You are on page 1of 10

SECRETARIA DE ADMINISTRAO SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL CONCURSO PBLICO

DADOS DE IDENTIFICAO DO CANDIDATO

No deixe de preencher as informaes a seguir.

Prdio

Sala

Nome

N de Identidade

rgo Expedidor

UF

N de Inscrio

PROFESSOR DE QUMICA
ATENO Abra este Caderno, quando o Fiscal de Sala autorizar o incio da Prova. Observe se o Caderno est completo. Ele dever conter 50 (cinquenta) questes objetivas de mltipla escolha com 05 (cinco) alternativas cada, sendo 10 (dez) de Lngua Portuguesa, 10 (dez) de Conhecimentos Pedaggicos e 30 (trinta) de Conhecimentos Especficos. Se o Caderno estiver incompleto ou com algum defeito grfico que lhe cause dvidas, informe, imediatamente, ao Fiscal. Uma vez dada a ordem de incio da Prova, preencha, nos espaos apropriados, o seu Nome completo, o Nmero do seu Documento de Identidade, a Unidade da Federao e o Nmero de Inscrio. Para registrar as alternativas escolhidas nas questes objetivas de mltipla escolha, voc receber um Carto-Resposta de Leitura tica. Verifique se o Nmero de Inscrio impresso no Carto coincide com o seu Nmero de Inscrio. As bolhas constantes do Carto-Resposta devem ser preenchidas, totalmente, com caneta esferogrfica azul ou preta. Preenchido o Carto-Resposta entregue-o ao Fiscal e deixe a sala em silncio.

BOA SORTE!

LNGUA PORTUGUESA TEXTO 01 para as questes de 01 a 10. Enfim, as frias Frias, plural de fria, significava em latim os dias especiais consagrados celebrao religiosa. Fria singular teve em feira sua corruptela, passando a significar dia comum, como se v nos dias da semana. Mas, a etimologia em nada revela o significado atual, pois o conceito de frias vem-se modificando atravs dos anos, mudando radicalmente de sentido, agora no fim da primeira dcada do terceiro milnio. Agora, nesta ruidosa dcada, significa correria, disputa por lugares em avies e hotis, excurses numerosas, aumento de populao flutuante nas localidades tursticas, de forma desordenada, gerando, com isso, desconforto, desordem e insatisfao generalizada. Nenhum de ns capaz de pensar em curtir dias de lazer simples, de leituras leves ou aprofundadas, ou simplesmente, descansar, pensar e rever o que fez durante o ano: refletir proibido. Parece que no momento que abandonamos a rotina, temos medo de olhar para trs, para dentro de ns mesmos, de nos vermos sem a bengala rotineira do trabalho ou das obrigaes cotidianas que balizam nossas aes durante o ano. A rotina a muleta de apoio para enfrentarmos a vida. Muitas pessoas declaram que at mesmo suas pequenas frias semanais, o domingo, o dia mais triste da semana.
CARVALHO, Nelly. Opinio. Jornal do Commercio. p.13. 07.01.2011.

01. Segundo a autora, na atualidade, A) as pessoas valorizam mais as frias, relaxando mais. B) o conceito de frias tem-se modificado de forma radical. C) poucos so os que viajam durante as suas frias. D) frias significa poca de atividades muito organizadas. E) durante as frias, as pessoas tendem a se solidarizar com os outros. 02. Em uma das passagens do texto, a autora refere-se atual dcada como sendo A) a muleta de apoio. B) ruidosa. C) poca de correria. D) um momento de reflexo. E) uma fase de atividades ordenadas.

03. Quando a autora se utilizou do trecho Refletir proibido, ela quis afirmar que A) durante as frias, de um modo geral, as pessoas param para rever o seu passado. B) cotidianamente, a humanidade aprecia muito refletir sobre os seus gestos e suas aes. C) no somente nas frias mas durante todo o ano, existe uma tendncia humana em refletir sobre os fatos vividos. D) as pessoas, durante as frias, atropelam seus gestos e aes e no se permitem parar para refletir sobre o seu passado. E) exceo de poucos, a reflexo algo quase em desuso em qualquer poca do ano. 04. Existe uma passagem do texto em que a autora se reporta rotina como algo de grande relevncia vida humana. Sobre ela, a autora afirma que A) algo abominvel entre as pessoas. B) as aes rotineiras enriquecem o homem. C) a quebra da rotina durante as frias torna os homens inseguros. D) todo indivduo rejeita fortemente atividades rotineiras. E) nem sempre a rotina benfica vida humana. 05. Sobre o trecho Nenhum de ns capaz de pensar em curtir dias de lazer simples..., o verbo ser () concorda obrigatoriamente com o pronome nenhum. Assinale a alternativa que contm exemplo idntico de concordncia verbal. A) Somos ns que devemos nos retratar diante daquela senhora. B) Fui eu quem elaborou o relatrio final do departamento. C) Quais de vocs viajaro durante as frias? D) Cada um de ns responsvel pelos seus atos dirios. E) Quantos de ns pretendemos investir nesse patrimnio? 06. Observe as vrgulas do trecho abaixo: Muitas pessoas declaram que at mesmo suas pequenas frias semanais, o domingo, o dia mais triste da semana. O seu emprego se justifica, porque A) isola elementos de mesma funo sinttica. B) separa oraes coordenadas sindticas. C) isola termos deslocados.
2

D) isola o aposto. E) separa a orao subordinada da principal.

07. Sobre ACENTUAO, analise os itens abaixo: Agora, nesta ruidosa dcada...- a tonicidade do termo sublinhado recai na penltima slaba. ...agora no fim da primeira dcada do terceiro milnio...- o acento do termo sublinhado se justifica por se tratar de paroxtona terminada em hiato. III. ...de olhar para trs, para dentro de ns mesmos...- ambos os termos sublinhados so monosslabos tonos, da serem acentuados. IV. ...aumento de populao flutuante nas localidades tursticas...- a tonicidade do termo sublinhado recai na antepenltima slaba. I. II. Somente est CORRETO o que se afirma em A) I, III e IV. B) I e II. C) III. D) II. E) IV.

08. Observe o trecho abaixo: Agora, nesta ruidosa dcada, significa correria, disputa por lugares em avies e hotis, excurses numerosas, aumento de populao flutuante nas localidades tursticas, de forma desordenada, gerando, com isso, desconforto, desordem e insatisfao generalizada. Assinale a alternativa que contm uma declarao CORRETA. A) O termo disputa classificado como verbo cuja ao ocorre no momento da fala. B) O termo ruidosa tem valor de adjetivo e se refere ao termo correria. C) Os termos numerosas e flutuante so adjetivos que caracterizam, respectivamente, os termos excurses e populao. D) O termo tursticas se classifica como substantivo comum. E) O termo aumento classificado como substantivo, tendo como um dos antnimos o termo incremento. 09. Observe os verbos dos itens abaixo: I. II. III. IV. gerando, com isso, desconforto, desordem e insatisfao generalizada. ...significava em latim os dias especiais .... ...no momento que abandonamos a rotina .... ...a etimologia em nada revela o significado atual ....

Sobre eles, assinale a alternativa que contm a justificativa CORRETA. A) No item I, o verbo exige complemento regido de preposio. B) No item II, o verbo exige dois complementos: um regido de preposio e o outro no. C) No item III, o complemento do verbo abandonamos no vem regido de preposio. D) No item IV, o verbo no exige complemento. E) Tanto o verbo do item I como o do item IV no exigem complemento. 10. Sobre CONCORDNCIA NOMINAL, assinale a alternativa CORRETA. A) Agora, nesta ruidosa dcada... se acrescentssemos aps dcada o termo sculos, estaria correta a construo: agora, nestes ruidosos dcadas e sculos. B) ...gerando, com isso, desconforto, desordem e insatisfao generalizada. estaria tambm correto, se o termo sublinhado fosse substitudo por generalizado. C) ...sem a bengala rotineira do trabalho ou das obrigaes cotidianas. estaria tambm correto, se substitussemos o termo sublinhado por cotidiano. D) ...significava em latim os dias especiais consagrados... se inserssemos o termo data antes de dias, estaria correta a construo: significava em latim a data e os dias especiais consagrada. E) ...de leituras leves ou aprofundadas... se substitussemos o termo leituras por aes e gestos, estaria correto o trecho: de aes e gestos aprofundadas. CONHECIMENTOS PEDAGGICOS 11. O educador precisa estar atento dimenso scio-histrico-poltico-cultural na qual est inserido e suas implicaes na prtica educacional para situar melhor o objeto de seu estudo. Conhecer esse dinamismo no mbito da educao e da prtica pedaggica importante para que possa fazer uma leitura crtica do processo histrico da educao. Nesse sentido, faa a correlao entre as tendncias pedaggicas e os respectivos aspectos que as caracterizam. 1. 2. Tradicional Crtico/social dos contedos ( ) ( ) A tcnica de ensino relevante para o professor transmitir informaes que o aluno deve exercitar e fixar. A formao educacional tem como base os contedos culturais universais que so incorporados pela humanidade frente realidade social.
3

3.

Tecnicista

( ) ( )

A educao um ato social e interativo, no qual o aluno um ser ativo, e o professor, um mediador entre o saber e o aluno. O professor a autoridade mxima que sabe ensinar e exige atitude receptiva do aluno.

Marque a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA. A) 2, 1, 3 e 2. B) 1, 1, 2 e 3. C) 1, 3, 2 e 3. D) 2, 1, 2 e 3. E) 3, 2, 2 e 1.

12. A Lei n. 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases de Educao Nacional, em seu artigo 13, relaciona as incumbncias dos professores. Sobre estas, assinale a alternativa CORRETA. A) Participar da elaborao da proposta pedaggica do estabelecimento de ensino apenas nos aspectos referentes disciplina que leciona. B) Zelar pelo ensino que ir transmitir aos alunos e assegurar a participao de toda a comunidade na elaborao da proposta pedaggica. C) Estabelecer estratgias de recuperao para os alunos com dificuldades de relacionamento. D) Participar, integralmente, dos perodos dedicados ao planejamento pedaggico, tcnico-administrativo e financeiro do estabelecimento de ensino. E) Colaborar com as atividades de articulao da escola com as famlias e a comunidade. 13. A escola uma instituio social que representa o contexto que a rodeia e, nessa condio, vivencia e reflete o conjunto de fatores histrico-sociais e culturais. Ao desenvolver sua funo educativa, a escola A) tem por funo social proporcionar aos seus alunos o acesso ao conhecimento cientfico produzido e acumulado pelos intelectuais, tendo como funo social desenvolver, exclusivamente, a formao de cidados capazes de subverter o sistema vigente. B) um lugar privilegiado onde gestores, professores, alunos e pais tm oportunidade de ensinar, aprender e socializar a diversidade de saberes, respeitando as individualidades e propiciando o acesso ao conhecimento cientfico, construdo socialmente de forma tica e democrtica. C) passa a desenvolver uma educao de qualidade, considerando, de maneira exclusiva, os conhecimentos cotidianos dos alunos. S assim, os conhecimentos sistematizados podero fluir com naturalidade. D) um espao de contradio e tem como funo primordial possibilitar o desenvolvimento do ser humano que s ocorre em interao com a natureza. E) de qualidade respeita os sujeitos sociais, valoriza e desenvolve todo e qualquer comportamento humano e forma de convivncia sociocultural. 14. A Lei N. 10.639 decreta a obrigatoriedade do ensino da Histria e Cultura Afro-Brasileira em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e mdio. Em termos educacionais, a referida lei tem como objetivo principal na educao bsica A) incluir a populao negra na escola de ensino mdio. B) resgatar a contribuio da Cultura Afro-Brasileira nas reas social, econmica e poltica pertinentes Histria do Brasil. C) priorizar o estudo sobre o continente africano no currculo do ensino fundamental. D) contribuir para a juno da populao branca, indgena e afrodescendentes. E) realizar o estudo dos quilombos no territrio brasileiro. 15. De acordo com a Lei 8.069/90/ECA, a criana e o adolescente tm direito educao, assegurando A) acesso escola pblica e gratuita em local predeterminado pelo conselho escolar. B) o dever de participar de aulas de esporte e das agremiaes de lazer. C) acesso e permanncia na escola, considerando o comportamento do estudante no mbito escolar. D) aos pais ou responsveis o direito de conhecer o processo pedaggico bem como participar das definies das propostas educacionais. E) frequncia escolar, conforme a necessidade familiar, sem a necessria justificativa. 16. Na escola, uma questo fundamental no uso das tecnologias da informao e comunicao para que os estudantes possam ampliar seus conhecimentos, compreender o mundo em que vivem e posicionar-se criticamente a de A) utilizar todos os programas disponveis no computador. B) discutir, analisar e interpretar as informaes acessadas. C) copiar as informaes e transferi-las aos demais colegas. D) acessar e transferir todas as informaes disponveis na Internet. E) construir programao nas mdias digital e audiovisual.

17. A escola democrtica oferece aos alunos as bases socioculturais que lhes permitem identificar e se posicionarem frente s transformaes do mundo e se incorporarem na vida produtiva e sociopoltica, de modo que I. II. III. IV. V. todos os professores tenham o domnio de todas as reas de ensino. esteja voltada para a construo de uma cidadania plena e consciente. respeite a diversidade pessoal, social e cultural. enaltea os alunos mais participativos e talentosos. favorea a construo da identidade e da autonomia do aluno.

Esto CORRETOS A) II, III e IV, apenas. B) IV e V, apenas. C) II, III e V, apenas.

D) II e III, apenas. E) I, II, III, IV e V.

18. As Diretrizes Curriculares Nacionais/DCNs so normas obrigatrias para a Educao Bsica, que orientam o planejamento curricular das escolas e os sistemas de ensino, fixadas pelo Conselho Nacional de Educao (CNE). So concepes que perpassam as Diretrizes: A) As escolas devero nortear suas aes pedaggicas, tendo como princpios: a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum. B) Os conhecimentos escolares devem ser selecionados a priori para facilitar a organizao do trabalho pedaggico, evitando o comprometimento com a aprendizagem. C) As instituies escolares devem adotar uma matriz curricular obrigatria, nica e comum para cada regio, atendendo as caractersticas gerais da sociedade, da cultura e da economia. D) Os contedos da educao bsica esto divididos em duas reas especficas ligadas cincia e tecnologia, compatveis com a sociedade da informao e comunicao. E) O projeto pedaggico de cada escola, em um mesmo sistema escolar, seja municipal, estadual ou privado, deve apresentar aes comuns para atender as dificuldades da comunidade. 19. O Projeto Poltico-Pedaggico caracteriza-se como um instrumento que evidencia compromisso com a formao do cidado. Ao realizar a construo coletiva do projeto poltico-pedaggico, a escola est A) executando aes tcnicas e pedaggicas impostas pela legislao educacional e pelo Ministrio da Educao. B) organizando projetos que atendam especificamente s demandas individuais no espao educacional bem como s especificidades da sociedade global. C) vivenciando a capacidade de definir sua identidade no sentido democrtico, coletivo e participativo nas tomadas de decises. D) expondo a instituio escolar perante as demais instituies pblicas e privadas. E) vivenciando aes pedaggicas planejadas por outras instituies de ensino com larga experincia educativa. 20. Com o avano do mercado de trabalho e o avano da conscincia crtica dos educadores, preciso quebrar a lgica de dez mil anos de avaliao excludente... De nada adianta mudar ferramentas, se o professor continuar classificando os alunos em bons e maus. (VASCONCELOS, 2000) Com base no texto de Vasconcelos, podemos afirmar que o professor que realiza um processo de avaliao no excludente I. II. III. IV. compromete-se com o processo de aprendizagem. vivencia o processo avaliativo com transparncia. ressignifica os erros e favorece o acerto. registra e classifica as notas entre suficientes e insuficientes.

Assinale a alternativa que contm apenas as afirmativas CORRETAS. A) I e II. B) II e IV. C) III e IV. D) II e III. E) I, II e III.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

21. Um bquer contm um lquido transparente e incolor. Se for gua, como voc determinar se existe cloreto de sdio (sal de cozinha)? Sem experimentar! A) Por filtrao. B) Por resfriamento. C) Por aquecimento. D) Por destilao. E) Por dissoluo.

22. Considere os fenmenos seguintes: I. II. III. IV. V. Quando o acar aquecido, torna-se marrom (carameliza); Quando se deixa cair sobre a lngua gotas de limo, tem-se forte sensao de sabor azedo; Quando se coloca um copo de gua no freezer, congela-se o lquido, mas, ao retirar, ele volta a ser lquido; A palha de ao mida passa, com o tempo, de acinzentada para avermelhada; Um tablete de sal em gua, sob agitao tende a desaparecer.

So fenmenos fsicos: A) I, II e III. B) II, III e IV. C) I, III e IV.

D) II, III e V. E) III, IV e V.

23. O cumeno um hidrocarboneto, o que significa que ele contm, apenas, carbono e hidrognio. Se esse composto tem 89,94% em massa de C, e sua massa molar 120,2 g/mol, qual a sua frmula molecular? Dados: C=12 g H=1 g A) C8H10 B) C9H18 C) C9H12

D) C5H10 E) C8H18

24. Uma pessoa inala, em mdia, aproximadamente, 2,5 de O 2 em um minuto. Quantas molculas de oxignio so inaladas por uma pessoa em mdia, em um minuto? Dados: O=16 g N=6,02x1023 A) 4,7x1022 B) 4,7x1023 C) 5,6 x 1010 D) 5,5 x 1012 E) 12 x1022

25. Sabendo-se que a composio percentual da morfina 71,6% de Carbono, 6,7 % de hidrognio, 4,9% de nitrognio e 16,8 % de oxignio, a frmula emprica da morfina ser: Dados: C=12 g H=1g O=16 g N=14 g A) C12 H22 NO5 B) C12 H24 NO2 C) C17 H19 NO3

D) C17 H34 NO3 E) C22 H12 NO2

26. Com relao ao modelo atmico de Niels Bohr, analise os itens abaixo: I. II. Bohr props um modelo para o tomo baseado em postulados, admitindo restries qunticas; Em um dos seus postulados, Bohr dizia que a energia emitida ou absorvida por um eltron, quando ele muda de um estado de energia para outro. Essa energia emitida ou absorvida conhecida como fton; III. O modelo de Bohr mantinha a concepo de Rutherford sobre um ncleo positivo rodeado de eltrons que teriam seu comportamento condicionado a restries qunticas; IV. Usando seus postulados, Bohr determinou, com preciso, as energias correspondentes a cada rbita permitida. Esto CORRETOS A) apenas I, II e III. B) apenas II e III. C) apenas I, II e IV. 27. Analise as afirmativas abaixo: I. II. De acordo com o modelo atmico de Rutherford, a carga positiva est concentrada no ncleo. Rutherford fez o experimento da disperso das partculas alfa por lminas de ouro e concluiu que partculas positivas eram uma regio muito pequena no interior do tomo. III. Thomson mostrou que os eltrons eram partculas subatmicas. Est(o) CORRETA (S) A) I , apenas. B) II, apenas. C) III, apenas.
6

D) apenas I e III. E) I, II, III e IV.

D) I e II, apenas. E) I, II e III.

28. Sendo n o nmero quntico principal, assinale a alternativa que associa CORRETAMENTE as configuraes eletrnicas mencionadas na coluna da esquerda (I a IV) com as famlias de elementos apresentadas na coluna da direita (A a D). Configurao I. II. III. IV. ns2np6 (n-1)s2(n-1) p6 ns1 (n-1)s2 (n-1)p6 ns2 np5 (n-1)s2 (n-1)p6 ns2np4 Famlia A. B. C. D. Halognios Gases nobres Calcognios Alcalinos

A) I-B, II-C,III-A e IV-D. B) I-A, II-B, III-C e IV-D. C) I-A, II-D, III-C e IV-B. 29. Qual o elemento de menor energia de ionizao ? A) F. B) He. C) Cs.

D) I-B, II-D, III-A e IV-C. E) I-B, II-A, III-C e IV-D.

D) Na.

E) Ne.

30. Analise a tabela abaixo que apresenta os raios atmicos e inicos de alguns elementos. Raio/elemento Atmico Inico A 0,152 0,06 B 0,071 0,136 C 0,143 0,05 D 0,103 0,184

Quais os elementos que formam ctions? A) A e B. B) A e C. C) A e D. D) B e C. E) B e D.

31. Com relao ao estudo das ligaes qumicas, analise os itens abaixo: I. Os elementos nometlicos no formam ctions monoatmicos caracteristicamente, porque suas energias de ionizao so muito altas; II. Lewis props que uma ligao covalente um par de eltrons compartilhado por dois tomos; III. Na regra do octeto, na formao de uma ligao covalente, os tomos caminham com o intuito de completar seus octetos pelo compartilhamento de eltrons; IV. Os eltrons envolvidos em estruturas de ressonncia so ditos delocalizados. Delocalizao significa que o compartilhamento de um par de eltrons distribudo sobre diversos pares de tomos e no pode ser identificado simplesmente por um par de eltrons. Esto CORRETOS A) apenas I e II. B) apenas II e III. C) apenas I, III e IV. 32. Analise as seguintes molculas: I. CH3OH II. H2O III. CH3OCH3 IV. CH3CO2H Quais devem ser polares? A) Apenas I e II. B) Apenas II e III. C) Apenas II e IV. D) Apenas I, II e III. E) I, II, III e IV.

D) apenas II e IV. E) I, II, III e IV.

33. Qual das trs ligaes tem MAIOR carter polar, considerando-se as diferenas de eletronegatividade entre os elementos citados: C-H, O-H ou H-Cl e sabendo-se que as eletronegatividades so: H=2,1; C=2,5 O=3,5 e Cl=3,0? A) Apenas C-H. B) Apenas O-H. C) O-H e H-Cl.
7

D) Apenas H-Cl. E) C-H e H-Cl.

34. No estudo de ligaes e estrutura molecular, pode-se afirmar que I. energia de ligao a energia absorvida, quando tomos isolados formam uma ligao covalente. II. comprimento de ligao a distncia entre os ncleos dos tomos ligados. III uma reao ser energeticamente favorecida, se a energia necessria para quebrar as ligaes for menor que a energia liberada na formao de novas ligaes. IV quanto maior for a diferena na eletronegatividade, mais polar ser a ligao. Somente est CORRETO o que se afirma em A) I e II. B) I, II e III. C) I, III e IV. D) II, III e IV. E) III e IV.

35. Assinale a alternativa INCORRETA. A) Define-se cido como qualquer substncia que, em meio aquoso, produz ons H + ou H3O+ . B) Define-se base como qualquer substncia que, em meio aquoso, produz ons OH C) Os cidos e as bases fracas sofrem ionizao total. D) Usa-se o termo anftero para se fazer referncia a uma substncia que pode ser um cido ou uma base. E) Quanto presena do oxignio na sua composio, pode-se afirmar que hidrcidos so aqueles que no apresentam oxignio. 36. As equaes abaixo estaro corretamente balanceadas, quando os coeficientes de cada reagente e produto forem respectivamente. I. II. III. IV. CH4 (g) + O2(g) CO2(g) + H2O (g) B5H9 (g) + O2(g) B2O3 (s) + H2O (g) C2H5OH (l) + O2 (g) CO2(g) + H2O(g) NH3(g) + O2(g) NO + H2O (g)

A) 2,2,1,2; 2,3,2,2; 1,3,2,3 ; 4,5,4,6. B) 1,2,1,2; 2,3,2,2 ; 1,3,2,2; 4,5,4,4. C) 1,2,1,2; 2,2,2,2; 1.3.2.3; 4,5,4,6.

D) 1,1,1,1; 2;12,5,9; 1,3,2,3; 4,5,4,6. E) 1,2,1,2; 2,12,5,9 ; 1,3,2,3; 4,5,4,6 .

37. Uma quantidade de 25 mL de uma soluo 0,8 Molar de KNO 3 pura colocada em um balo volumtrico. Adiciona-se gua at o volume final atingir exatamente 500 mL. Qual a concentrao final da soluo? A) 0,04. B) 0,02. C) 0,03. D) 0,01. E) 0,05.

38. As reaes seguintes: BaCl2 + H2SO4 BaSO4 + 2HCl e 2H2O2 H2O + O2 so, respectivamente, reaes do tipo: A) decomposio e dupla troca. B) dupla troca e decomposio. C) substituio e polimerizao. 39. Com relao ao equilbrio H2(g) + Cl2(g) A) adicionar H2(g) B) retirar Cl2(g) D) dupla troca e simples troca. E) anlise e sntese. 2HCl(g), para que ocorra deslocamento para a direita, deve-se C) adicionar HCl(g) D) retirar H2(g) E) adicionar Cl2(g).

40. Calcule o pH de uma soluo cuja concentrao de ons H + igual a 10-2 mol/L. A) 1 B) 3 C) 12 D) 11 E) 2

41. A constante de equilbrio de um dado sistema gasoso : kC= [ C]2. [D]3 [A]. [ B]4 A equao estequiomtrica que representa esse sistema, em equilbrio, : A) 2C + 3D B) A + 4B C) A + B4 A + 4B 2C + 3D C2 + D3

D) 4AB E) A + B4

2C+ 3D C2 +D3

42. Segundo a lei de Hess, o calor de reao depende, apenas, dos estados inicial e final do processo. O valor de H no depende do nmero de etapas que constituem o processo nem do tipo de reao em cada etapa. O trixido de enxofre reage com gua para formar cido sulfrico, um combustvel principal da chuva cida. Uma origem do SO3 a combusto do enxofre, que est presente em pequenas quantidades no carvo, segundo a reao. S(s) + 3/2 O2(g) SO3(g) Fornecidas as seguintes informaes termodinmicas, determine o calor de reao para essa reao. S(s) + O2(g) SO2(g) 2SO2(g ) + O2(g) 2SO3(g) A) -395,3 Kj B) -197,6 Kj C) -123,7 Kj 43. No estudo de eletroqumica, I. a equao que descreve potenciais celulares sob condies no padro chamada de equao de Nernst: H o = -296, 8 Kj Ho = -197,0Kj D) -200 Kj E) -493,8 Kj.

E= Eo- RT ln II. a relao entre a energia livre e o potencial de uma clula expressa por G = - n F E. O sinal negativo necessrio e gera um processo no espontneo. III. o processo de depsito de um revestimento de metal pelo uso de eletricidade chamado galvanoplastia. IV. h diversas aplicaes importantes da eletroqumica que fornecem produtos teis para a sociedade. O refino de alguns minrios de metais em materiais utilizveis e a produo de baterias so dois dos exemplos da utilidade prtica da eletroqumica. Somente est CORRETO o que se afirma em A) I, II e III. B) II e III. C) II e IV. D) III e IV. E) I, III e IV.

44. No estudo da radioatividade, I. os trs principais tipos de radiao nuclear penetram na matria em diferentes graus. So elas: alfa, beta e gama. Dentre estas, a radiao gama a mais penetrante. II. os radioistopos so istopos radioativos. Eles so usados no somente para a cura de doenas mas tambm para preservar alimentos, no acompanhamento de mecanismos das reaes, na energia para naves espaciais e, tambm, para localizar fontes de gua. III. as reaes nucleares liberam pequenas quantidades de energia. Dentre os benefcios da energia nuclear, pode-se citar o fato de que pouca energia pode ser obtida de uma grande massa de combustvel. Somente est CORRETO o que se afirma em A) I e II. B) II e III. C) I e III. D) I. E) II.

45. Assinale a alternativa que apresenta a correlao CORRETA entre a frmula e a funo orgnica, respectivamente. 1. 2. 3. 4. 5. H3C-CH2-CH2-OH 1 (propanol) HC3- O-CH2-CH2-CH3 (metoxi propano) HC3-CH2-COH (propanal) CH3COCH2CH3 (etanoato de etila) CH3- COCH3 (propanona)

A) 1- cetona, 2- lcool, 3- aldedo, 4- ster, 5- ter. B) 1- lcool, 2- ter, 3- ster, 4- aldedo, 5- cetona. C) 1- lcool, 2- ster, 3- ter, 4- cetona, 5- aldedo. D) 1- aldedo, 2- ster, 3- ter, 4- cetona, 5- lcool. E) 1- lcool, 2- ter, 3- aldedo, 4- ster, 5- cetona.

46. Com relao isomeria, assinale a alternativa INCORRETA. A) Isomeria uma propriedade apresentada por dois ou mais compostos que possuem a mesma frmula molecular, mas diferentes estruturas. B) Isomeria plana constituda de molculas que apresentam diferentes frmulas moleculares e iguais frmulas estruturais planas. C) Na isomeria de compensao, os compostos apresentam cadeias carbnicas heterogneas e diferem entre si quanto posio do heterotomo. D) Tautomeria um caso especial de isomeria de funo, na qual os ismeros coexistem sob a forma de um equilbrio qumico. E) Ismeros de posio so compostos pertencentes mesma funo, com cadeias carbnicas idnticas, que diferem quanto posio do grupo funcional, da insaturao ou da ramificao. 47. No estudo da Qumica Orgnica, I. a classe de compostos orgnicos mais simples a dos hidrocarbonetos. Nos hidrocarbonetos aromticos, os tomos de carbono esto conectados em uma estrutura de anel plano unidos por ligaes sigma e pi entre os tomos de carbono. II. os alcanos podem formar no apenas cadeias ramificadas mas tambm anis ou ciclos. Os alcanos, apresentando essa forma de estrutura, so chamados de cicloalcanos. III. ismeros geomtricos so compostos que tm a mesma frmula molecular e os mesmos grupos ligados entre si, mas diferem no arranjo espacial dos grupos. No ismero cis, os dois grupos metil esto no mesmo lado da dupla ligao, enquanto, no ismero trans, eles esto em lados opostos. IV. os hidrocarbonetos aromticos so membros de uma grande e importante classe de hidrocarbonetos. O membro mais simples dessa srie o benzeno. O benzeno e outros hidrocarbonetos aromticos so muito mais estveis que os alcenos e alcinos, porque os eltrons pi esto deslocalizados nos orbitais pi. Est(o) CORRETO(S) A) apenas I e II. B) apenas I e III. C) apenas II e IV. D) apenas III e IV. E) I, II, III e IV.

48. Que volume de soluo 1,5 N de uma base necessrio para neutralizar 35 mL de uma soluo 2N de um cido ? A) 25ml B) 35 ml C) 100,2 ml D) 85,4 ml E) 46,67 ml

49. No que se refere ao estudo de solues e anlises qumicas, assinale a alternativa INCORRETA. A) A volumetria rene todas as determinaes quantitativas que requerem a medida de volume gasto na reao. B) Na gravimetria, as operaes so mais demoradas, porque envolvem filtrao, lavagem de precipitados, secagem e pesagem. C) As dosagens consistem na determinao da concentrao de uma soluo. ou seja, dosar uma soluo determinar a concentrao por intermdio de outra soluo de concentrao conhecida. D) Acidimetria a dosagem de um cido por intermdio de uma soluo titulada de um cido. E) A convenincia do emprego de um indicador est na dependncia da fora do cido e da base. Assim, na titulao de um cido forte por base forte, usa-se a fenolftalena. 50. Assinale a alternativa INCORRETA. A) Certas substncias, denominadas catalisadores, podem aumentar a velocidade de uma reao, sem estes serem consumidos. B) Quando a temperatura aumentada, a frao de molculas com energia muito alta aumenta. Consequentemente, um maior nmero de molculas atinge a energia de ativao, ocorrendo mais rapidamente a reao. C) Para determinar a equao da velocidade correspondente a um dado mecanismo, localiza-se a etapa mais rpida no mecanismo e escreve-se a equao desta etapa. D) A velocidade de uma reao indica como a concentrao de um produto ou reagente se altera com o tempo. E) Para uma reao de ordem zero, a velocidade independente de concentrao de reagente. Dobrando-se a concentrao, no se altera a velocidade.

10

You might also like