país. Pneus desgastados (“carecas”), freios em péssimas condições e excesso de velocidade são fatores que contribuem para elevar o número de acidentes de trânsito. Questão 17) O sistema de freios ABS (do alemão “Antiblockier-Bremssystem”) impede o travamento das rodas do veículo, de forma que elas não deslizem no chão, o que leva a um menor desgaste do pneu. Não havendo deslizamento, a distância percorrida pelo veículo até a parada completa é reduzida, pois a força de atrito aplicada pelo chão nas rodas é estática, e seu valor máximo é sempre maior que a força de atrito cinético. O coeficiente de atrito estático entre os pneus e a pista é µ e = 0,80 e o cinético vale µ c = 0,60. Sendo g = 10 m/s 2 e a massa do carro m = 1200 kg , o módulo da força de atrito estático máxima e a da força de atrito cinético são, respectivamente, iguais a a) 1200 N e 12000 N. b) 12000 N e 120 N. c) 20000 N e 15000 N.

d) 9600 N e 7200 N. TEXTO: 5 - Comum à questão: 18

Uma indústria utiliza esteiras que se movem com velocidade constante v = 3 m/s para transportar caixas contendo a sua produção. Em determinado setor as caixas são transportadas através de uma esteira inclinada conforme ilustra a figura. Considere a massa da esteira igual a zero e que só existe atrito entre a superfície da esteira e a superfície das caixas.

Questão 18) Para que não ocorra deslizamento entre as superfícies da caixa e da esteira deve-se escolher, de acordo com a inclinação da esteira, os materiais que compõem a caixa e a esteira. Esta escolha é feita com base no coeficiente de atrito estático entre os materiais da caixa e da esteira. Considere o ângulo de inclinação da esteira igual a 60º. Assinale a alternativa que apresenta o valor do coeficiente de atrito estático, entre as duas superfícies, para que não ocorra o deslizamento. a) 0,5 b) 2 c) 3 d) 2,1 1) Questão 19) (OBF) Qual das alternativas abaixo não está de acordo com as leis propostas por Newton para a mecânica? a) a aceleração de um corpo é devido a uma força externa.

b) Uma pessoa parada e em pé sofre a ação da força de atração gravitacional; c) O movimento do sistema Terra – Lua é explicada pelas leis de Newton d) Se um corpo está em repouso não há força externa atuando no corpo. e) O movimento do sistema Terra – Lua – Sol é explicado pelas leis de Newton. Questão 20) (IFPE) Um corpo de peso 300N encontra-se em repouso sobre um plano horizontal com atrito, sendo o coeficiente de atrito estático igual a 0,4 e o dinâmico 0,3. A intensidade da força motriz F , paralela ao plano é de 110N. Então é correto afirmar que o módulo da força de atrito em Newtons é:

a) b) c) d) e)

90 110 120 210 300

Questão 21) Uma força de 50N é aplicada a um corpo com massa de 100kg que se encontra em repouso. Sendo esta a única força que está sendo aplicada no corpo, qual a velocidade alcançada após 10s da aplicação da força?

Questão 22) Qual a massa de um corpo, que partindo do repouso, atinge uma velocidade de 12m/s em 20 segundos? Sabendo que a força aplicada nele tem módulo 30N.

Questão 23) (UFBA) A figura apresenta um bloco A, de peso igual a
10N, sobre um plano de inclinação θ e m relação à superfície horizontal. A mola ideal se encontra defor mada de 20c m e é ligada ao bloco A através do

fio ideal que passa pela roldana sem atrito. Sendo 0,2 o coeficiente de atrito estático entre o bloco A e o plano, sen θ = 0,60, cos θ = 0,80, desprezando-se a resistência do ar e considerando-se que o bloco A está na iminência da descida, deter mine a constante elástica da mola, em N/ m.

GABARITO: 1) Gab: B
2) Gab: 19

3) Gab: C 4) Gab: E 5) Gab: a) As molas estão empregadas de forma errada e invertida, pois a mola da curva “A” sofre uma deformação maior com uma força menor se comparada com a mola da curva “B”. Como a mola para as pernas devem ser “mais firme”, recomenda-se que use a representada pela curva “B”. Para o braço, a mola cujo comportamento é expresso pela curva “A”. b) F = 250 N 6) Gab: C 7) Gab: C 8) Gab: A 9) Gab:

a aceleração do sistema tem módulo direção e sentido de a força
F 23
F.

a=

F m1 + m 2 + m 3

e tem a mesma

F. F23 = m3 F m1 + m 2 + m 3

tem módulo

e tem a mesma direção e

sentido de 10) Gab: A 11) Gab: D 12) Gab: D

13) Gab: FVVFV 14) Gab: D 15) Gab: D 16) Gab: C 17) Gab: D 18) Gab: C