You are on page 1of 16

1

Festa de antigamente que era festa: memria, espao e cultura numa comunidade camponesa do nordeste paraense
Antonio Maurcio Dias da Costa* Ctia Oliveira Macedo**

Sabem os historiadores que a festa, tomada num sentido amplo, mantm vnculos importantes com o tempo em nossa sociedade. A historiadora
1

Mona

Ozouf,

em seu clssico estudo sobre a festa popular na Revoluo Francesa , ensina que os eventos festivos apresentam uma dupla abertura para o passado e para o futuro. Isto : os sujeitos que a constroem e lhe atribuem significados tendem a reivindicar precedentes scio-culturais e possibilidades futuras da sua prtica, que reproduzam seu contedo subjetivo. No mais das vezes, as transformaes vividas nas festas populares de carter tradicional2 so comumente acompanhadas por uma evocao nostlgica. Trata-se de uma inteno restauradora que denota uma espcie de conscincia crtica acerca das transformaes vividas pelos sujeitos no processo histrico. sobre este tipo de conscincia histrico-social que ora apresentamos esta breve reflexo da memria e da experincia associadas a festas religiosas e no religiosas vivenciadas ao longo do sculo XX na comunidade3 camponesa do Igarap Cravo, 35 kilmetros do municpio sede Concrdia do Par, na regio nordeste do estado. O recorte particularizado sobre as festas vivenciadas pelos moradores da Vila do Cravo se justifica pelo estudo de um caso singular de trnsito entre rural e urbano4 no nordeste paraense. A Vila do Cravo desempenha, assim como outras diversas vilas rurais do interior do estado, um papel intermedirio entre o fluxo (humano, econmico, festivo, etc.) da capital, da cidade sede e demais vilas da regio em torno, tais como Santana, Curuper, Curuperzinho, So Judas, Nossa Senhora do Perptuo Socorro e Nova Esperana5. Os moradores destas vilas mantm historicamente estreita comunicao entre si, apesar de sua rede de integrao espacial estar, em alguns casos, baseada em igaraps (Igarap Cravo, Igarap de Areia), no rio (Rio Bujar) e na rodovia (PA-140). Apresentamos aqui, de forma preliminar, uma anlise da dimenso scio-espacial dos festejos populares com base: 1) Nos relatos memorialsticos sobre festas religiosas, coletados em campo, nos anos de 2009 e 2010, entre moradores da Vila do Cravo; 2) Na observao em campo da dinmica das festas no religiosas do calendrio anual da mesma localidade. Os relatos aqui apresentados foram colhidos, na totalidade, junto a agricultores aposentados, personagens que ocupam atualmente o papel de patriarcas e matriarcas de suas famlias.

As festas populares por eles referidas se localizam em torno dos anos 1940 e 1950, quando a maioria dos entrevistados estava saindo da adolescncia e ingressando na idade adulta. Discutiremos, a partir dos relatos, como a mudana na relao dos camponeses com o espao (de moradia, de trabalho, de lazer, etc.) contribuiu para redimensionar as prticas e os sentidos associados ao universo das festas, quer religiosas ou profanas. Ao final do texto, fazemos um exerccio comparativo da memria das festas dos anos 1940 e 1950 com as festas no-religiosas do presente, observando especialmente as transformaes nas referncias espaciais dos participantes desses eventos.

*** Representaes scio-espaciais associadas aos igaraps, estrada e ao arraial6, gravitam em torno da memria coligada s festas. Os entrevistados, em geral, tendem a apresentar as festas do passado7 como melhores que as do presente. Festas decentes seriam as festas de santo, de casamento e de aniversrio, que ocorriam num tempo mais distante, provavelmente, quando no havia luz eltrica8 e estrada9. Na fala de Ana Lcia da Conceio10, professora de ensino fundamental da Vila do Cravo, as festas decentes contavam, sobretudo, com a presena dos filhos da comunidade que moravam em Belm, coisa que haveria diminudo sobremaneira nos tempos atuais. Nos relatos memoriais se revela uma percepo do espao geogrfico dotado de um atributo cultural11. Da que as referncias aos locais de moradia, de trabalho, de lazer, de prtica religiosa, dentre outras, assumem diversos significados ao longo do tempo, vinculados ao convvio social. Talvez as festas no-religiosas mais tpicas da comunidade no Cravo presentes na memria dos moradores sejam as festas de rabeca12, animadas pelos msicos Raimundo Quirino e Cazuzinha. Fala-se de festas que aconteciam todos os sbados na casa de um dos moradores da comunidade, em que os casais danavam agarrados e que iam at altas horas da noite, das 7 da noite s 7 da manh. No dizer de Estcio Chaves, agricultor aposentado13, as festas de irmandade teriam dado origem aos festejos de rabeca. Um exemplo mencionado pelos entrevistados foi o da Irmandade do Divino Esprito Santo. O grupo se reunia nos anos 1940 na casa de dois irmos solteiros (Quel e Manoel Listevo), devotos e proprietrios de uma imagem do Divino e que organizavam uma ladainha aos domingos, quando ainda no havia igreja na comunidade. As festas da irmandade, provavelmente animadas com rabecas e cantorias, teriam estabelecido um modelo para os festejos populares da localidade.

As apresentaes mais marcantes de rabeca14, no relato do agricultor aposentado Abenor Pinheiro15, ocorriam quando da realizao dos mutires para derrubada de roas. O trabalho na roa, nesta regio, implica num deslocamento familiar rotineiro para o lugar de cultivo, geralmente distante da rea de moradia regular. O retiro a casa construda na roa e que serve tanto para a produo de farinha quanto para a permanncia noturna quando em perodos de pico de produo de farinha. Em tempos mais recuados, o retiro era usado exclusivamente para a produo de farinha, uma vez que as moradias se localizavam prximas ao trecho de cultivo. Em perodos mais recentes, talvez da dcada de 1970 em diante, quando a atrao do eixo rodovirio se consolida, as casas tenderam a distanciar-se do centro, isto , para reas mais distantes do cultivo agrcola. Os mutires comunitrios para derrubada de roa, tambm conhecidos localmente como putirum, tinham como atrao final a ocorrncia de festas de rabeca16 na casa do dono da roa. Os relatos apontam a presena aproximada de 80 a 90 homens e mulheres (com a ocorrncia maior de homens). ressaltado nas falas que o ressarcimento alimentar aos trabalhadores do mutiro era feito na casa do dono da roa, com muita carne de porco e galinha. Observa-se, portanto, que a roa e o retiro, na poca das festas de rabeca, eram percebidos como relativamente prximos dos locais de moradia. Festa e trabalho agrcola estariam avizinhados e associados como prticas coletivas no caso dos putiruns. As festas populares, por seu turno, poderiam ter um sentido unicamente ldico. o caso das apresentaes de Boi Bumb, de Cordes e Pssaros e de Bichos, que ocorriam no Cravo em torno da dcada de 1950. Faamos antes, no entanto, uma breve caracterizao scio-histrica dos festejos de Bumb nesta regio da Amaznia para em seguida apontar sua importncia na vila rural observada. O folclorista Bruno de Menezes17, em estudo publicado em 1951, apresenta o boibumb paraense, derivado do festejo correlato do Maranho18, como uma stira do trabalho rural. A presena de personagens negros, brancos, ndios e caboclos evocaria a diversidade tnica do perodo colonial, quando conviviam (...) patriarcalismo colonial com a catequese do gentio, o curandeirismo africano, o primitivismo agrcola, a vida chucra nas fazendas de gado, as diverses permitidas nas senzalas (...) (p. 51). Menezes destaca que o bumb um brinquedo popular e tradicional marcado pela hilaridade popular, pelo riso do povo, extrado de uma situao dramtica: o boi preferido do senhor branco abatido por um ex-escravo, espcie de posseiro dos arredores da fazenda, que capturado pelos ndios e que sofre sanes at a ressurreio do boi pelo paj, aps infrutferas tentativas de cura por parte do doutor e do padre.

De acordo com Salles19, o nome bumb provavelmente derivado da voz africana que nomeia um tipo de tambor. Suas referncias mais antigas nos jornais de Belm so da dcada de 1850. Mas sua procedncia rural seria inegvel, dado que sua introduo na cidade teria ocorrido por meio dos migrantes rurais estabelecidos na periferia. A presena dos bois em Belm no incio do sculo XX era notria pelo deslocamento dos grupos por vrios bairros, assim como ocorria com os cordes carnavalescos. O trajeto percorrido pelos bois, por seu turno, implicava em encontros de grupos que poderiam transformar-se em enfrentamento violento. A presena de capoeiras nos grupos de bois tornava os conflitos mais agudos, resultando numa diviso territorial dos bumbs20 na cidade, especialmente no final da dcada de 1910. A forte represso policial e proibio dos bumbs percorrerem a cidade criou o boi de comdia, transformado em teatro popular, limitado aos currais (locais de ensaio) e s apresentaes em praas pblicas e concursos folclricos. O controle das apresentaes de bumbs e a sua metamorfose em auto popular abriu espao para o surgimento dos cordes de pssaros e de bichos, espcie de teatro popular21 com enredo semelhante ao do bumb. Nas vilas rurais do nordeste paraense de meados do sculo XX, no ocorriam disputas por espao festivo, como as que aconteciam na cidade de Belm. Na memria do agricultor aposentado No Macedo22, a inaugurao do Boi Canrio da Vila do Cravo nos anos 1950 se apresentou como um Crio, numa comparao exagerada com a maior procisso religiosa do Brasil. O boi do velho Cndido foi introduzido na comunidade como algo vindo de fora, j que o prprio Cndido se estabeleceu naquele perodo na localidade. possvel que tenhamos a introduo do bumb na vila rural seguindo os moldes daquele que existia em Belm e que no mais percorria as ruas da cidade. O Boi Canrio, no entanto, percorria os caminhos diversos da vila e arredores, atraindo o pblico no deslocamento festivo. O itinerrio do boi poderia incluir at mesmo vilas vizinhas, para onde se ia p e se podia pernoitar. Na entrada do vilarejo visitado, o grupo de brincantes repetia a toada de apresentao anunciada pelo amo do boi:
Estrela, estrela Que a luz alumiou Abre a porta com franqueza Que o boi canrio chegou

No Macedo, adolescente poca, recorda vividamente a performance de quem representava o Pai Francisco, transformando-o num personagem hilrio, tragicmico, que fazia rir e chorar a todos que assistiam: homens e mulheres, os cantores analfabetos e os danarinos, velhos e crianas que corriam com medo do boi. Os cordes de pssaros e de bichos que seguiram s apresentaes de bumbs replicaram a lgica de deslocamento processional do bumb, o que se assemelha ao modelo mais antigo da folia de reis, com seus grupos de msicos, cantores e brincantes. So de fato as folias religiosas, vivenciadas no catolicismo popular23 brasileiro, que melhor representam a efervescncia festiva dos eventos populares em geral. Segundo Brando24, as festas catlicas que envolvem deslocamento podem ser de dois tipos: as que vo em busca de algum lugar, as romarias, e as que passam atravs de algum lugar, as procisses. Importante deslocamento religioso da qual participavam os moradores da Vila do Cravo nos anos 40 era a viagem para a festa da padroeira homnima da Vila de Santana25. Segundo Abenor Pinheiro, os preparativos comeavam um ms antes da festa da padroeira, que ocorre at hoje no ms de julho. O transporte da famlia implicava na preparao de estoque de lenha e de alimentos (farinha, galinha, pato, etc.), tudo para ser levado em casco (canoa) pelo Igarap Cravo at sua foz no Rio Bujaru26. A permanncia em Santana era programada para o final de semana principal da festa da padroeira: viagem no sbado e retorno na segunda-feira. Na chegada, buscava-se casas de parentes e de conhecidos (com exceo dos romeiros que eram proprietrios de casas prprias na vila) para permanecer durante a festa. Talvez o espao mais marcante da festividade para os romeiros seja o arraial27, que preenche todo o entorno da igreja. Na memria dos antigos romeiros, o arraial da Santana descrito como repleto de vendedores ambulantes (chamados de marreteiros), muitos vindos de Belm. A praa central reunia muita gente no final de semana da festividade. No havia cerveja, s bebida forte, destilada, cachaa basicamente. Na lembrana de pessoas que eram adolescentes naquela poca, os romeiros bebiam por todos os cantos, no rio, na rua, em todos os lugares. Destacamos aqui a referncia ao rio como um lugar de lazer para os participantes da festividade. O rio, a rua e o arraial faziam parte das imediaes da Igreja, centro do universo festivo da vila naquela ocasio. O riso do povo vem tona com a constatao marcada pela surpresa e pela condio paradoxal que justape ritual religioso e diverso profana: A missa era s amm, amm. O padre de costas e a Igreja cheia de gente porre. Isto nos aproxima de

forma extremada da assertiva de Brando28 de que (...) o significado religioso dos diferentes momentos de celebrao no obedece lgica da Igreja. O fluxo de romeiros provenientes da Vila do Cravo para Santana diminuiu gradativamente29, quando passaram a ser organizadas festividades grandes associadas construo de uma capela de barro da comunidade do Igarap Cravo. A construo data de 1952-53 e foi coordenada por um frei chamado Joo Francisco. Em eventos como a festa da padroeira da vila (N. Sra. das Graas, festejada em maio), os padres passaram a ser trazidos de casco, sendo a chegada anunciada, via de regra, com foguetrio. A capela foi construda no terreno do primeiro campo de futebol da comunidade, alterando substancialmente o arranjo espacial da vila com esta mudana. O que antes era um simples espao de lazer passou a ser um ponto de referncia para os moradores das margens do igarap, trecho agora transformado em arraial, isto , praa central, dotada de sentido festivo-religioso. Alis, alm de ser comumente nomeada a comunidade de Igarap Cravo, ela passou a ser chamada tambm de Arraial aps a construo da capela, principalmente por ser o lugar da ocorrncia da festividade da padroeira. Trata-se da representao de um alargamento do tempo da festa religiosa, espcie de arraial permanente, embora associado idia de provisoriedade. Este alargamento temporal, por sua vez, se inscreve no espao, como referncia scio-topogrfica, que d novo sentido ao arranjo das moradias em torno do largo gramado e central, demarcado pela presena de um cruzeiro em frente igreja. A ocorrncia das festas religiosas enseja uma srie de outros eventos especficos associados: bingos, leiles, bailes danantes, dentre outros. O ncleo festivo composto de procisso/reza/liturgia implica na existncia combinada de outras atraes festivas no exatamente religiosas. Estas demais atividades somam-se ao foco central do evento na atrao de devotos de dentro e de fora da comunidade, produzindo uma movimentao de romeiros que vm Vila do Cravo, mas que podem se deslocar para as festas das comunidades prximas30. Cria-se, desse modo, um circuito de participao em festas religiosas que tende a envolver, com maior eficcia, os moradores das comunidades vizinhas situadas margem da rodovia PA-140 e de alguns igaraps da bacia do Rio Bujaru. O calendrio festivo comum dessas comunidades tem como ponto alto os meses de maio, julho, agosto e setembro, com clara proeminncia dos meses de maior incidncia de chuvas. As visitas dos romeiros de comunidades vizinhas so pagas com a presena nas festas dos santos de fora. Temos assim uma movimentao festiva anual que acompanha as festas de: Nossa Senhora das Graas (Cravo), Ms de Maria (Nova Esperana Km 40), Santa Terezinha do Menino Jesus (Curuperezinho), Nossa Senhora do Perptuo Socorro (Nossa

Senhora do Perptuo Socorro Km 35), Nossa Senhora da Conceio (Curuper), Nossa Senhora SantAna (Santana), So Judas Tadeu (So Judas). A constituio da memria dos moradores/devotos do Cravo acerca das festividades religiosas mais antigas implica numa valorizao do tempo passado. Alis, de acordo com Marc Bloch31, a rigor, no haveria o presente, s o movimento dos eventos, um devir dos acontecimentos histricos. A idia das festas do passado serem festas melhores tem ligao com a elaborao seletiva da memria, reconstruindo lembranas na conscincia, dando novos significados a eventos e a emoes j vividas. No tempo vivido, no tempo do discurso que menciona o passado, as recordaes so redimensionadas, ganham novos sentidos por meio de esquecimentos e incluses de elementos novos. As imagens-lembranas divulgadas nos discursos individuais resultam, em grande medida, de uma aprendizagem social da importncia da memria histrica. Ela, no entanto, est necessariamente e continuamente identificada com o presente32. Isso nos ajuda a entender a reclamao de que os filhos do Cravo que moram em Belm s vm nas festas de aparelhagem33. Os relatos comparam sua presena assdua nas festas religiosas no passado, com o interesse maior no presente pelas festas danantes, noreligiosas. Na verdade, a facilidade do transporte rodovirio por meio da PA-140 tornou mais frequente a presena dos filhos do Cravo, moradores de Belm, nas festas comuns da vila, sem o diferencial da presena obrigatria no perodo solene das festas religiosas. Ressalta-se tambm em discursos nostlgicos que as festas de antigamente eram mais valorizadas pelas pessoas da comunidade, j que danavam mais que nas festas de hoje. Isso pelo fato das festas atuais de aparelhagem serem s de barulho, com menor animao genuna. Da a frase ttulo deste texto, ouvida numa conversa informal em campo: Festa de antigamente que era festa: entrava s sete e saia s sete. possvel explicar a referncia ao declnio da animao e do entusiasmo dos participantes das festas danantes por fora da maior presena de visitantes de lugares distantes (por exemplo, de cidades como Bujaru, Concrdia do Par, Tom A e Belm) e menor relevncia do ncleo relacional local durante a ocorrncia festiva. As festas s de barulho so, na verdade, as localmente muito apreciadas festas das aparelhagens de grande porte, dotadas de enorme potncia sonora e que se apresentam no que denominamos circuito bregueiro34 de Belm. A Vila do Cravo, como as demais vilas rurais da bacia do Rio Bujaru e do eixo da PA-140 esto num roteiro alargado da movimentao das aparelhagens e fsclubes35oriundos de bairros da periferia de Belm.

As mudanas infra-estruturais vividas pelos moradores da comunidade pesquisada, na verdade, compem um conjunto que tem influncia nas formas de festejar. A introduo da energia eltrica e o asfaltamento da estrada ligada ao ramal do km 35, que conecta a Vila do Cravo PA-140, foram decisivos na alterao do padro organizativo dos festejos. A fala de Maria Albernaz Braga da Conceio36 apresenta um diagnstico exemplar dessas transformaes:
Mudou muita coisa na vida. Porque a gente dormia com a lamparina. No tinha gua gelada, televiso. Quando falta luz, eu s falto morrer de medo. Mas tem uma parte negativa: muita festa, muita bebedeira. Sbado santo! Que nunca foi feito festa quando a gente morava no escuro. Agora at nesse dia santo tem festa. A gente dormia com a porta aberta e agora a gente no pode. Se for dormir com a janela aberta amanhece morto. Isso muito ruim na nossa comunidade. O Cravo era outro, tinha pouca gente, pouca casa. Lembro das minhas amigas Isabel, Mariquinha. O arraial tinha mato. S tinha casa do Raimundo Santana e do De Paula. A Igreja era bonitinha. No Clube de Mes era muita me. A gente trabalhava, fazia roa, fazia farinha e vendia. Guardava o dinheiro pra comprar coisas pro clube. Eu fazia bolo no clube. Depois acabou e voltou, mas j era poucas mes. As mes foram saindo. Algumas foram para Belm.

Este um exemplo notrio do registro de uma memria marcada pela inteno restauradora e que revela uma espcie de conscincia crtica acerca das transformaes vividas pelos moradores da vila. Na verdade, a denncia destas mudanas que desvirtuam o padro dos festejos em relao queles de antigamente tem como pano de fundo os desdobramentos dos festejos do presente. Temos, de um lado, a segurana de dormir com a porta aberta, a pequena quantidade de casas, o arraial acanhado repleto de mato, o trabalho conjunto e os projetos coletivos. Trata-se de uma seleo de boas lembranas do passado, recortada pela introduo boa e m, ao mesmo tempo, da energia eltrica. O agora o tempo da gua gelada e da televiso, mas tambm das festas com muita bebedeira, dos bailes danantes que invadem o Sbado Santo, do perigo gerado pelo trnsito de pessoas desconhecidas. As festas no religiosas, cuja presena avultou com o advento da energia eltrica, compem um calendrio diferente das festas de santos na Vila do Cravo. A maior parte est ligada a datas importantes do calendrio festivo dos clubes de futebol da comunidade. Existem trs clubes no Cravo: o Bom Jesus, fundado em 1949 com sede37 no arraial; o

Bragantino38, com sede no caminho do antigo cajueiro e o So Francisco, fundado em 2007, com sede margem do Igarap de Areia. As festas de aparelhagem noturnas organizadas por estes clubes acompanham a realizao de torneios de futebol durante o dia. Os torneios envolvem a participao de times femininos e masculinos. Oferecem tambm premiaes como grades de cerveja, taas de campeo e medalhas. Terminados os jogos, visitantes e locais iniciam os preparativos para a festa noturna, a comear por volta das 21 horas. Os bilhetes de entrada so vendidos com antecedncia ou comprados na hora da festa na portaria da sede. Poucos so os que conseguem cortesias para entrada gratuita, caso de algumas poucas pessoas ligadas organizao do evento. Isso ocorre porque estas festas visam o lucro, a ser repartido entre o pagamento da aparelhagem e dos trabalhadores que prestaram servio durante o evento (policiais, seguranas particulares, bilheteiros, garons, dentre outros). A festa, geralmente programada para os sbados, segue at a manh do dia seguinte, com encerramento marcado pelo trmino do funcionamento da aparelhagem, por volta das 6 da manh. As festas ligadas contratao de aparelhagens de grande porte, na maioria vindas de Belm, so consideradas como as mais importantes39. So assim porque atraem grande quantidade de pessoas, podem produzir altas arrecadaes, podem fomentar o prestgio do festeiro, organizador do evento, junto comunidade e deixar boa impresso para os visitantes de fora. As grandes festas dos clubes de futebol do Cravo so 40: as de janeiro e de setembro, no Bom Jesus; as de julho, de novembro e de dezembro, no Bragantino; a de maio, no So Francisco. Nos intervalos entre as grandes festas ocorrem eventos festivos menores. Estes mantm a regularidade no circuito de visitaes recprocas entre as comunidades. So tambm festas de aparelhagem, que ocorrem nos chamados balnerios41, beira de igaraps, nos finais de semana. Neste circuito, por sua vez, se movimentam as aparelhagens de pequeno porte, existentes nas mesmas vilas. Na Vila do Cravo existem trs aparelhagens atuantes: o Super Som, do DJ Zeca Cosme; o Betinho Som, do DJ Betico e, o mais antigo, Som Liberal, do DJ Manoel Alberns, tambm conhecido como Beca. A trajetria de Beca como DJ e das festas que sonorizou na Vila do Cravo42 nos anos 1980 e 1990 so reveladoras do processo pelo qual os bailes danantes de aparelhagem passaram a ocupar lugar destacado entre as festas da comunidade. A ocorrncia de festas de aparelhagem na Vila do Cravo, aos moldes daquelas realizadas nas periferias de Belm, se iniciou nos anos 1980 por iniciativa de um ex-morador que emigrou para a capital nos 1960. Manoel Fernando Alberns, morador do bairro do

10

Jurunas e proprietrio da aparelhagem Som Liberal, passou a ser contratado para fazer a sonorizao de festas locais (religiosas, aniversrios de moradores, festas decorrentes de torneios de futebol, etc). Beca havia montado sua aparelhagem, com a ajuda do filho, no incio dos anos 1980 e com os ganhos decorrentes das apresentaes no Jurunas aprimorou seu equipamento de sonorizao. Em seguida, ele comeou a sonorizar por conta prpria algumas festividades anuais importantes de sua vila de origem. Com o tempo, os organizadores das festividades da vila os festeiros locais passaram a contratar o Som Liberal para se apresentar com maior freqncia. As mais importantes apresentaes ocorreram ao longo da dcada de 1990, quando o Som Liberal fazia parte do rol das aparelhagens medianas mais importantes de Belm. Um dado novo se acrescentou nessa dcada s apresentaes desta aparelhagem na Vila do Cravo: grupos de jovens do bairro do Jurunas passaram a acompanhar Beca e sua aparelhagem nas apresentaes. Mais tarde, estes jovens passaram a fretar nibus, de modo que fosse possvel o deslocamento do maior nmero de pessoas. O mais interessante era que a maior parte dos visitantes no tinha quaisquer ligaes com os locais, a no ser alguns poucos que, tal como Beca, eram dali e haviam emigrado para Belm. O desenrolar da festa danante contribua para fortalecer os contatos estabelecidos entre visitantes e locais, de modo que o final do evento e a viagem de volta assinalavam o final de uma etapa de contato e anunciava um possvel retorno dos visitantes. A Vila do Cravo havia sido incorporada por aqueles jovens ao seu repertrio de opes de lazer pelo interior do estado, centradas na ocorrncia de festas de aparelhagem. Alis, tem sido comum nos ltimos anos a presena de aparelhagens de grande porte na Vila do Cravo, freqentemente acompanhadas pelas apresentaes de fs-clubes devidamente identificados por suas camisetas e pela exibio de habilidade na dana. Isto certamente resultado de uma profissionalizao dos festeiros locais e de maior ousadia na negociao de contratos mais altos. Neste caso, a negociao para a presena da aparelhagem de grande porte43 no mediada por laos relacionais (como nas apresentaes do Som Liberal), mas est assentada no profissionalismo do compromisso entre festeiro e dono da aparelhagem. Da mesma forma, a vinda de pessoas desconhecidas junto aparelhagem, os jovens dos fs-clubes que podem ser de diferentes bairros de Belm (apesar dos contatos com os parentes que moram na cidade continuarem a ser um fluxo importante de pessoas para estas

11

festas), representa a insero desta participao especializada na festa, que se estende ao circuito bregueiro do interior do estado.
***

A nostalgia dos relatos dos agricultores aposentados sobre as festas do passado descortina a significncia das transformaes identificadas nas festas do presente. As referncias memorialsticas tendem a cotejar, especialmente, eventos dos anos 1940 e 1950 com os ocorridos nos anos 1990 diante, at os dias de hoje. Em outras palavras, as experincias de juventude so comparadas com a realidade presente, na qual os entrevistados so senhores e senhoras idosos e aposentados. As mudanas identificadas implicam nas relaes cambiantes entre homem e espao: o trabalho em mutiro (putirum) na roa deixou de ser o elemento provocador das festas de rabeca, que ensejava uma alternncia das apresentaes musicais nas casas dos moradores da vila. O boi-bumb, por sua vez, ocasionava o deslocamento p entre as comunidades rurais, atraindo o pblico para uma movimentao processional, tal como nas romarias. J o arraial tornou-se o centro das festas religiosas, desde a fundao da primeira capela que ocupou o espao de um campo de futebol. Os bailes danantes atuais ocorrem em outros lugares separados do arraial, nas sedes dos clubes de futebol, ou margem dos igaraps. A introduo da energia eltrica e o asfaltamento da rodovia PA-140, em fins dos anos 90, ocasionou a intensificao das festas de aparelhagem, com o deslocamento de empresas de sonorizao e de seus fs-clubes vindos de Belm. Ao mesmo tempo, as faixas de propaganda que divulgam festas no Cravo, mesmo das aparelhagens locais, podem ser encontradas em lugares distantes, como nas cidades vizinhas de Bujar e Concrdia do Par. Apesar da rodovia, os igaraps continuam sendo importantes como meio associado s festas, mas de forma diferente: nos anos 1940 e 1950, como via para o transporte fluvial que conduzia os romeiros a Santana; agora, como cenrio das festas de balnerio, lcus de atrao turstica (de pequena escala) e de investimento no negcio das festas danantes. Essas so novas dimenses da espacializao festiva na Vila do Cravo. Elas acompanham desdobramentos semelhantes em diversas comunidades rurais vizinhas. A tradio festiva reinventada nas novas relaes engendradas entre os habitantes dessas comunidades e os igaraps, a rodovia e o lugar de moradia. Os relatos e as experincias dos sujeitos pesquisados acerca das festas religiosas e no religiosas da Vila do Cravo nos

12

ajudam a visualizar potencialidades compreensivas das transformaes espaciais e temporais vividas pelos camponeses desta parcela Amaznia contempornea. A memria e a espacializao, como produo/percepo scio-cultural da realidade vivida pelos sujeitos, tornam pblicos pontos de vista, operam escolhas e estimulam prticas que redefinem os sentidos envolvidos com o que se entende por modo de vida campons.

13

NOTAS
*

Professor da Faculdade de Histria da Universidade Federal do Par. Professora de Geografia do Instituto Federal do Par e da Universidade do Estado do Par. 1 OZOUF, Mona. A Festa, sob a revoluo francesa IN: LE GOFF, Jacques & NORA, Pierre. (Orgs.) Histria, novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. (p. 216-232). Ver tambm OZOUF, Mona. La Fte Revolutionnaire, 1789-1799. Paris: Folio/Gallimard, 1976. 2 Conforme a percepo dos prprios sujeitos que as produzem e vivenciam. Com base em evidncias de pesquisa de campo observamos que para a atribuio do carter tradicional s festas populares concorrem elementos como antiguidade relativa (muitos ou poucos anos de existncia), identidade do modo de vida dos participantes com o festejo, ocorrncia numa mesma localidade durante algum tempo e evocao de contedos simblicos associados a vida religiosa ou a acontecimentos do passado. 3 A expresso comunidade aqui empregada meramente num sentido descritivo e basicamente ligado a evocao mica, por parte dos moradores da localidade. No pretendemos inserir esta caracterizao na clebre diviso tpico-ideal de Ferdinand Tnnies da relao entre comunidade e sociedade. Menos ainda, pretendemos aproximar esta identificao scio-espacial dos critrios conceituais desenvolvidos pelos estudos sociolgicos de comunidade desenvolvidos no Brasil nos anos 1950 e 1960. O termo comunidade passou a ser usado pelos moradores da Vila do Cravo a partir de 1973. Reunies com padres e freiras da parquia de Bujaru com representantes da vila, no incio da dcada de 1970, deram origem a grupos de evangelizao, que passaram a se referir localidade e a seus moradores como comunidade. 4 Entendidos aqui como representaes scio-espaciais constitudas histrica e culturalmente. Para Lefebvre , o urbano, assim como o rural, distingue a qualidade essencial de certas populaes, de uma dimenso geogrfica, de uma concentrao habitacional, de atividades produtivas, de regimes de produo e troca, dentre outros. Urbano e rural seriam ento abstraes concretas. Concretas por sua substncia, tornada parte da atividade humana. Abstratas, por seu sentido de contorno mensurvel, definvel, e que influencia a existncia social, criando novas relaes. Ver LEFEBVRE, Henri. A Revoluo Urbana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. 5 Estas vilas fazem parte do municpio de Concrdia do Par, inseridas na mesorregio de Tom Au e na microrregio de Belm, conhecida tambm como Regio Guajarina. Os igaraps nela localizados fazem parte da bacia hidrogrfica do Rio Bujaru. A PA-140 o eixo rodovirio que serve a essas comunidades, especialmente no trecho entre os municpios de Bujaru e Concrdia do Par. De acordo com Edna Castro, a populao destas vilas marcada (...) pela histria compartilhada, com razes comuns, construda ao longo dos sculos enquanto pequenos produtores familiares ligados por fortes laos de consanginidade, com um grupo de comunidades rurais (...). Ver CASTRO, Edna (Org.), Quilombolas de Bujaru: memria da escravido, territorialidade e titulao da terra. Belm: UFPA-NAEA/UNAMAZ, 2003. (p. 03) 6 Espcie de praa central da comunidade, onde est localizada a Igreja e sua cruz externa frontal, o cruzeiro. 7 Como tempo no definido, prximo ou remoto, mas anterior ao presente vivido. 8 Muitas das comunidades abordadas aqui foram ligadas ao sistema de energia eltrica na dcada de 1990. 9 A abertura do trecho Bujaru/Tom-A da PA-140 da dcada de 1960. 10 Entrevistada em fevereiro de 2009. 11 Cf. LEFEBVRE, Henri. La Production de lEspace. Paris: Economica Editions, 2000. 12 A rabeca um instrumento de origem rabe que foi introduzido no mundo ocidental a partir da Idade Mdia. Por ser um instrumento de arco semelhante ao violino, considerado seu precursor. muito presente nas comunidades rurais do Brasil, por ser confeccionada por artistas locais. Faz-se presente em diversas manifestaes populares e religiosas ao longo da histria desde o incio da colonizao brasileira. Sobre isto ver: Barro e Cordas (http://www.barroecordas.com.br/cordas/instrumentos/rabeca.asp), consultado em 08/09/2010. 13 Entrevistado em fevereiro de 2010. 14 Acompanhas de bumbo, viola e cantoria. 15 Entrevistado em fevereiro de 2010. 16 De acordo com alguns entrevistados, possvel que as festas de rabeca tenham ligao mais antiga com a folia de reis ou com festas de irmandades religiosas, em que os devotos se reuniam para rezar e festejar na casa de particulares. 17 MENEZES, Bruno de. Boi Bumb, auto popular In: - -, Obras Completas de Bruno de Menezes. Belm: SECULT / Conselho Estadual de Cultura, 1993. (p. 25-128) 18 Sobre isto ver CARVALHO, Luciana. A matana do santo: riso, ritual e performance no bumba-meu-boi In: CAVALCANTI, Ma Laura & GONALVES, Jos Reginaldo. As Festas e os Dias: ritos e sociabilidades festivas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009. Nesta obra, a autora apresenta uma breve caracterizao do bumbameu-boi maranhense contemporneo: (...) est intimamente associado s celebraes dos santos juninos (Antnio, Pedro, Joo e Maral), embora o ciclo festivo de muitos grupos se inicie antes logo aps a Semana Santa, com os ensaios e se encerre depois do ms de junho com a morte ou terminao do boi, que pode ocorrer at o ms de novembro. Por boi entende-se genericamente o festejo, mas tambm a representao
**

14

plstica do animal uma espcie de carcaa feita de madeiras leves e recoberta por um couro bordado em veludo e o grupo de pessoas que se organiza em torno dela os brincantes dispostos em seus diferentes papis. Em resumo, o termo boi significa a prpria brincadeira, com todos os elementos que a integram em seus mltiplos planos: os indivduos, o grupo, os personagens, o animal representado e as formas de expresso associadas (msica, dana, drama) ao ato de brincar. (pp. 115-116) (Grifo da Autora) 19 SALLES, Vicente. A Folga do Negro In: - -, O Negro na Formao da Sociedade Paraense. Textos reunidos. Belm: Paka-Tatu, 2004. (pp. 196-199) 20 Sobre este assunto ver LEAL, Luiz Augusto. A Poltica da Capoeiragem: a histria social da capoeira e do boi-bumb no Par republicano (1888-1906). Salvador: EDUFBA, 2008. 21 Para uma histria e estudo da organizao dos cordes de pssaros e de bichos no Par ver MOURA, Carlos Eugnio Marcondes de. O Teatro que o Povo Cria: cordo de pssaros, cordo de bichos, pssaros juninos do Par. Belm: Secult/PA, 1997. 22 Entrevistado em fevereiro de 2010. 23 Alm das promessas, procisses, romarias, oraes diante da imagem, oferecimento de ex-votos, dentre outros, o catolicismo popular, de acordo com Heraldo Maus, definido por um aspecto essencialmente ldico. As festas de santo, apresentadas como folguedos populares, associam elementos ldicos pagos e/ou profanos ao calendrio litrgico catlico oficial. Ver MAUS, R. Heraldo. Padres, pajs, santos e festas: catolicismo popular e controle eclesistico. Belm: Cejup, 1995. 24 BRANDO, Carlos R. A Cultura na Rua. Campinas-SP: Papirus, 1989. (p. 37) 25 Sobre a histria da atual Vila de Santana, Edna Castro afirma: SantAnna do Rio Bujaru uma das nove Freguesias Campestres organizadas a partir da cidade de Belm. Localizava-se margem direita do referido rio, aproximadamente a 25 km de sua foz, no Rio Guam. Para o povoado de Santa Anna convergia, nos sculos XVIII e XIX, a produo de sesmeiros sitiantes ao longo do Rio Bujaru e em seus igaraps como Jutai, Ipanema, Curuper e Igarap Joo. (...) O Rio Bujaru foi ocupado at suas cabeceiras no final do sculo XVIII pelo que se pode denotar pela situao das posses das Cartas de Data de Sesmarias concedidas entre 1724 e 1824 (CASTRO, Edna (Org.), Quilombolas de Bujaru: memria da escravido, territorialidade e titulao da terra. Op. Cit., p. 15) 26 Na apreciao das romarias rurais estudadas por Carlos Rodrigues Brando, o deslocamento tem um significado particular: (...) para uma imensa maioria de famlias camponesas a festa implica ir festa. Ela importa quase sempre um deslocamento, e a idia costumeira do ir festa, implicando uma viagem, da rotina at sua ruptura (...). Em BRANDO, Carlos R. A Cultura na Rua. Op. Cit., p. 38. (Grifo do Autor) 27 De acordo com Pierre Sanchis, arraial uma antiga palavra portuguesa usada para denominar acampamentos militares de reis medievais da poca das guerras entre mouros e cristos na Pennsula Ibrica. Na rbita das festas religiosas, para Sanchis, O arraial o prado, o campo plantado de rvores, o entroncamento de caminhos, a avenida ou a praa que a festa anexou; tambm o ajuntamento que a se forma, a densidade social que a se cria, o povo que a se comprime, o ns gratuito que a se instala; , enfim, o conjunto de atividades que a se desenrolam.. Em SANCHIS, Pierre. Arraial, festa de um povo: as romarias portuguesas. Lisboa: Dom Quixote, 1992. (p. 142) 28 BRANDO, Carlos R. A Cultura na Rua. Op. Cit., p. 38. 29 Sem extinguir-se, no entanto. Por conta da presena regular de sacerdotes em Santana, missas, batizados, casamentos, crismas e demais sacramentos continuaram a ser buscados pelos moradores do Cravo naquela vila. 30 A preparao da maioria dessas festas feita por meio da realizao de novenas nas casas dos devotos. O deslocamento da imagem entre as casas estimula a realizao de uma breve procisso (com velas, rezas e cantorias ao longo do trajeto), sob responsabilidade da liderana do proprietrio da casa em que foi realizada a novena. A procisso representa a entrega da imagem de uma famlia a outra, alternando o cuidado ritual dos devotos com o padroeiro ou santo cultuado pela comunidade. No Arraial do Cravo, a chamada barraca da santa, espcie de salo de festas e reunio dos comunitrios, tem a funo de lcus de atividades festivas norituais. Ao longo da dcada de 1980, muitos camels, sem ligao de parentesco com os moradores do arraial, se dirigiam para a comunidade no perodo da festa de Nossa Senhora das Graas (na vspera e dia da festa), faziam suas barracas e passavam a noite por l. At o final da dcada, era possvel consumir bebidas alcolicas no interior da barraca da santa. Dizem alguns devotos que era muito comum a ocorrncia de pequenas brigas por conta da bebedeira, o que era resolvido pela coordenao da festa, sem necessidade de interveno policial. H ainda hoje, no entanto, uma disputa por prestgio entre as famlias participantes dos festejos em torno da definio da maior apurao de donativos santa durante as novenas. Dentre outros, contam como preparativos para a festa: compra de roupa nova, pintura e arrumao das casas para receber a santa. 31 BLOCH, Marc. Apologia da Histria ou o ofcio do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. (p. 60) 32 De acordo com o ponto de vista de BOSI, Ecla. Memria e Sociedade: lembranas de velhos. So Paulo: Cia das Letras, 1994. (p. 53)

15

33

Aparelhagens so empresas de sonorizao voltadas especialmente para a realizao de festas de brega. Normalmente de propriedade familiar e administradas por famlias, as aparelhagens passam de pai para filho. Suas diversas funes de gerenciamento so divididas entre os membros do ncleo familiar masculino: realizao de contratos com casas de festa, controle financeiro, transporte do equipamento, reparo, reviso e atualizao do equipamento sonoro, dentre outros. As aparelhagens so em geral classificadas como de pequeno, mdio ou grande porte por meio de sua potncia sonora, embora contem tambm para isso o valor dos contratos para festas, sua popularidade e suas ligaes com os outros empresrios do circuito bregueiro: donos de casas de festa e festeiros (contratantes particulares de festas). No sentido estrito, a aparelhagem o equipamento sonoro composto de uma unidade de controle e seu operador (o D.J.), que possibilita o uso de diversos recursos e alta qualidade na emisso musical, e suas caixas de som, que comportam diversos alto-falantes e tweeters, agrupados no formato de colunas de 3 a 5 metros de altura, aproximadamente. A disposio do equipamento sonoro das aparelhagens nas festas de brega muito parecida das radiolas das festas de reggae do Maranho e s equipes dos bailes funk do Rio de Janeiro. 34 Ordenamento de prticas scio/culturais presentes no espao urbano de Belm e que se espraia para o interior do Estado do Par e algumas outras cidades de estados da Regio Norte. Envolve apresentaes de aparelhagens e de artistas da msica brega em casas de festa, divulgao e recepo musical de ritmos associados ao brega paraense (brega pop, tecnobrega, melody, calipso, tecnomelody, flashbrega, etc.), circulao de apreciadores das aparelhagens pelas casas de festa do meio bregueiro por toda a cidade, rede de contato e compromisso entre empresrios de aparelhagens e casas de festa. Ver COSTA, Antonio Maurcio D. Festa na Cidade: o circuito bregueiro de Belm do Par. Belm: EDUEPA, 2009, especialmente a parte 3, A dinmica do circuito bregueiro (p. 137-169). 35 Equipes de acompanhantes das apresentaes de suas aparelhagens favoritas. 36 Agricultora aposentada. Entrevistada em fevereiro de 2010. 37 As sedes so compostas de campo de futebol e barraco de festas. No h qualquer recinto especificamente destinado s reunies dos diretores. Estes, por sua vez, so escolhidos pelos membros mais proeminentes, mais velhos, de ligao mais antiga com o clube, com mais respeitabilidade pblica. Dos diretores se espera pleno envolvimento e responsabilidade para com a realizao de eventos esportivos (organizao e participao em torneios de futebol entre times de comunidades vizinhas), das festas e honestidade na administrao dos recursos financeiros. 38 No conseguimos obter informao sobre o ano de fundao deste clube. 39 Comparao entra as festas de rabeca e as atuais festas de aparelhagem: As festas de irmandade deram origem s rabecas. Rezava a ladainha e depois se danava com a rabeca. A ladainha era rezada para proteger a produo e era uma vez por ano. Na festa de So Joo tambm se rezava e danava. Tinha ladainha, se passava fogueira e danava. Hoje as mulheres pagam pra entrar na festa e os idosos no tm participao. (Estcio Chaves, agricultor aposentado, entrevistado em fevereiro de 2010). 40 Uma em cada ms. 41 Bares situados margem de igaraps. So dotados de pista para dana, com piso em cimento cru, estrutura de madeira e cobertura de telhas de amianto. Os mais prsperos, por atrair nmero razovel de freqentadores a cada final de semana, tendem a instalar cercas de madeira em torno do balnerio para tornar possvel a cobrana de entrada aos visitantes. A ocorrncia de festas de aparelhagem nos balnerios implica na realizao de contratos (informais) entre os proprietrios do balnerio e da aparelhagem, considerando as estimativas de arrecadao na portaria e na venda de cerveja. Para a atrao do pblico, concorrem o atrativo natural do balnerio, a fama da aparelhagem e de seu DJ. 42 Que so conhecidas pela maior parte de promotores de festas aparelhagem na comunidade. 43 Como no caso dos mais recentes bailes da saudade organizados pelo Clube Bom Jesus e que contaram a presena das aparelhagens Diamantina e Prncipe Negro, ambas de Belm.

16

BIBLIOGRAFIA BARRO e CORDAS(http://www.barroecordas.com.br/cordas/instrumentos/rabeca.asp), consultado em 08/09/2010. BLOCH, Marc. Apologia da Histria ou o ofcio do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BOSI, Ecla. Memria e Sociedade: lembranas de velhos. So Paulo: Cia das Letras, 1994. BRANDO, Carlos R. A Cultura na Rua. Campinas-SP: Papirus, 1989. CARVALHO, Luciana. A matana do santo: riso, ritual e performance no bumba-meu-boi In: CAVALCANTI, Ma Laura & GONALVES, Jos Reginaldo. As Festas e os Dias: ritos e sociabilidades festivas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009. (p. 115-141) CASTRO, Edna (Org.), Quilombolas de Bujaru: memria da escravido, territorialidade e titulao da terra. Belm: UFPA-NAEA/UNAMAZ, 2003. COSTA, Antonio Maurcio D. Festa na Cidade: o circuito bregueiro de Belm do Par. Belm: EDUEPA, 2009. LEAL, Luiz Augusto. A Poltica da Capoeiragem: a histria social da capoeira e do boibumb no Par republicano (1888-1906). Salvador: EDUFBA, 2008. LEFEBVRE, Henri. La Production de lEspace. Paris: Economica Editions, 2000. LEFEBVRE, Henri. A Revoluo Urbana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. MAUS, R. Heraldo. Padres, pajs, santos e festas: catolicismo popular e controle eclesistico. Belm: Cejup, 1995. MENEZES, Bruno de. Boi Bumb, auto popular In: - -, Obras Completas de Bruno de Menezes. Belm: SECULT / Conselho Estadual de Cultura, 1993. (p. 25-128) MOURA, Carlos Eugnio Marcondes de. O Teatro que o Povo Cria: cordo de pssaros, cordo de bichos, pssaros juninos do Par. Belm: Secult/PA, 1997. OZOUF, Mona. A Festa, sob a revoluo francesa IN: LE GOFF, Jacques & NORA, Pierre. (Orgs.) Histria, novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. (p. 216-232) OZOUF, Mona. La Fte Revolutionnaire, 1789-1799. Paris: Folio/Gallimard, 1976. SALLES, Vicente. A Folga do Negro In: - -, O Negro na Formao da Sociedade Paraense. Textos reunidos. Belm: Paka-Tatu, 2004. (p. 193-236) SANCHIS, Pierre. Arraial, festa de um povo: as romarias portuguesas. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

You might also like