You are on page 1of 23

TEMA: Envolva-se com a Cidade

Pr. Hélio Gomes Paulo - 23/9/2012

Jeremias 29.4-7

Rio de Janeiro
Formado por pessoas de várias localidades!

C.  O profeta Jeremias envia uma carta aos exilados. que é otimista. A Babilônia também tinha pessoas de várias localidades. instabilidade. insegurança e dúvida na profecia.  Os falsos profetas estavam na Babilônia e falavam só coisa boa. mas realista.  Duas estruturas proféticas: . Os judeus foram deportados no ano de 597 a.  Havia medo.

.

comprar casas e viver naquela cidade. mesmo numa terra que não queriam estar. dar-se em casamento. ter filhos e criá-los bem. germinando o futuro.  Olhando nessa perspectiva. .  Nesse novo local de vida eles precisam casar. que governa a história. inclusive o rei Nabucodonosor executa sua vontade. constituir suas famílias. Jeremias orienta prosseguir na vida.  Nós também. precisamos viver aqui e nos estabelecer. Jeremias fala para se colocar nas mãos de Deus.

 As viagens missionárias no Novo Testamento plantavam igrejas e influenciavam as cidades com o Evanvelho. Por isso... Envolva-se com a Cidade .

Construa sua vida aqui: .

1-8).  Jeremias torna-se portador da Palavra de Deus e pronuncia sua ordem ao exilados na Babilônia: “Edificai casas e habitai nelas”. Podemos nos envolver em nossa cidade e edificar uma cidade melhor.  Viva nessa cidade. Tudo na vida tem um propósito e a tempo para todas as coisas (Eclesiastes 3. mesmo com os seus muitos problemas e grandes diferenças sociais. . Podemos viver. mas não com indiferença e sim fazendo diferença.  No dia 7 de outubro podemos votar com coerência.

.

sem dividir. Não só a alma do mal salvar. também o corpo ressuscitar. que são escravos de outro ser... há tanta gente que é infeliz! Há crianças que vão morrer. sem pão. Tem um Hino do Hinário para o Culto Cristão que tem uma letra interessante e fala da nossa ação na cidade ele diz assim. Nas trevas vivem sem perceber. Há muitas vidas sem salvação. Meu Cristo veio pra nos remir: o homem todo. milhões de olhos não sabem ler. há tantos velhos a padecer! Milhões não sabem como escrever. O QUE ESTOU FAZENDO SE SOU CRISTÃO? O que estou fazendo se sou Cristão? Se Cristo deu-me total perdão? Há muitos pobres sem lar. Há muita fome no meu país. .

Há muitas vidas sem salvação. aos homens ricos vou proclamar.Que estou fazendo se sou cristão? Se Cristo deu-me total perdão! Há muitos pobres sem lar. Que a injustiça é contra Deus e a vil miséria insulta os céus. Aos poderosos eu vou pregar. Texto extraído do Hinário Para o Culto Cristão – música 552 Letra: João Dias de Araújo – Música: Décio Emerique Lauretti . sem pão.

. é preciso que você. .Além de construir a vida na cidade que moramos..

Plante coisas boas: .

 O profeta diz para plantar pomares e comer o seu fruto. em nossa individualidade.  Em nossa cidade podemos plantar coisas boas. na família. ela cresce. possui capacidade de reprodução. Para comer e ficar alimentado. Além disso. O plantar no texto hebraico tem o sentido de estabelecer. Quando você planta adequadamente. . primeiro precisa plantar. seja na política. de dar origem a novas plantas. ou seja. na comunidade. A planta é algo interessante e intrigante ao mesmo tempo. regando e cuidando.

 Outro fato importante que devemos perceber é a planta da fé. Jeremias fala que a Babilônia é serva de Deus e cumpre seus propósitos. . A política influenciou e determinou coisas importantes na vida deles. Você sabe o que um vereador faz? Sabe qual é a função do prefeito? Ele tem uma equipe ou faz tudo sozinho?  Os Babilônios tinham uma política e pegavam os melhores de cada lugar para servir em sua terra.

. Por isso. Jeremias orienta o povo. através da fé em Deus e os tranquiliza no meio político. Os governantes são colocados e tirados do governo por Deus. pois não há autoridade que não venha de Deus. quem recusa sujeitar-se à autoridade opõe-se à ordem de Deus. e as que existem foram ordenadas por ele.  O apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos. no capítulo 13. versículos 1 e 2 diz o seguinte: “Todos devem sujeitar-se às autoridades do governo. e os que fazem isso trarão condenação sobre si mesmos”.

20% dos jovens de 18-25 anos do nosso país.6). Plantar lares fortes.. Segundo dados do IBGE. mas.. precisamos plantar coisas boas. nem buscam emprego. .  O Jornal O Globo de domingo passado. filhos e filhas fortes (v. nem estudam. a cima de tudo. publicou uma reportagem dos Jovens “nem nem”. dia 16/9/2012. nem trabalham.  O que queremos para nossos filhos e filhas? O que plantamos hoje?  Além de construir nossa vida na cidade que moramos.

Ore por ela e busque a paz: .

e orai ao Senhor em favor dela. porque a prosperidade dela será a vossa prosperidade”.Ore por ela e busque a paz: Jeremias 29. para onde vos exilei. .7 “Empenhai-vos pela prosperidade da cidade.

. os policiais. pois a prosperidade da cidade seria a prosperidade de todos. os promotores e juízes. O Salmo 137 é bem desafiador e revela o sentimento dos exilados. Aqueles que estão no poder e são responsáveis pelas políticas públicas devem ser alvo de nossas orações.  Jeremias convoca o povo a orar pela Babilônia.  O clamor a Deus inclui os políticos. Talvez eles queriam era orar contra aquele lugar e pedir a Deus para destruí-los.

prosperem os que te amam! Haja paz dentro de teus muros e prosperidade em teus palácios.6-9 diz assim: “Orai pela paz de Jerusalém. .O salmo 122. direi: Haja paz em ti. Por amor à casa do Senhor. Por amor aos meus irmãos e amigos. buscarei teu bem”. nosso Deus.

 Talvez você ache que a política não é um problema seu.be/I4rKCgGkfu0 . por todos aqueles que vivem nessa cidade. pelos irmãos e amigos. Orar é um ato de amor pela cidade. ou seja. por seus moradores. mas é.  Vídeo: http://youtu.

pois a prosperidade dela é a nossa também.PARA REFLETIR E PRATICAR 1) Você se importa com sua cidade e ajuda construir um lugar melhor para todos ou se importa somente com você? 2) O que você tem plantado: em sua casa. . bairro e cidade? Tem plantado fé nos corações ou tirado esperança? 3) Você já orou pelas eleições desse ano? Clame ao Senhor por sua cidade.