Palavras-chave

•Transformação, mudança, alternância, novidade, evolução. •Crescimento, progresso, ciclo positivo, retribuição. •Consequências do passado, reflexão sobre os actos passados e presentes. •Lógica, racionalidade, consequência.

Interpretação - Gosto muito desta carta, que é para mim uma das quatro mais fortes do tarot. Com ela, o vento sopra, a energia circula, tudo mexe. Ela prova que nada está para sempre perdido ou parado, que nada é definitivo. Tudo vai e tudo vem: eis o movimento perpétuo da vida, ao qual se adiciona um forte simbolismo de justiça divina e de retribuição em função das acções e dos méritos de cada um. - Tudo é movimento, ciclo e transformação. A lâmina indica uma mudança próxima, uma modificação do estado do consultante. Convém notar que esta transformação não é necessariamente uma ascensão, mas sim uma passagem obrigatória algo delicada, que tanto pode consistir num período de fausto como num período de dificuldades. As cartas podem ser redistribuídas: aquele que está em baixo pode subir e aquele que está em cima pode cair. Para se ver mais claro é necessário considerar a situação presente e reflectir nas suas diferentes formas possíveis de evolução. O consultante deve avaliar todas as possibilidades, incluindo, na medida do possível, o inesperado. Tudo se faz segundo um princípio divino de justiça e de equilíbrio. - Se o consultante se encontrar numa situação delicada por ocasião do lançamento, as coisas só poderão melhorar. Mas se, imaginando-se ao abrigo de qualquer imprevisto, ele se encher de orgulho por causa dos seus êxitos, o futuro próximo provar-lhe-á o contrário. - Esta carta é perfeitamente lógica e racional: o que acontece é a consequência natural de acontecimentos e de actos passados. A roda gira sob a impulsão dos actos e da vontade do consultante, que irá colher o fruto daquilo que semeou, seja qual for a natureza da semente. Ele encontra-se num estado de metamorfose ou de pré-metamorfose. A carta permite-lhe agir com engenho e energia. No plano profissional, esta lâmina anuncia uma possibilidade de crescimento dos bens, talvez a obtenção de um melhor nível de vida ou a valorização de uma nova capacidade. - No plano afectivo, ela indica um novo amor, uma nova paixão, que não tardará a surgir, dado tratar-se de uma carta rápida, cheia de energia e de força. Ela prevê as deslocações curtas, as viagens decididas no último minuto.

Resumo
A roda da fortuna é uma das mais belas cartas de esperança, uma lâmina muito benéfica, cuja acção é imediata e que pode mesmo anular e apagar a influência das cartas médias e negativas que a rodeiam. Se esta carta constituir, num lançamento em cruz, o resultado da adição das quatro primeiras, isso significa que o consultante deverá tomar consciência do facto de que a sua vida actual é a consequência dos seus actos, e que a

Ela representa o fluxo contínuo da vida e dos ciclos da natureza. o que hoje está em cima amanhã poderá estar em baixo. sendo aconselhável fazer alguns exercícios de relaxamento.Neste momento a sua vida está prestes a sofrer uma mudança. Se a solução for encontrada. Sentido Divinatório: Um dos arcanos mais fortes do tarot é regra geral bastante positivo. pois há coisas que têm que ocorrer independentemente da sua vontade. a sensação que tem de se começar tudo de novo. Fortuna. Mas se estiver bem atento irá verificar que as circunstâncias apenas são uma nova oportunidade para resolver problemas que ficaram pendentes da sua vida. tudo volta. Num futuro próximo você terá a resposta às suas questões. os ciclos da vida. nada é constante Em busca de Si . ela nos dá a esperança de que a mudança trás coisas novas e renovadas. . Destino Número: Dez (10) Letra Hebraica: Kaph Significado: Mão fechada Vigésimo Oitavo Caminho: De Netzach a Chesed Cor do Caminho: Violeta Som Relacionado: Lá Sustenido Planeta: Júpiter Título Esotérico: O Senhor das Forças da Vida Objectivo: Prontidão para agir e aceitar as circunstâncias da vida Vantagens: Capacidade de experimentar a mudança prudentemente Obstáculos: Incapacidade de aprender com os próprios erros.«Nunca descanse sobre os seus louros». o progresso. É como se existisse algo no passado que tem de ser removido para que dê um novo impulso ao seu desenvolvimento. que bloqueia o desenvolvimento.última coisa que deve fazer é deter-se nesse estágio de evolução. «tudo vai. A resolução passa pela consciencialização do que bloqueia e impede. Muitas vezes este arcano. não for removida uma grande quantidade de energia tende a estagnar. Conselho: Nada é permanente na vida. podendo mesmo ter melhorias em muitas áreas. fala-nos de traumas e complexos que travam o bom desenvolvimento e bloqueiam o caminho. a partida. Enquanto a situação passada. A frase-chave da Roda da fortuna é. mas na realidade não é. A Roda chama-nos à atenção que na vida nada se mantém igual a si mesmo. É o destino que se cumpre em busca de um novo ponto de equilíbrio. Leitura rápida: Arcano 17 – A Estrela .Com este Arcano nasce a sensação de estarmos a viver repetidamente as mesmas situações. a alternância. então a sua vida vai alterar por completo. o destino.O Consultante apenas não deve ser precipitado nem ter atitudes impulsivas. mesmo que de momento as dificuldades sejam muitas. Palavras-chave: O movimento. de forma a poder se esclarecer melhor sobre o que se está a passar na sua vida. eternamente gira a roda do ser …» Nietzche • • • • • • • • • • • • • Título: A Roda. tudo é cíclico. Mantenha a calma. a modificação. deixe que este período confuso passe e procure não racionalizar tudo. a evolução. Isto pode parecer algo negativo. Tudo é instável e transitório. .

Pode ser o princípio da libertação de uma sujeição. Sob o ponto de vista da saúde: boa circulação. Interpretação divinatória da lâmina X . Regra geral ela indica o “dedo” do destino nas nossas vidas. deve cuidar bem do seu corpo e da sua mente. Reino. esperma.Paul Marteu Mental: Lógica. Físico: Quaisquer que sejam os acontecimentos que se apresentem na vida do consulente. aptidão para as invenções. espontaneidade. de forma a que o crescimento em direcção à maturidade se dê. Ela vem restituir um novo equilíbrio à vida do consultante. Para um casamento: actividade de realização. Profissionalmente: Se houver algum projecto que o consultante queira iniciar este será concretizado rapidamente. uma mudança necessariamente feliz. Significados utilitários da lâmina X . descobertas fortuitas que enriquecem ou conduzem ao êxito. Êxito devido a ocasiões aproveitadas com a-propósito. Inconstância. Destino propício que faz obter êxito além de um real mérito. de uma nova paixão. Julgamento são. Vantagens tiradas do acaso. a roda evocando um equilíbrio e uma regularidade. Pode haver uma mudança de trabalho e o surgimento de novas condições inteiramente novas. O domínio da soberania do Querer. porque a carta não é uma carta retrógrada. pode ocorrer. tendem para uma evolução.Com esta carta as modificações são rápidas e é indicativa de novos acontecimentos que irão transformar o quadro de vida do consultante e dos seus sentimentos. . Benefícios transitórios. Involução. Segurança na dúvida. Adivinhação de ordem prática. Situação invejada mas instável. Anímico: Aproximação. Saúde: Regra geral positiva. Energia fecundadora.Iniciativa. O princípio da individualidade. Sentimentalmente: Indica a chegada de um novo amor. a esse respeito. Se actualmente estiver a gozar de perfeita saúde. Evolução feliz. Alternância de altos e baixos. não devemos temer as mudanças pois elas são novas oportunidades de transformação. sagacidade. Germe. deve ter em atenção que algo inesperado. animação e reforço dos sentimentos. Fortuna menor da geomancia. quer para o bem quer para o mal.Oswald wirth . Dinheiro: Pode surgir uma melhoria nas finanças ou uma possibilidade de crescimento dos bens. no entanto o consultante deve ter atenção que com esta carta colhemos aquilo que semeamos. equilibrado.Malchut. talvez seja a indicação de um melhor nível de vida. Melhoria de todos os laços afectivos. Espiritualidade: Este arcano tem uma forte correspondência com a justiça divina e da retribuição de acordo com as nossas acções. independentemente da mudança que surgir é sempre a possibilidade de alterar a vida para uma situação diferente da habitual. presença de espírito. Sorte. Os encontros podem surgir no decorrer de uma viagem ou de uma simples deslocação. semente. . estes não são estáveis. Em caso de vida conjugal representa a modificação ou renovamento.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful