You are on page 1of 4

Curso: Engenharia Disciplina: Fsica II Laboratrios Experimento: Dilatao Linear

Integrantes do grupo:

RGM:

Campus: Villa Lobos

Srie:

Data:

Nota:

Objetivos: O objetivo desse experimento estudar a dilatao linear de objetos. Para tanto utilizaremos trs barras, uma de alumnio, uma de lato e uma de cobre. Os estudos da dilatao superficial e volumtrica no sero vistos, mas o conceito envolvido nessas dilataes o mesmo que para a dilatao linear, o nico parmetro que muda o coeficiente de dilatao, que so superficial e volumtrico, respectivamente. Introduo: Todo material ao ser aquecido se dilata e essa dilatao proporcional variao de temperatura sofrida pelo material. Por outro lado, quando um material resfriado ele se contrai de forma tambm proporcional variao de temperatura sofrida. Uma exceo a gua quando aquecida de 00C a 40C ou resfriada de 40C a 00C. Nesse caso a gua se contrai quando resfriada nessa faixa de temperatura, de 40C a 00C. O fenmeno da dilatao muito importante, pois se no for levado em considerao nos projetos de engenharia, conseqncias graves podem ocorrer, como por exemplo, a ruptura de estruturas devido a uma dilatao ou contrao no consideradas em tempo de projeto. H vrios exemplos de fotos de trilhos de trens que se encurvaram por que no foi levado em considerao o fenmeno da dilatao, pesquise na internet por esse tema. Imagine um projeto de uma mquina onde no seja levado em considerao que a suspenso de um carro possa dilatar em um dia de calor intenso, ou ainda, o projeto de uma estrutura metlica que se encaixa em outra de concreto, se o fenmeno da dilatao no for levado em considerao, quais conseqncias drsticas poderiam ocorrer? A dilatao dos materiais depende de fatores tais como a variao de temperatura sofrida, o comprimento inicial do material, o coeficiente de dilatao linear do material, etc.

Roteiro elaborado por professor Valder Olmo Corra MSC Pgina 1

Material Utilizado: A relao do material necessrio para a realizao do experimento a seguinte: 1) Dilatmetro Linear. 2) Dois termmetros. 3) Balo de fundo chato. 4) Lamparina. 5) Barras metlicas (alumnio, lato e cobre). 6) Relgio marcador da dilatao acoplado ao dilatmetro. 7) Rolhas 8) Mangueiras de borracha para as conexes. Uma foto do material utilizado nesse experimento mostrada na figura abaixo.

Dilatmetro linear.

Trata-se de um equipamento chamado de dilatmetro. Ele consiste em uma estrutura onde fixamos uma barra de metal, acoplamos a ele termmetros para medio das temperaturas, um balo de fundo chato onde colocamos gua para ser aquecida, um relgio marcador da dilatao graduado em centsimos de milmetros, uma lamparina onde posto lcool, alm de rolhas e mangueira para as conexo. Por essa mangueira haver um fluxo de vapor de gua que deve fluir livremente por toda a extenso da barra metlica Os termmetros devem ser montados sobre as rolhas seguindo o esquema da seguinte figura:

Roteiro elaborado por professor Valder Olmo Corra MSC Pgina 2

Procedimento Experimental: Para que o experimento transcorra da melhor forma possvel siga os seguintes passos, sempre tomando o mximo cuidado, pois estamos trabalhando com lcool e fogo, portanto, todo o cuidado pouco: 1) Mea o comprimento da barra a ser dilatada. 2) Conecte a barra de lato no dilatmetro fixando-a. 3) Conecte os termmetros s rolhas de cortia. Tome o cuidado para que os mesmos deixem o vapor de gua fluir pela mangueira de borracha. 4) Coloque lcool na lamparina. Tome cuidado para no ench-la muito, at a metade est bom. 5) Coloque gua no balo de fundo chato. 6) Fixe o balo presilha tomando o cuidado para no quebr-lo e tambm para no deix-lo frouxo demais, seno ele se soltar da presilha e poder haver vazamento de gua fervendo na bancada. 7) Marque as temperaturas indicadas pelos dois termmetros. Eles devem marcar as mesmas temperaturas. 8) Posicione a lamparina embaixo do balo de fundo chato. Acenda-a em seguida. Deixe a gua se aquecer at que se forme vapor dgua no balo. Nesse momento o vapor comear a fluir pela mangueira e passar por dentro da barra, aquecendo-a gradativamente. Num determinado instante voc perceber que a barra comear a se dilatar, no visualmente, mas essa dilatao acusada no relgio graduado em centsimos de milmetros. Essa dilatao se cessar aps alguns segundos, mas voltar a ocorrer em instantes posteriores. Voc deve interromper o experimento quando os dois termmetros marcarem as mesmas temperaturas, ou estiverem bem prximas uma da outra, nesse momento os dois extremos da barra estaro em equilbrio trmico. Essa temperatura de equilbrio deve ocorrer prximo dos 970C, que a temperatura de ebulio da gua na altitude em que estamos. Se a barra parar de dilatar mesmo a uma temperatura bem abaixo de 97 0C, no se preocupe, anote a temperatura de equilbrio e interrompa o experimento. Se as temperaturas dos termmetros estiverem diferentes quando a barra parar de dilatar, voc deve pegar uma mdia entre as duas para servir como temperatura de equilbrio. Ao interromper o experimento, anote a dilatao total sofrida pela barra, esse dado extremamente importante, anote-o antes de interromper o experimento. Aps isso, jogue a gua quente fora, resfrie os termmetros at que os mesmos estejam temperatura ambiente e refaa o experimento para as outras duas barras. Anlise Dos Dados: Ao interromper o experimento voc deve ter em mos os seguintes dados experimentais: 1) Comprimento inicial da barra. 2) Comprimento final da barra. 3) Temperatura inicial da barra. 4) Temperatura final da barra. Em posse desses dados conseguimos calcular a variao de comprimento e a variao de temperatura das barras utilizadas. Para uma melhor compreenso dos resultados obtidos vamos construir um grfico da dilatao em funo da temperatura. O grfico da dilatao de um material qualquer em funo da temperatura uma reta.

Roteiro elaborado por professor Valder Olmo Corra MSC Pgina 3

Coloque os dados obtidos experimentalmente na seguinte tabela: Cobre


ti(0C) tf(0C)

t(0C)

L(mm)

Lato
ti(0C) tf(0C)

t(0C)

L(mm)

Alumnio
ti(0C) tf(0C)

t(0C)

L(mm)

Construa um grfico do comprimento de cada barra em funo da temperatura. Com os valores obtidos experimentalmente possvel fazer isso. A seguir mostrada uma figura desse grfico:

De posse desse grfico voc consegue calcular o coeficiente de dilatao linear para cada barra utilizada. Esse coeficiente tem a dimenso de 0C-1 e deve ser muito pequeno para cada barra utilizada. Concluses: Com os dados experimentais tente chegar a algumas concluses a respeito do experimento realizado. H vrias hipteses que voc pode fazer, deixe fluir sua imaginao. Voc tambm pode pesquisar na literatura adotada na Universidade para saber mais a respeito da teoria, isso ajudar a concluir o relatrio. Pesquise nos livros do Halliday/Resnick/Walker, ou do Tipler/Mosca, ou ainda no livro de sua preferncia, sobre dilatao trmica. Relatrio: Elabore um relatrio sobre o experimento contendo os seguintes itens: 1) Objetivo do experimento. 2) Introduo Terica. Para isso pesquise. No copie e cole texto da Internet! Isso passvel de nota zero! 3) Material utilizado. 4) Procedimento Experimental. Nesse item no reescreva o roteiro descrito nesse material, explique com suas prprias palavras o que voc e seu grupo fizeram. 5) Anlise dos dados. Escreva aqui os dados encontrados por voc e seu grupo. Nessa parte voc pode colar as duas tabelas anteriores. Por exemplo, explique a relao que h entre a temperatura e o comprimento das barras. Tambm pode explicar se h relao entre o comprimento inicial e a dilatao. Enfim, escreva nessa parte o que voc observou no experimento. 6) Concluses. Aqui voc dar sua concluso sobre o experimento. Compare os dados obtidos do experimento com a teoria que voc estudou. Se quiser repita alguns tpicos da teoria para explicar melhor, mas no copie a introduo terica aqui. Se algum dado experimental no condisser com a teoria, tente encontrar uma ou mais explicaes para isso.

Roteiro elaborado por professor Valder Olmo Corra MSC Pgina 4

You might also like