You are on page 1of 9

A grande comissão levada a sério Detalhes Publicado em Sexta, 04 Setembro 2009 09:30 Escrito por Super User

(Mateus 28:16-20) Introdução: Este texto bíblico é memorável! Não há comentário que possa esvaziá-lo na sua grandeza e objetividade. Muito já se falou sobre ele. E nesta minha exposição, não pretendo apresentar nada de novo, mas destacar que, como há dois mil anos atrás, estas palavras do Senhor Jesus Cristo, continuam vivas e desafiantes. A voz do Senhor ecoa, ainda hoje, em busca de pessoas que não apenas ouçam, mas tenham prontidão para obedecer. Pessoas que não apenas se emocionem com os desafios missionários, mas que tenham a compreensão de que a missão da igreja é missões; e que a grandeza da tarefa é tal que todo o verdadeiro cristão tem que estar envolvido no seu cumprimento. Pessoas que deixem de achar, e estejam prontas para agir. Prontas para levar a grande comissão do Senhor Jesus Cristo, a sério.

Nas palavras do Senhor Jesus Cristo vemos: A Sua autoridade declarada, uma ordem a ser cumprida e a garantia da Sua presença. I . A Autoridade do Senhor Jesus Cristo declarada: "É me dado todo o poder". O relacionamento dos discípulos com Jesus Cristo ampliou-se gradativamente durante o triênio ministerial do Senhor nas terras de Israel. Chamados por Jesus, os discípulos não titubearam. Largaram tudo e O seguiram. Nas suas prospecções, viam-no, como profeta. Quando assentados a ouvirem o Seu ensino claro, dinâmico e abalador, viram Nele o Mestre inigualável. Na cruz identificaram o Salvador prometido e esperado. O verdadeiro "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Ainda isentos da completa compreensão dos últimos acontecimentos, foram surpreendidos pela visita inesquecível do Cristo ressurreto e glorificado. Mas é em algum monte da Galiléia que o Senhor Se revela a eles em Sua grandeza e exaltação.

c. Em algumas versões a palavra usada é a palavra "autoridade".a. Jesus Cristo é Salvador único e Senhor único de todas as nações." Fp. Mas a Sua autoridade vai além. 2. A abrangência da Sua autoridade – "É me dado todo o poder no céu e na terra". Ninguém escapa da sua abrangência. Você já pensou alguma vez sobre a grandeza desta expressão? "Todo o poder" é todo o poder. entre outras coisas. haver melhores credenciais para autenticar a Sua autoridade? b. declarando que ela lhe fora dada. O Senhor Jesus Cristo é onipotente. e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. "É. As credenciais da Sua autoridade: "É me dado". anjos e demônios estão todos debaixo da Sua autoridade. podemos afirmar que Deus é a fonte e o ponto final da emanação de toda a autoridade. agora reina no céu entre anjos e querubins.9). O termo "autoridade" vem do latim "auctoritas". A grande comissão é de peso elevadíssimo. As implicações da Sua autoridade. As pessoas da Santíssima Trindade nunca agem em separado ou isoladamente. O Senhor Jesus Cristo autentica a Sua autoridade. o Senhor queria ter a certeza de que as Suas palavras seriam levadas a sério. No dia a dia somos solicitados a apresentar as nossas credenciais. portanto. humilhado e crucificado mas que exaltado. o peso de uma opinião ou de uma ordem. São estas credenciais que autenticam aquilo que afirmamos sobre nós mesmos.me dado todo o poder". A proclamação do evangelho é a proclamação do Senhorio de Jesus sobre todos os povos. Ele foi exaltado. d. "Por isso também Deus o exaltou soberanamente. Antes de comissionar os Seus discípulos. A autoridade de Cristo é cósmica. Homens. que foi maltratado. desprezado. (1) Implicações individuais . Num aspecto mais amplo. Não há autoridade autêntica que não seja exercida sob a Sua égide. A grandeza da Sua autoridade – "todo o poder". Poderia. porque quem deu a ordem tem todo o poder. As credenciais nos creditam e nos investem de autoridade. universal. Era o termo legal Romano para indicar. Jesus Cristo não se intitulou. Abrange o primeiro. Missões são o chamado para anunciar o Senhorio de Cristo. o segundo e o terceiro céu e até mesmo o inferno.

Mas ele escolheu homens. mas é a finalidade para a qual Ele os resgatou. A falta de visão missionária atrofia e inviabiliza o crescimento. Cristo delegou-nos a Sua autoridade para fazer discípulos. vive a sombra da Sua autoridade. mas tudo fica entre quatro paredes. Mas por escolha. O preço do resgate foi alto. Uma mensagem poderosa que muda não só a vida mas o destino de pessoas." (Rm. de famílias e de nações.16). Deus sempre fez uso de homens para a realização da Sua obra sobre a face da terra. São diversas as implicações da grande comissão para a igreja de Cristo. Tem uma mensagem que é "o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. A igreja é o grupo de pessoas separados pelo Senhor e para o Senhor. há dinheiro. A submissão a Sua autoridade não é uma escolha opcional. mas toda a igreja.. 1ª Implicação – um privilégio: O Senhor tem na Sua igreja o único meio para a divulgação do Evangelho. A igreja de Cristo é a maior e a mais poderosa instituição que existe sobre a face da terra.que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pe 2. Ela tem um Senhor que tem "todo o poder". "no céu e na terra". Não por não ter outra opção. Aquele pequeno grupo de discípulos estava sendo comissionado a divulgar a obra do Senhor Jesus Cristo.. A razão da sua existência é para ". A grande comissão tem como base de sustentação a autoridade de Cristo. (2) Implicações para a Sua igreja – "portanto". Nem as portas do inferno poderão deter o seu avanço. O Senhor . Há pessoas. deixemos de nos preocupar com o efêmero e preocupemo-nos com o essencial.. O cristão não vive mais para si mesmo mas para satisfazer a vontade do seu Senhor.Aquele que confessa a Jesus como Senhor. Fala-se muito do Senhorio de Jesus. 1. A tarefa missionária é a razão maior da permanência da igreja neste mundo. O grande mal que afeta as igrejas da atualidade é a falta de visão missionária. Leva a igreja a uma crise existencial e de valores. Como Senhor Ele tem todos os direitos sobre a vida daqueles que lhe pertencem. A grande comissão não pode ser vista como uma responsabilidade isolada que recai sobre alguns discípulos. Ela é dada ao grupo.9b). O Senhor não comissiona isoladamente algumas pessoas para o cumprimento da grande comissão.. mas onde está a demonstração de uma verdadeira submissão a Ele? Irmãos. O Senhor poderia comissionar os anjos para proclamarem o Evangelho da graça. Escolheu a Sua igreja.

Deve participar ativamente na aprovação dos candidatos. Não existe igreja mais missionária e igreja menos missionária. Não basta realizar conferências missionárias e efetuar desafios de grande porte. A ordem é para ir – "ide" . É preciso empreendimento missionário. no treinamento. não deve tornar a "grande comissão" uma responsabilidade isolada do missionário. Mas este princípio de sobrevivência pela fé. no envio. Que o missionário deve viver na inteira dependência do Senhor isto é inquestionável.confiou à sua igreja a solução para o maior problema do mundo: o pecado. Mas é a igreja onde o missionário Pedro reúne que está na Índia através do missionário Pedro. A igreja local que não se envolve e que não se responsabiliza pela obra missionária é uma igreja que está em desobediência. na supervisão do missionário no campo e no seu acolhimento quando este precisa retornar a sua pátria. A igreja deve responsabilizar-se por aqueles que vão. Um alto oficial lhe sugeriu questionar a inadequancia daquela ordem quando ele respondeu: "ordem é para ser obedecida e não para ser questionada". O obreiro vai como um braço da igreja. não se questiona a ordem se obedece. A igreja precisa responsabilizar-se pela tarefa missionária como sendo sua. Quando a autoridade é autêntica. II. nem bem havia ancorado em território hindu ele recebeu uma ordem para levantar âncoras rumo a América. O melhor de uma vida é aquilo que se pode consagrar para o serviço do Senhor. fazei discípulos de todas as nações" Li a respeito de um capitão inglês que comandava uma frota de guerra. a. Falar em nome do Senhor anunciando uma mensagem tão preciosa é para nós irmãos. no sustento. 2ª implicação – uma responsabilidade: O cumprimento da grande comissão é uma questão de responsabilidade. um alto privilégio! Portemo-nos a altura dessa vocação. 3ª implicação – obediência: O cumprimento da grande comissão é uma questão de obediência. O que existe são igrejas que obedecem à ordem do Senhor e igrejas que preferem manter-se acomodadas no leito da inatividade e do comodismo. Uma ordem a ser cumprida: "Ide. Não é o missionário Pedro que está na Índia. É preciso o envolvimento.

A boa semente precisa ser semeada e o "campo é o mundo". Precisa atravessar as fronteiras do seu bairro. Precisa deixar o conforto do seu lar e atravessar a rua para evangelizar o seu vizinho desconhecido. os ouvimos. Deus quer usar a igreja brasileira para evangelizar não só o Brasil . As nossas viagens missionárias ganharam conforto e rapidez. a nossa Samaria e ao mesmo tempo e com a mesma intensidade avancemos até os confins da terra. (2) Fronteiras Lingüísticas É preciso também. cada um. Precisa cruzar as fronteiras do seu país e viajar para onde o evangelho não está sendo pregado. O Evangelho é uma mensagem universal. deixar. Delimitemos a nossa Jerusalém. que quer dizer partir.8) Deus planejou que todos os povos ouçam o evangelho na sua própria língua. Para o Senhor Jesus Cristo não há barreiras internacionais. "Como. deixar o Brasil e atravessar fronteiras. (1) Atravessar fronteiras geográficas O cristão. Tomemos o bastão e sigamos em frente. A fé vem pelo ouvir. do seu município do seu estado. deixar e atravessar fronteiras. pois. No Pentecoste. para testificar de Jesus.O imperativo "ide" é traduzido da palavra grega "poreuthentes". temos uma amostra de que o Evangelho seria anunciado na língua de cada povo. O Evangelho é para ser espalhado. Então sigamos em frente sem desanimar. não pode ficar parado em lugar nenhum. precisa partir. parece ser coisa difícil para a maioria dos crentes brasileiros. Graças àqueles que tiveram a coragem de cruzar fronteiras deixando para trás a sua pátria amada. na nossa própria língua em que somos nascidos?" (Atos 2. Atravessemos as barreiras geográficas até que todos ouçam as boas novas de Salvação. E como . Deus quer usar a igreja brasileira para enviar missionários para todas as nações da terra. Com as facilidades de transportes que temos hoje em dia. ultrapassar as fronteiras lingüísticas. Somos um dos povos mais benquistos em todo o mundo. o Brasil é hoje um país evangelizado. podemos ultrapassar muitas fronteiras geográficas em um curto período de tempo. atravessar fronteiras. A igreja precisa deixar o conforto das quatro paredes e ir aonde os perdidos se encontram. a nossa Judéia. Somos um povo missionário. Então sigamos esse exemplo. Não obstante. A ordem é para ir. mas perderam o aspecto de heroísmo que havia nas viagens dos missionários dos séculos passados. Precisa deixar o conforto da sua classe social para evangelizar outras classes.

Um país é uma nação politicamente definida. É claro que ganhar vidas está aqui implícito. A embalagem muda. O apóstolo Paulo fala da necessidade de adaptação cultural em 1ª Coríntios capítulo 9:19-23. tem que ser transcultural. Muitos dos relatórios missionários estão recheados de estatísticas com o número de decididos. "fazei discípulos". Aprender uma língua é tarefa difícil mas necessária. Semelhantemente. A ordem é para fazer discípulos: "Fazei discípulos" É interessante que o Senhor não diz para fazer convertidos. Portanto. mas o medicamento é o mesmo. Embora a mensagem de Paulo não sofresse alteração. dependendo dos que iam ouvi-lo. b. mas para os gregos ele "se tornou grego" para ganhar os gregos. Batizando-as e ensinando-as..ouvirão se não há quem pregue na sua língua materna? O "Ide" do Senhor Jesus Cristo é um desafio para ultrapassarmos as barreiras lingüisticas.de todas as nações" A palavra "nação" é a tradução do termo grego "ethnos" e o seu significado está mais próximo da idéia de grupos étnicos do que de países. Ganhar. Ele não deixa a sua pátria para abrasileirar os seus ouvintes. Mas. Então podemos conceituar cultura como sendo o conjunto de comportamentos e idéias característicos de um povo. determinando o modo de agir e de pensar desse povo. o seu método variava. O embaixador que leva uma mensagem do seu país ao soberano de um país distante não pode mudar a mensagem. para que haja uma verdadeira compreensão do Santo Evangelho necessário se faz que o evangelista aprenda a cultura do povo que está sendo evangelizado. Para os judeus ele era judeu. antes o seu alvo é evangelizar e discipular dentro do contexto cultural que ele irá trabalhar. Há uma bela tríade aqui. batizar e ensinar. E este é um imperativo inquestionável. (3) Fronteiras culturais Talvez esta seja a fronteira mais difícil de atravessar. o missionário de hoje. c. Quanto a sua apresentação deve ser adaptado. Seria melhor relatar o número de irmãos discipulados. Mas só ganhá-las não é suficiente. Uma etnia é uma . O evangelho em sua essência é perfeito e imutável.. mas tem que estar certo de que a mesma foi bem entendida. É preciso discipulá-las. A cultura de um povo é assimilada no decorrer da sua história e passa de geração para geração. A ordem é para fazer discípulos de todas as nações – ".

A maioria dos cristãos desconhece quantos milhões ainda não conhecem o Evangelho. Será que isto comove você? Se não comove. III. O nosso coração se derrete.000 etnias. O limite para a atuação missionária são os confins da terra." (Rm 14.nação culturalmente definida. Ele não está a prometer os recursos necessários. É preciso reavivar o lema missionário Paulino: "Esforçando-me deste modo por pregar o evangelho. Dizem os missiólogos que há no mundo.. A ordem do Senhor é para ir a "todas as etnias" e fazer discípulos. 24. Nos orientamos pelo livro "Intercessão Mundial". Há muitas tribos indígenas brasileiras que nunca ouviram o Evangelho. Minha esposa e eu. Somos devedores do Evangelho a todas as etnias. A Sua presença é a garantia de que nada nos faltará. Hoje em conseqüência de uma compreensão mais objetiva da grande comissão. Ele promete muito mais. Se tivéssemos duas vidas dedicaríamos na tarefa de alcançar os não alcançados. Ele não está a prometer o poder necessário. Ele promete estar na companhia daqueles que submissos ao Seu mandado cruzam as fronteiras. deve ao menos envergonhar.. A presença do Senhor Jesus Cristo garantida – "E eis que eu estou convosco". O terceiro ponto determinante da grande comissão. a maioria da população mundial prossegue sem nunca tê-lo ouvido. uma etnia é um povo que tem a sua própria língua e a sua própria cultura. Ele garante a Sua presença. Quase a metade desse total ainda é "povo não alcançado". "Povos não alcançados". Enquanto alguns ouvem o Evangelho muitas vezes.20b ARA). a. O brasileiro não precisa viajar ao exterior para trabalhar com uma etnia diferente da sua. Ele está a garantir a Sua própria presença. O alvo da grande comissão é trabalhar com as etnias. Em outras palavras. Que verdade maravilhosa! Quando o mensageiro do Senhor perde a sua base de apoio e não tem nada mais . para fazer discípulos de todas as nações. No passado se falava em missões estrangeiras. o termo correto é "Missões transculturais". não onde Cristo já fora anunciado. é o comprometimento direto do Senhor Jesus Cristo. Há no Brasil aproximadamente 200 etnias vivendo sob a bandeira verde e amarela. Ficamos impressionados com uma frase que se repete diariamente. oramos diariamente por um ou dois países além do nosso amado São Tomé e do nosso inesquecível Brasil.

no hino de número 263 (H. Não é apenas uma influência poderosa. Só aqueles que deixaram tudo para trás e partiram sozinhos é que experimentaram a força desta promessa. Depois de falar-lhes algum tempo sobre a pessoa do Senhor Jesus Cristo e a certeza da Sua presença a orientar todas as coisas. A presença do Senhor. O irmão Henry Maxwell Wright expressou com beleza poética a grandeza e o significado da presença do Senhor. O Senhor promete estar todos os dias com aqueles que estão empenhados no cumprimento da Sua ordem. pensam um pouco e reformulam a pergunta duas ou três vezes. A Sua presença é a garantia de um empreendimento missionário bem sucedido. Só aqueles que estão cientes da Sua presença poderão viver inteiramente na Sua dependência. Sua presença é a garantia de um empreendimento missionário bem sucedido. até a consumação dos séculos". o conforto. Ele ampara e Ele sustenta. O bom andamento da obra do Senhor é um testemunho vivo da Sua presença. Que palavras confortantes são as de Hebreus 13:5b: "Não te deixarei. A Sua presença é supridora. Se não fosse o consolo. isto é inconcebível. nos faltará. paz. Uma das perguntas mais freqüentes que tenho respondido ultimamente é: "Quem é o vosso chefe?" Quando respondo que é Jesus Cristo. c. Ele envia. É o Cristo vivo andando entre nós como andou com os Seus discípulos. presente como prometeu. Ele capacita. é que então percebe que o Senhor está ali. a surpresa é ainda maior. Para o São-Tomense. E o vosso salário quem paga? Quando explico que não temos salário e nenhuma promessa de sustento. É um sermão que as palavras não podem expressar. eu lhes pergunto: Ainda achas necessário um chefe? Normalmente eles abaixam a cabeça e balbuciam timidamente um não. a solidão do campo missionário definharia a maioria daqueles que egressam. consolação". para suprir. "Sem mim nada podeis fazer" (Jo 15. para capacitar. Pronto para socorrer. nada. nada mesmo. . b.em que possa se agarrar. A Sua presença é constante "todos os dias. o poder da presença do Senhor. as pessoas fazem uma cara de espanto. do qual citarei apenas a última frase: "Rica fonte.5). é a garantia de que nada. donde emanam gozo. A Sua presença é constante e contínua. Aleluia! Isto é motivo suficiente para a nossa obediência e para prazerosamente levar a sério a grande comissão.C). nem te desampararei".

e com base nela. O Senhor procura homens e mulheres que estejam prontos para fazerem da grande comissão a sua prioridade de vida. O Senhor precisa de pessoas para que "a grande comissão seja levada a sério". delegando-lhes autoridade para irem fazer discípulos de todas as etnias. A grande comissão é um desafio para os nossos dias. Então se tudo está tão claro. Ele prometeu a Sua presença. porque somos tão vagarosos e negligentes em cumprir esta missão? A existência no mundo de milhares de povos não alcançados e milhões de pessoas que nunca ouviram falar do Senhor e Salvador Jesus é um grande desafio.Conclusão: O Senhor declarou a Sua autorida-de. Qual será a tua resposta a ordem do Senhor? . É motivo de vergonha para nós. comissionou os Seus discípulos.