You are on page 1of 9

IV Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Belm - PA - 2009

ANLISE DO COMPORTAMENTO MECNICO DE JUNTAS SOLDADAS DO AO SAE 1020 COM ELETRODO REVESTIDO E 7018
Bruno Alberto Cardoso PIGNATARIO (1); Adriel Amaral MACEDO (2); Raoni Castro MIRANDA (3); Helio Antonio Lameira de ALMEIDA (4)
(1) IFPA, Rua 15 Casa 251 Qd30 Bairro: Maracangalha CEP: 66110-005, Telefone: 32572264, e-mail: bruno.pignatario@oi.com.br; (2) IFPA, e-mail: macedo.5@terra.com.br; (3) IFPA, e-mail: raonicastro_16@hotmail.com; (4) IFPA e-mail: almeidahelio@yahoo.com.br

RESUMO A soldagem a arco eltrico com o uso de eletrodo revestido muito utilizada na indstria. Dentre os eletrodos utilizados neste processo, o AWS E7018 merece uma ateno especial por atribuir considervel resistncia mecnica a suas soldas. Entretanto, o uso de eletrodos contaminados pode comprometer a qualidade final da solda. Assim, o objetivo deste trabalho o de avaliar o efeito de eletrodos do tipo AWS E7018 com revestimento contaminado sobre a qualidade mecnica de juntas soldadas de ao carbono SAE 1020. Para avaliao do comportamento mecnico das juntas, ensaios de Trao e Dobramento foram realizados. Alm disso, ensaios metalogrficos foram necessrios para relacionar os resultados encontrados com a microestrutura obtida. Como resultado, observouse que, aps o ensaio de Trao, todos os corpos de provas romperam fora da solda. J no ensaio de dobramento, no houveram evidencias de trincas na regio da solda. Tais resultados mostram a boa qualidade dos cordes de soldas produzidos, mesmo com a utilizao de eletrodos contaminados. Palavras-chave: soldagem com eletrodo revestido, ao carbono SAE 1020, ensaios mecnicos, micrografia.

IV Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Belm - PA - 2009

1.

INTRODUO

Com o decorrer da evoluo tecnolgica, os seres humanos confrontram-se com muitas necessidades a serem supridas, e por conta das mesmas vem a aperfeioar ainda mais os processos de fabricao de equipamentos e mquinas. Um desses processos a soldagem a arco eltrico, que sofreu grande modificao evolutiva e que tem por objetivo a unio de peas metlicas atravs da fuso entre os materiais. Um dos processos de soldagem a arco eltrico mais empregado na indstria ligada ao setor metalmecnico o Eletrodo Revestido conhecido como SMAW (Shielded Metal Arc Welding ou Soldagem a Arco com Metal Protegido), por ser simples de utilizar, alm de ser um processo aplicado em condies de difcil acesso. Embarcaes, automveis, tubulaes que transportam gs ou leo so exemplos de aplicao deste processo de soldagem. muito importante que a solda esteja ntegra, sem defeitos, para que no venha colocar em risco a vida dos usurios. Por isso torna-se interessante estudar a resistncia mecnica das soldas produzidas em uma mquina ou equipamento. Assim, este trabalho tem como finalidade fazer um estudo do comportamento mecnico de juntas soldadas com o processo Eletrodo Revestido, a partir da utilizao do consumvel E7018 com revestimento contaminado e em diferentes nveis de corrente, porm abaixo do recomendado pelo fabricante. 2.0 METODOLOGIA 2.1 Execuo da Soldagem As soldas foram realizadas de forma manual e na posio plana com o processo de Soldagem a arco eltrico Eletrodo Revestido (Shielded Metal Arc Welding - SMAW) na unio de chapas de ao carbono SAE 1020 de 4,0 mm de espessura com o auxlio de uma fonte de energia do tipo transformador- retificador, apresentada na Figura 1.

Figura 1 (A) Fonte de Soldagem, (B) Soldagem com o processo SMAW.

As caractersticas operacionais desta mquina encontram-se na tabela 1. As dimenses das chapas de ao e do bisel realizado para receber o depsito de solda so apresentados na Figura 2. Para o preenchimento do chanfro, foi realizado um nico passe (1 passe). Entretanto, aps feita a goivagem da raiz da junta, foi realizado um passe de reverso (2 passe) para garantir fuso completa da raiz da junta.
Tabela 1 Caractersticas operacionais do Transformador-retificador.

Fonte

Tipo

Entrada

Sada 250 A 60 Hz

PICCOLA Transformador 220V/380V/440V Retificador 80A/46A/40A 400 T 3 FASES

Volts (CC) 80V

Ciclo de Trabalho 30%

Volts sem Carga 80vcc

IV Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Belm - PA - 2009

1 passe Passe 2 passe 2 Passe

(A)

(B)

Figura 2 (A) Dimenses do metal de base e detalhes do bisel. (B) Ilustrao dos passes de enchimento (1 passe) e passe de reverso (2 passe)

O consumvel utilizado foi o eletrodo AWS E 7018 com 4,0 mm de dimetro. Os eletrodos AWS E 7018 utilizados neste trabalho permaneceram por um longo perodo armazenados fora de uma estufa e, portanto, apresentavam o revestimento em mau estado de conservao, totalmente contaminados por umidade, uma vez que so considerados higroscpicos. Eles foram utilizados para que se pudesse avaliar a sua influncia na resistncia mecnica das soldas produzidas. A corrente de soldagem foi variada em trs diferentes nveis 90 A, 100 A e 110 A. Estes valores de corrente adotados no trabalho esto abaixo da faixa operacional estipulado pelo fabricante do eletrodo (ESAB) a qual corresponde entre 145 A a 195 A. A escolha destes nveis de corrente foi devido a pequena espessura do metal de base (4,0 mm) a qual perfurava com intensidade de corrente superior a 110 A. No foram trocados os eletrodos por outros de menor dimetro pois estes de 4,0 mm eram aqueles que se encontravam com o revestimento contaminado (por estarem um longo perodo de tempo fora da estufa) e isto tambm foi alvo de investigao neste trabalho. Foram produzidos um total de 06 juntas soldadas (02 juntas por nvel de corrente estabelecido). A tabela 2 ilustra as juntas codificadas e relacionadas com estas condies de corrente trabalhadas. Finalmente, aps as soldagens, as juntas foram submetidas ao corte na guilhotina com a finalidade de preparar as amostras para os ensaios mecnicos de Trao e Dobramento, alm do ensaio de Metalografia de acordo com as dimenses da Figura 3.
Tabela 2 Codificao das juntas e nveis de corrente estabelecidos

Cdigo da Junta 11 12 (replica) 21 22 (replica) 31 32 (replica)

Intensidade de Corrente 90 A 100 A 110 A

IV Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Belm - PA - 2009

Figura 3 Croqui das dimenses de corte das amostras retiradas para os ensaios realizados.

3.2 Preparao dos Corpos de Prova para os Ensaios Mecnicos de Dobramento e Trao Aps o corte das seis juntas soldadas na guilhotina para a obteno das amostras utilizadas nos ensaios de Trao, Dobramento e Metalografia (Figura 3), o reforo de todas as soldas produzidas foi removido por intermdio da Plaina Mecnica. Desta maneira, foram obtidos os corpos de prova para dobramento de raiz e de face. Somente o reforo da amostra utilizada na metalografia no foi removido. Isto foi feito para que o calor gerado pela usinagem no promovesse alteraes na microestrutura da solda. Em seguida, foram preparados os corpos de provas para o ensaio de Trao, a partir da usinagem das amostras na plaina nas dimenses indicadas na Figura 4. Para o ensaio de trao e dobramento, dispomos de uma Mquina Universal de Ensaios, modelo MUE-100 da EMIC, com um carregamento mximo de 1MN (Mega Newton), onde utilizamos um carregamento mdio de 35KN (Kilo Newton). A Figura 5 apresenta as etapas necessrias para a preparao dos corpos de provas para o ensaio de Trao at o seu posicionamento na referida mquina para a realizao deste ensaio.

Figura 4 Croqui do corpo de prova para ensaio de trao.

IV Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Belm - PA - 2009

Figura 5 - (A) Cortes da junta soldada para os ensaios; (B) Retirada do reforo da Solda; (C) Corpos de prova prontos para o ensaio de Trao; (D) Mquina de Ensaio de Trao j ajustada e com corpo de prova posicionado.

3.3 Preparao das Amostras para Ensaio Metalogrfico de Micrografia O ensaio metalogrfico de micrografia foi realizado levando em considerao as seguintes etapas: a) Corte do metal de solda de cada uma junta nas dimenses de 15 mm x 15 mm x 4,0 mm para posterior embutimento a frio. b) Escolha e localizao da seco a ser estudada; c) Embutimento a frio das amostras com resina epxi; d) Preparao de uma superfcie plana nas amostras embutidas a partir do processo de faceamento no torno e) Lixamento manual da referida superfcie nas granulometras de 220, 400, 600 e 1200 Mesh, f) Realizao do polimento com Alumina de 1 mcron com o auxlio de uma politriz mecnica;

g) Ataque dessa superfcie pelo reagente qumico Nital 3% por imerso no tempo de 7 segundos; h) Anlise microscpica dos corpos de prova no microscpio ptico com analisador de imagem com um aumento de 100x;

IV Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Belm - PA - 2009

Figura 6 (A) Amostras embutidas a frio; (B) Obteno de superfcie plana das amostras por faceamento no torno; (C) Lixamento manual; (D) Polimento Mecnico e (E) Anlise no microscpio.

4.0 RESULTADOS E DISCUSSES 4.1 Ensaio de Trao Aps o ensaio de trao verificou-se que todos os corpos de provas soldados romperam foram da solda. Entretanto, alguns corpos de provas como os de cdigo 21 e 31 apresentaram fissuras bastante visveis, mas em nenhum dos casos houve ruptura no cordo de solda. Estas fissuras podem estar associadas a defeitos previamente observados aps as soldagens como falta de deposio metlica e falta de fuso durante o preenchimento do chanfro e ficaram mais evidentes aps o ensaio de trao. Estas falhas no metal de solda certamente esto ligadas a utilizao de nveis de corrente bem abaixo do especificado para o dimetro do eletrodo (145 A a 195 A) e, ainda, com o mau estado de conservao dos eletrodos. Os resultados obtidos aps o Ensaio de Trao indicam que todos os cordes de solda produzidos apresentaram um bom comportamento mecnico, apesar da utilizao de eletrodos contaminados.

Figura 7 (A) Corpo de prova sendo submetido Ensaio de Trao e (B) corpo de prova rompido aps Ensaio de Trao.

IV Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Belm - PA - 2009

4.2 Ensaio de Dobramento A Figura 8 apresenta o resultado obtido para o dobramento de face e raiz dos corpos de provas soldados. Por intermdio desta Figura, percebe-se a presena de algumas falhas no metal de solda, aps realizao do ensaio de Lquido Penetrante. Isto certamente est ligado a utilizao de baixos nveis de corrente e do mau estado de conservao dos eletrodos, a qual promoveu o surgimento de defeitos como falta de fuso e falta de deposio metlica, como j citado anteriormente, durante o preenchimento da junta. Estes defeitos foram percebidos aps as soldagens e tornaram-se evidenciados aps o ensaio de dobramento. Estes resultados indicam que algumas soldas perderam ductilidade e romperam na regio da solda durante o ensaio.

Figura 8 (A) Corpos de prova aps o Ensaio de Dobramento, (B) Realizao do ensaio de LP para a verificao de defeitos (C) Corpo de prova 21: faltas de deposio e de fuso na solda.

4.3 Ensaio Metalogrfico de Micrografia A Figura 9 apresenta os resultados encontrados para a microestrutura do metal de solda produzido nas condies de corrente utilizados, ou seja, 90 A, 100 A e 110 A. As imagens das microestruturas foram obtidas nos pontos A (1 passe ou passe de enchimento) B (entre passes) e C (2 passe ou passe de reverso).

IV Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Belm - PA - 2009

Regio Analisada

90 A

100 A

110 A

Figura 9 Esquema de disposio dos pontos analisados, onde: (A) Passe de Enchimento 1 Passe, (B) Regio Entre - passes e (C) Passe de reverso 2 Passe.

Por intermdio desta Figura, nota-se que na condio de 110 A houve uma melhor recristalizao dos gros fundidos ao longo da linha central da zona fundida, favorecendo a reduo de uma estrutura bruta de fuso com gros colunares sendo a qual foi evidente na condio de 90 A. Isto pode estar associado com a utilizao de correntes abaixo da faixa especificada para o referido eletrodo (145 A a 195 A). Com o uso de 90 A a corrente estava muito abaixo do mnimo necessrio (145 A) e o calor inserido na junta pode ter sido rapidamente retirado, no tendo tempo suficiente para a recristalizao do 1 passe (passe de enchimento) a partir do 2 passe (passe de reverso). J no maior caso de corrente utilizado neste trabalho, 110 A, o resfriamento pode ter ocorrido de forma mais branda e propiciando tempo suficiente para a recristalizao, favorecendo as condies de temperatura e tempo adequados para uma normalizao. Assim, podemos observar que o passe de reverso promoveu uma recristalizao no passe principal, justificando os bons resultados nos ensaios de trao e dobramento o que nos leva a observar a necessidade do passe de reverso no caso estudado para garantir a integridade do cordo quando solicitado a esforos.

IV Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Belm - PA - 2009

5.0 CONCLUSES Como concluso deste trabalho pode dizer que: 1) Todos os nveis de corrente utilizados foram insuficientes para promover uma boa fuso tanto do eletrodo como do metal de base. Isso certamente contribuiu para a formao de defeitos em algumas juntas soldadas como falta de deposio e falta de fuso. 2) O uso de eletrodo AWS E7018 contaminado tambm contribuiu para a formao dos defeitos acima citados, pois o mesmo, rico em umidade, provocou instabilidades no arco eltrico durante a soldagem, facilitando a formao de tais defeitos. 3) Em geral, os ensaios mecnicos mostraram um bom comportamento mecnico das soldas produzidas, pois nenhum corpo de prova soldado rompeu na solda durante o ensaio de trao, mesmo com a observao de alguns defeitos. 4) Este bom resultado pode estar relacionado com a recristalizao dos gros do metal de solda observado na metalografia devido a aplicao do passe de reverso (2 passe) 5) A utilizao de consumvel contaminado certamente inseriu hidrognio na poa de fuso. Porm, no foram observadas trincas. Isto est adequado com a literatura, pois mesmo com a possvel presena de hidrognio ionizvel o ao utilizado neste trabalho (SAE 1020, com baixo teor de carbono), no consegue formar em grandes propores a microestrutura denominada Martensita (estrutura de extrema dureza e frgil) por possuir menos de 0,3% de carbono, sendo difcil a propagao de trincas induzidas por Hidrognio. Portanto, o uso de eletrodos contaminados em uma junta soldada, bem como o de parmetros incorretos (como a baixa ou alta corrente) acarreta em danos srios a solda, podendo at ocasionar sua destruio. Mesmo com o uso de um ao baixo carbono de boa soldabilidade, como nesse projeto, foram observados inconvenientes que em uma situao real no so admissveis, podendo at colocar a vida de pessoas em risco. 6.0 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRANDI, S. Processo de Soldagem e Metalurgia. Editora Edgard Blcher Ltda., So Paulo, S/D.
CHIAVERINI, V.; Aos e Ferros Fundidos. Associao Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), So Paulo, 1996. COLPAERT, H.; Metalografia dos produtos siderrgicos comuns. Editora Edgard Blcher ltda., 1992. COUTINHO, T.A.; Anlise e Prtica da Metalografia de no-ferrosos. Editora Edgard Blcher Ltda., 1980.

MACHADO, I. G.Soldagem e Tcnicas Conexas : Processo. Editado pelo Prprio Autor, Porto Alegre, 1996. MODENESI, P.; Soldabilidade dos Aos Transformveis. Editado pelo Prprio Autor, Belo Horizonte, 2004.