You are on page 1of 2

1) A ideia de visibilidade de poder 2) A democracia liberal e o poder invisvel A ideia de visibilidade antiga surgiu na Atenas clssica chamavam pra

pra si de democracia. O governo da maioria. Os homens iam pra pra praa pra decidir a respeito do destino poltico da cidade estado. L estava a ideia moderna de transparncia ou visibilidade O processo de tomada de decises era pblico. As votaes eram perceptveis a todos. Decises legislativas Pblico Polis Modernamente a ideia de visibilidade retorna na Europa ocidental, por meio do movimento Iluminista. No uma ideologia, mas sim um movimento. Alguns eram liberais (Locke), Vrios no. Iluminismo Por meio da razo podia-se ter formas de progresso. No necessariamente por meio da democracia liberal. Nas cincia, nas artes As pessoas se tornam mais tolerantes, racionais. Inteno de progresso. Por que os iluministas trataram a questo da visibilidade???? Crtica ao absolutismo A visibilidade foi uma armao com o intuito de por abaixo o absolutismo. O absolutismo esconde e esconde-se Esconde suas agendas, as intenes e razes pra determinadas aes. Ele, portanto, se esconde o segredo uma regra O segredo pode causar situaes complicadas. Pode levar ao abuso de poder Se engajar em uma guerra sem saber os reais motivos. O absolutismo era um sistema que no tomava as decises de forma pblica. Qualquer deciso poltica devi se tornar transparente pra conter a autocracia (Pressuposto iluminista) Defesa da visibilidade KANT Uso pblico da razo as pessoas faro uso pblico dela Mximas morais que no podem ser pblicas so injustas - KANT Indivduo qualquer tenha cometido um erro banal candidato que resolveu fazer caixa 2 quando o indivduo age, ns devemos interpretar esse ato com uma mxima - Todos devem fazer caixa 2 universaliza essa conduta.- ela injusta. Se se desejar que todos faam caixa 2, voc simplesmente destri a sociedade. Quando eu ajo assim, eu no quero que faam o mesmo, pois iriam me prejudicar. Quando uma ao pblica, ela necessariamente universal. E a visibilidade uma ferramenta para se atingir essa universalidade.

Os cidados devem querer o bem comum devem externar isso sem agenda oculta. Decises que envolvem outras pessoas devem ser feitas de forma pblica e transparente. 2) Democracia liberal representativa promessa. A promessa exatamente a de conter (acabar) o chamado poder invisvel. Por trs dele est as elites A ideia de representao com visibilidade A democracia liberal fez algo a mais pela visibilidade Os americanos (Madisson) criaram a ideia de descentralizao poltica Criar nveis de autonomia decisria. Tem-se o governo em instncias federal, estadual e municipal A maior concentrao de poder est nos Estados. Os governadores tem poder E os municpios tambm. A descentralizao causa maior visibilidade, portanto, aumenta a participao da populao. Poder invisvel Crime organizado, que faz parte de muitos governos (mfia, comrcio de narcticos) Terrorismo Ligaes de governo com a prtica do terrorismo. Burocracia estatal Quando ela se torna uma tecnocracia governo dos especialistas. Medidas tomadas tecnicamente (banco central, por exemplo). Desenvolve interesses prprios. SUBGOVERNO Todos os governos tm grau grande de participao e controle da economia (funcionamento do mercado). Como o governo tem controle da economia, o financiamento de campanha se maximiza. Dado financiamento de campanha, estabelece-se compromissos, muitas vezes, invisveis. Os financiadores estabelecem formas de compromisso, formas de permuta e troca de favores. CRIPTOGOVERNO Servio de informao (servio secreto e tal) Informaes sigilosas.

You might also like