You are on page 1of 6

Macroeconomia é o estudo do desempenho das economias nacionais e das políticas que as autoridades podem adoptar para melhorar esse

desempenho. Interdependência económica – Interdependência económica é uma consequência da especialização e da divisão do trabalho, o sistema económico é encarado como um todo do qual as partes estão conectadas e reagem umas sobre as outras. Esta interdependência acentua-se através do comércio externo (exportações e importações), dos movimentos financeiros e da integração económica e monetária na zona euro e na União Europeia, que constituem os factores primordiais da união dos países e das relações entre si. A Política Monetária é, juntamente com a Política Orçamental, um dos principais instrumentos de Política Macroeconómica que as autoridades económicas têm à sua disposição para procurar atingir um ou mais objectivos económicos. No caso específico da Política Monetária, esta é efectuada através da gestão da oferta de moeda, nomeadamente através da gestão da Base Monetária e da taxa de reservas bancárias obrigatórias. Nos países desenvolvidos, e de forma a evitar excessos, a Política Monetária é conduzida pelos Bancos Centrais, entidades geralmente com grande grau de autonomia relativamente aos governos. Sistema financeiro - é o conjunto de instituições que facilita o ajustamento da poupança de um indivíduo com o investimento de um outro indivíduo que torna possível a canalização dos recursos escassos disponíveis dos aforradores para os devedores. Valor nominal – O que se produz uma economia num determinado ano a preços desse mesmo ano Valor real – Medir o valor da produção da economia tendo em conta os preços de um ano base O valor presente líquido (VPL), também conhecido como valor actual líquido (VAL)

ou método do valor actual, é a fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Basicamente, é o cálculo de quando os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam valendo actualmente Valor Futuro Líquido - O valor de uma soma de dinheiro corrente em uma data futura, com base em um tipo de juros apropriados e do número de anos até essa data chega futuro.

e de forma a evitar excessos. uma situação em que quer o PIB real. conjugada com a procura agregada. . de forma persistente (vários meses consecutivos) e aplicada à generalidade dos produtos. Nos países desenvolvidos.Inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. esta é efectuada através da gestão da oferta de moeda. assumindo como constantes todas as restantes variáveis determinantes da oferta agregada tais com as tecnologias disponíveis e as quantidades e preços dos factores produtivos. investimento das administrações (equipamentos colectivos). Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) Valor dos bens duradouros destinados a fins não militares. Porém. investimento das famílias (principalmente em habitações). no seu conjunto. ou seja. nomeadamente através da gestão da Base Monetária e da taxa de reservas bancárias obrigatórias. estão disposta a produzir e a vender para cada nível geral de preços. quer os vendedores. Decompõe-se em: investimento produtivo das empresas residentes (máquinas. O Valor Actual Líquido (VAL) tem como objectivo avaliar a viabilidade de um projecto de investimento através do cálculo do valor actual de todos os seus cash-flows (sendo por isso um indicador muito utilizado em estudos análise de viabilidade). A Oferta Agregada representa o que as empresas. no seu processo produtivo. A deflação conduz à criação de expectativas de uma inflação negativa a médio prazo. A Política Monetária é. é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços A deflação é a redução do nível geral de preços. No caso específico da Política Monetária. adquiridos pelas unidades produtoras residentes para serem utilizados por prazo superior a um ano. a oferta agregada permite encontrar o equilíbrio macroeconómico. Diz-se bruta porque engloba o investimento de substituição e o investimento líquido. quer o nível geral de preços satisfazem quer os compradores. Por valor actual entendese o valor hoje de um determinado montante a obter no futuro. a Política Monetária é conduzida pelos Bancos Centrais. edifícios para produzir bens e serviços). juntamente com a Política Orçamental. um dos principais instrumentos de Política Macroeconómica que as autoridades económicas têm à sua disposição para procurar atingir um ou mais objectivos económicos. entidades geralmente com grande grau de autonomia relativamente aos governos.

por sua vez. formação e know-how. O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja. surge da interacção da capital natural. investimento. A Base Monetária representa as responsabilidades monetárias líquidas do Estado perante a sociedade e corresponde à soma de todas as notas e moedas emitidas pelo Banco Central e colocadas à disposição do público e que podem estar sob a forma de dinheiro na posse das famílias e das empresas ou sob a forma de reservas bancárias. Este capital seria um factor fundamental do desenvolvimento económico diferenciado entre países. Este tipo de capital. humano. entre outras. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objectivo de mensurar a actividade económica de uma região.A Procura Agregada corresponde à totalidade da despesa desejada pelo conjunto dos agentes económicos (famílias. a oferta de moeda. trimestre. etc). Este tipo de investimentos são um indicador da abertura e da vitalidade de uma economia. etc. durante um período determinado (mês. Capital social representa o potencial de um grupo de indivíduos construir e manter redes sociais de maneira com que essa organização e intercâmbio gere melhorias no bem-estar social. Capital natural representa o potencial de matérias-primas brutas naturais serem transformadas em bens de consumo. cognitivas. a disponibilidade de capital. Representa o potencial de um ser humano transformar. . gastos do Estado e exportações líquidas. ano. Capital físico representa o potencial de máquinas. cidades). Está ligado a capacidades técnicas. empresas. interpretar e produzir. fruto da sua experiência. e tem quatro componentes: consumo. estado e exterior) para um determinado nível de preços mantendo-se constante outros factores tais como a política orçamental. O conceito de capital humano consiste em atribuir um valor ao capital incorporado nos seres humanos. países. ferramentas e edifícios serem utilizados na produção de bens e serviços. estados. Está directamente ligado ao funcionamento de sistemas ecológicos. educação. Investimento Directo Estrangeiro é o investimento efectuado por uma entidade económica num país que não o da sua origem.

Essa modalidade da política monetária é aplicada quando a economia está sofrendo alta inflação. A política orçamental ou política fiscal. A política monetária expansiva consiste em aumentar a oferta de moeda reduzindo assim a taxa de juros básica e estimulando investimentos maioritariamente no sector privado. de um banco. O banco central estabelece exigências de reservas mínimas. são os depósitos desse banco no respectivo banco central (por exemplo o Banco Central Europeu ou a Reserva Federal dos Estados Unidos. mantido o factor trabalho e os outros factores constantes. o nível de preços. títulos) por outros bens e serviços. quanto maior for a quantidade de capital físico usada menor será o acréscimo ao produto resultante de uma unidade adicional de K.Capital financeiro representa o potencial de troca de poder económico (garantido pelas instituições do Estado sob forma de. As reservas bancárias. amortecendo as flutuações dos ciclos económicos e ajudando a manter uma economia crescente. neste último caso designados fundos federais). O conceito de Ciclo Económico refere-se às flutuações da actividade económica. a política monetária contraccionista consiste em reduzir a oferta de moeda aumentando assim a taxa de juros e reduzindo os investimentos no setor privado. Essa política é adoptada em épocas de recessão visando aumentar a demanda agregada e gerar novos empregos. Ao contrário. por exemplo. O ciclo envolve uma alternância de períodos de crescimento relativamente rápido do produto (recuperação e prosperidade). O seu valor também é baseado na percepção do mercado nos ganhos futuros e no risco embutido. mais o dinheiro físico guardado nos cofres do banco (dinheiro em cofre). consequentemente. a longo prazo. o pleno emprego e a inflação baixa. dinheiro. Produtividade marginal do capital decrescente: O princípio da PMDC postula que. É uma forma de título de posse comercializado em mercados financeiros. Um banco que falhe as reservas mínimas está em incumprimento de reservas. . visando reduzir a demanda agregada e. os gastos públicos e impostos como variáveis de controle para garantir e manter a estabilidade económica. (bank reserves). é um ramo da política económica que define o orçamento e seus componentes. com períodos de relativa estagnação ou declínio (contracção ou recessão).

o Rendimento Disponível corresponde à totalidade dos rendimentos de uma economia (ou seja. ou seja.L). a qual depende. O Multiplicador Monetário representa assim o poder que os bancos comerciais têm para criar moeda através da sua actividade de depositário e de concessão de empréstimos. a taxa de câmbio é quantificada pelo montante de moeda estrangeira que pode ser comprada com uma unidade de moeda do nosso próprio país. juros e lucros distribuídos pelas empresas aos seus proprietários). nomeadamente da remuneração do trabalho (salários) e da remuneração do capital (rendas. O Rendimento Nacional corresponde à totalidade dos rendimentos provenientes da remuneração dos factores produtivos. Produtividade Marginal do Capital é o aumento ocasionado por uma unidade adicional de capital Produtividade Marginal de Trabalho é o aumento na Renda (Produção). O Multiplicador Monetário é um termo que designa a variação na oferta de moeda originada pela variação em uma unidade naBase Monetária. por sua vez. Y=f(K. causado pelo aumento de uma unidade adicional de um factor de produção. Este Produto Potencial é determinado pela capacidade produtiva da economia. . da quantidade e qualidade dos seus factores produtivos e da capacidade de afectação eficiente desses mesmos recursos. o rendimento nacional) deduzidos dos impostos directos (impostos que incidem directamente sobre os rendimentos) e da poupança líquida das empresas (ou seja. ocasionado por uma unidade adicional de trabalho. A Taxa de Câmbio representa o preço pelo qual a moeda de determinado país é trocada pela moeda de um outro país.Produtividade Marginal é o acréscimo à renda (produto). O Produto Potencial (ou PIB Potencial) corresponde ao nível máximo sustentável de produto que pode ser mantido sem que se verifiquem pressões inflacionistas. os lucros retidos) e acrescidos das transferências estatais para as famílias (por exemplo os subsídios e apoios sociais). Por convenção. na visão clássica em que a produção se dá em função de trabalho (L) e capital (K).

Este efeito é justificado pelo facto de existir um mecanismo de transmissão entre o mercado monetário e o mercado de bens e serviços. O Efeito de Crowding Out (em português. cada um dos factores de produção é incluído numa função a que é dada a designação defunção produção. duráveis ou não.O Mecanismo de Transmissão Monetária é a via através da qual as variações na oferta de moeda são transmitidas à economia real. ao emprego e aos preços. sempre que o Estado aumenta a despesa pública. Este cabaz é constituído por diversos tipos de bens. Em modelos económicos teóricos. nomeadamente ao produto. à diferença entre as despesas do Estado e as suas receitas durante um determinado período de tempo (geralmente considera-se o período um ano). Efeito de Deslocamento ou de Evicção) corresponde a uma redução no investimento e de outras componentes da despesa agregada sensíveis às taxas de juro. . sendo atribuído aos respectivos preços uma determinada ponderação de acordo com os hábitos de consumo da população. utilizados para produzir outros bens mediante a utilização de determinados processos e tecnologias de produção. ou seja. O Défice Público (ou Défice Orçamental) corresponde ao saldo negativo das Contas Públicas. Os factores de produção (ou inputs) são bens. a qual procura medir a quantidade máxima de produção para diferentes quantidades de factores produtivos. O Índice de Preços no Consumidor (IPC) é um índice que quantifica o custo de um determinado cabaz fixo de bens de consumo em diferentes momentos.