You are on page 1of 43

A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Material para o aluno

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA
Núcleo Pedagógico

1

A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

7º ANO

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA
Núcleo Pedagógico

2

A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Situação de Aprendizagem 1
Feudalismo, em suas relações econômicas, políticas e religiosas
Analise a imagem:

Quem de vocês já sonhou estar em um castelo, mesmo nas mais remotas brincadeiras de infância? Pois
bem, sinta-se convidado a adentrá-los através da magia do texto e das imagens!

Os castelos medievais

Fortalezas e residências

Muitos castelos medievais hoje estão em ruínas;
outros foram transformados em elegantes hotéis que
recebem turistas de todo o mundo; vários deles viraram
museus.
A insegurança que existia na Europa durante os
primeiros séculos da Idade Média, resultado das
contínuas invasões e das guerras internas, explica em
parte por que a paisagem do continente se cobriu de

Castelo de Arundel, na Inglaterra,
construído entre os séculos XI e XII

castelos.
Os primeiros castelos, de madeira, eram construídos com a finalidade de abrigar o senhor e sua família
de controlar e proteger um território, uma aldeia e seus habitantes. Eram um símbolo do poder do senhor e
de sua justiça.
As construções de madeira eram muito frágeis para suportar ataques e cercos. Por isso, a partir do
século XI, os senhores mais enriquecidos passaram a construir seus castelos com pedra.

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA
Núcleo Pedagógico

3

A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

A construção se iniciava pelas muralhas e terminava com os aposentos do senhor e de sua família. Em
torno do castelo, abria-se um fosso cheio de água que dificultava a aproximação dos inimigos. A
construção de um castelo levava aproximadamente dez anos e ocupava muitos trabalhadores.

O ataque ao castelo

A guerra na Idade Média visava principalmente capturar inimigo e cobrar o resgate. Por isso, o cerco a
um castelo podia durar muito. Inicialmente, o inimigo cercava o castelo e instalava armas – como a
catapulta – em volta das muralhas.
O ataque iniciava-se com o lançamento de rochas e objetos em chamas em direção aos muros e ao
interior da fortaleza. Depois, cobria-se a o fosso com entulho para substituir as pontes levadiças e se
cavava um buraco sob a muralha. Ao entrar no castelo, os atacantes baixavam a ponte que permitia a
entrada dos demais.
Do lado de dentro do castelo, os moradores tomavam providências defensivas: levantava-se a ponte,
armavam-se os guardas nas várias torres sobre as muralhas e, enquanto os guerreiros defendiam a
fortaleza, outros moradores usavam as passagens subterrâneas secretas para pedir socorro aos aliados e
obter alimentos para suportar o cerco. Utilizavam ainda alertas de fumaça, pombos-correio e som de
trombetas e sinos para enviar pedidos de socorro.
Fonte 1

Fonte 2

A alimentação da aristocracia
“Depois da carne, do pão e do vinho, essenciais na
alimentação da nobreza, vem os ovos e o queijo,
combinados com a carne nos dias normais ou
alternados com o peixe nos dias de penitência. [...]
Os alimentos são servidos [...] na sala de jantar
onde se encontram a mesa. Nos dias comuns os
pratos são de estanho, cobre, cerâmica ou madeiras
nobres; a baixela de metais preciosos é reservada
aos banquetes. [...] O poderoso come até se saciar;
quem come muito domina os outros.

(Dir.). História da Alimentação. 2.ed. SP: Estação

Castelo de Penrhyn, situado na cidade de Bangor, no
Reino Unido. O castelo foi construído em 1438 e
passou por duas reformas ao longo de sua história.

Liberdade, 1998. p. 395-397

Disponível em:

FLADRIN, Jean-Louis; MONTANARI, Massimo

http://www.google.com.br/imgres?q=castelo+de+p
enrhyn&h

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA
Núcleo Pedagógico

4

Responda às questões sobre o texto da fonte 1. Responda. a) Por que a construção dos castelos foi tão comum na Europa medieval? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Por que os castelos representavam o poder do senhor feudal? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) Explique quando e por que os castelos passaram a ser construídos com pedras.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Registre em seu caderno Organize o conhecimento 1. a) Liste os principais pratos da alimentação da nobreza medieval. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 5 . _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ d) Que elementos do castelo medieval demonstram que ele também servia como fortaleza? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Analise as fontes 2.

A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO b) Compare os materiais com que eram feitos os pratos utilizados na sala de jantar dos castelos com os utilizados na sua casa. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 3. o senhor feudal comia até se saciar. a) Onde o castelo está situado? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Em que século foi construído? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ c) Em qual tipo de fonte histórica podemos classificar esse castelo? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 6 . estabelecendo diferenças e semelhanças. Responda às seguintes questões sobre o castelo da fonte 2. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) Nas refeições. Atualmente. comer continua sendo um costume valorizado pela sociedade? As camadas mais ricas se destacam por comer demais? Converse com os colegas sobre o assunto.

Por que é importante.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO d) Que características do castelo citadas no texto você reconhece na imagem? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ e) Como esse castelo pode servir aos estudos sobre a Europa medieval? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Opine 4. para a cultura européia. preservar os castelos medievais? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 7 .

com.br/imgres?q=batalha+das+cruzadas+em+vitral Quem já viu em filmes ou desenhos homens vestidos de armadura ou armados com lanças e escudos? Pois é.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Situação de Aprendizagem 2 As Cruzadas e os contatos entre as sociedades européias e orientais Analise a imagem: Disponível em: http://www. Disponível em: http://www. a guerra era muito comum e os senhores feudais e reis necessitavam de cavaleiros para fazer a proteção do feudo ou conquistar novas terras e riquezas. os cavaleiros medievais se vestiam dessa forma! Vamos conhecer em seguida algumas informações sobre eles! Cavaleiros Medievais Introdução Os cavaleiros medievais eram guerreiros que faziam parte da nobreza. Quanto mais cavaleiros possuía um nobre.br/imgres?q=cava leiros+medievais 8 .google.com.google. maior seria o seu poder DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico militar. Na Idade Média (séculos V ao XV).

Essas Ordens eram formadas por cavaleiros. sob direção da Igreja. aprender técnicas de combate. No dia seguinte devia fazer juramento de lealdade ao seu suserano. orando. montar o cavalo e valorizar as atitudes de um cavaleiro. o menino era destinado. para ser um cavaleiro e começava o treinamento. Devia saber usar as armas. fidelidade e lealdade eram características exigidas num cavaleiro medieval. Passava a noite numa igreja. pois os equipamentos de guerra (espada. DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 9 . pelo pai. Valentia. o aprendiz tornava-se cavaleiro através de uma cerimônia. Participação nas Cruzadas Os cavaleiros medievais participaram das cruzadas. A defesa da fé incluía proteger os peregrinos providenciar-lhes alojamento e cuidar deles caso adoecessem ou se ferissem. O nascimento das Ordens Militares Para proteger os novos territórios cristãos conquistado com as Cruzadas foram criadas as Ordens Militares. Ao se tornar adulto. Era uma das diversões no período do feudalismo. Estes eventos festivos contavam com lutas e disputas entre os cavaleiros de uma região. Os camponeses não tinham recursos para se tornarem cavaleiros. preparar o físico. As principais Ordens Militares foram a dos Templários (encarregados de defender o Templo de Jerusalém) e a dos Hospitalários (que tinham como função providenciar abrigo para os peregrinos e cuidar deles quando estivessem doentes ou feridos). batalhas em que os cristãos tentaram retomar a Terra Santa (Jerusalém) das mãos dos muçulmanos.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Formação do cavaleiro Para se tornar cavaleiro era necessário fazer parte da nobreza. Desde criança. armadura) e o cavalo custavam caro. escudo. que defendiam a fé cristã por meio das armas. Torneios Os cavaleiros medievais costumavam participar de torneios. elmo. nem mesmo tempo para o treinamento. Geralmente ganhavam um terreno (feudo) para construir sua habitação.

A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Quadro 1 - UTENSÍLIOS DE UM CAVALEIRO TEMPLÁRIO 1. Gorro acolchoado: Servia para apoiar o elmo e amortecer os golpes. Manto branco: Característico da ordem religiosa dos cistercenses. que se alargavam desde o centro até as extremidades. Luvas: Parte externa em cota de malha e palma da mão e parte interna dos dedos em couro para facilitar o manejo de objetos. 4. 6. resistia ao corte das espadas. de mangas compridas ou curtas. Feita de anéis de ferro entrelaçados. DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 10 . que ia desde o pescoço até altura dos joelhos. 2. cujo regulamento era seguido pelos templários. 5. Cruz Vermelha: Em forma de cruz latina com quatro braços de mesmo formato. 7. 3. Perneira: Calça de cota de malha que podia ter ou não uma bota do mesmo material. Elmo: Capacete de ferro de forma cilíndrica que possuía uma abertura estreita para os olhos e para a respiração. Hauberk: Túnica de cota de malha.

Media cerca de 1 metro e era constituída de lâmina. a) Qualquer pessoa podia ser um cavaleiro na Idade Média? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Quais eram as qualidades mais admiradas em um cavaleiro? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) Descreva como era a cerimônia para se tornar cavaleiro? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 11 . Media de 2 a 3 metros e pesava entre 2 e 5 quilogramas. atada a uma corrente.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Quadro 2 - ALGUMAS ARMAS DE UM CAVALEIRO 8.20 metro e pesava aproximadamente 6 quilogramas. também de ferro presa à ponta de uma barra de madeira. Media cerca de 1. Terminava numa ponta que permitia fixá-la no chão. 11. que ia fazendo uma curva de cima para baixo. 10. Lança: A haste (cabo) era feita de madeira resistente. Escudo: Tinha formato de amêndoa. 9. punho e botão de punho. Maça: Bola de ferro com cravos. Registre em seu caderno Organize o conhecimento 1. Responda. Espada: Era a principal arma de um cavaleiro. e a ponta de ferro tinha um losango folha ou cone.

A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO d) Qual era função de um cavaleiro templário? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Analise a imagem 2. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Há algum elemento relacionado à religião? Qual? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 12 . a) Que utensílios serviam para defesa do cavaleiro? Quais serviam para o ataque. Responda às questões sobre os quadros 1 e 2.

A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Situação de Aprendizagem 3 O Renascimento Comercial e Urbano Analise a imagem: DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 13 .

Em geral. de discussão política e filosófica. os chamados burgueses. Os palácios eram residências de nobres. momento do descanso em um local onde muito se trabalha. Os artesãos e os lojistas. banqueiros.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A partir do estudo das imagens. as cidades medievais não eram apenas centros de comércio e produção de diversos artigos. com poucos cruzamentos. Entretanto. As moradias variavam de acordo com a condição social dos moradores. pudemos ver como as cidades apresentadas se parecem em alguns aspectos. habitavam casas pequenas. com praças arejadas e galpões públicos para a realização de feiras. escuras. ou seja. como o Corpus Christi. sinuosas. príncipes e reis. se encontravam para conversar e discutir idéias. assim eram as ruas das cidades medievais. atitudes típicas da urbanidade. As festas medievais No período medieval. Muitas festas urbanas foram criadas no decorrer da Idade Média. muitas vezes de dois andares. planejadas pelas autoridades e surgidas a partir do século XII. elas funcionavam como residência ou oficina de trabalho. de diversão. Eram locais de festas. As semelhanças das cidades daquela época com as de hoje não param por aí. médicos famosos. nas cidades mais novas. grandes senhores. neles também viviam grandes comerciantes. que constituíam a metade da população urbana. e a de repouso. as ruas eram nitidamente mais largas e elegantes. festividade católica comemorada até DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 14 . demonstrando o prazer de estar com o outro. em que se glorificavam a Deus e os santos. Nelas as pessoas se cruzavam pelas ruas. de dois a três cômodos. de realizações artísticas e disputas de poder. Mas será que há diferenças entre elas? Quem vivia nessas cidades medievais? Vejamos o que o texto nos apresenta! As cidades medievais Cidades: onde a vida fervilha Como as cidades contemporâneas. Ruas e casas urbanas Estreitas. as festas ocorridas nas cidades tinham principalmente duas funções: a de imensa alegria.

Registre em seu caderno Organize o conhecimento 1. ao vinho e à diversão. o carnaval invadiu a cidade. as ruas das cidades eram estreitas e sinuosas. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ c) A maior parte da população urbana habitava os palácios. o que desagradava às autoridades.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO hoje em diversos locais do mundo. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Eram comuns as festas religiosas. que serviam para glorificar a Deus. entregavam-se ao riso. o carnaval tem origem em antigas celebrações egípcias e gregas realizadas para pedira aos deuses boas colheitas. que se opunha à quaresma. Outra festa do período era o carnaval. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 15 . geralmente mascarados. Principalmente na Baixa Idade Média. Seus participantes. Reescreva em seu caderno as frases incorretas. Festa pagã. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ d) Em geral. corrigindo-as a) O carnaval era uma festa cristã que surgiu no meio urbano.

Compare a cidade representada na fonte 1 com a que aparece na fonte 2 (ver imagens do início da aula).A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Analise compare as fontes 2. Desenhe como você imagina que deviam ser as moradias descritas no texto. DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 16 . Quais aspectos permaneceram? Quais foram modificados? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 3. Aponte duas diferenças e duas semelhanças entre a festa de carnaval representada na fonte 3 e o que foi descrito ao longo do texto. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 4.

Na sua cidade. há festas populares celebradas a cada ano? Quais? Você participa delas? Como? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 17 .A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Opine 5.

br/imgres?q=santa+ceia+leonardo+da+vinci Imagem 2 Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?q=estudos+de+anatomia+de+leonardo+da+vinci DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 18 .com.google.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Situação de Aprendizagem 4 Renascimento Cultural e Cientifico Analise as imagens: Imagem 1 Disponível em: http://www.

a convite do rei Francisco I.com. Leonardo foi morar no castelo de Cloux. DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 19 . astronomia e física. Milão. Esses convites levaram Leonardo a trabalhar nas cidades de Florença. Também fez inúmeros estudos de anatomia. pintor.google. Ah. poeta e músico. e em outras tantas a falta de recursos tecnológicos na época o impediu de realizar seus experimentos. escultura. engenheiro. Ele foi pintor.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Quem será o homem do renascimento que se destacou como cientista. Mântua. da França. Os diversos talentos de Leonardo Já disseram que Leonardo foi “o homem mais curioso da história”. interessadas em contratálo para realizar obras de pintura. botânico. Disponível em: http://www. anatomista. perto de Amboise. Em todas as áreas em que atuou. um artista muito famoso em Florença. o homem universal A infância do artista Leonardo da Vinci nasceu na pequena cidade de Vinci. Aos 17anos seu pai o apresentou a Verrochio. em 15 de abril de 1542. matemático.br/imgres?q=o+homem+vitruv A arte de Leonardo conquista a Europa iano+leonardo+da+vinci Leonardo desenvolveu tanto seu talento que superou o mestre. perto de Florença. na Itália. um rico tabelião que não quis dar seu sobrenome ao menino. É possível. autor das imagens acima! Bem. Quando Leonardo ficou famoso. onde morreu em 2 de maio de 1519. arquiteto. Sua mãe era uma camponesa. arquiteto. passou a ser conhecido como Leonardo da Vinci. No final da vida. engenheiro. Veneza e Roma. Leonardo falou muitas vezes. e seu pai. Leonardo deu importantes colaborações para as futuras gerações. Isso não significa que ele obteve sucesso em tudo o que fez. Leonardo tornou-se aprendiz no ateliê de Verrochio. vamos conhecê-lo! Leonardo da Vinci. escultor. escultor. A partir de então tornou-se um artista independente e passou a receber convites de pessoas ricas e poderosas. inventor. inventor. Desde pequeno Leonardo mostrou grande talento para desenho. arquitetura e engenharia. cartógrafo. cientista. onde aprendeu desde diferentes técnicas de pintura até a criação de projetos de escultura em mármore e bronze.

ele aplicava seu conhecimento científico no aperfeiçoamento de sua arte. Esse cuidado aparece no projeto de urbnização que realizou para a cidade de Milão.br/imgres?q=monalisa+leonardo +da+vinci 20 . p. e baseou-se em seus estudos como geógrafo e geólogo para conferir exatidão e realismo às suas paisagens”. o alinhamento de ruas e a criação de vias com dois pavimentos.. embora nunca tenham sido construídas.com. 2002.. Michael. Além disso. Essa ilusão é causada pela paisagem atrás da figura. Seu conhecimento de anatomia ajudou-o a representar melhor as figuras humanas e animais. Ao mesmo tempo que usava sua capacidade de artista para representar as descobertas científicas. DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico Disponível em: http://www. a figura parece mudar de expressão quando o olhar é fixado em diferentes pontos do quadro.google. WHITE. como se vê principalmente nos cantos da boca e dos olhos da Mona Lisa. O mistério que a acompanha é fruto da extrema habilidade do artista no uso do sfumato. sendo o térreo para veículos e o superior para pedestres. Fonte 2 Fonte 1: Em busca do conhecimento “[. contraste e perspectiva. Arquitetura e engenharia Há registros de projetos de igrejas e residências que.]Leonardo [juntou] a arte com a ciência. ele utilizou sua compreensão da óptica para melhorar o emprego da sombra. influenciaram muitos arquitetos. Leonardo: o primeiro cientista. que tem alturas diferentes em cada um dos lados. É interessante observar como Leonardo utilizava as formas geométricas em seus desenhos arquitetônicos. 23. O projeto previa um complexo sistema de esgotos.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Pintura A pintura mais famosa de Leonardo é a Mona Lisa. Rio de Janeiro: Record. uma técnica claro-escuro que consiste em desenha os contornos com clareza.

a) Qual o nome da obra? Quando ela foi produzida? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) De qual livro ele foi extraído? Qual ano de publicação? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ c) Escreva no caderno a idéia principal do texto. Construa uma linha do tempo da vida de Leonardo da Vinci com os seguintes acontecimentos: a) Tornou-se aprendiz de Verrochio. Milão e outras cidades da Itália. e) Trabalhou em Florença. c) Foi morar no castelo de Cloux. Analise as fontes 2. Leonardo da Vinci nasceu. b) Em 1452. d) Leonardo faleceu.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Registre em seu caderno Organize o conhecimento 1. Responda às questões sobre o texto da fonte 1. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 21 .

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 22 . _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Opine 4. a) Qual o nome da obra? Quando ela foi produzida? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Que expressões da figura mais se destacam. Escreva em seu caderno um pequeno texto dando sua opinião sobre os conhecimentos acerca da vida de Leonardo da Vinci. Observe a fonte 2 e responda às questões.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 3.

A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 9º ANO DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 23 .

html DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 24 .com/2010/05/o-neocolonialismo-na-africa.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Situação de Aprendizagem 1 Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX Analise a imagem: Disponível em: http://patriciaeducadora.blogspot.

como em mapas. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica. jornalismo e manuais técnicos. É um recurso muitas vezes complexo. tiveram com relação ao continente africano no início do século XIX! OBS: Essa imagem está anexada ao material em tamanho grande para melhor visualização. essa comparação pode ser feita com a atitude que as potências mundiais (principalmente européias). podendo se utilizar da combinação de fotografia. DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 25 . educativos ou científicos. Infográficos são representações visuais de informação.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Você já pensou na possibilidade de divisão do continente africano como se fosse um bolo? Pois é. desenho e texto.

Partindo das informações que compõem os textos que acompanham o infográfico. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ c) Dominava a Índia. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 26 . Copie as frases no caderno e anote na frente em cada uma delas o império correspondente: a) Formou-se tardiamente. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 2. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ d) Entre outros. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ b) Apossou-se de um único território na África e foi talvez a colonização mais violenta. a Austrália e vastos territórios na África. dominou Camarões e Togo. apossando-se da Somália e de outras possessões na África. responda: a) Como pode se definir o Neocolonialismo? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ b) Podemos dizer que a figura do bolo representa fielmente a partilha colonial? Justifique sua resposta.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Registre em seu caderno Organize o conhecimento 1.

A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO e) Sua experiência colonial se expandiu além do oceano Atlântico. mas neste continente apossou-se colônia do Cabo. Eritréia e a Somália. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ g) Sua colônia principal não era na África. ainda se pode falar em colonialismo nos dias de hoje? Justifique. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ f) Ocupou os territórios da Líbia. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 27 . _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ h) Anexou também parte do território chinês. Na sua opinião. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Opine 3.

br/imgres?q=imagens+da+primeira+guerra+mundial Imagem 2 Disponível em: http://www.com.google.br/imgres?q=imagens+da+primeira+guerra+mundial DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 28 .google.com.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Situação de Aprendizagem 2 A Primeira Guerra Mundial Analise as imagens: Imagem 1: Disponível em: http://www.

1 DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 29 . como a imprensa e o governo de vários países acharam que a guerra seria rápida. nada de novo. desta forma. muitos combatentes morriam com as doenças espalhadas por ratos que dividiam os espaços. “A mesma metralha. o exército alemão não alcançou tão facilmente seus objetivos. muitas vezes não era possível retirá-los. os mesmos ratos. a chamada guerra Disponível em: http://ateliedehistoria. porém essa proteção não foi tão eficaz. Vejamos as cruéis conseqüências que essa estratégia causou na vida dos combatentes! Cotidiano nas trincheiras Durante os conflitos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). os alimentos e a água com os soldados. como se sempre cavando. resistiram ao avanço alemão a. Quando soldados morriam dentro das trincheiras. crescendo como mato. aproximadamente. colocando o plano em prática. Começava uma nova fase da guerra. a mesma velha guerra dos diabos”. das duas as quatro. a guerra de trincheiras. vários corpos se decompunham nas valas e o odor se tornava insuportável para os soldados.com/2009/02/atividadesprimeira-guerra-mundial. O cotidiano nas trincheiras não era fácil. ajudadas pelos ingleses. Ledo engano! A guerra rápida que estavam esperando durou aproximadamente cinco anos. 64 Km de Paris. fugindo das fronteiras francesas. pois várias trincheiras foram atingidas quase sempre por bombas e granadas que explodiam e vitimavam milhares de soldados. tantos soldados como seus familiares. Logo no início da guerra os exércitos alemães planejavam executar o Plano Schlieffen (tomada da Bélgica. tudo na mesma. os mesmos abrigos. os mesmos e velhos cheiros.blogspot. como sempre caçando. O dia a dia dos combatentes dentro das trincheiras foi relatado por diversos soldados que viveram os horrores da Primeira Guerra Mundial: “A mesma velha trincheira. os mesmos cadáveres no front”. As trincheiras protegiam os soldados das batalhas em campo aberto. As forças francesas. acreditavam que os soldados estariam de volta a suas casas o mais breve possível.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A primeira guerra mundial inaugurou uma nova estratégia. a mesma paisagem. e a conquista de Paris).html de trincheiras.

(. a cada 24 horas tem sido de duas horas e meia. Muitas eram DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 30 . ingleses. Também demonstra a banalização da vida.200. São Paulo: FTD. O cotidiano dos soldados nas trincheiras era perpassado por enormes dificuldades. As febres eram constantes nas trincheiras. Alfredo Boulos. Numa trincheira com esta profundidade não se conseguia espreitar. os mesmos ratos”. geralmente quando os barros secavam nos pés dos soldados. História Geral. Os depoimentos e experiências dos soldados que viveram e combateram durante a Primeira Guerra Mundial nos expressa mais fidedignamente a realidade no front. 2. as valas viviam cheias de águas das chuvas que se misturavam na terra e formavam os barros que grudavam nas meias e nas botas dos soldados. o que importa é que eram vidas que foram perdidas. as micoses e frieiras também. Combate no Somme apud JUNIOR. Disponível em: http://www. As trincheiras não eram construídas em linha reta. Moderna & Contemporânea. Moderna & Contemporânea. Ensino Médio. [1] A. havia uma espécie de elevação no interior.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Os relatos dos soldados citados acima expressam mais eficazmente a realidade vivida por eles no front.) Não me lavei. o marasmo: “a mesma paisagem. por isso.. [2] MARQUES apud JUNIOR. 2.. mas não acredito que me tivesses dado conta se já houvesse começado: é uma questão de tempo”. franceses. Vol.br/historia/cotidiano-nas-trincheiras. as experiências angustiantes e dilaceradoras.html A “arquitetura” das trincheiras As trincheiras eram protegidas pelo arame farpado e por postos de metralhadora. a morte se torna uma coisa corriqueira: “os mesmos cadáveres no front”. milhões de soldados perderam suas vidas dentro das trincheiras e durante a guerra.com. muitos tinham que cortar o couro do pé para conseguir retirar as meias. e a média de sono. As trincheiras tinham habitualmente 2. 1997. São Paulo: FTD. p. Nos parapeitos das trincheiras eram colocados sacos de areia (os "parados") para absorverem as balas e os estilhaços das bombas.30 metros de profundidade e 2 metros de largura. Alfredo Boulos. Não creio que já tenhamos começado a rastejar como animais.199. não importa se eram soldados nazistas.A. Cavavam-se também trincheiras pela "terra de ninguém" dentro para ouvir o que se passava na posição inimiga ou para capturar soldados e depois interrogá-los. p. 1997. As dificuldades durante a Primeira Guerra Mundial não foram poucas.2. História Geral. Milene. a rotina.alunosonline. Nem mesmo cheguei a tirar a roupa. segue o relato da experiência do Capitão Edwin Gerard Venning: “Ainda estou atolado na trincheira. Vol. Ensino Médio.

A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO perpendiculares de forma a que se o inimigo conseguisse tomar uma parte da trincheira. Disponível em: http://turma9-projectoinovar. Analisando texto: a) Lendo o relato dos dois soldados que combateram na primeira guerra mundial. a) Em quais aspectos podemos relacioná-la ao texto? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 31 . estava sujeito ao fogo das de apoio e das perpendiculares.com/2007/10/guerra-das-trincheiras.html Registre em seu caderno Organize o conhecimento 1. quais as conclusões que podemos tirar? Justifique sua resposta. Observe a imagem que acompanha o texto. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Por que as trincheiras eram consideradas locais insalubres? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ c) Podemos concluir que a guerra de trincheiras beneficiava os soldados de um ou outro lado da guerra? Por quê? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ Analise as fontes 2.blogspot.

Escreva em seu caderno um pequeno texto dando sua opinião sobre a eficácia ou não da guerra de trincheiras.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO b) Que expressões da figura mais se destacam. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 32 . _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ Opine 4.

A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Situação de Aprendizagem 3 A Revolução Russa e o Stalinismo Analise as imagens: Imagem 1 Disponível em: http://www.br/imgres?q=revolu%C3%A7%C3%A3o+russa&um Imagem 2 Disponível em: http://www.google.com.google.br/imgres?q=revolu%C3%A7%C3%A3o+russa DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 33 .com.

com. o último czar da Rússia. A situação caótica da Rússia de seu tempo causou grande aumento de preços e escassez generalizada. Além disso. (. se traduziu em distúrbios sociais. Hoje são comuns a venda de ícones com o rosto do czar nos mercados moscovitas e o casamento de jovens no local onde seu corpo foi encontrado. o que. os restos mortais de seu último czar. evidentemente. no entanto. Nicolau II. sua imagem vem sendo reabilitada. a Igreja Ortodoxa estuda a possibilidade de canonizá-lo. Nicolau Alexandrovich Romanov foi destituído do trono em 1917 e assassinado pelos bolcheviques um ano mais tarde. Sua morte foi. nas mãos dos revolucionários. é pouco provável que mesmo um soberano mais experiente e menos indeciso que Nicolau II conseguisse evitar a catástrofe. Odiado pelos comunistas. Ao largar a coroa Nicolau II foi preso e DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico Disponível em: http://www.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Alguém já ouviu falar no mistério que envolveu a família do último czar da russo? Vejamos como foi o fim da família Romanov! Passado enterrado Oitenta anos depois de ser morto pelos comunistas com a mulher e os filhos. deixando.) Provavelmente Nicolau II não foi nem o santo descrito pelos monarquistas nem o monstro apresentado pelos comunistas.. Pinta-se um quadro tão negro que se diz que a taxa de suicídios triplicou nos últimos anos de seu governo. dentre eles a desastrosa campanha contra o Japão (1904-1905) e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Ao longo dos últimos 80 anos os monumentos erguidos em sua homenagem foram derrubados. Em 1917 o czar foi obrigado a renunciar ao trono que sua família ocupava há 300 anos. junto com a mulher e seus cinco filhos. será sepultado com honras de chefe de Estado No próximo dia 17 a Rússia fará as pazes com parte de seu passado ao enterrar.google.br/imgres?q=fam%C3%ADlia+romanov 34 . Desde o fim da União Soviética. com honras de chefe de Estado. o governo de um império que ia do Mar Báltico ao Oceano Pacífico e que abrigava 130 milhões de pessoas. seu nome vilipendiado nos livros de História e sua linhagem praticamente extinta.. um dos maiores segredos do Estado soviético. Com base nesse cenário. Foi o ator meio impotente de um período conturbado por vários conflitos. durante décadas.

Após. foram levados ao porão da casa e amontoados em uma pequena sala sem móveis. Ali ficou detido. Alexei. a 1. além de quatro empregados e do cachorro de estimação das crianças. Essa esperança foi sua sentença de morte. Ali foram fuzilados por um grupo de camponeses e ex-presidiários comunistas liderados por Yakov Yurovsky. que terminou por enviar um telegrama no dia 16 de julho de 1918 com a ordem de executar os Romanov. Incomunicável. Na noite seguinte o czar. herdeiro do trono. Era o mais jovem membro da família. e a reconstrua com seu sinônimo. um fotógrafo profissional. enfim. os bolcheviques pressionaram Moscou. Lá permaneceram até 1979. pesquise no dicionário as palavras em destaque na frase. junto com sua família. Os corpos foram esquartejados.globo.500 quilômetros de Moscou. descansar em paz. até o fim guardou a certeza de que seus ex-súditos derrubariam os bolcheviques e o recolocariam no trono. queimados com ácido e o que sobrou acabou enterrado em uma vala comum no meio da floresta siberiana.com/edic/19980713/mundo1. Disponível em: http://epoca. Os dois guardaram segredo do achado por dez anos. a mando de Lenin. Montando um glossário Para melhor compreensão do texto. a) Odiado pelos comunistas. Com medo de que os contra-revolucionários descobrissem o esconderijo. Nicolau Alexandrovich Romanov foi destituído do trono em 1917 e assassinado pelos bolcheviques um ano mais tarde. 80 anos depois de sua morte. O medo da reação popular fez com que os matadores. a família imperial ganha a chance de conseguir.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO levado de trem através da Sibéria até a cidade mineira de Ecaterimburgo. junto com a mulher e seus cinco filhos. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 35 .htm Registre em seu caderno Organize o conhecimento 1. durante 16 meses em uma pequena casa cercada com muros altíssimos. tinha 14 anos quando morreu. tentassem livrar-se das provas da execução. Em poucos segundos os corpos empilhavam-se no chão. quando foram encontrados por um cineasta e um geólogo. sua mulher e seus cinco filhos.

(. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 2.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO b) Ao longo dos últimos 80 anos os monumentos erguidos em sua homenagem foram derrubados. se traduziu em distúrbios sociais. queimados com ácido e o que sobrou acabou enterrado em uma vala comum no meio da floresta siberiana. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ d) Além disso. seu nome vilipendiado nos livros de História e sua linhagem praticamente extinta. o que. evidentemente. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ c) A situação caótica da Rússia de seu tempo causou grande aumento de preços e escassez generalizada..) _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ e) Os corpos foram esquartejados.. Localize as informações: a) Quem foi Nicolau Alexandrovich Romanov? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 36 . a Igreja Ortodoxa estuda a possibilidade de canonizá-lo.

É possível saber pelo texto por quanto tempo eles estiveram no poder? Qual era a extensão geográfica desse império? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ e) Pelo contexto descrito. a Revolução que aconteceu na Rússia. no caso.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO b) Quem foram os bolcheviques? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) Os episódios descritos certamente se referem a uma revolução. Entre quais eventos importantes apontados no texto ela se situa cronologicamente? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ d) Pelas informações. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ f) Por que a notícia acima afirma que a família Romanov poderá descansar em paz somente após 80 anos? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 37 . podemos afirmar que Nicolau deixou seu trono de maneira pacífica? Reescreva a passagem do texto que justifique sua resposta. podemos perceber que a família Romanov ocupava o trono russo havia muito tempo.

br/imgres?q=lampi%C3%A3o+e+maria+bonita DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 38 .com.google.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Situação de Aprendizagem 4 A República no Brasil Analise a imagem: Disponível em: http://www.

e afogou dezenas de bicho-de-pé com querosene.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Viagem aos tempos de Lampião “Matou 21. ou Zé Pernambuco.. eventualmente. Viajou de carona em trem de bóias-frias. como é conhecido no bairro mineiro. se esquivando das balas e. um dos mais cruentos cangaceiros dos DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 39 . bairro simples de Belo Horizonte [. pendurado do lado fora.Está afundado no sofá do andar superior do modesto sobrado no Jardim Tupi.. do bando de Virgílio (cunhado de Lampião. em Minas. comendo miolo de chique-chique e casa de árvore [.. Pôs para correr três policiais na saída de um baile.] Isso tudo foi há 70 anos. sua saúde parece muito boa. extorquindo. danada boa. um deles com uma só facada. Andou três meses do sertão de Pernambuco até Montes Claros. José Antonio Souto.]Aos 96 anos. mas ele guarda apenas como lembrança incômoda a memória espantosamente nítida daquele rapaz de 20 e poucos anos que ele foi. o antes temido cangaceiro usa camisa muito branca de mangas compridas com abotoaduras de plástico brilhante nos punhos.. chapéu de feltro e sapato mocassim. Hoje. matando e roubando. foi o cangaceiro Moreno. e que corria das volantes.

militar e estratégica daquele tipo de movimento que atravessou o século XIX e chegou à metade do século XX. „Como era bonita...] Moreno lembra-se com precisão da data em que os dois deixaram o cangaço: 2 de fevereiro de 1940.Viagem aos tempos de Lampião. Moça Velha ou Inacinha. testemunhas privilegiadas da organização social. A filha Neri chora.Nem os filhos sabiam de algo.. ‟ Sentados na sala de seu sobrado em Belo Horizonte. lembra Durvinha..Desde então.Tinha a Mauser. Moreno e Durvinha foram localizados há alguns dias pelo cineasta cearense Wolney Oliveira [.Eu era medrosa.2006. Murilo e Neli. Jotabê. Moreno e Durvinha nunca mais falaram sobre seu passado. de Moreno.A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO anos 1930)..] „ Por que a senhora entrou para o cangaço?‟ Dona Durvinha. Paulo. tinha rifle.] E Lampião.Mas o segredo durou até a semana passada.. companheira primeiro de Virgílio e.. Mais raro ainda é encontrar um casal de cangaceiros.. [.. minha mãe! E como era feliz! „ O irmão João Batista [.] “ Fonte: MEDEIROS. tinha punhal.Ela responde de bate e pronto: „ Porque eu gostava de um cangaceiro(Virgílio)..] esse passado é parte da história do país. que foi a mais bonita daquele bando de Lampião – bem mais formosa que Maria Bonita... Durvinha e Moreno assistem às imagens que mostram o bando de Lampião em seu acampamento.Mas era só de boniteza‟. um terrível ferimento de rajada de metralhadora na perna esquerda e um pé semiparalisado. os irmãos. após sua morte numa tocaia. ‟ Temos orgulho dos nossos pais. a bela mulher de Virgílio traz.[.. era mesmo aquele sujeito de ruindade pura que diziam? „Era bom..] diz que [. cercados pelos filhos João Batista. além do atual marido.] Mas o momento . Existem pouquíssimos ex-cangaceiros vivos. ‟ [. Acesso em 16 fev.. DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 40 . Ele andava na razão dele. O estado de S. a Durvinha. Vão reconhecendo velhos companheiros de cangaço.conseqüência de picada de jararaca.Do cangaço. [. 5 fev.. sobre os anos em que s balas ricocheteavam à sua volta e estavam entre os foras-da-lei mais procurados do país. [. a mãe. Grosseria foi o que fizeram com ele.chave é quando Durvalina reconhece a si mesmo. Durvalina Gomes de Sá.]. foi do bando de Lampião. que pode ajudar a esclarecer fatos importantes da vida nação. 2009. com a família dele. afetiva. dançando e brincando com as armas.Adotaram um código de silêncio. Sua mulher.

A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Registre em seu caderno Localize a informação 1 . _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 41 . que até recentemente mantinham segredo sobre sua antiga vida. em 2006 se tornaram conhecidos praticamente em todo o país. Durvalina Gomes de Sá? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) Há informações sobre a vida do casal a época em que a matéria foi feita? Quais? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2.Responda a) O que a matéria informa sobre o passado de José Antonio Souto? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) E sobre o passado de sua esposa.Explique por que os dois ex.cangaceiros.

A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 3. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 5. Explique essa idéia.Identifique algumas ações praticadas pelos cangaceiros e que foram citadas no depoimento de José Antônio.Segundo o filho João Batista. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Analise e interprete 4.Observe estas imagens e explique como estas fontes históricas podem servir para o trabalho dos historiadores. o passado dos seus pais é parte da história do país e pode ajudar a esclarecer fatos importantes da nossa história. procurando relacioná-la ao estudo dos relatos orais feitos pelos historiadores. ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 42 .

A RECUPERAÇÃO INTENSIVA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Opine 6- Quais adjetivos você acha mais apropriados para caracterizar a figura de Lampião? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA Núcleo Pedagógico 43 .