You are on page 1of 21

TEMA: Influencie a Cidade

Pr. Hélio Gomes Paulo - 30/9/2012

Relembrando
Envolva-se com a Cidade (Jeremias 29.4-7) Construa sua vida aqui; Plante coisas boas; Ore por sua cidade.

Tema de hoje: INFLUENCIE A CIDADE MATEUS 5.13-16 .

Vídeo: http://youtu.be/us2K3QSpNnQ .

 Quando perdem a finalidade: 1) O sal vai pro chão e serve de pavimentação. . vós sois a luz do mundo.O ensino de Jesus  Vós sois o sal da terra.  O sal é a luz cumprem seu propósito e são úteis. 2) A luz se esconde e não ilumina.

O sal evita o apodrecimento.  Temos a carne de sol e o bacalhau. conserva a comida e impede a reprodução de bactérias. .  Mal administrado prejudica a saúde e retém líquido.O sal  É condimento e preserva o alimento.  Tem poder sanitário. Funciona com esterilizador. dá sabor e conserva. que é o natural.

 O sal é símbolo de aliança com Deus: Levítico 2.49-50.24.O sal  O cristão é salgado com fogo: Marcos 9.19. Ezequiel 43. .13. aliança com sal: Número 18.

 A luz deve brilhar e clarear o local que está! . sendo a manifestação externa da fé cristã.  A luz são as boas obras (v.16).A luz  Ilumina a escuridão.  Jesus é a luz do mundo! Os cristãos também são luz.

O QUE JESUS ENSINA: .

Influencie para a preservação  Vós sois o sal da terra e luz do mundo. Apenas o sal pode fazê-lo. .  Somos da terra ou do céu?  Quais são as fronteiras entre a igreja e o mundo?  O mundo manifesta uma ausência de luz e uma tendência a deterioração. apodrecimento. O mundo não pode impedir a sua própria deterioração.

O sal deve manter sua qualidade de salgar e a luz deve brilhar! . 2) Como luz: para desfazer as trevas.A igreja tem duplo papel: 1) Como sal: para interromper ou retardar o processo de corrupção social.

V. . Tasker fala assim: “Os discípulos de Jesus são chamados a ser um purificador moral em um mundo onde os padrões morais são baixos.No comentário bíblico de R. G. ou mesmo inexistentes”. instáveis.

que é a luz do mundo e o sal da aliança. ela inevitavelmente o atrai. quando a igreja é absolutamente diferente do mundo. Lloyd-Jones disse o seguinte: “A glória do Evangelho é que. os cristãos. se nós. embora talvez no princípio a odeie.O cristão precisa conservar sua semelhança com Cristo. formos indistinguíveis dos não-cristãos. É então que o mundo se sente inclinado a ouvir a sua mensagem. Caso contrário. . seremos inúteis”.

 Quais são os bons exemplos que temos na política do nosso estado?  Quais são os ruins? .

Influencie para o bem .

os que choram e os misericordiosos ou aqueles que tentam fazer paz e não a guerra?  Essas pessoas não seriam tragadas pela enchente do mal? .Que influência poderiam exercer as pessoas das bemaventuanças num mundo violento e agressivo?  Que bem duradouro poderiam proporcionar o humilde e o manso.

 O que poderiam fazer aqueles cuja única paixão é um apetite pela justiça e cuja única arma é a pureza de coração?  Essas pessoas não seriam frágeis para conseguir realizar alguma coisa especial? O que você acha? .

Rudolf Stier: “Deve ser o amor e a verdade contra o ódio e as mentiras”. .

 Veja o vídeo: a corrente do bem  http://www. A boa atitude causa influência e é abrangente. .  A luz brilha e ilumina.youtube. mas é visível.  A qualidade de discípulos: não esconde a luz.com/watch?v=JcL5UHvDdzM&feature=related O sal tem suas propriedades positivas: dá sabor e conserva.

O que podemos fazer: Para sermos sal e luz em nossa cidade? .

Para refletir e praticar: 1) Você tem feito a diferença como discípulo de Jesus? 2) Você dá sabor a sociedade e conserva a propriedade ou já virou pavimentação de estrada? 3) O que você precisa fazer para ser sal e luz? .