You are on page 1of 3

Usar a Paleta de documentos

Este tutorial foi escrito para a Sute de Aplicativos Grficos CorelDRAW X5. Ainda que alguns recursos semelhantes possam estar disponveis em verses anteriores, o tutorial ser totalmente aplicvel apenas Sute de Aplicativos Grficos CorelDRAW X5. No CorelDRAW e no Corel PHOTO-PAINT, uma paleta de cores personalizada criada, de forma automtica e instantnea, para cada projeto de design. A paleta salva com o arquivo para ajudar a controlar as cores usadas armazenando-as para uso futuro.

Voc aprender a
Neste tutorial, voc aprender sobre: Desativar a adio automtica de cores Paleta de documentos Adicionar cores manualmente Paleta de documentos Remover uma cor da Paleta de documentos Redefinir a Paleta de documentos Quando se inicia um novo desenho, uma paleta de cores vazia, chamada Paleta de documentos, exibida na janela do desenho. Sempre que voc usar uma cor em seu desenho, ela ser adicionada automaticamente Paleta de documentos. No entanto, se voc preferir controlar quais cores sero adicionadas Paleta de documentos, desative as atualizaes automticas e adicione as cores manualmente. possvel adicionar cores de uma paleta de cores, uma imagem externa, um seletor de cores ou uma caixa de dilogo relacionada a cores, como as caixas de dilogo de cores

Preenchimento uniforme. Alm disso, voc pode adicionar cores de uma imagem ou de um objeto importado.

Desativar a adio automtica de cores


No canto superior esquerdo da Paleta de documentos, clique no boto do menu desdobrvel, , e em Atualizar automaticamente. Tambm possvel desativar a adio automtica de cores clicando em Ferramentas > Opes, clicando em Paleta de cores na lista de categorias Personalizao e desativando a caixa de seleo Atualizar paleta de documentos automaticamente.

Adicionar cores manualmente


Existem diversas maneiras de adicionar uma ou mais cores Paleta de documentos, dependendo da origem da cor. Essas opes incluem: Adicionar uma cor de outra paleta de cores arrastando uma cor de uma paleta de cores aberta para a Paleta de documentos. Adicionar uma cor de uma imagem de bitmap clicando na ferramenta Conta-gotas, na Paleta de documentos, e clicando na cor em uma imagem. Adicionar vrias cores de uma imagem clicando na ferramenta Conta-gotas, mantendo pressionada a tecla Ctrl e clicando na imagem que at adicionar as cores desejadas. Adicionar vrias cores de uma imagem ou de um objeto arrastando-a(o) da janela de desenho para a Paleta de documentos. Selecione um ou vrios objetos. No canto superior esquerdo da Paleta de documentos, clique no boto do menu desdobrvel e em Adicionar a partir da seleo.

medida que os objetos so criados, as cores desses objetos so adicionadas automaticamente Paleta de documentos. Como mencionado acima, existem diversas maneiras de adicionar uma ou mais cores Paleta de documentos.

Adicionar cores de um bitmap

Arrastar um bitmap sobre a Paleta de documentos exibe uma caixa de dilogo que permite a seleo do nmero de cores do bitmap a serem adicionadas paleta. Selecione o nmero de cores e clique no boto OK.

Remover cores da Paleta de documentos


Existem duas maneiras de remover uma ou mais cores da Paleta de documentos. A primeira selecionar um cor na Paleta de documentos e, no canto superior esquerdo da paleta, clicar no boto do menu desdobrvel, , e em Excluir cor. A outra maneira redefinir a paleta. Para fazer isso, no canto superior esquerdo da Paleta de documentos, clique no boto do menu desdobrvel, , e em Paleta > Redefinir paleta. muito fcil ver a potncia desse recurso. Se voc estiver criando um pacote de identidade corporativa de um nico arquivo ou simplesmente quiser manter a consistncia em vrios projetos, a Paleta de documentos uma das maneiras mais simples e adequadas de fazer isso.

You might also like