You are on page 1of 9

Antes do teste, que tal ler a teoria sobre a Janela de Johari?

Custa apenas Cl$1,00(um clique) O presente questionário está em uma pesquisa de eficácia gerencial e foi elaborado para avaliar sua conduta e compreensão nas relações interpessoais. Não existem respostas “certas” ou “erradas”. A melhor resposta é simplesmente aquela que mais se aproxima na representação da sua maneira habitual de relacionar-se com os outros. Para cada uma das perguntas deste questionário indique qual as reações alternativas e mais características, ou representativa, da maneira pela qual você conduziria a situação descrita. Algumas alternativas podem ser igualmente representativas, ou igualmente não representativas, da sua conduta, apesar desta possibilidade existir, escolha aquela que mais se aproxima da sua conduta. Para cada pergunta você tem cinco pontos que pode distribuir em qualquer das seguintes combinações:
A B

1.

Se A é completamente representativa do que você faria e B está totalmente fora de toda possibilidade, escreva um “5” na letra A e um “0” na letra B em sua folha de respostas do questionário. Se A é completamente representativa do que você faria e B representa algo, escreva “4” na letra A e “1” na letra B. Se A é somente um pouco mais representativa do que você faria que B, escreva “3” na letra A e “2” na letra B. Cada uma das combinações anteriores pode ser usada de maneira oposta, se B é mais representativo que A.

5

0

2.

4

1

3.

3

2

4.

2

3

Existem seis combinações para responder cada par de alternativas apresentadas a você em cada pergunta. Tenha certeza de que a soma dos números que você marcar em cada par totaliza 5. Trate de relacionar cada situação no questionário à sua própria experiência pessoal. Tome o tempo que necessitar para responder com precisão a cada pergunta.

B ( ) chamaria a atenção sobre seu comportamento e perguntaria como ele sente que a disputa afetou nossas relações. Se você procura uma resposta “correta” a única coisa que conseguirá será o significado de suas respostas e transformará em inútil esse questionário. Seja honesto consigo mesmo. sugerindo-lhe tratássemos do assunto mais tarde. B ( ) não me envolveria. uma vez que decidi o caminho que devo seguir. desde aquele dia. 1. . Se um de meus amigos tem um “conflito de personalidade” com um conhecido de ambos com o qual é importante dar-se. pois eu não seria capaz de continuar dando-me com ambos ao mesmo tempo. do qual ele não está inteirado. que envolve o outro amigo. Se dois amigos e eu estamos conversando e um deles traz à tona um problema pessoal meu. B ( ) informaria a meu amigo que não está inteirado sobre o que está falando o outro amigo.Lembre-se que não há resposta certa ou errada. 3. 4. que faria eu? A( ) mudaria a conversa e insinuaria a meu amigo que faça o mesmo. Se eu tive uma disputa acalorada com um dos meus amigos recentemente. Se um amigo começou a esquivar-se e isto trouxe atitudes de afastamento e separação. de acordo como ele os quer. mas deixaria que as coisas se resolvessem por si mesmas. B ( ) imitaria sua conduta e faria com que nossos encontros fossem rápidos e esparsos. e percebo que ele ficou com dúvidas ao meu respeito. que faria eu? A ( ) evitaria que as coisas piorassem chamando a atenção para o seu comportamento. o que faria eu? A ( ) lhe diria o que penso sobre seu comportamento e lhe sugeria que dissesse o que ele pensa. que faria eu? A ( ) diria a meu amigo que considero que ele ter responsabilidade parcial nos problemas com esta pessoa e procuraria fazê-lo ver de que forma essa pessoa foi afetada por ele. 2.

B ( ) não perguntaria a outros o que pensam de nosso amigo mas esperaria que eles comentassem o fato comigo. meu receio. que faria eu? A ( ) não mencionaria meu receio. a meu amigo e ao chefe. que faria eu? A ( ) pediria que me explicasse.5. Se estou preocupado com alguns assuntos pessoais e um amigo me diz que estou começando a mostrar-me irritado com ele e com os outros e estou aborrecendo a respeito de coisas sem importância. B ( ) escutaria suas queixas. e se ele foi indicado para este posto por decisão do chefe de nosso grupo. Se um de meus amigos aspira um posto em nossa organização para o qual considero que não está qualificado. estou fazendo as coisas que me tornam menos eficiente do que poderia ser em minhas relações sociais. provavelmente. e deixaria que eles tomassem a decisão final. nem a meu amigo e nem ao chefe. Se um amigo me diz que. em sua opinião. detalhadamente. e nenhum deles lhe chama a atenção para sua atitude. B ( ) ficaria ressentido com as suas críticas e justificaria porque me comporto desta maneira. Se vejo que um dos meus amigos começa a ser desleal comigo e para com os outros amigos. não me preocuparia em explicar-lhe minhas ações. 6. 8. 7. . nervoso. B ( ) faria ver. por algum tempo e que preferiria não ser incomodado. o que ele observou e sugerisse as mudanças que devo fazer. que faria eu? A ( ) diria-lhe que tenho estado preocupado e. que faria eu? A ( ) perguntaria a várias destas pessoas como vêem a situação para saber se elas também consideram que ele está sendo desleal. E deixaria que eles tomassem a decisão final.

o que faria eu? A ( ) diria-lhe que não sei nada sobre isto e que ninguém poderia acreditar.9. B ( ) receberia bem a oportunidade de ouvir o que ele sente a meu respeito e estimularia seus comentários. que faria eu? A ( ) tomaria cuidado com minhas conversas com ele pra que este problema não surgisse novamente e viesse a piorar nossas relações. procurando determinar de que forma seu comportamento foi afetado por essa situação. o que faria eu? A ( ) trataria de conservar a discussão fora de meus problemas. de modo algum. B ( ) diria-lhe exatamente o que escutei. sobre seus problemas de comportamento. e ele perguntasse o que sei a respeito. que ele sente ser pouco amável com os outros (e eu estou francamente de acordo). 13. num boato como esse. Se minhas relações com um amigo foram abaladas por sucessivos conflitos sobre um problema de importância para ambos. ele sugere repentinamente. que discutamos meus problemas e comportamento da mesma maneira como discutimos os seus. o qual sei que poderia lhe prejudicar. Se um amigo começa a falar-me sobre o seu sentimento de hostilidade em relação a outro amigo. quando escutei e de quem escutei. B ( ) assinalaria os pontos de controvérsia que estão abalando nossa relação e sugeriria que discutíssemos até conseguir resolvê-los. com o qual é importante que me dê bem. que faria eu? A ( ) consideraria seus comentários fora de hora e lhe diria que não desejo discutir este assunto. Se um amigo me mostra o fato de que tenho um conflito de personalidade. o que faria eu? . dando a entender que outros amigos freqüentemente me falassem desses assuntos. B ( ) falaria sobre isso abertamente com ele. 12. 11. 10. Se em uma discussão pessoal com um amigo. Se eu escutasse alguns amigos discutirem um boato negativo a respeito de outro amigo meu.

. inclusive já começou a aborrecer-se com coisas aparentemente sem importância.A ( ) ouviria e também expressaria meus sentimentos de modo que ele soubesse qual é o meu ponto de vista. o que sabe sobre o assunto. se assim o soubesse. inadvertidamente. Se eu observo um amigo nas suas relações sociais e considero que está fazendo uma série de coisas que o prejudicam no relacionamento. B ( ) ouviria mas não expressaria meus próprios pontos de vista e opiniões negativas. diretamente. o que faria eu? A ( ) iria pressioná-los para que me informassem sobre o problema e suas opiniões a respeito. uma vez que ele poderia repetir o que eu lhe disse de maneira tão confidencial. dando-lhes opção para que mudassem de assunto se assim o desejassem. no qual estou envolvido. menciona um problema pessoal. 17. bem como minhas reações frente disso. 14. 15. mas do qual não tinha conhecimento. supondo que tenha tido alguns problemas pessoais temporários que não são da minha alçada. o que faria eu? A ( ) correria o risco que ele me considerasse um extrovertido e lhe diria o que observei. e se irrita comigo e com os outros sem uma causa real. e suspeito que um dos meus amigos escutou totalmente. o que faria eu? A ( ) evitaria mencionar o problema e deixaria que ele me comunicasse. Se eu penso que um boato negativo a meu respeito foi espalhado. B ( ) deixaria que meus amigos me informassem ou não. Se um amigo parece estar preocupado e. B ( ) guardaria minhas opiniões para não parecer que interfiro em coisas que não são da minha alçada. 16. B ( ) correria o risco de ofendê-lo perguntando-lhe. Se dois amigos e eu estamos conversando e um deles. que faria eu? A ( ) o trataria com muita cautela durante algum tempo.

B ( ) apontaria seus defeitos e imperfeições de modo que ele pudesse melhorar sua habilidade no trato com as pessoas.B ( ) trataria de falar com ele a este respeito e lhe mostraria como seu comportamento está afetando as pessoas. Chave de respostas sobre o exercício JANELA DE JOHARI No questionário que você acaba de preencher. Se certos hábitos de um amigo começam a me desagradar. de modo que pudéssemos manter nossa amizade agradável e com satisfação. o que faria eu? A ( ) não lhe diria nada diretamente. Em uma discussão sobre o comportamento social com um de meus melhores amigos. Sabendo que posso ser designado para um importante cargo dentro do nosso grupo e as atitudes de meus amigos começam a se manifestar de maneira diferente para comigo. 20. B ( ) manifestaria meus sentimentos de uma maneira aberta e franca. que faria eu? A ( ) discutiria minhas limitações com meus amigos a fim de descobrir os aspectos nos quais devo melhorar. . que faria eu? A ( ) evitaria mencionar seus defeitos e imperfeições de modo a não ferir seus sentimentos. 18. ignorando-o cada vez que manifestasse os hábitos que me desagradam. de maneira que pudesse superá-las. B ( ) trataria de descobrir sozinho minhas imperfeições. existem 10 perguntas que estão relacionadas com sua receptividade ao “feedback” (retorno de informações) de seus amigos ou conhecidos e 10 perguntas que estão relacionadas com sua disposição auto-abertura para proporcionar “feedback” a seus amigos ou conhecidos. Passe a sua pontuação da folha de respostas do questionário para esta folha. 19. mas faria perceber meus sentimentos. a ponto de afetar o prazer que sinto na sua companhia. uma vez terminado. Some os pontos da coluna “receptividade ao feedback”. assim como “disposição a auto-abertura”.

B = 8.A = 12. no campo Comentários que o Dr.B = 15.A = 18.B = 1.B = 17.A = 6.B = TOTAL = TOTAL = ATENÇÃO: Escreva a sua dúvida.A = 9. A = 3.A = 19.B = 5.A = 14.B = 10.B = 7.B = 16. .A = 4.B = 20. quanto ao preenchimento da tabela a cima ou do gráfico abaixo.B = 13.B = 11. Trabalho responde para você.RECEPTIVIDADE AO FEEDBACK DISPOSICAO A AUTO-ABERTURA 2.

Por exemplo: Supondo que resultado para: RECEPTIVIDADE AO FEEDBACK = 20 DISPOSIÇÃO A AUTO-ABERTURA=35 Seu sua Janela de JOHARI ficaria conforme a imagem a baixo: .